Вы находитесь на странице: 1из 4

Prof. Marcos Fabiano email: professor.fabiano@oi.com.br msn: mfabianoc@hotmail.

com Aluno(a): Turma:

O PRIMEIRO REINADO (1822-1831) 1. Divergncias Polticas o choque de idias sobre qual seria a forma poltica ideal para o Brasil dividiu o grupo que havia se unido em prol da independncia do Brasil: + Grupo de Jos Bonifcio: tendncia conservadora. monarquia centralizada. poderes absolutos. ministrio chefiado por ele. + Grupo de Gonalves Ledo: tendncia liberal. manico. monarquia constitucional democrtica. Poder Legislativo forte. restringir os poderes de D. Pedro. liberdade de expresso e iniciativa. descentralizao administrativa. autonomia das provncias. Jos Bonifcio fechou a maonaria, perseguiu, prendeu e deportou maons. 2. A Guerra de Independncia: movimentos armados deflagrados pelas tropas portuguesas no Brasil, portugueses e alguns homens que se mantinham fiis a Portugal (Cortes) e que no aceitavam a autoridade do imperador e a independncia. Bahia, Maranho, Gro-Par, Piau e Cisplatina. Lutas de independncia: participao popular e contratao de militares estrangeiros (Pedro Labatut, Rodrigo de Lamare, Cochrane, Grenfell, Lcor). Bahia: Madeira de Melo foi derrotado pelas foras brasileiras e pela esquadra do almirante Cochrane. Par: foras populares com o apoio do militar ingls John Grenfell impuseram a aceitao da independncia. Piau: o governador Cunha Fidi foi derrotado e rendeu-se.

Maranho: as tropas portuguesas se retitraram depois da chegada de lorde Cochrane. Piau: as tropas portuguesas foram expulsas por Grenfell. Cisplatina: o general Lcor venceu o portugus D. lvaro da Costa. Resultados: vitria do governo. consolidada a independncia poltica. mantida a unidade territorial brasileira. 3. Reconhecimento Externo da Independncia: uma questo poltica e econmica: EUA (1824): o primeiro pas a reconhecer o Brasil como independente Doutrina Monroe e hegemonia comercial no continente. Portugal (1825): presso inglesa, pagamento de dois milhes de libras e concesso a D. Joo VI do ttulo de Imperador Honorrio do Brasil. Inglaterra (1825): renovao dos tratados de 1810 e o compromisso brasileiro de extinguir o trfico negreiro at 1830 Pases europeus: demoraram a reconhecer devido poltica da Santa Aliana e porque buscavam ganhar tempo para tirar o mximo de proveito econmico nas negociaes. Pases latino-americanos: retardaram o reconhecimento devido ao regime monrquico adotado no Brasil, ao domnio do Brasil sobre a Provncia Cisplatina e o receio de que a Europa poderia usar o Brasil para tentar a recolonizao americana. 4. Assemblia Constituinte (1823): convocada em junho de 1822 e reunida em maio de 1823. excluso das camadas populares. domnio da aristocracia do Centro-sul.

clima poltico: conflito ideolgico e disputa pela liderana poltica entre diferentes faces. Partido Portugus: elite de funcionrios pblicos, militares e comerciantes lusitanos. pretendia garantir que a Constituio defendesse os interesses recolonizadores das Cortes. Partido Brasileiro: dominado por fazendeiros. pretendia impor sua hegemonia poltica sobre o bloco portugus. + Alas: ala democrata (liberal): defendia a autonomia das provncias (federalismo) e limitao dos poderes do Imperador. ala aristocrata (conservadora): pretendia a instalao de uma monarquia centralizada e a limitao do direito de voto era liderada por Jos Bonifcio. Desentendimento entre o Imperador e os Constituintes: D. Pedro: Quero uma Constituio que seja digna do Brasil e de mim. Os Irmos Andrada (Jos Bonifcio, Antonio Carlos e Martin Francisco) foram forados a se demitir do Ministrio: motivos: o exagerado autoritarismo de Jos Bonifcio, as crticas dos seus opositores, perda de prestgio e confiana junto ao imperador, incompatibilidade como o imperador devido medida que proibia os estrangeiros de assumirem cargos polticos. passaram para a oposio: jornais O Tamoio e Sentinela da Liberdade ataques ao imperador. Projeto Constitucional (anteprojeto): + Constituio da Mandioca: inspirado na Constituio portuguesa. limitava os poderes do imperador: a Cmara no poderia ser dissolvida, o veto do imperador teria apenas poder suspensivo e as foras militares ficariam sujeitas ao Parlamento. lusofobismo. eleies em dois graus: os eleitores de primeiro grau elegiam os eleitores privilegiados e estes elegeriam os deputados e senadores.

voto censitrio: para ser eleitor de primeiro grau, eleitor privilegiado, deputado ou senador, o cidado tinha de ter uma renda anual correspondente a 150, 250, 500 e 1000 alqueires de mandioca (proveniente de bens imveis, comrcio, indstria ou artes), respectivamente. refletia o carter classista dos constituintes: preservava para aristocracia a supremacia do poder poltico, exclua dos direitos polticos as classes inferiores, afastava o perigo da recolonizao e proclamava a mais ampla liberdade econmica. Dissoluo da Assemblia Constituinte: Noite da Agonia (11.11.1823): D. Pedro ordenou o cerco militar do prdio onde os constituintes estavam reunidos. D. Pedro decretou a dissoluo da Assemblia Constituinte em 12.11.1823. 5. A Constituio de 1824: elaborada por um Conselho de Estado nomeado por D. Pedro: iderio conservador e absolutista este ato simbolizava sua unio com o Partido Portugus e seu afastamento da aristocracia rural do Partido Brasileiro. modelada nas idias francesas e inglesas e com algumas influncias da Constituio portuguesa e da Constituio da Mandioca. foi enviada a todas as Cmaras Municipais e s recebeu crticas apenas de Itu e Salvador. outorgada. monarquia unitria. governo monrquico, hereditrio, constitucional e representativo. catolicismo como religio oficial: garantido o direito de liberdade religiosa. submisso da Igreja ao Estado: Beneplcito e Padroado. voto censitrio (baseado na renda) e descoberto (no-secreto): para ser eleitor de parquia, eleitor de provncia, deputado ou senador o cidado teria de ter uma renda anual correspondente a 100, 200, 400 e 800 mil ris, respectivamente. eleies indiretas: os eleitores de parquia elegiam os eleitores de provncia e estes elegiam os deputados e senadores.

quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judicirio e Moderador (pessoal e exclusivo do imperador legalizava o seu absolutismo assessorado pelo Conselho de Estado). os deputados tinham mandato de quatro anos e os senadores eram vitalcios. 6. Confederao do Equador (PE-1824): revolta pernambucana contra o autoritarismo de D. Pedro I. Motivos: crise econmica do Nordeste: cana, algodo e fumo. insatisfao popular: aumento dos preos dos gneros de primeira necessidade. pesados impostos. submisso poltica das provncias ao Rio de Janeiro: intervencionismo. dissoluo da Assemblia Constituinte. outorga da Constituio. idias liberais, republicanas, antilusitanas e federativas. a imprensa (jornais: O Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco de Cipriano Barata e Tifis Pernambucano de Frei Caneca) divulga as idias revolucionrias e prega a rebelio. causa imediata: a nomeao, por parte de D. Pedro I, do novo governador de Pernambuco (Francisco Pais Barreto). Junta Governativa: em 2 de julho de 1824, Manuel Pais de Andrade assume o poder. publicao de um manifesto convidando as provncias do Norte e Nordeste a aderirem ao movimento. adoo de uma repblica federativa e da Constituio da Colmbia provisoriamente. adeso: Cear, Rio Grande do Norte e Paraba. Fracasso: motivo: o abandono do movimento pelas elites rurais e at por alguns de seus lderes (Pais de Andrade) devido radicalizao popular (ameaa de matar a populao branca do Recife) e a idia de abolir a escravido. Represso: montada com ajuda militar externa e com emprstimo ingls.

violncia: o brigadeiro Lima e Silva e o almirante Cochrane aniquilaram o movimento. prises e condenaes morte: Frei Caneca. Significado: ciso definitiva entre D. Pedro e as foras liberais. 7. Abdicao: Fatores: + crise econmico-financeira: os principais produtos de exportao (acar e algodo) perdiam mercados devido concorrncia internacional. o dficit da balana comercial. emprstimos externos. investimentos feitos em setores cujo retorno de capital no era compensador. falncia do Banco do Brasil (1828). emisses de moeda e inflao: aumento do custo de vida. + o desgaste poltico do imperador e sua extrema impopularidade. + o antagonismo entre o imperador e a aristocracia rural. + o absolutismo do imperador. + a livre nomeao e demisso dos seus ministrios. + a violenta represso Confederao do Equador. + a condenao morte de frei Caneca. + os constantes emprstimos externos: feitos para reprimir movimentos rebeldes e para sustentar a corte faustosa. + prestgio que dava a indivduos como o Chalaa (seu secretrio particular). + os gastos para reprimir a luta de independncia da Provncia Cisplatina. + a ligao do imperador com o Partido Portugus. + a questo da sucesso ao trono portugus: D. Pedro demonstrou-se mais interessado na sucesso portuguesa do que nos problemas brasileiros. + as repercusses da Revoluo de 1830 na Europa: jornais (A Malagueta e Aurora Fluminense) mostrava ao imperador o exemplo do que acontecera a Carlos X na Frana). + o assassinato do jornalista Lbero Badar.

+ a oposio da maioria dos jornais. Noite das Garrafadas (12-13.03.1831): luta entre portugueses e brasileiros depois de uma desastrosa viagem de D. Pedro a Minas Gerais. Ministrio dos Brasileiros (19.03.1831): formao de um novo ministrio s de brasileiros. contudo, as agitaes continuaram e D. Pedro demite o Ministrio dos Brasileiros (05.04.1831). Ministrio dos Marqueses (05.04.1831): composto por amigos pessoais do imperador. Reao popular (06.04.1831): o povo e a tropa, liderados pela aristocracia, saram s ruas exigiam a readmisso do Ministrio dos Brasileiros. D. Pedro no cedeu aos insistentes pedidos e preferiu renunciar. Abdicao (07.04.1831): o imperador abdicou em favor de seu filho D. Pedro de Alcntara. Significados: vitria do Partido Brasileiro. consolidao definitiva da independncia do Brasil. supremacia do poder dos grandes proprietrios de terra e de escravos. Jornada dos Logrados: o povo e as tropas foram enganados pela aristocracia que no atendeu s suas reivindicaes.

Вам также может понравиться