Вы находитесь на странице: 1из 120

2

Mdulo
Preveno e Tratamento

A contextualizao sociocultural da droga apresenta uma multiplicidade de fatores que envolvem essa temtica. Para se elaborarem aes de preveno e tratamento, necessrio ampliar o olhar sobre esta temtica e propor abordagens que considerem os diferentes aspectos nela envolvidos. fundamental perceber a importncia dos laos comunitrios para a integrao e fortalecimento de programas sociais na preveno do uso de drogas.

Unidade

05
Ftima Bchele* Dborah Domiceli de Oliveira Cruz

LCOOL E OUTRAS DROGAS: SEUS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

Nesta Unidade, voc poder conhecer um pouco da contextualizao sociocultural do uso de drogas. As temticas abaixo so a base do seu estudo: as drogas na histria da humanidade; a cultura moderna e o papel das drogas; e a cultura comunitria e possveis projetos de preveno.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

99

Uma abordagem histrica das drogas


O consumo de substncias psicoativas um fenmeno que sempre existiu em todas as culturas humanas. As caractersticas desse consumo vm se modificando significativamente nas ltimas dcadas, colocando em risco a vida de muitas pessoas, tornando-se mais um dos fatores do reflexo das transformaes das nossas condies sociais e culturais. Na histria da humanidade, h inmeros registros evidenciando o uso de drogas no cotidiano. As drogas, na Antiguidade, j eram utilizadas em cerimnias e rituais para se obter prazer, diverso e experincias msticas (transcendncia). Os indgenas utilizavam as bebidas fermentadas lcool em rituais sagrados e/ou em festividades sociais. Os egpcios usavam o vinho e a cerveja para o tratamento de uma srie de doenas, como meio para amenizar a dor e como abortivo. O pio era utilizado pelos gregos e rabes para fins medicinais, para alvio da dor e como tranquilizante. O cogumelo era considerado sagrado por certas tribos de ndios do Mxico, que o usavam em rituais religiosos, induzindo alucinaes. Os gregos e romanos usavam o lcool em festividades sociais e religiosas. Ainda hoje, o vinho utilizado em cerimnias catlicas e protestantes, bem como no judasmo, no candombl e em outras prticas espirituais (BUCHER, 1992). A utilizao das drogas no representava, em geral, uma ameaa sociedade, pois seu uso estava relacionado aos rituais, aos costumes e aos prprios valores coletivos e, de certa forma, no se sabia dos efeitos negativos que elas poderiam causar. Os estudos cientficos eram inexistentes e esse uso foi raramente sendo percebido como ameaadores ordem social constituda, exceto durante o perodo da caa aos herticos e s bruxas (ESCOHOTADO, 1994).
Foi somente no final do sculo XIX e incio do sculo XX, com a acelerao dos processos de urbanizao e industrializao e com a implantao de uma nova ordem mdica, que o uso e abuso de vrios tipos de drogas passaram a ser problematizados. Assim, seu controle

Voc pode aprofundar seus conhecimentos sobre esta temtica lendo o artigo As drogas e a histria da humanidade, de Henrique Soares Carneiro, publicado na Revista Dilogos (ano 6, n. 6, nov. 2009), que est disponvel em: <http://site.cfp. org.br/wp-content/ uploads/2012/03/ revista_dialogos06. pdf>.

100

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

passou da esfera religiosa para a da biomedicina, inicialmente, nos grandes centros urbanos dos pases mais desenvolvidos do Ocidente (MACRAE, 2007).

Ao longo desses ltimos trinta anos, os efeitos do lcool e de outras drogas ficaram mais conhecidos. Em consequncia disso, os problemas foram sendo identificados de maneira mais expressiva. A partir desse processo, um novo contexto surgiu e com ele novas formas de uso e abuso. As substncias psicoativas passaram, atualmente, de exticas e fascinantes para o carter de mercadoria. Esse problema complexo e exige enfoque multidisciplinar de sade pblica, pois o seu consumo ultrapassa os aspectos legais, jurdicos e sociais. Configura-se como caracterstica da sociedade contempornea e est a para ser estudado, de forma clara, por diferentes setores sociais. Na atualidade, diferentes tipos de substncias psicoativas vm sendo usados com/em uma gama de finalidades que se estende tanto do uso ldico, com fins prazerosos no desencadeamento de estado de xtase, como para o uso mstico, curativo, ou outros. A experimentao dessas substncias cresce, de forma consistente, em todos os segmentos do Pas. Dados do Escritrio das Naes Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) apontam que, no mundo todo, cerca de 200 milhes de pessoas quase 5% da populao entre 15 e 64 anos usam drogas ilcitas, pelo menos, uma vez por ano. Dentre elas, a mais consumida no mundo a maconha. Os Levantamentos Domiciliares realizados em 2001 e 2005 pela Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com o Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas (CEBRID), mostram a evoluo do consumo das drogas mais usadas. As pesquisas envolveram entrevistados das 107 cidades com mais de 200 mil habitantes do Brasil.

A questo de licitude ou ilicitude das substncias que alteram o comportamento humano no algo trivial. Pode-se partir para o vis legalista e determinar que lcito e ilcito aquilo que a legislao considera que o seja. Leia mais sobre essa questo em: <http://portal. saude.gov.br/ portal/arquivos/ multimedia/adolescente/drogas2. swf>.

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

101

Quadro 1 | Drogas mais usadas: percentual de uso na vida


Drogas lcool Tabaco Maconha Solventes Orexgenos* Benzodiazepnicos Cocana Xaropes (codena) Estimulantes 2001
68,7 41,1 6,9 5,8 4,3 3,3 2,3 2,0

2005
74,6 44,0 8,8 6,1 4,1 5,6 2,9 1,9

1,5

3,2

* Orexgenos so medicamentos que estimulam o apetite.

Fonte: CEBRID (2002; 2006).

Em nossa sociedade, observa-se que a grande maioria da populao faz uso de algum tipo de substncia lcita, como lcool, tabaco e medicamentos com finalidades diferentes (aliviar a dor; baixar a ansiedade; reduzir a sensao de cansao, de depresso; obter prazer; entre outras). Das substncias de uso ilcito, a maconha, a cocana e os solventes so as mais utilizadas. Embora as sociedades apresentem diferenas culturais em relao utilizao e s finalidades do lcool e outras drogas, essas substncias apresentam algumas funes presentes em todos os lugares: elas oferecem a possibilidade de alterar as percepes, o humor e as sensaes (BUCHER, 1992).

A cultura moderna e o papel das drogas


Uma sociedade focada no consumo, na qual o importante o ter e no o ser, e a inverso de crenas e valores gera desigualdades sociais,

102

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

favorece a competitividade e o individualismo e no h mais certezas religiosas, morais, econmicas ou polticas. Esse estado de insegurana, de insatisfao e de estresse constante incentiva a busca de novos produtos e prazeres nesse contexto, as drogas podem ser um deles. Dessa forma, segundo Birman (1999) e Conte (2001), as drogas inseremse no movimento social da nossa cultura. Algumas delas, no entanto, so incorporadas em nossa cultura a ponto de no serem consideradas como drogas. O lcool e o tabaco, por exemplo, so drogas legalmente comercializadas para maiores de idade e aceitas pela sociedade. O lcool faz parte tanto das festividades sociais quanto da economia. Essa aceitao determinada, em geral, por valores sociais e culturais. Quando propomos aes e intervenes em situaes relacionadas ao uso abusivo de lcool e de outras drogas, em nossa comunidade, precisamos entender a relao entre o homem, a droga e o ambiente; ou seja, o contexto sociocultural onde isso acontece deve receber uma ateno diferenciada.

O papel da famlia, das culturas e das religies


Famlia
Afamlia unidade bsica dasociedadeformada porindivduoscom ancestraisem comum ou ligados por laosafetivos. Latimfamulus= que serve, lugar em funo de. Latimfaama= casaLatim; famulo= do verbo facere, a indicarque faz, que serve.

A famlia a primeira referncia da pessoa, como uma sociedade em miniatura. na famlia, mediadora entre o indivduo e a sociedade, que aprendemos a perceber o mundo e a nos situarmos nele. Ela pode ser responsvel por nossa formao pessoal, porm no a nica.
A famlia e a influncia cultural so fatores importantes na determinao do padro do uso e consumo do lcool e outras drogas. H vrias evidncias de que os padres culturais tm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo (BUCHELE; MARQUES; CARVALHO, 2004, p.223).

Culturas que seguem rituais estabelecidos de onde, quando e como beber tm menores taxas de uso abusivo de lcool quando comparadas

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

103

a culturas que simplesmente probem seu uso. (FORMIGONI, 1997). Note-se que Fortes (1975) considera que existem culturas que ensinam crianas a beber e nas quais o ato de beber est intimamente ligado a cerimnias e rituais religiosos. Ramos e Bertolote (1990) explicam que na cultura judaica, por exemplo, o beber determinado rigorosamente em algumas festas e ocasies de rituais, fato que leva a uma educao do beber e, com isso, a uma pequena proporo de dependentes ou de bebedores-problemas.
O uso de algumas drogas, como o lcool, socialmente mais aceitvel do que o de outras. Entretanto, o que ou no socialmente aceitvel depende das caractersticas da comunidade em questo seus valores, sua cultura (o lcool no socialmente aceitvel em comunidades muulmanas) e no do risco que a droga representa (SILVEIRA, 1999, p.28).

Edwards (1999), quando discorre sobre os fatores culturais envolvidos no alcoolismo, reafirma que diferentes posturas frente ao uso do lcool determinam padres diferentes de respostas. Assim, aceito que a cultura se constitui num importante fator determinante na proporo de alcoolistas.

A cultura comunitria e possveis projetos de preveno


Alguns fatores de risco ou de proteo podem contribuir para o uso de drogas. Esses fatores no so determinantes, apenas aumentam ou diminuem, em diferente intensidade, a probabilidade de o indivduo vir ou no a fazer o uso de drogas. Observe, no Quadro 2, alguns exemplos de fatores de risco e de proteo para o uso de lcool e outras drogas no domnio comunitrio.

104

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Quadro 2 | Domnio comunitrio Fatores de risco Fatores de proteo

Falta de oportunidades socioe- Existncia de oportunidades de estudo, trabalho, lazer e insero social que possibilitem ao conmicas para a construo indivduo concretizar seu projeto de vida. de um projeto de vida. Fcil acesso s drogas lcitas e ilcitas. Permissividade em relao a algumas drogas. Inexistncia de incentivos para que o jovem se envolva em servios comunitrios. Negligncia no cumprimento de normas e leis que regulam o uso de drogas.
Fonte: SENAD (2006).

Controle efetivo do comrcio de drogas legais e ilegais. Reconhecimento e valorizao, por parte da comunidade, de normas e leis que regulam o uso de drogas. Incentivos ao envolvimento dos jovens em servios comunitrios. Realizao de campanhas e aes que ajudem o cumprimento das normas e leis que regulam o uso de drogas.

Frente a essas informaes, voc, Conselheiro ou Lder Comunitrio, conhece a situao do consumo de lcool e outras drogas em sua comunidade e/ou em seu municpio?

A seguir, voc ver exemplos de sucesso desenvolvidos em projetos originados nas comunidades. Todos eles registraram bons frutos na proteo dos jovens quanto ao uso de drogas e o desenvolvimento de competncias. Algumas ideias de trabalhos com jovens da sua prpria comunidade podem ser extradas desses exemplos.

Fraternidade Teraputica: o Amor a resposta


A entidade foi criada em 2007, com o objetivo de acolher usurios de substncias psicoativas e propor solues para o enfrentamento de pro-

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

105

blemas decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas em Teresina (PI). Com nfase na experincia de um novo estilo de vida fraterna, visa, por meio de um acompanhamento sistemtico, a uma recuperao duradoura e verdadeira dos usurios dessas substncias. No mbito da preveno primria, a Fraternidade realiza trabalho com adolescentes na faixa etria entre 9 a 14 anos, moradores de comunidades em situao de vulnerabilidade do municpio de Teresina. Os encontros incluem msica, dinmicas, leituras, partilhas, brincadeiras e jogos educativos. Ao todo, participam das atividades oferecidas pela Fraternidade para prevenir o uso de drogas, violncia e prostituio, cerca de 40 meninos e meninas. A entidade adota ainda a metodologia do Tratamento Comunitrio, focado na preveno, reduo de danos, tratamento e reinsero social a partir de um modelo que leve em conta a realidade concreta das comunidades nas quais so realizadas as intervenes.

Outras informaes: <http://www. oamore aresposta.com>.

Projeto Unicirco: arte, educao & comunidade


Unicirco Marcos Frota, instalado no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista desde 2010, executa polticas pblicas de cidadania por meio da arte em parceria com a Petrobras, atuando dentro do Programa de Desenvolvimento e Cidadania com o Governo do Estado e da Prefeitura, atravs de suas secretarias. Toda a rede pblica de educao, sade, segurana recebe sistematicamente ingressos gratuitos para os espetculos. As oficinas acolhem jovens indicados dos projetos sociais parceiros, alm de outros cadastrados nas audies livres e gratuitas realizadas dentro das comunidades. Com uma equipe de coordenadores, monitores, pedagogos e assistentes sociais, a Unicirco se aproxima da realidade dos seus alunos atravs de contato com os seus pais, visita s suas escolas e aos seus bairros. A misso e o objetivo maior da Unicirco com seus espetculos, suas oficinas livres de formao e audies para seleo e revelao de novos talentos despertar cidadania, espiritualidade e valores a todos que participam do projeto.

106

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Com sede na Quinta da Boa Vista, o projeto participa do programa de revitalizao do centro histrico da cidade do Rio de Janeiro. Unicirco Arte, Educao & Comunidade inicia seu quarto ano de atividade com suas metas atingidas, relatrios e prestaes de contas aprovadas no mbito estadual, municipal e federal, projetos aprovados no Ministrio da Cultura e uma imensa rede de parceiros institucionais que garantem a dimenso artstica e social do projeto. Tem por objetivo a formao de jovens em situao de risco para a insero no mercado de trabalho.

Para mais informaes, consulte nosso stio: <http:// www.unicirco.org. br>.

Grupo Esprita Casa da Sopa


O Grupo Esprita Casa da Sopa tem como misso institucional desenvolver o cuidado social junto s pessoas em situao de rua em Fortaleza (CE), promovendo sua educao integral e integrao social. Para tal, trabalha com aes integradas com a rede de assistncia social do municpio e, em parceria com a Associao Lua Nova (Disseminao de Boas Prticas/SENAD), realiza uma acolhida de baixa complexidade a mulheres em situao de rua. A instituio oferece espao para cuidados pessoais, alimentao, convivncia e lazer, contribuindo para o fortalecimento das relaes, a criao de vnculos, a gerao de renda e o tratamento do uso de crack, lcool e outras drogas.

Mais informaes: <http://grupoespir itacasadasopace. blogspot.com>.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade 5 deste Curso. Nessa etapa, voc estudou a importncia de estarmos atentos aos detalhes socioculturais do uso das drogas. Dessa forma, criamos possibilidades de promoo da sade, preveno do uso e tratamento dos efeitos indesejveis, que so bem mais eficazes que o mero proibicionismo. Ressalta-se, ento, a importncia de adotar uma viso multidimensional para esse fenmeno, levando-se em conta os diferentes fatores

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

107

socioeconmicos, cultural, disponibilidade da droga e a estrutura de vida do indivduo.

Exerccios de fixao
1. Alguns fatores de risco ou de proteo podem contribuir para o uso de drogas. Esses fatores no so determinantes, apenas aumentam ou diminuem, em diferente intensidade, a probabilidade de o indivduo vir ou no a fazer o uso de drogas. Nesse contexto, relacione as colunas abaixo:
( ) Campanhas e aes que ajudem o cumprimento das normas e leis que regulam o uso de drogas. Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. Fatores de risco

( ) Permissividade em relao a algumas drogas. ( ) Falta de incentivos para que o jovem se envolva em servios comunitrios. ( ) Reconhecimento e valorizao da comunidade, de normas e leis que regulam o uso de drogas.

2. Fatores de prote( o

) Acesso fcil s drogas lcitas e ilcitas.

( ) Oportunidades socioeconmicas para a construo de um projeto de vida.

Marque a alternativa correta: a. ( ) 2, 2, 1, 1, 2, 1 b. ( ) 1, 2, 1, 2, 2, 1 c. ( ) 2, 1, 2, 1, 1, 2 d. ( ) 2, 2, 1, 2, 1, 1 e. ( ) 2, 1, 1, 2, 1, 2 2. Tendo em vista as relaes do indivduo com a religio, a famlia e com a cultura, pode-se afirmar que: a. ( ) Elas so consideradas irrelevantes na determinao dos padres de consumo de drogas. b. ( ) So significativas no desenvolvimento do alcoolismo.

108

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

c. ( ) So consideradas as primeiras referncias do homem e a cultura a principal responsvel pela formao pessoal do indivduo. d. ( ) Nelas o uso de lcool mais aceitvel do que o de outras drogas; porm, no depende das caractersticas da comunidade em questo. e. ( ) Todas alternativas anteriores esto corretas.

Referncias
BERTOLOTE, J. M. Conceitos em alcoolismo. In: RAMOS, S. P.; BERTOLOTE, J. M. (Org.). Alcoolismo hoje. 3. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanlise e as novas formas de subjetivao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. A Preveno do Uso de Drogas e a Terapia Comunitria. Braslia: SENAD-MJ, 2006. BUCHELE, F.; MARQUES, A. C. P. R.; CARVALHO, D. B. B. Importncia da identificao da cultura e de hbitos relacionados ao lcool e outras drogas. In: BRASIL. SENAD. Atualizao de Conhecimentos sobre Reduo da Demanda de Drogas. 1. ed. Braslia: MJ, 2004. v. 1, p. 223-233. BUCHER, R. Drogas e drogadio no Brasil. Porto Alegre: Artes Medicas, 1992. ______. Preveno ao uso indevido de drogas. Braslia: Programa de Educao Continuada. Braslia: Universidade de Braslia, 1992. v. 1. CARLINI, E. A. et al. I levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do pas 2001. So Paulo: Centro Brasileiro de Informaes sobre drogas Psicotrpicas (CEBRID); Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), 2002. ______. II levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil 2005. So Paulo: Centro Brasileiro de Informaes sobre drogas Psicotrpicas (CEBRID); Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), 2006.

lcool e outras drogas: seus aspectos socioculturais

109

CONTE, M. Construindo uma poltica voltada abordagem do uso indevido de drogas. Divulgao em Sade para Debate, Rio de janeiro, n. 23, p. 106-119, dez. 2001. CRUZ, M. S.; FERRIERA, M. B. Determinantes socioculturais do uso abusivo de lcool e outras drogas: uma viso panormica. In: CRUZ, M. S.; FERRIERA, M. B. (Orgs.). lcool e drogas: usos, dependncia e tratamento. Rio de janeiro: IPUB- CUCA, 2001. EDWARDS, G.; LADER, M. A. Natureza da dependncia de drogas. Traduo Rose Eliane Starosta. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. ESCOHOTADO, A. Las Drogas. De los orgenes a la prohibicin. Madri: Alianza Editorial, 1994. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 2. ed. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1986. FIGUEIREDO, R. M. M. D. (Org.). Preveno ao Abuso de Drogas em Aes de Sade e Educao: uma abordagem sociocultural e reduo de danos. So Paulo: NEPAIDS, 2002. Disponvel em: <http://www.barong.org.br/phpATM/index.php?action=downloadfile&filename=Prevencao%20ao%20abuso%20de%20drogas%20em%20ac%F5es%20 de%20saude%20e%20educacao.pdf&directory=Outros&PHPSESSID=9eb16049ead84f015fe4a443c510fdd5>. Acesso em: 07 jun. 2013. FORMIGONI, M. L. S; MONTEIRO, M. A Etiologia do Alcoolismo. In: RAMOS, S. P. et al. Alcoolismo Hoje. 3. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. FORTES, J. R. A. Alcoolismo. So Paulo: Sarvier, 1975. MACRAE, E. Aspectos socioculturais do uso de drogas e polticas de reduo de danos. Ncleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos [on-line], 2007. Disponvel em: <http://www.neip.info/downloads/edward2.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013. SILVEIRA, D. X. Um guia para a famlia. Braslia: Presidncia da Repblica; Casa Militar; Secretaria Nacional Antidrogas, 1999. Disponvel em: <http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0240.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013. SOLLERO, L. Farmacodependncia. Rio de Janeiro: Agir, 1979. VAILLANT, G. A histria natural do alcoolismo revisitada. Traduo Bartira S. C. da Cunha e Jos Alaor L. dos Santos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999.

Unidade

06
Maria de Lurdes S. Zemel*

PREVENO - NOVAS FORMAS DE PENSAR E ENFRENTAR O PROBLEMA

Ao m desta Unidade, voc ter embasamento terico para elaborar uma proposta de preveno do uso de crack, lcool e outras drogas. Para isso, estudar sobre a droga e sua multiplicidade de fatores, sempre atento aos dependentes e suas possibilidades de recuperao. Tambm acompanhar algumas propostas de preveno que levam em considerao as necessidades e a realidade do usurio de drogas.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

113

O conceito de preveno
possvel dizer que, em geral, a preveno refere-se a toda iniciativa coletiva visando sobrevivncia da espcie. Na realidade, um conceito recente e se pode afirmar que as primeiras instituies na histria que estiveram na sua vanguarda foram as religiosas (CAVALCANTI, 2001). Podemos observar esse preceito nas prticas religiosas como a tentativa de pregar o respeito ao prximo. A humanidade foi se desenvolvendo e conseguindo atualizar algumas formas de preservao. Sabemos, por exemplo, dos danos que a poluio nos causa e da nossa dificuldade em cuidar das nossas florestas. Assim, junto com a humanidade, o uso de drogas foi se modificando. Nos anos 1960, preservvamos um uso ritualstico; hoje, temos um uso que podemos definir como consumista. Com essas mudanas, novos pensamentos e novas pesquisas foram se desenvolvendo para que as aes planejadas pudessem ser efetivas e preservadoras.
As mais srias pesquisas sobre a questo nos mostram um aumento do uso de drogas, mas, principalmente, mostram-nos a necessidade de planejarmos aes preventivas adequadas ao grupo que desejamos atingir. Prevenir no banir a possibilidade de uso de drogas, mas, sim, considerar uma srie de fatores para favorecer que o indivduo tenha condies de fazer escolhas saudveis.

Promoo de Sade
O conceito de Promoo da Sade ganhou maior impulso aps a Conferncia Internacional de Ottawa (1986), como um processo de capacitao da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e sade. compreendido como um processo no qual indivduos, comunidades e redes sociais compartilham seus conhecimentos com o objetivo de juntos encontrarem melhores condies de sade numa contnua procura de direitos e de cidadania. Sob essa perspectiva, procura trabalhar com o desenvolvimento, com a participao e com a interao do ser humano no seu meio social, econmico e cultural, interagindo com as diversas instncias em diferentes nveis, como uma possibilidade concreta de ruptura de paradigma no campo da sade, considerando a realidade objetiva da sociedade globalizada.

Diante das necessidades da sociedade, ou seja, dos problemas apresentados, o conceito de preveno se ampliou a ponto de poder se includo no conceito de Promoo de Sade. A promoo da sade associada a um conjunto de valores, tais como vida, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participao, parceira, entre outros. Refere-se, tambm, a uma combinao de estratgias: do Estado buscando polticas pblicas saudveis; da comunidade nas aes comunitrias; dos indivduos na busca de suas

114

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

habilidades; do sistema de sade reorientando-o, bem como de parceiras intersetoriais, com responsabilidade mltipla. Em vista disso, entendida como um novo modo de compreender a sade e a doena e tambm uma nova maneira de os indivduos e as coletividades obterem sade (Buss, 2003; Lefevre, F.; Lefevre, A., 2004). fundamental, portanto, que o agente de preveno conhea os diferentes aspectos envolvidos no seu trabalho. Nas pginas desta Unidade, voc ter a oportunidade de aprofundar-se nesse assunto.

Os mltiplos fatores que levam s drogas


O uso de lcool e outras drogas fruto de uma multiplicidade de fatores. Nenhuma pessoa nasce predestinada a usar lcool e outras drogas ou se torna dependente apenas por influncia de amigos ou pela grande oferta do trfico. Ns, seres humanos, por nossa humanidade e incompletude, buscamos elementos para aliviar dores e acirrar prazeres. Assim, encontramos as drogas. Algumas vezes experimentamos, outras usamos sem nos comprometermos; e em outras, ainda, abusamos. Existem fatores que convergem para a construo das circunstncias do uso abusivo, chamados fatores de risco, e fatores que colaboram para que o indivduo, mesmo tendo contato com a droga, tenha condio de se proteger, chamados fatores de proteo. Fatores de risco so os que tornam a pessoa mais vulnervel a ter comportamentos que podem levar ao uso ou abuso de drogas. J os fatores de proteo so os que contrabalanam as vulnerabilidades para os comportamentos que levam ao uso ou abuso de drogas. Mostra-se evidente a inter-relao e a interdependncia existentes entre o usurio e o contexto que o circunda. Pensar nessa teia de vulnerabilidades e nos determinantes socioculturais em relao ao uso de drogas, em uma sociedade, certamente, amplia e torna mais complexa a abordagem desse fenmeno (Sodelli, 2005, p. 91).

Temas abordados no Mdulo 2 sero enfocados na Teleconferncia. Participe!

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

115

Os fatores de risco e de proteo podem estar: nos aspectos biolgicos; na cadeia gentica; nas peculiaridades das relaes interpessoais; nas interaes familiares; nas oportunidades de contato ou convivncia com a droga; nas sensaes provocadas pelo efeito obtido com o uso da droga; na cultura em que cada um vive, ou seja, na especificidade de cada indivduo.

Se examinarmos um fator como a timidez, por exemplo: de um lado, ela pode ser analisada como fator de risco para o indivduo que, por ser tmido, aceita o uso de drogas para ser integrado a um grupo de usurios; de outro, ela pode ser vista como fator de proteo quando o indivduo tmido, por medo, diante do oferecimento da droga, recusa-se a experiment-la.

O indivduo que usou a droga, se no tiver dentro de si um fator biolgico importante, se tiver uma boa relao familiar e se no tiver uma boa sensao com este uso, pode fazer, ainda, s um uso ocasional; se, contudo, suas condies forem de risco ou prazerosas, ele poder vir a us-la regularmente. Para que se realize um trabalho srio e cuidadoso de preveno com um determinado grupo, necessrio: identificar os fatores de risco para minimiz-los; identificar os fatores de proteo para fortalec-los; tratar o grupo como especfico para a identificao dos fatores acima.

116

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

A subdiviso dos fatores de risco e de proteo tem uma utilidade didtica no planejamento da ao preventiva. Vejamos alguns exemplos.

Fatores do prprio indivduo


Apresentamos, no Quadro 1, tanto os fatores de proteo quanto os de risco relacionados ao prprio indivduo.
Quadro 1 | Fatores do prprio indivduo De proteo
Habilidades sociais Cooperao Habilidades para resolver problemas Vnculos positivos com pessoas, instituies e valores Autonomia Autoestima desenvolvida
Fonte: SENAD (2006)

De risco
Insegurana Insatisfao com a vida Sintomas depressivos Curiosidade Busca de prazer

A curiosidade, elencada como fator de risco porque leva experimentao, tambm uma caracterstica do adolescente, e um fator importante para o desenvolvimento dele. Um adolescente pouco curioso um adolescente pobre.

Fatores familiares
Como demonstramos no Quadro 2, na famlia tambm podem estar contidos tanto os fatores de risco como os de proteo em relao ao uso das substncias psicoativas.

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

117

Quadro 2 | Fatores familiares De proteo


Pais que acompanham as atividades dos filhos Estabelecimento de regras e de conduta claras Envolvimento afetivo com a vida dos filhos Respeito aos ritos familiares Estabelecimento claro da hierarquia familiar
Fonte: SENAD (2006).

De risco
Pais que fazem uso abusivo de drogas Pais que sofrem de doenas mentais Pais excessivamente autoritrios ou muito exigentes Famlias que mantm uma cultura aditiva

Cultura Aditiva
um modo de funcionamento de grupos em que a adio a diferentes objetos o comportamento adotado para enfrentar situaes de instabilidade emocional e frustraes.*
* Nota: conceito elaborado por Daniela Schneider para esta edio.

A formao de cada um de ns se inicia na famlia. funo da famlia proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competncias, por exemplo, para lidar com limites e frustraes. Na adolescncia, a falta da proteo da famlia, especialmente para o adolescente transgressor que no sabe lidar com frustraes, pode favorecer o uso de substncias psicoativas. De um lado, o cuidado com os filhos na infncia leva a uma melhor capacitao das crianas para o enfrentamento da vida adolescente e adulta (ARMSTRONG, et al., 2000); de outro, a transformao que os filhos vo sofrendo com sua adolescncia leva a famlia a reorganizar seus papis e a fazer adaptaes em sua estrutura para permitir o desenvolvimento de seus filhos (SPROVIERI, 1998).

Cuidado com os filhos na infncia


Fator de proteo = acompanhamento dos filhos.

Desenvolvimento de seus filhos


Fator de risco = impossibilidade de deixar os filhos crescerem.

Fatores escolares
A escola um ambiente privilegiado para a reflexo e formao da criana e do adolescente, j que o espao onde eles vivem muito tempo de suas vidas. O Quadro 3 contm alguns exemplos de fatores de proteo e de riscos presentes no ambiente escolar.

118

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Quadro 3 | Fatores Escolares De proteo


Bom desempenho escolar Boa insero e adaptao no ambiente escolar Ligaes fortes com a escola Oportunidades de participao e deciso Vnculos afetivos com professores e colegas Realizao pessoal Possibilidades de desafios e expanso da mente Descoberta de possibilidades (e talentos) pessoais Prazer em aprender Descoberta e construo de projeto de vida
Fonte: SENAD (2006).

De risco
Baixo desempenho escolar Falta de regras claras Baixas expectativas em relao s crianas Excluso social Falta de vnculos com as pessoas ou com a aprendizagem

Fatores sociais
Algumas questes consideradas sociais podem levar o jovem a supor que s os fatores externos o levaram ao uso, e que esses mesmos fatores resolvero seus problemas. Por exemplo: morar em um bairro violento.
Quadro 4 | Fatores sociais De proteo
Respeito s leis sociais Credibilidade da mdia Oportunidades de trabalho e lazer Informaes adequadas sobre as drogas e seus efeitos Clima comunitrio afetivo Conscincia comunitria e mobilizao social
Fonte: SENAD (2006).

De risco
Violncia Desvalorizao das autoridades sociais Descrena nas instituies Falta de recursos para preveno e atendimento Falta de oportunidades de trabalho e lazer

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

119

Se o jovem vem de uma famlia desorganizada, mas encontra em sua vida um grupo comunitrio que faz seu asseguramento, oferecendo-lhe alternativas de lazer e de desenvolvimento de habilidades pessoais, pode vir a ter sua formao garantida, aprendendo a criticar e se responsabilizar por si prprio e pelo seu grupo social.

Fatores relacionados s drogas


No quadro 5, apresentamos os fatores relacionados s drogas.
Quadro 5 | Fatores relacionados s drogas De proteo
Informaes contextualizadas sobre efeitos Regras e controle para consumo adequado

De risco
Disponibilidade para compra Propaganda que incentiva e mostra apenas o prazer que a droga causa Prazer intenso que leva o indivduo a querer repetir o uso

Fonte: SENAD (2006).

Os dependentes e sua possibilidade de recuperao


O fato de um indivduo usar ou at ser um dependente da droga no faz com que esteja condenado a nunca mais se recuperar. Nos anos 1970, no Brasil, antes dos movimentos antimanicomiais, tratvamos os usurios de drogas dentro dos hospitais psiquitricos como psicopatas, ou seja, amorais. Nenhuma diferenciao era feita entre eles. Isso acontecia porque os tcnicos tinham uma posio muito moralista diante do proble-

120

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

ma. Se o usurio no era julgado pelo sistema prisional, ele era julgado pelo sistema psiquitrico. Nos anos 1980, tivemos que repensar a posio diante do aumento do consumo das drogas injetveis e do aparecimento da AIDS. Foi nessa poca que dois conceitos importantes passaram a ser cuidadosamente estudados e aplicados: resilincia e reduo de danos. Acompanhe.

Resilincia
De acordo com Junqueira e Deslandes (2003, p. 228), resilincia entendida como uma reafirmao da capacidade humana de superar adversidades e situaes potencialmente traumticas; ou seja, o indivduo resiliente aquele capaz de superar frustraes e/ou situaes de crise e de adversidades.

Reduo de danos
Tambm chamada de reduo de riscos, um conjunto de medidas individuais e coletivas, sanitrias ou sociais cujo objetivo diminuir os malefcios ligados ao uso de drogas lcitas ou ilcitas. Essas definies j nos fazem refletir sobre nossas pretenses quando pensamos em um programa de preveno. Para o ser humano, a vivncia sobre o peso dos chamados fatores de risco causa mudanas em sua vida, no inofensiva, mas tambm no determinante na sua impossibilidade de superao. Se este ser humano contar com seus fatores de proteo, poder superar suas dificuldades.
Voc pode, ento, perguntar: mas o que favoreceria essa superao? Ser que alguns de ns teramos essa condio e outros no? Ser que a identificao de um grande nmero de fatores de risco em uma comunidade e um programa de preveno que oferea fatores de proteo ajudariam no desenvolvimento desses indivduos?

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

121

Muitos estudos foram feitos com as populaes chamadas de alto risco. Um estudo longitudinal, realizado por Werner e Smith (1982 apud Yunes, 2003), acompanhou 72 indivduos (42 meninas e 30 meninos) desde a infncia at a idade adulta, nascidos numa ilha do Hava. Eles eram crianas provenientes de famlias pobres, de baixa escolaridade, alm de terem baixo peso no nascimento ou presena de deficincias fsicas e estresse perinatal. Os prprios pesquisadores se surpreenderam ao verificar, ao final do estudo, que nenhuma dessas crianas desenvolveu problemas de aprendizagem e de comportamento. Outro grupo estudado por era composto por 49 jovens cujos pais eram pobres, tinham srios problemas de abuso de lcool e sofreram conflitos familiares desde cedo. Aos 18 anos, 41% apresentaram problemas de aprendizagem e 51% no apresentaram esses problemas. (Werner, 1986 apud Yunes, 2003).
Apesar de terem caractersticas diferentes, os dois grupos foram considerados resilientes. Ento, todos temos salvao? Podemos ser expostos a qualquer estresse e sem dvida sairamos ilesos? Essas so perguntas muito importantes, pois temos que estar atentos para no confundirmos resilincia com invulnerabilidade.

Vamos destacar aqui alguns dados para podermos construir uma definio mais ampla sobre resilincia: resilincia no um processo estanque; resilincia no o oposto de fator de risco; desenvolver resilincia no o mesmo que superao de vivncias traumticas; resilincia como um banco de dados que protege o indivduo (SLAP, 2001); o conceito de resilincia nos mostra o ser humano como capaz de superar adversidades;

122

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

cada um de ns tem uma capacidade psquica particular para o enfrentamento dos problemas da vida.

A sintonia entre as propostas e as necessidades


preciso que as propostas de preveno estejam mais sintonizadas com as necessidades da populao de usurios. Da mesma forma, felizmente, os novos conhecimentos trouxeram novas posturas para quem estudava novas formas de enfrentar o problema das drogas, uma delas a de reduo de danos. Bastos e Mesquita (2004, p. 182), em consonncia com alguns estudiosos, dizem que
tempo de substituir as declaraes de f pelo rigoroso escrutnio cientfico, partindo de pressupostos que no sejam pr ou antidrogas, mas que, de fato, consigam minimizar os danos decorrentes do consumo em um sentido mais amplo. [...] o ento crescente nmero de usurios de drogas injetveis infectados pelo HIV/AIDS nos pases desenvolvidos [...] fez com que estratgias alternativas pura e simples represso no mbito dos danos secundrios ao abuso de drogas, at ento restrita a um punhado de ativistas e especialistas, se revestissem de uma dimenso coletiva e global e se tornassem legtimas aos olhos de dirigentes lderes de pases e comunidades influentes.

J em 1986 e 1987, com a grande contaminao pelo vrus HIV nos usurios de drogas injetveis, na Inglaterra e na Holanda apareceram os primeiros centros de troca de seringas. A proposta era reduzir os danos que esses usurios causavam a si prprios compartilhando seringas. Essa ao foi considerada eficiente na Europa. Na Frana, Cavalcanti (2001) aponta que, antes dos programas de distribuio, mais de 50% dos usurios compartilhavam suas seringas e hoje

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

123

esse nmero menor que 17%. No Brasil, na mesma poca, tambm foram feitas tentativas nesse sentido, mas a iniciativa tornou-se um caso de polcia. Ainda no conseguamos abandonar nossas posies proibicionistas e tratvamos a preveno como uma forma de represso. Hoje, j sabemos que a reduo de danos muito maior do que s trocar seringas. Estudos apontam cinco princpios para a reduo de danos:
1. uma alternativa de sade pblica aos modelos moral, criminal e de doena. 2. Reconhece a abstinncia como resultado ideal, mas aceita alternativas que reduzam danos. 3. baseada na defesa do dependente. 4. Promove acesso a servios de baixa exigncia, ou seja, servios que acolhem usurios de forma mais tolerante, como uma alternativa para as abordagens tradicionais de alta exigncia, aquelas que, tipicamente, exigem a abstinncia total como pr-requisito para a aceitao ou permanncia do usurio. 5. Baseia-se nos princpios do pragmatismo emptico versus idealismo moralista (MARLATT, 1999 apud MOREIRA; SILVEIRA; ANDREOLI, 2006, p. 813).

Ao pensarmos a reduo de danos e colocarmos a abstinncia como um resultado ideal a ser alcanado, estamos admitindo que o real no o ideal. Com esses conhecimentos novos, podemos ampliar nossa viso para uma viso mais social, pois essa a demanda que temos hoje presente em nossa realidade.
O objetivo da preveno, segundo a OMS, reduzir a incidncia de problemas causados pelo uso de drogas em uma pessoa em um determinado meio ambiente.

As categorias de preveno primria, secundria e terciria que herdamos dos modelos mdicos no do, no entanto, mais conta do nosso problema, apesar de ainda serem utilizadas.

124

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Preveno primria evitar que o uso de drogas se instale, dirigindo-se a um pblico que no foi afetado. Preveno secundria efetuar aes que evitem a evoluo do uso para usos mais prejudiciais. Preveno terciria tratar os efeitos causados pelo uso da droga, melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas. Cabe destacarmos que, hodiernamente,
[...] a preveno se organiza focando o indivduo ou a populao em que esto implcitos os conceitos de fatores associados proteo e ao risco, considerando a multiplicidade de fatores envolvidos ao uso abusivo e na dependncia de drogas.(Noto; Moreira, 2006, p. 314).

Agora, a partir da definio de uma populao-alvo, as atividades preventivas passam a ser chamadas de: preveno global ou universal; preveno especfica ou seletiva; preveno indicada. O Quadro 6 apresenta esses tipos de preveno, informando o que so e onde se aplicam.
Quadro 6 | Tipos de preveno O que ?
Preveno universal so programas destinados populao geral, supostamente sem qualquer fator associado ao risco. Interveno seletiva so aes voltadas para populaes com um ou mais fatores associados ao risco de uso de substncias psicoativas. Preveno indicada so intervenes voltadas para pessoas identificadas como usurias ou com comportamentos violentos relacionados direta ou indiretamente ao uso de drogas, como alguns acidentes de trnsito.
Fonte: SENAD (2006)

Onde se aplica ?
Na comunidade, em ambiente escolar e nos meios de comunicao. Por exemplo, em grupos de crianas, filhos de dependentes de drogas. Em programas que visem diminuir o consumo de lcool e outras drogas e tambm melhorar aspectos da vida do indivduo, como desempenho acadmico e reinsero escolar.

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

125

Fatores da proposta de preveno


Para fazer uma proposta de preveno, preciso que alguns fatores sejam considerados.
Dada a complexidade da problemtica do uso de drogas, envolvendo a interao de atores biopsicossociais, o campo das aes preventivas extremamente abrangente, envolvendo aspectos que vo desde a formao da personalidade do indivduo at questes familiares, sociais, legais, polticas e econmicas (ANDRADE; BASSIT, 1995, p. 86).

Sabemos que o problema do uso de drogas srio e importante. Entendemos, tambm, que s nossas boas intenes no so suficientes para planejarmos uma ao preventiva. Para tal planejamento, preciso ter conhecimento cientfico, e no somente uma opinio sobre a questo. Dentro desse conhecimento, esto a identificao da populao a ser trabalhada, a identificao dos fatores de risco e de proteo dessa determinada populao e o planejamento da interveno que ser feita. Somos seres humanos e, muitas vezes, no enxergamos o problema de forma completa, por isso muito importante o trabalho em equipe. Na formao da equipe, importante contar com especialistas e membros da comunidade local chamamos isso de apoio.
Os fatores: apoio, conhecimento, criatividade e equipe treinada so essenciais para o desenvolvimento de um bom trabalho nessa rea.

Se a funo do tcnico for a de treinar uma equipe local, preciso que essa equipe tenha condies de: receber o conhecimento cientfico e se manter atualizada; suportar mudanas lentas e graduais; tolerar frustrao para conseguir ampliar os prprios limites; examinar seus erros e seus preconceitos em relao questo;

126

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

exercer a prpria criatividade para criar aes considerando o grupo identificado; trabalhar com outros tcnicos em atividades grupais. Para a implantao de um programa, preciso que se definam seus objetivos e as estratgias, considerando a comunidade onde ele ser desenvolvido, alm da definio dos recursos fsicos locais para que a interveno no precise ser interrompida. Os processos de mobilizao ocorrem mais facilmente se forem iniciados em comunidades menores. Para se fazer preveno, alm da preparao da equipe, da definio de objetivos e do estabelecimento de apoio, temos de contar com dados da realidade externa que interferem no nosso trabalho e estarmos atentos a novos fatores que possam interferir nele. Por exemplo, uma nova droga introduzida no mercado ou novos hbitos que vm fazer parte daquela comunidade devem ser considerados. As aes preventivas na comunidade podem ser orientadas por diferentes modelos que no so excludentes entre si. Utilizando como exemplo a escola, podemos dizer que uma interveno preventiva ser mais eficiente quanto mais ela considerar dados como: o respeito cultura da comunidade e do lugar onde ela est inserida; o planejamento das aes; o aproveitamento dos recursos j existentes; a integrao das novas atividades ao currculo escolar; o envolvimento gradual da comunidade escolar; a preocupao com a possibilidade da continuidade das aes planejadas; a considerao do fato de que s a informao no basta; a identificao dos fatores de risco e proteo. Tanto quanto o planejamento para iniciar a interveno preventiva, a avaliao dos resultados obtidos de suma importncia.

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

127

Resumo
Nesta Unidade foi visto que so os fatores de risco que levam uma pessoa ao uso de drogas. No existe um nico fator que explique a causa para o indivduo usar drogas. Existem situaes de vida que esto associadas deciso de us-las ou no. Os fatores de risco aumentam a probabilidade de uso de drogas, e os fatores de proteo diminuem tal probabilidade do uso. Os fatores de risco e proteo esto presentes em diferentes contextos. Os conceitos de resilincia e de reduo de danos so fundamentais no que diz respeito possibilidade de recuperao de dependentes, bem como iniciativa de como planejar e elaborar propostas de preveno adequadas s reais necessidades do usurio.

Exerccios de fixao
1. Os fatores de risco e proteo podem estar: b. ( )Nos aspectos biolgicos. c. ( )Nas interaes familiares. d. ( )Na cultura em que cada um vive. e. ( )Nas peculiaridades das relaes interpessoais. f. ( )Todas as alternativas anteriores. 2. Na dcada de 1980, fomos obrigados a repensar algumas posies diante do aumento do consumo das drogas injetveis e do aparecimento da AIDS. Nessa poca, dois conceitos importantes passaram a ser estudados e aplicados. So eles: a. ( )Reduo de demanda e resistncia. b. ( )Resilincia e reduo de danos. c. ( )Resistncia e resilincia.
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

128

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

d. ( )Reduo de danos e resistncia. e. ( )Reduo da demanda e reduo de danos.

Referncias
ARIES, P. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. ANDRADE, A.G.; BASSIT, A.Z. Avaliao de programas de preveno de drogas. So Paulo: GREA; IPQ; HC; FMUSP, 1995. BASTOS, F.I.; MESQUITA, F. Estratgias de reduo de danos. In: SEIBEL, S.D.; TOSCANO JR, A. (Eds.). Dependncia de drogas. So Paulo: Atheneu, 2004. p. 181-190. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. Curso de Preveno do uso de drogas para Educadores de escolas pblicas. Braslia: SENAD; MEC, 2006. Buss, P. M. Uma introduo ao conceito de Promoo da Sade. In: Czeresnia, D.; Freitas, C. M. (Orgs.). Promoo da Sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. CARLINI-COTRIM, B.; PINSKY, I. Preveno ao abuso de drogas na escola: uma reviso da literatura internacional recente. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 69, p. 48-52 maio 1989. CARLINI-COTRIM, B.; ROSEMBERG, F. Os livros didticos e o ensino para a sade: o caso das drogas psicotrpicas. Revista de Sade Pblica, So Paulo, n. 4, v. 25, p. 299-305, ago. 1991. CARLINI-COTRIM, B.; GALDURZ, J. C.; NOTO, A. R.; PINSKY, I. A mdia na fabricao do pnico de drogas: um estudo no Brasil. Comunicao e Poltica, So Paulo, n.1, v. 2, p. 217-230, 1994. CAVALCANTI, L. A necessidade de reinventar a preveno. Entrevista para a Revista Pedro, Publicao da Unesco, Comisso Europeia e Onusida, dez. 2001.

Preveno: novas formas de pensar e enfrentar o problema

129

HENMAN, A. A guerra s drogas uma guerra etnocida. Religio e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 10, p. 37-48, 1983. JUNQUEIRA, M. F. P. S.; DESLANDES, S. F. Resilincia e maus tratos criana. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 227235, jan./fev. 2003. LEFEVRE F; LEFEVRE, A. M. C. Promoo de Sade: a negao da negao. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004. Marlatt, G.A. Reduo de danos: estratgias prticas para lidar com comportamentos de alto risco. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. Moreira, F.G.; Silveira, D.X.; Andreoli, S.B. Reduo de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de sade. Cincia & Sade Coletiva [on-line], n. 11, p. 807-16, jul./set. 2006. Disponvel em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=63011328>. Acesso em: 10 jan. 2013. NOTO A. R.; MOREIRA, F. G. Preveno ao uso indevido de drogas: conceitos bsicos e sua aplicao na realidade brasileira. In: Silveira, D. X.; Moreira, F. G. (Orgs.). Panorama atual de drogas e dependncias. So Paulo: Atheneu, 2006. p. 313-18. Werner, E. E. The concept of risk from a developmental perspective. In: Keogh, B. K. (Ed.). Advances in special education, developmental problems in infancy and preschool years, Greenwich (USA): JAI Press, 1986. V.4, p. 1-23. Werner, E. E.; Smith, R. S. Vulnerable but invincible: a longitudinal study of resilient children and youth. New York (USA): McGraw-Hill, 1982. Yunes, M. A. M. Psicologia positiva e resilincia: o foco no indivduo e na famlia. Revista Psicologia em Estudo, Maring (PR), v. 8, n. esp., p. 75-84, 2003. ZEMEL, M. L. S. O papel da famlia no tratamento da dependncia. Revista do Imesc, So Paulo, n. 3, p. 43-63, out. 2001.

Unidade

07 I
REDES SOCIAIS
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte* Esta Unidade formada por dois textos que se complementam: o primeiro, sobre redes sociais; e o segundo, sobre o trabalho comunitrio na construo de redes sociais. A partir do estudo realizado com esses textos, voc ir refletir sobre a importncia dos laos comunitrios para a integrao e o fortalecimento de programas sociais. Para tanto, os seguintes assuntos sero abordados: os fundamentos do trabalho comunitrio e das redes sociais; experincias de trabalho em rede; o papel da comunidade na preveno ao uso de drogas; e os principais desaos no trabalho comunitrio.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Redes sociais

133

Redes sociais
O conceito de rede social como um conjunto de relaes interpessoais concretas que vinculam indivduos a outros indivduos vem se ampliando dia a dia, medida que se percebe o poder da cooperao como atitude que enfatiza pontos comuns em um grupo para gerar solidariedade e parceria. O homem, como ser social, estabelece sua primeira rede de relao no momento em que vem ao mundo. A interao com a famlia lhe confere o aprendizado e a socializao, que se estendem para outras redes sociais. pela convivncia com grupos e pessoas que se moldaro muitas das caractersticas pessoais determinantes da sua identidade social. Surgem, nesse contexto, o reconhecimento e a influncia dos grupos como elementos decisivos para a manuteno do sentimento de pertinncia e de valorizao pessoal. Todo indivduo carece de aceitao, e na vida em grupo que ele ir externar e suprir essa necessidade. Os vnculos estabelecidos tornam-se intencionais, definidos por afinidades e interesses comuns. O grupo, ento, passa a influenciar comportamentos e atitudes, funcionando como ponto em uma rede de referncia composta por outros grupos, pessoas ou instituies, cada qual com uma funo especfica na vida da pessoa. Na prtica, a existncia humana constitui-se nas interaes. O ambiente poder intensific-las ou diminu-las de acordo com o surgimento de novos interesses e necessidades. o equilbrio dessas interaes que vai determinar a qualidade das relaes sociais e afetivas do indivduo com os pontos de sua rede, os quais so: a famlia, a escola, os amigos, os colegas de trabalho, entre outros. Assim, o indivduo pode constituir ou fazer parte de uma rede, cujo padro de interao poder ser: positivo privilegiando atitudes e comportamentos que valorizam a vida.

Identidade social
o conjunto de caractersticas individuais, reconhecido pela comunidade da qual a pessoa faz parte.

Relaes sociais
A considerao do homem como ser histrico implica necessariamente consider-lo como ser social e, mais do que isso, como ser poltico (PARO, 2010).

134

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

negativo marcado por atitudes e comportamentos de agresso vida.


Na videoaula, voc ver exemplos de aes compartilhadas que vm sendo implantadas em todo o pas.

importante salientar que o padro de interao nem sempre se d de maneira estanque. Dificilmente uma pessoa se relacionar de forma totalmente negativa ou positiva.

Objetivos das Redes Sociais


Favorecer o estabelecimento de vnculos positivos, por meio da interao entre os indivduos. Oportunizar um espao para reflexo, troca de experincias e busca de solues para problemas comuns. Estimular o exerccio da solidariedade e da cidadania. Mobilizar pessoas, grupos e instituies para a utilizao de recursos existentes na prpria comunidade. Estabelecer parcerias entre setores governamentais e no governamentais, para implementar programas de orientao e de preveno pertinentes a problemas especficos apresentados pelo grupo. A construo da rede somente poder ser concretizada medida que se associarem os princpios da responsabilidade pela busca de solues com os princpios da solidariedade. preciso, evidentemente, que cada cidado busque, dentro de si, o verdadeiro sentido da gratificao pessoal mediante a participao.
Ao conselheiro e ao lder comunitrio compete potencializar a fora natural dos indivduos e da comunidade em aes para a formao e fortalecimento de redes voltadas garantia de acesso aos direitos sociais e ao exerccio da cidadania.

Redes sociais

135

Caractersticas a serem identificadas e desenvolvidas no trabalho em rede


Acolhimento - capacidade de acolher e compreender o outro, sem impor quaisquer condies ou julgamentos, ou impor-se. Cooperao - demonstrao do real interesse em ajudar e de compartilhar na busca das solues. Disponibilidade - demonstrao e associao a um compromisso solidrio. Respeito - s diferenas tnicas, econmicas e s ociais, reconhecimento e considerao pela diversidade. Tolerncia - capacidade de suportar a presena ou a interferncia do outro sem sentimento de ameaa ou invaso. Generosidade - demonstrao de um clima emocional positivo (apoio, carinho, ateno e dar sem exigir retorno). Apresenta-se, na Figura 1, um exemplo da articulao das caractersticas de rede.
Figura 2 | Articulao das caractersticas de rede
Acolhimento Cooperao

Disponibilidade

Respeito s diferenas

Generosidade

Tolerncia
Fonte: Duarte (2002).

136

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

As Redes Sociais e a preveno do uso de drogas


O uso de drogas tem se revelado um importante problema de sade pblica, com enorme repercusso social e econmica para a sociedade contempornea. No obstante os esforos do poder pblico e da sociedade civil na busca de alternativas, o aumento do consumo e a precocidade com que os jovens vm experimentando vrios tipos de drogas alertam especialistas em uma direo comum: preciso prevenir! Prevenir no sentido de educar o indivduo para assumir atitudes responsveis na identificao e no manejo de situaes de risco que possam ameaar a opo pela vida.
Essa viso de preveno enfatiza a adoo da educao no apenas como um pacote cumulativo de informaes sobre drogas, mas tambm como um processo contnuo de aprendizagem voltado ao desenvolvimento de habilidades psicossociais que permitam um crescimento social e afetivo equilibrado ao indivduo.

A articulao de diferentes pontos da rede social pode otimizar espaos de convivncia positiva que favoream a troca de experincias para a identificao de situaes de risco pessoal e possveis vulnerabilidades sociais, observando que, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), so fatores de risco ao uso de drogas: ausncia de informaes adequadas sobre as drogas; insatisfao com a sua qualidade de vida; pouca integrao com a famlia e a sociedade; facilidade de acesso s drogas.

Redes sociais

137

A participao comunitria
O impacto da participao em um projeto social transcende o suprimento de carncias, pois a vivncia comunitria veculo para a ampliao da viso de mundo, gerao de conhecimentos, exerccio da cidadania e transformao social. Na ao comunitria, a ideologia preponderante a cooperao, cuja fora se d no estabelecimento de uma corrente solidria em que cada pessoa importante na sua necessidade ou na sua disponibilidade para ajudar. As solues participativas mobilizam as aes de responsabilidade partilhada, a formao, o estreitamento de parcerias e a otimizao dos recursos existentes na comunidade, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de preveno do uso de drogas com os seguintes enfoques: preveno universal: dirigida populao em geral. Na comunidade, esse modelo de preveno abrange todos os moradores ou um grupo. Por exemplo: gincana sobre sade e qualidade de vida com participao de todos os alunos da escola; preveno seletiva: dirigida a grupos especficos da comunidade, com o objetivo de identificar os fatores de risco associados ao uso de lcool e outras drogas e atuar de forma a retardar-lhes ou impedir-lhes o uso e o abuso. Por exemplo: ao de orientao para estudantes de Ensino Mdio, que comumente frequentam festas nas quais h consumo de lcool; preveno indicada: planejada para pessoas que j apresentam os primeiros sinais de uso abusivo de lcool e outras drogas. Tem por objetivo prevenir a evoluo para um possvel quadro de dependncia e suas complicaes. O enfoque da interveno deve ser especfico para cada indivduo ou grupo e considerar os problemas escolares, de sade, familiares e sociais relacionados ao padro de consumo. Por exemplo: encaminhamento de usurio para tratamento na rede de sade.

138

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Experincias de trabalho em rede


Existem inmeras experincias que demonstram ser possvel o trabalho em rede. Voc ir conhecer alguns projetos, instituies, organizaes, associaes, entre outros, que realizam esses trabalhos com a inteno de solucionar ou amenizar os problemas causados pelo uso de lcool, crack e outras drogas.

Associao Lua Nova


A Associao Lua Nova uma iniciativa no governamental que tem por objetivo a reinsero social de jovens mes e seus filhos em situao de vulnerabilidade social. Com sede em Sorocaba (SP), desenvolve aes de gerao de renda, trabalho, estudo, desenvolvimento comunitrio e cidadania. Tem como misso [...] resgatar e desenvolver a autoestima, a cidadania, o espao social e a autossustentabilidade de jovens mes vulnerveis, facilitando sua insero como multiplicadoras de um processo de transformao de comunidades em risco (ASSOCIAO LUA NOVA, 2007, p. 09). Para que isso ocorra, a ONG desenvolve uma srie de programas. A etapa inicial dar residncia, alimentao, assistncia mdica, psicolgica e educacional s jovens e a seus filhos. A etapa seguinte chamada de Lua Crescente, que fomenta o planejamento da futura vida em famlia e encoraja os primeiros passos para a independncia socioeconmica das residentes. Para chegar a essa independncia, as residentes participam de projetos de gerao de renda e trabalho, como o Projeto Criando Arte que consiste na formao de costureiras e criao, desenvolvimento, produo e venda de bonecas e brindes e o projeto Panificadora Lua Crescente que trabalha na produo e venda de biscoitos artesanais, entre outros. Atravs de seu trabalho e mtodos teraputicos empregados, a Associao Lua Nova pretende tornar-se referncia nacional e um centro multiplicador por excelncia de programas de insero social de jovens/adolescentes em situaes de risco. A Secretaria Nacional de Po-

o stio da Lua Nova est em construo. Pode ser acessado no endereo: <http://www. luanova.org.br>.

Redes sociais

139

lticas sobre Drogas financiou a sistematizao dessa metodologia, com o objetivo de dissemin-la em outros municpios brasileiros.

Terapia Comunitria
A metodologia da Terapia Comunitria (TC), desenvolvida no Brasil, fundamentada no reconhecimento dos potenciais e competncias existentes em cada pessoa, nos grupos e na comunidade, para o enfrentamento dos problemas em seu cotidiano. Nesse sentido, o trabalho comunitrio revela-se como uma importante estratgia na otimizao dos recursos, pois visa trabalhar a sade comunitria em espaos pblicos, com valorizao na preveno e na participao de todos. A TC tem sido, tambm, um instrumento de mobilizao de recursos locais e de reflexo sobre o sofrimento de famlias com problemas decorrentes do uso de lcool, crack ou outras drogas por parte de algum de seus membros, fortalecendo, assim, os vnculos sociais e as redes de proteo. Nessa perspectiva, a Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas promoveu a capacitao de 720 terapeutas comunitrios para qualific-los especificamente no atendimento das questes relativas ao tema.

Conhea o stio da Associao Brasileira de Terapia Comunitria acessando: <http//:www. abratecom.org.br>.

Central nica das Favelas (CUFA)


A Central nica das Favelas (CUFA) uma organizao criada a partir da unio entre jovens de vrias favelas do pas que buscavam espao para expressar atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A CUFA promove atividades nas reas de educao, lazer, esportes, cultura, cidadania. Como recurso, utiliza grafite, formao de DJs, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. O hip-hop a principal forma de expresso da CUFA e serve como ferramenta de integrao e de incluso social. A Central produz, distribui e veicula a cultura hip-hop atravs de publicaes, discos, vdeos, programas de rdio, shows, concursos, festivais de msica, cinema, oficinas de arte,

Para obter maiores informaes sobre a CUFA, acesse o seguinte endereo: <http://www.cufa. org.br>.

140

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

exposies, debates e seminrios. A equipe CUFA est presente nos 26 estados da Unio e no Distrito Federal. composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitao e profissionalizao das bases da instituio, oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade e que atuam em rede com as comunidades locais.

Outros projetos de trabalho em rede


Alm dos projetos j apresentados, julga-se relevante que voc conhea, tambm, outros projetos de trabalho em rede.

Projeto Pracatum
A Associao Pracatum Ao Social foi fundada, em 1994, pelo msico Carlinhos Brown com o objetivo de desenvolver um trabalho fundamentado nos temas educao e cultura, mobilizao social e urbanizao. A misso da associao a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do Candeal (Salvador BA), atravs do desenvolvimento comunitrio, saneamento bsico e programas educacionais e culturais. As iniciativas sociais incluem questes de responsabilidade social e insero dos jovens da comunidade no mercado de trabalho. O lugar um centro de referncia em cursos de formao profissional em moda, costura, reciclagem, idiomas e oficinas de capoeira, msica, dana e de temticas ligadas cultura afro-brasileira, alm de uma escola infantil.

Para obter mais informaes adicionais sobre o projeto Pracatum, acesse: <http//:www.carli nhosbrown.com. br>.

Projeto AfroReggae
Conhea os projetos e a histria do AfroReggae acessando: <http//:www.afroreggae.org>.

Com vinte anos de existncia, o AfroReggae uma organizao que trabalha pela transformao social e exerccio da cidadania por meio da cultura, da arte e da educao. Busca despertar potencialidades artsticas que elevem a autoestima de jovens das camadas populares, como uma ferramenta de enfrentamento ao trfico e criminalidade.

Redes sociais

141

Foram criados, para isso, ncleos comunitrios de cultura que promovem atividades de amparo a jovens em situao de vulnerabilidade, passveis de envolvimento com aes de violncia. Esses jovens passam a integrar projetos sociais que abarcam atividades de dana, percusso, futebol, reciclagem de resduos e capoeira. O AfroReggae atua principalmente em comunidades do Rio de Janeiro, tais como: Vigrio Geral, Parada de Lucas, Nova Iguau, Complexo do Alemo, Cantagalo e Vila Cruzeiro. No total, o grupo tem mais de 350 funcionrios, 75 projetos sociais e estabelece parcerias no Brasil e fora dele.

Escola Olodum
O grupo Olodum da Bahia possui uma Escola Criativa que desenvolve uma srie de cursos, tais como: oficina de mamulengos, dana, teatro, percusso, dico e postura de voz, reforo escolar, iniciao musical, Histria e Portugus. Na rea de sade, o Projeto Pr-Sade objetiva educar e informar a populao sobre a preveno de doenas sexualmente transmissveis. O grupo realiza, ainda, campanhas de limpeza urbana, que visam manter a comunidade limpa, assim como o reaproveitamento de parte do lixo como material reciclvel.

Conhea os projetos da Escola Olodum acessando: <http//:www. blogescolaolodum. com.br>.

Programa Social da Mangueira


O Programa Social da Mangueira rene um conjunto de aes que atendem s reas de Esporte, Sade, Educao para o Trabalho, Lazer e Cultura. As atividades so voltadas para pessoas de diversas idades, de crianas a idosos. Atualmente o Complexo Olmpico atende cerca de 2.500 crianas e adolescentes e ainda se estende ao manter atividades para adultos. O reflexo direto desse trabalho o baixo ndice de criminalidade infantil e o aumento da escolaridade na comunidade da Mangueira. A Vila Olmpica da Mangueira foi escolhida pela BBC de Londres como o Melhor Projeto Social da Amrica do Sul.

Maiores informaes sobre o Programa Social da Mangueira so encontradas no stio: <http//:www. mangueira.com.br/ mangueira/>.

142

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Referncias
ARATANGY, L. R. Desafios da convivncia: pais e filhos. So Paulo: Gente, 1998. ASSOCIAO Lua Nova. Lua Nova: a trajetria da Associao Lua Nova, um projeto de parceria com jovens mes e seus filhos em situao de vulnerabilidade social. Braslia (DF): SENAD, 2007. V. 1. BARNES, J. A. Redes Sociais e processo poltico. In: FELDMAN-BIANCO, B. (Org.). Antropologia das sociedades contemporneas. So Paulo: Global, 1987. p. 159-194. DUARTE, P. C. A. V. Reinsero Social. In: BRASIL. Presidncia da Repblica. Secretaria Nacional Antidrogas. Tratamento das dependncias qumicas: aspectos bsicos curso a distncia. Braslia: SENAD; So Paulo: USP, 2002. DUARTE, P. C. A. V. Redes sociais. In: BRASIL. Presidncia da Repblica. Secretaria Nacional Antidrogas. Preveno ao uso de lcool e outras drogas no ambiente de trabalho: conhecer para ajudar curso a distncia. Secretaria Nacional Antidrogas. Servio Social da Indstria e Universidade Federal de Santa Catarina. Braslia: SENAD, 2006. FALEIROS, V. P. Estratgias em Servio Social. So Paulo: Cortez, 2001. Deslandes, S. F.; Mendona E. A. Estudo Qualitativo: as redes sociais e as representaes de risco entre usurios de drogas injetveis. In: BRASIL. Ministrio da Sade. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Projeto Ajude-Brasil: Avaliao Epidemiolgica dos Usurios de Drogas Injetveis dos Projetos de Reduo de Danos (PRD) apoiados pelo PN-DST/AIDS. 2000. Cap. VII. (Srie Avaliao 6). Disponvel em: <http://www.aids.gov.br/publicacao/projeto-ajude -brasil-avaliacao-epidemiologica-dos-usuarios-de-drogas-injetaveisdos-proje>. Acesso em: 10 jan. 2012. MIRANDA, C. F.; MIRANDA, M. L. Construindo a relao de ajuda. Belo Horizonte: Crescer, 1983. ORGANIZAO PAN-AMERICANA DE SADE. Redes locales frente a la violencia familiar. Srie: Violencia Intrafamiliar y salud. Documento de Anlise n. 2. La asociacin de solidariedad para pases emergentes. Peru, jun. 1999.

Redes sociais

143

PARO, V. H. Educao como Exerccio do Poder: crtica ao senso comum em educao. So Paulo: Cortez, 2010.

Unidade

07 II
Maria Ftima Olivier Sudbrack*
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

O TRABALHO COMUNITRIO E A CONSTRUO DE REDES SOCIAIS

O trabalho comunitrio e a construo de redes sociais

147

Introduo
Vamos agora conhecer uma nova maneira de pensar a questo do uso de drogas, a partir da mobilizao de todos os segmentos de uma determinada comunidade; ou seja, atravs do trabalho comunitrio, que tem na cidadania o princpio de atuao. Essa proposta inovadora, pois enfatiza a importncia do encontro dos saberes locais para a construo do saber coletivo. A experimentao permanente, o movimento de integrao contnua entre os diferentes indivduos diante de uma tarefa comum a ser cumprida no s abrem caminho para uma atuao efetiva, mas tambm permitem a transformao.
Saber
Adquirir saber permite assegurar-se de um certo domnio do mundo no qual se vive, comunicar-se com os outros seres e partilhar o mundo com eles, viver certas experincias e, assim, tornar-se maior, mais seguro de si, mais independente (CHARLOT, 2000, p. 60).

O trabalho comunitrio pode ser definido a partir de trs dimenses: a participao, que gera mudanas na maneira de se posicionar e nas atitudes prticas das pessoas diante do problema; a interveno adquire, assim, outra eficcia, porque se fundamenta na contribuio de todos; o enraizamento social, ou seja, o trabalho tem sua origem no grupo de pessoas sobre o qual a ao se dirige; nesse caso, enfatiza-se uma atuao de parcerias que tm como resultado o funcionamento em rede de todas as iniciativas ligadas preveno; as parcerias mltiplas, que permitem uma percepo global dos recursos da comunidade e evitam que a interveno seja restrita ao de especialistas; o trabalho exige a utilizao de recursos comunitrios no mobilizados at ento.

A partir dessas dimenses, a maneira inovadora de perceber o envolvimento das pessoas com as drogas na comunidade permite conhecer melhor a realidade, medida que se articulam saberes diferentes para se chegar a um saber mais abrangente.

148

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Um novo olhar sobre o uso de drogas


O modelo tradicional, baseado na represso que estigmatiza o usurio e promove o amedrontamento da populao, est superado. O trabalho de preveno do uso de drogas vem evoluindo com a construo de um novo enfoque, voltado para a educao e para a sade e centrado na valorizao da vida e na participao da comunidade. O Quadro 1 mostra a diferena entre esses dois enfoques.
Quadro 1 | Diferena entre o enfoque tradicional do medo e o enfoque sistmico Enfoque do tradicional medo
Controle da oferta Preocupao em controlar a oferta de drogas ilcitas, com pretenso de acabar com elas. Controle externo Criminalizao do usurio de drogas, com abordagem policial centrada nas drogas ilcitas. Amplificao da violncia, que gera insegurana e paralisia nfase no medo e nas ameaas, promovendo a impotncia e a inrcia. Abordagem isolada Problema reduzido questo do produto, atribuindo poder substncia sem considerar o sujeito e o contexto. Represso Preveno centrada na fuga do problema, usando um discurso estereotipado e amedrontador, impondo posturas e decises autoritrias. Questo individual Envolvimento com drogas visto como um problema pessoal e tratado como um processo patolgico individual. Solues hierarquizadas e parciais Isolamento dos usurios do convvio social, transferindo o problema para especialistas.

Enfoque sistmico
Reduo da demanda Preocupao em reduzir a procura por drogas, com limites para crianas e jovens no acesso s drogas lcitas e ilcitas. Autonomia Conscientizao da populao sobre o uso de drogas lcitas e ilcitas. Ampliao do conhecimento e competncia para a ao nfase na autoestima e na autoconfiana, promovendo iniciativas para solues criativas. Abordagem integrada Problema definido a partir do encontro de uma pessoa com um produto em um contexto sociocultural. Educao Preveno centrada no conhecimento da realidade, quebrando tabus, reconhecendo situaes de risco e promovendo a opo pela sade e pela vida. Questo relacional Envolvimento com drogas visto como um problema de relaes e tratado como processo de mudanas no contexto sociofamiliar. Solues participativas e Contextualizadas Mobilizao dos recursos comunitrios, construindo vnculos afetivos, redes sociais, integrando os diferentes saberes.

Fonte: Adaptado de Sudbrack (1997, p. 109-11)

O trabalho comunitrio e a construo de redes sociais

149

Para que voc tenha uma ideia clara a respeito do novo enfoque, descrevemos, a seguir, cada uma de suas caractersticas essenciais. Reduo da demanda ao conhecer as motivaes e as necessidades, possvel perceber a oferta e a demanda sob a ptica da circularidade; ou seja, que a demanda gera oferta, mas tambm que a oferta gera demanda. Essa compreenso sistmica da circularidade entre oferta e demanda, sobretudo no caso de jovens e de crianas, remete-nos importncia da colocao de limites firmes no acesso precoce s drogas. Autonomia a proposta da conscientizao da populao privilegia a reflexo crtica sobre as experincias com drogas, avaliando os limites de cada pessoa na sua relao com o consumo dos diferentes produtos. Nesse caso, a opo do usurio, ao fazer uso abusivo de drogas, reconhecida como fundamental, e a mudana do seu comportamento s ser efetiva a partir do momento em que ele compreender o sentido desse ato e aceitar o limite como uma regra em benefcio a sua sade. Ampliao do conhecimento e competncia para a ao o enfoque sistmico privilegia os aspectos positivos e a sade, resgatando as competncias das pessoas para que elas reajam de forma criativa na soluo de seus problemas. Nesse sentido, a interveno preventiva ao uso de drogas deve proporcionar situaes que ampliem o conhecimento e a segurana das pessoas, a fim de que se sintam encorajadas para ao. Abordagem integrada a droga, vista na sua relao com o usurio e o meio ambiente, mostra a passagem de uma forma isolada de se tratar a questo para uma abordagem integrada e contextualizada, que denominamos abordagem sistmica. No podemos atribuir droga uma vida prpria, pois ela apenas uma substncia inerte e inofensiva, em si, sem possuir, por si s, qualquer poder de influenciar pessoas. Educao necessria uma abordagem centrada na informao adequada em vez de simplesmente reprimir pelo medo e pelo terror . A ampliao do conhecimento permite a identificao das situaes de risco a serem evitadas e tambm promove maior conscientizao a respeito das consequncias e das motivaes relacionadas ao ato de drogar-se.

Autonomia
Do grego auto e nomos, significa a atividade e o poder de dar a si um regramento, definindo os prprios interesses e relaes. Autonomia , portanto, poder exercido com absoluta independncia pelo sujeito.

Pelo medo e pelo terror


Pensando nisso, qual a sua opinio sobre a internao compulsria para os usurios de drogas?

150

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Questo relacional o comportamento de uso de drogas representa a busca de uma soluo em face de dificuldades apresentadas no contexto das relaes familiares e/ou sociais. O uso de drogas nos remete a um questionamento que vai alm da pessoa do usurio, em si prprio, e se amplia para uma reflexo e interveno junto a todas as pessoas envolvidas. Solues participativas e contextualizadas a ideia de promover solues participativas e contextualizadas traduz valores essenciais que fundamentam a prtica de redes sociais, como a cooperao, a complementaridade, o respeito mtuo, a afinidade afetiva, o prazer de estar junto. Destaca-se, aqui, como estratgia fundamental na interveno preventiva, a necessidade de se privilegiarem os vnculos entre as pessoas e as redes sociais construdas naturalmente na comunidade.

Desafios no trabalho preventivo com as comunidades de baixa renda


possvel que os moradores de comunidades de baixa renda encontrem no trfico de drogas organizado uma referncia de poder, autoridade, controle e, at mesmo em algumas situaes, de proteo a essas populaes. Nesse caso, algumas questes precisam ser discutidas previamente antes de qualquer interveno: O que se pode fazer em comunidades nas quais a presena do trfico de drogas significativa? Como trabalhar com a preveno do uso de drogas numa situao em que tudo est em risco, at a prpria vida? Quais as possibilidades de se falar sobre drogas numa comunidade regida pela lei do silncio? Como superar a passividade e a cumplicidade geradas pelo medo? Como mobilizar o potencial criativo dessas comunidades para que se produza algo novo?

O trabalho comunitrio e a construo de redes sociais

151

O que possvel mudar e qual o preo dessa mudana? Com quem podemos contar como aliados nesse trabalho? Essas questes devem ser debatidas no contexto dos diferentes Conselhos e avaliadas de acordo com a realidade de cada comunidade, para que se chegue a uma proposta de participao conjunta. O trabalho comunitrio desenvolvido a partir de diferentes atividades propostas pela prpria comunidade pode elevar a qualidade de vida das pessoas, agindo sobre as carncias que fazem com que os jovens busquem o consumo de drogas.
O papel dos conselheiros e lideranas comunitrias para a formao de redes tambm enfocado na videoaula. Consulte sempre que necessrio.

A importncia da participao de todos


As aes de preveno na comunidade assumem, assim, uma natureza diferente e mais abrangente; e, por essa razo, os conselheiros precisam estar preparados e integrados nas redes sociais. importante que se incentive a troca de experincias, para que vises diferentes do problema se complementem e promovam a solidariedade diante das dificuldades. Ao mesmo tempo em que a preveno do uso abusivo de drogas exige conhecimentos especializados, o trabalho comunitrio de construo das redes sociais mostra que a preveno funo de todos os cidados. Cada pessoa tem um papel a desempenhar e uma competncia a oferecer para o objetivo comum de articular e de sustentar a rede social. Inicia-se, assim, um processo de construo de um novo saber. O saber popular se junta ao saber acadmico e ao saber poltico para construir um saber comum a todos.
O trabalho de preveno desenvolvido desse modo vai muito alm da divulgao de conhecimentos especficos sobre as drogas. A diversidade de experincias e vises sobre o problema, graas participao dos diferentes segmentos sociais ou das pessoas interessadas em querer solucion-lo, enriquece a comunidade, pois todos tm alguma contribuio a dar, independentemente do papel social

O papel das redes sociais tambm ser enfocado na Teleconferncia. Participe!

152

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

desempenhado. Conselheiros, pais, filhos, amigos, empresrios, profissionais, religiosos, enfim, todos podem e devem ser envolvidos no trabalho de preveno.

O desafio fundamental de quem trabalha nessa rea enfrentar o sentimento de impotncia diante de problemas de natureza social e econmica. Nesse caso, a prtica de redes sociais tambm oferece um relevante suporte, centrado na integrao que se estabelece em torno do objetivo comum que o grupo tem. A partir desse modelo de atuao, surgem novas maneiras de encarar o problema e abrem-se novas perspectivas, pois a crise considerada um momento de enorme potencial para a mudana e para o surgimento de novas possibilidades. A proposta de implantao de redes sociais abre amplas perspectivas para a construo de estratgias que promovam a aproximao entre as pessoas de uma determinada comunidade, reforando os vnculos afetivos entre elas e permitindo a circulao das informaes necessrias, trocas de experincias, aprendizados recprocos e construo de solues coletivas.

Resumo
Voc est encerrando mais uma Unidade deste Curso. Os dois textos trabalhados abordaram os seguintes contedos: os grupos so elementos decisivos para a manuteno do sentimento de pertinncia e valorizao pessoal, influenciando comportamentos, atitudes e funcionando como ponto em uma rede de referncia; os pontos de uma rede social de referncia so a famlia, a escola, os amigos e os colegas de trabalho, entre outros;

O trabalho comunitrio e a construo de redes sociais

153

a articulao de diferentes pontos da rede social pode otimizar espaos de convivncia positiva que reforam a troca de experincias na identificao de situaes de risco pessoal e possveis vulnerabilidades sociais; ao articular redes de preveno, importante considerar alguns fatores de risco e proteo ao uso de drogas nos diferentes domnios da vida; na ao comunitria, a ideologia preponderante a cooperao, cuja fora se d no estabelecimento de uma corrente solidria, na qual cada pessoa importante, seja pela sua necessidade de ajuda, seja pela sua disponibilidade para ajudar; o trabalho de preveno do uso de drogas evoluiu da represso ao usurio e do amedrontamento da populao para um novo enfoque, voltado para a educao e para a sade e centrado na valorizao da vida e na participao da comunidade; no trabalho comunitrio, os profissionais precisam estar bem preparados e integrados nas redes profissionais.
Educao
Hoje em dia temos muitas informaes disponibilizadas pelos meios de comunicao (rdio, TV, internet). Lembre-se, porm, do ensinamento de Paulo Freire: ensinar no transferir conhecimentos. Se a pura transmisso fosse suficiente, no precisaramos nos preocupar com o problema do uso de drogas; a simples informao daria conta de resolver o problema.

Exerccios de fixao
1. Assinale o item que no se refere aos objetivos das redes sociais: a. ( ) Favorecer a construo de vnculos positivos, atravs da interao entre os sujeitos, estimulando o exerccio da solidariedade e da cidadania. b. ( ) Estimular a constituio de espaos para reflexo, troca de experincias e busca de solues para problemas comuns. c. ( ) Incentivar o estabelecimento de relaes coletivas pautadas nos interesses individuais, estimulando a construo e efetivao de projetos de vida singulares. d. ( ) Mobilizar pessoas, grupos e instituies para a utilizao de recursos existentes na prpria comunidade.
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

154

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

e. ( ) Implementar programas de orientao e preveno pertinentes a problemas especficos apresentados pelo grupo, atravs do estabelecimento de parcerias entre setores governamentais e no go vernamentais. 2. Leia as expresses a seguir e combine- as com os termos que expressam as caractersticas a serem identificadas e desenvolvidas no trabalho em rede. ____________ a demonstrao do real interesse em ajudar e de compartilhar experincia na busca das solues; ____________ a demonstrao de um clima emocional positivo (apoio, carinho, ateno e dar sem exigir retorno); ___________ a capacidade de suportar a presena ou interferncia do outro sem sentimento de ameaa ou invaso; ________ a capacidade de acolher e compreender o outro, sem impor quaisquer condies ou julgamentos; _________ s diferenas tnicas, econmica s e sociais, reconhecimento e considerao pela diversidade; ___________ a demonstrao de interesse e de atitude e associao a um compromisso solidrio. a. ( ) Cooperao; generosidade; tolerncia; acolhimento; respeito; disponibilidade. b. ( ) Cooperao; generosidade; disponibilidade; respeito; acolhimento; tolerncia. c. ( ) Generosidade; tolerncia; cooperao; acolhimento; respeito; disponibilidade. d. ( ) Disponibilidade; cooperao; generosidade; acolhimento; respeito; tolerncia. e. ( ) Acolhimento; tolerncia; cooperao; generosidade; disponibilidade; respeito.

O trabalho comunitrio e a construo de redes sociais

155

Referncias
CHARLOT, B. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. COLLE, F. X. Toxicomanies, Systmes et Familles: o les drogues rencontrent les emotions. Paris: ESF, 1995. COSTA, L. F. Reunies Multifamiliares: uma proposta de interveno em psicologia na comunidade. Tese (Doutorado em Psicologia) Universidade de So Paulo, 1998. DABAS, E.; NAJMANOVICH, D. Redes: El lenguaje de los vnculos: hacia la reconstruccin y el fortalecimiento de la sociedad civil. Buenos Aires: Paidos, 1995. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica docente. So Paulo: Paz e Terra, 2011. MORIN, E. Cincia com Conscincia. So Paulo: Bertrand Brasil, 1996. SLUZKI, C. Redes Sociais: alternativa na prtica teraputica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. SUDBRACK, M. F. O. Construindo Redes Sociais: metodologia de preveno da drogadio em adolescentes de famlias de baixa renda do Distrito Federal. In: Macedo, R. M. Famlia e Comunidade. Rio de Janeiro: ANPEPP, 1997. Coletneas da Anpepp n. 2.

Unidade

08
Marcelo Santos Cruz*

REDUO DE DANOS, PREVENO E ASSISTNCIA

Nesta Unidade, voc ir conhecer algumas das estratgias utilizadas para reduzir os danos causados nas pessoas usurias de drogas. Os temas a serem trabalhados esto relacionados s estratgias de reduo de danos e s diretrizes da Poltica Nacional sobre Drogas. Tambm sero estudadas a reduo de danos e as polticas pblicas de sade.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Reduo de danos, preveno e assistncia

159

Introduo
As Estratgias de Reduo de Danos constituem um conjunto de princpios e aes para a abordagem dos problemas relacionados ao uso de drogas utilizado internacionalmente e apoiado pelas instituies responsveis pela formulao da Poltica Nacional sobre Drogas. Os problemas com as drogas envolvem mltiplas dimenses, incluindo os seus aspectos jurdicos e de sade, em situaes frequentes que podem ter graves consequncias para os indivduos e para a coletividade. Conhecer as Estratgias de Reduo de Danos assim como seus alcances, limitaes e o debate que as envolve permitir aos conselheiros e lderes comunitrios formularem sua compreenso e contribuio para a definio das melhores alternativas para a questo das drogas em nosso pas.
Reduo de Danos (RD) constitui uma estratgia de abordagem dos problemas com as drogas que no s parte do princpio que deve haver imediata e obrigatria extino do uso de drogas, seja no mbito da sociedade, seja no caso de cada indivduo, mas tambm formula prticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem.

O que so as Estratgias de Reduo de Danos?


Prticas de Reduo de Danos j eram utilizadas no incio do sculo XX e cederam pela presso proibicionista de meados desse sculo. Na dcada de 1980, na Holanda, usurios de drogas injetveis (UDIs) exigiram do governo a disponibilizao de servios que diminussem seus riscos de contaminao com o vrus da hepatite B. Posteriormente, a preocu-

160

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

pao com o risco de contaminao com a AIDS deu grande impulso implementao das atividades de Reduo de Danos. Profissionais foram treinados para fazer contato e receber pessoas que usavam drogas injetveis. Desde ento, esses profissionais desenvolvem esses servios em locais de fcil acesso aos usurios, como em veculos que circulam ou ficam estacionados em reas da cidade com maior concentrao de UDIs. Assim, as prticas de Reduo de Danos passaram a integrar as estratgias de abordagem do problema com as drogas em pases da Europa, na Austrlia e nos Estados Unidos. As prticas de Reduo de Danos surgidas como uma alternativa para as estratgias proibicionistas do tipo Guerra s Drogas baseiam-se, segundo Andrade (2002), em princpios de pragmatismo, tolerncia e compreenso da diversidade. So pragmticas porque compreendem ser imprescindvel continuar oferecendo servios de sade visando, principalmente, preservao da vida para todas as pessoas que tm problemas com drogas. Mesmo que se compreenda que, para muitas pessoas, o ideal seria que no usassem mais drogas, sabe-se que isso pode ser muito difcil, demorado ou inalcanvel. , portanto, pragmtica a ideia de que necessrio oferecer servios, inclusive para aquelas pessoas que no querem ou no conseguem interromper o uso dessas substncias. O oferecimento desses servios pode evitar que se exponham a situaes de risco e viabilizar sua aproximao das instituies, abrindo a possibilidade de que peam ajuda posteriormente.

Pragmatismo
(do grego prgma, ao) uma escola de filosofia estabelecida no final do sculo XIX, segundo a qual o conceito de verdade de uma ideia corresponde sua utilidade prtica.

A Estratgia de Reduo de Danos tolerante, pois evita a compreenso moral sobre os comportamentos relacionados ao uso de substncias e s prticas sexuais, evitando intervenes autoritrias e preconceituosas. A diversidade contemplada ao compreender que cada indivduo estabelece uma relao particular com as substncias e que a utilizao de abordagens padronizadas como pacotes prontos e impostos para todos ineficaz e excludente.

Reduo de danos, preveno e assistncia

161

Reduo de Danos como estratgia de preveno


As aes que visam diminuio dos riscos de contaminao com micro-organismos, por via injetvel ou por via sexual, constituram o impulso inicial das Estratgias de Reduo de Danos. Posteriormente, outras prticas de risco se tornaram foco de aes de Reduo de Danos, como os problemas com drogas no injetveis, como o caso do crack nos dias de hoje.

Outras atividades preventivas relacionadas ou no ao uso de drogas tm, atualmente, sido compreendidas como coerentes com os princpios de Reduo de Danos. o caso do uso de cinto de segurana por motoristas de automveis, do capacete por motociclistas e da legislao e fiscalizao que visa dissociar o uso do lcool da direo de veculos. No caso da legislao sobre a direo de veculos, ela compreendida como uma prtica de Reduo de Danos porque ela no probe a venda, produo ou mesmo o uso do lcool, mas define uma situao em que o uso do lcool no permitido antes de dirigir veculos. Nesse caso, a restrio no invade o direito individual, pois a licena para dirigir uma concesso pblica. As Estratgias de Reduo de Danos foram implementadas, no Brasil, a partir da preocupao com o crescimento do contgio com o HIV entre usurios de drogas injetveis. No caso da Estratgia de Reduo de Danos para usurios de drogas injetveis, as atividades incluem a troca de seringas usadas por seringas estreis e descartveis, a distribuio de preservativos e a disponibilizao de informaes sobre como usar o equipamento de injeo com menos risco de contaminao e sobre cuidados para a prtica de sexo seguro. Alm disso, os usurios recebem informaes sobre servios de sade para a realizao de exames e de tratamento para problemas clnicos e para a dependncia de drogas.

162

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Assim, a atividade de troca de seringa no um fim em si, mas um servio oferecido junto a muitos outros, os quais tm o objetivo geral de preservao da sade. No Brasil, as primeiras aes de Reduo de Danos surgiram em Santos, em 1992. No final da dcada de 1980, esse municpio apresentava altssimas taxas de prevalncia de soropositividade para o HIV entre usurios de drogas injetveis. Houve represso policial a essas atividades e aes civis e criminais contra seus organizadores alegando que essas atividades estimulariam o consumo de drogas, por isso o projeto foi interrompido. Em 1994, o Conselho Federal de Entorpecentes (CONFEN) deu parecer favorvel realizao de atividades de Reduo de Danos; e, em 1995, teve incio na Bahia o primeiro programa brasileiro. O programa introduziu aes de reduo de danos e de riscos associados ao uso de drogas, especialmente as drogas injetveis. Foram estabelecidas intervenes de campo, voltadas para os usurios de drogas, fornecendo no apenas informaes sobre o HIV/AIDS, como tambm insumos de preveno para reduzir o risco de infeco pelo HIV.
Acesse pginas na internet para saber mais sobre programas de Reduo de Danos: <http://www. obid.senad.gov. br/portais/OBID/ conteudo/web/ artigo_cientifico/ ler_artigo_ cientifico.php?id_ artigo_cientifico=9 e http://www. brasil.gov.br/ enfrentandoocrack/ cuidado/reducaode-danos>.

Em 2003, mais de 150 programas de Reduo de Danos estavam em funcionamento no pas com o apoio e, na maioria dos casos, com o financiamento do Ministrio da Sade. Contrariando expectativas pessimistas, os estudos cientficos que se seguiram mostraram que a implantao dos programas de reduo de danos no foi acompanhada de crescimento da soroprevalncia do HIV. Segundo o Boletim Epidemiolgico do Ministrio da Sade, o nmero de casos notificados de AIDS entre usurios de drogas injetveis maiores de 13 anos caiu de 4.092 (29,5% do total) em 1993 para 849 (7,7% do total) em 2007 (Brasil, 2008). Estudos realizados em Santos (Mesquita et al., 2001), no Rio de Janeiro (Bastos; Telles; Hacker, 2001) e em Salvador (Andrade et al., 2001) encontraram importante queda na prevalncia de soropositividade para HIV e hepatite B e C quando comparados com estudos realizados, nessas cidades, antes da instituio de estratgias de Reduo de Danos. Nesses grupos atendidos pelas estratgias de Reduo de Danos, essas pesquisas tambm encontraram diminuio da frequncia do uso injetvel e de compartilhamento de seringas (em Santos, Rio de Janeiro e Salvador) e aumento do uso de preservativos

Reduo de danos, preveno e assistncia

163

(em Salvador). Essas pesquisas respondem favoravelmente a uma das indagaes importantes sobre as Estratgias de Reduo de Danos: se elas so eficientes em diminuir danos e riscos. Outra pergunta fundamental se as estratgias de reduo de danos aumentam o consumo de drogas, qual Bastos e Mesquita (2001) responderam afirmando que nenhuma pesquisa demonstrou a associao de Estratgias de Reduo de Danos com o aumento do consumo de drogas. A mera inexistncia da droga no organismo humano no faz cessar o desejo de usar drogas. As alteraes provocadas no sistema nervoso central pelo uso crnico so responsveis pelo quadro de abstinncia nos primeiros dias em que o indivduo est sem a droga; mas, ainda que semanas, meses ou anos se passem, no h garantia de que o desejo intenso pela substncia no persista ou no retorne. Pessoas que foram dependentes de nicotina (fumantes de cigarros de tabaco) e pararam de fumar sabem que a vontade de fumar retorna, de forma mais ou menos intensa, inmeras vezes e, em muitos casos, at anos depois da interrupo do uso da droga. Essas pessoas descrevem que o difcil no , exatamente, parar de fumar, mas conseguir evitar voltar a fumar. A explicao para esse fenmeno envolve tambm aspectos biolgicos (como mudanas prolongadas ou persistentes no funcionamento cerebral), mas certamente inclui tambm as determinaes psicolgicas e socioculturais. Exemplificando a interao complexa desses fatores (biolgicos, psicolgicos e sociais) que dificultam a interrupo do uso de qualquer droga, podemos pensar nas pessoas que tm problemas com o lcool e a cocana. Nesses casos, alm das alteraes do funcionamento cerebral, os indivduos esto envolvidos em situaes que envolvem seu psiquismo e suas relaes com amigos, familiares e outros, que podem dificultar bastante seus esforos para parar e manter-se sem usar a droga. Assim, as abordagens teraputicas no devem ser baseadas apenas no afastamento, eliminao da droga do organismo ou reverso das alteraes neuropatolgicas; devem estender-se tambm aos aspectos psicolgicos (por meio dos vrios recursos psicoterpicos) e socioculturais (como a ateno famlia e a reinsero social). Apesar disso, ainda

164

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

existem, no Brasil, profissionais e instituies que propem tratamentos baseados unicamente no afastamento da droga por meio de internaes (muitas vezes prolongadas) ou somente na administrao de medicaes.
Da mesma forma que uma compreenso biolgica simplista, a articulao de uma viso moralista do uso de drogas com o proibicionismo provoca propostas equivocadas de tratamento, como a ideia de que disciplinar, punir ou impor a religiosidade podem, simplesmente, afastar o desencaminhado do mundo das drogas. Entre profissionais de sade inadequadamente capacitados para atender usurios de drogas, comum a concepo de que todos eles so antissociais e que nada h a fazer para ajud-los. A capacitao dos profissionais um dos desafios atuais para a ateno sade neste campo.

Ainda mais frequente do que os equvocos descritos a proposta, geralmente associada estratgia proibicionista, de exigir abstinncia imediata para todos os pacientes que iniciam tratamento. Aps a nova Lei de Drogas, as entrevistas realizadas com profissionais de sade de servios especializados na assistncia a usurios de drogas evidenciaram uma percepo favorvel mudana na forma de encaminhamento de pessoas com problemas com drogas por servios da Justia para essas instituies de sade. Esses profissionais destacam que a aproximao dos servios da Sade e da Justia bem-vinda, pois permite uma melhor compreenso de parte a parte, a diminuio de expectativas exageradas e, principalmente, a diminuio dos encaminhamentos para tratamentos compulsrios, nos moldes da Justia Teraputica. Equipes experientes no tratamento de dependentes de drogas sabem que os melhores resultados ocorrem quando os pacientes esto fortemente envolvidos com o tratamento. Isso significa que os pacientes se encontram francamente motivados, no apenas para participar dos vrios procedimentos teraputicos propostos, mas tambm para mudanas psquicas e comportamentais. Pacientes motivados aceitam com mais empenho participar com assiduidade de tratamento psicoterpico e de grupos de ajuda mtua.

Reduo de danos, preveno e assistncia

165

Quando necessitam medicao, engajam-se em manter a regularidade das doses prescritas e o comparecimento s consultas. Mas, mais importante do que a participao do paciente nas prticas do tratamento, a sua disposio para mudanas psquicas e de comportamento. As mudanas psquicas envolvem, por exemplo, abrir mo de uma postura de oposio ao tratamento, equipe e famlia, passando a se responsabilizar pelas consequncias de suas escolhas. No campo da psicoterapia, essa nova postura se manifesta pelo surgimento de reflexes do paciente sobre suas dificuldades de relacionamento e sobre a funo de alvio de conflitos ou sofrimento psquico que a droga pode exercer para ele. Um paciente motivado ou implicado no tratamento responde s indagaes e s hipteses propostas pelos terapeutas, tomando-as como questes para si; ou seja, produzindo novas formas de pensar sobre si mesmo, suas escolhas e seus comportamentos. Mais do que isso, um paciente engajado no tratamento prope questes sobre si e as leva ao terapeuta, est atento s respostas do terapeuta e observa de que forma as experincias e os modos de agir descritos por outros pacientes, companheiros de grupo, so semelhantes aos seus. Ao invs de perceber o tratamento como algo imposto por outro, o sujeito passa a perceb-lo como uma ferramenta sua para encontrar formas mais satisfatrias de viver. As mudanas no comportamento como a melhoria no relacionamento com a famlia, o afastamento de pessoas com quem ele usava drogas, o interesse em atividades produtivas (educao ou trabalho) so consequncias dessas mudanas psquicas, da melhoria do bem-estar emocional e tambm (mas no exclusivamente) da interrupo do uso de drogas. Esse cuidado importante, inclusive, porque h pessoas que, mesmo estando abstinentes h muitos anos, continuam tendo sua vida girando em torno da droga ou persistem com formas de se relacionar com os que mantm os mesmos problemas que tinham quando usavam drogas. As equipes experientes no tratamento de dependentes de drogas, no entanto, tambm sabem que a plena implicao do sujeito com o seu tratamento, em geral, no a regra do que ocorre com os que iniciam um tratamento, nem se produz imediatamente. A motivao varia de um paciente para outro; e, com frequncia, a motivao de um mesmo paciente flutuante, oscilando em diferentes momentos de sua trajetria.

166

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Esse um dos motivos pelos quais se sabe que no se pode ter uma atitude passiva e ficar esperando que o paciente decida se tratar. Tambm no se pode deixar por conta do paciente tomar todas as decises sobre os procedimentos indicados no tratamento, pois, sendo a motivao instvel, o paciente pode colocar obstculos ao tratamento que facilitem que a situao se mantenha inalterada.
Assim, as posturas extremas como impor o tratamento, exigir abstinncia e todas as mudanas de conduta ou, por outro lado, simplesmente aguardar que cada paciente tome todas as decises so, igualmente, equivocadas e improdutivas. Ento, como sair deste impasse? Para responder a essa pergunta, estudiosos de diferentes linhas tericas tm se dedicado a investigar e a propor tcnicas para ajudar os pacientes que no esto plenamente motivados (ou implicados) para o tratamento a se aproximarem deste estgio. Estudiosos da Psicologia Cognitivo-comportamental e da Psicanlise se dedicam a investigar o que denominam, respectivamente, de Motivao para a Mudana e Constituio da Demanda de Tratamento.

Ambiguidade
uma disposio contraditria diante de uma escolha. (Do ponto de vista da Psicopatologia Fenomenolgica, o termo correto seria ambitendncia, uma alterao da vontade. Utilizamos, no entanto, o termo ambiguidade por ser consagrado pelo uso com o significado descrito no texto.)

No sendo este espao o mais indicado para o aprofundamento de tais teorias, optamos por destacar algumas de suas observaes mais relevantes. Entre os aspectos mais importantes sobre a motivao (ou implicao) de usurios de drogas, importante destacar questes como ambiguidade, controle da vontade e vnculo teraputico. uma dificuldade que se observa com frequncia entre pessoas com problemas com drogas no que se refere a sua motivao para interromper o uso da droga. Muitas vezes, esses pacientes querem intensamente parar o uso da substncia e, no momento seguinte, decidem reinici-lo. Em alguns casos, os pacientes descrevem que, em um mesmo momento, querem e no querem usar drogas; ou seja, percebem seus danos e prejuzos e se preocupam com isso, querem evit-los e sabem que s o conseguiro interrompendo o uso da droga; permanecem, todavia, com o desejo de manter o uso da substncia. preciso, evidentemente, conhecer o fenmeno da ambiguidade para no cair no erro de pensar que um indivduo que, em um momento, diz que quer

Reduo de danos, preveno e assistncia

167

parar de usar drogas e, alguns minutos depois, volta a us-las necessariamente estava mentindo.
A ambiguidade apresentada por usurios de drogas tambm deve ser compreendida como um fenmeno que tem determinao tanto biolgica como psicolgica. Para que essa descrio seja compreendida de forma emptica por pessoas que no tm problemas com drogas nem experincia na ateno a esses problemas, interessante pensar como todas as pessoas se encontram em ambiguidade em algumas situaes da vida. So exemplos corriqueiros: diminuir ou no a ingesto de alimentos saborosos contraindicados porque aumentam o colesterol ou acrescentam alguns centmetros cintura, comear ou no a fazer exerccios, telefonar ou no para aquela(e) namorada(o) que j provocou tantos problemas, fazer ou no fazer s mais esta comprinha, etc.

A questo do controle da vontade se refere dificuldade que esses pacientes, muitas vezes, apresentam tanto em manter suas decises quanto em refrear seus impulsos, de modo a evitar riscos ou situaes das quais podem se arrepender depois. Os pacientes nos relatam que as dificuldades de autocontrole no se restringem quelas relacionadas ao uso de drogas; incluem, por exemplo, envolver-se com pessoas que as faro sofrer, comer, jogar ou gastar compulsivamente. Diferentemente do que ocorre com pacientes diagnosticados com o transtorno de personalidade antissocial, os comportamentos compulsivos de risco so relatados por pessoas com problemas com drogas com grande angstia e arrependimento. A angstia pode estar ligada percepo da prpria dificuldade de apreender e mudar com a experincia, pois o sofrimento gerado pelo comportamento no produz aumento do controle da vontade em outra situao subsequente. Outro conceito importante para o tratamento de pessoas usurias de drogas o de vnculo teraputico. O vnculo teraputico aquele que se desenvolve entre o paciente e o profissional ou a equipe que o atende. Esse lao se desenvolve lentamente, pois essas pessoas preocupam-se em serem enganadas ou abandonadas. O vnculo tambm no tem um

168

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

desenvolvimento linear e sofre altos e baixos, de acordo com o surgimento dos sentimentos e acontecimentos que envolvem o tratamento; mas, pouco a pouco, esse vnculo se desenvolve, propiciando o surgimento de confiana e facilitando o engajamento do paciente. O conceito psicanaltico de transferncia se refere a certa forma de vnculo do paciente com o terapeuta, que considerada ferramenta fundamental para as mudanas ocorridas em anlise. De uma forma geral, as propostas atuais de tratamento enfatizam a necessidade de aumentar a motivao ou demanda de tratamento. Para isso, importante considerar a ambiguidade quase sempre presente nas suas etapas iniciais. Muitas vezes, o engajamento no tratamento s ocorre quando o sujeito no aguenta mais a sua vida e no suporta mais as perdas que a droga tem produzido. As abordagens teraputicas envolvem vrios recursos que, apoiados nas teorias e tcnicas psicoterpicas, podem favorecer a motivao, diminuir as resistncias, propiciar o estreitamento de um vnculo com o profissional e com a instituio. Essas abordagens incluem atendimento mdico, psicoterapia (individual ou em grupo), atendimento e orientao aos familiares e oferecimento de atividades ocupacionais, como oficinas teraputicas. A conjugao desses vrios recursos, frequentemente, mobiliza profissionais de mltiplas formaes como mdicos, psiclogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros e produz bons resultados mostrando a importncia do trabalho interdisciplinar nesse campo.

Estratgias de Reduo de Danos no tratamento


No tratamento baseado em Reduo de Danos, a definio de seu objetivo, metas intermedirias e procedimentos so discutidos com o paciente, e no impostos. A interrupo do uso de drogas quase sempre um dos objetivos, mas outros avanos so valorizados,

Reduo de danos, preveno e assistncia

169

como evitar colocar-se em risco, melhorar o relacionamento familiar e recuperar a atividade profissional. A participao do paciente nas escolhas das metas e etapas do tratamento valoriza e aumenta a sua motivao e engajamento. Por trajetrias diversas, muitos tm histria de relacionamentos conturbados com figuras significativas, e este um dos motivos pelos quais comum que pessoas com problemas com drogas tenham problemas com sua autoestima. Essa insegurana agravada pelas sucessivas perdas decorrentes do uso das drogas. Reagem, por isso, de forma negativa e intensa quando se sentem controlados ou criticados em suas opes.

Muitas vezes, pessoas que tm problemas com drogas propem que o objetivo do tratamento seja controlar o uso, de forma a no ter mais os riscos e prejuzos. Os servios e profissionais que tm experincia nesse campo sabem que muito raro que essas pessoas consigam este fim e esforam-se para motivar o paciente a parar. De toda forma, o tratamento que tem a Reduo de Danos como estratgia no se prende ao consumo da substncia como foco. Os aspectos emocionais e sociais, os modos como o paciente se relaciona com os demais e consigo mesmo, a funo que tem o uso da droga para essa pessoa, so questes centrais abordadas no tratamento. Com frequncia, a mudana e a melhora desses aspectos ocorrem em paralelo com a mudana na relao com a droga. No que se refere ao uso da droga, comum que diminuies, interrupes e recadas ocorram, mas, com o estabelecimento do vnculo teraputico e a implicao (ou engajamento) do paciente no tratamento, as mudanas vo se tornando mais slidas e consistentes. A evoluo flutuante com avanos e recuos, paradas e recadas tambm ocorrem no tratamento com exigncia de abstinncia. Uma das diferenas que, com a Estratgia de Reduo de Danos, no ocorre a excluso daqueles que no querem ou no conseguem interromper o uso da substncia. A troca de uma droga por outra que diminua riscos e danos tambm um exemplo de uma prtica de Reduo de Danos. o caso do uso

170

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

da metadona no tratamento de pessoas com dependncia de opioides, como a morfina ou a herona. A metadona tambm um opioide e igualmente pode provocar dependncia, mas, como os riscos e os danos so menores, essa substncia prescrita em servios mdicos, nos EUA e na Europa, como uma forma de facilitar a retirada da herona ou como substituio, quando os indivduos no conseguem ou no querem interromper o uso. No Brasil, os casos de dependncia de opioides no so to comuns, mas, quando ocorrem, o tratamento da dependncia tambm realizado em servios mdicos incluindo a troca provisria pela metadona. O uso de benzodiazepnicos, como o clordiazepxido ou o diazepan, no tratamento da abstinncia alcolica, rotina nos servios mdicos no Brasil e no exterior, constitui outro exemplo de terapia de substituio e, evidentemente, de Estratgia de Reduo de Danos. Com a terapia de substituio, a interrupo do uso de drogas pode ser um objetivo a ser alcanado mais adiante. Assim, no h contradio entre Reduo de Danos e abstinncia como meta, mas sim entre Reduo de Danos e abstinncia como uma exigncia para que os pacientes recebam servios.

Desafios
Ainda existem grandes desafios para que os problemas com as drogas encontrem solues mais satisfatrias. Dentre esses desafios enfrentados pelos conselheiros e lideranas comunitrias, inclumos a situao do risco sem demanda de ajuda. Essa situao aquela em que o indivduo, por conta do seu envolvimento com drogas, est colocando sua vida em risco ou oferecendo risco de vida para os demais e, mesmo assim, no percebe ou no aceita a necessidade do tratamento. Nessa situao, importante diferenciar o que um risco imediato, concreto e grave e o que um risco suposto em longo prazo ou menos provvel. Uma situao exemplar de risco suposto em longo prazo o caso das pessoas que fumam tabaco. Sabe-se da grande chance de morte produzida pela droga; no se cogita, no entanto, tratamento compulsrio para fumantes. Por outro lado, um jovem que usa uma droga e se coloca continuamente em risco sem perceber a necessidade de tratamento pode

Drogas
Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), 50% das pessoas que fumam morrem de doena associada ao fumo.

Reduo de danos, preveno e assistncia

171

precisar receber alguma forma de controle externo para preservao da sua vida ou dos demais. Como dito anteriormente, o controle da vontade pode ser inconstante para algumas pessoas. De uma forma geral, seus entes mais prximos (familiares, amigos, colegas ou chefia de trabalho) podem ajud-las a restabelecer seu controle da vontade e, para isso, precisam exercer alguma presso, constituindo um controle externo provisrio. Em casos mais graves, ou quando os familiares no conseguem funcionar como esta instncia de controle externo, a interveno da Justia pode ser necessria. Mesmo em casos menos graves, como as situaes descritas em que uma pessoa detida por porte de maconha vai ao servio de sade cumprir a exigncia legal de comparecimento e depois pede tratamento, podemos observar como o a funo de controle externo (neste caso exercido pela Justia) pode ser produtivo. O problema que temos que considerar a complexidade das questes e a particularidade da situao diversa de cada um dos envolvidos. O que pode funcionar muito bem para um pode ter resultados desastrosos para outro.
Para aperfeioar os procedimentos em casos como esses e para a definio de modos melhores de abordar as situaes em que o uso de drogas se encontra na interface da Sade, imprescindvel o estreitamento da interlocuo dos profissionais dessa rea de conhecimento com os conselheiros e lderes comunitrios. Esse dilogo promissor pode, evidentemente, permitir a construo conjunta de solues no campo da preveno e no campo da assistncia ao uso de drogas.

Resumo
Voc est encerrando mais uma Unidade deste Curso. Nesta etapa, voc estudou que a utilizao dos conceitos de Reduo de Danos entre as aes de preveno desenvolvidas pelos servios da rede bsica de sade tem grande alcance, pois se dirige populao em

172

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

geral. Alm disso, viabiliza um contato na compreenso e no respeito pelas escolhas de cada indivduo, em que se inclui a disponibilizao de servios de sade, tendo como foco de atuao o estabelecimento de prticas de cuidado sade, modificaes de hbitos e de conceitos, contribuindo com a preveno de problemas relacionados com o lcool e as outras drogas.

Exerccios de fixao
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. Reduo de Danos constitui uma estratgia de abordagem dos problemas com as drogas que formula prticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem. Ela parte do princpio de que: a. ( ) a melhor alternativa no tratamento ao dependente qumico. b. ( ) o uso da droga deve ser o primeiro passo no tratamento. c. ( ) no deve ser levada em conta a diversidade que envolve o combate s drogas. d. ( ) no deve haver imediata e obrigatria extino do uso de drogas. e. ( ) o uso da droga deve ser mantido, porm de forma correta segundo orientaes recebidas. 2. As prticas de Reduo de Danos baseiam-se, segundo Andrade (2002), em princpios de pragmatismo, tolerncia e compreenso da diversidade. Relacione as sentenas corretamente: 1 Pragmatismo 2 Tolerncia 3 Compreenso da diversidade ( ) Evita o julgamento moral sobre os comportamentos relacionados ao uso de substncias e s prticas sexuais.

Reduo de danos, preveno e assistncia

173

( ) Cada indivduo estabelece uma relao particular com as substncias. ( ) Prope alternativas diferentes de intervenes autoritrias e preconceituosas. ( ) imprescindvel oferecer servios de sade, visando a preservao da vida, a todas as pessoas que tm problemas com drogas. Assinale a alternativa correta: a. ( ) 2, 3, 2, 1 b. ( ) 3, 3, 2, 1 c. ( ) 2, 2, 3, 1 d. ( ) 2, 3, 1, 3 e. ( ) 1, 1, 3, 2

Referncias
ANDRADE, T. M. et al. Reduo de danos e reduo da prevalncia de infeco pelo HIV entre usurios de drogas injetveis em Salvador -Bahia. In: BrasiL. Ministrio da Sade. A contribuio dos estudos multicntricos frente epidemia de HIV/AIDS entre UDI no Brasil: 10 anos de pesquisa e reduo de danos. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. p. 95-109. ANDRADE, T. M. Reduo de danos, um novo paradigma? In: Brasil. Ministrio da Sade; Unio Europeia. Entre riscos e danos: uma nova estratgia de ateno ao uso de drogas. Paris: Editions Scientifiques ACODESS, 2002. p. 83-86. BASTOS, F. I.; MESQUITA, F. Estratgias de reduo de danos. In: Seibel, S.; Toscano JNIOr A. (Eds.). Dependncia de drogas. So Paulo: Atheneu, 2001. p. 181-190. BASTOS, F. I.; TELLES, P.; HACKER, M. Uma dcada de pesquisas sobre usurios de drogas injetveis e HIV/AIDS no Rio de Janeiro parte I: rumo a uma epidemia sobre controle? In: BrasiL. Ministrio da Sade. A contribuio dos estudos multicntricos frente epidemia

174

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

de HIV/AIDS entre UDI no Brasil: 10 anos de pesquisa e reduo de danos. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. p. 51-78. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Coordenao Nacional de DST e AIDS. A contribuio dos estudos multicntricos frente epidemia de HIV/AIDS entre UDI no Brasil: 10 anos de pesquisa e reduo de danos. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Programa Nacional de DST e AIDS. Boletim Epidemiolgico AIDS e DST. Boletim Epidemiolgico AIDS e DST, Braslia: Ministrio da Sade, Ano V, n. 1, dez. 2008. CARLINI-COTRIM, B. Movimentos e discursos contra as drogas nas sociedades ocidentais contemporneas. Revista da Associao Brasileira de Psiquiatria, So Paulo, n.17, v.3, p.93-101, 1995. CARVALHO, S. A poltica criminal de drogas no Brasil: estudo criminolgico e dogmtico da Lei 11.343/06. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CRUZ, M. S. Consideraes sobre possveis razes para resistncia s estratgias de reduo de danos. In: CIRINO; O.; MEDEIROS, R. (Orgs.). lcool e outras drogas: escolhas, impasses e sadas possveis. Belo Horizonte: Autntica, 2006. p. 13-24. CRUZ, M. S. Formao profissional para o atendimento a usurios de drogas. 2001. Tese (Doutorado em Psiquiatria) Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. CRUZ, M. S.; SAD, A. C; FERREIRA, S. M. B. Posicionamento do Instituto de Psiquiatria da UFRJ sobre as estratgias de reduo de danos na abordagem dos problemas relacionados ao uso indevido de lcool e outras drogas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, n. 5, p. 355-362, set./out. 2003. CRUZ, M. S; Ferreira, S. M. B. Determinantes socioculturais do uso abusivo de lcool e outras drogas: uma viso panormica. In: ______. (Orgs.). lcool e drogas: usos, dependncia e tratamentos. Rio de Janeiro: Edies IPUB; CUCA, 2001. p. 95-113. DIAS, A. I. S. Polticas de Reduo de Danos no Brasil e as lies aprendidas de um modelo americano. 2008. 105p. Dissertao (Mes-

Reduo de danos, preveno e assistncia

175

trado em Sade Pblica) Escola Nacional de Sade Pblica, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008. HESSEN, J. Teoria do conhecimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003. LIMA, R. C. C. A Histria da droga e de seu proibicionismo: relaes Brasil-EUA e os organismos internacionais. 2009. 366p. Tese (Doutorado em Servio Social) Escola de Servio Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Mendes, M. H. S. Drogas: lei, sade e sociedade. 2009. Monografia (Especializao em Assistncia a Usurios de Drogas) Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. MESQUITA, F. et al. AIDS entre usurios de drogas injetveis na regio metropolitana de Santos, na dcada de 1990. In: Brasil. Ministrio da Sade. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. A contribuio dos estudos multicntricos frente epidemia de HIV/AIDS entre UDI no Brasil: 10 anos de pesquisa e reduo de danos Braslia: Ministrio da Sade, 2001. p. 11-48. PERNAMBUCO. Tribunal de Justia de Pernambuco. Poder Judicirio de Pernambuco. Disponvel em: <http://www.tjpe.jus.br/index.asp>. Acesso em: 14 out. 2010. RODRIGUES, T. Narcotrfico: um esboo histrico. In: Venncio, R. P.; Carneiro, H. (Orgs.). lcool e drogas na histria do Brasil. So Paulo: PUC Minas, 2005. p. 291-310. SAD, A. C. Tratamento para dependncia de drogas: uma reviso da histria e dos modelos. In: CRUZ, M. S.; Ferreira, S. M. B (Orgs.). lcool e drogas: usos, dependncia e tratamentos. Rio de Janeiro: Edies IPUB/CUCA, 2001. p. 11-32. TOSCANO JR, A. Um breve histrico sobre o uso de drogas. In: Seibel, S.; Toscano JR, A. (Eds.). Dependncia de drogas. So Paulo: Atheneu, 2001. p. 181-190. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Tobacco key facts. Fact Sheet, n. 339, May 2012. Disponvel em: < http://www.who.int/mediacentre/ factsheets/fs339/en/index.html>. Acesso em: 14 out. 2012.

Unidade

09
TRATAMENTO
Raquel De Boni * Flix Kessler Nesta Unidade, voc ter subsdios para avaliar a necessidade de tratamento de um indivduo com dependncia de crack, lcool e outras drogas e conhecer as principais formas de tratamento. Os principais temas abordados sero os seguintes: os objetivos de um tratamento para dependncia qumica; a denio de quem precisa de tratamento; a escolha do tratamento e suas vrias formas (terapias, aconselhamento, entrevista motivacional); e, por m, a reduo de danos.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Tratamento

179

Introduo
As primeiras abordagens teraputicas para o tratamento de dependentes qumicos datam do sculo XIX, embora existam relatos de quadros de alcoolismo desde a Antiguidade. Ainda hoje, so realizadas pesquisas que buscam avaliar quais tratamentos realmente funcionam. Nesta Unidade, voc vai conhecer tratamentos que apresentam eficcia j demonstrada e esto disponveis em nosso meio. Os profissionais que trabalham com usurios de substncias psicoativas (SPA) precisam, inicialmente, conhecer os efeitos agudos e crnicos das drogas, suas formas de uso, a prevalncia e os padres de uso mais tpicos. Atualmente, considera-se que os indivduos que apresentam problemas com droga compem grupos heterogneos e necessitam de tratamentos diferentes. Isso acontece porque a dependncia qumica resulta da interao de vrios aspectos da vida das pessoas: biolgico, psicolgico e social. Desse modo, as intervenes devem ser diferenciadas para cada indivduo e devem considerar todas as reas envolvidas. Assim, torna-se fcil entender por que existem tantos tipos de tratamento, mas em todos eles devem ser considerados alguns fatores, como, por exemplo, a motivao para mudana. Um modelo conhecido por estgios de mudana, descrito, primeiramente, por Prochaska e Di Clemente (1983), tem sido bastante discutido entre os tcnicos que trabalham com dependncia qumica (DQ). Esse modelo prope que os usurios de SPA apresentam fases de motivao para o tratamento, e proporciona aos profissionais um melhor entendimento de suas mudanas de comportamento, lapsos e recadas. Os estgios de mudana no so necessariamente sequenciais, e os indivduos usualmente passam por eles vrias vezes durante o tratamento, em ordens aleatrias. No Quadro 1, encontram-se uma descrio sucinta de cada estgio e algumas estratgias que podem ser aplicadas nos diferentes momentos. Acompanhe.

Lapsos
So consumos de curta durao que se seguem a um perodo de abstinncia, porm no levam o indivduo ao comportamento anterior de uso regular.

180

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Quadro 1 | Descrio dos estgios de mudana Estgio Descrio Abordagem


Convidar o indivduo reflexo; evitar confrontao; remover barreiras ao tratamento.

O indivduo no percebe os prejuzos relacionados ao uso de substncias psicoatiPr-contemplao vas. Segue com o uso e no pensa em parar nos prximos seis meses.
Discrepncia
Incompatibilidade entre o uso de drogas e os objetivos de vida do indivduo.

Contemplao

O indivduo percebe os problemas relacionados ao uso, mas no toma nenhuma atitude em direo abstinncia. Pensa em parar nos prximos seis meses. Utiliza SPA, porm j fez uma tentativa de parar por 24 horas, no ltimo ano. Pensa em entrar em abstinncia nos prximos 30 dias. Conseguiu parar completamente com o uso nos ltimos seis meses.

Discutir os prs e contras do uso; desenvolver discrepncia, levando-o a refletir: possvel atingir os objetivos que busco na vida se continuar com o uso?. Remover barreiras ao tratamento, ajudar ativamente e demonstrar interesse e apoio atitude do indivduo.

Preparao

Ao

Implementar o plano teraputico.

Manuteno

Est em abstinncia h mais Colaborar na construo de de seis meses. um novo estilo de vida, mais responsvel e autnomo. Retornou utilizao da droga. Reavaliar o estgio motivacional do indivduo.

Recada

Definies de objetivos de um tratamento para dependncia qumica


Como vimos, muitas vezes os dependentes de crack, lcool e outras drogas nem percebem que possuem problemas relacionados ao uso dessas

Tratamento

181

substncias. Assim, o primeiro passo do tratamento alcanar um nvel de participao e motivao suficiente para manter um tratamento a mdio e longo prazo. Em seguida, costuma-se propor trs objetivos principais: abstinncia, melhora da qualidade de vida e preveno de recadas, descritos a seguir.

Abstinncia do uso de substncias psicoativas


O objetivo final da maioria dos tratamentos o abandono do uso de SPA (abstinncia). Os elementos necessrios para alcan-lo incluem a aquisio de diferentes habilidades e comportamentos que permitam evitar seu consumo.

Melhorar a qualidade de vida


Independente de o primeiro objetivo ser alcanado; e dado o fato de nem sempre estarem presentes as condies psicolgicas e sociais propcias para atingi-lo, de especial importncia a melhora da qualidade de vida, mesmo que o uso de drogas no tenha sido interrompido. Para esses indivduos, deve ser reforada a adeso ao tratamento e deve ser proposta uma estratgia de reduo de danos que permita diminuir as consequncias negativas do consumo.
Fazem parte dessa estratgia, entre outras, a preveno e o tratamento de doenas clnicas (como HIV, hepatites) e psiquitricas (como depresso, psicose).

Preveno de recadas
Os indivduos que aceitam a abstinncia completa como meta devem ser preparados para a possibilidade de recadas. importante que estejam cientes da natureza crnica e reincidente da dependncia qumica.

182

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Quem precisa de tratamento


Perfil psicossocial
Caractersticas, como idade, cor, nvel social, financeiro, educacional e cultural, assim como moradia, tipo de famlia, entre outros.

Quem precisa de tratamento? Para responder a essa pergunta, necessria uma avaliao cuidadosa e ampla do indivduo. Nessa avaliao, deve-se perguntar sobre as substncias utilizadas, o tipo de consumo de cada uma delas (se o uso experimental, recreacional, abuso ou dependncia); tratamentos anteriores; comorbidades clnicas e psiquitricas; histria familiar; e perfil psicossocial. Quanto maior a gravidade do consumo, mais o indivduo necessita de tratamento. Indivduos que apresentam padres de consumo recreacional e de abuso, em geral, tambm se beneficiam de tratamento, sendo que, nesses casos, apenas o aconselhamento pode ser suficiente.

Avaliando comorbidades psiquitricas


O uso de drogas pode ser causa e/ou consequncia de sintomas psiquitricos. Quando a presena desses sintomas demonstra representar uma doena independente alm do transtorno por uso de substncias psicoativas , identifica-se um subgrupo de indivduos chamados de indivduos com diagnstico duplo ou comorbidade, ou seja, com mais de um diagnstico psiquitrico. Indivduos com comorbidade psiquitrica e uso abusivo de SPA costumam apresentar maiores dificuldades para aderir ao tratamento e, geralmente, no respondem bem a abordagens teraputicas direcionadas a apenas um dos transtornos. Desse modo, necessrio combinar medicaes e modificar as terapias psicossociais, incluindo abordagens para ambos.

Como escolher o tratamento


Antigamente, havia poucas opes disponveis (internao, grupo de autoajuda e encaminhamento a especialistas), contudo pesquisas tm demonstrado que tratamentos breves, conduzidos por no especialistas, apresentam resultados significativos e com baixo custo, de maneira que essas tcnicas vm sendo amplamente difundidas.

Tratamento

183

As abordagens por no especialistas so realizadas atravs de aconselhamento e intervenes breves (detalhadas a seguir). Ressalta-se, porm, que indivduos com dificuldade de aderncia ou pouca melhora com o tratamento breve devem ser encaminhados a especialistas, como psiquiatras ou psiclogos.

Ento, quando se deve encaminhar ao especialista? Quando estiverem presentes as seguintes caractersticas nos sujeitos: 1. suspeita de outras doenas psiquitricas; 2. no melhoraram com os tratamentos anteriores; 3. tiveram mltiplas tentativas de abstinncia sem sucesso. Alm disso, se o usurio incapaz de cumprir as mnimas combinaes, ou se ele apresenta-se frequentemente intoxicado, provavelmente apresenta um quadro de dependncia grave e necessita ser encaminhado para algum ambiente que envolva mais estrutura e segurana para si e para os tcnicos que o atendem; ou seja, deve ser considerada a internao psiquitrica. Outra indicao de internao ocorre quando a agressividade do indivduo implica riscos para sua integridade fsica ou para os outros. Veja no Quadro 2 as situaes em que indicada a internao.
Quadro 2 | Indicaes de internao
Condies mdicas ou psiquitricas que requeiram observao constante (estados psicticos graves, ideias suicidas ou homicidas, debilitao ou abstinncia grave). Complicaes orgnicas devido ao uso ou cessao do uso da droga. Dificuldade para cessar o uso de drogas, apesar dos esforos teraputicos. Ausncia de adequado apoio psicossocial que possa facilitar o incio da abstinncia. Necessidade de interromper uma situao externa que refora o uso da droga. Estados psicticos graves
Estados em que o indivduo se distancia da realidade, muitas vezes ouvindo vozes ou tendo pensamentos estranhos como de perseguio.

184

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

As vrias formas de tratamento


O tipo de tratamento a escolher depende da gravidade do uso e dos recursos disponveis para o encaminhamento. A seguir, vamos descrever brevemente os principais modelos de tratamento que vm sendo utilizados em nosso meio e que so cientificamente recomendados. Eles devem ser indicados conforme os critrios previamente estabelecidos e, muitas vezes, constituem-se em abordagens complementares para um mesmo indivduo, de modo que no devem ser vistos como excludentes.

Desintoxicao
A desintoxicao pode ser realizada em trs nveis com complexidade crescente: tratamento ambulatorial, internao domiciliar e internao hospitalar. Em qualquer nvel, sempre que necessrio, podem ser utilizados medicamentos para o alvio dos sintomas (benzodiazepnicos, antipsicticos, entre outros). Os objetivos da desintoxicao so: 1. alvio dos sintomas existentes; 2. preveno do agravamento do quadro (convulses, por exemplo); 3. vinculao e engajamento do indivduo no tratamento.
Benzodiazepnicos
Calmantes em geral, que costumam ser utilizados para insnia e ansiedade.

Grupos de autoajuda
importante estar familiarizado com programas de autoajuda, especialmente o dos 12 passos empregados pelos Alcolicos Annimos (AA) e Narcticos Annimos (NA). Esses programas so muito populares e, segundo as pesquisas, costumam ser bem-sucedidos como programas de recuperao para os transtornos por uso abusivo de lcool ou de outras drogas.

AA e NA
Os grupos de AA/ NA so gratuitos e amplamente disponveis em todo o Pas.

Tratamento

185

Esses programas servem de apoio aos dependentes de crack, lcool e outras drogas, pois se orientam pela experincia dos demais participantes e pela identificao com eles. Frequentemente, tambm os AA ou NA estimulam uma rede saudvel de contato e apoio social. Alm disso, a filosofia dos 12 passos divulga algumas ideias psicolgicas e espirituais que facilitam lidar com as presses de vida dirias e parecem ajudar alguns dependentes a estabelecer e manter um estilo de vida sbrio.

Filosofia dos 12 passos


Trata-se de uma tcnica baseada na filosofia dos Alcolicos Annimos em que so recomendados doze princpios bsicos para manter a abstinncia. Leia e oua as explicaes sobre os doze passos no stio http://www.alcoolicosanonimos.org. br/36-principios/osdoze-passos.html.

Comunidades teraputicas
As comunidades teraputicas e as fazendas para tratamento de dependentes qumicos disponveis no nosso pas pautam-se nas mais variadas orientaes tericas e, em geral, utilizam uma filosofia teraputica baseada em disciplina, trabalho e religio. Esse recurso deve ser reservado para aqueles indivduos que necessitam de um controle externo, por apresentarem dificuldades em manter a abstinncia sem auxlio. importante que essas instituies trabalhem de forma articulada com as redes de assistncia social e de sade, j que algumas pessoas demandam outras intervenes, sejam elas de carter mdico, psicolgico ou psicossocial. O atendimento mdico, por exemplo, necessrio nos casos em que h a indicao de uso de medicao por comorbidade ou por dependncia grave. Como uma das estratgias do programa Crack, possvel vencer, o Governo Federal, por meio da SENAD, lanou em 2012 um edital de chamamento pblico para utilizao de cerca de 10 mil vagas de acolhimento gratuito a usurios e dependentes de drogas em comunidades teraputicas de todo o pas, apontando para a importncia do fortalecimento da rede de cuidado aos usurios.

Edital de Chamamento Pblico


Para concorrer, as instituies deveriam: estar alinhadas resoluo n 29 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa); no permitiraconteno fsica, isolamento ou restrio liberdade; respeitarainternao voluntria, exceto nos casos previstos em lei; comunicar o acolhimento voluntrio da pessoa em tratamento ao Sistema nico de Sade (SUS) e Sistema nico de Assistncia Social (SUAS); participar de capacitao especfica, na modalidade a distncia, a ser promovida pela SENAD-MJ.

Tratamentos farmacolgicos
O tratamento farmacolgico para a dependncia qumica funciona com a prescrio de medicamentos, por profissionais da rea mdica, tanto em hospitalizaes, para tratar sintomas de intoxicao e abstinncia,

186

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

quanto no tratamento ambulatorial. As estratgias medicamentosas aceitas e eficazes tm como finalidade: 1. tratar sintomas da intoxicao; 2. tratar sintomas de abstinncia; 3. substituir o efeito da substncia (por exemplo, adesivo de nicotina no tratamento do tabagismo);
Antagonizar
Fazer efeito contrrio droga.

4. antagonizar os efeitos da droga (como o naltrexone, no tratamento do alcoolismo); 5. causar averso droga (como o dissulfiram, que provoca, por exemplo, vermelhido facial, dor de cabea, palpitao e enjoo; reaes mais graves, como depresso respiratria, arritmias cardacas e convulses que podem, inclusive, levar morte ocorrem quando o indivduo ingere concomitantemente lcool e dissulfiram).

Tratamentos psicossociais
Dentre os vrios tipos de tratamento, os psicossociais so os mais amplamente utilizados. Costumam estar disponveis em diversos nveis do sistema de sade: em postos de sade, em Centros de Ateno Psicossocial lcool e Drogas (CAPSad), e servios tercirios de atendimento (hospitais gerais). As formas mais aceitas de tratamentos psicossociais so brevemente descritas a seguir.

Entrevista Motivacional
A Entrevista Motivacional foi desenvolvida por William Mller e colaboradores, e postula que a motivao dos indivduos para uma mudana de comportamento pode ser modificada atravs de estratgias especficas. A tcnica de Entrevista Motivacional constitui-se de um estilo que evita o confronto direto e promove o questionamento e o aconselhamento, visando estimular a mudana do comportamento. Ela prioriza a autonomia do indivduo em tomar decises e baseada em cinco princpios bsicos.

Tratamento

187

1. Expressar empatia: escutar respeitosamente o indivduo, tentando compreender o seu ponto de vista, ainda que no concordando necessariamente com ele. 2. Desenvolver discrepncia: conduzir o usurio a visualizar os seus objetivos de vida, contrastando com o seu comportamento atual, para poder criar uma percepo de incompatibilidade entre os atos e os seus objetivos. 3. Evitar discusses: evitar discusses e confrontaes diretas, promovendo reflexes com eventuais aconselhamentos sobre o tema em questo. 4. Fluir com a resistncia: no se deve impor novas vises ou metas, mas convidar o indivduo a vislumbrar novas perspectivas que lhe so oferecidas. 5. Estimular a autoeficcia: a autoeficcia a crena do prprio indivduo na sua habilidade de executar uma tarefa ou resolver um problema e deve sempre ser estimulada.

Aconselhamento
a interveno psicossocial mais amplamente utilizada em dependncia qumica e contribui para uma evoluo positiva do tratamento. Consiste, fundamentalmente, no apoio, proporcionando estrutura, monitorao, acompanhamento da conduta e encorajamento da abstinncia. Proporciona, tambm, servios ou tarefas concretas, tais como encaminhamento para emprego, servios mdicos e auxlio com questes legais.
O aconselhamento deve ser individualizado, enfatizando o retorno da avaliao realizada.

Pode ser mnimo (3 minutos), breve (3-10 minutos) ou intensivo (mais de 10 minutos). Pode ser aplicado por qualquer profissional adequadamente treinado e apresenta quatro fases: 1. avaliao (identificao do problema);

188

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

2. aconselhamento (estratgias motivacionais); 3. assistncia; 4. acompanhamento.

Interveno Breve
A Interveno Breve uma tcnica mais estruturada que o aconselhamento. Possui um formato claro e simples, e tambm pode ser utilizada por qualquer profissional.
Quando tais intervenes so estruturadas em uma at quatro sesses, produzem um impacto igual ou maior que tratamentos mais extensivos para a dependncia de lcool, por exemplo. Terapias fundamentadas na entrevista motivacional produzem bons resultados no tratamento e podem ser utilizadas na forma de intervenes breves.

As intervenes breves utilizam tcnicas comportamentais para alcanar a abstinncia ou a moderao do consumo. Elas comeam pelo estabelecimento de uma meta. Em seguida, desenvolve-se a automonitorizao, identificao das situaes de risco e estratgias para evitar o retorno ao padro de consumo problemtico. O espectro de problemas tambm determina que se apliquem intervenes mais especializadas em indivduos com problemas graves, alm de adicionais teraputicos, como manuais de autoajuda, aumentando a efetividade dos tratamentos.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC) e preveno de recada


Nesta forma de tratamento, procura-se corrigir as distores cognitivas (pensamentos e crenas mal adaptativas) e os comportamentos que o usurio tem em relao droga.

Tratamento

189

A abordagem bsica da TCC pode ser resumida em reconhecer, evitar e criar habilidades para enfrentar as situaes que favorecem o uso de drogas. As sesses seguem uma estrutura padronizada e os indivduos tm papel ativo no tratamento.
Preveno da recada
um recurso essencial no tratamento da dependncia qumica. Visa melhorar o estgio de manuteno no processo de mudana de hbitos, com o objetivo de transmitir confiana aos que buscam uma mudana em seu comportamento. A preveno de recada tem como objetivo capacitar os pacientes a aprenderem a prever e a lidar com o problema, permitindo-lhes desenvolver habilidades para interromper a evoluo de um reincio de uso, evitando a recada (SOARES, 2009).

Aps a motivao e a implementao de estratgias para interromper o uso da droga, surge uma tarefa to ou mais difcil, que consiste em evitar que o indivduo volte a consumi-la. O modelo de preveno de recada (MARLATT, 1993) incorpora os aspectos cognitivo-comportamentais e objetiva treinar as habilidades/estratgias de enfrentamento de situaes de risco, alm de promover amplas modificaes no estilo de vida do indivduo.

Terapia de Grupo
O desenvolvimento da tcnica de grupoterapia uma alternativa para atender um maior nmero de pessoas, em um menor tempo e, consequentemente, com um custo mais baixo. considerada uma alternativa vivel e tambm efetiva. O tratamento em grupo de dependentes de lcool e de outras drogas vem ocupando um espao amplo, mas o seu estudo ainda restrito, pois exige uma metodologia de avaliao muito rigorosa.

Terapia de famlia
A comunicao com os familiares traz, frequentemente, novos dados que podem ter fundamental importncia no esclarecimento diagnstico e tratamento do paciente. Quando se percebe que o conflito familiar interfere diretamente no tratamento, costuma-se indicar terapia de famlia. A terapia de famlia objetiva aprimorar a comunicao entre cada um de seus componentes e abordar a ambivalncia de sentimentos. Ela pretende reforar positivamente o papel do dependente qumico na famlia, levando a uma melhor adaptao no seu funcionamento social.

190

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Reduo de Danos
Em Sade Pblica, o conceito de Reduo de Danos utilizado com a finalidade de prevenir ou reduzir as consequncias negativas associadas a um determinado comportamento.
Ao se considerar o tratamento de dependncia de crack, lcool e outras drogas, a reduo de danos til, por exemplo, na reduo da transmisso de HIV e hepatites atravs de programas de troca de seringas, para usurios de drogas injetveis.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade Tratamento. Nesta etapa, voc conheceu critrios para avaliar a necessidade de internao para dependentes de crack, lcool e outras drogas, bem como as variadas formas de tratamento que podem ser aplicadas a cada caso especfico. Os locais de atendimento podem ser acessados no stio: http//:www.obid.senad.gov.br.

Exerccios de fixao
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. So objetivos do tratamento para dependncia qumica: a. ( ) Melhoria da qualidade de vida. b. ( ) Preveno de recadas.

Tratamento

191

c. ( ) Abstinncia. d. ( ) Reduo dos problemas familiares relacionados ao uso da substncia. e. ( ) Todas as alternativas esto corretas. 2. Tcnicos que trabalham com dependncia qumica tm discutido bastante um modelo conhecido por estgios de mudana. Esse modelo prope fases de motivao para o tratamento e proporciona aos profissionais um melhor entendimento de suas mudanas de comportamento, lapsos e recadas. Encontre as respostas nas cruzadas abaixo. Horizontal a. 10 LETRAS. Remover barreiras ao tratamento, ajudar ativamente e demonstrar interesse e apoio atitude do indivduo. b. 4 LETRAS. Implementar o plano teraputico. c. 12 LETRAS. O indivduo percebe os problemas relacionados ao uso, mas no toma nenhuma atitude em direo abstinncia. Pensa em parar nos prximos seis meses. Vertical d. 15 LETRAS. O indivduo no percebe os prejuzos relacionados ao uso de substncias psicoativas. Segue com o uso e no pensa em parar nos prximos seis meses. e. 10 LETRAS. Est em abstinncia h mais de seis meses. f. 7 LETRAS. Reavaliar o estgio motivacional do indivduo.

192

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

d a

b e c

Referncias
American Psychiatry Association. Practice Guideline for the treatment of patients with substance use disorders. 2. ed. Washington (USA): APA, 2006. Arriero, M. A. J.; Alfaro, G. P; Jimnez, R. R.; HoenicK, A.J. Objetivos y estrategias generales de tratamento. In: Sociedad Espaola de Toxicomanas. Tratado SET de transtornos adictivos. Buenos Aires; Madrid: Mdica Panamericana, 2006. Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo; Associao Mdica Brasileira. Usurios de substncias psicoativas: abordagem, diagnstico e tratamento. 2. ed. So Paulo: CREMSP, 2003. Diemen, L. V.; Kessler, F.; Pechansky, F. Drogas: uso, abuso e dependncia. In: Duncan, B.; Schmidt, M. I.; Giugliani, E. (Orgs.). Medicina ambulatorial: condutas de ateno primria baseadas em evidncias. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 917-931.

Tratamento

193

Edwards, G.; Marshall, E. J.; Cook, C. C. H. O tratamento do Alcoolismo: um guia para profissionais da sade. 3. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1999. Knapp, P. Preveno de recada: um manual para pessoas com problemas pelo uso do lcool e de drogas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. Laranjeira, R. Abuso e dependncia de lcool: diagnstico e tratamento farmacolgico. In: COSTA LEITE, M. et al. (Orgs.). Dependncia qumica: novos modelos de tratamento. So Paulo: Roca, 2001. p. 1-18. Lowinson, J. H. et al. Substance Abuse: a comprehensive textbook. 4th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2005. Marlatt, G. A. et al. (Orgs.). Preveno da recada: estratgias de manuteno no tratamento de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. MARQUES, A. C. P. R.; RIBEIRO, M. Guia prtico sobre uso, abuso e dependncia de substncias psicotrpicas para educadores e profissionais da sade. So Paulo: Prefeitura da Cidade de So Paulo; Secretaria Municipal de Participao; Conselho Municipal de Polticas Pblicas de Drogas e lcool de So Paulo, 2006. Miller, W. R.; Rollnick, S. Entrevista Motivacional: preparando as pessoas para a mudana de comportamentos aditivos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001. Prochaska, J. O.; Di Clemente, C. C. Stages and processes of self change in smoking: toward an integrative model of change. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 51, n. 3, p. 390-395, 1983. Schuckit, M. A. Drug and alcohol abuse: a clinical guide to diagnosis and treatment. 5th ed. New York: Kluwer Academic; Plenum Publishers, 2000. SOARES, J. R. Preveno da recada: motivos do alcoolista. 2009. 101f. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Escola de enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Unidade

10
Marcelo Santos Cruz * Renata Werneck Vargens Marise de Leo Rama

CRACK: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Nesta Unidade, voc ir estudar os aspectos relacionados ao crack, seus efeitos sobre o sistema nervoso central e o psiquismo, bem como as consequncias do seu uso sobre o corpo. importante voc compreender que, para uma abordagem teraputica ser mais efetiva, fundamental levar-se em conta o contexto social do uso do crack. Outro aspecto essencial desse estudo a percepo de que os problemas relacionados ao crack devem ser entendidos como determinados por mltiplos fatores, incluindo as dimenses biolgicas, psquicas e socioculturais, e os diferentes modos de abordar a problemtica de seu uso.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Crack: uma abordagem multidisciplinar

197

Introduo
O crescimento do consumo e dos problemas relacionados ao uso do crack constitui, atualmente, um grande desafio para a implementao de uma poltica de ateno aos problemas com drogas no Brasil. Esse desafio exige respostas eficazes do governo e da sociedade, agindo em favor da construo de um programa de interveno integrada, que inclua aes relacionadas promoo da sade, conscientizao e informao sobre os riscos do uso do crack, disponibilizao de servios de atendimento, aos estudos clnicos sobre tratamento, dentre outros. O consumo do lcool, tabaco e de outras drogas agrava problemas sociais, traz sofrimento para indivduos e famlias e tem consequncias econmicas importantes. Nesse contexto, o surgimento e o aumento rpido do consumo do crack, desde a dcada de 1990, incrementam a gravidade desses problemas, amplificando e agravando condies de vulnerabilidade, especialmente, para as parcelas carentes da populao. No Brasil, o consumo cresceu, principalmente entre crianas, adolescentes e adultos que vivem na rua, motivando presses diversas sobre a populao pela necessidade de aes que deem aos usurios de crack oportunidades de viverem de forma digna e com sade. Em muitos aspectos, o uso e os problemas relacionados ao seu consumo no so diferentes do que acontece com outras drogas. H, no entanto, diferenas e, para que as aes empreendidas sejam efetivas, faz-se necessrio conhecer, de forma mais profunda, os problemas relacionados ao uso dessa droga. A necessidade de conhecimento se estende importncia de capacitar os profissionais que lidam no dia a dia com pessoas que usam crack e seus familiares e, nesse contexto, aos conselheiros municipais. Sendo assim, o objetivo principal dessa Unidade :
Informar aos conselheiros e lderes comunitrios a respeito de aspectos relacionados ao crack, seus efeitos sobre o sistema nervoso central e o psiquismo, bem como das consequncias do seu uso sobre o corpo.
Crack
O crack a cocana fumada e obtido pelo aquecimento de cocana misturada a gua e bicarbonato de sdio. O resultado dessa mistura solidifica-se na temperatura ambiente, formando pedras de formatos irregulares (CARLINI-COTRIM, 1999, p. 29).

Dcada de 1990
Acessando o link a seguir possvel compreender como a pasta-base de cocana, matria-prima do crack, chega ao Brasil: <http:// www.brasil.gov.br/ crackepossi velvencer/seguranca-publica/trafico -e-consumo_1>.

198

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Na sequncia, abordaremos o contexto social do uso do crack e relataremos as abordagens teraputicas consideradas mais efetivas. Isso se deve compreenso de que o consumo e os problemas relacionados ao crack precisam ser entendidos como determinados por mltiplos aspectos da existncia humana, incluindo dimenses biolgicas, psquicas e socioculturais, desde a origem dos problemas at as propostas de sua abordagem.

O que o crack?
O crack uma forma distinta de levar a molcula de cocana ao crebro. Sabe-se que a cocana uma substncia encontrada em um arbusto originado de regies dos Andes, sendo, a Bolvia, o Peru e a Colmbia, seus principais produtores. Os nativos dessa regio mascam as folhas da coca desde antes da chegada dos colonizadores espanhis no sculo XVI. No sculo XIX, a planta foi levada para a Europa onde se identificou qual era a substncia que provocava seu efeito. Este material foi, ento, chamado de cocana. A partir da, processos qumicos passaram a ser utilizados para separar a cocana da folha da coca, gerando um p branco, o cloridrato de cocana. Desde o sculo XIX, este p branco utilizado por usurios de cocana, seja por meio de sua inalao, seja dissolvido em gua para sua injeo nas veias. Dessa maneira, utilizando diferentes processos de fabricao, alm do p branco, podem ser produzidas formas que podem ser fumadas. So elas: a merla, o crack e o oxi. Essas diferentes formas de administrao da molcula de cocana (inalada, injetada ou fumada) tm efeitos distintos no indivduo. Quando a droga fumada, isto faz com que grande quantidade de molculas de cocana atinja o crebro, quase imediatamente, produzindo um efeito explosivo, descrito pelas pessoas, que a usam, como uma sensao de prazer intenso. A droga , ento, velozmente eliminada do organismo, produzindo uma sbita interrupo da sensao de bem-estar, seguida, imediatamente, por imenso desprazer e enorme vontade de reutilizar a droga. Essa sequncia vivida pelos usurios como um comportamento compulsivo em que os indivduos caem, com frequncia, numa espiral em que os atos de usar a droga e procurar meios de usar novamente se alternam cada vez

Merla
A merla (mela, mel ou melado) a cocana apresentada sob a forma de base ou pasta, um produto ainda sem refino e muito contaminado com as substncias utilizadas na extrao (BRASIL, 2010, p. 27).

Oxi
O oxi [...] um derivado da cocana, vendido em forma de pedra, para ser fumado, assim como o crack. As duas drogas visualmente so quase idnticas. A diferena est exatamente no que adicionado como ingredientes junto pasta base da cocana. No crack so adicionados ter, acetona e bicarbonato de sdio. No oxi, at onde se sabe, so utilizados gasolina, querosene e cal virgem (FIOCRUZ, 2011, p. 3).

Crack: uma abordagem multidisciplinar

199

mais rapidamente. Outra diferena entre o crack e a cocana em p que, para os produtores de drogas, o crack muito mais acessvel. Em resumo, o crack uma forma muito barata de levar as molculas de cocana ao crebro em segundos, provocando efeito muito intenso.

Epidemiologia do crack
O surgimento do uso do crack no Brasil foi detectado por redutores de danos que trabalhavam com usurios de drogas injetveis no incio da dcada de 1990.
Quando se compara a distribuio do uso de vrios tipos de drogas pelas parcelas da populao brasileira, percebe-se, que, considerando a populao, o uso do crack muito raro. Quando se enfocam, no entanto, determinadas parcelas especficas da populao, encontra-se consumo cada vez maior. Por exemplo, de acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil realizado nas 108 maiores cidades do pas, 0,7% da populao adulta relatava j ter feito uso de crack pelo menos uma vez na vida, o que significa um contingente de mais de 380 mil pessoas. A maior porcentagem de uso de crack na vida foi encontrada entre homens, na faixa etria entre 25 a 34 anos, constituindo 3,2% da populao adulta ou cerca de 193 mil pessoas.

Os estudos, que enfocavam estudantes do Ensino Fundamental e Mdio conduzidos entre 1987 e 2004, em So Paulo, e depois em outras regies do Brasil, encontraram um crescimento do consumo de cocana em cidades de Estados do nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza, alm de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Vrios estudos foram feitos com estudantes em diversas cidades do Brasil, encontrando taxas de uso de cocana, sempre menores que 3,6%, pelo menos uma vez na vida. Estudos entre universitrios j encontravam, contudo, taxas de at 10% de uso no incio da dcada de 1990. Quando o estudo sobre o uso inclui estudantes universitrios de todo o Brasil, essa taxa cai para 1,2 % de uso de crack, pelo menos uma vez na vida.

200

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

Quando a Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), por meio do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (CEBRID), foi estudar o uso de drogas por parte de meninos que vivem na rua, encontrou taxas bem maiores: o estudo encontrou uso de cocana, no ltimo ms, em 45% em menores de idade no Rio de Janeiro, 31 % em So Paulo e 20% em Recife. O uso frequente de crack foi mencionado em quase todos os Estados, sendo maior em So Paulo, Recife, Curitiba e Vitria (variando de 15% a 26%). O crescimento da procura de tratamento por usurios de crack observado, na dcada de 1990, em outras capitais ocorre, atualmente, no Rio de Janeiro.

A ao da droga no sistema nervoso central


A dependncia uma complicao que pode ocorrer entre usurios de cocana e crack. A dependncia se caracteriza pela perda de controle do uso e por prejuzos decorrentes dele nas diversas esferas da vida: pessoal, familiar, trabalho, lazer, judicial, etc. Quando a cocana fumada na forma de crack, o vapor aspirado rapidamente absorvido pelos pulmes, alcanando o crebro em 6 a 8 segundos. Ao ser injetada nas veias, a droga demora de 16 a 20 segundos e, quando cheirada, demora de 3 a 5 minutos para atingir o mesmo efeito. Fumar o crack a via mais rpida de fazer com que a droga chegue ao crebro e, provavelmente, essa a razo para a rpida progresso e para a dependncia. Comparando o uso de crack com outras formas de uso da cocana, h uma proporo maior de uso intenso e de aumento da fissura entre os que usam crack.

Fissura
Vontade intensa de usar a droga.

Danos fsicos
Intoxicao
Os efeitos do crack aparecem quase imediatamente depois de uma nica dose. Esses efeitos incluem acelerao do corao, aumento da presso arterial, agitao psicomotora, dilatao das pupilas, aumento da temperatura do corpo, sudorese, tremor muscular. A ao no crebro pro-

Crack: uma abordagem multidisciplinar

201

voca sensao de euforia, aumento da autoestima, indiferena dor e ao cansao, sensao de estar alerta, especialmente a estmulos visuais, auditivos e ao toque. Os usurios tambm podem apresentar tonteiras e ideias de perseguio (sndrome paranoide).

Abstinncia
Os sintomas de abstinncia comeam a aparecer de 5 a 10 minutos aps o uso. Os sintomas principais so: fadiga, desgaste fsico, desnimo, tristeza, depresso intensa, inquietao, ansiedade, irritabilidade, sonhos vvidos e desagradveis e intensa vontade de usar a droga (fissura). O auge da abstinncia ocorre em 2 a 4 dias. As alteraes do humor podem durar meses.

Efeitos do crack no corpo


Os principais efeitos do uso do crack so decorrentes da ao local direta dos vapores em alta temperatura, como queimaduras e olhos irritados, e dos efeitos farmacolgicos estimulantes da substncia.

Nas vias areas


O pulmo o principal rgo exposto aos produtos da queima do crack. Os sintomas respiratrios agudos mais comuns so: tosse com produo de escarro enegrecido, dor no peito com ou sem falta de ar, presena de sangue no escarro e piora de asma. Ateno especial deve ser dada ao tratamento de pacientes com tuberculose. Muitas vezes, esses pacientes convivem em ambientes fechados, dividem os instrumentos de consumo da droga e apresentam baixa adeso ao tratamento, favorecendo, dessa forma, a disseminao do bacilo da tuberculose.

Isquemias
Interrupo ou diminuio do fluxo sanguneo que impede a irrigao dos tecidos (MITCHELL et al., 2007)

Arritmias cardacas
Alterao da frequncia, formao e/ou conduo do impulso eltrico atravs do miocrdio (PASTORE et al., 2009, p. 3).

No corao
O uso do crack provoca o aumento da frequncia cardaca e da presso arterial, podendo ocorrer isquemias, arritmias cardacas, problemas no msculo cardaco e infartos agudos do corao.

202

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

No sistema nervoso central


As principais complicaes neurolgicas do uso de crack so acidente vascular cerebral (derrame cerebral), dor de cabea, tonteiras, inflamaes dos vasos cerebrais, atrofia cerebral e convulses.

Doenas sexualmente transmissveis/AIDS


As alteraes de comportamento ocasionadas pelo consumo de crack e cocana tm sido associadas diretamente infeco pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV) e outras doenas sexualmente transmissveis (DSTs), como gonorreia e sfilis. Os comportamentos de risco mais frequentemente observados so o nmero elevado de parceiros sexuais, o uso irregular de camisinha e troca de sexo por droga ou por dinheiro para compra de droga. Deve ser levada em considerao, especialmente, a vulnerabilidade social a que esto expostas as usurias de crack, que trocam sexo pela droga ou por dinheiro para compr-la. No se deve esquecer que h a possibilidade de transmisso de HIV atravs de leses orais e labiais causadas pelos cachimbos. Um estudo realizado em Salvador mostrou a prevalncia de HIV de 1,6% entre usurias de crack, percentual maior que a prevalncia brasileira (0,47%), porm menor que estudos realizados com usurios de drogas no injetveis na cidade de So Paulo (11%). O estudo atribui esse achado a aes de reduo de danos que ocorrem nas proximidades do local de seleo das entrevistadas. Esse mesmo estudo aponta que cerca de um tero das entrevistadas j haviam tido relaes sexuais em troca de dinheiro ou droga.

Fome, sono e sexo


O uso de crack pode diminuir temporariamente a necessidade de comer e dormir. Muitas vezes, os usurios saem em jornadas em que consomem a droga durante dias seguidos. Podem ocorrer reduo do apetite,

Crack: uma abordagem multidisciplinar

203

nusea e dor abdominal. Frequentemente, a alimentao e o sono ficam prejudicados, ocorrendo processo de emagrecimento e esgotamento fsico. Os hbitos bsicos de higiene tambm podem ficar comprometidos. O crack pode aumentar o desejo sexual no incio, porm, com o uso continuado da droga, o interesse e a potncia sexual diminuem.

Na gravidez (gestante e beb)


O crack, quando consumido durante a gestao, chega corrente sangunea aumentando o risco de complicaes tanto para a me quanto para o beb. Para a gestante, aumenta o risco de descolamento prematuro de placenta, aborto espontneo e reduo da oxigenao uterina. Para o beb, o crack pode reduzir a velocidade de crescimento fetal, o peso e o permetro ceflico (dimetro da cabea) ao nascimento. H ainda riscos de m-formao congnita, maior risco de morte sbita da infncia, alteraes do comportamento e atraso do desenvolvimento. Cabe lembrar, ainda, que o crack passa pelo leite materno.

Associao com bebidas alcolicas


Se o crack for fumado associado ao consumo de bebidas alcolicas, as duas substncias podem se combinar formando a cocaetileno. Essa substncia txica produz um efeito mais intenso que o crack sozinho e aumenta o risco de complicaes.

Outros danos
Vrias situaes j foram relacionadas ao uso de crack, como leses do fgado, dos rins, dos msculos, intestinais, queimaduras em mos, boca, nariz e rosto e leses oculares pelo efeito txico e por queimadura.

Danos psquicos
O crack afeta o crebro de diversas maneiras. A ao vasoconstritora diminui a oxigenao cerebral, alterando tanto o funcionamento quanto

Vasoconstrio
Contrao/diminuio do calibre dos vasos sanguneos.

204

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

a estrutura do crebro. O uso do crack pode prejudicar as habilidades cognitivas (inteligncia) envolvidas especialmente na funo de planejamento, tomada de decises e ateno, alterando a capacidade de soluo de problemas, a flexibilidade mental, a velocidade de processamento de informaes e a regulagem das emoes (referindo-se capacidade de entender e integrar as emoes com outras informaes cerebrais) e tambm o controle de impulsos. O prejuzo cognitivo pode interferir na adeso desses pacientes ao tratamento proposto e na elaborao de estratgia de enfrentamento de situaes de risco. Alguns efeitos revertem rapidamente e outros persistem por semanas mesmo depois da droga no ser mais detectvel no crebro. A reversibilidade desses efeitos com a abstinncia prolongada ainda incerta. As alteraes cognitivas devem ser levadas em conta no planejamento do tratamento desses pacientes.

Quadros Psiquitricos
A presena de problemas relacionados ao uso de outras substncias psicoativas e a concomitncia de outro(s) diagnstico(s) psiquitrico(s) (comorbidade) comum entre usurios de cocana e crack. Os quadros psiquitricos mais relatados so transtornos de personalidade, quadros depressivos, quadros ansiosos, instabilidade do humor, ideias paranoides ou mesmo quadros psicticos francos, com delrios e alucinaes. Sintomas agressivos esto mais relacionados ao uso de crack do que a outras vias de uso da cocana. A presena de uma comorbidade aumenta a gravidade do quadro de uso de substncias e o uso de crack aumenta a gravidade da comorbidade. Do mesmo modo, o tratamento da condio associada (as duas doenas juntas) permite melhor prognstico em relao ao uso de crack.

Consequncias sociais
Em So Paulo, um estudo com profissionais do sexo que usam crack mostrou que a maioria dessas mulheres jovem, me, com baixa esco-

Crack: uma abordagem multidisciplinar

205

laridade, vive com familiares ou parceiros e sustentada por elas mesmas. A maioria trocava sexo por crack diariamente, tendo de um a cinco parceiros por dia, no escolhia nem o parceiro, nem o tipo de sexo, nem exigia o uso da camisinha. Outro estudo sobre mulheres trabalhadoras do sexo, em Santos, mostrava a associao entre uso do crack, uso de cocana injetvel e positividade para o HIV. Tambm em So Paulo, estudo de seguimento (follow-up) de cinco anos de 131 pacientes que estiveram internados mostrou que 18% morreram no perodo estudado. A taxa de mortalidade anual (2,5%) era sete vezes maior do que a da populao geral da cidade. A maioria dos que morreram eram homens de menos de 30 anos, solteiros com baixa escolaridade. As causas externas foram responsveis por 69% dessas mortes, sendo 56,6% por homicdio, 8,7% por overdose e 4,3% por afogamento. Entre as causas naturais (no externas), 26,1% foram por HIV/AIDS e 4,3% por Hepatite B.

Abordagens teraputicas
O tratamento da dependncia do crack reside, em sua maior parte, em abordagens psicoterpicas e psicossociais. Os resultados de pesquisas sobre o uso de medicaes no tratamento da dependncia do crack sero apresentados adiante, tornando claras as suas limitaes, pelo menos at o momento. Alm disso, a hospitalizao, quando necessria, no suficiente no tratamento destes quadros. Deve ser feita uma avaliao abrangente, considerando a motivao do paciente para o tratamento, padro do uso da droga, comprometimentos funcionais, problemas clnicos e psiquitricos associados. Informaes de familiares e amigos podem ser acrescentadas. Condies mdicas e psiquitricas associadas devem ser tratadas de maneira especfica.

Farmacoterapia
Os estudos existentes at o momento so para tratamento de cocana, sem diferenciar suas formas de apresentao ou uso. Atualmente, no

206

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

existe qualquer medicao aprovada especificamente para tratamento da dependncia de cocana. Pacientes dependentes de cocana mantm o uso de forma compulsiva mesmo sabendo que isso pode lhes trazer graves prejuzos. Tentando modificar esse quadro, diversas medicaes tm sido estudadas, sem sucesso no tratamento da dependncia de cocana. O uso de antipsicticos no traz benefcios, no produz controle de efeitos colaterais, no reduz a vontade (fissura) de usar a droga, nem diminui a quantidade consumida de cocana durante o tratamento. Vrios anticonvulsivantes e diversos antidepressivos j foram estudados e tambm no se mostraram eficazes. O estudo de psicoestimulantes mostrou resultados inconclusivos, sem resultados na reduo do uso, mas com algumas substncias mostrando tendncia de aumento do perodo de abstinncia. importante lembrar que embora no existam, no momento, medicaes que diminuam a vontade de usar o crack, a prescrio de medicaes pode ser indicada para o tratamento das intoxicaes, sintomas da abstinncia e, principalmente, para o tratamento das comorbidades. Assim, se um usurio de crack melhora de um possvel quadro depressivo com o uso de um antidepressivo, ele tem melhor resultado no tratamento da dependncia do crack.

Abordagem psicossocial
A reviso dos estudos cientficos realizada pela Agncia Nacional para Tratamento do Uso Prejudicial de Substncias da Gr Bretanha National Treatment Agency (NTA) for Substance Misuse em 2002 j enfatizava que h evidncias de tratamentos eficientes para dependncia do crack. De fato, os autores afirmam que tratar dependncia de crack no nem difcil, nem necessariamente implica em habilidades totalmente novas. O que essencial compreender que as abordagens teraputicas incluem no apenas os aspectos mdicos ou biolgicos, mas aes que privilegiem o contexto socioemocional dos indivduos envolvidos.

Crack: uma abordagem multidisciplinar

207

Os conselheiros municipais e lderes comunitrios devem ficar atentos a esse tipo de abordagem, considerando as diferentes formas teraputicas comunitrias existentes na sua comunidade. H mltiplos servios que os usurios podem acessar sem agendamento prvio, como os Centros de Ateno Psicossocial lcool e Drogas (CAPSad), redes de usurios, como os Narcticos Annimos (NA), e linhas telefnicas 24 horas, como o servio VIVAVOZ (132). Esses dispositivos podem ser usados para aumentar o acesso ao tratamento.

Como j foi descrito, no h medicaes que, por si s, tratem a dependncia do crack. E tanto para o tratamento e reinsero social quanto para as atividades de preveno indispensvel realizar atividades que aumentem a vinculao daqueles que usam a droga aos servios e profissionais de sade. Intervenes psicossociais sem prescrio de medicaes, mas com aconselhamento extra-hospitalar tm boa relao custo benefcio para usurios sem complicaes; no entanto, usurios com quadros mais graves de dependncia, abordagens psicoteraputicas individuais ou em grupo so igualmente eficientes. Os usurios com mltiplas necessidades respondem melhor abordagem em grupo em um esquema intensivo e com atividades prticas. Nos casos em que no tiver suporte social e tiver problemas psquicos graves, a internao pode ser necessria. Quando as necessidades pessoais so abordadas e os profissionais so empticos, os resultados so melhores.
Como o uso de lcool associado com outras drogas muito comum assim como os problemas familiares, psicolgicos e fsicos , importante que as instituies ofeream tratamento para todos esses problemas conjuntamente.

Todas essas situaes precisam ser enfocadas, pois so determinantes na evoluo do tratamento do usurio. Por exemplo, uma pessoa que usa crack e aps interromper o uso da droga mantm o uso de lcool, mes-

208

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

mo que socialmente, tem grande chance de recair no crack, j que um dos efeitos do lcool a diminuio do juzo crtico do usurio (a pessoa fica mais vulnervel a ceder vontade de usar a droga); ou seja, ela deve tambm interromper o uso do lcool. Da mesma forma que ocorre com aquela pessoa que s usa crack aps ter feito uso de bebidas alcolicas (efeito gatilho). A recuperao mantida permite a reconstruo de laos afetivos e sociais. Muitos usurios veem um lugar para onde ir como um primeiro passo na busca por tratamento. Exatamente por isso, locais que oferecem atendimento para outros problemas (como sade mental, emergncia e servios sociais) so uma tima fonte de informaes sobre servios para dependncia de lcool e outras drogas. Para concluso desta Unidade sobre o crack, dentro de uma perspectiva psicossocial, surgem as palavras do filsofo Georges Bataille, que diz: A violncia um discurso sem voz. Quanto mais nos silenciamos, atravs de uma posio alienada sob a forma de violncia, menos transformamos nossas realidades e esquecemos que, para mud-las, temos de nos aproximar da realidade de outrem. Voc conheceu ou reviu uma ampla gama de conceitos e informaes sobre drogas, passando pelos conceitos bsicos como experimentao, abuso, questes culturais, preveno, reduo de danos e tratamento, tudo isso entremeado com dados recentes sobre o uso de drogas no Brasil e no mundo. Para encerrar esta etapa, execute a seguinte atividade: faa uma breve retrospectiva sobre os assuntos estudados e anote todas as referncias importantes relacionadas sua comunidade que voc lembrou durante os estudos. Ento, acesse o Frum e compartilhe com os colegas as reflexes que apareceram durante esse perodo de estudos. Lembre-se de que eles vm de realidades e reas de atuao distintas; ento, quanto maior a colaborao, mais rico ser o debate. Tambm uma boa oportunidade para tirar alguma dvida sobre o contedo, ou solicitar alguma sugesto de ao direcionada ao seu trabalho como conselheiro ou lder comunitrio. Se tiver alguma dvida, procure pelo seu tutor. Participe!

Participe dos Fruns, pois eles so bons momentos para compartilhar ideias e experincias

Crack: uma abordagem multidisciplinar

209

Resumo
Nesta Unidade, voc estudou o crack e seus aspectos multidisciplinares juntamente com as consequncias de seu uso para o sistema nervoso central e o psiquismo do indivduo. Observou, tambm, quais so os danos fsicos causados pelo uso dessa substncia. Alm disso, conheceu as principais abordagens teraputicas utilizadas para o tratamento de pessoas que, em um determinado momento de suas vidas, decidiram fazer uso dessa substncia.

Exerccios de fixao
Ateno!

1. Com relao ao crack, numa perspectiva multidisciplinar, relacione as alternativas corretamente:


( ) Incluem no apenas os aspectos mdicos ou biolgicos, mas aes que privilegiem o contexto socioemocional dos indivduos envolvidos. ( ) A presena de problemas relacionados ao uso de outras substncias psicoativas e a concomitncia de outro(s) diagnstico(s) psiquitrico(s) comum entre usurios de cocana e crack. ( ) Os comportamentos de risco mais frequentemente observados so o nmero elevado de parceiros sexuais, o uso irregular de camisinha e troca de sexo por droga ou por dinheiro para compra de droga. ( ) A taxa de mortalidade anual (2,5%) era sete vezes maior do que a da populao geral da cidade. A maioria dos que morreram eram homens de menos de 30 anos, solteiros com baixa escolaridade. ( ) O uso de crack pode diminuir temporariamente a necessidade de comer e dormir. Podem ocorrer reduo do apetite, nusea e dor abdominal. Os hbitos bsicos de higiene tambm podem ficar comprometidos. ( ) Farmacoterapia.

Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

I - Danos Fsicos

II - Danos Psquicos

III - Consequncias Sociais

210

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

IV - Abordagens Teraputicas

( ) O uso do crack pode prejudicar a inteligncia, especialmente em relao funo de planejamento, tomada de decises e ateno. ( ) Um estudo com profissionais do sexo que usam crack mostrou que a maioria dessas mulheres jovem, me, com baixa escolaridade, vive com familiares ou parceiros e so sustentadas por elas mesmas.

a. ( ) II, II, III, III, I, IV, II, III b. ( ) IV, II, I, III, I, IV, II, III c. ( ) IV, IV, III, I, II, II, III, I d. ( ) IV, III, I, II, I, IV, III, II 2. Os efeitos do crack aparecem quase imediatamente depois de uma nica dose. So eles: a. ( ) cansao, dores nas pernas e dor de cabea. b. ( ) sudorese, tremor muscular e aumento da presso arterial. c. ( ) diminuio da autoestima e diminuio dos estmulos visuais e tteis. d. ( ) diminuio da presso arterial e dores no corpo.

Referncias
ACKERMAN, J.P.; RIGGINS T.; BLACK, M.M. A review of the effects of prenatal cocaine exposure among school-aged children. Pediatrics, v. 125, n. 3, p. 554-65, Mar. 2010. AFONSO, L.; MOHAMMAD, T.; THATAI, D. Crack whips the heart: a review of the cardiovascular toxicity of cocaine. Am J Cardiol, v. 100, n. 6, p. 1040-3, Sep. 2007. AMATO, L.; MINOZZI, S.; PANI, P .P .; DAVOLI, M. Antipsychotic medications for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Rev, v. 18, n. 3, Jul. 2007. BRASIL. Presidncia da Repblica. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. Drogas: cartilha sobre maconha, cocana e inalantes. Contedo e texto original de Beatriz H.Carlini. 2. ed. Braslia: Presidncia da Repblica;Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas, 2010

Crack: uma abordagem multidisciplinar

211

______. I levantamento nacional sobre o uso de lcool, tabaco e outras drogas entre universitrios das 27 capitais brasileiras. Braslia: Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas; GREA; IPq HCFMUSP , 2010. ______. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. I levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do pas 2001. Superviso: E.A. Carlini. Coordenao: J. C. Galduroz. Pesquisadores Colaboradores: Ana Regina Noto et al. Braslia: Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), 2002. ______. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. II levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil: estudo envolvendo as 108 maiores cidades do pas 2005. Superviso: E.A. Carlini. Coordenao: J. C. Galduroz. Pesquisadores Colaboradores: Ana Regina Noto et al.: Braslia: Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), 2005. CARLINI-COTRIM, B. Drogas: mitos e verdades. So Paulo: tica, 1999. CASTEL, R. Da indigncia excluso, a desfiliao: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: LANCETTI, A. (Org.). Sade loucura 4: grupos e coletivos. So Paulo: HUCITEC, 1994. CASTELLS, X.; CASAS, M.; PREZ-MA, C.; RONCERO, C.; VIDAL, X.; CAPELL, D. Efficacy of psychostimulant drugs for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Rev,v. 17, n. 2, Feb. 2010. CHEN, C.Y., ANTHONY, J.C. Epidemiological estimates of risk in the process of becoming dependent upon cocaine: cocaine hydrochloride powder versus crack cocaine. Psychopharmacology, v. 172, n. 1, p. 78-86, 2004. COSTA, J.F. Violncia e Psicanlise. Rio de Janeiro, Graal, 1986. CRUZ, M.S. Cocana. In: EGYPTO, A.C. et al. (Orgs.). T na roda: uma conversa sobre drogas. 1 ed. So Paulo: J. Sholna, 2003. v. 1, p. 159-71. CRUZ, M.S. O crack e sua espiral compulsiva. O Estado de So Paulo. So Paulo, 12 jul. 2009, Sect Alis J5. DUAILIBI, L.B.; RIBEIRO, M.; LARANJEIRA, R. Profile of cocaine and crack users in Brazil. Cad Sade Pblica, n.24 Supl. 4, p. 545-57, 2008. FALCK, R.S.; WANG, J.; SIEGAL, H.A.; CARLSON, R.G. The prevalence of psychiatric disorder among a community sample of crack cocaine users: an exploratory study with practical implications. J Nerv Ment Dis., v. 192, n. 7, p. 503-7, Jul. 2004. FUNDAO Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Oxi: uma droga no to nova assim objeto de pesquisa da Fiocruz. Fiocruz [on-line], 14 jun. 2011. Disponvel em: <http://www.amazonia.fiocruz.br/br/component/content/article/41-destaques/861-oxi-uma-droga-nao-tao-nova-assim. pdf>. Acesso em: 03 jun. 2013.

212

Mdulo 2 | Preveno e tratamento

FOX, H. C.; AXELROD S.R.; PALIWAL, P.; SLEEPER, J.; SINHA, R. Difficulties in emotion regulation and impulse control during cocaine abstinence. Drug Alcohol Depend, v.89, n.2-3, p. 298-301, jul. 2007. GALDURZ, J.C.F. et al. V Levantamento sobre o consumo de drogas psicotrpicas entre estudantes do ensino fundamental e mdio nas 27 capitais brasileiras. Braslia: SENAD, 2005. GOLDBERG, J. Clnica da psicose: um projeto na rede pblica. Rio de Janeiro: Te Cor; Instituto Franco Besaglia, 1994. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis (RJ): Vozes, 1986. HAASEN, C.; PRINZLEVE, M.; GOSSOP, M.; FISCHER, G.; CASAS, M. Relationship between cocaine use and mental health problems in a sample of European cocaine powder or crack users. World Psychiatry, v. 4, n. 3, p. 173-6, Oct. 2005. HAIM, D.Y.; LIPPMANN, M.L.; GOLDBERG, S.K.; WALKENSTEIN, M.D. The pulmonary complications of crack cocaine. A comprehensive review. Chest, v. 107, n. 1, p. 233-40, Jan. 1995. HOFF, A.L.; RIORDAN, H.; MORRIS, L.; CESTARO, V.; WIENEKE, M.; ALPERT, R.; WANG, G.J.; VOLKOW, N. Effects of crack cocaine on neurocognitive function. Psychiatry Res, v. 60, n. 2-3, p. 167-76, Mar. 1996. KAEZ, R. A Instituio e as instituies. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1991. MAGALHES, M.P.; BARROS, R.S.; SILVA, M.T.A. Uso de drogas entre universitrios: a experincia da maconha como fator delimitante. Rev. ABP-APAL, n. 13, p. 97-104, 1991. MINAYO, M.C.S. A violncia social sob a perspectiva da Sade Pblica. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 7-18, 1994. MINOZZI, S.; AMATO, L.; DAVOLI, M.; FARRELL, M.; LIMA REISSER, A.A.; PANI, P .P .; SILVA DE LIMA, M.; SOARES, B.; VECCHI, S. Anticonvulsants for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Ver, v. 16, n.2, Apr. 2008. MITCHELL, R. N. et al. Compendio de Robbins y Cotran de Patologa Estructural y Funcional. 7. ed. Madri (ES): Elsevier Espaa, 2007. NAPPO, A.S.; SANCHEZ, Z.M.; OLIVEIRA, L.G.; SANTOS, A.S.; CORADETE JNIOR, J.; PACCA, J.C.B. et al. Comportamento de risco de mulheres usurias de crack em relao a DST/AIDS. So Paulo: Centro Brasileiro de Informaes sobre drogas Psicotrpicas, 2004. NATIONAL Institute on Drug Abuse (NIDA). Disponvel em: <http://www.nida. nih.gov/ResearchReports/Cocaine/Cocaine.html>. Acesso em: 08 out. 2010.

Crack: uma abordagem multidisciplinar

213

NATIONAL Treatment Agency for Substance Misuse. Research into practice 1b. August 2002, Disponvel em: <http://nta.shared.hosting. zen.co.uk/publications/documents/nta_commissioning_crack_cocaine_treatment_2002_rip1b.pdf.> Acesso em: 08 out. 2010. NOTO, A.R.; GALDURZ, J.C.; NAPPO, A.S.; FONSECA, A.M.; CARLINI, C.M.A.; MOURA, Y.G. et al. Levantamento nacional sobre o uso de drogas entre crianas e adolescentes em situao de rua nas 27 capitais brasileiras 2003. So Paulo: Secretaria Nacional Antidrogas; Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, 2003. NUNES, C.L.; ANDRADE, T.; GALVO-CASTRO, B.; BASTOS, F.I.; REINGOLD, A. Assessing risk behaviors and prevalence of sexually transmitted and blood-borne infections among female crack cocaine users in SalvadorBahia, Brazil. Braz J Infect Dis., Salvador (BA), v.11, n.6, p. 561-66, dez.2007. OLIVEIRA, L.G.; BARROSO, L.P.; SILVEIRA, C.M.; SANCHEZ, Z.V.; DE CARVALHO PONCE, J.; VAZ, L.J.; NAPPO, S.A. Neuropsychological assessment of current and past crack cocaine users. Subst Use Misuse, v. 44, n. 13, p. 1941-57, 2009. Pastore, C.A.; Pinho, C; Germiniani, H; Samesima, N.; Mano, R. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Anlise e Emisso de Laudos Eletrocardiogrficos. Arq Bras Cardiol, v. 93, n.3, 3 supl.2, p.1-19, 2009. RAMA, M. O grupo de Autoajuda em dois contextos: alcoolismo e doena mental. 1999. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Curso de Ps-graduao em Psicologia, PUC, Rio de Janeiro, 1999. RAMA, M. A Desinstitucionalizao da Clnica na Reforma Psiquitrica: um estudo sobre o projeto CAPS ad. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) Curso de Ps-graduao em Psicologia, PUC, Rio de Janeiro, 2005. SARACENO, B. Libertando identidades. Rio de Janeiro: Te Cor; IFB, 1999. SILVA DE LIMA, M.; FARRELL, M.; LIMA REISSER, A.A.; SOARES, B. Withdrawn: Antidepressants for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Ver, v. 17, n. 2, review, Feb. 2010. SILVA, N.G. Fatores associados infeco por HIV entre trabalhadoras do sexo na cidade de Santos. 2004. Dissertao (Mestrado em Epidemiologia) Programa de Ps-graduao em Epidemiologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de So Paulo, So Paulo, 2004. SLUTSKER, L. Risks associated with cocaine use during pregnancy. Obstet Gynecol, v. 79, n. 5 (Pt 1), p. 778-89, May 1992. TREADWELL, S.D.; ROBINSON, T.G. Cocaine use and stroke. Postgrad Med J, v. 83, n. 980, p. 389-94, Jul. 2007. WILSON, T.; DEHOVITZ, J.A. STDs, HIV, and crack cocaine: a review. AIDS Patient Care STDS, v. 11, n. 2, p. 62-6, Apr. 1997.

Вам также может понравиться