Вы находитесь на странице: 1из 14

Planejamento de mdia em tempos de mudana

As aes de comunicao precisam ser definidos de modo muito mais preciso do que no passado; A publicidade, hoje em dia, tende a ser um tipo de comunicao de mo dupla, voltando-se cada vez mais ao segmentos, por vezes possuindo o retorno imediato do pblico-alvo; O que os anunciantes desejam? E hoje, percebemos que os anunciantes desejam cada vez mais conhecer melhor como determinado segmento reage a marca ou determinado produto;

Despertar para a necessidade de adequar as produes publicitrias (texto) em relao as necessidades desses grupos menores; (alguns tipos de mdia
podem ser selecionados porque contempla um pblico seleto e outras pela proposta de interatividade)

A grande maioria dos questionamentos em torno do planejamento tradicional de mdia centra-se em :como a mdia pode chegar s pessoas certas? No planejamento de mdia interativa, requer que o planejador identifique grupos menores de usurios de um produto /ou servio.

O estgio atual frente mdia interativa


No planejamento de mdia tradicional, a seleo baseada: -N de pessoas expostas ao meio (em um grupo determinado por faixa etria); - e Custo relativo por exposio No planejamento de mdia interativa, a seleo baseada: - No dimensionamento mais preciso do mercado-alvo de consumidores de mdia; - Na exposio mdia interativa (calculada pelo nmero de exposies interativas - retornos).

O que este olhar mais interativo dos planejadores de mdia possibilita? Encontrar os nichos de consumidores que passaram despercebidos pelo sistema anterior, o da anlise do mercado por agrupamento. Contudo, h uma estimativa entre os pesquisadores de mercado que o planejamento totalmente voltado para a interatividade s ser plenamente executado daqui a 10 anos; Ambos os modos de planejamento de mdia sero utilizados ao mesmo tempo ( muito importante o conhecimento de ambos);

Como pensar sobre a mdia: um sistema de distribuio


A mdia deveria ser entendida como um sistema tanto condutor quanto distribuidor; (algumas param para olhar, outras vo em buscar das informaes)
No importa qual o tipo de pblico que se deseja atingir, imperativo que algum planeje a compra da mdia com a maior antecedncia possvel s datas de publicao ou transmisso; (impulsos no so aconselhados e nem
possibilitam bons resultados)

Diferena entre meio e veculo

Meio: refere-se a classe de meios de comunicao como televiso, jornais, revistas, dentre outros. Um grupo de transportadores de informao que tm caractersticas similares; Veculo: o membro de uma classe de meios de comunicao.

O planejamento de mdia
O planejamento de mdia consiste em uma srie de decises tomadas de modo a responder pergunta: Quais so os melhores meios de se fazer chegar anncios a compradores em potencial deste meu produto ou servio? As perguntas especficas que o planejador de mdia procura responder so as seguintes: Quantos prospects eu preciso alcanar? Em que meio devo anunciar? Quantas vezes por ms os virtualmente interessados devem ver cada anncio? Em que meses os anncios devem aparecer? Quanto de dinheiro pode ser despendido em cada meio?
(cada uma pergunta requer um resposta e deciso especfica)

O plano de mdia, quando aprovado pelo anunciante, se tornar um guia tcnico para seleo e uso da mdia, alm de guia para a compra efetiva dos espaos de veiculao na mdia; Como o planejamento de mdia deve ser entendido? Como um processo ou uma srie de decises que proporcionam a melhor soluo possvel para um conjunto de questes.

A mudana no papel dos planejadores de mdia


O planejamento de mdia se iguala planejamentos de criao e de marketing; em importncia com os

Os planejadores de mdia precisam ter um conhecimento mais amplo, de modo a poder formular um plano, a partir de conhecimentos mais profundos em marketing e pesquisa de publicidade. O que se espera dos planejadores hoje? Que no apenas tomem decises, mas que defendam com preciso as escolhas efetuadas perante as muitas alternativas.

Como podemos avaliar o direcionamento que estamos dando ao plano de mdia? medir o quo eficientemente ele ajuda a atingir os objetivos de mdia. O desenvolvimento de novas e mais sofisticadas tcnicas de pesquisa de audincia de mdia. O planejamento de mdia, portanto, muito mais um questo de provar que as melhores decises possveis foram tomadas, frente determinada gama de circunstncias de marketing.

Classes de mdia
Mdia de massa ou convencionais; Mdia no-convencional; Mdia especializada (foco de interesse especializado mdia de nicho)

Procedimentos gerais do planejamento de mdia


O planejamento de mdia ir ser desenvolvido a partir de uma problema de marketing/comunicao que precisa ser solucionado. Comear um trabalho sem entender o que est por trs do problema de marketing ilgico, porque a mdia um instrumento para implementar a estratgia de marketing; O ponto de partida para um planejamento de mdia deveria ser uma anlise de situao de marketing e as aes de comunicao (criao) apontadas como possveis solues. As estratgias de criao afetam o planejamento de mdia, porque algumas estratgias se adaptam melhor a um e no outro meio.

A primeiro aspecto a ser ressaltado no planejamento so os objetivos de mdia;


Os objetivos de mdia so as metas que o planejador de mdia acredita serem as mais importantes para o auxlio dos objetivos de marketing e consequentemente de comunicao; Nenhuma deciso tomada a partir do nada, o planejador tambm precisa levar em considerao os objetivos de criao, de promoo e de execuo da estratgia de marketing enquanto avalia a capacidade do veculo de atingir clientes em potenciais. O planejamento de mdia no uma cincia com regras rgidas e duradouras que possam ser facilmente implementadas, requer uma grande sensibilidade a mudana.

Problemas no planejamento de mdia

Tipos de problemas que dificultam muito uma tomada de decises: Proliferao da mdias; Dados insuficientes; Presso do prazo; Influncias externas nas decises de mdia; Falta de objetividade; Medir a eficincia da publicidade.

Вам также может понравиться