Вы находитесь на странице: 1из 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

LUIS GUSTAVO A. BONGIOLO PAULO RENATO RECHE BEZERRA

SUSTENTABILIDADE

CURITIBA

2013 Existem vrias definies para a sustentabilidade, mas no geral podemos dizer que um termo usado para definir aes e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das prximas geraes. Ou seja, a sustentabilidade est diretamente relacionada ao desenvolvimento econmico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentvel. Algumas aes ligadas a sustentabilidade so: - Explorao dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessrio. - Preservao total de reas verdes no destinadas a explorao econmica. - Aes que visem o incentivo a produo e consumo de alimentos orgnicos, pois estes no agridem a natureza alm de serem benficos sade dos seres humanos; - Explorao dos recursos minerais (petrleo, carvo, minrios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. - Uso de fontes de energia limpas e renovveis (elica, geotrmica e hidrulica) para diminuir o consumo de combustveis fsseis. Esta ao, alm de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluio do ar. - Criao de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resduos slidos. Esta ao alm de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuio da retirada de recursos minerais do solo. - Desenvolvimento da gesto sustentvel nas empresas para diminuir o desperdcio de matria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de gua, evitando ao mximo o desperdcio. Adoo de medidas que visem a no poluio dos recursos hdricos, assim como a despoluio daqueles que se encontram poludos ou contaminados.

A adoo de aes de sustentabilidade garantem a mdio e longo prazo um planeta em boas condies para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessrios para as prximas geraes, possibilitando a manuteno dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras geraes. O grande marco para o desenvolvimento sustentvel mundial foi, sem dvida a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (a Rio 92), onde se aprovaram uma srie de documentos importantes, dentre os quais a Agenda 21, um plano de ao mundial para orientar a transformao desenvolvimentista, identificando, em 40 captulos, 115 reas de ao prioritria. A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, atravs da participao dos indivduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de tica, justia, participao, democracia e satisfao de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92, refora que antes de se reduzir a questo ambiental a argumentos tcnicos, deve-se consolidar alianas entre os diversos grupos sociais responsveis pela catalisao das transformaes necessrias. Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que um crescimento na economia constante e seguro, gesto sustentvel, que dirigir uma organizao valorizando todos os fatores que a englobam, e essencialmente ligado ao meio ambiente. Vrios desses conceitos incluem as palavras "sustentvel" ou "sustentado", sendo que a diferena entre os dois termos que a palavra "sustentvel" indica que h a possibilidade de sustentao, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentao j foi alcanada.

O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos ou dimenses principais, a saber: Sustentabilidade Social: melhoria da qualidade de vida da populao, equidade na distribuio de renda e de diminuio das diferenas sociais, com participao e organizao popular; Sustentabilidade Econmica: pblicos e privados, regularizao do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padres de produo e consumo, equilbrio de balano de pagamento, acesso cincia e tecnologia; Sustentabilidade Ecolgica: o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentao da vida: reduo dos resduos txicos e da poluio, reciclagem de materiais e energia, conservao, tecnologias limpas e de maior eficincia e regras para uma adequada proteo ambiental; Sustentabilidade Cultural: respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudana que acolham as especificidades locais; Sustentabilidade Espacial: equilbrio entre o rural e o urbano, equilbrio de migraes, desconcentrao das metrpoles, adoo de prticas agrcolas mais inteligentes e no agressivas sade e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrializao descentralizada; Sustentabilidade Poltica: no caso do Brasil, a evoluo da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construo de espaos pblicos comunitrios, maior autonomia dos governos locais e

descentralizao da gesto de recursos; Sustentabilidade Ambiental: conservao geogrfica, equilbrio de

ecossistemas, erradicao da pobreza e da excluso, respeito aos direitos humanos e integrao social. Abarca todas as dimenses anteriores atravs de processos complexos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.significados.com.br/sustentabilidade/ http://catalisa.org.br/textoteca/30-o-conceito-de-sustentabilidade-e-desenvolvimentosustentl http://sustentabilidade.sescsp.org.br/home/energia http://www.lncc.br/tdmc/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=53

Вам также может понравиться