Вы находитесь на странице: 1из 14

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental


3 Bimestre

Contos de fadas e contos maravilhosos


A modernidade muitas vezes afasta o homem de meios e elementos que, historicamente, vm contribuindo a favor de sua constituio como sujeito do mundo. Neste bimestre, trabalharemos com dois destes elementos: o conto de fadas e o conto maravilhoso. Ambos participam do universo infantil, a despeito de suas sutis diferenas, de suas origens ou dos propsitos de seus autores, e a partir desses contos podemos viajar por um mundo de sonhos e fantasias onde encarnamos fadas, bruxas, gnomos e prncipes. Esse resgate faz-se necessrio a medida que reconhecemos o valor literrio dessas obras em todas as pocas que, inicialmente, nem tinham seu foco em crianas, como muitos estudiosos do assunto j esclareceram. O que, no entanto, ressaltamos como importante para o trabalho com os contos, a princpio, gira em torno da construo da narratividade e de seus aspectos constitutivos. Desse modo, visaremos o estudo dos elementos que participam da construo da narrativa: o tempo, o espao, as personagens, o enredo e o narrador. Observaremos, tambm, a moral da histria como parte integrante e relevante da histria em suas relaes de causa e consequncia. Como princpio norteador, utilizaremos a identicao do uso do imaginrio e do ccional da narrativa para uma busca de retratao do mundo real, assim como verses adaptadas que venham a convergir com as tradicionais. Alm disso, daremos continuidade ao trabalho com substantivos e adjetivos a m de nomear e descrever personagens e lugares. importante que o aluno relacione os conceitos e propostas trabalhadas nos bimestres anteriores com aqueles que lhe sero apresentados neste 3bimestre. Desta forma, ele compreender que todos os pontos corroboram para sua prtica de leitura, assim como para o estudo que zer a respeito da lngua, em acordo com as reexes que, concomitantemente, acontecero ao longo do bimestre sobre o texto narrativo. Optou-se pela separao entre os gneros para dar maior dinamismo ao trabalho e para que fossem observadas no s as semelhanas, mas tambm as possveis diferenas entre eles.

Tema 1

Contos de fadas
O Conto de Fadas revela uma narrativa muito prxima da fbula. Na verdade, de acordo com vrios pesquisadores do assunto, a revelao do mundo fabuloso com fadas e heris, alm do uso da magia e do encantamento, perfaz o retrato do conto de fadas. Datados do sculo XII, quando ainda eram escritos para os adultos, os contos fabulosos ou de fadas s vieram a ser infantis na Frana do sculo XVII, pelas mos inspiradas de Charles Perrault. Oriundo de tradio oral, as fadas, o heri ou a herona tm que enfrentar srios problemas antes de vencer o mal. Por isso, sugerimos que voc trabalhe estes aspectos do conto, assim como a moral da histria, atravs da apresentao de exemplos de textos variados do gnero. Os alunos devem aprender a reconhecer os elementos que estruturam a narrativa de encantamento e, com eles, exercitar a leitura e a interpretao. O trabalho especco do professor com a moral abrange, certamente, o trabalho com o signicado textual. A partir de atividades que desenvolvam essa percepo do contexto do conto, o professor poder voltar-se para questes referentes ao contedo gramatical do bimestre, com exerccios que desenvolvam a observao e a identicao dos substantivos e dos adjetivos. Tais exerccios possibilitaro ao professor o trabalho com a nomeao e a descrio de personagens e cenrios. Outro aspecto relevante a ser explorado com os alunos diz respeito estrutura do dilogo. O professor poder fazer uso dos tipos de frases (1bimestre) e das diferentes pontuaes a m de apresentar o encadeamento de um dado dilogo entre as personagens do conto.

6o ano Ensino Fundamental


Leitura:

LNGUA PORTUGUESA

-Identicar os elementos bsicos da narrativa: tempo, espao, personagens, enredo e narrador; -Identicar o uso do imaginrio em busca da retratao do mundo real; -Interpretar a moral da histria; -Identicar convergncias entre narrativas tradicionais e verses modernas. Uso da lngua: -Identicar funes de substantivos e adjetivos; -Reconhecer valor expressivo do adjetivo na descrio; -Usar letras maisculas; -Identicar a estrutura do dilogo. Produo Textual: -Empregar sinais grcos para dilogos.

Sugestes de atividades

Deve-se aproveitar o momento para a explorao dos recursos no verbais, por exemplo, na produo de imagens que retratem uma determinada histria. Pode-se trabalhar com expresses encontradas na moral da histria, para focar a questo do signicado. Este pode ser alvo de frases e de pequenas outras histrias. Ainda pode-se observar a presena, nos termos escolhidos, da acentuao grca, especialmente das palavras paroxtonas, uma vez que o estudo da prosdia se relaciona diretamente com a questo. Voc pode promover, na biblioteca da escola ou na sala de informtica, pesquisas introdutrias a respeito do tema orientada atravs de uma cha de perguntas para serem pesquisadas contendo, por exemplo, questes como a origem dos contos de fadas e exemplos de contos de fadas. Pode-se propor uma primeira produo textual para o aluno colocar em prtica sua compreenso ao utilizar-se dos recursos grcos e dos elementos j conhecidos relacionados estrutura de uma narrativa de encantamento. Deve-se chamar a ateno do aluno para trs questes importantes, a saber: o enunciado que fornece pistas sobre o contedo do texto, a pontuao nos dilogos com o uso dos travesses prprios das prosas e, por m, a moral da histria. Assim, o aluno ter condies de explorar, em sua produo, a imagem, os sentidos e o encadeamento estrutural de um conto fabuloso. Interessante o trabalho com a leitura de narrativas curtas onde a descrio se faa presente, j que essa muito importante para a produo de um conto fabuloso. A partir da, o aluno pode construir um resumo cuja proposta futura ser a produo de um conto. Voc ainda poder oferecer textos visuais (imagticos) para que os alunos preencham dilogos com as falas das personagens, a m de incentivar a construo textual do gnero. Feito isso, voc poder observar o aspecto coesivo dos textos produzidos. H, ainda, a possibilidade de se apresentar um conto ou fbula dando-se destaque a um descritor especco cuja nalidade implicar no reconhecimento, da parte do aluno, daquele contedo (trabalhado em sala de aula) como parte do processo de construo de uma pequena histria. Por exemplo, pedir ao aluno que circule, num conto determinado, todos os adjetivos ou substantivos encontrados. Finalmente, os alunos compararo narrativas tradicionais com verses modernas. Exemplo: O professor selecionar trs textos, a saber, Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda e Violeta de http://jacquelitera.blogspot.com. O texto 1 diz respeito ao conto original, cuja moral da histria servir de referncia e base para a compreenso do texto 3. O texto 2 uma verso mais moderna, que aborda o medo, e o texto 3 um conto que faz uma retratao dos dias atuais com suas mazelas. O professor apresentar os contos em partes e poder trabalhar, inicialmente, a interpretao e a moral. Posteriormente, o professor trabalhar as diferenas entre os contos e as possveis aproximaes.

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

Ressalta-se, deste modo, a necessidade de se dar utilidade aos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Essa valorizao deve ir alm da nota de avaliao. Caso seja vivel, seria bom organizar uma exposio das obras, com publicaes impressas ou virtuais.

Material de apoio

http://www.tvescola.mec.gov.br Neste site, o professor encontrar sugestes de contos de fadas e maravilhosos para trabalhar com seus alunos. http://www.uol.com.br/criancas/tatianabelinky Este site dar, ao professor, acesso a textos variados (contos e outros) que podero ser utilizados em sala de aula com seus alunos a m de desenvolver sua criao artstica. Alm disso, o professor encontrar, nesta obra, sugestes de atividades divertidas. http://www.terra.com.br/kids/harrypotter Aqui, neste site, o professor ter um incentivo para realizar, com seus alunos, leituras mais longas a partir da histria do feiticeiro Harry Potter, um bestseller mundial. Os romances, que inspiraram uma srie de lmes, correspondem a um mistura de contos de fadas com maravilhoso. http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/brancadeneve.html Neste site, o aluno poder observar como se d o encadeamento da estrutura de um conto de fadas. A partir deste site, o professor poder apresentar projetos de leitura possveis de serem realizados alm de dar exemplos de outros j desenvolvidos anteriormente.

Filme:
Pinocchio 3000 de ALL(Videolar SA), EUA. Em terceira dimenso, este lme reconta a histria do marceneiro Gepeto, que faz um boneco de madeira para ser seu lho. Neste lme, em verso moderna, o boneco torna-se um super-rob (que sonha em ser criana) que cresce com seus prprios erros e que deve aprender a distinguir o bem do mal. Durao: 79 min.

Conexo com livro PNLD

CEREJA, William Roberto, MAGALHES, Tereza Cochar. Portugus: Linguagens, 6ano (5ed.reformulada). So Paulo: Atual,2009.

Unidade I:
Captulo 1 (p.12 a 23): O autor trar o tema conto em praticamente todo o captulo. Abordar, inclusive, a especicidade do maravilhoso, alm de fazer referncia s fbulas. Ele inicia o captulo com o conto A menina dos fsforos de Andersen, numa traduo de Monteiro Lobato. O conto poder dar incio tarefa de pesquisa dos elementos bsicos da narratividade encantamento. Refere-se aos descritores Identicar elementos bsicos da narrativa de encantamento e identicar e interpretar a moral da histria. Captulo 2 (p.35 a 54): O autor trabalha, incessantemente, com a interpretao textual e xa, em muitos momentos, a correta ortograa de palavras que muitas vezes erramos. Refere-se aos descritores identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses e identicar e corrigir diculdades ortogrcas. Captulo 3 (p.55 a 67): O trabalho continua pautado pela interpretao textual, mas abre espao para reexes a respeito do dilogo,do enunciado,do discurso e da intencionalidade discursiva. O autor ainda trabalha ortograa (uso do h) e faz sugestes bem interessantes de atividades com os alunos. Refere-se aos descritores identicar a estrutura do dilogo e identicar e corrigir diculdades ortogrcas..

6o ano Ensino Fundamental


Unidade 2:

LNGUA PORTUGUESA

Captulos 1, 2 e 3: Nestes captulos, o professor encontrar o aparato gramatical para trabalhar os descritores sugeridos. O autor, a partir de textos e atividades interessantes, explora os conceitos de substantivo e adjetivo e refora a ideia do dilogo. Refere-se aos descritores: identicar a funo do substantivo... e reconhecer o valor expressivo do adjetivo. AZEREDO, Cristina. Projeto Eco: Lngua Portuguesa (1ed.). Curitiba: Ed. Positivo, 2009.

Unidade 3:
Captulo 1 (p.100 a 113): A autora inicia o captulo falando a respeito dos contos de fadas e de como ela foi levada a estud-los. Ela tece, ento, um pouco de sua trajetria como leitora e autora e, em seguida, apresenta pontos importantes a respeito das ideias que construram a histria dos contos de fadas associando-a (a histria) aos dias atuais. Refere-se ao descritor: identicar o uso do imaginrio e do ccional da narrativa em busca da retratao do mundo real. Captulo 2 (p.114 a126): A partir de diferentes verses da histria dos trs porquinhos, a autora trabalha a interpretao textual e as caractersticas prprias do texto narrativo. Refere-se ao descritor inferir o signicado de uma expresso Captulo 3 (p.127 a 142): Neste captulo, a partir do texto, a autora trabalha a escrita correta de palavras e sua colocao nas frases de acordo com o contexto. Refere-se ao descritor identicar e corrigir diculdades ortogrcas recorrentes. SARMENTO, Leila Lauar. Portugus: leitura, produo, gramtica (2ed.). So Paulo: Moderna,2006.

Unidade 1:
Captulo 1(p.18 a 26): A autora, a partir de textos narrativos, apresenta a ideia de narrativa e de como uma narrativa construda, apontando seus elementos e oferecendo sugestes criativas de produo de texto. Refere-se ao descritor identicar os elementos bsicos da narrativa de encantamento. RICHE, Rosa. Ocina de textos: leitura e redao 1 (6ano). So Paulo: Saraiva, 1997.

Unidade 5:
Captulo 1(p.105 a 113): A autora inicia o captulo reetindo a respeito das histrias famosas dos contos de fadas. Assim, refere-se ao conto da Chapeuzinho Vermelho e apresenta ao leitor a verso de Chico Buarque de Holanda (Chapeuzinho Amarelo). Refere-se ao descritor identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses.. CEREJA, William Roberto, MAGALHES, Tereza Cochar. Portugus: Linguagens, 7ano (5ed.reformulada). So Paulo:Atual,2009.

Unidade 1:
Captulo 1 (p.22 a 24) Ainda que este livro no corresponda srie, nestas curtas pginas, o autor expe, atravs de exerccios muito interessantes, a gura do narrador e suas classicaes mais bsicas. Refere-se ao descritor: identicar elementos bsicos da narrativa de encantamento....

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

Interdisciplinaridade

Artes: O descritor Caracterizar os principais elementos visuais poderia ser trabalhado atravs da caracterizao dos principais elementos visuais presentes nesse gnero e da observao da sua relevncia para a construo do signicado do texto como um todo. O descritor Investigar denio de Artes Visuais, movimentos e leituras poderia ser trabalhado atravs da investigao da denio de Artes Visuais, movimentos artsticos, leitura de imagens e fazer artstico, associando-se a essa pesquisa as imagens dos contos trabalhados em sala. A partir da, se poderia incentivar a construo de um conto somente com imagens. Lngua Estrangeira: O descritor Reconhecer marcas lingusticas do registro coloquial poderia ser trabalhado atravs do exerccio de reconhecimento dos recursos lingusticos para a descrio de pessoas e elementos caracterizadores do conto fabuloso. O descritor Reconhecer as diferentes estratgias argumentativas poderia levar a uma proposta de comparao de contos em portugus com contos em lngua estrangeira, para que os alunos percebam os traos do gnero que se mantm, independentemente da lngua. Cincias: O descritor Elaborar propostas para preservao das espcies e ambientes ameaados poderia levar apresentao de trabalho em conjunto para a 1 semana de junho (Semana do Meio Ambiente/ Dia Mundial do Meio Ambiente), com a construo de questes voltadas para o meio ambiente como reciclagem, saneamento bsico, poda de rvores no bairro, o mosquito da dengue entre outras. Os prprios alunos trabalhariam na construo destas morais da histria, e poderiam expor seus resultados em forma de cartazes nos corredores da escola ou nas salas de aula. Histria: O descritor Desenvolver atitudes de respeito e tolerncia s diversidades culturais poderia ser trabalhado atravs da produo de contos ou amostras de lmes de fadas ou maravilhosos aps evento realizado a respeito da Diversidade cultural. Os alunos formulariam questes sobre os acontecimentos que se deram no evento, destacando as propostas trabalhadas como morais sobre o respeito mtuo. Um bom lme para ser discutido, nesse ponto, poderia ser O Jardim secreto de Agnieszka Jolland (ver seo Saiba mais), lme maravilhoso pelo destaque de uma estrutura voltada magia e que trabalha o respeito e a tolerncia entre as pessoas.

Sugestes de avaliao

O SAPO
Era uma vez um lindo prncipe por quem todas as moas se apaixonavam. Por ele tambm se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O prncipe nem ligou e a bruxa cou muito brava. Se no vai casar comigo no vai se casar com ningum mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: Voc vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o prncipe sentiu estremeo. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitio tinha dito. Sapo. Virou um sapo. (ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Potica, 1994.) No trecho O prncipe NEM LIGOU e a bruxa cou muito brava., a expresso destacada signica que: (A) no deu ateno ao pedido de casamento. (B) no entendeu o pedido de casamento. (C) no respondeu bruxa. (D) no acreditou na bruxa.

6o ano Ensino Fundamental

LNGUA PORTUGUESA

Resposta comentada: Nessa questo, do Prova Brasil, podemos observar que o autor quer enfatizar o poder da palavra. Ou seja, quando ministramos algo a algum, se este algum cona e acredita no que dizemos aquilo entra e faz morada. O prncipe, princpio, no levou em considerao o pedido da bruxa, mas quando ela disse que ele viraria um sapo, ele acreditou, e assim nos tornamos refm de ns mesmos. Fonte: http://downloud.rj.gov.br/documentos/10112/588340/DLFE-39114.pdf/exemplodeprovabrasil9EF.pdf

Material de apoio (para uso do professor)

ARROIO, Leonardo. Literatura Infantil brasileira. So Paulo: Melhoramentos, 1990. Esta obra apresenta vasto repertrio de textos e contos que, certamente, podem ser trabalhados pelos professores de lngua em sala de aula. Contempla, principalmente, produes brasileiras oferecendo, acesso a conceitos e estruturas. Relaciona-se ao descritor identicar o uso do imaginrio e do ccional da narrativa (...). BRANDO, Helena Maganime (org.). Gneros do discurso na escola. So Paulo: Cortez, 2000, v.5. A autora apresenta, a partir de textos especcos, os gneros discursivos aos quais se referem. Seu foco, para tanto, o universo escolar. Refere-se ao descritor identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses (...). FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2004. Este livro se prope a tratar do estudo de narrativas. A partir de exemplos da literatura infantil, a autora expe mtodos e exerccios relevantes para o uso destas narrativas (de fadas e maravilhosas, entre outras,) em sala de aula. Relaciona-se ao descritor identicar e interpretar a moral da histria. KOCH, I. Ler e compreender os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006. Esta uma obra que detalha o processo de leitura e de compreenso textual, utilizando-se de diferentes textos escritos por diversos autores de circulao social. O autor trata a respeito das muitas caractersticas da narrativa. Ele ainda analisa algumas obras, contemplando aspectos prprios dos contos em questo. Relaciona-se ao descritor inferir o signicado de uma expresso a partir do contexto. PERRAULT, Charles. Contos e fbulas. Traduo e posfcio. Mario Laranjeira. 3.reim. So Paulo, Iluminuras, 2007. ( 221 p.) O livro dividido em quatro partes: Contos em versos (13-73 p.), Histrias ou contos de antigamente com moralidades (81-121 p.), O labirinto de Versailles ( 131-172 p.) e Outros contos em prosa e verso (175-187 p.). A tima diviso esquemtica e didtica permite ao professor selecionar os textos , segundo o nvel e entendimento da turma, considerando, ainda, o tipo de mensagem que veiculam. As histrias que compem O labirinto de Versailles, por exemplo, so curtas, precisas, que rendem um bom trabalho de (re)escritura da moral proposta. Todo esse captulo pode ser trabalho em uma nica aula (este serve, tambm, de material de apoio em sala de aula com os alunos). ZILBERMAN, Regina. Como e por que a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. A partir de um histrico a respeito da constituio da literatura infantil brasileira, a autora apresenta como o professor pode trabalhar as questes relacionadas literatura e por que to importante tornar os leitores conscientes das preciosidades que so os textos brasileiros para nosso contexto infantil. Relaciona-se praticamente a todos os descritores a serem trabalhados em leitura. xa.yimg.com/Kq/groups/.../A_Psicanalise_dos_Contos_de_Fadas.pdf. Este material traz reexes extremamente relevantes e atuais sobre a importncia dos contos de fadas e maravilhosos para as crianas da atualidade. Bruno Bettelhein retrata a histria da formao dos contos infanto-juvenis relacionando-os necessidade de ouv-los (e l-los) na infncia.

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

Saiba Mais

Filmes:
O Jardim secreto de Agniezka Holland. EUA, 1993. Drama. Uma jovem menininha de dez anos faz uma bela e inspirada amizade como um garoto paraltico. Este, por sua vez, a despeito de suas diculdades e limitaes, apresenta amiga, seu jardim secreto. Durao: 140 min. Shrek de Andrew Adamson e Vicky Jenson. EUA, 2001. Fantasia. Para se livrar dos personagens dos contos de fadas que invadiram seu territrio, um ogro muito especial, Shrek, torna-se o grande heri, involuntrio, da histria. Ele resgata uma princesa, a Fiona, e por ela se apaixona. Durao: 135 min.

Sites:
www.smarkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html Neste site, tanto alunos quanto professores tero acesso a jogos, passatempos e atividades interessantes de contos de fadas j bastante conhecidos socialmente. http://volubuef.tripod.com/page_maerchen.htm Neste site, o aluno encontrar materiais diversos voltados para os contos de fadas. Entre estes materiais de pesquisa e estudo, ilustraes, textos completos dos contos dos Irmos Grimm e anlises literrias.

Livros:
PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histrias (traduo de Hildegard Feist). So Paulo: Companhia das letrinhas, 1998. H muitos e muitos sculos, crianas do mundo inteiro ouvem histrias de prncipes encantados, objetos mgicos, animais falantes, bruxas perversas e fadas maravilhosas. Esta obra apresenta 52 histrias ou contos, procedentes de 33 pases, oferecendo ao leitor viso abrangente dos temas mais populares nos cinco continentes.

Tema 2
Contos maravilhosos
O Conto Maravilhoso, diferentemente do Conto de Fadas, tem origem oriental, e sua temtica voltada para o social, ou seja: o heri ou herona, de origem humilde, vence aps diculdades, tornando-se rico ou poderoso. O estudo com o maravilhoso deve partir, inicialmente, da estrutura da narrativa, como se d com o Conto de Fadas. H a necessidade de se observar a presena de elementos constantes como a funo dos personagens no contexto do conto e dos animais falantes. Voc dever trabalhar estes aspectos do conto assim como a moral da histria atravs da apresentao de exemplos de textos variados do gnero. Os alunos devem aprender a reconhecer os elementos que estruturam a narrativa de encantamento e, com eles, exercitar a leitura e a interpretao. O trabalho especco que voc poder fazer com a moral abrange, certamente, o trabalho com o signicado textual. A partir de atividades que desenvolvam esta percepo do contexto do conto, voc poder voltar-se para questes referentes ao contedo gramatical do bimestre como exerccios que desenvolvam a observao e a identicao dos substantivos e dos adjetivos. Tais exerccios possibilitaro o trabalho com a nomeao e a descrio de personagens e cenrios. Outro aspecto relevante a ser explorado com os alunos diz respeito aos sentidos denotativos e conotativos. Voc deve levar o aluno a observar as diferenas entre o real e o gurado a partir de palavras que estejam no interior da narrativa.. Essas observaes devem permear o signicado como meio para a compreenso do texto como um todo. A propsito, voc trabalhar as diculdades ortogrcas recorrentes no bimestre e, relembrando a classicao das palavras oxtonas, apresentar, aos alunos, a classicao das paroxtonas.

6o ano Ensino Fundamental


Conexes com Habilidades e Competncias
Leitura:

LNGUA PORTUGUESA

-Identicar os elementos bsicos da narrativa: tempo, espao, personagens, enredo e narrador; -Identicar o uso do imaginrio em busca da retratao do mundo real; -Interpretar a moral da histria; -Identicar convergncias entre narrativas tradicionais e verses modernas; -Inferir signicado de expresso do contexto.

Uso da lngua:
-Identicar funes de substantivos e adjetivos; -Reconhecer valor expressivo do adjetivo na descrio; -Diferenciar denotativo de conotativo; -Reconhecer o padro das paroxtonas; -Identicar diculdades ortogrcas recorrentes.

Produo Textual:
-Elaborar resumos/verses de narrativas dos gneros.

Sugestes de atividades

Deve-se aproveitar o momento para a explorao dos recursos no verbais, por exemplo, na produo de imagens que retratem uma determinada histria. Pode-se trabalhar com expresses encontradas na moral da histria. A nalidade ser o trabalho, mais especco, com o signicado. Este pode ser alvo de frases e de pequenas outras histrias. Ainda pode-se observar a presena, nos termos escolhidos, da acentuao grca, especialmente das palavras paroxtonas, uma vez que o estudo da prosdia se relaciona diretamente com a questo. Voc pode promover, na biblioteca da escola ou na sala de informtica, pesquisas a respeito do tema contendo, por exemplo, questes como: origem dos contos de fadas, exemplos de contos de fadas e outras. A partir da pesquisa realizada, torna-se mais fcil a introduo temtica. Pode-se propor uma primeira produo textual, a m de, no uso de imagens, por exemplo, o aluno colocar em prtica sua compreenso ao utilizar-se dos recursos grcos e dos elementos j conhecidos relacionados estrutura de uma narrativa de encantamento. Deve-se chamar a ateno do aluno para trs questes importantes, a saber, para o enunciado que fornece pistas sobre o contedo do texto, para a pontuao nos dilogos com o uso dos travesses prprios das prosas e para a moral da histria. Assim, o aluno ter condies de explorar, em sua produo, a imagem, os sentidos e o encadeamento estrutural de um conto fabuloso. Interessante o trabalho com a leitura de narrativas curtas onde a descrio se faa presente. A descrio de personagens e cenrios muito importante para a produo de um conto fabuloso. A partir da, o aluno pode construir um resumo cuja proposta futura ser a produo de um conto. Voc ainda poder oferecer textos visuais (imagticos) para que os alunos preencham dilogos com as falas das personagens, a m de incentivar a construo textual do gnero. O professor poder observar o aspecto coesivo dos textos produzidos. H, ainda, a possibilidade de se apresentar um conto ou fbula dando-se destaque a um descritor especco cuja nalidade implicar no reconhecimento, da parte do aluno, daquele contedo (trabalhado em sala de aula) como parte do processo de construo de uma pequena histria. Por exemplo, pedir ao aluno que circule, num conto determinado, todos os adjetivos ou substantivos encontrados. Finalmente, os alunos compararo narrativas tradicionais com verses modernas. Exemplo: Voc selecionar dois textos, a saber: o conto escrito O Leo, a Feiticeira e o guarda-roupa, de C.S. Lewis (ver em Seo Saiba mais) e o lme homnimo (ver Material de apoio). O profes-

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

sor sugerir comparaes entre as obras atravs de questes a respeito do enredo, dos cenrios (imagens) e da linguagem utilizada. Ressalta-se, deste modo, a necessidade de se dar utilidade aos textos produzidos pelos alunos em sala de aula, numa valorizao que deve ir alm da nota de avaliao. Caso seja vivel, seria bom organizar uma exposio das obras com publicaes impressas ou virtuais.

Material de apoio

http://www.tvescola.mec.gov.br Neste site, o professor encontrar sugestes de contos de fadas e maravilhosos para trabalhar com seus alunos. http://www.uol.com.br/criancas/tatianabelinky Este site dar, ao professor, acesso a textos variados (contos e outros) que podero ser utilizados em sala de aula com seus alunos a m de desenvolver sua criao artstica. Alm disso, o professor encontrar, nesta obra, sugestes de atividades divertidas. http://www.terra.com.br/kids/harrypotter Aqui, neste site, o professor ter um incentivo para realizar, com seus alunos, leituras mais longas a partir da histria do feiticeiro Harry Potter, um bestseller mundial. Os romances, que inspiraram uma srie de lmes, correspondem a um mistura de contos de fadas com maravilhoso. http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/brancadeneve.html Neste site, o aluno poder observar como se d o encadeamento da estrutura de um conto de fadas. A partir deste site, voc poder apresentar projetos de leitura possveis de serem realizados alm de dar exemplos de outros j desenvolvidos anteriormente. portaldoprofessor.mec.gov.br/chaTecnicaAula.html?aula=21029 Neste link do Portal do Professor, o educador ter ao contedo bsico a ser trabalhado com seus alunos a respeito do conto maravilhoso de forma didtica atravs de atividades.

Filmes:
As crnicas de Nrnia - o leo, a feiticeira e o guarda-roupa de Andrew Adamson (adaptao da obra de C.S. Lewis). Durante uma brincadeira de esconde-esconde, quatro irmos encontram um guarda-roupa mgico que os leva ao reino encantado de Nrnia. Este lugar, habitado por animais falantes, anes, faunos, centauros e gigantes, que antes viviam em paz e harmonia, foi transformado pela terrvel Feiticeira Branca em um mundo eternamente sem vida. Com a ajuda do sbio e venerado Aslam, o Leo, as crianas se tornam reis e rainhas e levam Nrnia paz e felicidade novamente. Durao: 143 min. Peter Pan da Universal Picture. EUA, 2003. Imagine um mundo como voc nunca viu, onde voc nunca tem que crescer ou envelhecer. Este o mundo de Peter Pan os rudos das espadas de rivais lutando, a prancha rangendo do navio Jolly Roger, a sensao sem igual de voar e o poder mgico de um beijo escondido. Durao: 113 min. CEREJA, William Roberto, MAGALHES, Tereza Cochar. Portugus: Linguagens, 6 ano (5ed. reformulada). So Paulo: Atual,2009.

Unidade I:
Captulo 1 (p.12 a 23): O autor trar o tema conto em praticamente todo o captulo. Abordar, inclusive, a especicidade do maravilhoso, alm de fazer referncia s fbulas. Ele inicia o captulo com o conto A menina dos fsforos de Andersen, numa traduo de Monteiro Lobato. O conto poder dar incio tarefa de pesquisa dos elementos bsicos da narratividade encantamento. Refere-se aos descritores Identicar elementos bsicos da narrativa de encantamento e identicar e interpretar a moral da histria.

6o ano Ensino Fundamental

LNGUA PORTUGUESA

Captulo 2 (p.35 a 54): O autor trabalha, incessantemente, com a interpretao textual e xa, em muitos momentos, a correta ortograa de palavras que muitas vezes erramos. Refere-se aos descritores identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses e identicar e corrigir diculdades ortogrcas. Captulo 3 (p.55 a 67): O trabalho continua pautado pela interpretao textual, mas abre espao para reexes a respeito do dilogo, do enunciado, do discurso e da intencionalidade discursiva. O autor ainda trabalha ortograa (uso do h) e faz sugestes bem interessantes de atividades com os alunos. Refere-se aos descritores identicar a estrutura do dilogo e identicar e corrigir diculdades ortogrcas..

Unidade 2:
Captulos 1, 2 e 3: Nestes captulos, o professor encontrar o aparato gramatical para trabalhar os descritores sugeridos. O autor, a partir de textos e atividades interessantes, explora os conceitos de substantivo e adjetivo e refora a ideia do dilogo. Refere-se aos descritores: identicar a funo do substantivo... e reconhecer o valor expressivo do adjetivo. AZEREDO, Cristina. Projeto Eco: Lngua Portuguesa (1ed.). Curitiba: Ed. Positivo, 2009.

Unidade 3:
Captulo 1 (p.100 a 113): A autora inicia o captulo falando a respeito dos contos de fadas e de como ela foi levada a estud-los. Ela tece, ento, um pouco de sua trajetria como leitora e autora e, em seguida, apresenta pontos importantes a respeito das ideias que construram a histria dos contos de fadas associando-a (a histria) aos dias atuais. Refere-se ao descritor: identicar o uso do imaginrio e do ccional da narrativa em busca da retratao do mundo real. Captulo 2 (p.114 a126): A partir de diferentes verses da histria dos trs porquinhos, a autora trabalha a interpretao textual e as caractersticas prprias do texto narrativo. Refere-se ao descritor inferir o signicado de uma expresso Captulo 3 (p.127 a 142): Neste captulo, a partir do texto, a autora trabalha a escrita correta de palavras e sua colocao nas frases de acordo com o contexto. Refere-se ao descritor identicar e corrigir diculdades ortogrcas recorrentes. SARMENTO, Leila Lauar. Portugus: leitura, produo, gramtica (2ed.). So Paulo: Moderna, 2006.

Unidade 1:
Captulo 1(p.18 a 26): A autora, a partir de textos narrativos, apresenta a ideia de narrativa e de como uma narrativa construda, apontando seus elementos e oferecendo sugestes criativas de produo de texto. Refere-se ao descritor identicar os elementos bsicos da narrativa de encantamento.. RICHE, Rosa. Ocina de textos: leitura e redao 1(6ano). So Paulo: Saraiva, 1997.

Unidade 5:
Captulo 1(p.105 a 113): A autor inicia o captulo reetindo a respeito das histrias famosas dos contos de fadas. Assim, refere-se ao conto da Chapeuzinho Vermelho e apresenta ao leitor a verso de Chico Buarque de Holanda (Chapeuzinho Amarelo). Refere-se ao descritor identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses.. CEREJA, William Roberto, MAGALHES, Tereza Cochar. Portugus: Linguagens, 7ano (5ed.reformulada). So Paulo:Atual,2009.

10

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

Unidade 1:
Captulo 1 (p.22 a 24) Ainda que este livro no corresponda srie, nestas curtas pginas, o autor expe, atravs de exerccios muito interessantes, a gura do narrador e suas classicaes mais bsicas. Refere-se ao descritor: identicar elementos bsicos da narrativa de encantamento....

Interdisciplinaridade

Artes: O descritor Caracterizar os principais elementos visuais poderia ser trabalhado atravs da caracterizao dos principais elementos visuais presentes nesse gnero e da observao da sua relevncia para a construo do signicado do texto como um todo. O descritor Investigar denio de Artes Visuais, movimentos e leituras poderia ser trabalhado atravs da investigao da denio de Artes Visuais, movimentos artsticos, leitura de imagens e fazer artstico, associando-se a essa pesquisa as imagens dos contos trabalhados em sala. A partir da, se poderia incentivar a construo de um conto somente com imagens. Lngua Estrangeira: O descritor Reconhecer marcas lingusticas do registro coloquial poderia ser trabalhado atravs do exerccio de reconhecimento dos recursos lingusticos para a descrio de pessoas e elementos caracterizadores do conto fabuloso. O descritor Reconhecer as diferentes estratgias argumentativas poderia levar a uma proposta de comparao de contos em portugus com contos em lngua estrangeira, para que os alunos percebam os traos do gnero que se mantm, independentemente da lngua. Cincias: O descritor Elaborar propostas para preservao das espcies e ambientes ameaados poderia levar apresentao de trabalho em conjunto para a 1 semana de junho (Semana do Meio Ambiente/ Dia Mundial do Meio Ambiente), com a construo de questes voltadas para o meio ambiente como reciclagem, saneamento bsico, poda de rvores no bairro, o mosquito da dengue entre outras. Os prprios alunos trabalhariam na construo destas morais da histria, e poderiam expor seus resultados em forma de cartazes nos corredores da escola ou nas salas de aula. Histria: O descritor Desenvolver atitudes de respeito e tolerncia s diversidades culturais poderia ser trabalhado atravs da produo de contos ou amostras de lmes de fadas ou maravilhosos aps evento realizado a respeito da Diversidade cultural. Os alunos formulariam questes sobre os acontecimentos que se deram no evento, destacando as propostas trabalhadas como morais sobre o respeito mtuo. Um bom lme para ser discutido, nesse ponto, poderia ser O Jardim secreto de Agnieszka Jolland (ver seo Saiba mais), lme maravilhoso pelo destaque de uma estrutura voltada magia e que trabalha o respeito e a tolerncia entre as pessoas.

Sugesto de avaliao

Site:
http://downloud.rj.gov.br/documentos/10112/588340/DLFE-39108.pdf/exemplodeprovabrasilP9E.pdf Urubus e Sabis Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram do-r-mi-f, mandaram imprimir diplomas e zeram competies entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permisso para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada uru-

11

6o ano Ensino Fundamental

LNGUA PORTUGUESA

buzinho, instrutor em incio de carreira, era se tornar um respeitvel urubu titular, a quem todos chamam por Vossa Excelncia. Tudo ia muito bem at que a doce tranqilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A oresta foi invadida por bandos de pintassilgos, tagarelas, que brincavam com os canrios e faziam serenatas com os sabis...Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabis e canrios para um inqurito. Onde esto os documentos de seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. No haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente... No, assim no pode ser. Cantar sem a titulao devida um desrespeito ordem. E os urubus, em unssono, expulsaram da oresta os passarinhos que cantavam sem alvars... MORAL: EM TERRA DE URUBUS DIPLOMADOS NO SE OUVE CANTO DE SABI. ALVES, Rubem. Estrias de Quem gosta de Ensinar. So Paulo: Ars Potica, 1985, p.81-2. ______________________________________________________________________________ 000 IT_026230 No contexto, o que gera o conito : (A) a competio para eleger o melhor urubu. (B) a escola para formar aves cantoras. (C) o concurso de canto para conferir diplomas. (D) o desejo dos urubus de aprender a cantar. O professor pode incentivar que os alunos observem a moral da histria onde o autor chama a ateno para a questo da desvalorizao do conhecimento que no institudo. A partir da, o professor poder enfatizar a interpretao textual. A assemblia dos ratos Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroo na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem nimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito srio o caso, resolveram reunir-se em assemblia para o estudo da questo. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos lua. Acho disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino lhe atarmos um guizo ao pescoo. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a luminosa idia. O projeto foi aprovado com delrio. S votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse: Est tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoo de Faro-Fino? Silncio geral. Um desculpou-se por no saber dar n. Outro, porque no era tolo. Todos, porque no tinham coragem. E a assemblia dissolveu-se no meio de geral consternao. Dizer fcil - fazer que so elas! LOBATO, Monteiro. in Livro das Virtudes William J. Bennett Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308. ___________________________________________________________________ Na assemblia dos ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoo do gato foi (A) aprovado com um voto contrrio.

12

LNGUA PORTUGUESA

6o ano Ensino Fundamental

(B) aprovado pela metade dos participantes. (C) negado por toda a assemblia. (D) negado pela maioria dos presentes. O autor, atravs da moral da histria, chama a ateno do leitor para as limitaes de cada um, de cada grupo social, colocando em evidncia a coragem e a covardia como questes relativas dependendo das circunstncias.

Material de apoio ao professor

ARROIO, Leonardo. Literatura Infantil brasileira. So Paulo: Melhoramentos, 1990. Esta obra apresenta vasto repertrio de textos e contos que, certamente, podem ser trabalhados pelos professores de lngua em sala de aula. Contempla, principalmente, produes brasileiras oferecendo, acesso a conceitos e estruturas. Relaciona-se ao descritor: identicar o uso do imaginrio e do ccional da narrativa (...) BRANDO, Helena Maganime (org.). Gneros do discurso na escola. So Paulo: Cortez, 2000, v.5. A autora apresenta, a partir de textos especcos, os gneros discursivos aos quais se referem. Seu foco, para tanto, o universo escolar. Refere-se ao descritor: identicar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses(...). FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2004. Este livro se prope a tratar do estudo de narrativas. A partir de exemplos da literatura infantil, a autora expe mtodos e exerccios relevantes para o uso destas narrativas (de fadas e maravilhosas, entre outras,) em sala de aula. Relaciona-se ao descritor: identicar e interpretar a moral da histria. KOCH, I. Ler e compreender os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006. Esta uma obra que detalha o processo de leitura e de compreenso textual, utilizando-se de diferentes textos escritos por diversos autores de circulao social. O autor trata a respeito das muitas caractersticas da narrativa. Ele ainda analisa algumas obras, contemplando aspectos prprios dos contos em questo. Relaciona-se ao descritor: inferir o signicado de uma expresso a partir do contexto. PERRAULT, Charles. Contos e fbulas. Traduo e posfcio. Mario Laranjeira. 3.reim. So Paulo, Iluminuras, 2007. ( 221 p.) O livro dividido em quatro partes: Contos em versos (13-73 p.), Histrias ou contos de antigamente com moralidades (81-121 p.), O labirinto de Versailles ( 131-172 p.) e Outros contos em prosa e verso (175-187 p.). A tima diviso esquemtica e didtica permite ao professor selecionar os textos , segundo o nvel e entendimento da turma, considerando, ainda, o tipo de mensagem que veiculam. As histrias que compem O labirinto de Versailles, por exemplo, so curtas, precisas, que rendem um bom trabalho de (re)escritura da moral proposta. Todo esse captulo pode ser trabalho em uma nica aula (este serve, tambm, de material de apoio em sala de aula com os alunos). ZILBERMAN, Regina. Como e por que a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. A partir de um histrico a respeito da constituio da literatura infantil brasileira, a autora apresenta como o professor pode trabalhar as questes relacionadas literatura e por que to importante tornar os leitores conscientes das preciosidades que so os textos brasileiros para nosso contexto infantil. Relaciona-se praticamente a todos os descritores a serem trabalhados em leitura. www.users.rdc.puc-rio/imago/site/narrativa/.../pinna-propp.pdf Neste site, o professor encontrar referncias estruturais relevantes a respeito do conto maravilhoso, desenvolvidas por Vladimir Propp, que certamente contribuiro para a construo de suas aulas e aprofundamento do tema. www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/leitura/vladimirpropp.pdf Aqui, o professor encontrar um estudo renado a respeito da tipologia e da estrutura do conto maravilhoso, deixando claras as sutis diferenas em relao ao conto de fadas.

13

6o ano Ensino Fundamental


Saiba Mais
Vdeos:
http://www.youtube.com/watch?v=A2zcL8sa85s Durao: 6 partes de 7 min. Cinderela - TV Cultura

LNGUA PORTUGUESA

Aps a morte do pai, Cinderela passa a ser empregada de sua madrasta at o dia em que uma fada lhe aparece e lhe oferece a oportunidade de ir a um baile. Neste baile, o prncipe, dono da festa, se apaixona por Cinderela. Nas doze badaladas do relgio, Cinderela deve voltar a sua condio, mas perde no caminho seu sapatinho. O prncipe pede ento que todas as donzelas experimentem o sapato. O sapatinho serve apenas Cinderela que vira sua esposa. http://youtube.com/watch?v=00Nczymok&feature=related Durao: 6 partes de 10 min. Joo e Maria TV Cultura Joo e Maria so rfos de me, criados pelo pai e a madrasta em situao de misria. A madrasta, sugere ao pai, na falsa inteno de encontrar pessoas com melhores condies para criar os meninos, deix-los na oresta. Assim, o pai faz, com o corao na mo. As crianas vivem, a partir da, uma aventura. Encontram uma casa feita de chocolate e doces, uma velha cega e m, enfrentam a morte de perto e sobrevivem.

Sites:
www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html Neste site, tanto alunos quanto professores, tero acesso a jogos, passatempos e atividades interessantes de contos de fadas j bastante conhecidos socialmente. http://volubuef.tripod.com/page_maerchen.htm Neste site, o aluno encontrar materiais diversos voltados para os contos de fadas e maravilhosos. Entre estes materiais de pesquisa e estudo, ilustraes, textos completos dos contos dos Irmos Grimm e anlises literrias.

Livros:
PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histrias (traduo de Hildegard Feist). So Paulo: Companhia das letrinhas, 1998. H muitos e muitos sculos, crianas do mundo inteiro ouvem histrias de prncipes encantados, objetos mgicos, animais falantes, bruxas perversas e fadas maravilhosas. Esta obra apresenta 52 histrias ou contos, procedentes de 33 pases, oferecendo ao leitor viso abrangente dos temas mais populares nos cinco continentes.

14

Вам также может понравиться