Вы находитесь на странице: 1из 4

FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de pensamento As figuras de pensamento so recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto

semntico. Anttese Ocorre anttese quando h aproximao de palavras ou expresses de sentidos opostos. Amigos e inimigos esto, amide, em posies trocadas. Uns nos querem mal, e fazem-nos bem. Outros nos almejam o bem, e nos trazem o mal. (Rui Barbosa) Onde queres prazer sou o que di E onde queres tortura, mansido Onde queres um lar, revoluo E onde queres bandido sou heri (Caetano Veloso) Paradoxo Ocorre paradoxo no apenas na aproximao de palavras de sentido oposto, mas de idias que se contradizem. uma verdade enunciada com aparncia de mentira. O mito o nada que tudo. (Fernando Pessoa) Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer. (Cames) Este Amor, que, afinal, a minha vida e que ser, talvez, a minha morte, amor que me acalora e me intimida,

que me pe fraco quanto me pe forte; este Amor, que um broquel e uma ferida, vai decidir, por fim, a minha sorte. (Hermes Fontes) Eufemismo Ocorre eufemismo quando uma palavra ou expresso empregada para atenuar uma verdade tida como penosa, desagradvel ou chocante. Si alguma cunhat se aproximava dele para fazer festinha, Macunama punha a mo nas graas dela, cunhat se afastava. (Mrio de Andrade) E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir Deus lhe pague. (Chico Buarque) Hiprbole Ocorre hiprbole quando h exagero de uma idia, a fim de proporcionar uma imagem emocionante e de impacto. Rios te correro dos olhos, se chorares! (Olavo Bilac) Um quarteiro de peruca para Clodovil Pereira. (Jos Cndido Carvalho) Na chuva de cores Da tarde que explode A lagoa brilha (Carlos Drummond de Andrade) Prosopopia Ocorre prosopopia quando se atribui movimento, ao, fala, sentimento, enfim, caracteres prprios de seres animados a seres inanimados ou imaginrios.

Tambm a atribuio de caractersticas humanas a seres animados constitui prosopopia, como este exemplo de Mrio Quintana: O peixinho (...) silencioso e levemente melanclico.... ... a Lua tal qual a dona do bordel pedia a cada estela fria um brilho de aluguel (Joo Bosco & Aldir Blanc) ... os rios vo carregando as queixas do caminho. ( Raul Bopp) Um frio inteligente (...) percorria o jardim.... (Clarice Lispector) Figuras de palavra As figuras de palavras consistem no emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicao. Comparao Ocorre comparao quando se estabelece aproximao entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos explcitos - feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem - alguns verbos - parecer, assemelhar-se e outros. Amou daquela vez como se fosse mquina. Beijou sua mulher como se fosse lgico. Ergueu no patamar quatro paredes flcidas. Sentou pra descansar como se fosse um pssaro. E flutuou no ar como se fosse um prncipe. E se acabou no cho feito um pacote bbado. (Chico Buarque)

A liberdade das almas, frgil, frgil como o vidro. (Ceclia Meireles) Meu amor me ensino a ser simples Como um largo de igreja. (Oswald de Andrade) Metfora Ocorre metfora quando um termo substitui outro atravs de uma relao de semelhana resultante da subjetividade de quem a cria. A metfora tambm pode ser entendida como uma comparao abreviada, em que o conectivo no est expresso, mas subentendido. O tempo uma cadeira ao sol, e nada mais. (Carlos Drummond de Andrade) Supondo o esprito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, ver se posso extrair prolas, que a razo. (Machado de Assis) O Po de Acar era um teorema geomtrico. (Oswald de Andrade) Minhas sensaes so um barco de quilha pro ar. (Fernando Pessoa)

Вам также может понравиться