Вы находитесь на странице: 1из 5

O currculo entre o relativismo e o universalismo: Dialogando com Jean-Claude Forquin*

Vera Maria Candau**

RESUMO : O texto analisa criticamente as principais idias apresentadas por Forquin, ressaltando suas contribui es mais relevantes e levantando questes relacionadas principalmente tenso entre universalismo e relativismo no processo de seleo dos contedos escolares e s implicaes do multiculturalismo para a escolariza o hoje.

Palavras-chave: Currculo, saber escolar, conhecimento universal, diversidade cultural

A relevncia do tema
O primeiro comentrio que gostaria de fazer em relao ao texto do professor Forquin relaciona-se com a relevncia do tema. As questes que o texto aborda so de grande atualidade e importncia para o debate atual sobre educao escolar: a natureza e justificao do que ensinado nas escolas, a contraposio entre os princpios de universalismo e relativismo em suas diferentes modalidades e sua incidncia sobre esta problemtica, as relaes entre multiculturalismo e educao, entre outras.

* **

Texto apresentado no seminrio internacional A Construo da Educao Brasileira, promovido pela Faculdade de Educao da UFRJ, Rio de Janeiro, 1997. Professora do Departamento de Educao/PUC-RJ. E-mail: umfc@edu.puc-rio.br.

Educao & Sociedade, ano XXI, n o 73, Dezembro/00

79

A reflexo e o debate sobre estes temas esto emergindo cada vez com maior fora entre ns, com configuraes especficas. A problemtica suscitada pela elaborao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) tem constitu do uma ocasi o privilegiada de confronto entre diferentes posies e tendncias. Neste contexto, as posies mais universalistas e aquelas mais sensveis problemtica da diversidade cultural se tm explicitado claramente. Convm tambm salientar que, pela primeira vez em nosso pas, uma proposta curricular de carter nacional inclui, neste caso na categoria de tema transversal, a temtica da diversidade cultural. No entanto, chama a ateno no texto do professor Forquin a ausncia de referncias a autores como Michael Apple, Henry Giroux, Peter McLaren, Gimeno Sacrist n, entre outros representantes da chamada pedagogia crtica, cujas contribuies tm tido um significativo impacto na produo brasileira da rea e que no aparecem como interlocutores do texto, o que evidencia universos acadmicos e intelectuais de referncia diferenciados.

A questo do universalismo e suas implicaes para o processo de escolarizao


O professor Forquin parte de algumas afirmaes que consideramos fundamentais para compreendermos seu pensamento:
!

a voca o universalista, constitutiva da pr pria modernidade, est presente na institui o escolar, tanto do ponto de vista do seu funcionamento, assim como aos conte dos inclu dos no processo de ensino; os conte dos de ensino veiculados pela escola se inserem na esfera dos saberes pblicos, dotados de alto nvel de generalidade, potencialmente acessveis a todos e que valem independentemente das circunst ncias e interesses particulares; estes saberes pblicos, os saberes escolares por excelncia, se opem tanto aos saberes iniciticos e esotricos, como aos saberes puramente pr ticos, que se comunicam vitalmente, ou triviais, ligados aos contextos ordin rios de vida; trata-se de saberes essencialmente gerais, organizadores e integradores, destinados a promover o acesso a conhecimentos precisos ou competncias estruturalmente fundamentais; a generalidade constitui o fundamento da universalidade destes saberes;

80

Educao & Sociedade, ano XXI, n o 73, Dezembro/00

a escola est chamada a reconhecer indivduos iguais em direitos e em deveres, abstra dos de suas perten as coletivas e liberados de suas singularidades pessoais.

consciente e se confronta com as objees apresentadas pela crtica sociolgica e poltica da escola desenvolvida principalmente a partir dos anos 60 pelos tericos da reproduo na Frana, pela chamada nova sociologia inglesa, por diferentes trabalhos de sociologia emprica, entre outros que desvelam os processos de discriminao e desigualdade presentes nos processos de escolarizao. No entanto, afirma com fora o universalismo como um ideal regulador e mobilizador do universo escolar e parece expressar uma certa naturaliza o dos saberes escolares, especialmente em rela o escola fundamental. No entanto, em nenhum momento do seu texto s o explicitados os crit rios de constru o destes saberes universais. N o esta uma construo histrica? Quem define estes saberes pblicos? Atravs de que processos? No ser que o que muitas vezes consideramos universal constitui a universaliza o de saberes particulares, constru dos a partir de bases etnocntricas que se consideram portadoras de universalidade? No ser o universalismo um princpio referencial que deve ser continuamente questionado, repensado, ter dilatadas suas fronteiras sob pena de se cristalizar e se tornar anacrnico?

A questo do multiculturalismo
interessante a distino que feita entre o sentido descritivo e prescritivo do multiculturalismo, assim como das duas maneiras de promover a opo multicultural na educao: a radical, separatista e defensiva, que defende formas diferenciadas de escolarizao para grupos culturais diferenciados, e a que defende a interao e o encontro no interior da mesma escola de pessoas de diferentes identidades culturais. Tamb m consideramos de especial relevncia a explicitao da caracterstica fundamental de um ensino que se pretenda multicultural, que, segundo Forquin, s se torna tal a partir do momento em que pressupe certas escolhas pedag gicas que s o, ao mesmo tempo, ticas ou pol ticas. Em relao verso interativa e aberta do multiculturalismo-interculturalismo, em relao qual o autor apresenta uma valorizao positiva, o texto afirma que coloca um grave problema pedaggico: saber a partir de

Educao & Sociedade, ano XXI, n o 73, Dezembro/00

81

que critrios se efetivaro a seleo e a justificativa dos contedos curriculares. O que significa inserir no interior do currculo uma pluralidade de valores e referncias culturais? Na nossa opini o, quest o semelhante pode ser colocada em relao ao universalismo. Neste caso, tambm os critrios utilizados tm de ser explicitados e seu carter de universalidade verificado historicamente. As questes de seleo e justificao dos contedos curriculares no afetam somente as opes que se propem incorporar perspectiva multicultural. A posi o universalista tamb m est desafiada por esta problem tica.

Universalismo versus relativismo


Esta a questo fundamental que perpassa todo o texto. Forquin se confronta diretamente com ela. Afirma a sua complexidade, assim como a necessidade de fazer distines: universalismo etnocntrico e dominador, universalismo aberto e tolerante, relativismo radical, relativismo interativo... No entanto, na nossa leitura, clara sua inclina o universalista. Esta a voca o da escola. consciente de que, no contexto das sociedades multiculturais, a escola n o pode ignorar a diversidade de sua clientela, no entanto afirma que, para que possa assegurar de maneira coerente seu papel de forma o intelectual e de integra o c vica e simb lica, deve repudiar a tenta o do relativismo . Sua posi o clara.

Para Giroux,
os/as educadores no podero ignorar, no prximo sculo, as difceis questes do multiculturalismo, da raa, da identidade, do poder, do conhecimento, da tica e do trabalho que, na verdade, as escolas j esto tendo de enfrentar. Essas questes exercem um papel importante na definio do significado e do propsito da escolarizao, no que significa ensinar e na forma como os/as estudantes devem ser ensinados/as para viver num mundo que ser amplamente mais globalizado, high tech e racialmente diverso que em qualquer poca da histria. (1995, p. 88)

A escola tem de se defrontar fortemente com esta realidade e repensar o processo de escolariza o a partir destes desafios. N o se trata

82

Educao & Sociedade, ano XXI, n o 73, Dezembro/00

exclusivamente de um desafio analtico e conceitual, por mais importante que seja o aprofundamento nessa perspectiva. Trata-se de recriao do sentido profundo, de reinventar a escola. Acolhendo a tradio construda como histrica, evitando posies saudosistas e/ou fundamentalistas, para, conscientes das razes, enfrentarmos as novas questes e recriarmos o sentido da escolarizao. Nessa perspectiva, consideramos importante assumirmos o desafio de trabalhar a tens o dial tica entre universalismo e relativismo, entre igualdade e diferen a. N o estaremos chamados a relativizar o universalismo, afirmando seu carter histrico e dinmico, e, ao mesmo tempo, a relativizar o relativismo, afirmando seu carter no absoluto, atento aos meta-valores, aos contedos transculturais, historicamente construdos? Outra contribuio que nos parece relevante para trabalharmos nessa perspectiva de Santos (1997, p. 122), socilogo portugus, quando afirma a necessidade de articularmos polticas de igualdade e polticas de identidade, j que as pessoas e os grupos sociais tm o direito a ser iguais quando a diferena os inferioriza e o direito a ser diferentes, quando a igualdade os descaracteriza. No ser este um dos grandes desafios da educao e, especificamente, da escola, hoje? Recebido para publicao em Agosto de 2000.
The curriculum, between relativism and universalism: A dialogue with Jean-Claude Forquin

ABSTRACT: This article critically analyzes the main ideas presented by Forquin, stressing his major contributions to curriculum studies today. It also raises questions about the tensions between universalism and relativism in selecting the content for curricula and the implications of multiculturalism in education today. Key words: Curriculum, school-related knowledge, universal knowledge, cultural diversity

Bibliografia
GIROUX, H. Praticando estudos culturais nas faculdades da educao. In: SILVA, T.T. (org.), Aliengenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. SANTOS, B. de S. Uma concepo multicultural de direitos humanos, Lua Nova, n. 39, 1997.

Educao & Sociedade, ano XXI, n o 73, Dezembro/00

83

Вам также может понравиться