Вы находитесь на странице: 1из 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO TOCANTINS.

CHARLES CUNHA DA LUZ, brasileiro, casado, motorista autnomo, portador do RG n2782660 SSP/PA CPF: 913.858.734-34, residente e domiciliado na Avenida Tenente Siqueira Campos, n 720, centro, na cidade de Colinas do Tocantins-TO por intermdio de sua procuradorain fine assinado, vem com o devido acatamento e respeito ante a Ilustre presena de Vossa Excelncia para impetrar o presente

MANDADO DE SEGURANA com pedido liminar

em desfavor do DIRETOR GERAL DO DETRAN DO ESTADO DO TOCANTINS, pessoa jurdica de Direito Pblico, com endereo da Sede: Quadra 401 Norte - Av. NS-01 N (Antiga ARNO 41) Lts 01 a 10, Conj. 02 Cidade/Estado: Palmas Tocantins CEP: 77001-670, com fulcro nos artigos 282 e 283 do Cdigo de Processo Civil, artigo 5, 170, inciso IV e seu pargrafo nico, todos da Constituio Federal, Resoluo n 362 do CONTRAN e demais dispositivos aplicveis espcie, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. I DOS FATOS

O Impetrante proprietrio do veculo Caminho Mercedez Benz L 1113, Cor Azul, Ano 1972, Placa: MVM 1323.Ocorre que no ms de maio de 2012ao tentar trocar a Placa de seu caminho o Impetrante foi surpreendido ao descobrir que h uma Restrio Administrativa no Documento de seu veculo em virtude de um acidente de trnsito ocorrido em 13 de maro de 2011 na cidade de Araguana Tocantins, na ocasio o caminho do Impetrante teve uma pequena coliso com outro veculo, tendo vista que o veculo freou de maneira brusca na frente do caminho do Impetrante de modo que este no
1

conseguiu parar seu caminho a tempo de evitar a batida. Entretanto, a coliso no gerou danos ao caminho do Impetrante, houve um pequeno amassado na porta do outro veculo que era um automvel de menor porte, mas no caminho do Impetrante no houve dano algum, no sendo sequer necessrio ter sido levado a fazer reparos. Contudo, foi lavrado Boletim de Ocorrncia n 875525 por agente da polcia rodoviria federal onde foi informado que no caminho do Impetrante houve um dano classificado como Dano de Mdia Monta e segundo a Resoluo n362 do CONTRAN: Enquanto perdurar a restrio administrativa imposta pelo rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal proibido a circulao do veculo nas vias pblicas, sob pena de infringir o disposto no art. 230, inciso VIII, do CTB. Na poca o Impetrante foi extremamente lesado em sua defesa, visto que este foi pego de surpresa com tal situao, pois que no foi devidamente comunicadocomo prev o artigo 5 da Resoluo 362 do CONTRAN, que diz que :
Art. 5 Imediatamente aps o lanamento da restrio administrativa circulao do veculo, o rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal deve notificar o proprietrio, conforme modelo previsto no Anexo VI desta Resoluo, informando-o sobre as providncias para a regularizao ou baixa do veculo.

Apenas aps um ano do ocorrido que o Impetrante tomou conhecimento da restrio no documento de seu veculo e dai em diante passou a procurar formas de resolver o problema, quando ento protocolou junto ao rgo impetrado um requerimento administrativo visando obter a retificao no Boletim de Ocorrncia para que fosse alterado o dano de mdia para pequena monta, o que de fato ocorreu. No entanto a referida autoridade indeferiu o pedido do Impetrante alegando que a funo de reclassificar a monta sofrida do CONTRAN.

O impetrante em busca de uma soluo para a questo decidiu fazer a avaliao em seu veculo para assim conseguir o Certificado de Segurana Veicular e com isso o desbloqueio do documento de seu veculo, conforme dispe o art. 6 da resoluo 362 (transcrita abaixo):
Art. 6 O desbloqueio do veculo que tenha sofrido dano de mdia monta s pode ser realizado pelo rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou Distrito Federal no qual o veculo esteja registrado.

1 Deve ser exigido para desbloqueio de veculo com dano de mdia monta: I CRV e CRLV originais do veculo, RG, CPF ou CNPJ e comprovante de residncia ou domiclio do proprietrio; II Comprovao do servio executado e das peas utilizadas, mediante apresentao da Nota Fiscal de servio da oficina reparadora, acompanhada da(s) Nota(s) Fiscal (is) das peas utilizadas; III Certificado de Segurana Veicular CSV expedido por Instituio Tcnica Licenciada- ITL,devidamente licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO Instituto Nacional de Metrologia,Normalizao e Qualidade Industrial; IV Comprovao da autenticidade da identificao do veculo mediante vistoria do rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal. 2 O rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal no qual est registrado o veculo com dano de mdia monta, de posse dos documentos previstos no pargrafo anterior, de vefazer constar no campo observaes do CRV/CRLV o nmero do Certificado de Segurana Veicular CSV,que dever permanecer no documento, mesmo aps eventuais transferncias de propriedade ou municpio, at abaixa definitiva do veculo. 3 Os documentos previstos nos pargrafos anteriores devem ser incorporados ao pronturio do veculo.

Ocorre, que o impetrante foi informado por funcionrios do Ciretran de Colinas do Tocantins e por funcionrios do INMETRO/Palmas, que no Estado do Tocantins NO H Instituio Tcnica Licenciada- ITL, devidamente licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO para emitir o referido Certificado de Segurana Veicular.

Diante disso, o impetrante no dia 25 de Junho de 2013 enviou a autoridade impetrada um requerimento solicitando que lhe fosse indicado um local onde pudesse ser feita a inspeo no seu veiculo e com isso a emisso do certificado de segurana veicular, ou, que fosse retirada

administrativamente a restrio do documento do seu veiculo. No entanto at a presente data nada aconteceu, e a autoridade impetrada sequer respondeu o requerimento do impetrante. II - DO DIREITO LIQUIDO E CERTO

Um dos requisitos para concesso do mandado de segurana a demonstrao cabal do direito lquido e certo do impetrante. Segundo jurisprudncia e doutrina, direito lquido e certo aquele resultante de fato certo e que pode ser comprovado de plano. Identificado o direito lquido e certo e sua violao ou justo receio de violao por autoridade pblica, a segurana dever ser concedida.
3

No caso, no restam dvidas de que o ato em questo no respeitou as determinaes do o artigo 5 da Resoluo 362 do CONTRAN (transcrito acima) em relao falta de Notificao, subtraindo o direito a ampla defesa, e, muito menos a Constituio Federal, vez que, afronta o direito absoluto que o impetrante tem de trabalhar, alm de ferir os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, pois o impetrante est h mais de um ano impedido de circular com seu veculo, pois segundo o pargrafo nico do art. 4 da resoluo:
Pargrafo nico. Enquanto perdurar a restrio administrativa imposta pelo rgo ou entidadeexecutivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal proibida a circulao do veculo nas vias pblicas,sob pena de infringir o disposto no art. 230, inciso VIII, do CTB.

Portanto e nitidamente impossvel ao requerente transitar com seu veiculo, dessa forma, como pode o mesmo conduzir seu caminho ate outros estados, sob pena de ser multado e piorar sua situao, a fim de providenciar um nico certificado.

Outrossim, uma vez que o governo cria normas que devem ser cumpridas pelo cidado, como e o caso da Resoluo 362/CONTRAN, e justo que o estado propicie ao cidado meios para cumpri-las, neste caso disponibilizando ao requerente um local para que seja feita a avaliao em seu veiculo e assim que seja feito o desbloqueio do documento do mesmo a fim de que o requerente possa circular novamente, e voltar a trabalhar pois o requerente esta desempregado e o caminho e seu nico meio de sustento. III DA EXISTENCIA DO FUMUS BONI IURIS E DO PRICULUM IN MORA

O fumus boni iuris restou demonstrado pela existncia de disposio e princpios constitucionais que garantem a ampla defesa e a proporcionalidade entre a restrio e os danos, alm do inegvel direito de exercer a profisso.

O periculum in mora, por sua vez, est caracterizado, pois, o impetrante necessita seu veculo para trabalhar e garantir o seu sustento, estando na iminncia de sofrer danos irreparveis, vez que, a leso patrimonial se consumar. Logo, tal situao justifica o pedido de liminar pleiteado.
4

IV DO PEDIDO DE LIMINAR

Por isto, estando presentes os requisitos autorizadores da liminar, requer sua concesso para que a autoridade coatora:

QUE RETIRE ADMINISTRATIVAMENTE A DOCUMENTO DO VEICULO DO REQUERENTE. V DO PEDIDO FINAL

RESTRICAO

DO

1 - Se digne o Eminente Julgador, em conceder in limine a segurana requerida sob pena de multa diria a ser arbitrada por Vossa Excelncia e concedida a liminar, determine o MM. Juiz, a notificao da autoridade coatora para, querendo, prestar as informaes que julgar necessrias.

2. Requer, afinal, a concesso da segurana, e, como corolrio: a) QUE O DIRETOR GERAL DO DETRAN DO ESTADO DO TOCANTINS, PROVIDENCIE O DESBLOQUEIO DO VECULO CAMINHO

MERCEDEZ BENZ L 1113, COR AZUL, ANO 1972, PLACA: MVM 1323.

3. Requer ainda, a concesso do benefcio da assistncia judiciria gratuita, nos termos da lei 1060/50, por ser o impetrante pobre na acepo legal do termo (doc 10).

D-se presente causa, para efeitos fiscais e de alada, o valor de R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito reais). Nestes termos, Pede DEFERIMENTO.

Colinas do Tocantins, 16 de Agosto de 2013. Leiliane de Souza Muller Advogada OAB/TO-3787

Вам также может понравиться