Вы находитесь на странице: 1из 2

Candidatos Cmara Municipal

2 lia Mira
1 Carlos Pinto de S
Professor Universitrio Professora

3 Eduardo Luciano
Advogado

4 Joo Rogrigues

Tcnico Oficial de Contas Arquitecta Paisagista

5 Maria Fernandes

6 Lus Martins

Professor Universitrio

7 Ana Carvalho
Sociloga

Construir a mudana necessria


vora tem caractersticas nicas integrando essa mpar identidade que diferencia o Alentejo, como Regio, em
14 Carlos Ferreira
Deleg. Informao Mdica

Portugal e na Europa. Qualidade e diferenciao so factores determinantes para a afirmao de vora no contexto regional, nacional e internacional. vora cidade e concelho, municpio e freguesias tem imensas potencialidades econmicas, sociais, patrimoniais, culturais, ambientais e polticas que podem e devem garantir, a todos, melhores condies e qualidade de vida, progresso e justia social, desenvolvimento sustentado.

O contexto poltico, nacional e europeu, impem-nos condicionantes globalmente negativas mas com aspectos que podem e devem ser usados favoravelmente. 12 anos de gesto PS conduziram o Municpio ao desastre e runa onde avulta a falncia tcnica. Dvida: 75.000.000 Prazo pagamento: 590 dias Resultado Lquido Negativo em 2012: 11.000.000

8 Paulo Anjos

Instrutor de Automveis Bilogo

9 Pedro Costa

10 Sandra Cordeiro
Operria Fabril

11 Antnio Chaveiro 12 Ana Mestre


Operrio Fabril

Arquitecta Paisagsta

13 Fbio Cabao
Segurana Privado

Candidatos Assembleia Municipal

O que faz falta?


O que faz falta romper com esta poltica e com esta gesto do PS. O que faz falta uma nova poltica autrquica, um novo Governo Municipal de confiana centrado nos interesses colectivos de vora. O que faz falta uma nova maioria CDU, nica fora poltica que garante a mudana necessria! A CDU prope-se iniciar o caminho rumo a um objectivo ambicioso mas realizvel com empenhamento do Mu7 Alexandre Varela
Tcnico Superior

2 M. Clara Grcio

A CDU apresenta um Programa diferente, a concretizao de uma real alternativa poltica gesto PS.

1 Antnio Jara
Mdico

Professora Universitria Professor

3 Jorge Lourido

4 Duarte Guerreiro
Assistente Call Center

5 M. Helena Costa

Assistente Administrativa Assistente Operacional

6 Valter Lios

8 Margarida Almeida
Tcnica Superior

nicpio, das instituies e dos cidados: transformar vora, firmada nas razes identitrias, como uma nova referncia regional, nacional e internacional de prticas humanistas, de valorizao patrimonial, cultural e ambiental, de desenvolvimento sustentado, centrada na melhoria das condies, qualidade de vida e bem-estar de todos.

Um Programa

9 Lus Garcia

Programador Cultural

10 M. Lurdes Nobre 11 Joo Simas


Desempregada Professor

12 Lus Varela
Encenador

13 Joana Pastor Dias 14 Antnio Leiro


Designer Grfico

Professor Universitrio

15 Pedro Branco
Professor

para Mudar vora e para Cumprir!


A CDU, com este Programa, procura dar uma resposta no que depende do Poder Local e nas muito difceis condies em que o PS vai deixar a Cmara s preocupaes, s aspiraes e s necessidades das populaes e do concelho de vora. S uma grande votao e a vitria da CDU podem e vo garantir que este Programa que queremos o Programa das populaes, da cidade e do concelho seja aplicado para travar o declnio de vora, para iniciar um novo ciclo de afirmao e desenvolvimento de vora. Nas Eleies Autrquicas de 29 de setembro de 2013, s a concentrao dos votos na CDU, pode garantir a mudana certa e til que urge em vora.

Linhas Programticas

16 M. Elmina Lopes 17 M. Helena Zuber


Professora Universitria Professora

18 Jorge Lopes
Estudante

19 Jos Santos
Estudante

20 Sandra Caeiro
Professora

21 Jos Costa
Arquitecto

22 Ana Silva

Artes do Espectculo

Governo Municipal para o Concelho de vora

23 Isaura Rodrigues 24 Tiago Coelho


Assistente Social Estudante

25 Sara Potes
Arquitecta

26 Mouhaydine Tlemani 27 Maria Ilhicas


Professor Universitrio

Empregada de Escritrio Tcnico de Natao

28 Manuel Pinto

29 Elsa Matos

Assistente Tcnica

30 Ulisses Couvinha 31 Joaquim Soares


Msico Tcnico Indstrial

32 Maria Louro
Professora

33 Jos Safara

Empregado de Seguros

34 Lus Pereira
Tcnico Superior

35 M. Cu Rodrigues 36 Joaquim Ramalho


Enfermeira Professor

Juntos Conseguimos !
37 Joo Leiro
Escultor

38 Catarina Salgado 39 Rui Belo


Mdica Pediatra Designer

40 Ricardo Galhardo 41 Maria Bilou


Tcnico de Contabilidade Reformada

42 Celino da Silva
Socilogo

43 Bruno Reis
Electricista

VOTA

VOTA

VOTA

REVALORIZAR VORA COMO PATRIMNIO DA HUMANIDADE


Apostar no Centro Histrico
 Elaborar e aplicar, de uma forma participada, um Programa Integrado de Revalorizao e Animao do Centro Histrico (CH):  Definir e concretizar um programa anual de animao do CH;  Criar uma rede de cooperao entre entidades intervenientes no CH para estruturar, dar visibilidade e dinamizar a actividade econmica, cultural e turstica do CH e a ligao do CH com os bairros, o concelho e a regio.

 Assegurar o funcionamento regular e eficaz do Conselho Municipal de Educao chamando participao todos os agentes educativos e a comunidade.

Apostar nas ideias e na cincia


 Conceber, em parceria com a Universidade de vora e outras instituies, uma programao cientfica regular para o concelho;  Contribuir para a dinamizao do Parque de Cincia e Tecnologia do Alentejo, reforando o papel do Municpio na parceria;  Estudar a possibilidade de instalao de um Centro de Cincia Viva em vora;  A poiar e estimular a realizao de reu nies, encontros e congressos cientficos em vora.

RENOVAR O MUNICPIO, SERVIR VORA


Recuperar as finanas da Cmara
 Elaborar um programa de curto, mdio e longo prazo para a recuperao das finanas municipais que integre, nomeadamente:  Reorientao da poltica econmica e financeira do Municpio para a salvaguarda do interesse pblico;  Reorganizao municipal, no respeito pelos direitos dos trabalhadores e salvaguarda do emprego, orientada para eficcia, rigor e transparncia;  Resciso, preferencialmente por acordo, de compromissos e/ou contratos penalizadores do errio pblico;  Renegociao da dvida, em particular, quanto a montantes, prazos e juros, tomando a iniciativa de reviso do PAEL.

VORA, TERRITRIO DE CULTURA, EDUCAO E CINCIA


Cultura, pilar do desenvolvimento
 Definir um Plano Estratgico Cultural para o concelho, chamando participao todos os agentes scio-culturais e instituies locais e que pretende: P  reservar, dinamizar e divulgar o diversificado patrimnio local, incentivando e apoiando os criadores e investigadores;  Assegurar uma programao cultural regular e coerente, em parceria com os agentes culturais, apostando na formao e atraco de pblicos;  Qualificar (tendo em conta a escassez de recursos) e rentabilizar os equipamentos existentes;  Trabalhar para a criao de redes regionais de cultura.  A nimar os espaos patrimoniais com a participao dos agentes culturais, apostando na programao em rede;  Promover o artesanato e todas as expresses culturais ligadas s nossas razes culturais, s tradies e cultura populares;  Reclamar, junto do Poder Central, a instalao da Biblioteca Pblica de vora e do Arquivo Distrital num modelo integrado de equipamentos com salvaguarda da actividade de depsito legal;  Apoiar iniciativas culturais de grande qualidade j existentes e propor e promover novas iniciativas ncora de dimenso regional e nacional, em parceria com associaes, empresas e instituies da Regio.

INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO ECONMICO E O EMPREGO


 E xigir uma poltica e um programa na cional de desenvolvimento regional que aposte no desenvolvimento do Alentejo, orientando fundos comunitrios para o crescimento da economia alentejana e criando um sistema de incentivos regional ao investimento, instalao de novas empresas e criao de emprego;  Criar, a partir de um processo participativo aberto, um Conselho Econmico de estrutura flexvel que assegure espaos alargados de discusso e consensualizao de aces de dinamizao da economia local;  Apostar no turismo como uma das grandes potencialidades de crescimento e desenvolvimento, em particular, definindo, em parceria, uma estratgia e programas de dinamizao turstica para a cidade e concelho e interligados com o distrito e o Alentejo;  Apoiar a base econmica instalada, nomeadamente:  Criando um programa municipal de resposta rpida (mximo de 15 dias) s necessidades das empresas;  I ncentivando parcerias e redes entre empresas e outras instituies;  Propondo formas de cooperao entre o Municpio e as associaes representativas para apoio geral e para candidaturas a financiamentos.

 Promover um novo modelo de gesto do Parque Industrial e Tecnolgico de vora (PITE), com a participao das Associaes Empresariais, alterando o Regulamento, reduzindo o custo dos lotes, flexibilizando prazos e normas para facilitar os investimentos;  C oncretizar, em parceria com Associa es Empresariais e outras instituies, um Centro de Desenvolvimento Local de Ideias e Negcios;  I dentificar as potencialidades locais de desenvolvimento no espao rural de vora e estimular a constituio de fileiras econmicas diversas;  Reformular, em dilogo com os agentes e entidades envolvidas, os mercados de rua, dando particular ateno aos produtos regionais e locais, envolvendo os produtores e comerciantes, procurando valias tursticas e de atractividade;  Lanar um grande debate pblico sobre o futuro da Feira de S. Joo.

Beneficiar a rede viria, facilitar a mobilidade


 Intervir, na salvaguarda dos interesses de vora, nos processos de definio das redes regionais e nacionais de trfego rodovirio e ferrovirio;  Procurar, de uma forma faseada, concretizar a circular intermdia da cidade, atravs da construo de troos segundo as disponibilidades financeiras da autarquia;  Criar um plano concelhio para a mobilidade que d prioridade circulao e acessos a cidados com mobilidade condicionada;  Articular em rede as vias pedonais e ciclveis e proporcionar acessos seguros aos bairros.

 Incentivar e implementar aces de monitorizao e melhoria da qualidade do ar, em parceria com outras instituies;  Criar um centro de recursos materiais que assegure a reciclagem e reaproveitamento de materiais usados mas teis.

Assegurar a Higiene e Limpeza Pblicas


 Reorganizar os servios municipais de modo a retomar e garantir elevados nveis e padres de higiene e limpeza pblicas;  Definir prioridades para, conforme as restries financeiras, qualificar e dinamizar os espaos verdes do concelho.  Dinamizar a organizao de Fruns da Juventude que abordem diversos temas e apresentem propostas de aco.  I ncentivar a iniciativa e a criatividade dos jovens, propondo parcerias para concentrar recursos no apoio activo s ideias e projectos de jovens;  Contribuir para a fixao de jovens dando prioridade ao Centro Histrico:  Estudar a criao de um programa de apoio ao arrendamento, atentas as dificuldades financeiras, em parceria com proprietrios;  Contribuir para aumentar a oferta de residncias para estudantes.  Propor parcerias com empresas, escolas e outras instituies para programas de formao e estgios profissionais (no substitutos de postos de trabalho).

RETOMAR UM ORDENAMENTO E UM URBANISMO DE QUALIDADE


Planear para desenvolver
 Reavaliar os principais instrumentos de ordenamento do territrio:  Reavaliao dos traados rodo-ferrovirios no concelho, pugnando pela salvaguarda do interesse da cidade;  Conteno do permetro urbano da cidade e favorecimento de ocupao das zonas intersticiais;  Reposio dos mecanismos legais de perequao compensatria de forma a mais justamente repartir os encargos e benefcios do planeamento urbanstico e garantir autarquia o acesso a terrenos de uso pblico.  Estudar a criao de reas de Reabilitao Urbana, desenvolvendo projectos de reabilitao candidatveis a financiamento externo;  Agilizar os processos de licenciamento urbanstico, reduzindo os tempos de resposta.

Promover a participao numa gesto democrtica e aberta


 Implementar formas de auscultao das populaes e instituies, incentivando a participao nos processos de tomada de deciso municipal;  Criar formas de contacto directo e regular entre os eleitos e a populao;  Aprofundar a descentralizao para as freguesias, conferindo igual tratamento a todas independentemente da sua maioria poltica;  Informar sobre a actividade autrquica, prestando contas populao;  Defender e valorizar os trabalhadores da autarquia, garantir a auscultao e participao das estruturas representativas e fomentar a contribuio dos trabalhadores para uma melhor gesto pblica.

 Recuperar o prestgio de vora junto da UNESCO, elaborando o Plano de Gesto e Salvaguarda do CH, com defini o da Zona de Especial de Proteco, retomando e inovando as boas prticas de preservao e uso do patrimnio;  Fazer um levantamento dos edifcios e equipamentos devolutos ou sem uso consentneo, propondo, incentivando e/ou negociando novos usos;  Revitalizar o Mercado 1 de Maio em conjunto com os operadores e pequenos produtores;  Recolocar no Centro Histrico todos os servios municipais que ali possam ser adequados.

PRESERVAR O AMBIENTE, GARANTIR A SUSTENTABILIDADE


Defender a gua pblica de qualidade para todos
 Retomar o controlo estratgico do sistema de abastecimento de gua e saneamento em alta;  Renovar, conforme as disponibilidades financeiras, o sistema municipal pblico de gua e saneamento e reintegrar-lhe, havendo benefcios econmicos, componentes do sistema em alta;  L anar um programa de poupana e uso racional da gua;  Combater a tentativa do Poder Central de impor tarifas e taxas nacionais que pretendem garantir os lucros para a futura privatizao.

REVALORIZAR O DESPORTO
 Elaborar um Plano Estratgico para o Desenvolvimento Desportivo do concelho, chamando participao todos os interessados;  Promover a prtica desportiva, generalizar a actividade fsica:  L anar programas de promoo da prtica desportiva para todos;  Promover a divulgao de jogos tradicionais;  Promover a criao de novos circuitos de manuteno e espaos ldicos por todo o concelho e melhorar os j existentes;  Criar percursos pedonais ao longo de todo o concelho.  Apostar na formao e no apoio aos clubes e associaes;  Dinamizar e atrair para vora iniciativas desportivas de dimenso regional e nacional.

COMBATER AS DESIGUALDADES, REFORAR AS RESPOSTAS SOCIAIS


 Redinamizar a Rede Social do concelho, atribuindo-lhe novas funes, para que se assuma como plataforma de coordenao, cooperao, discusso e aco conjunta e integrada nas respostas sociais;  Criar, onde se justificar, Comisses Sociais de Freguesia articuladas com a Rede Social do Concelho;  L anar um Programa Integrado de Apoio Social:  Apoiar as instituies sociais e humanitrias para que possam alargar a capacidade de resposta, criar novas valncias, elaborar candidaturas a financiamentos;  P romover programas de combate ao isolamento de idosos;  Intervir para melhorar as condies de habitabilidade e para recuperar habitao degradada;  Procurar alargar os benefcios do Carto Social do Muncipe, integrando o Carto vora Solidria.  D efender o SNS universal, gratuito, de qualidade, denunciando e combatendo a reduo ou encerramento de servios de sade, em particular nas freguesias rurais;  Defender o novo Hospital Central Pblico para vora.

Qualificar a cidade, as vilas e aldeias


 Melhorar, definindo prioridades anuais face s dificuldades financeiras, a imagem urbana e os espaos pblicos dando prioridade obras pequenas e eficazes;  Rever o plano de circulao e trnsito da cidade, facilitando a mobilidade, o trfego e o estacionamento;  Inventariar e implementar um plano de gesto integrada do patrimnio imobilirio municipal, rentabilizando-o em favor da populao;

Valorizar o Patrimnio Concelhio


 Elaborar um Plano Integrado de Valorizao do Patrimnio Concelhio que permita articular os diversos e valiosos tipos de patrimnio (arquitectnico, monumental, arqueolgico, paisagstico, imaterial):  Lanar o Programa de valorizao patrimonial e turstico do Cromeleque dos Almendres, da Anta Grande do Zambujeiro e do Povoado Pr-histrico do Alto de S. Bento;  Criar o Museu Virtual de vora;  Elaborar, promover e divulgar um conjunto de rotas e circuitos tursticos, interligando os elementos patrimoniais do concelho, fomentando a complementariedade entre cidade e freguesias rurais.  P ropor a criao de circuitos tursticos temticos em parceria com outros municpios.

RENOVAR E REFORAR A PROTECO CIVIL E A SEGURANA


 Apoiar e propor uma colaborao estratgica com os Bombeiros Voluntrios de vora, atribuindo-lhes papel determinante na estrutura local de proteco civil;  Garantir o funcionamento regular, participado e eficaz da Comisso Municipal de Proteco Civil e da Comisso de Defesa da Floresta Contra Incndios;  Elaborar o plano de emergncia para o Centro Histrico;  Garantir o funcionamento regular, participado e eficaz do Conselho Municipal de Segurana que acompanhe e proponha medidas para aumentar a segurana dos cidados.

Educao, pedra basilar do futuro


 L utar por uma Escola Pblica de qua lidade que valorize os profissionais e promova a participao dos pais e da comunidade e pela manuteno das escolas das freguesias rurais, contributo fundamental para combater o despovoamento e o envelhecimento;  Promover, com a participao de escolas, pais e outras instituies, um plano anual de actividades na rea da educao, integrado e apostando na ligao escola/meio;  Qualificar, dependendo dos recursos disponveis, o Parque Escolar;  Apoiar ATL e Centros Ldicos, da rede pblica, em parceria com Associaes de Pais;

Colocar a Cmara ao servio das pessoas


 Avanar com um programa de desburocratizao dos servios e de reduo dos tempos de resposta a muncipes, empresas e outras instituies;  Reorganizar os servios municipais, com a participao de todos os trabalhadores com base numa cultura de servio pblico;  I mplementar um programa de modernizao e rentabilizao dos servios municipais, nomeadamente quanto a patrimnio, instalaes e equipamentos.

Apoiar a recuperao e o acesso habitao


 Elaborar o Plano Local de Habitao, instrumento estratgico municipal para a implementao de uma poltica integrada de habitao e reabilitao urbana;  Assegurar rendas sociais nas habitaes municipais compatveis com os rendimentos das famlias e reavaliar o papel da Habvora, EM;  Exigir a reduo do IMI para nveis compatveis com os rendimentos das famlias bem como a alterao da Lei das Rendas de modo a salvaguardar famlias de baixos rendimentos.

Preservar o ambiente e pugnar pelo desenvolvimento sustentado


 Definir um plano concelhio de preservao e promoo ambiental chamando participao as entidades interessadas e as populaes que, nomeadamente, identifique e actue sobre as principais fontes de poluio, salvaguarde o patrimnio paisagstico e os stios de interesse arqueolgico, defenda a revalorizao do espao rural;  Retomar a Agenda XXI Local, garantindo a participao e respeitando os projectos selecionados pela populao;  Criar um programa Carbono Zero que contribua para minimizar as alteraes climticas;

COLOCAR A JUVENTUDE NO FUTURO DE VORA


 Incentivar a participao dos Jovens nas polticas municipais:  Garantir o funcionamento regular do Conselho Municipal da Juventude;  Incentivar a participao das associaes juvenis, ou com interveno junto dos jovens, na definio de programas e projectos;

 Promover os produtos locais e regionais e apoiar o seu escoamento;

VOTA

VOTA

VOTA

Вам также может понравиться