Вы находитесь на странице: 1из 2

Latim/Introduo - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Latim/Introduo

Latim/Introduo
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto. < Latim

O Latim uma lngua do ramo itlico da famlia Indo-Europia. Pertence ao grupo centum e era falada pelo povo da antiga Roma. uma lngua altamente flexional e, em conseqncia disso, tem uma grande flexibilidade na ordem das palavras. Inicialmente um dialeto itlico falado na regio do Lcio (VETVS LATIVM, entre o rio Tibre, o curso baixo do rio nio, a cadeia dos Apeninos, o territrio dos Volscos e o Mar Tirreno), o Latim tornou-se uma lngua importante medida em que os seus falantes (os romanos) ganhavam destaque na regio. Com as expanses militares de Roma e a conseqente importncia alcanada pelo Imprio Romano, tornou-se uma espcia de lngua universal do mundo ocidental, mantendo sua importncia mesmo depois da queda do Imprio. A lngua se expandiu juntamente com o Imprio Romano (ver mapa ao lado), apesar de que nas regies orientais o Grego continuasse predominando. O Latim perdurou at depois da queda do Imprio Romano. A Igreja Catlica o tem como lngua oficial at hoje. Obras literrias e teolgicas em Latim foram escritas durante toda a Idade Mdia. Vrios cientistas e filsofos modernos (Descartes, Newton, Leibniz etc.) escreveram obras originalmente em Latim. At hoje ele usado em alguns termos jurdicos, na taxonomia dos seres vivos e outras questes de nomenclatura cientfica.
Animao mostrando a extenso do Imprio Romano em alguns anos.

Do Latim derivam as lnguas romnicas: Portugus, Espanhol, Catalo, Italiano, Francs, Romeno, Galego, Occitnico, Sardo, Romanche, etc.

Perodos
Reconhecem-se os seguintes perodos da lngua: Pr-clssico, do sculo VII a.C. ao sculo II a.C. Clssico, do sculo II a.C. ao sculo II d.C. Latim Vulgar, incluindo o perodo patrstico, do sculo II ao V d.C. Perodo Medieval, do sculo VI ao sculo XIV. Do sculo XV at agora.
1 de 2 04/05/2012 10:47

Latim/Introduo - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Latim/Introduo

O livro
O objetivo deste livro tornar-se um mtodo de latim utilizvel em cursos universitrios. Autodidatas tambm podero us-lo. Neste caso, h a seguinte sugesto ao estudante, para trabalhar cada lio: 1. 2. 3. 4. Leia, se possvel, duas vezes o vocabulrio da lio. Procure memoriz-lo, mas fique vontade para consult-lo sempre que for necessrio. Leia o corpo da lio. Ela trar explicaes gramaticais e exemplos, sempre que possvel, retirados de originais latinos, adaptados ou no. Faa os exerccios. Eles so importantes para a fixao dos contedos. Confira suas respostas com a correo fornecida.

Esta pgina um esboo de lnguas. Ampliando-a voc ajudar a melhorar o Wikilivros.

Obtido em "http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Latim/Introdu%C3%A7%C3%A3o&oldid=227543" Categorias: Esboos de Lnguas Livro/Latim Esta pgina foi modificada pela ltima vez s 21h39min de 18 de Outubro de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Creative Commons Atribuio-Compartilhamento pela mesma Licena 3.0 Unported; pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as Condies de Uso para mais detalhes.

2 de 2

04/05/2012 10:47

Вам также может понравиться