Вы находитесь на странице: 1из 3

O Jornal O jornal nasceu h pouco, nasceu agora.

Nasceu na mquina de escrever nasceu na caneta, na fotografia, na composio, na gravura, nasceu na reviso, na impresso. Nasceu no grito do ardina que vende o mundo em retalhos de notcias. Passou um dia o jornal dontem. Est morto. Jornal maravilhoso fenmeno de papel que nasce e morre de 24 em 24 horas.

Manuel Vieira

O poema reflecte acerca da especificidade do jornal enquanto meio de comunicao, salientando diversos aspectos:

- a actualidade, transmitida pelo advrbio de tempo; - as diversas etapas de elaborao a que est sujeito; - o desinteresse pela notcia passada, que no actual; - a periodicidade mais frequente do jornal.

Classificao do jornal:

Os jornais podem ser classificados quanto sua finalidade em: - Especializados (estes jornais so direccionados para reas muito especficas e podem ter uma abordagem cultural, tcnica ou desportiva). - Informativos (estes jornais tm como objectivo informar o pblico acerca de notcias de interesse geral).

- Formativos (estes jornais pretendem transmitir notcias de carcter cientfico).

Os jornais podem ser classificados quanto sua periodicidade em: - Dirio: matutino (distribudo de manh - a periodicidade mais comum em Portugal); vespertino (distribudo de tarde). - No dirio: semanrio (distribudo uma vez por semana); quinzenrio (distribudo de quinze em quinze dias); mensrio (distribudo uma vez por ms).

A primeira pgina do jornal

A primeira pgina de um jornal deve ser original e apelativa. A, se insere a notcia vedeta, aquela que o rosto do jornal. A escolha desta notcia depende da orientao poltica, ideolgica ou comercial do jornal. Nesta pgina so apresentados os temas de maior destaque do jornal, atravs de ttulos, excertos de notcias ou breves sumrios dos assuntos mais importantes, acompanhados da indicao da pgina onde a respectiva notcia desenvolvida. Relativamente aos ttulos da primeira pgina, a sua funo a de captar a ateno do leitor e informar acerca do contedo das notcias. Deste modo, para alm de informativos, devem ser atraentes e originais. Em termos grficos, os ttulos tm um impacto visual muito importante na pgina, devido ao corpo e tipo de letra usado. H ainda a considerar o impacto grfico que as fotos tm na primeira pgina, j que contribuem para definir a fisionomia do jornal. Estas apresentam-se em cores e tamanhos diversificados e ilustram as notcias a desenvolver. Por fim, de salientar a importncia do cabealho onde constam informaes relativas periodicidade do jornal, ao ano de fundao, ao nmero de edio, ao preo, tiragem e direco do jornal.

Os gneros jornalsticos

Podemos dividir os diversos gneros jornalsticos em dois grandes grupos. Por um lado, um conjunto de textos, cujo trao predominante a procura da informao e que por isso utiliza uma linguagem mais objectiva e factual. Estes textos procuram o relato de factos actuais atravs do uso da funo

informativa da linguagem e do relato na 3. pessoa gramatical. Exemplos deste tipo de texto so a notcia e a reportagem. Por outro lado, h um conjunto de textos que privilegiam a opinio e o comentrio como traos preponderantes e que recorre a uma linguagem mais subjectiva e valorativa. Estes textos incidem sobre a realidade quotidiana, comentando-a e perspectivando-a criticamente. Utilizam as funes informativa e emotiva da linguagem e a 1. pessoa gramatical, j que veicula uma opinio daquele que escreve. Exemplos destes textos jornalsticos so a crnica, o texto de opinio e a crtica. Um gnero jornalstico que privilegia tanto a informao como a opinio a entrevista, j que depende das caractersticas do entrevistado. A entrevista utiliza o cdigo oral e sequncia pergunta/resposta. Apesar de evidentes diferenas, todos estes gneros jornalsticos apresentam caractersticas comuns: a preocupao com a simplicidade, a clareza, a exactido e a actualidade.

Вам также может понравиться