Вы находитесь на странице: 1из 12

1

Aula do dia 08.08.3013 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - DPT Conceito: o ramo do direito que tem como objetivo disciplinar todos os pontos inerentes ao direito do trabalho. Autonomia: No h cdigo de processo do trabalho, o que utiliza-se a CLT, bem como legislao extravagante. H, ainda, a necessidade de utilizao de portarias e instrues normativas de nossos tribunais. CLT X CPC Por se tratar de direito especfico da justia do trabalho, utiliza-se a CLT, podendo, quando no for incompatvel, utilizar o CPC. Comentrios do Professor: O DPT objetivo, um instrumento para se conseguir o direito pleiteado. Processo o caminho para alcanar o direito; no sabendo utilizar o processo, pode causar prejuzo ao seu cliente. O processo necessrio e til para se chegar a um objetivo. Algumas coisas no DPT = DPC; outras, no! So particularidades do DPT. Quando falamos em direito processual do trabalho, busca-se na CLT (que trata, tambm do direito material) os procedimentos do processo. Alguns termos na CLT esto ultrapassados, exemplo: Junta Trabalhista, termo que no se usa mais; hoje se usa Vara do Trabalho. Utilizam-se, alm da CLT, jurisprudncias de Tribunais, portarias sobre determinado assunto. Exemplo: Qualificaes das partes, etc. CLT X CPC Usa-se s a CLT? No! Pode usar a CLT e de forma subsidiria, usar o CPC. Exemplo: Quando assunto que no tem na CLT Embargos de Terceiros na CLT no fala de Embargos de Terceiros, ento, busca-se no CPC.

Continuao: rgos da Justia do Trabalho: So formados por: Varas do Trabalho; TRTs: Tribunais Regionais do Trabalho; TST: Tribunal Superior do Trabalho.

O TRT o Tribunal localizado nas Capitais do Estado. H Estados que se agrupam em um nico TRT; a outros, que tem mais de um TRTs, caso de so Paulo que possui dos Tribunais. J as varas no existem em todas as comarcas. Tendo que observar a jurisdio. Comentrios do Professor: rgos: Justia do Trabalho dividida em trs rgos; Antigamente falava-se em Junta do Trabalho, mas hoje, falase em varas do trabalho. So apenas os trs rgos da pirmide que compe a Justia do Trabalho; A primeira instncia o recurso ordinrio; depois recorre-se ao TRT, onde sai um acrdo; Para recorrer ao TST (Braslia), tem que ter os requisitos legais;tem que ter procedimento especfico a ser observado; O TRT um recurso de revista; geralmente cada estado tem um TRT; mas nem todos os estados tem TRTs; alguns estados pequenos tm TRT s em um Estado; As varas no existem em todas as comarcas; s vezes, atinge por jurisdio. Exemplo: A vara de Cataguases tem como jurisdio abrangendo vrias cidades como Dona Euzbia, Astolfo Dutra, Itamarati, Recreio, Leopoldina, Alm Paraba, Santana de Cataguases, etc. A jurisdio de Cataguases termina em Alm Paraba; ento, se algum tem uma ao trabalhista em Alm Paraba tem que entrar na Vara de Cataguases.

Continuao: O TRT competente determinar a criao ou extino de varas do trabalho.

Cada vara ser competente para julgar as demandas dentro de sua rea territorial. Assim, em uma vara do trabalho podem existir inmeras cidades que compem a jurisdio. J em algumas cidades existem mais de uma vara do trabalho, face ao nmero de processos. Neste caso, toda reclamao trabalhista ser distribuda para saber qual das varas daquela jurisdio ser a competente. Comentrios do Professor: A jurisdio trabalhista quem define e os tribunais regionais; define-se por nmeros de processo, de acordo com a demanda; pode aumentar o nmero de vara ou diminuir. Juiz de Fora tm 5 varas, e agora, tem Vara da justia federal em Muria; antigamente s tinha em Juiz de Fora. Para ser criadas ou extintas varas do trabalho dependem do nmero de processo que tramita no ms; como j foi dito, a jurisdio da vara de Cataguases atinge vrias cidades da regio; Pode a OAB, quando ver que existem muita quantidade de processo e o Juiz daquela vara no est dando conta para julgar, pressionar para que sejam criadas mais varas; Lugar aonde tem mais de uma vara, vai pela sorte, pode o processo cair na mo de um Juiz bom ou ruim.

Continuao: A competncia poder ser em razo da matria, em razo do local e em razo da pessoa. Assim, temos que observar: Em razo da matria O artigo 114 da CRFB/88 deixa consignados os tipos de assuntos que sero de competncia da justia do trabalho. A EC 45/04 deu uma nova redao ao citado artigo 114 da CRFB/88, aumentando as matrias que sero apreciadas pela Justia do Trabalho. Tal competncia absoluta, ou seja, ainda que as partes aceitem o trmite em outro rgo do judicirio, no poder ser admitido, podendo inclusive, o Juiz, de ofcio, declarar incompetncia absoluta em razo da matria.

Comentrios do Professor: A competncia pode ser em razo da matria, local, pessoa; tem uma regra a observar; Em razo da matria definido na CF; aquele rgo competente para apreciar, exemplo: Justia do Trabalho competente para julgar as causas relativas ao trabalho;

Temos o exemplo de danos morais: antigamente tinha que entrar com duas aes, uma na justia do trabalho para pedir os direitos trabalhistas e depois entrar, na justia comum, com danos morais; tinha dois processos: trabalhista e civil. Demorava muito porque tinha que esperar a lentido da justia comum. Hoje, com emenda 45, isso acabou, ambas as aes podem entrar na justia do trabalho; Pode ajuizar uma ao s, pedir danos morais e direitos trabalhistas ou ajuza ao separada; uma pedindo direitos trabalhistas e outra ao pedindo danos morais; tudo na justia do trabalho. Depende muito do caso, s vezes o dano moral vai atrasar o julgamento da ao e seu cliente vai demorar a receber os direitos trabalhistas por conta do julgamento do dano moral, ento, melhor entrar separado; pode ser tudo no mesmo dia. A Competncia pode ser absoluta, ainda que as partes no queiram ou no aceitem a competncia para entrar na justia do trabalho; exemplo do dano moral absoluta, no pode entrar em outra vara. Quero distribuir ao de dano moral na justia comum porque o Juiz meu amigo; no pode! A justia comum pode encaminhar o processo (incompetncia absoluta), para ser redistribudo na Justia do Trabalho; Competncia em relao ao local, tambm absoluta, no pode entrar em outra jurisdio. Exemplo: Alm Paraba no pode entrar com ao em Juiz de Fora, tem que ser em Cataguases.

Aula do dia 15.08.2013. Competncia em Relao ao Local H ainda a necessidade de observar a competncia territorial, sendo necessrio observar o disposto no artigo 651 da CLT. Assim, temos: Local da prestao dos servios; Empregado viajante ser na matriz ou filial da empresa, caso inexista, no endereo do domiclio; Se o contrato em um local e prestar servio em outro, poder optar o empregado. Forma de ajuizamento da reclamao trabalhista: A RT poder ser iniciada da seguinte forma: Verbal: O reclamante, atravs do setor de atermao, relata ao servidor os acontecimentos, cabendo este reduzir a termo sua reclamao. Neste caso no h representao por Advogado. No caso da realizao da atermao, o reclamante no ter, na maioria dos casos, conhecimento o bastante para realizar os atos processuais, o que poder lhe causar significativo prejuzo. certo que poder contratar um advogado em qualquer fase processual, porm, no poder alterar os pedidos, mantendo os atos j realizados. Por escrito: A RT ser iniciada atravs de uma petio, contendo todos os fatos e documentos relativos aos pedidos. A inicial somente poder ser alterada antes da realizao da notificao. A

elaborao da petio deve seguir os ditames do art. 282 do CPC. Distribuio e notificao A RT, independentemente de atermao, ou petio, ser distribuda quando existir mais de uma Vara do Trabalho na mesma jurisdio. Com a distribuio, ser gerado pelo sistema o nmero do processo, bem como a data da audincia. Junto com a distribuio deve existir uma cpia para encaminhar (s) reclamada(s). A notificao ocorrer via postal, contendo ento a cpia da inicial, juntamente com a comunicao da data da audincia e horrio. Rito do processo Na Justia do Trabalho existiro os seguintes ritos: SUMARSSIMO: Quando o valor da causa for de at 40 salrios mnimos. vedado tal rito quando for necessrio a notificao por edital e quando for contra a administrao pblica, a teor do art. 852-A. Todos os pedidos devem conter os valores relativos, sendo vedado pedir sem especificao. Assim, cada pedido ter seu valor expresso, o que gerar maior trabalho ao advogado. Se no forem observados tais requisitos, a RT ser arquivada, condenando o reclamante s custas processuais, arbitrados em 2% do valor da causa.

Comentrios do Professor: Na aula passada falamos da competncia em razo da matria; nessa aula falaremos competncia em razo do local. Lembrado que as competncia da justia do trabalho se encontra no artigo 114 da CRFB. Falar de competncia local, geralmente ligado ao domiclio onde o empregado prestou o servio, ainda que contratado em outro lugar; exemplo: o trabalhador prestou servio em Cataguases, no pode ajuizar ao em Visconde do Rio Branco; o artigo 651da CLT:
Art. 651 - A competncia das Juntas de Conciliao e Julgamento determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.

Fui demitido da Faculdade Sudamerica, moro em Juiz de Fora; no pode ajuizar uma ao l; sendo a faculdade em Cataguases e prestei servio dando aulas aqui, tem que ajuizar a ao aqui. Competncia existe e tem que se observada. Como fica o caso do vendedor ou motorista que trabalha em vrios locais como: Muria, Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora? Neste caso o local de competncia onde a Matriz da empresa ou na sua filial. Outro exemplo os funcionrios da ENERGISA que so viajantes, ele pode optar pelo local pelo fato de existir a matriz em Cataguases e filiais em outras cidades.

Petio Inicial o mesmo que Petio Exordial No caso de empresa que no tem lugar certo: um dia est em um lugar, no outro dia em outro, pode ser no local de domiclio do empregado. Mas a regra geral no local de prestao do servio. Incompetncia relativa ajuizando uma ao em Juiz de Fora, mas o local do servio foi em Cataguases, ningum falou nada, pode continuar no local errado. O Advogado tem arguir exceo de competncia; no fazendo, fica como est. Arguindo incompetncia relativa, os autos estando em Juiz de Fora, remetem para Cataguases.

FORMA DE INICIAR UMA RECLAMAO:

Primeiro por atermao (VERBAL) o empregado no paga Advogado, no tem representao, ele narra os fatos para o serventurio da justia do trabalho e este reduzido a termo. muito arriscado porque o empregador no sabe o que tem que pedir oitiva de testemunha, prova pericial, no sabe que documento juntar na petio inicial, etc. Muitas das vezes, o juiz acaba tomando as dores do empregado; o que errado. Na atermao sai uma sentena, querendo recorrer, tem que contratar um Advogado. Tem servidor que fala com o empregado que ele precisa de um Advogado; que muito arriscado ele entrar sem Advogado. O nome atermao porque tudo que foi narrado colocado a termo, num documento. Mas, o empregado no sendo representado fica desamparado; melhor pagar 20% de honorrios do que arriscar e perder muito mais por no ter conhecimento jurdico. Durante o curso do processo, pode o empregado, contratar um Advogado; fica complicado; eu (Gumercindo) no pego esse tipo de processo. Porque na sentena fica difcil para recorrer porque no ouviu testemunha, no juntou documentos e o recurso vai ser julgado improcedente. No pode fazer mais nada; o que pode ser feito atravessar uma petio pedindo a desistncia do processo e comear um novo processo; alterar algo no processo, no pode! POR ESCRITO Quando inicia uma ao sem procurar setor da justia do trabalho para artemao; j chega com tudo escrito. Pedir para notificar o empregador; o certo pedir para notificar, no pedir para ser citado. Pode alterar uma petio? Pode! Enquanto no for feito a notificao das partes; depois de feita notificao das partes s com anuncia da parte.

DISTRIBUIO E NOTIFICAO A petio inicial distribuda no local aonde existir uma Vara do Trabalho. Cataguases tem uma nica vara; mas h locais com mais de uma vara; poder ser distribuda para a 1, 2 3 ou mais varas; depende da sorte.

s vezes o Juiz de certa vara um pouco mais flexvel do que da outra vara. Para saber o nmero do processo, que vara est o processo, data da audincia, hora, etc. Vem tudo na notificao quando encaminhado para as partes. Na justia do trabalho igual ao juizado especial: quando distribui o processo j passa tudo pelo sistema e vem com horas e tudo mais marcado. impresso uma cpia de contra f (mais de uma via) que serve de notificao para a reclamada. A notificao pode se feita via postal, atravs de AR; A audincia da justia do trabalho UNA acontece tudo de uma vez s: instruo, julgamento (dependendo do rito). importante que se saiba o rito certo para entrar com a petio; para saber tal procedimento - porque no seguindo o rito certo, seguir procedimentos errados, a ao poder ser arquivada; para cada rito tem uma custa e pode at prescrever. extremamente importante saber o rito. O rito sumarssimo para ao de valor at de 40 salrios mnimos; no final da petio tem que colocar: D-se a causa o valor tal, aonde vai saber o rito. Causar acima de 40 SM, citao feita por edital (lugar incerto e no sabido das partes) e quando for causa contra a Administrao Pblica ser no rito ordinrio (exemplo: Contra o Municpio de Cataguases, Leopoldina); no rito ordinrio, no pode ser no sumarssimo. Pode se at uma causa de valor menor que 40 SM. Para os Advogados, melhor que seja no rito ordinrio porque pode pedir e no colocar o valor total; no sumarssimo no pode, tem que colocar o valor de cada verba; gera mais trabalho para calcular. No colocando o valor, no rito sumarssimo, poder o processo ser arquivado. Outro exemplo: estou no rito ordinrio, mas o valor da causa est abaixo de 40 SM ou Juiz percebe que a soma das verbas esto muito exorbitante, no chega nem a 20 SM; poder mandar arquivar o processo e mandar pagar o a multa do valor da causa que de 2%.

Aula do dia 22.08.2013 RITO ORDINRIO: Quando o valor da causa for superior a 40 salrios mnimos, o rito ser o ordinrio. E, conforme j visto no Sumarssimo, se a citao (notificao) for por edital ou quando for ao contra Administrao Pblica, independente de valor, o rito ser considerado ordinrio. No ordinrio no h necessidade de colocar valores individuais a cada pedido, apenas pleite-los, eis que sero apurados em liquidao de sentena. No rito ordinrio possvel a oitiva de no mximo 3 testemunhas. J no sumarssimo este nmero reduzido 2 testemunhas para cada parte. AUDINCIAS: Em regra, toda audincia trabalhista UNA, ou seja, era para existir uma nica audincia, sendo que inicialmente tenta-se a

conciliao, no sendo realizado acordo, inicia-se na mesma audincia a instruo e julgamento. Ocorre que, a maioria das varas do trabalho utiliza-se o seguinte procedimento: Rito Sumarssimo: Audincia Una; Rito Ordinrio: Audincia inicial (conciliao) + Audincia de Instruo. Na audincia inicial, frustrada a conciliao, a reclamada apresentar a defesa. Todos os requerimentos devem ocorrer nesta audincia, sob pena de precluso. Exemplo: Pedido de Percia; Oficiar algum rgo. A defesa apresentada ser dada vista parte contrria para impugnao. Se for sumarssimo, tal impugnao ser verbal, no momento da audincia. J a audincia de instruo serve para realizar as provas das partes e a oitiva das testemunhas. No depoimento pessoal, primeiro escuta-se o autor e depois o ru, sendo necessrio a retirada do ru da sala de audincia. No depoimento, o advogado de uma parte direciona a pergunta para a outra parte, nunca para seu prprio cliente. O depoimento facultativo, assim como a oitiva de testemunhas, cabendo ao advogado estudar melhor estratgia. J as testemunhas, inicialmente realizada a oitiva do autor e depois do ru. A testemunha poder comparecer independemene de intimao, causando um elemento surpresa. Na dvida do comparecimento, deve ser requerida atravs de carta de intimao. Se a testemunha for intimada e no comparecer, poder inclusive ser a audincia suspensa, exceto se a parte que requereu, desistir da mesma. Aps a audincia de instruo ser designada a audincia de encerramento\julgamento. Nesta audincia no h comparecimento das partes, serve apenas para tornar pblico o teror da deciso, ou seja, a data da sentena. Comentrios do Professor: Rito ordinario melhor para ao trabalhista; o sumarssimo e mais problemtico porque tem que calcular e colocar o valor de cada verba pedida; tendo erro no clculo o processo arquivado. A maior parte chuta para valor acima de 40 salrios mnimos para que a ao caia no rito ordinrio. A citaao (notificao) por edital para administrao pblica e quando a citaao feita por edital, ser sempre obrigatrio no rito ordinrio. No rito sumarssimo tem especificar o valor de cada verba pedida e colocar um valor total; nos ordinrio no precisa calcular cada verba pedida, colocar s o valor total. Atenao: a petiao pode ser indefirida caso seja inventado um valor que no corresponda a somatria do pedido. Em Muria um Advogado colocou no pedido um valor extremamente alto, quando na soma das

verbas no dava nem R$ 1.500,00 a ao foi extinguida sem resoluao do mrito com base no CPC; sendo pouca coisa pedida tem que especificar o valor. Fica mais fcil quando tem dano moral porque chuta qualquer valor e ao vai ultrapassar os 40 SM, caindo no rito ordinrio. No rito sumarssimo, logo na audincia, tem que levar duas testemunhas para cada parte. No rito ordinrio, o nmero de testemunha so trs para cada parte. A regra que toda audincia na justia do trabalho seja UNA (nica); j se pergunta se tem acordo ou no; no tendo acordo comea a instruao e julgamento, isso no rito sumarssimo; No rito ordinrio tem a audincia inicial e depois a instruo. A conciliao para tentar que seja feito um acordo entre empresa e empregado; a defesa sempre na primeira audincia; tem que trazer a defesa debaixo do brao, mas pode ser verbal ou escrita. No rito ordinrio, a instruo, s vezes, marcada para 6 meses depois; j na primeira audincia tem que pedir percia e todos os requerimentos necessrios. Apresentada a petio inicial, a parte contrria vai constestar e o autor vai rebater; depois abre-se vista para as partes; J NO RITO SUMARSSIMO TUDO FEITO NA AUDINCIA INICIAL; PARTE CONTRRIA CONSTESTA A OUTRA REBATE, TUDO ORAL. No rit ordinrio o Juiz concede 5 a 10 dias para voc constestar; exemplo: o documento tal gera dvida na assinatura, no do reclamante, tem que rebater e pedir percia. Tem a prova verbal onde colido depoimento das testemunhas, autor e ru; nunca fazer pergunta para o cliente, sempre para a parte contrria. O depoimento facultativo s vezes, tem processo que interessante ouvir as testemunhas; outros, no interessa, ento o Advogado tem direito de desistir da oitiva das testemunhas. Pode levar testemunha, um ato voluntrio; causa impacto na parte contrria. Mas tem testemunha que o Advogado pode pedir para ser intimada a comparecer; mas esta desfavorvel porque a empresa fica sabendo quem pode querer subornar a testemunha. A intimao da testemunha no caso de dvida do seu comparecimento ou no. Quando a testemunha intimada e no comparece, o Advogado consegue suspender a audincia; mas, embora tenha sido intimada eu posso desistir dela (testemunha). Depois da audincia de instruo, no rito ordinrio, ser marcada a audincia de julgamento; s vezes, o Juiz d a sentena na mesma hora (J na audincia de instruo); o prazo comea a contar no outro dia. (para recurso).

Aula do dia 29-08-2013 Da Percia Tcnica H alguns pontos que so necessrios a realizao de percia tcnica. Para tanto, na audincia inicial dever ento ser pleiteada a prova pericial. Sendo

10

deferido, o juiz nomear tal perito para realizao da percia; concedendo um prazo para que as partes apresentem os quesitos, que so perguntas dirigidas ao perito, versando cobre o caso. Atualmente as percias mais utilizadas so: Percia tcnica - com engenheiro, para apurar insalubridade/periculosidade ou a sistemtica de um acidente de trabalho. Percia mdica - por um mdico, para apurar a incapacidade total ou parcial, ou o nexo de uma doena com o labor. Percia contbil - realizada por profissionais de contabilidade para apurar contas, valores, analisar documentos contbeis, etc. Aps a realizao da percia, o perito apresentar um laudo tcnico informando o resultado da percia, bem como respondendo os quesitos e complementando com informaes que julgar importante. O juiz dar vista para as partes, caso queiram impugnar o laudo, ou solicitar informaes complementares. Assim, a audincia de instruo somente ocorrer aps a discusso da percia. Ressalte-se que o juiz no ficar adstrito prova pericial, a teor do artigo 436 do CPC. Preposto O preposto a pessoa que vai representar a reclamada em audincia. Para ser preposto, a pessoa deve ter conhecimento dos fatos e ser empregado da empresa. Na Justia Comum no necessrio que seja empregado. Caso no seja empregado, a reclamada no estar legalmente representada em juzo, gerando a pena de revelia. Alm de empregado, pode estar representado por um scio. Na audincia devem ser apresentados os atos constitutivos da empresa e a carta de preposto/procurao. Pode ser pleiteado a juntada aps a audincia. No caso da reclamada ser pessoa fsica, poder ser representada por qualquer membro da famlia. E no caso de microempresa, por contador responsvel pela contabilidade da empresa. Mas, a regra, que tenha conhecimento e ainda seja empregado. Confisso ficta Quando a empresa representada em juzo, porm seu preposto nada soube responder, dever a parte contrria requerer a confisso ficta, sob pena de precluso. A diferena da revelia para a confisso que aquela empresa no compareceu ou no est legalmente representada e na confisso, no sabe dos fatos. Comentrios do Professor: Vimos na aula passada os tipos de audincia, no rito ordinrio, que so: inicial, instruo e julgamento (deciso). Nesta aula vamos falar da percia tcnica serve para o Juiz comprovar e ter conhecimento do parecer do mdico do trabalho, engenheiro de segurana do trabalho, etc.

11

A percia faz parte do projeto da sentena, embora o Juiz no obrigado a decidir ou seguir com base na percia; mas, 90% dos casos, o Juiz segue o que est na percia. Na audincia que tem acordo, no precisar da percia; no tendo acordo a parte pode pedir a percia. Exemplo: Acidente no trabalho; doenas ocasionadas por periculosidade, insalubridade; doenas ocupacionais pode d direito estabilidade no trabalho. Geralmente o Juiz j tem uma lista de peritos; Quando o Juiz nomeia um mdico para perito, ele defere um prazo (geralmente 10 dias) para que o mesmo responda os quesitos. As partes e o Juiz podem fazer perguntas para o perito. Pode ser um engenheiro para percia tcnica na engenharia do trabalho; que prova que tem que ser usados certos EPCs ou EPIs; que eram para ser usado em determinada empresa e no estavam sendo usados; ou os que estavam sendo usados eram inadequados. O perito mdico serve para atestar sobre doenas como Tendinite, Bursite, surdez (para quem trabalha em indstria com muito barulho de mquinas), etc. Ou pode, ainda, nomear um perito contbil nos momentos em que precisar analisar os documentos, balano patrimonial, balancete ou parecer sobre documentos da empresa (para ver se ela est falando a verdade alegando que no pode pagar porque est no vermelho); Geralmente na parte de execuo, as partes divergem no valor a pagar pode contratar um perito. O documento que o perito entrega para a justia chama-se LAUDO TCNICO. Onde o perito respondeu os quesitos, juntou dados complementares e deu o seu parecer. De posse do Laudo Tcnico o Juiz abre vista do mesmo para as partes para verificar se o que o perito est falando verdade; pode concordar ou no com perito; neste caso pode pedir informaes complementares ao perito sobre algum quesito (tudo dentro do prazo) ou at mesmo impugnar o laudo e pedir uma nova percia ou novo perito. Todas as provas tm que ser saneadas; no sendo, no tem instruo. Razo do qual, no rito ordinrio, a instruo sendo bem na frente, d tempo para analisar; no rito sumarssimo, no tem tempo para nada, tudo na hora. O Juiz pode destituir o perito se ele fizer um trabalho mal feito; mas geralmente, o Juiz d nova chance para o perito complementar alguma coisa que faltou. Importante frisar que o Juiz no fica obrigado a decidir s com base nas provas periciais; pode decidir com base na oitiva de testemunhas ou outras.

12

O PREPOSTO O preposto, na audincia tem que comparecer; as partes tem que comparecer em audincia; no comparecendo pode pegar atestado justificando (caso de doena ou fora maior); A empresa no pode mandar outro no lugar do preposto; Geralmente preposto quem ocupa cargo do scio, gerente ou outro empregado; Importante que o preposto tenha conhecimento do fato sob pena de confisso ficta ou revelia. No sendo o preposto empregado da empresa, o Advogado pode impugnar. Seria como a empresa no tivesse ido na audincia o Juiz concede REVELIA no recebe (Juiz) se quer a defesa; mesma coisa se o preposto no foi e s foi o Advogado da empresa; no vale! (Advogado no pode se valer de preposto). Advogado sendo empregado da empresa, poder fazer as vezes de preposto. Estagirio no pode ser preposto da empresa. A CARTA PREPOSTO documento que prova que a empresa nomeou algum para responder por ela. Diferente de PROCURAO, onde a o Advogado est defendendo a empresa, mas no responde por ela (Empresa). Quando for pessoa fsica como empregador (Eu tenho uma empregada domstica que foi demitida e moveu ao contra a minha pessoa), poder mandar um membro da unidade da famlia. No caso de Micro Empresa o contador poder ser preposto. Vamos falar da confisso ficta Quando o preposto comparece e fala: no lembra, no sei, no vi (falta de conhecimento dos fatos); pode o Advogado pedir a aplicao de pena de Confisso Ficta. Legalmente o preposto empregado da empresa, mais no sabendo do fato pode imaginar que trabalha na empresa s com funo de preposto, mas no sabe nada. Tem que ser solicitado na hora, sob pena de precluso do direito. Se o Juiz indeferir o pedido de ouvir testemunha, mandar constar em ata para grau de recurso; Juiz no quer ouvir testemunha porque alega est convencido, mas talvez aquela testemunha era a pea chave para a ao de bom xito. Importante est ciente do processo (ler todo o processo) para ouvir a parte contrria; importante: sabendo que uma testemunha, da parte contrria, fraca, importante ouvi-la, posso querer ouvi-la.

Вам также может понравиться