Вы находитесь на странице: 1из 5

Darles Matos darlesmatos@gmail.

com Tel: 31 9889-4317 31 3331-3389

PROPOSTA TCNICA COMERCIAL PARA PRESTAO DE SERVIOS

Projeto: Jovem de Futuro


Cliente: Caixa Escolar Ministro Alfredo Vilhena Vallado Contato: Andria Xavier- Coordenadora do PJF na E.E. Ministro Alfredo Vilhena Vallado

Condies tcnicas
1. Objetivo: Elaborar um Plano de Comunicao na escola que seja eficiente e eficaz. Assegurar a qualidade das informaes para que no haja rudos comunicacionais fazendo com que a identidade da escola seja aliada a uma imagem positiva e, por conseguinte a uma reputao aprovada pela comunidade estudantil e a circunvizinhana do entorno. 2. Produtos: Plano de Comunicao e execuo. 3. Etapas: 1 Etapa: Observao avaliativa do processo comunicacional da escola: saber da direo qual a viso e misso e valores da escola, ou seja, qual o lugar em que ela est atualmente, aonde quer chegar e qual o mtodo que est utilizando para alcanar o lugar pretendido. Analisar ao mximo como foi construda a imagem da escola pela comunidade em que est inserida, pelos alunos, professores e funcionrios. Aplicar questionrio qualitativo entre alguns membros das diferentes classes (estudantes, professores e funcionrios) para analisar, avaliar e medir o alcance das informaes bem como a percepo deles sobre a comunicao efetuada na escola se ela ou no satisfatria. Durao: 5 semanas

Abaixo, quadros detalhados sobre a realizao desta atividade e informao sobre material que irei precisar.

Observao:

Semana necessrio que tenha uma sala com 1 computador e acesso a internet para o profissional da comunicao.

Atividade *Observar a escoa conhecer a misso, viso e valores da instituio. Conhecer os comunicadores e como feita a comunicao da escola.

Material Necessrio/Recurso humano *Acesso a histria da escola bem como misso, viso e valores e pessoas que fazem a comunicao.

*Elaborar o questionrio avaliativo para *Cartazes de divulgao dos analisar, avaliar e medir o alcance das questionrios e campanha informaes. boca-boca feita pelos professores falando da *Reunir com a Direo e GG - pauta: A importncia de responder ao comunicao estratgica dentro da escola questionrio. Tempo: 40min * Cpias do questionrio para aplic-lo.

Semana
2 semana

Atividade *Aplicar questionrio

Material Necessrio/Recurso humano

* Pessoas para aplicar o questionrio e incentivar os alunos e demais funcionrios a responder com *Continuar com a observao sobre sinceridade as perguntas. Desta maneira, o a escola e como a imagem da resultado ser mais fidedigno a realidade da instituio est sendo construda. instituio. Ter bastante cuidado para no haver manipulao dos resultados.

Semana 3 e 4

Atividade

Material Necessrio/Recurso humano

* Anlise do questionrio e * Computador com Excel para transformar as quantificao das respostas em respostas do questionrio em dados e grficos. grficos. * Trabalho de anlise sobre dados colhidos durante a observao feita desde a 1 semana. * 2 fase do Plano de Comunicao

2 Etapa:

A partir da observao avaliativa e anlise do questionrio j se tm um diagnstico. O prximo passo criar um Plano de Comunicao com estratgia para resultado de acordo com o que foi constatado na anlise. Este plano implica tanto a comunicao interna, como a externa. Neste momento, ser analisado estrategicamente como a comunicao pode ser melhorada e qual ou quais sero as melhores ferramentas comunicacionais para a escola (jornal mural, jornal impresso, blog/site/redes sociais, revista, rdio escola, boletins, e-mails oficiais, canal de vdeos dentre outras) e como pode ser executada de maneira que a informao seja dada e entendida pelos receptores e interlocutores. Durao: 2 semanas (5 e 6)

Semana

Atividade

Material Necessrio/Recurso humano

5 e 6

*Elaborar Plano de Comunicao tanto para a * Sala com multimdia comunicao interna, como a externa. Desenvolver estratgias para reforar a identidade imagem da escola e * Lanche para o final da como a comunicao pode ser melhorada e qual ou quais reunio sero as melhores ferramentas comunicacionais para a escola (jornal mural, jornal impresso, blog/site/redes sociais, revista, rdio escola, boletins, e-mails oficiais, canal de vdeos dentre outras) e como pode ser executada de maneira que a informao seja dada e entendida pelos receptores e interlocutores. * Reunio Direo e GG- pauta: Apresentao do Plano de Comunicao Estratgico da escola e metodologia para execut-lo. Tempo: 1h

4. Perodo de realizao (execuo do plano com orientao do profissional) Durao: 7 meses A proposta que a escola caminhe sozinha com as ferramentas da comunicao. O profissional realiza o Plano de Comunicao e auxilia em sua execuo por trs meses. A meta que no final destes trs meses a escola esteja pronta para dar continuidade no processo comunicacional e que tenha um grupo de pelo menos 7 pessoas (o ideal que tenha professor, aluno, funcionrio e pais) e que estejam prontos para serem multiplicadores e gerenciadores da comunicao externa.

J a comunicao interna, vinda da direo para a comunidade estudantil ou no caso do Projeto Jovem de Futuro do Grupo Gestor para um determinado pblico ou vrios pblicos (seja pais, alunos, professores ou funcionrios) a avaliao a mesma, porm as ferramentas so especficas e para esta comunicao o profissional ir capacitar as pessoas que j tm esta funo de comunicar/informar. Desta maneira, o processo da comunicao tende a ser duradouro e organizado e sempre estratgico.

5. Objetivos do acompanhamento profissional na execuo do plano de comunicao:

Aliar a comunicao educao -educomunicao- em que a educao se beneficie das ferramentas comunicacionais como instrumentos pedaggicos para a produo e fortalecimento das prticas educacionais. Criar condies para capacitaes e formao de equipes de colaboradores que sero os comunicadores da escola tanto na comunicao interna como externa, dando continuidade ao processo ensino/aprendizagem como ferramenta de transmisso de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares. Analisar, observar, pesquisar e encontrar os comunicadores natos da escola e traz-los para o grupo gerenciador da comunicao. Fazer da escola um grande agregador de valores: educadores, alunos e comunidade na qual a instituio de ensino est inserida sero coparticipantes da aplicao do planejamento estratgico comunicacional.

Execuo do plano e acompanhamento profissional


O profissional no vai fazer a comunicao da escola e sim orientar e apoiar professores, alunos e funcionrios para que a comunicao seja eficiente e eficaz de acordo com o Plano de Comunicao estratgico.

Atividade

Material Necessrio/Recurso humano

Apoiar na Constituio, do Grupo Independente da mdia/mdias Gerenciador da Comunicao- GGC com escolhidas necessrio que a indicao de pessoas com perfil para escola tenha: conduzir os processos de comunicao da Uma boa mquina escola. fotogrfica que possa ficar a disposio do Distribuir as tarefas para cada membro GGC; do GGC de acordo com a mdia/mdias elaboradas no Plano de Comunicao. Computador com acesso a internet para edio de Capacitar integrantes do GGC de acordo imagens e matrias; com a mdia que eles sero responsveis para eles se tornarem multiplicadores na Cmera Filmadora pelo escola. menos semiprofissional; Impressora que imprima colorido caso queira fazer jornal mural. Contratar pelo menos dois alunos como monitores de comunicao e um professor coordenador da comunicao.

Custo de algumas mdias:

Mdia

Diagramao

Impresso Impresso Colorida de 4 pginas: 2 cores de 4 pginas: (orar em grfica)

Jornal Impresso (mdia de preo Em mdia R$ 70,00 a feita por trs oramentos com diagramao por pgina. diagramadores e grficas).

Jornal Mural

Computador com Word

Impresso feita na prpria escola com impressora colorida.

Jornal Online/ Site/ Blog/ Mdias Sem custo, ter apenas um Estas mdias no precisam imprimir Sociais-Twitter, Face Book e Orkut computador com Word e nada, apenas computador com boa programas especficos velocidade de internet para postar. para edio de blog (estes programas so gratuitos e disponveis na internet para baixar).

Condies Comerciais:

Darles Matos darlesmatos@gmail.com Tel: 31 9889-4317 31 3331-3389

Belo Horizonte, 8 de abril de 2013.

Вам также может понравиться