Вы находитесь на странице: 1из 3

SONOMERIC 1

Selante autonivelante poliuretano para ambientes qumicos e industriais.

Descrio do Produto
SONOMERIC 1 um selante monocomponente, autonivelante, base de poliuretano, desenvolvido para aplicaes em juntas horizontais em locais que requerem elevada resistncia qumica. O produto satisfaz as rigorosas especificaes norte-americanas. ASTM C920, Ferederal Speficication TT-S-00230C e Corps of Engineers CRD-C-541.

Propriedades e Benefcios
SONOMERIC 1 possui as seguintes propriedades especiais:
Estado Fresco Estado Endurecido

- Fcil aplicao; - Autonivelante; - Aplicao fcil do recipiente; - No requer pr-mistura; - No requer imprimao na maioria das superfcies; - Longo tempo de trabalhabilidade.

- Resistente a ataques qumicos; - Resistente a combustvel de aeronaves; - Excepcional alongamento; - Excelente resistncia ao intemperismo; - Compatvel com a movimentao da junta, at 25%; - Longa vida til de servio.

Campos de Aplicao
SONOMERIC 1 pode ser utilizado em: Concreto; Pistas de aeroportos; Pisos industriais; Rodovias e pontes; Estdios; Ptios de estacionamento e docas de carga/ descarga.

Modo de Utilizao / Aplicao


- Preparo das Juntas 1. A quantidade e abertura das juntas devem ser projetadas para uma movimentao mxima de 25%. 2. Em juntas de 6,4 mm a 12,7 mm, a profundidade do selante no ponto mdio deve ser de 6,4 mm; em juntas com 12,7 mm a 25,4 mm, a profundidade da junta no ponto mdio deve ser 6,4 mm a 12,7 mm. Quando sujeito a trfego, a definio dever ser do calculista, com base no comportamento da estrutura. 3. Em juntas profundas, a profundidade do selante deve ser controlada com Cordo de Enchimento Vazado ou com o Cordo Flexvel. Nos locais onde a profundidade da junta no permitir o uso de um Cordo, deve se impedir o contato (com tira de polietileno) para evitar aderncia no fundo da junta. 4. Para manter a profundidade recomendada do selante, instalar o cordo comprimindo-o e rolando-o para dentro do canal da junta, sem alonga-lo no sentido do comprimento. O cordo deve ter um dimetro cerca de 3 mm maior do que a largura da junta, para assegurar que seja comprimido. Os cordes moles podem ser cerca de 25% maiores do que a abertura da junta. O cordo passa a ser uma parte integrante da junta. O selante no deve aderir ao cordo, dispensando um agente que impea a aderncia. No pintar nem furar o cordo. 5. A largura mxima da junta poder ser de 38 mm. - Preparo da Superfcie A superfcie deve ser estruturalmente ntegra, deve estar seca, limpa e isenta de detritos, partculas soltas, leos betume, asfalto, tinta, cera, ferrugem, impermeabilizantes compostos de cura e desmoldantes. Concreto novo: Remover todo o material solto das juntas por escovamento metlico. Jatear com areia as superfcies em contato com agentes desmoldantes. O concreto fresco dever estar totalmente curado pelo perodo mnimo de 28 dias. A camada fraca de nata endurecida de concreto dever ser removida por abraso mecnica.

Concreto velho e j calafetado: remover o selante antigo por meio mecnico. Se as superfcies da junta tiverem absorvido leo, remover concreto suficiente para garantir uma superfcie limpa. Metal: Remover escamas, ferrugem e revestimentos at expor uma superfcie branca brilhante. Remover os revestimentos protetores, bem como qualquer resduo ou pelcula. - Imprimao: 1. Imprimar a superfcie metlica que estar em contato com o SONOMERIC 1 com PRIMER 733. 2. Quando puder ocorrer imerso em gua, imprimar com PRIMER 733. 3. Aplicar o primer num filme fino e uniforme. Evitar aplicar material em excesso. 4. Deixar secar por aproximadamente 15 a 20 minutos antes de aplicar o selante. - Aplicao: 1. O SONOMERIC 1 poder ser derramando de uma lata ou aplicado por pistola. Encher a junta a partir do fundo para prevenir a formao de bolhas de ar. 2. Evitar a aplicao sob temperatura extremamente baixa, a fim de prevenir a condensao de umidade e o espessamento excessivo do selante. - Consumo:
Profundidade da junta 6mm 10mm 13mm 6mm 24,8 10mm 16,5 Abertura 13mm 12,4 da 16mm 9,8 6,6 Junta 19mm 5,5 4,1 22mm 4,7 3,5 25mm 4,1 3,0

Valores em metro linear por Litro Perodo de Cura Uma camada de 6,35 por 6,35 mm torna-se seca ao toque em 24 horas e totalmente curada em 96 horas, dependendo da temperatura e umidade. - Limpeza: Imediatamente aps o uso, lavar o equipamento com Thinner.

Dados Tcnicos
Funo Base Qumica Aspecto Cor

Selante para juntas Poliuretano modificado com asfalto Fluido pastoso Preta

Teste

Mtodo BASF

Especificao

Unidade

Dureza shore A Mdulo de ruptura Resistncia a trao Alongamento Secagem ao toque Secagem total Temperatura de trabalho Densidade

ASTM C661 ASTM D412 ASTM D412 ASTM D412

28 0,24 1,7 1000 24 8 -40 a 82 1,07

MPa Mpa % horas dias C g/cm3

Embalagem e Armazenagem
Embalagem Validade Armazenagem

Sonomeric 1 fornecido em baldes de 18,9 L. 12 meses a partir da data de fabricao, quando respeitados as condies de armazenagens. Local coberto, fresco, seco, longe de temperaturas extremas, umidade ou fontes de calor, nas embalagens originais e lacradas. Armazenar longe do alcance de crianas.

Transporte e Segurana
Transporte Manuseio

Fogo Toxidade Segurana

Produto se enquadra na portaria em vigor sobre transporte de produtos perigosos. Utilizar EPIs adequados: luvas e botas impermeveis, culos de segurana qumica. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. No beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Produto no corrosivo. Produto no considerado txico, porm imprprio para o consumo humano. Para maiores detalhes, consultar a Ficha de Segurana do produto.

Informaes Complementares
Para um melhor desempenho: Proteger o SONOMERIC 1 do trfego at a cura total; No usar em superfcies apresentando um topo elevado ou uma declividade marcada; No pintar o SONOMERIC 1 ; No aplicar sobre camada impermeabilizante base de asfalto ou enchimento de juntas impregnadas com asfalto; Quando sujeito imerso peridica em gua, imprimar as juntas com PRIMER 733. No aplicar o selante se o bero (subsolo) sob o pavimento ou substrato se tornar saturado com gua.
BASF S/A R. Costa Barros, n 3089 - Bairro Vila Prudente - So Paulo/SP - CEP: 03210-001 Tel.: (0xx11) 2718-5555 FAX.: (0xx11) 2718-5500

Вам также может понравиться