Вы находитесь на странице: 1из 2

Permutao Simples - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/PermutacaoSimples.aspx

Anlise Combinatria - Permutao Simples


Quando estudamos o princpio fundamental da contagem tnhamos quatro livros (portugus, matemtica, histria e geografia) e calculamos o nmero total de formas que poderamos empilh-los em uma carteira escolar. Em outras palavras, fazamos uma permutao no posicionamento destes livros na pilha sobre a carteira.

Permutao Simples
A cada um dos agrupamentos que podemos formar com certo nmero de elementos distintos, tal que a diferena entre um agrupamento e outro se d apenas pela mudana de posio entre seus elementos, damos o nome de permutao simples. Neste caso o agrupamento de livros ( portugus, matemtica, histria, geografia ), difere do agrupamento ( matemtica, histria, portugus, geografia ), pois embora os elementos de ambos os grupos sejam os mesmos, h mudana no posicionamento de ao menos um dos seus elementos.

Frmula da Permutao Simples


Segundo o princpio fundamental da contagem vimos que o nmero de agrupamentos possveis deste exemplo era dado por: 4 . 3 . 2 . 1 = 24 Na pgina sobre fatoriais vimos que 4 . 3 . 2 . 1 igual a 4!, ento se chamarmos de Pn a permutao simples de n elementos distintos, podemos calcul-la atravs da seguinte frmula: Pn = n! Resolvendo o exemplo com o uso da frmula temos:

Exemplos
Quantos anagramas podemos formar a partir da palavra ORDEM? Um anagrama uma palavra ou frase formada com todas as letras de uma outra palavra ou frase. Normalmente as palavras ou frases resultantes so sem significado, como j era de se esperar. Como a palavra ORDEM possui 5 letras distintas, devemos calcular o nmero de permutaes calculando P5. Temos ento: P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 Portanto: O nmero de anagramas que podemos formar a partir da palavra ORDEM igual 120. Na fila do caixa de uma padaria esto trs pessoas. De quantas maneiras elas podem estar posicionadas nesta fila? Temos que calcular P3, ento: P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6 Logo: As trs pessoas podem estar posicionas de seis maneiras diferentes na fila. Quantos so os anagramas que podemos formar a partir das letras da palavra ERVILHAS, sendo que eles comecem com a letra E e terminem com vogal? Como na primeira posio sempre teremos a letra E, o nmero de possibilidades nesta posio igual a 1, podemos at dizer que igual a P1. Para a ltima posio temos disponveis as letras I e A, pois a letra E j est sendo utilizada no comeo, ento para a oitava letra temos que calcular P2: P2 = 2! = 2 . 1 = 2 Como para as demais posies temos 6 letras disponveis, calculemos ento P6:

1 de 2

17/09/2013 08:29

Permutao Simples - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/PermutacaoSimples.aspx

P6 = 6! = 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 720 Multiplicando tudo: 1 . 720 . 2 = 1440 Ento: A partir da palavra ERVILHAS podemos formar 1440 anagramas que comecem com a letra E e terminem em vogal.

2 de 2

17/09/2013 08:29

Вам также может понравиться