Вы находитесь на странице: 1из 8

Diana Taylor as maes da praa de maio

Durante a ditadura argentina conhecido como Guerra Suja (1976-1983), milhares de pessoas foram sistematicamente sequestrados pelo governo a fim de eliminar toda a oposio ao regime. Estes "desaparecimentos", que a ditadura nunca admitiu ter cometido, aconteceu em linhas de classe e idade, mas a maioria do seqestrado eram jovens estudantes e trabalhadores de colarinho azul. Apesar do fato de que as associaes e reunies de qualquer tipo foram proibidos, um grupo de mes dona de casa decidiu protestar contra o desaparecimento de seus filhos. Eles comearam a se reunir todas as tardes de quinta-feira, ao mesmo tempo, na praa principal, em Buenos Aires, Plaza de Mayo, andando sozinhos ou em pares para evitar ser preso por conduta desordeira e vestindo lenos brancos na cabea para ser facilmente identificvel. , Apresentando a sua dor em pblico, a Madres de Plaza de Mayo voltaram a maternidade em uma performance, e seus corpos em instrumentos polticos, para responsabilizar o governo. A 1.985 documentrio indicado ao Oscar por Lourdes Portillo e Susana Muoz, em homenagem ao grupo, no s apresentou um desempenho de sua identidade coletiva das Madres, mas tambm foi instrumental na criao de um pblico mais amplo para a referida performance.

Tradicionalmente, a maternidade na Amrica Latina restrita esfera do privado. Diana Taylor explica que "as mulheres" pblicos "[...] as prostitutas so consideradas ou loucas, isto , nonmothers, mesmo antimothers", enquanto "boas mes so invisveis," (1), porque ficar em casa com seus filhos. No entanto, as Madres esculpida para si uma terceira posio que quebrou essa dicotomia, passando a se tornar "um dos discursos polticos mais visveis da resistncia ao terror na histria recente da Amrica Latina" (2, grifo do autor), enquanto ainda permanecem dentro do reino da maternidade. Alm disso, a luta das Madres s faz sentido no que se refere sua identidade maternal: "[o] s seqestros foram agresses brutais [...] contra o seu papel de me", de acordo com Marysa Navarro. "De repente, privado de seus filhos, a vida tinha perdido o seu significado" (3). A revolta Madres era tanto sobre a recuperao de seus filhos, uma vez que estava prestes recuperar suas identidades.

O sucesso de seu movimento s foi possvel graas ao que Taylor chama de (4) natureza "altamente teatral". Embora as Madres no estavam representando algo que eles no eram, eles exploraram as caractersticas estereotipadas de maternidade, principalmente quando se

trata de se vestir, para obter seus objetivos. Paradoxalmente, o destaque de sua condio de outsiders no sistema poltico realmente lhes permitiu entrar no sistema.

Em Portillo e documentrio de Muoz, a Madres marcha nas ruas em seus lenos brancos marca registrada. Mas esse no o nico fator de homogeneizao visual presente em centenas de mulheres, de todas as origens scio-econmicas, que so mostrados no filme. Mais usar saias conservadores e mantenha bolsas grandes, muitos culos de desgaste. O resultado impressionante: as Madres olhar velho, frgil e impotente. De acordo com Taylor, este "uniforme" faz parte da imagem cuidadosamente construda das Madres ". Essas mulheres "recontagem [va] como se vestiam-se como mulheres velhas deselegante e tornouse artista de mudana rpida, alguns deles escorregar em trajes menos tradicionalmente maternal para escapar priso." (5) Um de seus lderes, Hebe de Bonafini, foi tanto quanto usando seus chinelos para as manifestaes dos Madres (6), brincar com os limites entre o domstico eo pblico que eles mesmos estavam fazendo flexvel.

A "velha deselegante" traje era to eficaz por causa da imagem patriarcal da me, muito baseado na Virgem Maria, como um ser passivo, submisso, que colocada em um pedestal por causa de sua bondade inerente. As mes foram "implicitamente excludos dos diferentes grupos definidos como" subversivas "(7), no incio da Guerra sujo. Embora isso mudou quando o grupo adquiriu mais e mais visibilidade, a estratgia funcionou porque ele se aproveitou de idias to arraigados na psique coletiva argentino. Maternidade, pelo menos por algum tempo, agiu como um escudo, protegendo as mulheres das foras militares, e permitindo-lhes desenvolver o desempenho de seu movimento (8).

Alm de seu vestido, as Madres encontrado maneiras de usar seus corpos para fazer declaraes polticas. O documentrio narra a evoluo destes corpos das mulheres em p "outdoors" (9) para expressar sua tristeza, e at mesmo a p santurios para comemorar seus filhos perdidos. Em primeiro lugar, eles s usavam pequenos quadros em torno de seus pescoos, mas logo eles comearam a cobrir seus tops, casacos e lenos com imagens dos desaparecidos. No muito tempo depois, grandes cartazes com fotos e exigncias para o retorno do sequestrado blown-up comearam a aparecer em suas manifestaes. As Madres escreveu em suas roupas, em seus vus, e em sinais: os nomes de seus filhos, as datas de seus aniversrios e seus desaparecimentos, e pedidos de justia.

A me de luto, como simbolizado pelo Mater Dolorosa, foi adotado como uma identidade performativa pelas Madres. Eles caminharam da Praa chorando e gritando em expresses reais de sofrimento para os filhos. No documentrio, as Madres chorar na frente das cmeras, relatando os horrores da Guerra Suja ea atividade "subversiva" para que seus filhos foram perseguidos, principalmente o trabalho da justia social em um regime que tinha suprimido todos os direitos humanos.

"Ns no sabemos se eles esto com fome ou se eles so frios", grita uma me no filme Portillo / Muoz. Mesmo que a maioria dos desaparecidos que as Madres entristecido para eram adultos jovens na casa dos vinte e trinta anos, as Madres explorou a viso da me como um protetor e provedor, sem os quais seus filhos so indefesos. Como eu disse antes, o seqestro pode ser considerado um ataque identidade dos Madres como mes, mas eles tambm so um obstculo para fazer o seu trabalho, para realizar o que no caminho foi a "profisso" de todas estas mulheres. Eles so impotentes para evitar danos aos seus filhos como eles so supostos, a Virgem Maria no podia parar o assassinato de seu filho, tambm.

O aspecto religioso da Mater Dolorosa tambm foi jogado para cima. O mais virtuoso de todas as mulheres, a Virgem Maria tinha passado pela mesma coisa que eles tinham, segundo eles, o que lhes deu legitimidade. "A Virgem Maria teve seu filho em seus braos depois que ele morreu. Ns nem sequer tm seus ossos", disse uma das mes para os cineastas. Ao comparar os desaparecimentos morte de Jesus, as Madres esto a enviar uma mensagem clara ditadura, que orgulhava-se publicamente sobre a promoo dos valores cristos e da famlia: sequestrar e torturar os jovens da Argentina era to grande como uma atrocidade de matar o filho de Deus.

No entanto, desde a Virgem Maria tambm a me passiva e submissa por excelncia, as Madres; movimento no pode proteger-se completamente com a figura da Mater Dolorosa. De fato, "a exposio pblica das mulheres resultou em seu ostracismo da igreja" (10). Expressando "dor era permissvel, talvez, mas no a raiva" (11). As Madres procurou a ajuda da Igreja Catlica, o que os afastou, preferindo ignorar as flagrantes violaes dos direitos humanos cometidas pelo governo. Em resposta ao uso da figura do Mater Dolorosa das Madres, um dos bispos da Argentina disse: "Eu no posso imaginar a Virgem Maria gritar, protestar e plantando as sementes do dio, quando seu filho, nosso Senhor, foi rasgado de suas mos "(12). No filme, uma das Madres, Rene Epelbaum, conta como seus pedidos de

ajuda comunidade judaica, uma parcela considervel da populao na Argentina, tambm ficaram sem resposta.

A raiva que a Igreja encontrou inaceitvel o resultado da figura da "me-leo" (13), onde a me vai fazer de tudo para proteger seu filho. De Bonafini se descreve da seguinte forma: "Se a criana (filho) est em apuros, a me que vem em seu auxlio Se ele est preso, ela quem o defende e visita-lo na cadeia ." (14). As Madres pode ser visto no documentrio gritando "assassinos traidores!" para os lderes militares, os rostos vermelhos de indignao, os punhos cerrados. Perto do fim do filme, Epelbaum, gagueira em fria, denuncia o fato de que os autores da violncia contra os seus trs filhos, todos em falta, ainda correm livremente. "Eu no posso aceitar que algum fez isso porque eles estavam recebendo ordens", diz ela. Ela eo resto das Madres acreditar que todos os envolvidos na represso e tortura dos "subversivos" devem ser julgados por seus crimes, mesmo que os desaparecimentos foram idealizado pelos altos oficiais das foras armadas, incluindo generais Massera, Videla, e Agosti, os chefes de Estado.

Embora o ato de redefinir a maternidade revolucionrio, algumas das motivaes que as Madres citados como engenderers de seu movimento no eram to progressista. A posio de "me-leo" atribuda ao "natural", mesmo fixa e imutvel (15), a condio da mulher como me e seu rebaixamento para a esfera domstica. Esta viso perpetua a idia das mulheres como objetos, sujeitos a foras maiores do que eles, neste caso a natureza. As Madres sair e protestar contra os desaparecimentos porque "natureza" ou seu "instinto" diz que eles devem proteger seus filhos, de acordo com sua prpria retrica (16).

As Madres no eram apenas protetores de seus filhos, mas de um outro. Cenas de suas manifestaes na Plaza de Mayo no filme Portillo / Muoz mostrar as Madres reconfortante e acolhedor mulheres a seu meio. Uma me, cuja filha Liliana, historiador, desapareceu por causa de seu trabalho em desigualdade social, descreveu o mal-estar que sentiu quando decidiu primeiro para juntar as Madres. "Eu me sentei em um banco, um pouco longe dos outros, vendo-os", diz ela. Quando ela finalmente reuniu a coragem de abord-los, a primeira coisa que fizeram foi: "Quem que foi tirado de voc?" Percebendo o poder do vnculo comum, esta mulher decidiu tornar-se um ativista. Navarro acredita que essa conexo emocional entre as Madres parcialmente responsvel pela eficcia do movimento: "a maternidade criou o elo comum que lhes permitiu reunir a informao obtida e os rumores de que eles se reuniram e desenvolvem um sentimento de solidariedade, a partir do qual eles

chamaram [sua] fora "(17). Assim, as Madres no s realizou a maternidade para um pblico externo, mas tambm fez isso entre si, como um recurso para a unidade do grupo.

Uma vez que eles no tinham seus prprios filhos, para quem a desempenhar o papel de mes, as Madres levou em projetos de servios comunitrios, principalmente focada em ajudar as famlias mais desfavorecidas dos desaparecidos, atravs da criao de uma fundao de caridade. Ao ajudar os necessitados na Argentina, as Madres esto cumprindo duas tarefas. Por um lado, eles esto substituindo seus prprios filhos com os pobres, a fim de ter algum para cuidar. O documentrio apresenta imagens de favelas argentinas, onde as famlias agradecer a fundao das Madres por seu apoio, o que no era apenas financeira: eles criaram uma "rede de comunicao e apoio" (18) e forneceu qualquer informao que pudesse encontrar sobre os desaparecimentos. Alm disso, a sensibilizao da comunidade a Madres " uma forma de mostrar ao governo que os seus filhos no eram realmente criminosos, mas apenas as pessoas que queriam eliminar a injustia social na Argentina. A maioria das mes que falam no filme teve filhos que estavam de alguma forma envolvidos com a melhoria das condies de vida dos pobres, atravs da construo de creches e participao em grupos de ao poltica. Atrever-se a fazer a mesma coisa que tem seus filhos sequestrados mostra que as Madres no apenas tolerados, mas efectivamente suportados e no viu nada de errado (ou "subversivo", para usar a linguagem do governo), com o que seus filhos fizeram.

No incio do filme Portillo / Muoz, uma me pede a um entrevistador invisvel para a "sua" ajuda. "Eles" so as pessoas de fora da Argentina: a imprensa estrangeira, diplomatas, etc No incio, eles mobilizaram para atrair a ateno de seu prprio governo: as Madres estavam l e eles no estavam indo embora. No entanto, quando o mundo l fora comearam a prestar ateno aos abusos de direitos humanos na Argentina, apesar da negao de qualquer injustia da ditadura, as Madres viu a comercializao de seu desempenho para a comunidade internacional como til para a sua causa. Assim, buscou e recebeu o apoio de mulheres na Holanda, Frana, Canad e outros pases. Essas mulheres "ocidentais" se aliaram com as Madres, replicando o seu desempenho, marchando em lugares como Amsterdam e usando os mesmos lenos brancos. Este fenmeno acentua ainda mais o carter do movimento como um desempenho roteiro teatral, porque pode ser reproduzida, com diferentes "atores", fora do contexto poltico para o qual foi criado pela primeira vez.

Algumas das Madres foram convidados a se reunir com lderes mundiais, incluindo o Papa, para entrevistas e fotos ops, onde eles sempre usavam lenos. Se sua natureza poltica nunca

foi colocada em questo, neste momento no movimento, quando eles esto claramente a ser reconhecida como entidade poltica, onde as Madres afirmar a legitimidade da sua causa. Alm disso, o fato de que essas mulheres estavam dispostos a realizar a sua identidade construda, at os lenos brancos, para os lderes do mundo exterior, mostra o grau de conscincia do poder do simbolismo que usar o 'Madres.

Quando dois cineastas Latina, Lourdes Portillo e Susana Muoz decidiu fazer um filme sobre as Madres, a inteno performativa tornou-se duplo: o filme ao mesmo tempo um meio para o desempenho das Madres de atingir mais pessoas, e uma performance em si. O filme no apenas sobre as Madres e suas lutas, uma condenao do regime Guerra Suja. Muoz, um argentino, deixou seu pas por causa da atmosfera opressiva, de modo a decidir fazer este filme sobre um movimento de protesto em si um protesto. Portillo, que nasceu no Mxico e identifica como Chicana, altamente crtico de sistemas de energia da Amrica Latina, cujas consequncias so muitas vezes os temas de seus filmes. Seu pblico pretendido no o povo da Argentina, que j sabem sobre as Madres, mas sim aqueles que esto do lado de fora. A perspectiva do espectador do desempenho da maternidade das Madres , portanto, afetado pela simpatia que os cineastas sentem em relao a eles e sua prpria interpretao do que o desempenho.

Em sua anlise do documentrio Paris Is Burning, escritor bell hooks denuncia a falta de "apropriao" por parte do diretor lsbica branco do filme, da subcultura gay negro que ela retrata. Mesmo que as Madres 'filme e tem de ser influenciado pelos seus diretores de experincia e pontos de vista, no h uma diferena to radical entre os cineastas e seus sditos: so todas as mulheres latino-americanas que tentam manter um governo opressivo responsvel pelas suas aces . Apesar disso, h duas exigncias fundamentais divide entre as Madres e Portillo e Muoz. Primeiro, ambos os cineastas so lsbicas (embora no nonmothers: Portillo foi casada com um homem e teve filhos com ele) (19), o fato de os posiciona longe das Madres, que aderem a um certo grau de papis tradicionais, e so no esto dispostos a transgredir o sistema patriarcal de uma maneira to grande. Alm disso, tanto Portillo e Muoz imigrou para os Estados Unidos a partir de seus respectivos pases de origem, colocando-os fora do contexto em que as Madres viver. Portillo e Muoz vista dos movimentos atravs de uma lente afetados por suas idias progressistas que, embora diferente das Madres "as Madres ideologia, na verdade, ajudar a causa deste ltimo. Rejeio dos realizadores no s do regime militar, mas de todos os valores conservadores opressivas, fornece o filme com um senso do drama da situao e provoca compaixo no espectador.

O filme, lanado pela Portillo e Muoz apenas dois anos aps o fim da ditadura, fez as Madres ganhar reconhecimento internacional por seus esforos. Ao fazer o filme, os cineastas replicado, em sua representao do movimento, muitas das estratgias das Madres usaram (e ainda usam at hoje) a apresentar-se, como o j mencionado criao de uma imagem deplorvel das Madres. As mulheres que Portillo e Muoz entrevistados, entre eles Epelbaum, um de seus lderes mais proeminentes, foram mostrados em suas casas, bebendo ch e rodeado por imagens de seus filhos. Alternando entre imagens dos Madres protestando como grupo e cenas em que uma me fala de sua casa, Portillo e Muoz reconhecer e honrar a distino das Madres entre identidade individual e coletiva. Taylor diz que "[As Madres] percepo e, literalmente, agiu a diferena entre a maternidade como uma identidade individual (que, para muitos deles era) e maternidade, como um desempenho poltico coletivo".

Judith Butler considera que esta separao das identidades pblicas e privadas (a "pessoa que sempre fui" contra o "eu" que realiza a maternidade) (20) problemticos, porque ele destaca o sistema opressor em que os dois so necessariamente separados ( 21). Embora isto seja verdade, porque o papel tradicional de resultados maternidade do patriarcado e , necessariamente, relegado para a casa, Taylor considera a redefinio de como uma soluo "vivel e prtica" para o problema das Mes (22). Butler iria encontrar o prprio uso da maternidade como um instrumento poltico falho, uma vez que o papel de me s pode ser esticado at agora porque o inerentemente limitado pelo sistema patriarcal. Taylor, por outro lado, reconhece a impossibilidade prtica de reverter completamente o sistema no momento histrico em que estas mulheres viviam, e em vez lauds esforos dos Madres de dentro do sistema, mesmo se os resultados que fez e poderia obter so limitadas pela lo.

O movimento dos Madres foi eficaz na medida em que trouxe a ateno internacional para o problema do abuso de direito humano na Argentina da Guerra Suja. Ainda assim, muitos consideram que essas mulheres no conseguiram realmente mudar a situao, uma vez que seus fundamentos no parou ajuda internacional ou o reconhecimento da legitimidade do regime militar em todo o mundo (23). O que acabou por provocar a derrubada dos ditadores era o chamado Disaster Falkland: em um esforo para fortalecer o nacionalismo, o governo tentou tomar as ilhas Malvinas volta do britnico, com resultados desastrosos. Isso, juntamente com uma das piores crises econmicas da histria argentina, levou instaurao de um governo democrtico em 1983.

Apesar de sua incapacidade para derrubar a ditadura, as Madres indiretamente provocou muitas mudanas positivas na sociedade argentina, especialmente em relao s mulheres. Ao falar sobre as violaes de direitos humanos, eles aumentaram a conscincia da necessidade de leis para proteger as pessoas da violncia. Os grupos que vieram depois deles emprestado essas idias e foram capazes de alterar a violncia domstica, o assdio sexual, e as leis de divrcio, bem como pressionar por decretos que assegurou a maior participao das mulheres no processo poltico, entre outras coisas, garantindo-lhes um justo chance de ser eleito para o cargo. Acima de tudo, as Madres mostrou ao povo argentino que as mulheres, apesar de seu confinamento tradicional esfera domstica, poderia ter poderosa agncia poltica.

O desempenho da maternidade das Madres foi eficaz na medida em que conseguiu a visibilidade de sua causa. Sua prpria visibilidade, em uma aparente contradio entre a dicotomia pblico / privado, era ao mesmo tempo um recurso para e um efeito colateral de sua mobilizao poltica. No entanto, porque o seu desempenho ocorreu dentro dos limites do patriarcado, devido utilizao de caractersticas atribudas s mulheres (e, mais especificamente, s mes) pelo sistema patriarcal das Madres, s poderia ir to longe. Embora seu desempenho desde que as Madres era (e ainda ) uma forma de criar e exercer sua prpria agncia de poltica, esta agncia limitado, porque o papel da me que eles escolheram para usar como uma ferramenta inerentemente limitado em seu alcance.

Вам также может понравиться