Вы находитесь на странице: 1из 2

Muay thai

O Muay thai ("boxe tailands") uma arte marcial originria da Tailndia, onde considerado desporto nacional. Esta disciplina fsica e mental que inclui golpes de combate em p conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e ps, estando associada a uma boa preparao fsica que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malasia, o lethwei da Birmnia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido h cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para alm de utilizar elaboradas tcnicas de punhos e pernas, encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no sculo XVI, contudo comeou a ser internacionalmente difundido apenas no sculo XX, quando inmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitrias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um timo condicionamento fsico, concentrao e autoconfiana ao praticante. A maioria das associaes e confederaes mundiais no aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade fsica dos atletas, sendo estas tcnicas consideradas somente nas regras asiticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidncia. O desporto de muay thai exclusivamente regido pela Federao Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Requestando a legitimidade internacional e um pblico mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido vrias concorrentes de rgos sociais, profissionais e amadores, para a sano de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis todos os corpos de sano compartilham o objetivo de reforar a participao internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailndia como seu criador cultural. Hoje em dia o muay thai ter-se- convertido num smbolo nacional do reino da Tailndia, sendo o desporto mais praticado no pas. As suas razes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai visto como sendo um desporto radical que favorece a realizao de apostas com nfase no sudeste asitico.

Principais Golpes
Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e tambm golpes giratrios.

As Cotoveladas podem ser usadas em diversos ngulos, como na diagonal, para cima ou para baixo. Esse golpe mais usado quando a distncia para o adversrio pequena. Os Joelhos so usados em 4 golpes diferentes: kao dode pulo para cima e com a mesma perna dado um golpe com o joelho; kao loi pulo para o lado e com a mesma perna se da joelhada; kao tom joelhada para cima em linha reta e o kao noi onde a joelhada busca a coxa ou a barriga do adversrio. Os socos tambm so utilizados de 4 formas: jab soco com a mo da frente buscando o queixo do adversrio; o direto com a mo de trs buscando tambm o queixo; cruzado o que cruza a linha frontal do adversrio e o upper o soco de baixo para cima buscando o queixo. Os chutes no muay thai so utilizados com o p ou com a canela e existem 3 formas: round kick o chute circular que busca a coxa, canela ou cabea, front kick o chute frontal que busca a defesa de um golpe e j preparar para o ataque, spin back kick com um giro acerta o adversrio com o calcanhar. Esta arte tem tcnicas de ataque e defesa, e um tipo de arte marcial onde existe muito atrito com o adversrio. Nos tempos em que o Muay Thai surgiu na Tailndia, os monges budistas tinham a tradio de tatuar o corpo para se ter a proteo divina, e com isso tambm acreditam que tm a capacidade de conseguir a admirao dos adversrios. E esta tradio tambm existe no Brasil, a grande maioria dos lutadores tem tatuagens pelo corpo. O smbolo no muay thai a cobra Naja, pois como a Naja os lutadores devem ter um bote veloz e preciso e tambm bom reflexo.

Вам также может понравиться