Вы находитесь на странице: 1из 3

A frica e a China medievais

Os imprios chineses e africanos

Enquanto a China foi um imprio, mais de 20 dinastias reinaram. Na poca da queda do imprio romano (marco inicial da idade mdia), que a famosa dinastia Han perdia seu poder de quase oito sculos. Entre os anos de 598-618 a dinastia Sui governou a China. O perodo entre 618 e 1644 considerado A idade mdia chinesa, que no igual ao considerado no Ocidente (476-1453). Durante a idade mdia chinesa, quatro dinastias governaram: Os Tang (618-907), Os Song (960-1279), os Yang (1280-1368) e os Ming (1368-1644). A dinastia Ming a mais comentada, porque foi nela que Pequim foi retomada, os estrangeiros expulsos e o budismo se tornou a religio oficial do Estado.

* O perodo da dinastia Tang considerado a poca de ouro da China medieval. Pois com sua rpida expanso, a China dos Tang se tornou uma das maiores potencias daquele tempo. J na frica, o perodo conhecido como idade mdia na Europa, houve grandes e poderosos reinos, como os de Gana, Mali e Songai. Esses reinos localizados na frica Ocidental, ficaram conhecidos pelo controle que tinham sobre as rotas de comrcio e as minas de ouro na sua regio. Realizavam comrcio com diferentes partes do mundo, incluindo a Europa e o Oriente, atravs das rotas de caravanas que atravessavam o deserto do Saara e chegavam ao norte da frica. O norte do continente era a parte da frica mais conhecida pelos europeus. Pela proximidade e porque, alm dessa regio, em direo ao sul, vinha o deserto. O povo do deserto, que conhecia os meios de sobreviver nele e atravess-lo guiavam os mercadores e viajantes que queriam ir mais ao interior.

A presena das mulheres no poder

No reino de Kush (frica), era muito importante a figura da candace, ttulo dado rainha-me que no poucas vezes assumiria o trono e comandaria os exrcitos. Uma das candaces mais clebres na histria de Kush, foi Amanishaketo, que viveu na mesma poca que Clepatra e , estando no comando, enfrentou os exrcitos do poderoso imprio romano e os obrigou a firmar um acordo de paz. Na Etipia, o reino de Aksum, tambm teve grande poder. Seus soberanos diziam descender da Rainha de Sab. J na China, s houve uma mulher a ser reconhecida oficialmente como imperatriz, Wu Hou, que havia sido uma das concubinas de Li Shimin. Quando um imperador chins morria, as mulheres que faziam parte do seu harm eram obrigadas a viver reclusas. Muitas delas eram enviadas para algum convento budista, geralmente prximo ao tmulo do imperador, onde tinham suas cabeas raspadas e passavam o tempo rezando pela alma do morto para que ele fosse feliz em sua prxima reencarnao. Wu Hou escapou desse destino porque seus atributos teriam impressionado o imperador Gaozong. Ao lado de quem governou de 670 a 683 e, sozinha, de 690 at 705, quando morreu.

Religies A principal religio na frica antiga era o islamismo. A expanso islmica no se dava inicialmente pela fora. Eles convenciam os descrentes de que deveriam aceitar voluntariamente a nova f. Mas como essa religio dominou politicamente o norte da frica, seus sistemas de justia e seu governo, muitos dos governados se converteram mesmo sem convencimento real. Assim, a religio muulmana foi dominando do Egito ao Marrocos. No entanto, no h maiores extenses ao sul da plancie costeira antes do sculo XI. Os soberanos de Gana no se converteram ao Isl, mas abriram as portas do reino aos muulmanos. J na China, a principal religio era o budismo. A religio era surgida a partir dos ensinamentos de Sidharta Gautama, a quem alguns chamavam de Buda o iluminado. Os principais responsveis pela entrada do budismo na China foram os comerciantes; por isso os primeiros centros budistas chineses ficavam nas reas comerciais das grandes cidades. Assim como o cristianismo se espalhou de Roma para o restante da Europa, o budismo se alastrou da China para diversos pontos do Oriente, como Tibete, Coria e Japo. Conforme o budismo foi crescendo o governo chins passou a persegui-lo, por trs motivos principais: Os monges no pagavam impostos Ao se converter as pessoas passavam a se recusar a lutar em guerras O governo precisava de cobre, e os templos o tinham Com essa perseguio o budismo sofreu um duro golpe na China. Mas o governo s conseguiu abalar o budismo nas regies de grande territrio, principalmente na capital. No restante do pas, os budista continuaram praticando seus cultos e mantendo seus mosteiros.

Consideraes finais A frica e a China medievais eram muito diferentes entre si. Enquanto a Europa vivia o feudalismo na idade media, a frica tinha prsperos reinos, alguns conhecidos por possuir muito ouro. a religio adotada foi o islamismo que ajudou a frica a se desenvolver, pois eles fortaleceram o comercio de longa distancia. A china tambm era bastante desenvolvida em relao Europa pois possua tcnicas como a tipografia, que era desconhecida na Europa, e o hbito de usar papel como moeda (o que se faz hoje). A religio era o budismo (desconhecido na frica).

Вам также может понравиться