Вы находитесь на странице: 1из 15

Murilo Ramos Alexandre Serrano Guimares RA:201110994 3 ano A

Laboratrio de Pesquisa em Relaes Internacionais IV Prof. Alcides Peron

Murilo Ramos Alexandre Serrano Guimares RA: 201110994

Batman: o verdadeiro poder por trs da mscara

Artigo final requerido para concluso do curso de Laboratrio de Pesquisa em Relaes Internacionais IV sob a orientao do Professor Alcides Peron com o ttulo: Batman: o verdadeiro poder por trs da mscara.

Laboratrio de Pesquisa em Relaes Internacionais IV - FACAMP 2013 5 semestre

Introduo:

No novidade que algumas histrias em quadrinhos (HQs) so usadas como instrumentos polticos e de imposio de valores, o prprio Capito Amrica um exemplo bem claro dessa questo, uma vez que ele nasceu no contexto da guerra fria, e tem como arqui-inimigo o famoso Caveira Vermelha, fazendo clara aluso ao regime socialista da Unio Sovitica. Entretanto, esse artigo pretende demonstrar como esses instrumentos esto colocados, de maneira muito mais sutil na HQ do Batman. Tal personagem, por si s, j torna o enredo mais complicado, e tende a deixar envolto s sombras tal uso poltico e de imposiode valoresna sua histria, j que o Batman no a figura do exmio heri, encontrado no personagem Capito Amrica, por exemplo; mas sim, um vigilante noturno que age, at certo ponto, fora da lei, dando seu tom de anti-heri. Para tanto, precisamos primeiramente, entender como foram criados os quadrinhos e com qual intuito os foram criados. As primeiras manifestaes de histrias em quadrinho, datam do incio do sculo XX e suas histrias tinham carter cmico, desprovido de ideologias polticas. O cenrio muda durante a Segunda Guerra Mundial, quando inmeros super-heris so criados, surgindo por detrs dos quadrinhos, um interesse poltico, a comear pelo Superman de Siegel and Shuster (vendido logo em seguida para a DC Comics). Durante a Guerra, o Superman foi tido como um smbolo do imperialismo norteamericano e, nas edies da poca, o Heri era representado lutando contra Hitler (JARCEM, 2007). J o super-heri que ser tratado nesse artigo, o Batman, foi criado em 1933 por Bob Kane e Bill Finger. As influncias para a criao do personagem Batman dizem muito da sua personalidade, bem como do tipo de heri que ele seria. A maior influncia para a criao do Homem Morcego veio de um personagem de pulp (histrias populares), conhecido como O Sombra. Tal personagem era um justiceiro fora-da-lei que agia na escurido. Caractersticas intrnsecas ao Batman. Alm disso, a identidade do Sombra era desconhecida, o que, at o momento, era algo indito nos personagens de HQ aqui, vale a ressalva que diferentemente da histria conhecida atualmente acerca do Superman, no incio, sua identidade no era um segredo. A prova cabal de tamanha
2

influncia do Sombra na criao do Batman o fato da primeira histria desse ltimo, O estranho caso do sindicato qumico, ser imensamente parecida do conto do Sombra: Partners of Peril. Uma caracterstica marcante do Homem Morcego o seu trauma de infncia, derivado, em primeiro lugar, do seu acidente aos 6 anos de idade, quando o jovem Bruce Wayne (verdadeira identidade do Batman) enquanto caminhava por sua manso acaba caindo em uma profunda caverna cheia de morcegos. E em segundo lugar, da morte de seus pais, baleados queima roupa por um assaltante de rua, em frente aos seus olhos. (MILLER, 2007) Por esses motivos, Batman adotar como seu smbolo o morcego, declarando que deseja fazer com que o seu medo seja agora o medo dos criminosos. Alm disso, seu mpeto de lutar contra o crime veio, em parte, da vontade de continuar com os desejos do seu pai que acreditava em um mundo melhor, modernizando Gotham City atravs de sua empresa de alta tecnologia, juntamente com um desejo de vingana pela morte dos seus pais que nunca foi concretizada uma vez que o assaltante que matou seus pais foi morto pela mfia do submundo criminosos do Gotham. (NOLAN, 2005)

Entendendo o heri:

Levando-se em conta o trauma sofrido pelo jovem Bruce no caso da perda de seus pais, a psicanlise freudiana nos ajuda a entender mais a respeito da formao da mente do homem que se tornaria mais tarde o Batman. Segundo Sigmund Freud, em um de seus primeiros trabalhos, intitulado Primeiras Publicaes Psicanalticas (18931899), o processo de obsesso uma das maneiras que o indivduo tem de projetar seus impulsos e sentimentos reprimidos, gerados por meio de traumas na infncia. Dessa maneira, reparamos que, quando Bruce, j mais velho, tenta assassinar o criminoso que matou os seus pais, mas impedido pela mfia, que o faz primeiro, Bruce projeta novamente seus impulsos e suas angstias, mas dessa vez, no para a figura do assassino, mas para a figura do crime organizado. (FREUD, 2006)

Nesse momento, atravs das consideraes que j foram feitas acerca do personagem e da sua histria, j possvel vermos alguns traos ideolgicos que condizem com a cultura americana, por exemplo: A busca de um mundo melhor atravs da modernizao de companhias privadas que formam oligoplios, caracterstica marcante de um modelo econmico neoliberal; outra questo levantada por essas caractersticas a condio em que a eterna vingana do heri colocada, uma vez que, apesar de sua obsesso contra o crime, o Batman no mata. Ele capaz de usar violncia extrema, mas os bandidos acabam presos, determinando certo ponto de condicionamento de conduta da sociedade. Primeiramente, com relao conduta adotada pelo Batman, afirmo, baseandome em escritos, mais uma vez de Sigmund Freud, e agora trazendo tambm pensamentos de Friedrich Nietzsche, que tal ato demonstra a castrao dos nossos impulsos, atravs de uma imposio moral, presente no ideal civilizatrio:

Sempre compreendi que a moral tem por funo tornar possvel a vida comunitria. Todo rebanho moral, todo rebanho precisa de uma moral. Mas aqui devemos examinar bem o que eu queria dizer, o que eu compreendia e que poucos compreenderam.[...] Essa moral heternoma, imposta, escolhida pelos dominadores, imposta pelo passado e predominante no presente pela vontade dos que representam os interesses do passado, odiosa para mim. Quis substituir o tu deves pelo eu quero.O homem no homem enquanto no puder praticar este grande ato de liberdade, que o tornar senhor de si, quando respeitar a dignidade alheia por amor sua prpria dignidade, e assim o far porque quer e no porque deve. (Nietzsche, 2009)

Atravs de tabus, leis e costumes, so estabelecidas outras limitaes que atingem tanto os homens quanto as mulheres. [...] a estrutura econmica da sociedade influencia tambm a medida da liberdade sexual restante. J sabemos que neste ponto a civilizao obedece coao da necessidade econmica, visto que ela precisa subtrair vida sexual uma grande quantidade de energia psquica que ela mesma trata de gastar. Nisso a civilizao se comporta em relao sexualidade do mesmo modo que um grupo tnico ou uma camada da populao que submeteu a outra sua explorao. O medo da rebelio dos oprimidos leva adoo de rigorosas medidas preventivas. (FREUD, 2010, pg. 112)

Nos trechos acima, Nietzsche e Freud nos trazem claramente reflexo de que a moral imposta aos indivduos pela sociedade no processo civilizatrio, alm disso, tal moral usada como instrumento dos dominadores para terem as suas necessidades atendidas: a sociedade regulada, que no atrapalha a ordem, ao mesmo tempo em que tem os seus impulsos reprimidos pelo moralismo. Freud explicita que a represso dos impulsos pela civilizao submetida aos desgnios econmicos, que explora as reaes criadas por essa castrao dos impulsos para manter essa cultura atravs do consumo, da religio e at mesmo do trabalho. A agressividade no mundo corporativo moderno a vlvula de escape mais comum e mais incentivada pela cultura contempornea, uma vez que a agressividade gerada pela represso dos impulsos do Eros (desejos) torna-se socialmente til, estimulando a concorrncia e gerando o progresso. O problema que tal progresso usado para consolidar e evoluir as bases dessa sociedade repressiva e que gera tantas patologias sociais. Mas como isso se relaciona com o Batman afinal de contas? Bem, a figura do Batman, como j vimos, uma figura obsessiva na luta contra o crime. Entretanto, ao mesmo tempo que ele possui essa obsesso, tem tambm esse impulso domado pelo seu senso moral, que lhe foi atribudo pela sociedade. Dessa maneira, percebemos que o Batman carrega consigo essa carga ideolgica, mostrando-nos que, mesmo aquele com os maiores motivos para matar algum, no deve romper com os seus preceitos morais, mesmo que nem mesmo ele se d conta disso, pois, em grande medida, esses preceitos foram anexados da sociedade. O grande rompimento da figura do Batman, que o torna um personagem antiheri e que tambm traz tona a ambiguidade da figura do Homem Morcego o fato de que ele, apesar de defender os preceitos morais da sociedade quando recusa-se a matar, e acreditar nas instncias jurdicas criadas pelo Estado1, o mesmo quebra as convenes sociais impostas quando projeta a sua agressividade, no para o denominado socialmente til, que levaria ao progresso e manuteno da civilizao repressora, mas sim de maneira fsica e brutal, fora dos moldes do Estado, que deveria possuir o monoplio legtimo do uso da violncia. Esse tipo de atitude leva o Homem Morcego

lembrando aqui que o Estado tambm uma construo social. 5

muitas vezes a entrar em choque com outros heris mais corretos, como o Superman em Batman o Cavaleiro das Trevas. (MILLER, 2007) Pode-se resumir esse pensamento na seguinte frase de Herbert Marcuse: A utilizao social da agressividade pertence histria estrutural da civilizao, e tem sido um poderoso veculo do progresso. (MARCUSE, 1968) Dessa maneira, o Batman torna-se o super-heri mais humano, na medida em que nos mostra uma patologia de caractersticas bem humanas (sua obsesso), e consegue, ao mesmo tempo, ser uma amostra de indivduo lutando contra as amarras da civilizao e tambm uma amostra de indivduo constrangido pelos preceitos morais dessa civilizao.

Poltica e economia no mundo da fico:

Mudando um pouco o vis da nossa anlise, partindo para a poltica na HQ do Batman, devemos retornar defesa dos preceitos neoliberais embutidos na defesa das grandes corporaes. Nos Estados Unidos, assim como em outros pases de cunho mais liberal, a ideia da concorrncia sempre foi difundida e amplamente instigada. O que a maioria dos defensores do neoliberalismo no percebem (ou, se percebem, ocultam por m f) o fato da concorrncia perfeita no existir. Quando os neoliberais fazem a defesa da livre concorrncia, o argumento que eles costumeiramente utilizam o do progresso tecnolgico, dizendo que a livre concorrncia entre as empresas em busca de mercado consumidor faria com que as mesmas tivessem que investir em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para criar atrativos que incentivem o consumidor a comprar o seu produto. Consequentemente, essa ampla ideia na qual cada empresa investindo em P&D levaria ao pleno desenvolvimento social e dos meios tecnolgicos. o chamado egosmo esclarecido, ou seja, se cada capitalista fizer a sua parte egoisticamente, pensando no sucesso da sua empresa, no final, o resultado ser um avano tecnolgico que ser difundido para as outras camadas sociais e ser benfica a todos. Entretanto, o que realmente ocorre uma assimetria de poder entre as empresas, o que leva
6

anexao de umas pelas outras, at que ocorram as grandes fuses e a formao de oligoplios, chegando a um ponto em que a concorrncia e o intenso desenvolvimento j no so mais atrativos, e as empresas privadas tm um poder de tomada de deciso que caberia ao Estado. At mesmo em setores estratgicos da economia e do bem estar social. (HARVEY, 2005) Por esse motivo, quando o Batman pretende levar adiante o sonho do seu pai, modernizando Gotham atravs de uma empresa privada, o que se faz deturpar a realidade, atravs de uma falcia da teoria neoliberal: o egosta esclarecido. Ainda existe outro aspecto poltico ligado ao Batman. Esse, por sua vez, vem variando com relao poca. O Homem Morcego um vigilante noturno dedicado ao combate ao crime. Entretanto, os viles e at mesmo os criminosos alvos do Batman variam com o passar dos anos. Na poca de lanamento das suas HQs, em 1939, o Batman tinha como alvo principalmente homens da mfia, gngsteres e afins. (Detective Comics #27, 1939) No apenas isso, mas at a dcada de 70 foram criados inmeros viles com referncias a famosos gngsteres reais, como o caso do vilo Ventrloquo, inspirado na figura do Al Capone, e a gngsteres fictcios do cinema, como o vilo Scarface, assim como o do filme2. Mais tarde, os viles e o combate ao crime do Batman foram evoluindo medida em que tornar-se-ia necessrio criar aceitao popular para a implementao de determinadas polticas do governo, ou para justificar certas tomadas de deciso, como por exemplo, medidas repressivas contra indivduos socialmente desprivilegiados. Ou at mesmo para justificar a perda da seguridade trabalhista quando, a partir da dcada de 70, h o desmantelamento do pequeno welfare state americano. (HARVEY, 1998) Finalmente, nos anos 90, percebe-se claramente a iniciao de um fenmeno que iria tornar-se claro apenas aps o atentado de 11 de setembro de 2001: a luta contra o terrorismo. O mais recente vilo do Batman tornou-se famoso aps a sua apario no ltimo filme da Trilogia Nolan, The Dark Knight Rises (2012). Bane, na realidade, teve a sua primeira apario na revista The Vengeance of Bane, de 1993, o mesmo ano em que ocorreu o primeiro atentado ao World Trade Center, quando um carro-bomba foi
2

Famoso filme do diretor Brian De Palma, com atuao de Al Pacino e Michelle Pfeiffer. Scarface (1983).

detonado no estacionamento subterrneo da Torre 1 do edifcio. Bane o nico vilo do Batman que repetidamente chamado de terrorista. Alm disso, o mesmo conhecido por ter sido o vilo a ferir mais gravemente o Homem Morcego, ao quebrar a sua coluna e deix-lo fora da ativa por um bom tempo. (Batman #497, 1993)

A mdia como agente formador de indivduos:

inegvel que haja externalizao de valores e defesas polticas atravs da figura do Batman e no haveria nenhum problema nisso se a questo fosse tratada de forma aberta. O problema com esse tipo de prtica que os quadrinhos mascaram esses valores, e os lanam na sociedade com um poder de influncia que vem sido crescente nas ltimas dcadas.Antigamente, os super-heris eram restritos s pginas dos comicbooks. Entretanto, nas ltimas dcadas, o nmero de filmes de super-heris que foram feitos e a lucratividade que as produtoras tiveram com os filmes aumentaram consideravelmente. Considerando apenas as produes de heris da DC Comics e da Marvel, temos:
Perodo DC Comics Marvel Lucatividade com bilheteria (US$) At os anos 90 7 1 1.515.415.099,79 1990 - 2012 12 27 8.091.928.412,79
Dress

Total 19 28 9.607.343.512,58
Costume

Fontes: DCComics; Marvel; Fancy (http://www.amigosdoforum.com.br/wpcontent/uploads/2012/10/dvvsmarvelcinema.jpg).

Atravs do grfico percebemos uma escalada da mdia na divulgao desses super-heris e conjuntamente, dos ideais atrelados a eles. O maior problema

constitutivo dessa situao o fato desses valores serem vendidos ao critrio do mercado. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy escrevem em seu texto A cultura-mundo: Resposta a uma sociedade desorientada, sobre o fim da diviso entre a antiga cultura emancipadora de outrora e a economia, desse modo, rompem-se os critrios. Qualquer coisa pode ser facilmente assimilada, desde que seja pelo mecanismo certo.
[...] vemos desenvolver-se o que se pode chamar uma hipercultura, uma cultura-mundo. Ela se define em primeiro lugar pelo fim da separao entre

cultura e economia, em segundo lugar pelo significativo desenvolvimento da esfera cultural, em terceiro lugar pela absoro dela pela ordem mercantil.[...] ela se tornou um setor econmico em plena expanso, a tal ponto considervel que se chega a falar, no sem razo, de capitalismo cultural. (LIPOVETSKY, 2011)

Dessa maneira, percebe-se que no h mais barreiras para a difuso dessas informaes. A mdia na cultura-mundo torna-se incrivelmente forte e capaz de difundir ideias em qualquer lugar do mundo e, o mais perigoso: ela chega a todos. O meu ponto nessa altura do artigo fazer uma reflexo do poder da mdia atuando como agente transmissor dos valores embutidos nas histrias do Batman na formao de opinio dos indivduos na sociedade de massa. J foi possvel compreender a maneira como as informaes so filtradas na sociedade atual. Agora, exporei o espectro de atuao e o poder da mdia em um mundo massificado e com amplos recursos de intercmbio de informaes. Lipovetsky e Jean Serroy trilham um caminho da construo dos meios de comunicao em massa, partindo das telonas dos cinemas que cativavam o mundo, passando pelo rdio, avanando para os aparelhos televisores, onde se d a evoluo do Homo sapiens em Homo ecranis, pela pela simples adaptao da linguagem e dos hbitos de todos sentarem-se e receberem uma mesma viso de mundo. (LIPOVETSKY, 2011) O assustador na era da televiso o fato de at ento esse ter sido o instrumento alienador e formador de massas mais eficiente j criado. A medida que se padroniza o modo de envio de informao, agora instantneo, os indivduos passam a ver o mundo atravs da tela, revolucionando o modo de interao do ser humano com o mundo. Claramente, essa mudana de interao teria graves consequncias:

[...]Da em diante, existe apenas o que visto na tev, e visto pela massa, partilhado por todos. o trunfo da sociedade da imagem e de seus poderes: a televiso aberta para o mundo e que, distante da oralidade primitiva e da cultura escrita, o enquadra e o molda pelo ngulo de viso radicalmente indito, ao mesmo tempo sedutor e uniformizador, que ele oferece. (LIPOVETSKY, 2011)

Esse tipo de difuso de informaes perigoso na medida em que massificador. A televiso levou o acesso informao para lugares que nunca antes havia-se imaginado que chegaria uma carta sequer. Entretanto, alienou o mundo quando tornou-se um veculo de informao atrativo e altamente manipulvel, uma vez que,
9

para muitos, esse tornou-se o nico duto pelo qual conseguia-se informaes do mundo externo. Talvez o exemplo mais totalizante, e que demonstre com a veemncia devida o real poder da mdia, esteja no texto de Dougla Kellner, onde ele estuda o papel da mdia na montagem da Guerra do Golfo.
Em certo sentido, a guerra dos anos 1990 contra o Iraque foi um evento cultural e poltico, alm de militar. Em retrospectiva, o governo Bush e o Pentgono realizaram uma das mais bem-sucedidas campanhas de relaes pblicas da histria moderna com seu uso da mdia para obter apoio para a guerra. A grande mdia dos Estados Unidos e de outros pases tenderam a transformar-se em veculo obediente da estratgia governamental de manipulao do pblico, pondo em risco a democracia, que implica a existncia de cidados informados e de um equilbrio de poder e contrapoder, para evitar abusos autoritrios [...]. (KELLNER, 2001)

A partir do momento em que a mdia encontra-se subordinada aos desgnios de um governo, ou at mesmo de uma classe que usa desse veculo de informaes para defender e garantir seus interesses prprios, o aparato miditico torna-se muito perigoso justamente pelo seu carter de massificador e alienante. Com isso, no mundo moderno, torna-se possvel justificar e/ou encontrar apoio para qualquer deciso poltica e acontecimentos marcantes, como atentados terroristas, por exemplo. A expanso da figura do Batman, dos quadrinhos para os outros veculos de informao se deram de maneira progressiva. Primeiramente, Batman foi ao ar na televiso com o seriado chamado The Batman, com 15 captulos lanado pela Columbia Pictures em 1943. Da em diante os seriados envolvendo o Homem Morcego foram constantes, bem como seus prprios desenhos animados, que foram ao ar em 1970 com The new Adventures of Batman3. Impressionantemente, seu primeiro filme s foi lanado em 1989, estrelando Michael Keaton como Batman e Jack Nicholson como o Coringa. Mais recentemente, o videogame tambm entrou no espectro de ao da figura do Batman. Seu primeiro jogo foi lanado para o console Mega Drive em 1993, e rendeu continuaes por todas as geraes de consoles at seu mais recente lanamento para Xbox360 e Play Station 3 em Batman: Arkhan City, no ano de 2011. Isso nos leva a perceber de que maneira as ideias contidas no Batman foram propagadas cada vez atingindo um espectro maior de pessoas, de todas as faixas etrias.
3

O Batman apareceu pela primeira vez em um desenho animado, dividindo as atenescom o Superman em The Batman/Superman Hour, em 1960. (DC Comics)

10

Um outro problema da mdia justamente a sua indiscriminao etria. O fato da mesma no obedecer mais critrios ticos, mas econmicos e polticos leva as empresas miditicas a no se importarem mais para o fato de que elas passaram a ser, no apenas, formadoras da opinio pblica, mas tambm agentes formadores do carter das geraes futuras. A assimilao das crianas se d, em muito, pelas imagens. Segundo Walter Benjamin:
Um elemento salva o interesse mesmo das obras mais antiquadas e tendenciosas: a ilustrao. Esta furtou-se ao controle das teorias filantrpicas e artistas e crianas entenderam-se rapidamente, passando por cima das cabeas dos pedagogos. (BENJAMIN, 1984, pg.50)

Por esse motivo, percebe-se o porqu das HQs fazerem tanto sucesso, principalmente entre as crianas. Ainda segundo Benjamin, as crianas exigem uma representao clara acerca do assunto que est sendo tratado, no aquilo que os adultos tm para si como sendo infantil. A capacidade das crianas de entenderem aquilo que so apresentadas a elas maior do que a maioria dos pedagogos acha. (BENJAMIN, 1984) As histrias em quadrinho, principalmente a do Batman, que sempre teve timos ilustradores, oferece aos seus leitores uma grande representao, cena cena, acerca do que est sendo tratado na histria, fazendo com que a criana internalize mais facilmente o contedo daquela leitura. J foi mostrado como os outros meios miditicos como a televiso e o cinema conseguem influenciar na formao de opinio da populao em geral. Quando um canal de informao poderoso o suficiente para conciliar massas de indivduos acerca de um determinado tema, mais do que passvel a concordncia do poder que esses mesmos canais de informao podem ter na formao de opinio e at mesmo de carter, em uma criana em formao com o mundo externo. Segundo a teoria dos Estgios de Desenvolvimento de Jean Piaget, dos 7 aos 11 anos que as crianas comeam a organizar o seu mundo, podendo estabelecer conversaes lgicas. podendo estabelecer, formadas apenas com um ponto de vista, no chegando a um consenso, posto que a criana trabaha com conceitos concretos, aquilo que est dado, sem reflexcoes acerca. (PIAGET, 1970) Nos anos dados por Piaget para esse estgio da aprendizagem, tambm quando a criana comea a desenvolver um gosto maior pela leitura. Dessa maneira, a formao daquela criana se

11

dar, principalmente, pelo contedo que ela tiver contato nesses anos. Obviamente possvel que mais a frente tal indivduo se depare com algum tipo de literatura emancipadora que o tire da condio de alienado, entretanto, segundo Freud, experincias adquiridas em estgios de aprendizagem quando criana, podem, ou no, fazer parte efetiva na externalizao das aes do indivduo. Todavia, as informaes esto guardadas para sempre no subconsciente. (FREUD, 2006)

Concluso:

Para efeito de consideraes finais, creio caber aqui uma considerao que muitos ao longo do artigo j devem ter feito; ao contrrio do que muitos pensam, histrias em quadrinho no so, e no devem ser vistas como mero passatempo, pois atravs desse veculo de informaes so transmitidos valores e ideias que contribuem para a formao da opinio pblica e para a formao de carter das geraes futuras. Como j explicitei antes, atravs de algumas HQs possvel tambm encontrar traos de momentos histricos e polticos pelos quais os pases estavam, ou esto passando. Desta forma, no devemos ser ingnuos ao ponto de menosprezar esse tipo de mecanismo de controle. Personagens de fico tem a capacidade de serem mais reais do que aparentam, por isso, necessrio lanar um olhar crtico sobre o contedo que nos apresentado por meio da mdia.

Referncias Bibliogrficas:

BENJAMIN, Walter, Reflexes: A Criana, O Brinquedo, A Educao. So Paulo: Summus, 1984.

DC

Comics

Movies,

DC

COMICS.

Disponvel

em:

http://www.dccomics.com/movies Acesso em: 25/05/2013.

12

FREUD, Sigmund, Primeira Publicaes Psicanalticas (1893 e 1899). Editora Imagino, 2006.

FREUD, Sigmund, O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM, 2010. 192 p. HARVEY, David, Condio Ps-Moderna. Edies Loyola, 1998. 349p. HARVEY, David, O Neoliberalismo: histria e implicaes. So Paulo: Edies Loyola, 2008. 249p.

KELLNER, Douglas. A cultura da Mdia estudos culturais: identidade e poltica entre o moderno e o ps-moderno. So Paulo: EDUSC, 2001.

JARCEM, Ren Gomes Rodrigues, Histria das Histrias em Quadrinhos. Publicado em: Histria, imagem e Narrativas N 5, ano 3, setembro de 2007. Disponvel em: http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06historia-hq-jarcem.pdf. Acesso em: 28/04/2013.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A cultura-mundo, respostas a umasociedade desorientada. So Paulo: Companhia das Letras, 2011

MARCUSE, Hebert, Aggressiviness in Advanced Industrial Society. Boston: Beacon Press, 1968.

MARCUSE, Hebert, Cultura e psicanlise. So Paulo: Paz e Terra, 2001. Marvel Comics, Marvel. Disponvel em: http://marvel.com Acesso em: 25/05/2013.

MILLER, Frank; JANSON, Klaus; VARLEY, Linn. Batman O Cavaleiro das Trevas Edio Definitiva. Panini Comics - Ed. Especial, 2007.

MILLS, Wright, A Nova Classe Mdia (White Collar). 3 edio.Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

13

NIETZSCHE, Friedrich, A Genealogia da Moral. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. NOLAN, Cristopher. Batman Begins [Filme-vdeo]. Produo e Direo de Cristopher Nolan. Estados Unidos, 2005. 140 min.

NOLAN, Cristopher. Batman: The Dark Knight Rises [Filme-vdeo]. Produo e Direo de Cristopher Nolan. Estados Unidos, 2012. 165 min.

PIAGET, Jean, A Construo do Real na Criana.Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360 p.

14

Вам также может понравиться