Вы находитесь на странице: 1из 8

8 CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA

Cusco, 23 al 25 de Octubre de 2007

INFLUNCIA DOS PARMETROS DO PROCESSO DE TREFILAO NO EMPENAMENTO DE BARRAS DO AO SAE 9254.


Santos, C.*; Metz, M.*; Azevedo, J. A.*; Rocha, A. * Gerdau Aos Especiais Piratini, Av. Getlio Vargas 3200 Charqueadas RS - Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Av. Bento Gonalvez Porto Alegre RS Brasil *christian.santos@gerdau.com.br

RESUMO A necessidade de atender aos requisitos de qualidade, prazo e produtividade cada vez mais um fator imperativo no mundo globalizado. Dentro deste contexto foi realizado um trabalho com o objetivo de melhorar as condies de empenamento das barras obtidas atravs do processo de trefilao do ao SAE 9254 (para molas). Neste trabalho foram compiladas as inter-relaes entre o empenamento de barras como funo de geometria da fieira, velocidade de trefilao, presso e ngulo de endireitamento em bitolas trefiladas de 12,50 e 14,03 mm de dimetro. Os resultados obtidos permitiram melhorar os nveis de empenamento iniciais, otimizando o processo de trefilao desta qualidade de ao. Foram, desta forma estabelecidos valores limites para as variveis crticas de processo estudadas, atendendo assim a qualidade exigida pelo cliente, desde que as mesmas sejam respeitadas.

Palavras chaves: empenamento, trefilao, fieira, endireitamento.

INTRODUO O controle do empenamento um dos grandes desafios na produo econmica moderna e tem ganho importncia nos desenvolvimentos envolvendo reduo de custos e peso na construo mecnica. Mudanas dimensionais causadas pelos processos mecnicos, como por exemplo, tratamento trmico e trefilao, tm sido alvo de estudos cientficos e industriais. Comeando pela investigao, o entendimento dos mecanismos e causas do empenamento tem aumentado significativamente, no apenas suportados por modelos e simulaes, mas por estudos experimentais mais aprofundados no tema. Aliado a estas novas tecnologias, as empresas metal-mecnicas necessitam ser dinmicas a fim de tornarem-se competitivas e garantirem sua sobrevivncia. Dentro deste contexto, foi realizado um trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade do material, reduzindo a variabilidade do empenamento de barras no processo de trefilao do ao mola (SAE 9254). Frente a tal cenrio, em uma primeira etapa foi realizada a caracterizao do ao SAE 9254, empregado para molas de suspenso na indstria automotiva, atravs de ensaios metalrgicos e mecnicos. Alm disto, foram relacionadas s possveis causas e efeitos de alteraes no processo de trefilao do ao que poderiam vir a afetar a operacionalidade da mquina ou qualidade do produto. Adicionalmente, realizaram-se testes objetivando caracterizar e quantificar os fenmenos presentes durante o processo de trefilao. Neste trabalho foram compiladas as inter-relaes do empenamento com parmetros do processo especificamente: entre presso de endireitamento, ngulo de endireitamento, velocidade de trefilao e geometria de fieiras utilizadas na trefila. Foi realizada a caracterizao mecnica e metalrgica do ao base, produto laminado e trefilado nas bitolas 12,5 e 14,03mm. Finalmente, com os resultados obtidos, foram otimizados e padronizados os parmetros de trefilao, com o intuito de estabilizar a variabilidade do processo e minimizar o empenamento das barras atendendo assim a requisitos de clientes.

Aos Molas Em inmeras mquinas e motores necessrio empregar molas que trabalham elasticamente absorvendo esforos e armazenando energia durante certo tempo para devolver depois. O fundamento do funcionamento das molas se baseia na propriedade que alguns materiais possuem entre eles o ao, de poder sofrer importantes deformaes elsticas quando submetidas a esforos, onde estas deformaes desaparecem logo que cessa o esforo [1]. Uma das principais caractersticas que um material deve ter para isto ocorrer um elevado limite elstico, e isto o ao mola possui. Uma das classes de molas conhecida como molas helicoidais. Estas constituem um dos principais elementos elsticos na suspenso dos veculos. Tem como objetivo proporcionar conforto e estabilidade. So elas que absorvem os impactos provocados por irregularidades do terreno, onde em conjunto com elementos estruturais, proporcionam conforto e estabilidade, mantendo o equilbrio e dirigibilidade do veculo. Um exemplo de mola helicoidal mostrado na figura 1.

Processo de Trefilao H trs maneiras fundamentais para produzir uma pea de ao com seo especial (caractersticas intrnsecas): extruso a quente, laminao com forma definida e trefilao. Das trs formas, a trefilao pode ser considerada a mais conhecida. A trefilao um processo de conformao a frio onde existe a reduo da seo da barra ou fio mquina quando a mesma passa por um perfil (ferramenta chamada fieira) [2]. Esta ferramenta (matriz) composta por metal duro pode ser confeccionada com diversos perfis e geometrias dependendo da aplicao do produto. Este processo mecnico produz uma combinao de propriedades que pode ser benfica considerando a variedade e diversidade de produo e suas aplicabilidades: combina-se tenso, alongamento e escoamento alm de outros fatores do processo de trefilao e por fim encontra-se a capabilidade para produzir barras ou peas com caractersticas mais intrnsecas que qualquer outro processo. H uma srie de variveis e fatores a serem considerados antes de decidir se o processo de trefilao deve ser utilizado. Muitos levam em considerao o design e o volume de produo. Mas se tratando do processo de manufatura, deve-se levar em considerao o nmero de operaes secundrias que a pea dever ser submetida a chegar a produto final. Isto porque quanto maior o nmero de operaes maior o custo do processo e qualidade envolvidos. Atualmente as mquinas modernas seguem um fluxo de produo em linha, realizando em seqncia diferentes operaes: pr-endireitamento, jateamento, trefila, corte e endireitamento / polimento. [3]. A figura 2 mostra um exemplo tpico de uma mquina de trefila combinada.

Fig.1: Mola helicoidal

Fig. 2 Mquina de trefilao com processo contnuo

Durante o processo de trefilao existem inmeras variveis que contribuem com o empenamento e tensionamento residual da barra, dentre as quais podemos citar: geometria da fieira, coeficiente de frico, reduo de rea, velocidade de trefilao e endireitamento.

Geometria da Fieira O corao de uma mquina de trefilao sem dvida a fieira. A fieira o ferramental bsico para o processo porque ela a matriz das barras. neste ponto do processo onde ocorre a reduo da seo da barra. O fio mquina pr-endireitado passa pela fieira e dois mordentes paralelos alternativamente puxam o fio atravs da mesma em um movimento contnuo [4]. A reduo (relao entre dimetro inicial d0 e o dimetro da barra trefilada d1) realizada na fieira onde a mesma possui geometria muitas vezes complexa podendo influenciar no empenamento e tenso residual do material. Na geometria da fieira, as dimenses geomtricas mais importantes que influenciam nestas distores da barra so conhecidas como: semi-ngulo , ngulo de contato l e ngulo de entrada L Estas dimenses podem ser visualizadas na figura 3.

Fig. 3: Parmetros da geometria da fieira que influenciam no processo de trefilao Um fator que pode minimizar o empenamento nesta etapa do processo o bom alinhamento da fieira com a linha de trefilao (fio mquina ps pr-endireitamento). Este alinhamento feito com ajustes (caso necessrio) ao longo do processo.

Endireitamento com duplo rolo As barras trefiladas, que so usadas como produtos finais, devem cumprir severos requisitos: tolerncias dimensionais apertadas, ter boa rugosidade superficial, baixo empenamento e boas propriedades mecnicas (dureza, trao, alongamento, escoamento, etc). Na trefila combinada, com referncia a parte final do

processo de trefilao existe a operao de endireitamento. Este processo usualmente realizado por uma mquina de endireitamento de rolos, geralmente com dois rolos hiperblicos (um convexo e outro cncavo) que impe rotao e compresso transversal na barra que est passando atravs da mquina em rototranslao. Este endireitamento realizado a fim de se obter uma maior retilineidade da barra.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Barras acabadas de ao SAE 9254 com dimetros de 12,50 e 14,03 mm foram obtidas por trefilao em mquina de trefila combinada. Os parmetros operacionais, redues utilizadas, bem como as velocidades de trefilao empregadas, geometria de fieira, ngulo e presso de endireitamento utilizadas nos testes so expressas na tabela 1. As anlises de composio qumica foram obtidas utilizando espectrmetro de emisso ptica. J a dureza Brinell do material foi obtida com durmetro. A preparao das amostras para estes ensaios consistiu de corte dos corpos de prova, lixamento e polimento em feltro com pasta de diamante. Para a anlise de microestrutura foi realizado ataque na superfcie polida com reagente Nital 2%. A anlise de incluses foi realizada conforme a norma ASTM E 45. As anlises das microestruturas foram realizadas na mesma regio (meio raio) em todos os corpos de prova e posteriormente visualizadas com Microscpio ptico. As variveis crticas do processo para o presente estudo foram definidas conforme a literatura [3] como: velocidade de trefilao, geometria da fieira, ngulo e presso dos rolos de endireitamento. No projeto do experimento bem como na anlise dos dados empregou-se a ferramenta estatstica Design of Experiments (DOE). A velocidade de trefilao, ngulo e presso de endireitamento foram ajustados e medidos pelo prprio software da mquina sendo indicado os valores no monitor para controle da operao. A geometria da fieira foi obtida com auxlio do equipamento SCOB (torno de preciso) e o perfil medido com equipamento Taylor Hobson , indicando o valor de cada varivel. A medio do empenamento das barras foi realizada com auxlio de um relgio comparador. A amostragem das barras acabadas foi realizada aleatoriamente. A barra acabada selecionada foi posicionada em uma mesa com comprimento de 8m com suportes giratrios separados por uma distncia de 1m cada. O relgio comparador foi apoiado na parte superior da barra, sendo esta girada no sentido horrio e medido o valor do empenamento (em mm) da barra acabada. A figura 4 mostra o mtodo de medio do empenamento.

Tabela 1: Variveis e parmetros operacionais

Variveis de Processo Parmetros de Processo Bitola (mm) 12,5 14,03 Velocidade de Trefilao (m/min) 50 60 Semi ngulo () 7 10 Reduo (%) 14,3 21,9 ngulo de Endireitamento () 15 17,5 Presso de Endireitamento (A) 10 20
Fig. 4: Medio do empenamento

Foi utilizado o software estatstico Mini-Tab para execuo e compilao dos dados e tambm, correlacionar a mdia e desvio padro das medies de empenamento coletados a fim de verificar a variabilidade do empenamento.

RESULTADOS E DISCUSSES

Anlise da composio qumica, microestrutura e dureza A tabela 2 mostra a composio qumica do material, a dureza antes e aps trefila e a microestrutura. Pela anlise da dureza verificamos que aps a trefila do material temos um encruamento o qual gera um endurecimento do mesmo. Em relao microestrutura verificamos o tipo perltica onde esta, aps trefila, mostra-se alinhada horizontalmente no sentido da trefilao. Ambos os resultados j eram esperados. Tabela 2 Composio em % peso nominal do ao SAE 9254, dureza e microestrutura do material

Elemento Qumico % Dureza antes trefila Dureza aps trefila

C 0,53 225 HB 290 HB

Si 1,33

Tenso de escoamento y = 825 Mpa Mn P S Cr 0,65 0,013 0,012 0,65 Microestrutura

Amostra bruta laminao

Amostra Acabada

Influncia da velocidade de trefilao no empenamento A figura 5 mostra a relao do empenamento com a velocidade de trefilao para ambas as bitolas do experimento. Foi observado que variando a velocidade de trefilao de 50 m/min para 60 m/min, h um aumento no empenamento mdio das barras acabadas para ambas as bitolas estudadas. Este aumento mdio do empenamento devido a passagem mais rpida da barra pela fieira, criando uma distoro maior entre as tenses do ncleo e superfcie da barra, gerando o empenamento. Tambm com uma maior velocidade no endireitamento e polimento da barra, no possvel obter-se uma retiliniedade to adequada quando a velocidade reduzida.

Empenamento mdio (mm/m

1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0


m m /m in /m in

12,5 mm
14,03 mm

50

Velocidade de Trefilao

Fig. 5: Variao do empenamento com aumento da velocidade de Trefilao

Influncia da geometria da fieira no empenamento A figura 6 mostra os resultados da variao do semi-ngulo de 7 para 10 na bitola de 12,5 mm. O aumento deste tende a influenciar fortemente no aumento e variabilidade do empenamento. Isto pode ser explicado pela deformao plstica do material. As zonas de maior deformao do material durante a trefilao so as zonas de entrada do material na fieira. Caso uma fieira possua um ngulo com inclinao elevada (neste caso 10), haver pouca rea de contato da fieira com a barra, no distribuindo as tenses geradas pela deformao ao longo desta, fixando apenas em um ponto (a zona de contato). Isto ocorre com fieiras que possuem ngulos de contato menores (neste caso 7), havendo uma maior distribuio de tenses em toda rea de contato da barra com a fieira. A figura 7a indica as tenses (regio mais escura) concentradas nos cantos onde h o primeiro contato da barra com a fieira. Como o ngulo alto, o contato menor. A figura 7b indica as tenses mais distribudas ao longo da barra devido incidncia menor do ngulo de contato.

2,2 2 1,8

Semi-ngulo =7 Empenamento.= 0,57 mm/m

Semi-ngulo =10 Empenamento = 0,93 mm/m

Empenamento (mm/m)

1,6 1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0

Amostras

Fig. 6: Variao do empenamento com o aumento do semi-ngulo

60

Fig. 7: Distribuio de tenses na barra

Influncia dos ngulos e presso de endireitamento no empenamento As figuras 8 e 9 mostram os resultados da interao entre geometria de fieira com o ngulo e presso de endireitamento nas condies propostas. As bases -1 e 1 indicam as condies de contorno utilizadas. Estes

resultados mostram na figura 8 o empenamento mdio (mm/m) das amostras e na figura 9 o desvio padro do empenamento (mm/m). Analisando ambas as figuras observa-se que em um conjunto de interaes no temos fatores de significncia que influenciam fortemente no empenamento na mdia. Isto no quer dizer que os fatores em anlise no influenciam o empenamento. Cada fator tem sua influncia no empenamento, mas quando interagimos os trs fatores, nenhum destes implica uma distoro acentuada. Na anlise da figura 8, quando verificamos o desvio-padro, temos uma incidncia de forte significncia da geometria da fieira no empenamento quando comparada com as condies de contorno do ngulo e presso de endireitamento. Isto demonstra que um bom alinhamento da fieira com a endireitadeira reduz o empenamento das barras.

-1

-1

-1

0,77

0,74

media

0,71

0,68

0,65
Fieira Angulo Presso

Fig. 8: Empenamento mdio da inter-relao da geometria da fieira, ngulo e presso de endireitamento

-1

-1

-1

0,30

0,29

dpad

0,28

0,27

0,26

Fieira

Angulo

Presso

Fig. 9: Desvio-padro mdio da inter-relao da geometria da fieira, ngulo e presso de endireitamento

CONCLUSES Este estudo oferece importantes informaes sobre as influncias dos parmetros de trefilao (geometria de fieira, velocidade de trefilao, ngulo e presso de endireitamento) no empenamento de barra. A composio qumica mostra que microestrutura do ao SAE 9254 no muda, apenas ocorre um alinhamento da perlita devido ao efeito da trefilao. Tambm pode-se concluir que a variao da dureza entre a amostra inicial e a trefilada em ambas as bitolas devido ao encruamento que o material sofre quando passa pela trefila. As anlises realizadas mostram que em uma trefila combinada, quando reduzimos a velocidade de trefilao, teremos uma reduo do empenamento mdio das barras acabadas. Mas dentre os fatores crticos estudados o que apresentou uma maior influncia foi a geometria de fieira, onde o semi-ngulo tem forte significncia no empenamento. A variao dos ngulos e presso de endireitamento no apresentou influncia significativa

no empenamento, apenas cumprindo com suas funes, ou seja, garantindo a retiliniedade e polimento das barras.

AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer todo o apoio dispensado pela Gerdau Aos Especiais Piratini para a realizao deste trabalho. UNIDADES E NOMENCLATURAS A D0 D1 L C Si Mn P S Cr y Medida de potncia da presso de endireitamento (A) Dimetro de entrada (mm) Dimetro de sada (mm) ngulo de contato Carbono Silcio Mangans Fsforo Enxofre Cromo Semi-ngulo da fieira () Tenso de escoamento (MPa)

REFERNCIAS 1. 2. 3. J. A. Barreiro, Aceros Especiales. Ed. Dossat 1966, pg. 127-150. B. A. MacKenzie, Drawn Sections Approach Net Shape. American Machinist, Ago. 1980 A. Nakagiri, T. Yamano, M. Konada, Behavior of Residual Stress and Drawing Stress in Conical-Type Die and Circle-Type Die Drawing by FEM Simulation and Experiment. Wire Journal International, Ago. 2001 B. Rivolta, G. Silva, M. Rota e M. Casulito, Drawn Bars: Influence of Straightening Conditions. Wire Journal International, Mai. 2004

4.

Вам также может понравиться