Вы находитесь на странице: 1из 32

Apostila Laboratrio de Fsica II

Prof. Pablo Venegas Departamento de Fsica

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Experimento 1: Colises

Objetivo Verificar a Conservao Quantidade de Movimento Linear e a Conservao da Energia.


a) A conservao do momento linear e da energia cintica unidimensional. b) A conservao do momento linear e da energia cintica bidimensional. c) Em ambos os casos, verificar se a coliso e elstica ou inelstica. numa numa coliso coliso

Conservao da Quantidade de Movimento Linear


Se a soma das foras externas agindo sobre uma partcula (ou sistema de partculas) nula, ento o momento linear se conserva.

Conservao da Energia
Uma fora conservativa se no realiza nenhum trabalho resultante sobre um objeto numa trajetria fechada. Ex.: conservativa: fora da gravidade (subida e descida de uma bola), no conservativa: o mesmo caso mas com atrito do ar, por ex. Um sistema conservativo aquele em que somente foras conservativas (no dissipativas) realizam trabalho sobre o objeto.

A energia total de um sistema se conserva na ausncia de foras dissipativas.

Colises Elstica:
conserva a energia cintica e o momento.

Inelstica: O momento linear se conserva e a energia cintica aps a coliso


menor que a inicial. Dissipa-se energia. Se a coliso completamente inelstica as partculas grudam e dissipa-se o mximo de energia.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Montagem Experimental Parte A: Coliso unidimensional.


Cronmetros na posio gate medem o tempo de passagem das bandeirolas, que permite determinar a velocidade instantnea dos flutuadores.

0.3 m Bandeirola sem elstico

Bandeirola com elstico

Bandeirola

Lanar contra m2 com velocidade v1i.

O trilho deve estar nivelado e o compressor na posio 4

Figura 1: esquema de montagem do experimento.

Procedimento:
Seguindo a montagem da Figura 1, lance o flutuador 1 contra o flutuador 2, em baixa velocidade, mas suficiente para o flutuador voltar. O flutuador 2 dever estar inicialmente em repouso. O experimento dever ser efetuado inicialmente sem colocar massas adicionais no flutuador 2, nesse caso o momento do flutuador 1 dever ser completamente transferido ao flutuador 2 aps a coliso. Em seguida, devero ser adicionadas ao flutuador 2 as massas: 40, 60, 80, 100, 120, 140g. Mea os tempos de passagem das bandeirolas pelos cronmetros antes e depois da coliso. Com os tempos determine as velocidades instantneas dos flutuadores. Mea as massas dos flutuadores com bandeirolas e elsticos. Faa uma tabela com as velocidades iniciais e finais para cada flutuador e calcule as energias e os momentos lineares. Verifique se houve conservao do momento e da energia cintica. Repita o experimento anterior para o caso em que o flutuador 2 esta com 140gr adicionais e em lugar de lanar o flutuador 1 contra o 2, lance o 2 contra o 1. OBS: A velocidade inicial do flutuador 1 dever ser suficientemente grande como para que este possa voltar e passar novamente pelo cronmetro aps a coliso. Recomenda-se realizar o experimento uma nica vez devido a que difcil soltar o flutuador sempre com a mesma velocidade e, portanto, uma fonte de erro considervel.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

m1

m2

t1i

v1i

v2i

0 0 0 0 0 0 0

t1f

v1f

t2f

v2f

passagem pelo cronmetro e vi, as velocidades instantneas de cada flutuador.

Tabela Parte A: mi so as massas dos flutuadores, ti os tempos de

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Montagem Experimental Parte B: Coliso bidimensional.

Canho na posio horizontal

(Medida a partir da base da boca do canho)

Figura 2: Vista lateral. Esquema de montagem do canho de lanamento de projteis

Papel carbono para determinar o ponto de impacto da bola Cartolina Branca (fixar firmemente) Suporte

y
S1

1 2
Canho S2

Figura 3: Vista de cima. Montagem do canho, cartolina e papel carbono. Devero ser medidas as distncias Si e ngulos i.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Procedimento:
Seguindo a montagem das Figuras 2 e 3, voc dever determinar a quantidade de movimento inicial (da bola 1) e final (bolas 1 e 2, aps a coliso). Para determinar o momento linear, dever determinada a velocidade (v=S/t). S pode ser determinado como se mostra na Fig. 3 o tempo de vo usando t = 2h g ). Para isto proceda da seguinte maneira: fundamental fixar a cartolina firmemente na mesa para que o eixo no seja deslocado durante as medidas. Colocar encima da cartolina, e coincidindo com a posio de impacto das bolas, papeis carbono. Isto permitir determinar a distncia percorrida x. Para determinar o momento inicial, retire a bola 2 do sistema e dispare o canho, de maneira que a bola 1 siga uma trajetria retilnea. Com a distncia percorrida e o tempo de vo poder determinar a velocidade inicial. O canho deve sempre ser usado na posio horizontal e com a mola na posio de alcance mnimo. Com as marcas deixadas na cartolina poder ser definido o eixo central. Definir o ponto de coliso, que devera ser usado como origem do sistema de coordenadas. Para isto trace uma linha perpendicular ao eixo x que pase pelo centro do parafuso de suporte da bola 2, este ser o eixo y. Usando agora as duas bolas, provoque a coliso, mea o ngulo das trajetrias e as distncias percorridas aps a coliso, como mostrado na Fig. 3. (A parte superior do parafuso de apoio da bola 2, deve ser regulado de maneira que a sua ponta fique no nvel mais alto possvel, desde que a bola 1 no colida com ele. Faa testes soltando vrias vezes s a bola 1). Use os dados de cada coliso individual para calcular as mdias, desvios, etc. e verifique se h conservao da energia e momento.

Obs.: Repetir cada medida 5 vezes. O canho deve sempre ser usado na posio de mnimo alcance. h= Coliso no 1 2 3 4 5 mdias S1 S2 t= 1 2

S1

S2

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Experimento 2: Fora Centrpeta.


Objetivo - Verificar experimentalmente que a fora centrpeta que age sobre um objeto efetuando movimento circular uniforme diretamente proporcional a sua massa (M), ao quadrado da velocidade tangencial (v), e inversamente proporcional ao seu raio de giro (R):

M v2 2 Fc = = M R 2 = MR R T

Para isto devero ser realizadas 3 experincias. Para uma partcula em movimento circular uniforme: d) Variar o raio e manter a massa e velocidade constantes. e) Variar a velocidade e manter o raio e a massa constantes. f) Variar a massa e manter o raio e velocidade constantes.

Fora Centrpeta:
Chamamos de fora centrpeta fora necessria para manter uma partcula de massa m, em movimento circular uniforme. Ela sempre dirigida na direo radial e apontada para o centro da trajetria circular. Obs.: No devemos confundir fora centrpeta com fora centrfuga. Quando um corpo realiza uma trajetria curva, para um observador no solo (sistema de referncia inercial), o corpo est sendo submetido a uma fora centrpeta, que a que faz que o corpo no continue em linha reta, como indica a lei de inrcia da Newton. Entretanto, no sistema de referncia do corpo, que um sistema de referencia no inercial, o corpo (por exemplo uma pessoa dentro de um carro) sentira que est sendo acelerado na direo radial para fora. Esta fora, chamada tambm de pseudo-fora ou fora fictcia, j que s existe no sistema no-inercial, chamada de fora centrfuga.

Montagem Experimental:
Nivelamento da Base: Para uma correta execuo do experimento necessrio um perfeito nivelamento da base. a) Como mostrado na Figura 1, coloque uma massa de 275g num dos extremos da plataforma rotacional. Colocando o extremo com a massa sobre o p esquerdo da base, ajuste o nvel com o parafuso de nivelamento no p direito da base. b) Gire a plataforma rotacional em 90o e ajuste o nvel com o parafuso esquerdo, de acordo com a Figura 1B.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

A)
Plataforma rotacional Base

B)

Massa para nivelamento Ajustar este p primeiro

Parafusos para nivelamento

Figura 1: Nivelamento da base.

Haste central Haste lateral

Massa M efetuando movimento circular

Disco indicador

Polia Motor

Massa de Trao (m) com porta-maas

Figura 2: Montagem da plataforma rotacional:

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Suporte mvel da mola Cordas de sustentao Disco indicador

Massa M Anel indicador mvel

Suporte para adio de massas laterais

Plataforma rotacional

Figura 3: Detalhe do disco e anel indicador.

Como Determinar a Fora Centrpeta:


A fora centrpeta pode ser determinada usando a massa de trao: a) Colocar uma massa de trao, m, no porta-massas e ajustar o suporte da mola de maneira que a corda de sustentao de M fique completamente vertical. b) Ajustar o anel indicador de maneira que fique alinhado com o disco indicador. c) Retirar a massa de trao. Usando o motor acoplado a plataforma, a massa M posta em rotao e aumenta-se a velocidade de giro at o anel e o disco indicador estarem alinhados. Nesse instante a fora centrpeta, exercida pela mola, ser igual ao peso associado a massa de trao usada inicialmente.

Parte 1: Variando o raio e mantendo a massa M, a massa de trao e a velocidade


constantes ( Fc constante). a) Verifique que a massa M (Fig. 1) seja de aproximadamente 107g (isto , no devem ser usadas as massas laterais)

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

b) Use uma massa de trao de 20g e raios de 8, 10, 12 e 14 cm. c) Para cada raio, alinhe o disco e anel indicador para obter a fora centrpeta equivalente. d) Aps a retirada da massa de trao, acionar o motor e, para cada valor de r, aumentar a velocidade de rotao at o disco e o anel indicador estarem alinhados. e) Medir o tempo de 10 rotaes e com isso obter o perodo. Repetir a medida 5 vezes. f) Faa um grfico usando os valores do raio e do perodo. O que pode deduzir do resultado?

Parte 2:

Variando a massa de trao (equivalente a fora centrpeta) e mantendo

M e o raio constantes. a) Verifique que a massa M (Fig. 1) seja de aproximadamente 107g (isto , no devem ser usadas as massas laterais) b) Use massas de trao de 20, 40, 60 e 80g e raio de 13cm. c) Para cada caso, alinhe o anel indicador para obter a fora centrpeta equivalente. d) Aps retirada a massa de trao, acionar o motor e, em cada caso, aumentar a velocidade de rotao at o disco e anel indicador estarem alinhados. e) Medir o tempo de 10 rotaes e com isso obter o perodo. Repetir a medida 5 vezes. g) Faa um grfico usando os valores da fora centrpeta e perodo (1/T2). O que pode deduzir do resultado?

Parte 3:
constantes.

Variando a massa em rotao, M, e mantendo a massa de trao e o raio

a) Use uma massa de trao de 50g e raio de 13cm. b) Agora dever ser variada a massa M adicionando discos nas suas laterais. Use inicialmente a massa original M=107g e logo M+50g e M+100g. c) Aps a retirada a massa de trao, acionar o motor e, para cada massa, aumentar a velocidade de rotao at o disco e anel indicador estarem alinhados. d) Medir o tempo de 10 rotaes e com isso obter o perodo. Repetir a medida 5 vezes. h) Faa um grfico usando os valores da massa em rotao e o perodo. O que pode deduzir do resultado?

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

Experimento 3: Momento de Inrcia

Objetivo: Determinar o momento de inrcia de:


a) Uma partcula b) Um disco c) Um disco em relao a um eixo paralelo ao eixo que passa pelo centro de massas.

Momento de Inrcia:

O momento de inrcia, ou inrcia rotacional, uma medida da resistncia que um corpo oferece ao movimento de rotao. Ou seja, o anlogo rotacional da massa no movimento linear.

Para um sistema de i partculas com coordenada de posio r (em relao ao eixo de rotao) e massa M, o momento de inrcia definido como:
2 1 I = M i ri , i 2

sendo que para o caso de termos um corpo contnuo, deve ser escrito como:
2 1 I = M i ri dr 2

Teorema dos Eixos Paralelos:

A inrcia rotacional em relao a um eixo que paralelo ao eixo que passa pelo centro de massas do corpo dada por:

I = I CM + Md 2
Onde ICM o momento de inrcia em relao ao centro de massas e d a distncia daquele eixo ao centro de massas

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

10

Momentos de Inrcia:
Partcula:

1 I = M R2 2
1 I = M R2 2
(Em relao a um eixo que passa pelo centro de massas do

Disco:

disco note que independe da espessura do disco).

Nivelamento da Base:
A base deve estar perfeitamente nivelada. Para isto deve ser seguido o mesmo procedimento usado no experimento da fora centrpeta. Entretanto, o nivelamento deve ser feito usando o disco no extremo da plataforma giratria, como na Figura 3, em lugar da massa quadrada de 275g

Como Medir o Momento de Inrcia:

Usando alguma das montagens para os sistemas rotacionais mostrados nas Figuras 1, 2 e 3, o momento de inrcia pode ser medido da seguinte maneira: 1. Como mostrado nas figuras, enrole na polia de raio r um fio de comprimento tal que a massa de trao m, amarrada no extremo livre do fio, possa cair por uma distncia de 50cm. 2. Fixe os pontos de incio e fim do trecho onde ser medido o tempo. 3. Para massas de trao de 10, 20, 30 e 40g, soltar a massa e medir o tempo de queda (para efeitos de clculo dever adicionar massa de trao a massa do porta massas). Com o tempo de queda e a altura, poder determinar a acelerao (h=1/2 at2). 4. Faa um grfico da massa de trao (m) versus a acelerao (a) e obtenha o momento de inrcia do sistema usando a frmula (vide apndice):

m=

C C I a + 2 g2 g r

onde g a acelerao da gravidade, que se supe conhecida, C uma constante e I o momento de inrcia, que devero ser determinados do grfico.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

11

5.

O momento de inrcia medido no item anterior, logicamente o momento de inrcia do conjunto sistema rotacional mais objeto (partcula ou disco). Para obter o momento de inrcia do objeto, devemos ento medir o momento de inrcia s do sistema rotacional e subtra-lo do obtido no item 4. Para tal, retire os objetos correspondentes (partcula ou disco) do sistema rotacional e faa as medidas de tempo da seguinte maneira:
Para o sistema rotacional sem plataforma rotacional use massas de: 1, 3, 5, 7, 9 g (para massas maiores o tempo de queda muito curto) Para o sistema rotacional com a plataforma rotacional use massas de: 10, 20, 30 e 40g

6.

Como no item 4, o momento de inrcia do sistema rotacional dever ser determinado a partir do grfico m vs a. Repetir cada medida 5 vezes No esquea de medir as massas, raios e d.

7. 8.

9. Compare com o resultado terico.

1. Momento de Inrcia de uma Partcula Montagem Experimental:


Partcula de massa M R Plataforma rotacional

Polia de raio r Sistema rotacional Porta-massas com massa de trao (m)

Altura de queda h=50cm

Fig. 1:

Montagem para medida do momento de inrcia de uma partcula.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

12

2. Momento de Inrcia de um disco Montagem Experimental:


R Disco

Polia de raio r m=massa de trao+ porta-maas Base nivelada

Fig. 2:

Montagem para medida do momento de inrcia de um disco.

3. Momento de Inrcia de um Disco com Eixo de Rotao Fora do CM

Montagem Experimental:
R d Plataforma Rotacional

Suporte disco Disco de massa M Polia de raio r

Base nivelada

m = Massa de trao + porta-maas

Fig. 3:

Montagem para medida do momento de inrcia de um disco.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

13

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

14

Apostila Lab. Fis. II do Prof. J. A. Xavier

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

15

Experimento 4: Oscilaes - Pndulo Simples e Pndulo Fsico


Objetivo:
d) Mostrar que o perodo de um pndulo simples independente da massa e diretamente proporcional a

l . g I0 . mgd

e) Mostrar que o perodo de um pndulo fsico e proporcional a f) Em ambos os casos, determinar a acelerao da gravidade.

Movimento Harmnico:
Um tipo comum e importante de movimento oscilatrio (ou peridico) o movimento harmnico simples, que definimos da seguinte maneira:

Um corpo realiza movimento harmnico simples se a sua coordenada varia senoidalmente com o tempo. Nesta situao, a acelerao de um corpo proporcional e tem direo oposta do deslocamento.

Pndulo Simples:
Para pequenos ngulos de oscilao, o perodo (T) de um pndulo simples dado por:

T = 2

l g

Sendo l o comprimento do pndulo e g a acelerao da gravidade.

Pndulo Fsico:
Para pequenos ngulos de oscilao, o perodo (T) de um pndulo fsico dado por:

T = 2

I0 mgd

Sendo m a massa do corpo e d a distancia do eixo de oscilao ao Centro de Massas. O momento de inrcia tal que:

I 0 = I CM + md 2
Sendo ICM o momento de inrcia do centro de massas.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

16

Momento de Inrcia de uma Barra Cilndrica:


1 1 I = m R 2 + mL2 4 12
Em relao a um eixo transversal que passa pelo centro de massas, sendo R o raio e L o comprimento da barra. Para L>>R, o primeiro termo pode ser descartado.

Procedimento Experimental:

Pndulo Simples:
1. 2. 3. 4. Usando a montagem da Figura 1 e uma massa m=100g, mea o perodo de oscilao do pndulo para 6 comprimentos, l, diferentes. Repetir a medida do perodo 4 vezes para cada comprimento. Como as frmulas do perodo so vlidas para pequenos ngulos de oscilao, no esquea de usar o menor ngulo possvel. Graficar T2 em funo de l e determinar o valor de g. Repita o experimento para m=500g, usando os mesmos comprimentos dos itens anteriores e mostre que o perodo no depende da massa.

m Figura 1: Pndulo simples de comprimento l e massa m.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

17

Pndulo Fsico:
1. 2. 3. 4. Usando a montagem da Figura 2, prenda a barra ao suporte usando uma presilha colocada a uma distncia d do centro de massas. Colocando a presilha a uma distncia d=3cm do centro de massas, faa a barra oscilar para um ngulo pequeno e mea 4 vezes o perodo de oscilao. Repita o procedimento para valores de d que aumentam de 3 em 3 cm. Grafique T2 em funo de I0/d e determine o valor de g. Voc devera calcular o momento de inrcia, I0, atravs da frmula, para cada valor de d.

Presilha

CM

d L

Figura 2:

Pndulo fsico oscilando em torno de um eixo a uma distncia d do Centro de massas.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

18

Experimento 5: Molas
Objetivo: Demonstrar experimentalmente a lei de Hooke e determinar a
constante elstica atravs dos mtodos dinmico e esttico de:
2 molas, cada uma individualmente 2 molas em srie 2 molas em paralelo Comparar o resultado obtido experimentalmente com o terico, para molas em srie e paralelo.

Lei de Hooke: F = - kx
Onde k a constante elstica e x o deslocamento.

k Equivalente:
Para Molas em Paralelo (Keq):
Para 2 molas: Para 3 ou mais molas a frmula anloga.

Keq = k1 + k2

Para Molas em Srie (Keq):


Para 2 molas:

Keq =
Para 3 ou mais molas a frmula anloga.

k1 k 2 k1 + k 2

Oscilador Harmnico:
O perodo dado por:

T = 2

m k

m=massa da partcula.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

19

Como Determinar a Constante Elstica de uma Mola:


a. Mtodo Esttico: Baseia-se na lei de Hooke
Usando a montagem da Figura 1a, coloque uma massa m no extremo da mola e mea o deslocamento x em relao ao ponto de equilbrio (mola sem massa). Repita o procedimento para massas de 20, 40, 60, 80, 100g. Determine a constante da mola fazendo um grfico do peso associado massa m, vs. o deslocamento, x. Para uma associao de molas em srie ou paralelo a montagem a apresentada nas Figuras 1b e c e o mtodo a seguir o mesmo.

b. Mtodo Dinmico: Oscilador Harmnico


Seguindo a montagem da Figura 1a, coloque uma massa no extremo da mola. A partir do ponto de equilbrio do sistema mola+massa, provoque um pequeno deslocamento (por exemplo, 1 cm), solte e deixe oscilar. Mea o tempo (t) de 10 oscilaes e dai obtenha o perodo (T). Mea o tempo 3 vezes para massas de 20, 40, 60, 80, 100g. Obtenha a constante elstica fazendo um grfico de T2 em funo de m. Para uma associao de molas em paralelo ou em srie a montagem a apresentada nas Figuras 1b e c e o mtodo a seguir o mesmo.

Figura 1:
a)

a) Lei de Hooke, b) 2 molas em paralelo, c) 2 molas em srie.

b)

c)

Ponto de Equilbrio

F = -kx L id H

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

20

Tabelas Mtodo Esttico:


Mola 1 m (g) x (cm) Mola 2 m (g) x (cm) 2 molas em Paralelo m (g) x (cm) 2 molas em Srie m (g) x (cm)

Tabelas Mtodo Dinmico:


Mola 1 m (g) t (s) tmdio (s) T (s) Mola 2 m (g) t (s) tmdio (s) T (s) 2 molas em paralelo m (g) t (s) tmdio (s) T (s) 2 molas em srie m (g) t (s) tmdio (s) T (s)

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

21

Experimento 6: Esttica dos Fluidos


Objetivo:
Demonstrar experimentalmente:

Que a presso exercida por um fluido sobre um corpo varia linearmente com a profundidade, como O princpio de Pascal

p= g h.

Presso:
Quando um corpo est imerso num fluido, o fluido exerce em cada ponto do corpo, uma fora perpendicular superfcie. Esta fora (F) do fluido por unidade de rea (A) da superfcie a presso:

p=

F A

(1)

Presso em Funo da Profundidade:


Consideremos um fluido esttico num recipiente. A pesar da presso de um fluido esttico ser a mesma para uma determinada profundidade, a presso varia com a altura, devido ao peso do fluido, como:

pman = g h

Presso manomtrica

(2)

Se o recipiente for aberto e em contato com a atmosfera, deveremos tambm levar em considerao a presso atmosfrica. Neste caso a presso total pode ser escrita como:

p = patm + pman

Presso absoluta

(3)

Sendo patm a presso atmosfrica, a qual varia com a altura (y) de acordo com:

patm = p0 e ay

Presso atmosfrica

(4)

onde p0 a presso atmosfrica no nvel do mar.

Principio de Pascal:
A presso aplicada a um fluido esttico incompressvel fechado, se transmite igualmente em todas as parte do fluido.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

22

Presso em funo da profundidade:


Usando a montagem da Figura 1, proceda da seguinte maneira: Coloque o painel hidrosttico (Figura 2) de tal maneira que a escala esteja tocando o fundo do recipiente e preencha o becker com gua at o zero da escala. Abra a pina e verifique que as duas colunas de mercrio do manmetro esto na mesma altura. Feita a verificao, feche a pina. Em alguns manmetros, mesmo regulando a altura com os ps, no possvel igualar as duas colunas. Neste caso mea a diferena de altura inicial entre as duas colunas e subtraia da diferena de altura correspondente a cada medida. Acrescente gua no recipiente de 1/2 em 1/2cm e mea a diferena de altura, h, entre as colunas de mercrio. Usando h e que em Bauru a presso atmosfrica de 945,5mbar, calcule a presso manomtrica e a presso absoluta. Faa um grfico da presso absoluta vs h. Movimente lentamente o becker e verifique que em diferentes pontos do fluido a presso igual.

Procedimento experimental:

Pina

Manmetro Escala

Becker com gua

Figura 1: Detalhe do Painel hidrosttico.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

23

Princpio de Pascal: Procedimento experimental:


Usando o painel hidrosttico da Figura 2:

Nivele o painel de maneira que todas as colunas de mercrio dos manmetros 1, 2 e 3, estejam na mesma altura. A entrada E deve estar sempre fechada, se por algum motivo ela for aberta, ela dever ser sangrada para eliminar bolhas de ar.. Abra as entradas de ar a, b e c e regule a altura da mangueira (ou artria) de maneira que as duas colunas de mercrio dos manmetros estejam na mesma altura. Suba a altura da mangueira e verifique quanto mudou a altura em cada manmetro, elas devem ser iguais. Acrescente gua com a seringa e verifique que a variao de altura em todos os manmetros a mesma.

Figura 2: Painel hidrosttico.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

24

Experimento 7: Dilatao Linear de Slidos


Objetivo: Achar experimentalmente o coeficiente de dilatao trmica do Alumnio, Cobre e Ao. Dilatao Trmica:
Os slidos normalmente dilatam-se quando so aquecidos. Se uma barra de comprimento L0, a temperatura T0, tem a sua temperatura acrescida em T, o seu comprimento ser acrescido em L. Se o aumento no comprimento no for muito grande, L ser diretamente proporcional a T, de forma que:

L = L0 T
Onde o coeficiente de dilatao linear.

Montagem Experimental:
a)
Tubo Metlico Omhmetro Usar escala 200k Aquecedor Mangueira ligada boca do tubo

Relgio comparador

Termistor

b)

Brao de apoio

Pino de ao

Agulha do relgio

Apoio

Parafuso

Figura 1: Vista lateral (a) e superior (b) do tubo, ohmmetro, relgio comparador e
aquecedor.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

25

Anel externo mvel

Parafuso de fixao do anel Brao de apoio

Figura 2: Cada volta do ponteiro grande 1 mm. O ponteiro pequeno indica quantas voltas efetuou o ponteiro grande. Soltando o parafuso de fixao, possvel girar o anel externo, permitindo ajustar o zero da escala com a posio inicial do ponteiro do relgio.

Brao de apoio

Pino

Figura 3: Medir o comprimento do tubo, frio (temperatura ambiente), desde a parte


interna do pino at a parte interna do brao de apoio.

Fio do termistor Tubo Parafuso

Figura 4: Para trocar os tubos, o fio do termistor deve ser


desparafusado.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

26

Como Determinar a Constante de Dilatao linear


Seguindo a montagem da Figura 1, mea o coeficiente de dilatao de 3 tubos, ao, alumnio e cobre. Para isto, proceda da seguinte maneira: Como medir: Estando o tubo frio: a) mea o comprimento do tubo, L0, de acordo com a Figura 3 e b) ligue o omhmetro na escala de 200 k e mea a temperatura inicial. Zerar o relgio comparador, isto girar o anel externo de maneira que o zero coincida com o extremo da agulha. Ponha litro de gua no aquecedor, ligue a mangueira do aquecedor no extremo do tubo, como mostrado na Figura 1, e ligue o aquecedor na posio 8. Uma vez que a gua estiver em ebulio e o vapor comear a passar pelo tubo, observe o relgio comparador (Fig. 2) e mea quando o comprimento parar de aumentar. Se esperar muito tempo ver que o comprimento comea a diminuir j que o prprio relgio comea a esquentar. Voc dever pegar o valor mximo que o relgio indicar. O termistor demora para atingir o equilbrio, ento voc dever esperar um certo tempo at ele atingir a resistncia mnima. Espere alguns instantes at o valor da resistncia estabilizar completamente. Ou seja, os valores que devem ser levados em considerao so o mximo valor do comprimento e o mnimo de resistncia, embora no aconteam simultaneamente. Repita o procedimento para os outros tubos. Cada medida deve ser feita uma nica vez. Para efetuar a troca de tubos, siga o procedimento indicado na Fig. 4.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

27

Valores tabelados do coeficiente de dilatao: 10-6 / K 10,1 25,5 16,8

Material Ao: Alumnio: Cobre:

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

28

Experimento 8: Calor Especfico de Slidos


Objetivo: Achar experimentalmente o calor especfico do Alumnio, Cobre e Chumbo.

Como Determinar o Calor Especfico


O calor especfico a quantidade de calor necessrio para aumentar a temperatura de um grama de uma determinada substncia em 1oC. Pode ser definido atravs da frmula:

Q = m c T
sendo Q o calor, m a massa da substncia, c o calor especfico e T a temperatura. Sabemos que o calor especfico da gua 1 cal/goC. Medindo a variao de temperatura da gua e a sua massa, podemos saber qual foi o calor necessrio para aumentar a sua temperatura em T. Como podemos usar esta informao para determinar o calor especfico de um slido? Usando um recipiente isolado, com gua, chamado comumente de calormetro. Se inserirmos a amostra quente na gua do calormetro e medirmos a temperatura inicial e final da gua, saberemos quanto calor foi absorvido pela gua e quanto cedido pelo slido. Conhecendo o calor absorvido pelo slido, a sua massa e temperaturas inicial e final, podemos saber o seu calor especfico.

O procedimento a seguir o seguinte:


1. Mea a massa do calormetro vazio e seco, calormetro + gua (suficiente para cobrir as amostras), e das amostras metlicas de cobre, chumbo e alumnio. 2. Preencha o calormetro, Fig. 1, com gua da torneira e mea a temperatura. 3. Preencha de gua o aquecedor, Fig. 2, at mais ou menos a metade e aquea at ferver, logo desligue. Use o aquecedor na posio 8. 4. Amarre a amostra com um barbante e coloque-a na gua quente por alguns minutos, o suficiente para ela atingir a temperatura de ebulio da gua (aproximadamente 100oC). 5. Retire a amostra do aquecedor e coloque-a, aps secar, no calormetro, sem tocar as paredes. 6. Mea a temperatura final da gua do calormetro. 7. Com a temperatura inicial e final da gua do calormetro, a sua massa e o valor do calor especfico, voc dever ser capaz de determinar o calor Q absorvido pela gua. 8. Usando o valor para o Q obtido acima (o calor Q cedido pela amostra igual ao absorvido pela gua), a massa da amostra e a sua diferena de temperatura (suponha a temperatura inicial da amostra como sendo 100oC, que a temperatura aproximada da gua em ebulio), calcule o calor especfico da amostra metlica. 9. Repita o procedimento para as trs amostras.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

29

Colocar montagem com o termmetro

Figura 1: Calormetro

Figure 1

Figura 2: Aquecedor

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

30

Bibliografia:

1. Fsica de Resnick, Halliday e Krane, Ed. Livros Tcnicos e Cientficos, 2. Curso de Fsica Bsica - H .M. Nussenzveig, Ed. Edgar Blucher.

Prof. Pablo Venegas 18/8/2008

31

Вам также может понравиться