Вы находитесь на странице: 1из 1

Mais agrotxico: menos sade

(4'32'' / 1 Mb) - Pessoas que vivem em regies do estado do Mato Grosso onde h muitas plantaes de soja, milho e algodo, tm trs vezes mais chances de se intoxicarem por causa dos agrotxicos. Os venenos, aplicados nessas lavouras, esto causando nas populaes mais diarria, vmitos, desmaios, mortes, distrbios cardacos e pulmonares se comparadas s populaes menos expostas aos agrotxicos.

Baixar

A constatao do pesquisador da Fiocruz, mdico e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Antonio Pignati. Ele usou como fonte de pesquisa dados de intoxicao aguda pertencentes s secretarias de Sade municipais, estadual e do Ministrio da Sade. E vo existir o que chamamos de intoxicaes crnicas, seja m formao fetal de mulheres gestantes se entrarem em contato com o agrotxico teratognico, podem causar neoplasia (que depois de dez anos aparece como o cncer), distrbios endcrinos (na tiroide, suprarrenal e alguns mimetizam diabetes), distrbios neurolgicos, distrbios respiratrio. A pesquisa constatou que o trabalhador que aplica o veneno o primeiro a sentir os impactos na sade, junto com sua famlia que mora ao redor das plantaes. E no so os nicos. Em geral, os moradores da regio so contaminados ao beber a gua disponvel para o consumo. De acordo com o mdico, resduos de agrotxicos se fixam nos poos artesianos, crregos e nos rios, alm do ar. Isso traz um impacto muito grande para a sade e para o ambiente. A utilizao tem aumentado porque a semente est dominada por seis ou sete indstrias no mundo todo, inclusive no Brasil. Essas sementes so selecionadas para que se utilizem agrotxicos e fertilizantes qumicos. De acordo com o mdico, as indstrias produzem sementes que precisam cada vez mais do uso de veneno nas zonas rurais. As sementes das grandes indstrias so dependentes de agrotxicos e fertilizantes qumicos. As indstrias no fazem estudos para sementes livres desses produtos. No criam sementes resistentes a vrias pragas, sem a necessidade de agrotxicos. No fazem isso, porque so produtores de sementes e agrotxicos. Criam sementes dependentes de agrotxicos. Com os transgnicos, a situao piora. Na ltima safra foram utilizados aproximadamente dez litros de agrotxico por hectare de soja ou milho e 20 litros por hectare de algodo. Ao todo, 105 milhes de litros de agrotxicos foram utilizados no Mato Grosso. No caso da soja, a produo resistente a um herbicida, o glifosato, conhecido como roundup, patenteado pela Monsanto. O uso duas ou trs vezes maior de roundup na soja. Isso tambm aumenta o consumo de agrotxicos. As culturas brasileiras praticamente dobraram o consumo de agrotxico nos ltimos dez anos. Por parte dos produtores h a explicao de que as indstrias de sementes como a Monsanto, a Bayer e a Syngenta praticamente no oferecem sementes para se plantar culturas convencionais. J a semente transgnica farta no mercado, mas utilizam cada vez mais agrotxicos. De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indstria de Produtos para a Defesa Agrcola, mais de um 1 bilho de toneladas de veneno foram jogados nas lavouras brasileiras na ltima safra. um recorde se comparada com os dados dos ltimos anos. De So Paulo, da Radioagncia NP, Aline Scarso. 24/05/10

Mais sobre o assunto


Agrotxicos: lucro privado, prejuzo socializado Anvisa detecta uso de agrotxicos proibidos em cultivos brasileiros

Comentrios Parabenizo a Radioagncia


Estudante (no verificado(a)) - 31/05/2010 - 01:50

Parabenizo a Radioagncia pela divulgao da pesquisa do prof. Pignati, so resultados alarmantes e que essa mdia grotesca no divulga pois so todos atrelados a essas grandes empresas, de grandes lucros, conseguidos a custa do sangue, sade e liberdade de vida de trabalhadores inocentes que ainda por cima vestem a camisa dessas empresas com orgulho. lamentvel que nosso belo estado, nico com 3 biomas brasileiros CERRADO, AMAZNIA E PANTANAL esteja sendo DESTRUDO pela ganncia desses imbecis que s pensam em dinheiro dinheiro e mais dinheiro.Que os deuses estejam por ns... No h salvao para a humanidade se no resgatarmos nossa essncia indgena.Ax para todos e todas!

Parece que andam usando mais


jorge - 25/05/2010 - 14:57

Parece que andam usando mais agrotxico do que gua nas lavouras.

Theme by Dr. Radut.

www.radioagencianp.com.br/8675-Mais-agrotoxico-menos-saude

1/1

Вам также может понравиться