Вы находитесь на странице: 1из 6

Resumo Aula-tema 07: Desbravando o Mundo Digital

Voc j ouviu falar em redes sociais, Twitter, Web 2.0, Blog, Orkut, YouTube? As mudanas que ocorrem na rea da tecnologia so constantes e to rpidas que se torna at difcil acompanhar tanta novidade. O objetivo deste captulo apresentar os diversos servios e recursos disponveis na internet e as vantagens que podem ser obtidas com algumas destas tecnologias. Como definio de tecnologia entende-se o conjunto de conhecimentos e princpios cientficos que se aplicam ao planejamento, construo e utilizao de um equipamento em um determinado tipo de atividade. Pois para construir qualquer equipamento seja uma caneta esferogrfica ou um computador preciso pesquisar, planejar e criar tecnologias (Kenski, 2007). J Tecnologia da Informao (TI) o termo que caracteriza tudo o que est associado a solues utilizadas em um determinado sistema, baseadas em recursos metodolgicos, tecnologias de informtica, recursos de comunicao e de multimdia, incluindo os processos envolvidos com a gerao, o armazenamento, a veiculao, o processamento e a reproduo de dados e informaes (Velloso, 2004, p. 263). As tecnologias digitais abrem oportunidades para novos espaos de convivncia para o ser humano e isso ocorre porque a informao, quando digitalizada, pode ser facilmente transmitida, armazenada e manipulada, sem depender de um meio fsico nico. A internet traduz esse conceito, por ser uma rede de computadores interligados que permite que milhes de pessoas no mundo tenham acesso a informaes e se comuniquem por meio de servios como e-mail, chat, frum, redes sociais etc., que se classificam em servios de comunicao, de compartilhamento de arquivos e de busca de informaes. Dentre os servios de comunicao, o e-mail, ou correio eletrnico, a mais importante ferramenta e permite que uma pessoa se comunique com outra em qualquer parte do mundo, por meio do envio e recebimento de mensagens, sendo possvel anexar arquivos, fotos e vdeos. O e-mail tem se tornado um dado pessoal to importante quanto o endereo residencial, e caso o leitor ainda no tenha um eDIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

mail criado, o texto indica diversos servios de e-mail gratuitos em que se pode crilo. Outra grande contribuio da internet para pessoas e empresas a possibilidade que ela oferece de recuperar informaes, que recebe o nome de download e possibilita transferir uma informao para o computador local (baixar um arquivo). Alm dos sistemas de busca destinados a analisar, ordenar e pesquisar informaes na internet, disponibilizando resultados de acordo com a solicitao do usurio. Com a internet, empresas descobriram tambm novas oportunidades e, assim, surgiram diversas empresas virtuais, ou seja, organizaes que no possuem infraestrutura fsica, pois executam suas tarefas e seus servios em locais remotos, interligados pela internet. A internet, no contexto das organizaes, d suporte tambm s atividades de e-business e e-commerce, integrando a organizao no mercado global. De acordo com Velloso (2004), o e-commerce o processo de compra e venda de bens e servios pela internet e o e-business o processo em que se estabelece ligao eletrnica entre uma organizao, seus clientes, seus fornecedores e demais elementos de seu relacionamento, com o objetivo de obter maiores ganhos nos negcios. J o termo Web 2.0 trata de uma mudana de conceito na internet, pois permite aos usurios o compartilhamento de informao e a colaborao na criao de contedo como redes sociais, comunidades, wikis e blogs, que, por meio desses padres de interao, de partilha e troca de informao, ficaram mais prximos da realidade. Comunidade virtual o termo utilizado para representar os agrupamentos humanos que ocorrem no ciberespao (Recuero, 2002, p. 227), como as redes sociais, por exemplo, que so formadas com o objetivo de agrupar pessoas com interesses em comum e disponibilizam espaos para discusses de temas variados. Algumas redes sociais so focadas em negcios e utilizadas principalmente por profissionais de recursos humanos e headhunters, que procuram, pela internet, profissionais e candidatos a vagas de emprego ou de estgio. Se voc est buscando por um emprego ou tentando se recolocar no mercado de trabalho, estes recursos podem ser valiosos para que voc exponha os seus conhecimentos e competncias, sendo que diversas dicas para obter vantagens com a sua rede
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

profissional so oferecidas no capitulo. Existem redes sociais que tm um carter mais pessoal e que, apesar de permitirem a insero de dados profissionais no perfil, so utilizadas como ferramenta de comunicao com amigos, familiares e pessoas que esto fora do contato dirio ou distantes geograficamente (exemplos: Orkut e Facebook). Muitas pessoas tm utilizado tambm o blog a favor da empregabilidade, como um espao para divulgao do currculo. E, caso esse blog venha a ganhar reconhecimento pelo contedo disponibilizado, ele pode se tornar um excelente carto de visitas. Outra sugesto para quem est procurando vagas de trabalho seguir, pelo Twitter, empresas de recursos humanos e da rea de atuao ou pesquisar por vagas no site de busca Twemes. Em suma, pode-se dizer que atualmente o grande diferencial das Tecnologias da Informao e Comunicao est na interatividade, ou seja, na participao ativa do usurio e na capacidade de manipulao do contedo da informao, que pode oferecer aos indivduos oportunidades significativas de construo de conhecimentos e valores. Para garantir a boa convivncia entre os milhes de usurios da internet, criou-se uma srie de princpios de comportamento para o mundo virtual denominada Netiqueta. O cuidado com as regras de etiqueta na internet no deve ocorrer apenas no mundo corporativo, mas em toda comunicao que for realizada no mundo virtual, garantindo a boa convivncia entre colegas de trabalho, de escola, de faculdade, dentre outros. Nesse sentido, o texto trata tambm do conceito de Bullying, termo que representa o ato de intimidar, tiranizar, amedrontar, excluir, desprezar, ignorar, perseguir e humilhar outra pessoa (Chalita, 2008, p. 81), e est cada vez mais comum na internet (cyberbullying), oferecendo dicas que podem prevenir que isto ocorra.

Conceitos Fundamentais

Chat ou bate-papo um sistema de comunicao imediata que utiliza como meio de comunicao a escrita, em vez da fala, enviando e recebendo mensagens.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Download a possibilidade de recuperar informaes, armazenando-as em seu computador, que significa no vocabulrio da internet baixar um arquivo. E-commerce ou comrcio eletrnico o processo de compra e venda de bens e servios pela internet que se vincula ao e-business processo em que se estabelece ligao eletrnica entre uma organizao, seus clientes e fornecedores com o objetivo de obter maiores ganhos nos negcios. E-mail ou correio eletrnico uma ferramenta que permite a comunicao entre duas ou mais pessoas por meio do envio e recebimento de mensagens enviadas de um computador a outro, ambos conectados internet. Empresas virtuais so organizaes que no possuem infraestrutura fsica, pois executam suas tarefas e seus servios em locais remotos, interligados pela internet. Frum ou grupo de discusso uma ferramenta de comunicao que permite a interao entre duas ou mais pessoas sem a necessidade de estarem conectadas no mesmo momento, permitindo a discusso de assuntos de interesse comum. Headhunter a pessoa ou empresa especializada na procura por profissionais talentosos de acordo com as necessidades da empresa recrutadora. Hipertexto um documento digital composto de blocos de informaes interconectadas na forma de textos, palavras, imagens ou sons, que so amarradas por meio de links ou hiperlinks, permitindo que o usurio avance em sua leitura na ordem que desejar. Internet trata-se de uma rede de computadores interligados que permite que milhes de pessoas no mundo tenham acesso a informaes e se comuniquem por meio de servios como e-mail, chat, frum e redes sociais.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Intranet uma rede interna de comunicao, que permite o compartilhamento de conhecimento e informaes para todos os membros de uma organizao. Links so termos destacados no texto que, ao serem clicados, remetem a outros documentos, com outras informaes. Netiqueta a etiqueta na internet e define princpios de comportamento no mundo virtual para garantir a boa convivncia entre milhes de usurios. Rede social uma comunidade virtual construda sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos etc., em um processo de cooperao ou troca, independentemente das proximidades geogrficas ou institucionais (LVY, 1999). Sistemas de busca so mecanismos destinados a analisar, ordenar e pesquisar informaes na internet, disponibilizando os resultados solicitados pelo usurio. Tecnologia um conjunto de conhecimentos e princpios cientficos aplicados ao planejamento, construo e utilizao de equipamentos em uma certa atividade. Tecnologia da Informao (TI) trata-se de solues utilizadas em um determinado sistema, baseadas em recursos metodolgicos, tecnologias de informtica e recursos de comunicao/multimdia, incluindo os processos de gerao, armazenamento, veiculao, processamento e reproduo de dados e informaes (Velloso, 2004). Web 2.0 um sistema que permite aos usurios o compartilhamento de informao e a colaborao para a criao de contedo como nas redes sociais, comunidades, wikis e blogs.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

World Wide Web (rede de alcance mundial), tambm conhecida como web ou www, sistema formado por todos os documentos ou pginas executados na internet, que podem estar no formato de vdeos, sons, figuras e hipertextos. Referncia BONFIM, T. R. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Вам также может понравиться