Вы находитесь на странице: 1из 3

ESCOLA SECUNDRIA DE GAGO COUTINHO ANO LETIVO 2013/14 TESTE DE AVALIAO DIAGNSTICA DE HISTRIA A 10 ANO PROFESSORA: Ana Maria

a Santos ALUNO (A): _______________________________________ N: ___ TURMA: ____

O presente teste tem como objetivo diagnosticar a tua situao face disciplina de Histria, quer ao nvel da tua motivao e interesse, quer ao nvel de conhecimentos. L, atentamente, as perguntas que se seguem e responde de forma clara.

1.

Ao longo deste ano letivo, vais estudar um conjunto de temticas integradas em quatro mdulos: Estudar/Aprender Histria; As Civilizaes Grega e Romana no perodo da Antiguidade Clssica; A Europa Medieval; A Expanso Martima e o Renascimento.

1.1 Sobre qual destas temticas te consideras mais informado? 1.2 Qual, ou quais, aquela(s) que preferes? Justifica a tua resposta. 2. Observa agora o mapa-mundo (fotocpia A4, em anexo) e resolve as seguintes questes: 2.1. Elabora uma legenda onde identifiques:
os continentes; os oceanos; o mar Mediterrneo; Grcia e Roma; Portugal, Espanha, Frana, Pases Baixos; a rota do Levante (sc. XV); a rota do Cabo (sc. XVI).

2.2- Transpe os dados da legenda para o mapa. 3. Constri, no verso do mapa, uma barra cronolgica, inscrevendo nela os seguintes acontecimentos nos sculos respetivos:
chegada de Vasco da Gama ndia (1498); democracia em Atenas (sc. V a. C.); conquista de Ceuta (1415); 95 Teses contra as Indulgncias (1517); fundao de Portugal (1143); queda do Imprio Romano do Ocidente (476); incio do governo de Octvio Csar Augusto (27 a. C.) Tratado de Tordesilhas (1494).

4.

Os pequenos textos que a seguir se apresentam esto ligados a uma ideia um conceito que deves identificar e registar na folha de resposta. Para o efeito, no te esqueas de identificar a letra respetiva.

A. No sculo V a. C. Os atenienses, na Grcia, criaram um modelo poltico original que permitia a participao direta dos cidados no governo da cidade a plis. A. Graas presena constante das legies romanas e dos colonos, os povos dominados foram progressivamente adotando as suas leis, os seus usos e costumes e at a lngua romana O latim. B. Por razes de segurana contra ataques e pilhagens de povos invasores, na Europa dos sculos VIII e IX estabeleceram-se laos de dependncia entre senhores menos poderosos e mais poderosos. B. Os escritores do Renascimento deixaram inmeras obras, nas quais se observa uma grande admirao pelos autores clssicos e onde revelaram uma profunda admirao pelo Homem e pelas suas realizaes. C. Em Portugal, no reinado de D. Manuel, muitos edifcios foram construdos, aliando a estrutura gtica a uma nova decorao que conjugava os elementos naturalistas e martimos com as divisas do rei: a Cruz de Cristo e a esfera armilar.

5.
Doc. A

Eurpedes, o clebre dramaturgo ateniense, pe na boca de Teseu, heri mtico de Atenas, as seguintes palavras:
A nossa cidade no est subjugada pelo poder de um s homem: livre. O seu povo governa-a: alternadamente, os cidados so investidos do poder, durante um ano. No concedido qualquer privilgio riqueza. O pobre e o rico tm direitos iguais. (...) Para uma cidade, nada pior que um tirano. Sob a tirania, as leis no so as mesmas para todos (....). Ao contrrio, sob a gide das leis escritas, os pobres e os ricos tm os mesmos direitos. O fraco pode responder afronta do pobre e o pequeno, se tem a lei do seu lado, pode prevalecer sobre o grande. A liberdade est bem expressa nestas palavras: Quem pretende dar Assembleia um conselho sensato para o bem da cidade? (...) Poderemos pensar numa igualdade mais bela entre os cidados? Eurpedes, As Suplicantes, c. 423 a. C. Doc. B

O historiador Herdoto d-nos conta de um debate sobre os regimes polticos. Eis um pequeno excerto:
No h nada de mais irracional e de mais insolente do que uma multido intil. Sem dvida que fugir insolncia de tiranos para cair na insolncia do povo desenfreado coisa que de modo algum se pode tolerar. Um (o tirano) (1), se faz alguma coisa, f-la com conhecimento; o outro (o povo), nem sequer capaz desse conhecimento. Como havia de t-lo, se nunca aprendeu nada de bom nem o soube por si, e cai sobre os assuntos precipitando-se sem reflexo, tal como a torrente de um rio? Herdoto, Histrias, livro III, c. 440 a. C. (1) Neste texto, monarquia identifica-se com tirania, visto tratar-se do governo de uma s pessoa.

5.1. Os autores dos dois textos tm perspetivas diferentes sobre o regime democrtico ateniense. Explica, por palavras tuas, essas duas perspetivas.

6.

6.1. Interpreta as informaes fornecidas pelo grfico. 7. Lembrando a expanso ibrica nos sculos XV e XVI, assinala, na folha de resposta, com verdadeiro (V) e falso (F), as seguintes afirmaes: a. A expanso portuguesa serviu os interesses de todos os grupos sociais. b. No sculo XV os europeus conheciam, do Mundo, apenas uma parte do continente asitico e do litoral de frica. c. O caminho martimo para a ndia foi descoberto por Bartolomeu Dias. d. D. Manuel I entregou burguesia a explorao do comrcio oriental. e. A conquista de Ceuta, em 1415, marca o incio da expanso portuguesa. f. O Tratado de Tordesilhas delimitou duas zonas de domnio martimo e territorial: a parte ocidental para Espanha e a parte oriental para Portugal.

g. Foram os espanhis que trouxeram, pela rota do Cabo, para a Europa, os primeiros carregamentos de pimenta. h. Os grandes centros distribuidores de produtos ultramarinos, no sculo XVI, foram Lisboa e Sevilha. 8. Identifica, na folha de resposta, a rea, ou reas, em que se destacaram as seguintes personalidades: A. Lus Vaz de Cames B. Pedro Nunes C. Martinho Lutero D. Leonardo da Vinci E. Damio de Gis F. Nicolau Coprnico G. Miguel ngelo H. Erasmo de Roterdo I. Gutenberg

Вам также может понравиться