Вы находитесь на странице: 1из 24

NDICE

Descrio do Produto ........................................................................................................... 03 Cuidados importantes para sugurana ................................................................................ 04 Dados Gerais ........................................................................................................................ 04 Especificaes Tcnicas ..................................................................................................... 08 Simbologia ............................................................................................................................. 09 Dimenses ............................................................................................................................. 10 Instalao .............................................................................................................................. 12 Funcionamento ...................................................................................................................... 14 Manuteno .......................................................................................................................... 16 Precaues ........................................................................................................................... 16 Limpeza ................................................................................................................................. 16 Controle do processo de esterilizao ................................................................................ 19 Imprevistos ............................................................................................................................ 20 Consideraes Finais ........................................................................................................... 20

PREZADO CLIENTE
Parabns pela excelente escolha. Ao comprar equipamentos com a qualidade GNATUS, pode ter absoluta certeza da aquisio de produtos de alta tecnologia compatvel com os melhores do mundo em sua classe. Este manual lhe oferece uma apresentao geral do seu equipamento. Descreve detalhes importantes que podero orient-lo na sua correta utilizao, assim como na soluo de pequenos problemas que eventualmente possam ocorrer. Aconselhamos a sua leitura completa e conservao para futuras consultas.

DESCRIO DO PRODUTO
Autoclave para esterilizao a vapor, design moderno, de fcil manuseio, adequada para consultrios odontolgicos (Clnica Geral, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Protese, Dentstica e Esttica). Sua estrutura construida em ao carbono, com pintura lisa de alto brilho base de epoxi, polimerizada a 250C, com tratamento fosfatizado resistente a corroso e materiais de limpeza. Sua cmara fabricada em ao inoxidvel, oferecendo longa durabilidade e resistncia constante variao de temperatura, com capacidade para 12 Litros. Revestida internamente com material isolante ao calor otimizando seu funcionamento e reduzindo o consumo de energia. provida de vlvula antivcuo evitando o travamento da porta e selo de segurana, acionado automaticamente quando h excesso de presso. Sistema de vedao da porta produzido em silicone de alta performance, resistente s variaes de temperatura e presso, com excelente flexibilidade para moldar-se perfeitamente superficie de contato, evitando vazamento. Possui painel de controle com leds e botes indicativos das funes, manmetro com escalas de presso e temperatura, puxador ergonmico com sistema de segurana para despressurizao automatica, evitando riscos de acidentes em caso de abertura acidental. Acompanhada de mangueira para sada de vapor, copo graduado, fusveis para tenso de 127/ 220 V~ e 2 bandejas confeccionadas em ao inoxidvel totalmente perfuradas para permitir uma boa circulao do calor, garantindo excelente qualidadde na esterilizao. Nota: Utilize preferencialmente perifricos que atendam aos requisitos da Diretiva 93/42/EEC (com Marcao CE). Sistema de gesto da qualidade certificado conforme normas ISO 9001/2000 e ISO 13485/2003, assegurando que os produtos sejam produzidos dentro de procedimentos padronizados, buscando a melhoria continua da qualidade. Produtos fabricados de acordo com a resoluo RDC 59-Agncia Nacional de Vigilncia SanitriaANVISA, que garante o cumprimento legislao sanitria quanto s Boas Prticas de Fabricao e Controle-BPF, exigidas pelas autoridades sanitrias do Mercosul. IMPORTANTE: Este equipamento para exclusivo uso odontolgico, devendo ser utilizado e manuseado por pessoa capacitada, observando as instrues contidas neste manual. obrigao do usurio usar somente instrumentos de trabalho em perfeitas condies e proteger a si, pacientes e terceiros contra eventuais perigos. Aps a inutilizao deste equipamento, o mesmo deve ser descartado em local apropriado (conforme legislao local do pas). Atentar-se a legislao local do pais para as condies de instalao e descarte dos residuos . OBSERVAO: O Grau de segurana de aplicao em presena de misturas anestsicas inflamvel com ar, oxignio ou xido nitroso no aplicvel neste equipamento.

GARANTIA DO EQUIPAMENTO
Este equipamento est coberto pela garantia contra qualquer defeito de fabricao pelo prazo e normas contidas no Certificado de Garantia. O Certificado de Garantia acompanha o produto e deve ser preenchido na data da instalao pelo Tcnico Autorizado Gnatus. Dvidas e informaes: Servio de Atendimento GNATUS - (16) 2102-5000

CUIDADOS IMPORTANTES PARA SEGURANA


-Nunca toque na sada externa de vapor (12) e, logo aps uma esterilizao, tome a precauo de no tocar as superficies internas da Autoclave. O uso indevido poder resultar em queimaduras. A GNATUS no se responsabiliza por procedimentos incorretos que possam causar acidentes. -No permita que pacientes e, principalmente, crianas aproximem-se da Autoclave. -Tenha por rotina assegurar-se de que a alavanca de abertura da porta esteja devidamente encaixada antes de us-la. A no observao deste procedimento poder causar o escape do Anel de Vedao. -Antes de utilizar a Autoclave certifique-se de da limpeza interna da cmara, observe tambm se a tela do filtro (17A) esta totalmente limpa, livre de residuos (ver pag 6). -Ao soltar a alavanca de abertura, a porta da Autoclave deve abrir-se com facilidade. Certifiquese sempre da completa despressurizao: o ponteiro do manmetro dever estar na posio 0 (zero). Nunca force para abrir a Autoclave! -No caso de acionamento de um dos dispositivos de segurana (sbito escape de vapor), geralmente ocasionado por obstruo do orifcio interno da Sada de Vapor ou por obstruo da Vlvula Controladora de Presso, aguardar a total despressurizao para ento desligar a Autoclave. -Antes de ligar sua Autoclave, efetue a instalao dos fusveis que acompanham o equipamento. Havendo mudana da voltagem o mesmo dever ser substitudo. -Utilize somente a mangueira fornecida pela GNATUS, ou de material similar, evitanto assim que a mesma em contato com o calor do vapor derreta, ocasionando obstruo na sada externa de vapor. -Recomendamos a leitura deste manual at o completo entendimento do mesmo. Utilize-o como fonte de consulta.

DADOS GERAIS
Manuteno do equipamento
O equipamento no necessita de manuteno preventiva, porm na ocorrncia de qualquer problema, que no possa ser resolvido com as informaes deste manual, solicite a presena de um Tcnico Autorizado GNATUS.

Listas de peas e esquemas de circuito

Gnatus declara que o fornecimento de Esquemas de Circuitos, Lista de Peas ou quaisquer outras informaes que propiciem assistncia tcnica por parte do usurio, podero ser solicitadas, desde que previamente acordado, entre este e a Empresa Gnatus.

Proteo de sobrecorrente

O equipamento est dotado de dispositivo de segurana para sobrecorrente, por meio de 3 fusveis. -Para tenso de 127V~ so utilizados 3 fusveis, 2 de 15A, 1 de 0,5A; -Para tenso de 220V~ so utilizados 3 fusveis, 2 de 08A, 1 de 0,5A. NOTA: Para efetuar a instalao ou substituio dos fusveis, ver pag 12.
4

DADOS GERAIS
Caracteristicas e funcionamento
Manmetro
utilizado para monitorao da temperatura e presso, sua escala varia de 0 kgf/cm a 4,0 kgf/cm e de 100C a 152 C de temperatura. Tolerncia de variao manometro Dividir a escala do manmetro em trs partes iguais. Para a primeira parte a tolerncia de: 3%, segunda parte: 2%, terceira parte: 3%.

Anel de vedao

utilizado para vedao da porta.

IMPORTANTE: Caso o anel de vedao se desloque de seu alojamento, solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus para fazer a manuteno do equipamento.

Selo de segurana e Vlvula anti-vcuo

Localizados na parte interna da porta, so responsveis por aliviar a presso da cmara, caso ultrapasse a presso de trabalho. A vlvula anti-vcuo tem a mesma funo, alm de aliviar a presso da cmara quando for negativa (vcuo). IMPORTANTE: Nos casos de abertura das vlvulas durante o processo de esterilizao, as mesmas podem ser rearmadas pelo prprio operador, (pag 16) porm deve-se respeitar o tempo para o resfriamento adequado, evitando acidentes com queimaduras. Nas reocorrncias de abertura das vlvulas, solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus. NOTA: Efetuar a substituio do selo de segurana e vlvula anti-vcuo no perodo de 36 meses, se necessrio substitua antes do perodo indicado, solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus.

Vlvula anti-vaco

Sello de seguridad

Localizado na parte frontal da Autoclave, responsavl por disponibilizar todos os comandos de operao. 4 A - Incio do ciclo 4 B - Secagem 4 C - Anula 4 D - Equipamento ligado 4 E - Aquecimento / esterilizao 4 F - Secagem 4 G - Fim de ciclo / Aborto de ciclo
5

Painel

4A 4B 4C

4D 4E 4F 4G

DADOS GERAIS
Caracteristicas e funcionamento
Sadas internas de vapor
17B

So orifcios localizados na parede posterior interna da cmara (17), servem de condutos para o vapor at a vlvula controladora de presso. Obs: No furo inferior existe um filtro de proteo (17A), tem a funo de evitar a entrada de resduos slidos nos condutos de sada de vapor.

17
17A

Sada externa de vapor

Bico para mangueira 5/16 localizado na parte traseira da Autoclave, responsvel pela sada externa de vapor.

Mangueira sada externa de vapor

Acessrio que deve ser conectado e fixado a sada externa de vapor atravs de uma abraadeira (11). responsvel pelo descarte de vapor.

11

Bandejas e suporte

Suporte (18) com 2 bandejas (16), servem para manter os materias a serem esterilizados fora do contato com as paredes laterais da cmara, do fundo e da gua. ATENO: O material a ser esterilizado no deve de forma alguma entrar em contato com as paredes internas da cmara.

16

18

Copo graduado

Usado para dosar a quantidade de gua destilada necessria para cada ciclo de esterilizao.

Pegador bandeja

Acessrio utilizado para o manuseio das bandejas, evitando o contato direto do operador.

DADOS GERAIS

15 14 13

16

01 02 26

12

11 10

03 04 07 05

09 08 06

01 - Corpo Autoclave 02 - Porta frontal 03 - Manmetro 04 - Painel de comando 05 - Alavanca de abertura 06 - Plug de fora 07 - Cabo entrada de fora 08 - Chave seletora de voltagem

09 10 11 12 13 14 15 16 26

- Porta-fusvel - Mangueira sada de vapor - Abraadeira fixao mangueira - Sada externa de vapor - Vlvula anti-vcuo - Anel vedao - Selo de segurana - Bandejas - Chave geral

ESPECIFICAES TCNICAS
Tenso de Alimentao 127V~ 220V~
+20% -20% +20% -10%

Fusveis de Proteo F1 - 127 / 220V~ = 0,5A F2 e F3 - 127V~ = 15A F2 e F3 - 220V~ = 08A Dimetro da cmara 214 mm Profundidade da cmara 318 mm Consumo de gua 150 - 200ml Peso Lquido 23 Kg Peso Bruto 26 Kg Classe I

Modelo de operao Continuo Grau de Proteo Contra Penetrao Nociva de gua: IPX0 Tempo do ciclo completo 60 minutos Valor dado aproximadamente, podendo sofrer variaes, pelo tipo e volume de material, oscilaes na rede etc... Tolerncia de variao manometro Dividir a escala do manmetro em trs partes iguais. Para a primeira parte a tolerncia de: 3%, segunda parte: 2%, terceira parte: 3%.

Frequncia 50/60Hz Potncia 1600VA Presso de esterilizao 1,7 kgf/cm2 0,4 (1,3 a 2,1kgf/cm2) Temperatura de operao 128 C 5 (123 a 133C) Tempos de esterilizao 16 minutos Volume 12 Litros

Normas
Equipamento projetado, construdo e ensaiado de acordo com as Normas: NBR-IEC srie 601-1 Equipamento Eletromdico - Parte 1: Prescries gerais para segurana; EN 980:2003 (Ed. 2) - Graphical symbols for use in the labelling of medical devices; ISO 14971:2000 - Medical devices - application of risk management medical devices; ISO 9687: 1993 - Dental equipment - graphical symbols; ISO 13485 - Quality systems - medical devices; Compatibilidade Eletromagntica: Este produto foi ensaiado e aprovado de EN 60601-1 (1990); Amendment 1 EN 60601-1 (1992); Amendment 2 EN 60601-1 (1995); Amendment13 EN 60601-1 (1995); EN 60601-1-2 (2001); NBR IEC 601-1 (1994); Emenda 1 NBR IEC 601-1 (1994); acordo com as normas: CISPR 11, edio 3.1 (ago/1999); IEC 61000-4-2 (1999); IEC 61000-4-3 (1998); IEC 61000-4-4 (1995); IEC 61000-4-5 (1995); IEC 61000-4-6 (1996); IEC 61000-4-11 (1996); Nota: Equipamento projetado para suportar campo de at 3V/m

Providncias especiais ou condies particulares para instalao


- Instale a Autoclave em lugar nivelado e firme, com altura prxima a 80 cm do piso. Deixe espao suficiente para o manuseio dos materiais a serem esterilizados. - Conferir se a rede eltrica est compatvel com a especificada no equipamento, caso no esteja inverta a posio da chave, (ver pag.12). - Antes de ligar sua Autoclave efetue a instalao dos fusveis, (ver pag.12). - Verificar se o fio terra est ligado corretamente. - Nunca utilize extenses, benjamins ou transformador de voltagem. OBS: Estas informaes tambm fazem parte do Manual de Instalao e Manuteno do equipamento que se encontra em poder do tcnico autorizado Gnatus.
8

ESPECIFICAES TCNICAS
Condies de transporte e armazenamento
O equipamento deve ser transportado e armazenado com as seguintes observaes: - Com cuidado, para no sofrer quedas e nem receber impactos. - Com o lado da seta para cima. - Com proteo de umidade, no expor a chuvas, respingos dgua ou piso umedecido. - Com o empilhamento mximo de 04 unidades para armazenamento.

Simbologia na embalagem
Determina que a embalagem deve ser armazenada e transportada com cuidado (no deve sofrer quedas e nem receber impactos). Determina que a embalagem deve ser armazenada ou transportada com o lado da seta para cima. Determina que a embalagem deve ser armazenada ou transportada com proteo de umidade (no expor chuva, respingos dgua ou piso umedecido). Determina que a embalagem deve ser armazenada ou transportada com proteo de luz solar.

04

Determina que a embalagem deve ser armazenada com empilhamento mximo de 4 unidades.

Determina os limites de temperatura dentre os quais a embalagem deve ser armazenada ou transportada.

Simbologia no produto
Indica aparelho ligado Indica secagem

Indica aparelho em modo de aquecimento

Indica incio de ciclo

Indica aparelho em modo de esterilizao

Indica fim de ciclo

Indica ciclo cancelado

Advertncia - Consulte o manual

ESPECIFICAES TCNICAS
Dimenses (mm)

10

ESPECIFICAES TCNICAS
Contedo das marcaes acessveis e no acessveis

11

ESPECIFICAES TCNICAS
Contedo das marcaes acessveis e no acessveis (Legenda)
01 - Etiqueta de identificao do produto. 02 - Ateno: Superfcie quente. 03 - Fusvel de 15A (F2-F3): Utilizar este fusvel caso a rede seja de 127V~. 04 - Antes de ligar a Autoclave, remova esta tampa e efetue a instalao dos fusveis. 05 - Ateno: Este equipamento sai de fbrica com a chave seletora de voltagem posicionada em 220V~, portanto certifique-se de que sua rede compatvel antes de lig-lo, caso seja 127V~ inverta a posio da chave. 06 - Fusvel de 08A (F2-F3): Utilizar este fusvel caso a rede seja de 220V~. 07 - Antes da utilizao, remova totalmente a pelcula protetora que recobre as bandejas de inox. 08 - Fusvel de 0,5A (F1) 127/220V~ 09 - Mxima potncia por resistncia 800W - Ateno: 2 resistncia.

INSTALAO
Preparando a Autoclave (Rotinas que antecedem o funcionamento) Alterao de voltagem
Para sua segurana, a Autoclave sai da fbrica com a chave seletora de voltagem posicionada em 220V, portanto certifique-se de que sua rede compatvel antes de lig-la, caso seja 127V inverta a posio da chave. Posicione a chave (08) de acordo com a voltagem da rede eltrica local (127 ou 220V). ATENO: No faa a mudana da voltagem de funcionamento com o aparelho ligado. Em seguida ligue o equipamento na tomada e proceda de acordo com a sequncia de operaes que seguem.

08

Instalando ou substituindo os fusveis

NOTA: Para efeito de segurana os fusveis F2/ 19 F3 no saem de fbrica instalados ao equipamento, portanto antes de liga-lo certifique-se da instalao. Com o auxlio de uma chave tipo Philips, solte a tampa (09) do compartimento da placa eletrnica, em seguida coloque os fusveis (19) na posio indicada. 09 No caso de substituio dos fusveis repita a operao. ATENO: Antes de efetuar a instalao ou substituio dos fusveis, desligue o plug de fora da rede eltrica. OBSERVAO: Fusveis que acompanham a Autoclave: - 2 fusveis para tenso de 127V~ ( F2/F3 15A) + 1 reserva; - 2 fusveis para tenso de 220V~ ( F2/F3 08A) + 1 reserva; - 1 fusvel de 0,5A *instalado no equipamento* + 1 reserva. ATENO: Aps efetuar a primeira troca aconselhvel que sempre se tenha fusveis de reserva.
12

INSTALAO
Preparando a Autoclave (Rotinas que antecedem o funcionamento) Preparao
Conecte e fixe a mangueira de borracha (10) utilizando a abraadeira (11) na extremidade da sada externa de vapor (12) localizada na parte traseira da autoclave. A outra extremidade deve ser colocada dentro de um recipiente com gua (20) ou para uma tubulao de esgoto que suporte altas temperaturas. Para garantir que no haja obstruo de gua e vapor na passagem da mangueira mantenha a mesma levemente esticada, evitando que se dobre formando vincos e sifes em forma de curva. ATENO: Utilize somente a mangueira fornecida pela GNATUS, ou de material similar, evitanto assim que a mesma em contato com o calor do vapor, derreta, ocasionando obstruo na sada externa de vapor. Abra a porta frontal elevando totalmente a alavanca de abertura, logo aps puxe-a para a esquerda, verifique internamente se as bandejas (16) esto corretamente colocadas. Dever ter duas bandejas, ficando a maior na parte superior. ATENO: Antes da utilizao da Autoclave, remova totalmente a pelcula protetora (27) que recobre as bandejas de inox. A tomada fmea dever ser do tipo bipolar com aterramento - trs pinos (2 pinos chato e 1 redondo). Verificar se o fio terra est ligado corretamente. ATENO: O aterramento muito importante para a segurana do operador e garantia de seu equipamento. Por isso o pino central (aterramento) nunca deve ser retirado ou cortado.

12

11 10 06

20

16

27

13

FUNCIONAMENTO
Como usar a Autoclave
Abra a porta frontal elevando a alavanca de abertura e puxando-a para esquerda, certifiquese da limpeza da Autoclave; Conecte o plug de fora (06) na respectiva tomada, ligue a chave geral (26), observe que no painel frontal acender o Led (4D) cor verde, indicando que a autoclave esta ligada. Coloque no interior da autoclave, por intermdio do copo dosador (21), a seguinte quantidade de gua: Autoclave parcialmente cheia - 150ml. Autoclave totalmente cheia - 200ml. ATENO: Utilize somente gua desmineralizada, ou destilada. A no utilizao de gua desmineralizada, ou destilada, pode ocasionar obstruo das vlvulas internas, manchas nos instrumentais e perda da garantia. Todo material a ser esterilizado dever ser lavado, enxaguado e secado previamente. IMPORTANTE: No utilize papel kraft como invlucro dos materiais a serem esterilizados (Ver pag 16 - Tipos de embalagens para esterilizao em autoclave. *Atentar-se as normas vigentes locais de cada pas para a preparao do material a ser esterilizado. Coloque os invlucros (22) internamente bem distribuidos e empacotados deixando vo entre eles para que haja uniformidade na passagem de vapor. ATENO: O material a ser esterilizado (22) no deve de forma alguma entrar em contato com as paredes internas da cmara. Feche a porta da Autoclave encostando a porta no tanque, puxando totalmente a alavanca de abertura para a direita e apertando-a para baixo. Certifique que a mesma esteja bem fechada (23). ATENO: muito importante o correto fechamento de sua Autoclave para evitar acidente e queimaduras.

21 22

22

23

14

FUNCIONAMENTO
Como usar a Autoclave (Painel de controle)
Pressione a tecla (4A) inicio de ciclo, automaticamente a Autoclave iniciar o aquecimento, soando o sinal sonoro de 2 beeps e acendendo o Led (4E) cor verde (V). O tempo de aquecimento varia de acordo com a quantidade de material a ser esterilizado. Aps o aquecimento e atingindo a temperatura de 128C 5, a Autoclave passar a trabalhar no modo de esterilizao com presso de 1,7 0,4 kgf/cm (24) o Led (4E), mudar de cor passando de verde (V) para amarelo (A), devendo ficar assim por um perodo de 16 minutos. Ao trmino do ciclo de esterilizao a vlvula de descarga abrir automaticamente, despressurizando a Autoclave, aps 3 minutos soar 10 beeps. O Led (4F) cor azul acender, indicando o modo de secagem. Neste momento a porta dever ser aberta e permanecer entreaberta (25) para a secagem do material esterilizado. IMPORTANTE: Caso seja necessrio interromper o ciclo de esterilizao, pressione a tecla de cancelamento de ciclo (4C). Aguarde a despressurizao total da Autoclave antes de abrir a porta. CUIDADO: No modo de secagem a porta da Autoclave no dever ficar totalmente aberta, devido a alta temperatura dever permanecer entreaberta (25), nesse momento o usurio jamais poder tocar as reas internas da Autoclave, evitando o risco de acidentes e queimadura. O ciclo da secagem de 30 minutos. Ao final, a Autoclave soar 3 beeps acendendo o Led (4G) cor verde (V), indicando fim de ciclo. Caso o material no esteja completamente seco, pode-se optar pela funo extra de secagem (4B), com a porta entreaberta (25) pressione a tecla (4B), o Led (4F) cor azul acender indicando o incio de um novo ciclo de secagem, 30 minutos. Caso o operador constate que o material j esta seco, poder cancelar o ciclo pressionando a tecla (4C) . IMPORTANTE: Em caso de queda de energia o funcionamento da Autoclave ser interrompido. Ao ser restabelecida a energia o Led (4G) cor laranja acender e ficar piscando, liberando o funcionamento da vlvula de descarga durante 3 minutos, neste perodo nenhuma funo estar disponivel. Com o restabelecimento da energia verifique o nvel de gua, se necessrio complete adequadamente at atingir a quantidade especificada, reinicie o ciclo.
15

24

25

FUNCIONAMENTO
Rearmando as vlvulas (selo de segurana e vlvula anti-vcuo)
Nos casos de abertura das vlvulas (13) durante o processo de esterilizao, as mesmas podem ser rearmadas pelo prprio operador. Abra a porta frontal de sua Autoclave e aguarde o completo resfriamento, proceda de acordo com o desenho, pressionando-as para que voltem a posio inicial. Nas reocorrncias de abertura das vlvulas, solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus. CUIDADO: ALTA TEMPERATURA, antes de efetuar o procedimento acima, aguarde o resfriamento adequado.

13

MANUTENO
Recomendaes para a conservao do equipamento.
Seu equipamento Gnatus foi projetado e aperfeioado dentro dos padres da moderna tecnologia. Como todos aparelhos necessitam de cuidados especiais, que muitas vezes so esquecidos por diversos motivos e circunstncias. Por isso, aqui esto alguns lembretes importantes para o seu dia a dia. Procure observar estas pequenas regras que, incorporadas rotina de trabalho, iro proporcionar grande economia de tempo e evitaro despesas desnecessrias.

Precaues
Verifique a voltagem correta no momento de ligar seu aparelho na eletricidade, ( Ver pag 12 ) - Instale seu aparelho em local apropriado, protegido de raios solares e umidade. - No submeter as partes plsticas ao contato com substncias qumicas, utilizadas nas rotinas do tratamento odontolgico. Tais como: cidos, mercrio, lquidos acrlicos, amlgamas, etc. - No toque as reas internas da Autoclave quando a mesma estiver em modo de secagem. - Antes de ligar sua Autoclave, efetue a instalao dos fusveis.

Limpeza externa
Para realizao da limpeza do seu equipamento, recomendamos o uso do produto BactSpray (n Reg. MS: 3.2079.0041.001-5) ou outro que possua caractersticas similares: Ingrediente Ativo: Cloreto de Benzalcnio (Tri-quaternrio de Amnio) Sol 50%....................................................0,329% Composio do produto: Butilglicol, Decil Poliglicose, Benzoato de Sdio, Nitrito de Sdio, Essncia, Propano / Butano Desodorizado, gua desmineralizada. Maiores informaes sobre procedimentos de limpeza, consulte as instrues do fabricante no produto. ATENO: Visando eleminar riscos de segurana ou danos ao equipamento, recomendamos que ao efetuar a limpeza no haja penetrao de lquidos no interior do mesmo. A aplicao de outros produtos qumicos para limpeza a base de solventes ou hipoclorito de sdio no so recomendados, pois podem danificar o equipamento.
16

MANUTENO
Limpeza interna (cmara de esterilizao, bandejas)
Para efetuar a limpeza interna do seu equipamento, cmara de esterilizao e bandejas, recomendamos o uso do produto SDS - 1000 n Reg. MS: 3.02053-1. Proceda a limpeza conforme especificaes do fabricante. Composio do produto: a base de cidos inorgnicos, fluoretos e tensoativos aninicos. Importante: A alterao do aspecto visual no interior do tanque da Autoclave uma caracterstica normal do produto em funo do aquecimento na regio.

Limpeza das tubulaes


Mensalmente ser necessrio efetuar a limpeza dos componentes internos da Autoclave. Para efetuar a limpeza interna dos componentes, tubulaes, vlvulas e filtros, recomendamos o uso do produto INOX CLEAN n Reg. MS: 3.02053-1. Composio do produto: a base de cidos inorganicos, fosfatos, acrilato de sdio e corante. Proceda a mistura do produto conforme especificaes do fabricante. Coloque a soluo na cmara e realize 1 ciclo de autoclavagem. Repita a operao de autoclavagem usando somente gua destilada e desmineralizada, aps realizados os ciclos, retire o excesso do lquido limpador com auxlio de um pano limpo umedecido com gua.

Limpeza do filtro
O filtro da Autoclave (17A) ver pag 06, dever ser limpo diariamente. - Para efetuar a limpeza do filtro, retire-o atravs do puxador (17 B), em seguida, lave-o em gua corrente. - No utilize objetos pontiagudos podendo danificar a tela.

Tipos de embalagens para esterilizao em Autoclave


Uma das principais caractersticas das embalagens utilizadas para esterilizao de materiais a de ter a capacidade de preservar a esterilidade aps o processo de esterilizao e durante a armazenagem do material, sendo que tais embalagens devem: - Permitir o processo de esterilizao; - Ser apropriada para o material e para o mtodo de esterilizao; - Permitir a secagem, ventilao e dissipao do agente esterilizante; - No deve apresentar partes mais claras e escuras; - Ser resistente umidade, ser livres de furos e rasgos; - No gerar particulas. Nota: A GNATUS recomenda a utilizao de papel grau cirrgico, a barreira microbiana deste material acima de 90%, tendo a vantagem da verificao visual do instrumento, e de possuir indicadores quimicos de processo. A GNATUS PROIBE a utilizao do papel kraft como invlucro dos materiais a serem esterilizados, pois o mesmo no fabricado para esse fim. Possui diversas desvantagens se comparado a outros tipos de invlucros, tais como, irregularidade e inconstncia na gramatura, o que compromete a resistncia fsica, tornando-o vulnervel como barreira microbiana. Alm disso, freqente a presena de amido, corantes e outros produtos txicos que podem se depositar sobre os artigos,

17

MANUTENO
deixando manchas. Pode apresentar na sua composio alquiltiofeno que, durante a fase de esterilizao pode gerar odor extremamente desagradvel, causando nusea e cefalia nos indivduos expostos. Alm de todas as desvantagens apresentadas, durante o ciclo de esterilizao, o papel kraft solta fiapos que podem entupir as vlvulas e tubulaes da autoclave. ADVERTNCIA: A Gnatus no se responsabiliza por quaisquer danos no equipamento ou falhas no processo de esterilizao devido a utilizao do papel kraft. * Atentar-se as normas vigentes locais de cada pas para a preparao e escolha das embalagens.

Sugesto para a aplicao da tcnica de empacotamento nos Instrumentos e materiais


A tcnica para o empacotamento de material e/ou instrumental para o processo de esterilizao em Autoclave, deve obedecer a uma segncia na execuo de suas dobras, tal como as ilustraes a seguir. Esta seqncia na execuo das dobras no meramente por acaso. Tem a finalidade de facilitar ao profissional o manejo na hora de seu uso e evitar a contaminao ao abrir o pacote. A - Colocar o artigo no centro do invlucro, em posio diagonal em relao ao material; B - Segurar na ponta a do invlucro e cobrir totalmente o material fazendo uma dobra externa; C - Segurar a ponta b do invlucro e trazer para o centro sobre o artigo que est sendo empacotado, cobrindo-o totalmente e fazendo uma dobra externa na ponta; D - Repetir o mesmo procedimento para a ponta d do invlucro; E -Trazer a ponta c do invlucro em direo ao operador; F - Pegar a ponta c do invlucro e introduzir sob as dobras realizadas nas fig 3, 4 e 5; G - Deixar a ponta c do invlucro para fora evitando a contaminao do material esterilizado e facilitando a abertura do pacote; H - Se necessrio lacrar o pacote com barbante ou fita crepe.

* Atentar-se as normas vigentes locais de cada pas para as aplicaes das tcnicas de empacotamento.

18

CONTROLE DO PROCESSO DE ESTERILIZAO


Controle do processo de esterilizao a vapor saturado sob presso
A Autoclave BIOCLAVE 12L testada na fbrica para verificao da capacidade de esterilizao, sendo utilizado para esse objetivo, Indicador Biolgico (IB) marca ATTEST, com o objetivo de atender as exigncias da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) no Brasil e de organizaes internacionais como AAMI (Association for the Advancement of Medical Instrumentation) e CDC (Centers for Disease Control and Prevention). O teste IB, formado por uma ampola contendo uma tira de papel impregnada com 105 esporos de Geobacilus sthearothermophillus, sendo estes os microorganismos mais resistentes ao processo de esterilizao a vapor. Todas as autoclaves BIOCLAVE 12L so testadas em linha de produo com processo que garante a eficcia do equipamento em oferecer artigos estreis e seguros para uso.

Manuteno da qualificao
Para que a qualidade e as garantias de esterilizao sejam mantidas durante o uso regular do equipamento, o teste com IB deve ser realizado rotineiramente. Para que possa ser realizado no mesmo local onde est a autoclave, necessrio utilizar o sistema de controle ATTEST que consiste no uso de ampolas teste IB e uma incubadora que permitir a incubao da ampola teste e a verificao do resultado final, aps 48 horas.

Passo a passo do teste com indicador biolgico


1-Montar um pacote desafio para a penetrao do vapor; Colocar um IB no interior do mesmo e posicionar o pacote desafio no ponto mais frio do autoclave (neste caso, o ponto frio da autoclave BIOCLAVE 12L, a parte superior, prximo porta), com carga completa de um ciclo de rotina. 2-Identificar o pacote desafio contendo o IB; lembre-se que esse pacote ser aberto para a retirada do IB. 3-Ao final do ciclo, esperar o resfriamento do pacote, abra-o e retire o IB; quebre a ampola de vidro interna do IB dentro da incubadora especfica e incube-o por 48 horas. 4-Colocar simultaneamente uma ampola de IB que no passou pelo processo de esterilizao para incubar, com a finalidade de verificar o funcionamento do incubador e tambm controlar a viabilidade dos esporos utilizados no teste; faa a leitura dos IBs (tanto do controle positivo quanto da ampola teste) como orienta o fabricante. 5-Registrar os dados do teste e seus resultados em um sistema prprio de registro; 6-Se ocorrer resultado positivo do teste com IB, no utilize novamente sua autoclave at que ela tenha sido assistida pela manuteno e liberada para uso.

Sistema attest de controle biolgico para esterilizao a vapor

Para saber mais sobre controles qumicos e biolgicos acesse as informaes tcnicas disponveis no site www.3M.com/br/hospitalar, ou atravs do servio Help Line Hospitalar 0800 556903.

19

IMPREVISTOS
Imprevisto Imprevisto:
-A Autoclave no liga

Provvel Causa:
-Plug de fora desconectado da tomada. -Chave geral desligada. -Falta de energia na rede. -Mau contato na tomada fmea -Fusvel(eis) no instalado(s) ou queimado(os).

Soluo:
-Conectar Plug de fora na tomada. -Ligar chave geral. -Aguardar normalizao da rede. -Substituir tomada fmea. -Instalar ou substituir o(s) fusvel(eis). -Consulte um eletricista para a adequao da rede. -Com a Autoclave desligada e fria, remova o selo de segurana e a vlvula anti-vcuo, limpe-os e recoloque-os. Caso seja necessrio substitua-os. -Encaixar a alavanca de abertura puxando-a para baixo. -Verifique o volume de gua indicado. -Utilizar at 70% da capacidade da cmara, deixando espaos entre os pacotes. -Aguarde a despressurizao Autoclave. total da

-A Autoclave no consegue atingir ou manter a presso.

-Tenso ou amperagem eltrica menor do que a consumida pela autoclave. -Vazamento no selo de segurana.

-Alavanca de abertura mau encaixada causando vazamento na tampa. -Quantidade de gua insuficiente. -Cmara sobrecarregada.

-A porta da Autoclave no abre.

- Autoclave no est totalmente despressurizada.

Caso persista a(s) falha(s) solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus. ATENO: Qualquer outro problema que ocorrer com seu equipamento, somente dever ser reparado por um Tcnico Autorizado GNATUS. A m utilizao, negligncia ou manuteno efetuada por tcnico no autorizado pelo fabricante, implicar a perda da garantia.

CONSIDERAES FINAIS
Dentre os cuidados que voc deve tomar com seu equipamento, o mais importante o que diz respeito a reposio de peas. Para garantir a vida til de seu aparelho, reponha somente peas originais Gnatus. Elas tm a garantia dos padres e as especificaes tcnicas exigidas pela Gnatus. Chamamos a sua ateno para a nossa rede de revendedores autorizados. S ela manter seu equipamento constantemente novo, pois tem assistentes tcnicos treinados e ferramentas especficas para a correta manuteno de seu aparelho. Sempre que precisar, solicite a presena de um tcnico autorizado Gnatus na revenda mais prxima ou solicite atravs do Servio de Atendimento GNATUS: (16) 2102-5000.

20

21

22

23

Вам также может понравиться