Вы находитесь на странице: 1из 4

Na psicanlise a relao das estruturas e a confrontao de corpos Ana Lcia Bastos Falco

No seminrio ...ou pior (Lacan, 1971-72) na lio de 21 de junho de 1972 no ltimo captulo Lacan refere ao corpo em diversos pargrafos. Explicita o conhecimento de si mesmo como ocorrendo no corpo e denomina higiene a esse conhecimento. Chamou minha ateno um trecho deste seminrio acerca da confrontao de corpos: [...] quando algum vem me ver em meu consultrio, pela primeira vez, e que fao escandir nossa entrada no trabalho com algumas entrevistas preliminares, o que importante isto, a confrontao de corpos. justamente porque da que se comea, desse encontro de corpos, pois a partir do momento em que se entra no discurso analtico, no se tratar mais disso. E depois ele continua: .. porque o analista em corpo instala o objeto pequeno a no lugar de semblante, que h algo que existe e que se chama discurso analtico (Lacan, 171). Aps citar Peirce, o linguista, Lacan sublinha que o analista se faz, se torna, ao modo de um certo faz-de-conta ser o objeto pequeno a. Posteriormente, no seminrio Mais, ainda (Lacan, 1972-73) reitera a distino entre a posio do analista e o objeto a do analisante, causa do desejo dele. Salientando o fazer do analista apenas em ser semblante deste objeto. Ele, o analista, portanto, se previne e est advertido de que no o prprio objeto. Ao se situar no lugar de semblante e na posio de ser o suporte deste des-ser (des-tre) do desejo, o analista se oferece transferncia. Mas o que seria enfim se oferecer a transferncia seno a prpria aceitao de um esvaziamento, uma posio radical de aceitao de ocupar um lugar determinado pelo desejo, pela causa do desejo do analisante?

Em outros textos Lacan ressalta o lugar do analista como o lugar do morto dos jogos de baralho. Nesses jogos o morto atua como um engate, uma embreagem que favorece o jogo ou a passagem de uma marcha a outra. Mas o analista precisa ser digno da transferncia para suportar esse lugar. Quando se situa como morto ou mudo literalmente torna justificadas as reclamaes do analisante que se sente como se estivesse falando para as paredes! Essa postura deve ser evitada, relativizada, pois, dependendo do contexto e da histria do analisante, o analista pode estar repetindo, sem perceber, analisante. Se a anlise busca tentar produzir um novo S1, necessrio nos defendermos das armadilhas propiciadoras de um ritornelo na histria do analisante. O analista deve ficar mudo e morto somente em relao a seus prprios desejos singulares, pessoais e particulares. Retomando ento o momento da confrontao de corpos em uma anlise com neurticos ou perversos, o posicionamento do analista de subtrair o seu ser, des-ser, permite a instalao da mola da transferncia. Silenciar o desejo prprio a conduta para o exerccio desta funo. O desejo do analista promover a anlise, faz-la ocorrer, e que o analisante fale e volte sempre para falar. O analista enquanto corpo, presena fsica, se apaga para servir e dar lugar ao sentido que possa advir na fala do analisante. No seminrio os escritos tcnicos Lacan sublinhava a importncia da anlise do discurso em detrimento da anlise do eu to comum em uma dada poca, defendida principalmente por Anna Freud seu livro sobre o mecanismo de defesa. Assim, o que era reiterado neste seminrio era a relao analtica como sendo tridica, ou seja, no se trata de uma relao dual, imaginria mas de uma relao onde o discurso est entre o analisante e o analista e, esse discurso do analisante que interessa. Ele o material na qual a anlise deve se deter. Assim tudo o que presena, corporificao do analista se apaga para dar lugar ao que advm do analisante. Desde o seminrio 1 Lacan ressaltava a funo do imaginrio nos neurticos calcada em uma anterioridade simblica. Nenhum ser chega ao estdio do espelho sozinho, preciso que algum o carregue, coloque frente ao espelho para que ele se olhe e se veja. algum que foi, anteriormente, uma presena negativa para o

O imaginrio, inicialmente, foi abordado a partir do estdio do espelho. Nele a criana antecipa com uma Gestalt, sua imagem, seu eu. A imagem que a criana v lhe d um domnio, ela captura essa imagem e diz: esse que vejo esse outro sou eu. O Eu passa a ser constitudo a partir dessa imagem vinda de fora, projeo de uma superfcie em outra superfcie (o espelho). Aps algum tempo, entretanto, surgiu outra elaborao para abordar o imaginrio, o esquema tico. Em um dos esquemas h um espelho cncavo frente ao qual anteposto um jarro embaixo de uma mesa ou anteparo e algumas flores em cima dela. Um olho representando o sujeito demonstra a possibilidade da viso do jarro com as flores ser produzida ou no. A formao desta imagem e a viso dela dependem do lugar onde o olho esteja. Se o lugar onde ele se localiza no for em um ponto exato, calculado a partir do cruzamento de raios, haver a impossibilidade de ver o jarro com as flores. Estas podem ser vistas soltas, sem estarem contidas no jarro que no pode se projetar. No ltimo livro de Benjamin Domb ele refere que a possibilidade do sujeito ver-se representado no espelho plano depende dele haver se constitudo enquanto ser ou enquanto corpo. Em casos de falha no Simblico, falha situada em relao ao Nomedo pai a criana no consegue ver sua imagem porque ela pode estar sendo completada com a imagem de sua prpria me. A referncia citada no incio deste texto, sobre a confrontao de corpos, nos capturou devido ao fato de Lacan coloc-la como existindo apenas nas entrevistas iniciais. Ele sublinha o apagamento da confrontao de corpos com a passagem ao discurso analtico. Isto teve relevncia porque h diferentes posies de se colocar na linguagem dependendo da estrutura de cada analisante. Tratando-se de neurticos, na anlise, possvel ocorrer o apagamento da presena do analista, de seu ser. A presena do analista pode ser negativa, impedindo o surgimento do desejo do analisante, tomando o lugar de discurso dele ou se colocando como ideal a ser copiado como modelo. No entanto, tratando-se de psicticos, em alguns momentos, talvez, a presena fsica, e at mesmo o corpo do analista tenha uma funo. Isto me veio a partir de minha prtica. Eu estava atendendo um analisante de estrutura psictica que em determinado dia estava por demais decado, como se fosse um falo cado, alguma coisa que no se sustentava, sem corpo. Neste momento, isso no ocorreu em outros momentos, eu achei que havia a um falha no

imaginrio do corpo mas, que minha prpria imagem, meu corpo, poderia servir como uma interveno contornando aquela falha imaginria, do prprio narcisismo do sujeito que era precrio ou no constitudo. Assim, resolvi me levantar e sentar na frente do meu analisante para escutar meu analisante e me pergunto se houve algum tipo de sustentao naquele momento. A imagem do meu corpo teria sido algum apoio? So tentativas de intervir frente ao Real ou ao que no foi constitudo para seguir caminhando. Trata-se de uma interveno na qual o corpo do analista, sua presena tenta auxiliar o ponto de inconsistncia. Nos parece ento que enquanto o corpo e a presena do analista na anlise de neurticos precisa ser negativada, desconsubstancializada, na anlise de psicticos, a presena do analista matria que pode participar e precisa se impor, em alguns momentos, como apoio e suporta para a favorecer que algum discurso se sustente. Neste sentido a confrontao de corpos ou o prprio corpo do analista servindo como interveno, no faz com que no se deixe de estar no discurso analtico.

Bibliografia Lacan, Jacques (1971-1972) Seminrio 19 ... ou pior. Salvador: Espao Moebius Psicanlise, publicao interna da Associao Freudiana Internacional. ______________ (1972-1973) Seminrio 20 mais, ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ______________ (1953-1954) Seminrio 1 os escritos tcnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

Вам также может понравиться