Вы находитесь на странице: 1из 55

Atividade anterior

Prxima atividade Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 1 - gabarito comentado

Praticando 1 padres de redao oficial Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma na redao oficial. 1. Orienta-se no abreviar os pronomes de tratamento no endereamento, no encaminhamento, no vocativo e em comunicaes dirigidas a altas autoridades dos Poderes da Repblica e a altas autoridades eclesisticas. Resposta: afirmativa adequada. 2. Usa-se o pronome vossa para a pessoa de quem se fala. Sua empregado para a pessoa com quem se fala. Resposta: afirmativa inadequada. Usa-se vossa para a pessoa com quem se fala e Sua para a pessoa de quem se fala. Justamente o contrrio da afirmativa. 3. Os pronomes de tratamento, embora se refiram pessoa com quem se fala, concordam com a terceira pessoa. Resposta: afirmativa adequada. 4. Faz-se a concordncia no com o gnero gramatical, mas com o sexo da pessoa representada pelo pronome de tratamento.

Resposta: afirmativa adequada. 5. O vocativo a ser empregado em comunicaes dirigidas aos Chefes de Poder Excelentssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. As demais autoridades sero tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo. Resposta: afirmativa adequada. 6. A redao oficial dispensa o emprego do superlativo ilustrssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Resposta: afirmativa adequada. 7. Doutor no forma de tratamento, e sim ttulo acadmico. Evite us-lo indiscriminadamente. Resposta: afirmativa adequada. 8. A redao oficial padronizou somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicao oficial: respeitosamente ou atenciosamente. No entanto, pode-se empregar cordialmente em ofcios e memorandos. Resposta: afirmativa inadequada. No se deve empregar cordialmente na redao oficial. 9. Na assinatura de uma correspondncia oficial, o nome pode ser indicado apenas com iniciais maisculas ou todas as letras maisculas. O cargo, no entanto, apresenta apenas as iniciais maisculas. O trao para indicar a posio exata da assinatura obrigatrio. Resposta: afirmativa inadequada. O trao no deve ser usado na redao oficial. 10. Em alguns documentos que normalizem situaes administrativas internas do prprio rgo (ato regulamentar, instruo normativa, ordem de servio, portaria e resoluo), no se especifica o cargo junto ao nome e assinatura, visto que aquele j vem destacado no incio do documento. Resposta: afirmativa adequada.

Atividade anterior

Prxima atividade Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 1 - gabarito comentado

Praticando 1 elementos normativos Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. Usa-se, em transcries diretas de atos normativos, a forma abrevida (Art.), seguida do ordinal at o art. 9o , dispensando-se o ponto entre o numeral e o texto. A partir do Art. 10, emprega-se o cardinal, seguido de ponto. Resposta: afirmativa adequada. 2. Usa-se o termo artigo por extenso ou a forma abreviada (art.), em referncia a atos normativos, se vier empregada em sentido genrico ou desacompanhada do numeral. Resposta: afirmativa inadequada. Em sentido genrico ou desacompanhada do numeral, deve-se empregar sempre por extenso. 3. Emprega-se, em referncia a atos normativos, o sinal grfico duplo seguido de s (s), quando o pargrafo for seguido de nmero, indicando mais de um pargrafo. Resposta: afirmativa inadequada. No se coloca o s aps o sinal grfico duplo.

4. O inciso deve ser grafado por extenso em referncia a atos normativos. Na ordem indireta, o termo inciso pode ser suprimido. Resposta: afirmativa adequada. 5. Por ser um termo latino, caput deve ser destacado (itlico, negrito ou com aspas). Resposta: afirmativa adequada. 6. Ao citar referncias de elementos normativos articulados em ordem direta ligada pela preposio de, no h vrgula: O processo est baseado nos incisos I e II do artigo 226 do Cdigo Penal. Resposta: afirmativa adequada. 7. Ao citar referncias de elementos normativos articulados em ordem indireta, a vrgula obrigatria: Tal situao regulada no art. 302, III, do Cdigo de Processo Penal. Resposta: afirmativa adequada. 8. A primeira referncia a texto legal deve ser feita por extenso: Lei 8.177, de 1 o de maro de 1991 . Nas seguintes, pode-se empregar a forma reduzida: Lei 8.177, de 1991 ou Lei 8.177/ 91. Resposta: afirmativa adequada. 9. Usa-se inicial maiscula e por extenso quando h referncia expressa a um diploma legal: Lei 8.112; Portaria 28; Resoluo 113; Decreto-Lei 2.354. Em sentido generalizado, usa-se com inicial minscula: A lei a fonte imediata da justia em um pas. Resposta: afirmativa adequada. 10. Quando se tratar de referncia legislao, colocada entre parnteses, a expresso pode ser abreviada: O referido dispositivo (DL 2.354/92). Resposta: afirmativa adequada.

Atividade anterior

Prxima atividade Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 2- gabarito comentado

Praticando 2 datas, horas, siglas Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. A data de uma correspondncia devem ser grafada com as seguintes normas: o primeiro dia ordinal; usa-se zero antes do nmero 2 ao 9; o ms minsculo e por extenso; no existe ponto entre o milhar e a centena no ano: 2012 (no: 2.012). Resposta: afirmativa inadequada. No se deve incluir zero antes do nmero de 2 a 9 nos dias. 2. Nos casos em que for cabvel o uso da data abreviada, deve-se pr zero esquerda do nmero no dia e no ms: 05/06/2012 (no: 5/6/2012). Resposta: afirmativa inadequada. No se deve incluir zero antes do nmero nos dias e nos meses na data abreviada. 3. As dcadas podem ser mencionadas sem a referncia ao sculo (salvo quando houver possibilidade de confuso). Resposta: afirmativa adequada.

4. O smbolo de horas h, o de minutos min e o de segundos s, sem ponto nem s indicativo de plural, sem espao entre o nmero e o smbolo. Resposta: afirmativa adequada. 5. Quando a referncia for a perodo de tempo e no a hora, no se usa o smbolo, mas as palavras hora(s), minuto(s), segundo(s), por extenso. Recomenda-se, tambm, no usar algarismo: O terremoto comeou s 10h35min22 e durou quarenta e trs segundos. Resposta: afirmativa adequada. 6. Com sigla empregada no plural, admite-se o uso de s (minsculo) de plural, sem apstrofo: os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), 300 UPCs, 850 Ufirs (no: TREs, Ufirs). Esta regra no se aplica a sigla terminada com a letra s, caso em que o plural definido pelo artigo: os DVS (Destaques para Votao em Separado). O plural tambm pode ser feito pela duplicao das letras. Ex.: EEUU (Estados Unidos), HHCC (Habeas Corpus), RREE (Recursos Extraordinrios). Resposta: afirmativa adequada. 7. Siglas formadas por at trs letras so grafadas com maisculas: ONU, PIS, OMC. Com quatro ou mais letras, cuja leitura seja feita letra por letra, so grafadas com maisculas: PMDB, INPC, INSS. Siglas formadas por quatro ou mais letras que formem palavra pronuncivel so grafadas preferencialmente como nome prprio (apenas a primeira letra maiscula): Otan, Unesco, Petrobras. Resposta: afirmativa adequada. 8. A abreviatura a dmite flexo de gnero, nmero e grau: Sr. ou Sra.; prof. ou profs.; D. ou DD. Resposta: afirmativa adequada. 9. O termo S. A., embora tenha a aparncia de sigla, constitui a abreviatura das palavras sociedade e annima. Por isso, exige o uso do ponto, que no pode ser substitudo por barra. Resposta: afirmativa adequada. 10. Em palavras compostas ligadas por hfen, deve ele ser mantido na abreviatura. Ex.: secr.-ger. (secretaria-geral), proc.-ger. (procuradorgeral).

Resposta: afirmativa adequada.

Atividade anterior

Prxima atividade Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 3 - gabarito comentado

Praticando 3 citao e referncia Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. Em transcries diretas com at trs linhas, deve-se usar aspas ou itlico para destacar. Transcries com mais de trs linhas, deve-se dar recuo em relao margem esquerda, usar corpo menor e empregar aspas e negrito em todo o trecho citado para dar destaque. Resposta: afirmativa inadequada. No se deve empregar aspas ou negrito nos trechos de citao com recuo. 2. Supresses feitas numa transcrio so indicadas por reticncias entre parnteses e os acrscimos ou comentrios feitos pelo autor do texto, por colchetes. Resposta: afirmativa adequada. 3. Caso se queira destacar algum termo ou expresso de uma citao direta, utiliza-se negrito ou itlico e, no final, acrescenta-se a expresso grifo nosso ou sem grifo no original.

Resposta: afirmativa adequada. 4. Em caso de citao de citao, a indicao feita pelo nome do autor original, seguido da expresso citado por ou apud e do nome do autor da obra consultada: Segundo Hall e Stolcke, apud Lamounier (1984, p. 300), os fazendeiros, a partir da metade do sculo, j supunham que a fora de trabalho escrava teria que ser substituda. Resposta: afirmativa adequada. 5. Os elementos essenciais de uma referncia so: autor, ttulo, edio, local, editora e data de publicao: VERISSIMO, Lus Fernando. O analista de Bag . 4 ed. Porto Alegre: L&PM, 1992. Os elementos complementares no so obrigatrios, mas, permitem identificar melhor o documento. Pode-se incluir: tradutor, revisor, ilustrador, descrio fsica (nmero de pginas, volume, tomo ou captulo), dimenso, srie, notas especiais, ISBN ou ISSN. Resposta: afirmativa adequada. 6. A referncia a a rtigos e reportagens de revistas e outros peridicos segue o padro: MOURA, Alexandrina Sobreiro de. Direito de habitao s classes de baixa renda. Cincia & Trpico, Recife, v. 11, n. 1, p. 71-78, jan./jun. 1983. Resposta: afirmativa adequada. 7. Referncia Constituio editada em livro: Brasil. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil : promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1990. Resposta: afirmativa adequada. 8. Usa-se sic entre parnteses ou colchetes para indicar que h erro no original. Resposta: afirmativa adequada.

Atividade anterior

Prxima atividade

Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 4- gabarito comentado

Praticando 4 - maisculas ou minsculas Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. Dias, meses, estaes do ano so grafados com inicial maiscula. Resposta: afirmativa inadequada. Eles so grafados com inicial minscula conforme o novo Acordo Ortogrfico. 2. Obras literrias e artsticas podem apresentar apenas o primeiro elemento maisculo e os demais minsculos (salvo nomes prprios neles contidos). Resposta: afirmativa adequada. 3. Nomes que designam domnios do saber, cursos e disciplinas podem ser iniciados com maiscula ou minscula: Portugus ou portugus. Resposta: afirmativa adequada. 4. Nos nomes que designam instituies devem apresentar as iniciais maisculas. Resposta: afirmativa adequada. 5. Ttulos de peridicos, que retm o itlico, devem ser iniciados com maisculas. Resposta: afirmativa adequada. 6. Palavras usadas em categorizaes de logradouros pblicos podem ser iniciadas com maiscula ou minscula: rua ou Rua.

Resposta: afirmativa adequada. 7. Nomes pelos quais as leis tornam-se conhecidas podem ser grafados com inicial maiscula ou minscula: Cdigo Civil ou cdigo civil. Resposta: afirmativa inadequada. As leis que recebem nome especfico devem ser grafadas com inicial maiscula. 8. Termos com indicao de perodo histrico de um pas devem ser grafados com maiscula: No Imprio houve muitas insurreies. Resposta: afirmativa adequada. 9. O termo justia no sentido de Poder Judicirio ou de seus ramos deve ser grafado com inicial maiscula. Resposta: afirmativa adequada. 10. F atos histricos e importantes, de atos solenes e de grandes empreendimentos pblicos devem ser grafados com inicial maiscula: Desco brimento da Amrica, Acordo Luso-Brasileiro, Exposio Nacional. Resposta: afirmativa adequada.

Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Praticando 5 - gabarito comentado

Praticando 5 - nmeros Indique se cada afirmativa a seguir est adequada ou inadequada em relao ao uso formal de nosso idioma.

1. Usa-se preferencialmente o cardinal para datas (inclusive para o primeiro dia do ms), dcadas e decnios: 24 de maio de 2012, dcada de 90. Resposta: afirmativa inadequada. O primeiro dia do ms dever ser grafado em ordinal. 2. Usa-se ordinal para artigos e pargrafos de lei at o nono. A partir do nmero 10, usa-se cardinal. Resposta: afirmativa adequada. 3. Usa-se cardinal para indicar contagem de votos e indicao de penas e prazos processuais: Foram computados 5 votos a favor e 3 contra; O ru foi condenado a 15 anos de recluso. Resposta: afirmativa adequada. 4. Usa-se ordinal para indicar zonas, sesses, distritos e regies: 11 Zona Eleitoral, 2 Distrito. Resposta: afirmativa adequada. 5. Usa-se romano em nomes de papas, soberanos: Papa Joo Paulo II, Lus XV. Resposta: afirmativa adequada. 6. Usa-se ordinal em congressos, seminrios e eventos correlatos: 5 Bienal do Livro. Resposta: afirmativa inadequada. Usa-se algarismo romano para indicar congressos, seminrios e eventos correlatos. 7. Para fins de leitura, os algarismos romanos de I a X so tidos por ordinais, estejam eles antepostos ou pospostos ao termo que qualificam. J a partir do XI, eles s recebem tal leitura se antepostos: sculo I (sculo primeiro) ou I sculo (primeiro sculo) sculo X (sculo dcimo); mas sculo XI (sculo onze) ou XI sculo (dcimo primeiro sculo). Na linguagem jurdica, entretanto, o nmero dez sempre cardinal, independentemente de aparecer sob a forma de algarismo arbico ou romano: art. 10 (artigo dez), inciso X (inciso dez). Resposta: afirmativa adequada.

8. Escreve-se por extenso cardinais e ordinais em incio de frases: Trinta e dois votos foram anulados. Resposta: afirmativa adequada. 9. Na indicao de quantia, grandeza, medida ou horrio, no se usa espao entre os numerais e os smbolos ou abreviaturas: 2h35min15s, 80km. Resposta: afirmativa adequada. 10. M ilho , bilho , trilho so masculinos: 1,5 milho de pessoas (lse um milho e quinhentas mil pessoas); 2,6 bilhes de crianas (l-se dois bilhes e seiscentos milhes de crianas); 2,5 mil eleitoras (l-se duas mil e quinhentas eleitoras). Resposta: afirmativa adequada.

Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Gabarito comentado do " Praticando 1"

Expresses e vocabulrio Praticando 1


Indique a expresso destacada em cada construo est adequada ou no em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. Ela foi no tribunal. Inadequada: a preposio adequada ao: ela foi ao tribunal. 2. A reunio foi agendada no sentido de solucionar o problema. Inadequada: a expresso no sentido de indica apenas significado. No deve ser usada para indicar finalidade. Se puder ser substituda por a fim de, est inadequada. Assim, prefira escrever: a reunio foi agendada a fim de solucionar o problema. 3. Na medida que estudo, aprendo. Inadequada: medida que locuo proporcional e significa proporo que, ao passo que, conforme: A opinio popular mudava medida que se aproximava a eleio. na medida em que locuo causal e significa porque, porquanto, uma vez que, pelo fato de que: Na medida em que foi constatada a sua inconstitucionalidade, o projeto foi arquivado.

Assim, a contruo adequada medida que estudo, aprendo. 4. Ele compreendeu a situao a partir das informaes recebidas. Inadequada: a expresso a partir de deve ser empregada apenas para tempo. No deve ser empregada para indicar fundamento. Prefira: ela compreendeu a situao com base nas informaes recebidas. 5. Em princpio, no gostei do livro, mas adorei no final. Inadequada: a princpio tem o sentido de inicialmente, no comeo: A princpio no gostei da cidade, porm com o tempo passei a me adaptar muito bem. Ela a princpio no gostava do namorado. em princpio tem o sentido de em tese, teoricamente: Em princpio, passarei o feriado com meus pais. A construo adequada a princpio no gostei do livro, mas adorei no final. 6. Alm de fazer o relatrio, fez tambm o memorando. Inadequada: prtica comum, mas inadequada a unio da expresso alm de com o termo tambm logo aps. Os dois indicam adio , assim, quando juntos, formam pleonasmo. Observe exemplo a ser evitado: Alm de estudar, tambm trabalha. Prefira: Alm de estudar, trabalha. 7. Ela se saiu bem perante o juiz. Adequada. 8. Ele pagou juros de 20% ao ano. Adequada: ao se referir a taxas e juros, a expresso adequada ao ano, ao dia, ao ms: Ele pagou juros de 30% ao ano. O ndice de mortalidade infantil cresceu 2% ao ms. Ao indicar perodo nos demais casos, use por ano, por ms, por dia: O auditor determinou trs inspees por ms; As decises sero tomadas duas vezes por ms.

9. Houve entendimento, pois sua opinio veio ao encontro da minha. Adequada: ao encontro de significa em busca de, em favor de, encontrar-se com: Houve entendimento, pois a opinio da maior parte dos estudantes ia ao encontro das propostas da direo. de encontro a significa oposio, contra, divergncia: Houve divergncia, pois a opinio da maior parte dos estudantes ia de encontro s propostas da direo. 10. Recebi bastantes informaes do departamento. Adequada: o termo pode exercer funo de pronome adjetivo, adjetivo ou advrbio. Como pronome adjetivo e adjetivo, ele acompanha substantivo e concorda com ele: Tenho bastantes (muitos) amigos. Colhemos dados bastantes (suficientes). Como advrbio, ele acompanha verbo, adjetivo ou advrbio e fica invarivel: Sempre estudei bastante (muito). Os temas so bastante (muito) complexos. Todos esto bastante (muito) bem. 11. No se pode falsificar a assinatura sob o pretexto de autodefesa. Inadequada: apenas a expresso a pretexto de indicada para a linguagem formal com o sentido de a fim, com objetivo aparente: O ru no pode falsear a prpria identidade a pretexto de autodefesa, sob pena de cometer crime. Evite as formas com o pretexto de e sob o pretexto de. 12. A informao consta folha 22. Inadequada: o verbo constar aceita a preposio de ou em. No se deve empregar a preposio a ao lado dele. 13. Vistas as provas apresentadas, no houve dvida. Adequada: concordncia nominal perfeita. 14. No observo algo de mais na situao.

Adequada: demais exerce funo de adjunto adverbial ou pronome indefinido : Trabalha demais (muito, excessivamente). Os demais esto liberados. Os demais secretrios no souberam opinar. de mais indica algo a mais: no observo nada de mais na situao. 15. Aps promulgada, a medida foi adotada rapidamente. Inadequada: os termos aps e depois so sinnimos, mas no se deve usar aps antes de particpio. Assim, a forma adequada : Depois de editada a medida provisria; Depois de publicado, Depois de promulgada (nunca: aps editada, aps publicado, aps promulgada). 16. A apurao descriminou os envolvidos. Adequada: descriminar significa inocentar, absolver: A apurao descriminou todos os envolvidos. descriminalizar significa retirar a tipificao do crime, eliminar as penalidades criminais: descriminalizar o uso de droga. discriminar significa diferenciar, separar, distinguir: Ela discriminou todos os tpicos importantes. 17. Ele no compareceu por ser de menor. Inadequada: a forma adequada menor para indicar que no se alcanou a maioridade. O uso de de menor linguagem coloquial. 18. O requerente, enquanto diretor, no recebeu dados sobre o problema. Inadequada: o vocbulo enquanto no apresenta sentido de condio profissional ou social. Seu uso deve se limitar a tempo: Enquanto chovia, ele escrevia o artigo (adequado). No gostava dele enquanto ministro (inadequado). 19. Ele requereu a suspenso em conformidade com a lei.

Adequada: expresses muito comuns em citaes de textos normativos. As duas formas esto adequadas. Cuidado apenas com a preposio adequada: Ele requereu a suspenso da tutela antecipada em conformidade com o art. 4 da Lei n. 4.348/1964; A pena lhe foi imposta em conformidade com o art. 110, caput, do Cdigo Penal; O Juzo de primeiro grau exarou sentena na conformidade do art. 22 da Lei n. 4.717/1965. 20. Tudo ser resolvido a longo prazo. Inadequada: a preposio adequada para iniciar a expresso em. Observe a resposta para a pergunta em quanto tempo voc termina a obra?. Resposta: em dez dias, em duas semanas, em tal prazo. A preposio pedida em.

Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Recursos / Gabarito comentado do "Praticando 2"

Praticando 2
Indique a expresso destacada em cada construo est adequada ou no em relao ao uso formal de nosso idioma. 1. A obra ser realizada em pr da cidade. Inadequada: a expresso correta em prol, que indica em favor de, em proveito de: Tudo foi feito em prol da democracia . Erro comum o uso de pr, que tem outro sentido: h prs e contras na proposta. 2. Em que pese as opinies apresentadas, mantenho meu voto. Inadequada: gramaticalmente, a expresso em que pese pode apresentar preposio ao lado ou no (em que pese ou em que pese a). O sentido tambm o mesmo e indica concesso (ainda que, apesar de, embora). O cuidado deve ser com a concordncia. Com a preposio, o verbo deve ficar no singular: Falhou neste ponto, em que pese sua dedicao. Em que pese aos argumentos apresentados contra o acusado, ele ser absolvido. Sem a preposio, o verbo concordar com o termo seguinte, que ser sujeito da construo: Em que pesem as opinies do ministro, ningum aceitou a explicao. Observo que a forma sem a preposio a mais comum nos tribunais. 3. A funcionria deseja receber as horas-extras.

Inadequada: a expresso no aceita o hfen: horas extras. 4. Solicitou providncias junto ao departamento responsvel. Inadequada: a locuo junto a deve ser empregada no sentido de ao lado de, perto de, adido a: O segurana posicionou-se junto ao ru. O embaixador brasileiro junto a Portugal ser homenageado. Nos demais empregos, usa-se a preposio que o verbo pedir: O sindicato mantm as negociaes com (e no junto a) a diretoria. Solicitou providncias do (e no junto ao) ministrio. Entrou com recurso no (e no junto ao) Tribunal. 5. O texto chegou e o mesmo apresenta falhas de digitao. Inadequada: erro generalizado o uso de mesmo como pronome pessoal. O pronome pode ser utilizado adequadamente em vrias situaes. Como pronome adjetivo: O juiz teve a mesma opinio. Elas mesmas discutiram o assunto. Como advrbio: Este julgamento mesmo necessrio. Minha casa fica l mesmo. Inadequado o uso de mesmo como pronome pessoal, substituindo um substantivo j expresso: Para analisar com calma o parecer, solicitou que o mesmo lhe fosse entregue (inadequado). Para analisar com calma o texto, solicitou que o relatrio lhe fosse entregue (adequado). O desembargador recebeu o processo e analisar o mesmo rapidamente (inadequado). O desembargador recebeu o processo e o analisar rapidamente (adequado). O relatrio j chegou e o mesmo apresenta erros de contedo (inadequado). O relatrio j chegou e apresenta erros de contedo (adequado). Receba de volta seu ttulo e verifique se o mesmo est rubricado pelo diretor. (inadequado). Receba de volta seu ttulo e verifique se est rubricado. (adequado). 6. O motivo por que no fui grave. Adequada: usa-se por que com ideia de por qual motivo.

7. Ela no compareceu, porque no foi convidada. Adequada: usa-se porque com ideia de pois. 8. No encontramos qualquer motivo para o ato. Inadequada: no se deve usar o termo qualquer com sentido de nenhum em construes negativas: no consultei qualquer livro da biblioteca (inadequado). A forma correta : no consultei livro algum da biblioteca. 9. Quando do pedido, o prazo j havia sido encerrado. Inadequada: a expresso galicismo vicioso e deve ser substituda por no momento de, no tempo de, por ocasio de: Por ocasio da consulta, o tribunal estava de recesso, e no Quando da consulta (...) 10. O atual salrio mnimo o maior da histria. Adequada: a expresso se escreve sem hfen. 11. O governo destinou recursos para o municpio, sendo que metade deve ser investido em educao. Inadequada: a expresso sendo que apresenta o sentido de causa em seu uso adequado. No entanto, quase sempre encontramos de forma incorreta na linguagem jurdica. Melhor evitar o uso. Observe um uso inadequado: Auxiliava sua ex-esposa constantemente, sendo que ainda pagava a mensalidade escolar do filhos. 12. Toda escola deve orientar todos os alunos a fazerem toda a tarefa. Adequada: todo indica qualquer: toda cidade possui prefeitura. Todo o significa inteiro: toda a cidade limpa. todos os indica a totalidade: todos os habitantes so alfabetizados. 13. Trata-se de novos recursos. Adequada: a expresso trata-se de impessoal e deve ficar sempre no singular.

14. Resta provado que no h argumentos reais. Inadequada: o verbo restar no deve ser empregado em nosso idioma como verbo de ligao. Ele pode aparecer ao lado de substantivo (restam dvidas) ou verbo (resta saber). Ao lado de adjetivo, est inadequado. 15. Ela no compareceu, vez que no foi convidada. Inadequada: a expresso vez que no existe em nosso idioma. A forma correta uma vez que. 16. Conseguiu poupar vultuosa quantia. Inadequada: vultosa significa grande. Vultuosa indica um inchao no rosto. 17. Posto que no havia estudado, passou em primeiro lugar. Adequada: a expresso posto que indica ideia de concesso (ainda que, apesar de, embora). No a use com ideia de causa (porque). 18. Por ora, no h resposta ainda. Adequada: a expresso apresenta o sentido de naquele momento. 19. Os estudantes pediram para sair. Adequada: Como o verbo pedir transitivo direto, s se usa pedir para quando ficar subentendida a palavra licena ou permisso: Pedimos (licena) para nos retirar da sesso; Pediu (permisso) para ligar a televiso; As jornalistas pediram (permisso) para filmar a entrevista. Nos demais casos, usa-se pedir que: Ela pediu que se retirassem; Pediram que voc ligasse a televiso; As jornalistas pediram que eu filmasse a entrevista. 20. Ano passado, houve eleio no diretrio. Adequada: o uso da preposio em s necessrio se o termo ano estiver acompanhado de adjunto adnominal com especificao: Ano passado, no viajei; Em ano eleitoral, todos devem votar.

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / Atividade surpresa - Clareza / Tentativa 1

Atividade surpresa - Clareza - Tentativa 1 Indique, em cada par de construo, opo com melhor redao para facilitar a clareza.
Question 1 Notas: 1 O diretor comunicou ao chefe que ele seria exonerado. O diretor comunicou ao chefe a exonerao deste. Question 2 Notas: 1 O governador e o prefeito se desentenderam por causa de sua m gesto. O governador e o prefeito se desentenderam por causa da m gesto do prefeito. Question 3 Notas: 1 A Defesa Civil pede, neste ofcio, cobertores de l para casal. A Defesa Civil pede, neste ofcio, cobertores para casal de l. Question 4 Notas: 1 O relator apresentou como argumento no processo a falta de conhecimento do diretor citado no assunto para indicar novo projeto. O relator apresentou como argumento no processo do diretor citado sua falta de conhecimento no assunto para indicar novo projeto. Question 5 Notas: 1

O planejamento estratgico deve periodicamente passar por processo de reviso. O planejamento estratgico, que um instrumento valioso para a gesto da empresa pblica, e esta, uma alavanca indispensvel ao desenvolvimento econmico-social, deve periodicamente passar por um processo de reviso, que o atualiza perante as velozes mudanas do mundo moderno. Question 6 Notas: 1

Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso:
Escolher uma resposta. a. Em suas tarefas, para estas serem perfeitas, deve ter disponibilidade, conforme se espera de um bom funcionrio. b. O que se espera de um bom funcionrio a disponibilidade para um perfeito cumprimento de suas tarefas. c. Espera-se a disponibilidade no cumprimento de suas tarefas de um bom funcionrio. d. As tarefas cuja disponibilidade e cumprimento deve ser perfeito o que esperado de um bom funcionrio. e. Um perfeito cumprimento de suas tarefas, isto , do bom funcionrio, isto que se espera: sua disponibilidade. Question 7 Notas: 1

Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso:
Escolher uma resposta. a. A eficincia dos atendentes judicirios com seu trabalho fazem-se necessrios para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. b. O trabalho eficiente dos atendentes judicirios, que se tem extrema necessidade, para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. c. A fim que a mquina administrativa do Tribunal funcione contento, extremamente necessrio o trabalho eficiente dos atendentes judicirios. d. extremamente necessrio de que os atendentes judicirios trabalhem com eficincia, ao bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. e. O trabalho eficiente dos atendentes judicirios extremamente necessrio para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. Question 8 Notas: 1

Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso:
Escolher uma resposta. a. Eles so muito dedicados ao trabalho; tm, entretanto, alguns defeitos imperdoveis. b. Embora se dedique muito ao trabalho, no se pode perdoar alguns defeitos que eles tm. c. imperdovel alguns defeitos que eles tem, embora muito dedicados ao trabalho. d. O trabalho -lhes muito dedicado; porm, h neles alguns defeitos impossvel de se perdoar. e. Ainda que eles sejem muito dedicados ao trabalho, tm alguns defeitos que no se pode perdoarem. Question 9 Notas: 1

A frase Tudo isso no menos verdade em relao aos seus membros mais desprovidos recebe nova redao, sem que o sentido original seja prejudicado, na seguinte alternativa:
Escolher uma resposta. a. Ratifica-se tudo isso no caso de seus membros menos arruinados. b. Tudo isso igualmente vlido quando se consideram seus membros menos privilegiados. c. A tudo isso atribui-se certa falsidade quando se consideram seus membros mais carentes. d. Tudo isso constitui verdade relativa quando se trata de seus membros mais despojados. e. Tudo isso mais verdadeiro quando se levam em conta seus membros menos preteridos. Question 10 Notas: 1

Somente no caso de preenchimento deste formulrio d-se garantias do bom funcionamento do aparelho. A frase em que se corrigem a m redao e a falta de clareza da advertncia acima
Escolher uma resposta. a. Este termo de garantia do aparelho s ter validade quando devidamente preenchido. b. A garantia deste aparelho s ter validade caso seu termo for devidamente preenchido. c. As garantias deste aparelho s se do no caso de que preencham este formulrio. d. Somente no caso de se preencher este formulrio garante-se o bom funcionamento do aparelho. e. A validade deste termo de garantia do aparelho s se dar no caso de ser preenchida. Question 11 Notas: 1

O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos. Na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho. Isso ocorre mesmo em pases de economia avanada. As trs frases formam um nico perodo, com correo e lgica, em:
Escolher uma resposta. a. O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, e na atualidade impossvel afirmar que tenha desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, o que ocorre em pases de economia avanada, mesmo. b. O processo de liberalizao do trabalho, no entanto, levou muitos sculos, e isso ocorreu mesmo em pases de economia avanada, onde na atualidade impossvel afirmar que j desapareceram situaes de escravido ou explorao no trabalho. c. O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, embora na atualidade seja impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, o que ocorre mesmo em pases de economia avanada. d. Isso, que o processo de liberalizao do trabalho, ocorre em pases de economia avanada mesmo, tendo levado muitos sculos, mas na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho. e. Na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, j que o processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, ocorrendo mesmo em pases de economia avanada.

Question 12 Notas: 1

A frase redigida com clareza e correo :


Escolher uma resposta. a. Os mecanismos que concentram renda no Brasil, que no tira as pessoas da linha de misria, deve ser desarmado, como o caminho mais eficiente para construir uma sociedade mais justa. b. Construir um modelo de sociedade mais justo, onde as pessoas se tiram da linha de misria, desarmando os mecanismos de concentrao de renda no Brasil, sendo esse o caminho. c. O caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha de misria e construir um modelo de sociedade mais justo reside em desarmar os mecanismos que concentram renda no Brasil. d. Criar mecanismos para construir modelo de sociedade mais justa tirar as pessoas da linha de misria, com o desarme de concentrao de renda no Brasil, com seus mecanismos. e. Os mecanismos que concentram renda no Brasil precisa ser desarmado, enquanto que o caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha de misria esse, com um modelo de sociedade mais justa. Question 13 Notas: 1

Considere as seguintes frases: I.Ele o motorista de um caminho de lixo. II. Seu trabalho no limpo. III. Seu caminho est sempre brilhando. A frase em que se articulam de modo correto e coerente as afirmaes acima :
Escolher uma resposta. a. Seu caminho est sempre brilhando, pois ele o motorista de um caminho de lixo, uma vez que seu trabalho no limpo. b. Em seu trabalho de motorista de um caminho de lixo ele no limpo, apesar de que seu caminho esteja sempre brilhando. c. Seu trabalho de motorista de um caminho de lixo no limpo, no entanto seu caminho est sempre brilhando. d. Visto que ele o motorista de um caminho de lixo, este est sempre brilhando, medida que seu trabalho no limpo. e. Seu trabalho no limpo, muito embora seja o motorista de um caminho de lixo, o cujo, alis, est sempre brilhando. Question 14 Notas: 1

Est clara e correta a redao da seguinte frase:


Escolher uma resposta. a. Costumam ser nas experincias cotidianas que as leis se revelam ou no prticas, quando em voga num pas determinado. b. Por mais que desejamos nos convencer do contrrio, a eficcia das leis no constitue uma garantia intrnseca delas. c. nas experincias cotidianas que o cidado comum pode dar-se conta da efetiva aplicabilidade das leis vigentes em seu pas. d. de fato lamentvel, que to importante organizao internacional no veja cumprido as indicaes que nascem de seu contexto. e. Exemplos histricos existem, desde sempre, que as leis com freqncia no correspondem ao que delas se esperam. Question 15 Notas: 1

Considere as seguintes afirmaes: I. A inspirao para se fazer cincia completamente subjetiva. II. O mtodo cientfico no admite subjetivismo. III. No h contradio entre inspirao subjetiva e pesquisa cientfica. O perodo em que se articulam de modo claro, lgico e correto as afirmaes acima :
Escolher uma resposta. a. Apenas quando a inspirao para se fazer cincia for completamente subjetiva que no h contradio entre ela e a pesquisa cientfica, at por que o mtodo cientfico no admite subjetivismo. b. Muito embora o mtodo cientfico no admita subjetivismo, mesmo porque a inspirao para se fazer cincia subjetiva, desde que no h contradio entre inspirao e pesquisa cientficas. c. certo que no h contradio entre a pesquisa cientfica, onde o mtodo no admite subjetivismo, com a inspirao subjetiva, da qual se pode fazer cincia. d. certo que o mtodo cientfico no admite subjetivismo, mas no h contradio entre a inspirao subjetiva para se fazer cincia e a realizao de uma pesquisa cientfica. e. S no h contradio entre inspirao para se fazer cincia, que completamente subjetiva, quando o mtodo cientfico no admite subjetivismo.
Salvar sem enviar Enviar tudo e terminar

Parte inferior do formulrio


Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios

/ Atividade surpresa - Conciso

/ Tentativa 1

Atividade surpresa - Conciso - Tentativa 1 Indique, em cada par de construo, opo com conciso.
Question 1 Notas: 1 At o dia de hoje o servidor que foi designado para a funo ainda no enviou ao nosso competente departamento deste magnfico Tribunal a muitas vezes solicitada por escrito e oralmente todos os documentos que lhe foram solicitados pelos atuais responsveis pela execuo do projeto. O servidor designado ainda no nos enviou os documentos solicitados. Question 2 Notas: 1 deciso tomada no mbito da diretoria. deciso da diretoria. Question 3 Notas: 1 acreditamos. neste momento ns acreditamos. Question 4 Notas: 1 discutir. travar uma discusso. Question 5 Notas: 1

se. na eventualidade. Question 6 Notas: 1 para. com o objetivo de. Question 7 Notas: 1 o problema da construo. o difcil e alarmante problema da construo. Question 8 Notas: 1 no dia 12 de janeiro. em 12 de janeiro. Question 9 Notas: 1 em fevereiro. no ms de fevereiro. Question 10 Notas: 1 no ano de 2010. em 2010. Question 11 Notas: 1 fazer uma redao. redigir. Question 12 Notas: 1 O contrato previa a construo da ponte em um ano, prazo mais do que suficiente. O contrato previa a construo da ponte em um ano, que era prazo mais do que suficiente. Question 13 Notas: 1 Agora que expliquei o ttulo, passo a escrever o texto. Explicado o ttulo, passo a escrever o texto. Question 14 Notas: 1 Depois de terminar o trabalho, ligo pra voc. Terminado o trabalho, ligo pra voc. Question 15 Notas: 1 Terminado o prembulo, passarei ao assunto principal.

Quando terminar o prembulo, passarei ao assunto principal. Question 16 Notas: 1 A prefeitura autorizou uma auditoria. A prefeitura autorizou auditoria. Question 17 Notas: 1 A auditoria iniciativa do Tribunal de Contas. A auditoria uma iniciativa do Tribunal de Contas. Question 18 Notas: 1 a concluso. a concluso final. Question 19 Notas: 1 Houve certeza absoluta. Houve certeza. Question 20 Notas: 1 O fato foi o elo de ligao. O fato relacionou. Question 21 Notas: 1 Sabe-se que proibido. Sabe-se que expressamente proibido. Question 22 Notas: 1 Planejar antecipadamente a execuo. Planejar a execuo. Question 23 Notas: 1 Todos foram unnimes. Houve unanimidade.
Salvar sem enviar Enviar tudo e terminar

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios

/ Atividade surpresa - Correo gramatical

/ Tentativa 1

Atividade surpresa - Correo gramatical - Tentativa 1 Indique a opo com melhor redao para facilitar a clareza.
Question 1 Notas: --/1 O Ministro do STF Cezar Peluso votou a favor. O Ministro do STF, Cezar Peluso, votou a favor.
Enviar

Question 2 Notas: --/1 O Presidente do STF, Cezar Peluso, votou a favor. O Presidente do STF Cezar Peluso votou a favor.
Enviar

Question 3 Notas: --/1 Este STM decidiu assim. O STM decidiu assim.
Enviar

Question 4 Notas: --/1 Considerou o mandado de segurana intempestivo. Considerou o mandado de segurana intempestiva.

Enviar

Question 5 Notas: --/1 Foi atendido, ao que se colhe do acrdo impugnado, os partidos que se expressaram pela maioria. Foram atendidos, ao que se colhe do acrdo, os partidos que se expressaram pela maioria.
Enviar

Question 6 Notas: --/1 Eram pareceres dissonantes que, aps a discusso exaustiva da matria, serviram de base para o relatrio final da comisso. Eram pareceres dissonantes que, aps a discusso exaustiva da matria, serviu de base para o relatrio final da comisso.
Enviar

Question 7 Notas: --/1 A deciso do julgamento provocou um clima adverso com a Justia. A deciso do julgamento provocou um clima adverso Justia.
Enviar

Question 8 Notas: --/1 Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, segurana e imparcialidade. Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, no ser inseguro e parcial.
Enviar

Question 9 Notas: --/1 hora dos ministros votarem. hora de os ministros votarem.
Enviar

Question 10 Notas: --/1 Antes desses requisitos serem cumpridos. Antes de esses requisitos serem cumpridos.
Enviar

Question 11 Notas: --/1 Recomendou-se s unidades economizar energia e que elaborassem planos de reduo de despesas. Recomendou-se s unidades economizar energia e elaborar planos para reduo de despesas.
Enviar

Question 12 Notas: --/1 No discurso de posse, mostrou determinao, no ser inseguro, inteligncia e ter ambio. No discurso de posse, mostrou determinao, segurana, inteligncia e ambio.
Enviar

Question 13 Notas: --/1 O novo procurador jurista renomado e tem slida formao acadmica. O novo procurador jurista renomado, e que tem slida formao acadmica.
Enviar

Question 14 Notas: --/1 Recomenda-se que a prefeitura: I tome conhecimento da ............; II autorizar a devoluo de .........; Recomenda-se que a prefeitura: I tome conhecimento da ............; II autorize a devoluo de .........;
Enviar Salvar sem enviar Enviar pgina Enviar tudo e terminar

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui
/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / AVALIAO FINAL / Tentativa 1

AVALIAO FINAL - Tentativa 1


Question 1 Notas: --/4

Indique se cada afirmativa est adequada ou inadequada na linguagem institucional.

No se devem abreviar os pronomes de tratamento no endereamento, no encaminhamento, no vocativo e em comunicaes dirigidas a altas autoridades dos Poderes da Repblica e a altas autoridades eclesisticas. Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente so adequados para correspondncia interna. As datas dos documentos devem ser grafadas com as seguintes normas: a localidade no pode sofrer abreviatura; o primeiro dia do ms ordinal; no existe zero antes do nmero de 2 a 9; o ms minsculo e por extenso; no existe ponto entre o milhar e a centena no ano. Introduzir documento com frases como Viemos, por intermdio do presente e com muita alegria, acusar recebimento da petio e levar ao conhecimento de V. Sa. Que sinal de elegncia, conciso, correo lingustica e respeito. Se a forma de tratamento do destinatrio da correspondncia for Vossa Excelncia ou Vossa Senhoria, por fora da concordncia exigida para os pronomes pessoais que a ele se referem, no se pode usar vosso e suas flexes. O idioma portugus extenso e permite inmeras variaes. A redao de uma instituio deve obedecer a princpios de clareza, conciso, formalidade, impessoalidade, objetividade, padronizao. Na redao de correspondncia institucional, pode-se escrever com recursos literrios e muito coloquialismo para facilitar o entendimento. Em citaes diretas, deve-se transcrever exatamente como no original. As supresses feitas so indicadas por reticncias entre parnteses e os acrscimos ou comentrios feitos pelo autor devem ser inseridos em colchetes. Todo servidor tratado por Excelncia no pronome de tratamento deve receber o vocativo Excelentssimo. Vossa empregado para a pessoa com quem se fala, a quem se dirige a correspondncia. Sua empregado para a pessoa de quem se fala.
Enviar

Question 2 Notas: --/3 Indique se cada afirmativa est adequada ou inadequada em relao a aspectos gramaticais. Intimem-se as partes. Ele uma pessoa de cuja honestidade ningum duvida. Existe muitos processos no Tribunal. O livro em cujos dados nos apoiamos este. H de haver sesses esta semana. O cavalheiro cujo escritrio estivemos advogado. Fiz aluso quele processo. necessrio pacincia para entender as regras. Fato e argumentao correta. O ministro do STF Cezar Peluso viajou. O art. 23, b do Cdigo Civil. Fui eu quem fez o trabalho ontem.

Os recursos de que disponho no momento so precrios. Qual de ns entregou o trabalho? Devido uma ocorrncia inusitada, no fomos reunies. Refiro-me violncia e a terror. Deve existir muitos memorandos no departamento. Fato e argumentao corretos. O presidente do STF Cezar Peluso viajou. Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova.
Enviar

Question 3 Notas: --/3

Indique se cada opo apresenta expresso adequada ou inadequada na linguagem institucional.


Os candidatos no sabiam por que estavam ali. Vou estar fazendo o relatrio ainda hoje. O relatrio j chegou e o mesmo apresenta erros de contedo. O Tribunal solicitou a cpia, uma vez que no a possua. Em princpio no gostei da cidade, porm com o tempo passei a me adaptar. A opinio popular mudava medida que se aproximava a eleio. Solicitou providncias junto ao departamento. Quando do ocorrido, o autor se encontrava fora da cidade. Vou estar transferindo. Ela concordou. Sua opinio veio de encontro minha. Ele deve voltar, uma vez que haviam dvidas sobre o caso. O Tribunal solicitou a cpia, vez que no a possua. A meu ver, isso constitui ingerncia do Executivo no Judicirio. O Tribunal solicitou a cpia, haja visto no a possuir. O rgo analisou o caso, decidindo o arquivamento. Enviei anexo aos papis as cpias. J houveram rumores sobre o caso. O Tribunal solicitou a cpia, eis que no a possua. Inobstante os fatos apresentados, ele ser acusado. O acordo foi feito no sentido de resolver a situao rapidamente.
Enviar

Salvar sem enviar

Enviar pgina

Enviar tudo e terminar

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair)

Atividade anterior Prxima atividade

Voc est aqui


/ Redacao Oficial-TRT24 / Pesquisas / Avaliao de Reao

Avaliao de Reao
Modo: Annimo

(*) necessrio responder s questes destacadas.

Critrios de Notas 1. Ruim 2. Regular 3. Bom 4. timo 5. Excelente


QUANTO AO DESEMPENHO PESSOAL 1. Mostrei comprometimento com o treinamento.* No selecionado 1. 2. Tive facilidade no acesso plataforma virtual.* 2. 3. 4. 5.

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

3. Mantive contato com o tutor, sanando dvidas quando necessrio.*

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

QUANTO AO CONTEDO DO TREINAMENTO 1. O treinamento permitiu a aquisio de novos conhecimentos.* 2. O contedo tratado ter aplicao em sua atividade diria.* 4. O tempo de treinamento foi suficiente.* No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

QUANTO AO TUTOR 1. O tutor demonstrou preparo e domnio do tema.* No selecionado 1. 4. O tutor atendeu prontamente s suas solicitaes na plataforma.* 2. 3. 4. 5.

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

QUANTO ORGANIZAO DO EVENTO 1. O curso foi bem organizado internamente.* No selecionado 1. 2. A equipe de apoio ao treinamento foi prestativa e eficiente.* 2. 3. 4. 5.

No selecionado 1. 2. 3. 4. 5.

QUANTO AVALIAO GERAL Sinta-se vontade para acrescentar crticas, comentrios e/ou sugestes

Submeter suas respostas

Cancelar

Atividade anterior

Prxima atividade Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui / Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / Atividade surpresa - Clareza / Reviso da tentativa 2 Atividade surpresa - Clareza Reviso da tentativa 2 Parte superior do formulrio
Terminar reviso

Parte inferior do formulrio Iniciado em quinta, 5 setembro 2013, 10:06 Completado em quinta, 5 setembro 2013, 10:14 Tempo 7 minutos 56 segundos empregado Notas 15/15 Nota 10 de um mximo de 10(100%) Indique, em cada par de construo, opo com melhor redao para facilitar a clareza. Question 1 Notas: 1 O diretor comunicou ao chefe a exonerao deste. O diretor comunicou ao chefe que ele seria exonerado. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 O governador e o prefeito se desentenderam por causa da m gesto do prefeito. O governador e o prefeito se desentenderam por causa de sua m gesto. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1 A Defesa Civil pede, neste ofcio, cobertores de l para casal. A Defesa Civil pede, neste ofcio, cobertores para casal de l. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4

Notas: 1 O relator apresentou como argumento no processo do diretor citado sua falta de conhecimento no assunto para indicar novo projeto. O relator apresentou como argumento no processo a falta de conhecimento do diretor citado no assunto para indicar novo projeto. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 O planejamento estratgico, que um instrumento valioso para a gesto da empresa pblica, e esta, uma alavanca indispensvel ao desenvolvimento econmico-social, deve periodicamente passar por um processo de reviso, que o atualiza perante as velozes mudanas do mundo moderno. O planejamento estratgico deve periodicamente passar por processo de reviso. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 6 Notas: 1 Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso: Escolher uma resposta. a. As tarefas cuja disponibilidade e cumprimento deve ser perfeito o que esperado de um bom funcionrio. b. Um perfeito cumprimento de suas tarefas, isto , do bom funcionrio, isto que se espera: sua disponibilidade. c. Em suas tarefas, para estas serem perfeitas, deve ter disponibilidade, conforme se espera de um bom funcionrio. d. O que se espera de um bom funcionrio a disponibilidade para um perfeito cumprimento de suas tarefas. e. Espera-se a disponibilidade no cumprimento de suas tarefas de um bom funcionrio. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 7 Notas: 1 Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso: Escolher uma resposta. a. A fim que a mquina administrativa do Tribunal funcione contento, extremamente necessrio o trabalho eficiente dos atendentes judicirios. b. A eficincia dos atendentes judicirios com seu trabalho fazem-se necessrios para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. c. O trabalho eficiente dos atendentes judicirios extremamente necessrio para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal.

d. extremamente necessrio de que os atendentes judicirios trabalhem com eficincia, ao bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. e. O trabalho eficiente dos atendentes judicirios, que se tem extrema necessidade, para o bom funcionamento da mquina administrativa do Tribunal. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 8 Notas: 1 Assinale a letra que corresponde melhor redao, considerando correo, clareza e conciso: Escolher uma resposta. a. Embora se dedique muito ao trabalho, no se pode perdoar alguns defeitos que eles tm. b. O trabalho -lhes muito dedicado; porm, h neles alguns defeitos impossvel de se perdoar. c. imperdovel alguns defeitos que eles tem, embora muito dedicados ao trabalho. d. Eles so muito dedicados ao trabalho; tm, entretanto, alguns defeitos imperdoveis. e. Ainda que eles sejem muito dedicados ao trabalho, tm alguns defeitos que no se pode perdoarem. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 9 Notas: 1 A frase Tudo isso no menos verdade em relao aos seus membros mais desprovidos recebe nova redao, sem que o sentido original seja prejudicado, na seguinte alternativa: Escolher uma resposta. a. Tudo isso constitui verdade relativa quando se trata de seus membros mais despojados. b. A tudo isso atribui-se certa falsidade quando se consideram seus membros mais carentes. c. Ratifica-se tudo isso no caso de seus membros menos arruinados. d. Tudo isso igualmente vlido quando se consideram seus membros menos privilegiados. e. Tudo isso mais verdadeiro quando se levam em conta seus membros menos preteridos. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 10 Notas: 1 Somente no caso de preenchimento deste formulrio d-se garantias do bom funcionamento do aparelho. A frase em que se corrigem a m redao e a falta de clareza da advertncia acima Escolher uma resposta. a. A validade deste termo de garantia do aparelho s se dar no caso de ser

preenchida. b. A garantia deste aparelho s ter validade caso seu termo for devidamente preenchido. c. As garantias deste aparelho s se do no caso de que preencham este formulrio. d. Somente no caso de se preencher este formulrio garante-se o bom funcionamento do aparelho. e. Este termo de garantia do aparelho s ter validade quando devidamente preenchido. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 11 Notas: 1 O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos. Na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho. Isso ocorre mesmo em pases de economia avanada. As trs frases formam um nico perodo, com correo e lgica, em: Escolher uma resposta. a. Isso, que o processo de liberalizao do trabalho, ocorre em pases de economia avanada mesmo, tendo levado muitos sculos, mas na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho. b. O processo de liberalizao do trabalho, no entanto, levou muitos sculos, e isso ocorreu mesmo em pases de economia avanada, onde na atualidade impossvel afirmar que j desapareceram situaes de escravido ou explorao no trabalho. c. Na atualidade impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, j que o processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, ocorrendo mesmo em pases de economia avanada. d. O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, embora na atualidade seja impossvel afirmar que tenham desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, o que ocorre mesmo em pases de economia avanada. e. O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos, e na atualidade impossvel afirmar que tenha desaparecido situaes de escravido ou explorao no trabalho, o que ocorre em pases de economia avanada, mesmo. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 12 Notas: 1 A frase redigida com clareza e correo : Escolher uma resposta. a. Criar mecanismos para construir modelo de sociedade mais justa tirar as pessoas da linha de misria, com o desarme de concentrao de renda no Brasil, com seus mecanismos. b. O caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha de misria e construir um modelo de sociedade mais justo reside em desarmar os mecanismos que concentram renda no Brasil.

c. Os mecanismos que concentram renda no Brasil precisa ser desarmado, enquanto que o caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha de misria esse, com um modelo de sociedade mais justa. d. Os mecanismos que concentram renda no Brasil, que no tira as pessoas da linha de misria, deve ser desarmado, como o caminho mais eficiente para construir uma sociedade mais justa. e. Construir um modelo de sociedade mais justo, onde as pessoas se tiram da linha de misria, desarmando os mecanismos de concentrao de renda no Brasil, sendo esse o caminho. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 13 Notas: 1 Considere as seguintes frases: I.Ele o motorista de um caminho de lixo. II. Seu trabalho no limpo. III. Seu caminho est sempre brilhando. A frase em que se articulam de modo correto e coerente as afirmaes acima : Escolher uma resposta. a. Visto que ele o motorista de um caminho de lixo, este est sempre brilhando, medida que seu trabalho no limpo. b. Seu trabalho de motorista de um caminho de lixo no limpo, no entanto seu caminho est sempre brilhando. c. Em seu trabalho de motorista de um caminho de lixo ele no limpo, apesar de que seu caminho esteja sempre brilhando. d. Seu caminho est sempre brilhando, pois ele o motorista de um caminho de lixo, uma vez que seu trabalho no limpo. e. Seu trabalho no limpo, muito embora seja o motorista de um caminho de lixo, o cujo, alis, est sempre brilhando. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 14 Notas: 1 Est clara e correta a redao da seguinte frase: Escolher uma resposta. a. Por mais que desejamos nos convencer do contrrio, a eficcia das leis no constitue uma garantia intrnseca delas. b. de fato lamentvel, que to importante organizao internacional no veja cumprido as indicaes que nascem de seu contexto. c. Costumam ser nas experincias cotidianas que as leis se revelam ou no prticas, quando em voga num pas determinado. d. nas experincias cotidianas que o cidado comum pode dar-se conta da efetiva aplicabilidade das leis vigentes em seu pas. e. Exemplos histricos existem, desde sempre, que as leis com freqncia no correspondem ao que delas se esperam. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 15

Notas: 1 Considere as seguintes afirmaes: I. A inspirao para se fazer cincia completamente subjetiva. II. O mtodo cientfico no admite subjetivismo. III. No h contradio entre inspirao subjetiva e pesquisa cientfica. O perodo em que se articulam de modo claro, lgico e correto as afirmaes acima : Escolher uma resposta. a. Apenas quando a inspirao para se fazer cincia for completamente subjetiva que no h contradio entre ela e a pesquisa cientfica, at por que o mtodo cientfico no admite subjetivismo. b. certo que no h contradio entre a pesquisa cientfica, onde o mtodo no admite subjetivismo, com a inspirao subjetiva, da qual se pode fazer cincia. c. certo que o mtodo cientfico no admite subjetivismo, mas no h contradio entre a inspirao subjetiva para se fazer cincia e a realizao de uma pesquisa cientfica. d. S no h contradio entre inspirao para se fazer cincia, que completamente subjetiva, quando o mtodo cientfico no admite subjetivismo. e. Muito embora o mtodo cientfico no admita subjetivismo, mesmo porque a inspirao para se fazer cincia subjetiva, desde que no h contradio entre inspirao e pesquisa cientficas. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Parte superior do formulrio
Terminar reviso

Parte inferior do formulrio Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / Atividade surpresa - Conciso / Reviso da tentativa 1

Atividade surpresa - Conciso Reviso da tentativa 1


Terminar reviso

tera, 3 setembro 2013, 10:22 quinta, 5 setembro 2013, 10:21 Tempo empregado 1 dia 23 horas Notas 22.5/23 Nota 9.78 de um mximo de 10(98%)
Completado em

Iniciado em

Indique, em cada par de construo, opo com conciso.


Question 1 Notas: 1 At o dia de hoje o servidor que foi designado para a funo ainda no enviou ao nosso competente departamento deste magnfico Tribunal a muitas vezes solicitada por escrito e oralmente todos os documentos que lhe foram solicitados pelos atuais responsveis pela execuo do projeto. O servidor designado ainda no nos enviou os documentos solicitados. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 deciso tomada no mbito da diretoria. deciso da diretoria.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1 acreditamos. neste momento ns acreditamos. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 discutir. travar uma discusso. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 se. na eventualidade. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 6 Notas: 1 para. com o objetivo de. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 7 Notas: 1 o problema da construo. o difcil e alarmante problema da construo. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 8 Notas: 1 no dia 12 de janeiro. em 12 de janeiro. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 9 Notas: 1 em fevereiro. no ms de fevereiro. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 10 Notas: 1 no ano de 2010.

em 2010. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 11 Notas: 1 fazer uma redao. redigir. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 12 Notas: 1 O contrato previa a construo da ponte em um ano, prazo mais do que suficiente. O contrato previa a construo da ponte em um ano, que era prazo mais do que suficiente. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 13 Notas: 1 Agora que expliquei o ttulo, passo a escrever o texto. Explicado o ttulo, passo a escrever o texto. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 14 Notas: 1 Depois de terminar o trabalho, ligo pra voc. Terminado o trabalho, ligo pra voc. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 15 Notas: 1 Terminado o prembulo, passarei ao assunto principal. Quando terminar o prembulo, passarei ao assunto principal. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 16 Notas: 1 A prefeitura autorizou uma auditoria. A prefeitura autorizou auditoria. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 17 Notas: 1 A auditoria iniciativa do Tribunal de Contas. A auditoria uma iniciativa do Tribunal de Contas. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 18 Notas: 1 a concluso. a concluso final. Parcialmente correta Notas relativas a este envio: 0.5/1. Question 19 Notas: 1 Houve certeza absoluta. Houve certeza. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 20 Notas: 1 O fato foi o elo de ligao. O fato relacionou. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 21 Notas: 1 Sabe-se que proibido. Sabe-se que expressamente proibido. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 22 Notas: 1 Planejar antecipadamente a execuo. Planejar a execuo. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 23 Notas: 1 Todos foram unnimes. Houve unanimidade. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.
Terminar reviso

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / Atividade surpresa - Correo gramatical / Reviso da tentativa 2

Atividade surpresa - Correo gramatical Reviso da tentativa 2


Terminar reviso

quarta, 4 setembro 2013, 12:45 Completado em quarta, 4 setembro 2013, 12:52 Tempo empregado 6 minutos 40 segundos Notas 14/14 Nota 10 de um mximo de 10(100%)

Iniciado em

Indique a opo com melhor redao para facilitar a clareza.


Question 1 Notas: 1/1 O Ministro do STF, Cezar Peluso, votou a favor. O Ministro do STF Cezar Peluso votou a favor. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1/1 O Presidente do STF, Cezar Peluso, votou a favor. O Presidente do STF Cezar Peluso votou a favor. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1/1

Este STM decidiu assim. O STM decidiu assim. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1/1 Considerou o mandado de segurana intempestiva. Considerou o mandado de segurana intempestivo. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1/1 Foi atendido, ao que se colhe do acrdo impugnado, os partidos que se expressaram pela maioria. Foram atendidos, ao que se colhe do acrdo, os partidos que se expressaram pela maioria. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 6 Notas: 1/1 Eram pareceres dissonantes que, aps a discusso exaustiva da matria, serviram de base para o relatrio final da comisso. Eram pareceres dissonantes que, aps a discusso exaustiva da matria, serviu de base para o relatrio final da comisso. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 7 Notas: 1/1 A deciso do julgamento provocou um clima adverso com a Justia. A deciso do julgamento provocou um clima adverso Justia. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 8 Notas: 1/1 Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, no ser inseguro e parcial. Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, segurana e imparcialidade. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 9 Notas: 1/1 hora de os ministros votarem. hora dos ministros votarem. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 10 Notas: 1/1 Antes de esses requisitos serem

cumpridos. Antes desses requisitos serem cumpridos. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 11 Notas: 1/1 Recomendou-se s unidades economizar energia e que elaborassem planos de reduo de despesas. Recomendou-se s unidades economizar energia e elaborar planos para reduo de despesas. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 12 Notas: 1/1 No discurso de posse, mostrou determinao, segurana, inteligncia e ambio. No discurso de posse, mostrou determinao, no ser inseguro, inteligncia e ter ambio. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 13 Notas: 1/1 O novo procurador jurista renomado, e que tem slida formao acadmica. O novo procurador jurista renomado e tem slida formao acadmica. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 14 Notas: 1/1 Recomenda-se que a prefeitura: I tome conhecimento da ............; II autorizar a devoluo de .........; Recomenda-se que a prefeitura: I tome conhecimento da ............; II autorize a devoluo de .........; Correto Notas relativas a este envio: 1/1.
Terminar reviso

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Voc est aqui

/ Redacao Oficial-TRT24 / Questionrios / AVALIAO FINAL / Reviso da tentativa 1

AVALIAO FINAL Reviso da tentativa 1


Terminar reviso

tera, 3 setembro 2013, 10:23 segunda, 9 setembro 2013, 12:23 Tempo empregado 6 dias 1 hora Nota 9.85 de um mximo de 10(99%) Question 1 Notas: 4/4
Completado em

Iniciado em

Indique se cada afirmativa est adequada ou inadequada na linguagem institucional.


No se devem abreviar os pronomes de tratamento no endereamento, no encaminhamento, no vocativo e em comunicaes dirigidas a altas autoridades dos Poderes da Repblica e a altas autoridades eclesisticas. Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente so adequados para correspondncia interna. As datas dos documentos devem ser grafadas com as seguintes normas: a localidade no pode sofrer abreviatura; o primeiro dia do ms ordinal; no existe zero antes do nmero de 2 a 9; o ms minsculo e por extenso; no existe ponto entre o milhar e a centena no ano. Introduzir documento com frases como Viemos, por intermdio do presente e com muita alegria, acusar recebimento da petio e levar ao conhecimento de V. Sa. Que sinal de elegncia, conciso, correo lingustica e respeito. Se a forma de tratamento do destinatrio da correspondncia for

Vossa Excelncia ou Vossa Senhoria, por fora da concordncia exigida para os pronomes pessoais que a ele se referem, no se pode usar vosso e suas flexes. O idioma portugus extenso e permite inmeras variaes. A redao de uma instituio deve obedecer a princpios de clareza, conciso, formalidade, impessoalidade, objetividade, padronizao. Na redao de correspondncia institucional, pode-se escrever com recursos literrios e muito coloquialismo para facilitar o entendimento. Em citaes diretas, deve-se transcrever exatamente como no original. As supresses feitas so indicadas por reticncias entre parnteses e os acrscimos ou comentrios feitos pelo autor devem ser inseridos em colchetes. Todo servidor tratado por Excelncia no pronome de tratamento deve receber o vocativo Excelentssimo. Vossa empregado para a pessoa com quem se fala, a quem se dirige a correspondncia. Sua empregado para a pessoa de quem se fala. Correto Notas relativas a este envio: 4/4. Question 2 Notas: 2.85/3 Indique se cada afirmativa est adequada ou inadequada em relao a aspectos gramaticais. Intimem-se as partes. Ele uma pessoa de cuja honestidade ningum duvida. Existe muitos processos no Tribunal. O livro em cujos dados nos apoiamos este. H de haver sesses esta semana. O cavalheiro cujo escritrio estivemos advogado. Fiz aluso quele processo. necessrio pacincia para entender as regras. Fato e argumentao correta. O ministro do STF Cezar Peluso viajou. O art. 23, b do Cdigo Civil. Fui eu quem fez o trabalho ontem. Os recursos de que disponho no momento so precrios. Qual de ns entregou o trabalho? Devido uma ocorrncia inusitada, no fomos reunies. Refiro-me violncia e a terror. Deve existir muitos memorandos no departamento. Fato e argumentao corretos. O presidente do STF Cezar Peluso viajou. Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 2.85/3. Question 3 Notas: 3/3

Indique se cada opo apresenta expresso adequada ou inadequada na linguagem institucional.


Os candidatos no sabiam por que estavam ali. Vou estar fazendo o relatrio ainda hoje. O relatrio j chegou e o mesmo apresenta erros de contedo. O Tribunal solicitou a cpia, uma vez que no a possua. Em princpio no gostei da cidade, porm com o tempo passei a me adaptar. A opinio popular mudava medida que se aproximava a eleio. Solicitou providncias junto ao departamento. Quando do ocorrido, o autor se encontrava fora da cidade. Vou estar transferindo. Ela concordou. Sua opinio veio de encontro minha. Ele deve voltar, uma vez que haviam dvidas sobre o caso. O Tribunal solicitou a cpia, vez que no a possua. A meu ver, isso constitui ingerncia do Executivo no Judicirio. O Tribunal solicitou a cpia, haja visto no a possuir. O rgo analisou o caso, decidindo o arquivamento. Enviei anexo aos papis as cpias. J houveram rumores sobre o caso. O Tribunal solicitou a cpia, eis que no a possua. Inobstante os fatos apresentados, ele ser acusado. O acordo foi feito no sentido de resolver a situao rapidamente. Correto Notas relativas a este envio: 3/3.
Terminar reviso

Voc acessou como JANEA JACINTHO DA SILVA . (Sair) Redacao Oficial-TRT24

Вам также может понравиться