Вы находитесь на странице: 1из 2

Dados da Aula

Impressionismo

(Pontilhismo)

O que o aluno poder aprender com esta aula

Estudar o Pontilhismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas. Incentivar a produo artstica individual dos alunos. Produzir um trabalho com a tcnica pontilhista.
Texto:

O Pontilhismo (tambm designado por Divisionismo), uma tcnica de pintura, sada do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposio, uma mistura ptica nos olhos do observador (imagem). Esta tcnica baseia-se na lei das cores complementares, avano cientfico impulsionado no sculo XIX, pelo qumico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequncia extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e no entre mescladas, deixando retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impresses registradas. A tcnica de utilizao de pontos coloridos justapostos tambm pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta somente uma abstrao do Homem para representar a natureza. Esta tcnica foi criada na Frana, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do sculo XIX Georges Seurat (1859-1891), aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artstica. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposio prismtica da cor e na mistura ptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representao do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto mximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.

Brasil
No Brasil, diversos artistas atuantes no perodo da Primeira Repblica (1889-1930), empregaram procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timteo da Costa, Guttmann Bicho, entre outros. O painel central do teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro um exemplo de pintura decorativista onde Eliseu Visconti empregou vrios estilos e procedimentos artsticos, inclusive o pontilhismo.

Durante a apresentao das obras, o professor deve atentar os alunos a justaposies de cores, que atravs de uma iluso de tica permite retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impresses registradas. Ex.: Em muitos casos, quando o pintor desejava representar o verde, ele pontilhava as reas desejadas com pontos amarelos e azuis, deixando que o olhar do espectador mesclasse essas cores chegando ao tom verde. Outra caracterstica importante na execuo da tcnica do pontilhismo, e que deve ser levada em conta, durante a apresentao das obras aos alunos, o trabalho de claro/escuro atravs da maior ou menor concentrao de pontos mesmo Que sejam do mesmo tom. Aps discusso e apresentao das imagens, o professor pedir que os alunos tragam canetinhas hidrocor para prxima aula, se necessrio, a escola deve disponibilizar esse material. Aulas 2 e 3: Retomando a aula anterior o professor pedir para que cada aluno crie um desenho, de tema livre, usando a tcnica do pontilhismo com as canetinhas hidrocor. Os alunos devem ser desafiados a conseguir novos tons atravs da justaposio de cores e a buscar um efeito de claro/escuro atravs da maior ou menor concentrao de pontos relembrando as imagens apresentadas na aula anterior. importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para melhor realizao dessa tarefa.

Вам также может понравиться