Вы находитесь на странице: 1из 36

APOSTILA DE GSO I

Apostila sobre gerenciamento de sistemas operacionais I, disponvel a todos que queiram conhecer melhor os recursos dos sistemas operacionais da Microsoft.

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Introduo de sistemas operacionais. ........................................................................... 3 A espinha dorsal do sistema operacional. .................................................................... 5 O que um sistema operacional faz? ............................................................................. 6 Quais so os tipos de sistemas operacionais? ............................................................... 7 A inicializao do sistema operacional. ....................................................................... 9 Como o sistema operacional gerencia o processador. ................................................ 11 Como o sistema operacional gerencia o armazenamento e a memria. ...................... 14 Como o sistema operacional gerencia os dispositivos. ............................................... 16 Interface de aplicativos. ............................................................................................ 17 Interface com o usurio. ........................................................................................ 19 Novidades para os sistemas operacionais. .............................................................. 21 Instalando o VMWare Player................................................................................. 23 Instalando Windows 98. ........................................................................................ 26 Instalando Windows XP. ....................................................................................... 28 Windows 2003 Server. .......................................................................................... 29 Instalando o servio de Active Directory. .............................................................. 30

Eduardo Batisto

Pgina 2

1. Introdua o de sistemas operacionais.


Se voc tem um computador, j ouviu falar sobre os sistemas operacionais. Qualquer computador de mesa ou laptop que voc compra normalmente j vem com o Windows instalado. J os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou UNIX. O sistema operacional (SO) a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna intil. Recentemente comearam a surgir sistemas operacionais para pequenos computadores. Se voc gosta de investigar os dispositivos eletrnicos, vai descobrir que existem sistemas operacionais em dispositivos que usamos todos os dias, de celulares a pontos de acesso sem fios. Os computadores utilizados nestes pequenos dispositivos se tornaram to poderosos que hoje eles podem at rodar um sistema operacional e aplicativos. Um computador de um celular moderno mais poderoso do que um computador de mesa h 20 anos. Esta evoluo coerente e faz parte de um processo de desenvolvimento natural. Geralmente, voc pode fazer alteraes no funcionamento de qualquer dispositivo que rode um sistema operacional. Isto no uma feliz coincidncia. Como os sistemas operacionais so feitos de cdigos portveis, em vez de circuitos fsicos permanentes, eles podem ser alterados sem que seja necessrio descartar o dispositivo inteiro.

Foto da caixa reimpressa com permisso da Microsoft Corporation 2003 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Sistema operacional Microsoft Windows XP

Eduardo Batisto

Pgina 3

Para os usurios de computadores de mesa, significa poder adicionar diversos recursos: uma nova atualizao de segurana, patch do sistema, novo aplicativo ou at mesmo um novo sistema operacional sem ter de comprar um novo computador. Quando voc entende o funcionamento de um sistema operacional e sabe como configur-lo, voc pode fazer muitas mudanas no comportamento dele. Isto funciona tanto para o telefone celular quanto para o computador. O objetivo de um sistema operacional organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexvel e previsvel. Neste artigo, vamos explicar o que um software precisa fazer para ser chamado de sistema operacional e mostrar como funciona o sistema operacional do seu computador vendo alguns exemplos de como controlar os outros sistemas operacionais que existem ao seu redor.

Eduardo Batisto

Pgina 4

2. A espinha dorsal do sistema operacional.


Nem todos os computadores tm sistemas operacionais. O computador que controla o forno de microondas da sua cozinha, por exemplo, no precisa de um. Um forno de micro-ondas realiza um conjunto bastante especfico de tarefas e as informaes de entrada so bastante simples (um teclado numrico e alguns botes com aes pr-definidas). O hardware tambm simples e nunca muda. Para um computador como esse, um sistema operacional seria completamente desnecessrio. Isso aumentaria os custos de desenvolvimento e produo e complicaria um processo que bastante simples. O computador de um forno de microondas sempre executa o mesmo programa codificado por hardware. Em outros dispositivos, o sistema operacional cria a possibilidade de: Realizar uma variedade de tarefas; Interagir com os usurios de forma complexa; Acompanhar as necessidades que mudam com o tempo. Todos os computadores de mesa tm sistemas operacionais. Os mais comuns so os da famlia Windows, da Microsoft, o OS X, sistema operacional do Macintosh desenvolvido pela Apple, o Linux, sistema operacional desenvolvido por Linus Torvalds e pela comunidade de desenvolvedores de software open source, e a famlia UNIX de sistemas operacionais (que foram desenvolvidos por uma srie de pessoas, empresas e colaboradores). Existem ainda centenas de outros sistemas operacionais desenvolvidos para aplicaes especficas como mainframes, robtica, manufatura, sistemas de controle em tempo real e etc.

Eduardo Batisto

Pgina 5

3. O que um sistema operacional faz?


No nvel mais simples, o sistema operacional realiza duas tarefas: Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memria, o espao em disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexo de rede; Proporciona uma maneira estvel e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware. A primeira tarefa, ou seja, o gerenciamento de recursos de software e hardware uma tarefa extremamente importante. Diversos programas e mtodos de entrada de dados competem pela ateno da CPU (Unidade Central de Processamento) e demanda memria, espao em disco e largura de banda de entrada/sada. O sistema operacional faz o papel do bom pai. Ele cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessrios para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usurios e aplicativos. A segunda tarefa fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o sistema operacional ou se o hardware do computador constantemente atualizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programao de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nvel de segurana de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memria e a rea de armazenamento sejam diferentes. Mesmo que um computador seja nico, um sistema operacional assegura que os aplicativos continuem funcionando aps as atualizaes de hardware. Isso acontece porque o sistema operacional, e no o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuio dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais criar um sistema flexvel o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuais podem acomodar milhares de impressoras, drivers e perifricos especiais em qualquer combinao possvel.

Eduardo Batisto

Pgina 6

4. Quais sa o os tipos de sistemas operacionais?


Existem 4 tipos bsicos de sistemas operacionais. Eles so divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Estas so as categorias mais abrangentes: Sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system). utilizado para controlar mquinas, instrumentos cientficos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS no tem uma interface para o usurio muito simples e no destinado para o usurio final, desde que o sistema entregue como uma "caixa selada". A funo do RTOS gerenciar os recursos do computador para que uma operao especfica seja sempre executada durante um mesmo perodo de tempo. Numa mquina complexa, se uma parte move-se mais rapidamente s porque existem recursos de sistema disponveis, isto pode ser to catastrfico quanto se uma parte no conseguisse se mover porque o sistema est ocupado. Monousurio, monotarefa. O sistema operacional foi criado para que um nico usurio possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousurio e monotarefa. Monousurio, multitarefa. Este tipo de sistema operacional o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS so exemplos de sistemas operacionais que permitem que um nico usurio utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, perfeitamente possvel para um usurio de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail. Multiusurio. Um sistema operacional multiusurio permite que diversos usurios utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitaes de vrios usurios estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usurio no afete toda a comunidade de usurios. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS so exemplos de sistemas operacionais multiusurios.

Eduardo Batisto

Pgina 7

Foto cedida Apple Tela do sistema operacional Mac OS X Panther importante diferenciar os sistemas operacionais multiusurio dos sistemas operacionais monousurio que suportam rede. O Windows Server e o Novell Open Enterprise Server podem suportar centenas ou milhares de usurios em rede, mas os sistemas operacionais em si no so sistemas multiusurio de verdade. O administrador do sistema o nico "usurio" do Windows Server ou do Novell Open Enterprise Server. O suporte rede e todos os usurios remotos so, do ponto de vista do sistema operacional, um programa sendo executado pelo administrador.

Eduardo Batisto

Pgina 8

5. A inicializaa o do sistema operacional.


Quando voc liga o computador, o primeiro programa executado , geralmente, um conjunto de instrues armazenadas na memria ROM. Este cdigo examina o hardware do sistema para ter certeza de que tudo est funcionando corretamente. Este auto-teste, conhecido como POST (power-on self test) verifica a CPU, a memria, a BIOS (Basic Input Output System - Sistema de Entrada e Sada Binrio ), procura por erros e armazena o resultado em uma memria especial. Ao completar o POST, o software carregado na memria ROM (s vezes chamado de BIOS ou firmware) ativa as unidades de disco do computador. Na maioria dos computadores modernos, quando o computador ativa o disco rgido ele encontra o trecho inicial do sistema operacional, conhecido como bootstrap loader (sistema de inicializao). O bootstrap loader um pequeno programa que tem uma nica funo. Ele carrega o sistema operacional na memria e permite que ele comece a operar. Em sua forma mais bsica, o bootstrap configura os pequenos programas de driver que fazem interface e controlam os vrios subsistemas de hardware do computador. Ele configura as partes da memria que contm o sistema operacional, as informaes de usurio e os aplicativos. Ele tambm estabelece as estruturas de dados responsveis pelos inmeros sinais, flags e semforos que so usados para a comunicao com (e entre) os subsistemas e aplicativos do computador. Ento ele entrega o controle do computador ao sistema operacional. As tarefas do sistema operacional, na maioria das vezes, se encaixam em seis categorias: Gerenciamento do processador Gerenciamento da memria Gerenciamento de dispositivos Gerenciamento de armazenamento Interface de aplicativos Interface do usurio Algumas pessoas defendem que o sistema operacional deveria fazer mais do que essas seis tarefas. Na verdade, alguns fabricantes at incorporam mais utilitrios e funes Eduardo Batisto Pgina 9

auxiliares nos seus sistemas, mas, essas 6 tarefas definem o ncleo de quase todos os SOs. Vamos conhecer agora as ferramentas utilizadas pelo sistema operacional para executar cada uma dessas funes.

Eduardo Batisto

Pgina 10

6. Como o sistema operacional gerencia o processador.


As 2 principais funes do gerenciamento do processador so: Garantir que cada processo e aplicativo recebam tempo suficiente do processador para funcionar corretamente; Usar quantos ciclos de processador quanto possvel para realizar as tarefas. A unidade bsica do software com a qual o sistema operacional trabalha para organizar as tarefas realizadas pelo processador representada pelo processo ou thread, dependendo do sistema operacional. Podemos at pensar em um processo como um aplicativo, mas isso d uma idia incompleta de como os processos se relacionam com o sistema operacional e com o hardware. O aplicativo que voc v (processador de texto, planilha eletrnica ou jogo) , de fato, um processo. Porm, os aplicativos podem ativar outros processos para se comunicarem com outros dispositivos ou computadores. Tambm existe uma srie de processos que so executados sem que voc perceba. O Windows e o UNIX podem executar, em background, dezenas de processos para lidar com a rede, gerenciar a memria e o disco rgido, verificar vrus etc. Em resumo, um processo um software que executa aes e pode ser controlado pelo usurio, por outros aplicativos ou pelo sistema operacional. So os processos, e no os aplicativos, que o sistema operacional controla e faz sua escala para que a CPU os execute. Em um sistema monotarefa, este trabalho bastante simples. O sistema operacional permite que o aplicativo seja iniciado, suspendendo sua execuo somente para tratar as interrupes e inseres do usurio. Interrupes so sinais especiais enviados pelo hardware ou software para a CPU. como se alguma parte do computador levantasse a mo e chamasse a ateno da CPU em uma reunio animada. Algumas vezes, o sistema operacional vai priorizar alguns processos e ignorar as interrupes (mascarar as interrupes) para que uma tarefa seja cumprida o mais rpido possvel. Entretanto, existem algumas interrupes (condies de erro ou problemas com a memria) que so to importantes que no podem ser ignoradas. Essas interrupes no - mascarveis (NMI - Non-maskable Interrupts) devem ser atendidas imediatamente. Eduardo Batisto Pgina 11

As interrupes podem causar alguma complicao na execuo dos processos em um sistema monotarefa. Porm, o trabalho do sistema operacional se torna muito mais complicado em um sistema multitarefa. Ele deve organizar a execuo dos aplicativos para que voc acredite que vrias coisas esto acontecendo ao mesmo tempo. Isto complicado porque a CPU s pode fazer uma coisa de cada vez. Para criar esta aparncia de coisas acontecendo ao mesmo tempo, o sistema operacional precisa mudar de um processo para os outros milhares de vezes por segundo. Vamos ver o que acontece. Um processo ocupa certa quantidade de memria RAM. Ele tambm utiliza os registradores, pilhas e filas da CPU e memria do sistema operacional. Quando 2 processos acontecem ao mesmo tempo, o sistema operacional aloca uma certa quantidade de ciclos da CPU para um programa. Depois que os ciclos so executados, o sistema operacional faz uma cpia de todos os registradores, pilhas e filas utilizados pelos processos e registra o ponto em que a execuo foi interrompida. Ele ento carrega todos os registradores, pilhas e filas utilizados pelo segundo processo e aloca outra quantidade de ciclos de CPU para ele. Quando os ciclos terminam, o sistema operacional copia todos os registradores, pilhas e filas utilizadas pelo segundo programa e carrega o primeiro programa. Todas as informaes necessrias para controlar a mudana dos processos so armazenadas num pacote de dados chamado de bloco de controle de processo, que contm: Um nmero ID que identifica o processo; Ponteiros para as localizaes do programa e seus dados quando o ltimo processamento ocorreu; Contedo dos registradores; Estado de vrios flags e switches; Ponteiros para os limites (superior e inferior) da memria requisitada para o processo; Uma lista de arquivos abertos pelo processo; A prioridade do processo; O status de todos os dispositivos de entrada/sada requisitados pelo processo. Eduardo Batisto Pgina 12

Cada processo tem um status associado a ele. Muitos processos no consomem tempo da CPU at que recebam algum tipo de comando. O processo pode estar, por exemplo, esperando que o usurio aperte alguma tecla, enquanto ele espera, a CPU no utilizada. Neste momento, o processo est "suspenso". Quando o usurio aperta a tecla, o sistema operacional muda o status do processo. Quando o status do processo muda de "pendente" para "ativo" ou de "suspenso" para "em execuo", as informaes no bloco de controle de processo devem ser usadas, assim como os dados de programa, para direcionar a execuo da alternncia de tarefas do sistema operacional. Essa troca de processo acontece sem a interferncia direta do usurio e cada processo consegue ciclos de CPU suficientes para realizar suas tarefas em um perodo razovel de tempo. O problema acontece quando o usurio tenta executar muitos processos ao mesmo tempo. O prprio sistema operacional precisa de alguns ciclos de CPU para salvar todos os registradores, filas e pilhas dos processos e realizar a alternncia entre eles. Se uma determinada quantidade de processos iniciada, e se o sistema operacional no foi cuidadosamente planejado, o sistema pode comear a usar a maioria dos ciclos de CPU disponvel para alternar os processos em vez de execut-los. Isso se chama thrashing e geralmente requer algum tipo de interveno direta do usurio para interromper os processos e reorganizar o sistema. Uma forma de reduzir o thrashing diminuir a necessidade de criao de novos processos para realizar as tarefas. Alguns sistemas operacionais utilizam um processo mais "leve" chamado thread. Uma thread pode controlar o trabalho mas, geralmente, no lida com os vrios tipos de entrada/sada e no estabelece estruturas que exijam o longo bloco de controle de processo de um processo regular. Um processo pode iniciar muitas threads ou outros processos, mas uma thread no pode iniciar um processo. At agora, tudo o que discutimos diz respeito a uma nica CPU. Em um sistema com duas ou mais CPUs, o trabalho dividido. O sistema operacional deve equacionar a demanda de cada processo para as diferentes CPUs. Os sistemas operacionais assimtricos utilizam uma CPU para suas prprias necessidades e dividem os processos dos aplicativos entre as outras CPUs. Os sistemas operacionais simtricos compartilham as vrias CPUs e equacionam a demanda e a disponibilidade da CPU, mesmo quando o sistema operacional o nico aplicativo em execuo. A CPU no o nico recurso requisitado mesmo quando somente o sistema operacional est sendo executado. O gerenciamento da memria um passo crucial para que todos os processos sejam executados de maneira tranqila.

Eduardo Batisto

Pgina 13

7. Como o sistema operacional gerencia o armazenamento e a memo ria.


Quando o sistema operacional gerencia a memria do computador, duas grandes tarefas precisam ser cumpridas. Cada processo deve ter memria suficiente para ser executado. Ele no pode utilizar a memria de outro processo e outro processo tambm no pode utilizar a sua memria. Os diferentes tipos de memria no sistema devem ser bem utilizados para que cada processo seja executado de forma eficaz. Para realizar a primeira tarefa, o sistema operacional tem de definir os limites de memria para cada tipo de software e aplicativo. Como um exemplo, vamos criar um pequeno sistema imaginrio com 1 Gigabyte (1.000 megabytes) de memria RAM. Durante o processo de boot (inicializao), o sistema operacional do nosso computador imaginrio vai utilizar toda a memria disponvel. Depois ele "recua" o suficiente para atender s necessidades do prprio sistema operacional. Vamos supor que o SO precise de 300 megabytes para rodar. Agora, o sistema operacional vai para o fim da memria RAM e distribui essa memria para diversos drivers necessrios para controlar os subsistemas do computador. No nosso computador imaginrio, os drivers ocupam 200 megabytes. Agora que o sistema operacional foi completamente carregado, existem 500 megabytes disponveis para os processos dos aplicativos. Quando os aplicativos comeam a ser carregados na memria, eles so carregados em blocos. O tamanho desses blocos determinado pelo sistema operacional. Se o tamanho do bloco 2 megabytes, todo processo carregado receber um pedao da memria que mltiplo de 2 megabytes. Os aplicativos sero carregados nestes tamanhos fixos de blocos. Os blocos iniciaro e terminaro nos limites estabelecidos por palavras de 4 ou 8 bytes. Esses blocos e limites organizam o carregamento dos aplicativos, impedindo sobreposio. Depois que o processo estiver concludo, a pergunta que nos resta : o que se pode fazer quando o espao de 500 megabytes for ocupado? Na maioria dos computadores, possvel adicionar mais memria, alm da capacidade original. Por exemplo, voc pode expandir a memria RAM de 1 para 2 Gigabytes. Isto funciona, mas custa caro. Este fato tambm ignora um dado importante da computao: a Eduardo Batisto Pgina 14

maioria da informao que um aplicativo armazena na memria no est sendo usada o tempo inteiro. Como um processador s pode acessar um local da memria por vez, a maior parte da memria RAM no utilizada. Como o espao de disco rgido mais barato do que a memria RAM, mover a informao da memria RAM para o disco rgido uma soluo sem custo algum. Esta tcnica conhecida como gerenciamento da memria virtual. O armazenamento em disco apenas um dos tipos de memria que podem ser gerenciados pelo sistema operacional. Tambm a memria mais lenta. A seguir, veja uma classificao por velocidade dos tipos de memria em um computador. Memria cache de alta velocidade. Pequenas quantidades de memria disponveis para a CPU atravs das conexes mais rpidas. Os controladores de memria cache prevem que tipo de dados a CPU vai precisar e os transferem da memria principal para a memria cache de alta velocidade para aumentar o desempenho do sistema. Memria principal. Est a memria RAM, medida em mega e em gigabytes. Memria secundria. um tipo de armazenamento magntico rotativo que mantm os aplicativos e dados prontos para serem usados. Tambm serve como memria RAM virtual gerenciada pelo sistema operacional. O sistema operacional deve equacionar as necessidades dos diversos processos com a disponibilidade dos diferentes tipos de memria. Ele pode mover dados em blocos (chamados de pginas) para a memria disponvel de acordo com a necessidade dos processos.

Eduardo Batisto

Pgina 15

8. Como o sistema operacional gerencia os dispositivos.


O caminho entre o sistema operacional e todo hardware que no est na placa-me passa por um programa especial chamado driver. A funo principal do driver funcionar como tradutor entre os sinais eltricos dos subsistemas de hardware e a linguagem de programao de alto nvel do sistema operacional e dos aplicativos. Os drivers pegam os dados que o sistema operacional definiu como um arquivo e transforma-os em sequncias de bits. Estes bits so armazenados em locais especficos dos dispositivos de armazenamento ou se transformam em pulsos de laser em uma impressora. O funcionamento dos drivers depende do tipo de hardware, mas a maioria dos drivers executada quando o dispositivo acionado, eles funcionam de maneira semelhante a qualquer outro processo. O sistema operacional d prioridade aos drivers para que o recurso do hardware seja liberado e disponibilizado o mais rpido possvel. Uma razo para que os drivers sejam separados do sistema operacional para que novas funes sejam adicionadas ao driver (e aos subsistemas de hardware) sem que o sistema operacional seja modificado, recompilado e redistribudo. O desenvolvimento de novos drivers, geralmente realizado ou pago pelo fabricante do subsistema (em vez do desenvolvedor do sistema operacional) melhora as capacidades de entrada/sada de todo o sistema. O gerenciamento de entrada/sada est relacionado com o gerenciamento das filas e buffers. Funes de armazenamento especial pegam esses bits de um dispositivo, talvez um teclado ou uma porta USB, e os distribuem para a CPU em uma taxa lenta o suficiente para que sejam absorvidos. Esta funo especialmente importante quando muitos processos esto sendo executados e o processador est sobrecarregado. O sistema operacional diz para o buffer que continue coletando informaes de entrada do dispositivo. Mas os dados no sero enviados para a CPU enquanto o processo que estiver usando a entrada no for suspenso. Ento, quando o processo de obteno de dados de entrada estiver ativo de novo, o sistema operacional vai dizer para o buffer que ele pode enviar dados. Este processo permite que um teclado ou um modem interajam com usurios externos ou computadores em alta velocidade, mesmo quando a CPU no pode executar informaes de entrada destas fontes. Gerenciar os recursos do sistema do computador uma boa parte da funo de um sistema operacional e, no caso de sistemas operacionais de tempo real, este pode ser todo o trabalho. Para outros sistemas operacionais, o objetivo fornecer, de maneira simples e consistente, poder de processamento para aplicativos e usurios.

Eduardo Batisto

Pgina 16

9. Interface de aplicativos.
Da mesma forma que os drivers fornecem uma maneira dos aplicativos utilizarem os subsistemas de hardware sem que eles conheam cada detalhe de operao destes subsistemas, as APIs, interfaces de programao de aplicativos, permitem que os programadores utilizem funes do computador e do sistema operacional sem conhecer todos os detalhes de operao da CPU. Vamos examinar o exemplo da criao de um arquivo de disco rgido que armazenam dados. Um programador est criando um aplicativo para gravar dados de um instrumento cientfico. Ele quer que o cientista possa nomear o arquivo criado. O sistema operacional pode fornecer uma funo API chamada MakeFile para criar arquivos. Ao escrever o programa, o programador pode inserir uma linha deste tipo: MakeFile [1, %Name, 2] Neste exemplo, a instruo diz para o sistema operacional que ele deve criar um arquivo que permite acesso aleatrio as seus dados. (O nmero 1 depois do comando "MakeFile" estabelece esta opo. Se a opo fosse 0, o sistema operacional criaria um arquivo serial). Este arquivo ter o nome criado pelo usurio (%Name) e ter um tamanho varivel de acordo com a quantidade de dados armazenados no arquivo. (O nmero 2 define esta opo. 0 atribuiria um tamanho fixo para o arquivo e 1 seria um arquivo que cresce quando os dados so armazenados mas no diminui quando os dados so removidos). Vamos ver o que o sistema operacional faz para transformar a instruo em ao. O sistema operacional envia uma consulta para o disco para saber onde h espao disponvel. Com esta informao, o sistema operacional cria uma entrada no sistema de arquivos. Esta entrada mostra a localizao inicial e final do arquivo, o nome e o tipo do arquivo, que tipo de usurio tem permisso para modificar ou enxergar o arquivo e a data e a hora da criao. O sistema operacional grava todas estas informaes no comeo do arquivo, identificando o arquivo, o tipo de acesso possvel, e inclui outras informaes que unem o arquivo ao aplicativo. Em toda essa informao, as requisies ao drive de disco e os endereos do ponto de incio e trmino do arquivo esto em formato totalmente dependentes do fabricante e modelo do disco rgido. Como o programador utilizou uma API para o armazenamento no disco, ele no precisa conhecer todas as instrues de cada tipo de disco rgido. O sistema operacional, atravs do drivers, lida com os detalhes de cada tipo de hardware. O programador deve, Eduardo Batisto Pgina 17

simplesmente, escrever um cdigo para API e deixar o resto do trabalho para o sistema operacional. A API um tema de discusses na indstria dos computadores. As empresas perceberam que os programadores, utilizando as APIs podem controlar e lucrar em cima de uma parte da indstria. Esta uma das razes pela qual tantas empresas fornecem, gratuitamente, aplicativos como visualizadores e leitores. Eles sabem que os consumidores vo solicitar programas que possam ser lidos por visualizadores gratuitos. As empresas desenvolvedoras de aplicativos estaro prontas para pagar os royalties e permitir que seus softwares tenham as funes solicitadas pelos consumidores.

Eduardo Batisto

Pgina 18

10. Interface com o usua rio.


Da mesma forma que as APIs provem um meio consistente para que os aplicativos utilizem os recursos do computador, a interface com o usurio estrutura a interao entre o usurio e o computador. Na ltima dcada, quase todo o desenvolvimento de interfaces de usurio foi feito na rea da interface grfica (GUI - graphical user interface). Duas empresas receberam mais ateno e conquistaram maior fatia de mercado: Apple Macintosh e Microsoft Windows. O popular sistema operacional com cdigo-fonte aberto, o Linux, tambm utiliza uma interface grfica.

Tela capturada. Direitos reservados 2003 Red Hat, Inc. Todos os direitos reservados. Reimpresso com permisso da Red Hat, Inc. Tela do sistema operacional Linux da Red Hat Existem outras interfaces de usurio para sistemas operacionais. Algumas so grficas, outras no. O Unix, por exemplo, tem uma interface chamada Shell que mais flexvel e poderosa do que a interface baseada em texto dos sistemas operacionais padro. Programas como o Korn Shell e o C Shell so interfaces de texto que adicionam utilitrios importantes. Porm, o seu principal objetivo facilitar o acesso do usurio s funes do sistema operacional. Existem interfaces grficas como o X-Windows e o Gnome que tornam o Unix e Linux parecidos com computadores Windows e Macintosh, do ponto de vista do usurio. Eduardo Batisto Pgina 19

importante lembrar que, em todos estes exemplos, a interface com o usurio um programa ou um conjunto de programas que funcionam como uma camada acima do sistema operacional. Podemos dizer o mesmo (apesar dos diferentes mecanismos) dos sistemas operacionais Windows e Macintosh. A funo principal do sistema (o gerenciamento dos recursos do computador) est no kernel (ncleo) do sistema operacional. O gerenciador de exibio uma parte separada, porm intimamente ligada ao kernel que funciona por trs dele. A ligao entre o kernel do sistema operacional e a interface do usurio, utilitrios e outros softwares definem as diferenas entre os sistemas operacionais.

Eduardo Batisto

Pgina 20

11. Novidades para os sistemas operacionais.


A importncia das redes: Para os computadores de mesa, o acesso a redes locais ou Internet um recurso to comum que difcil pensar em um sistema operacional que no oferea conexo a outros computadores ou servidores. Os desenvolvedores de sistemas operacionais utilizam a Internet como principal meio de distribuio de atualizaes do sistema e correes de bugs. possvel receber estas atualizaes em CD, mas isso cada vez menos comum. Existem sistemas operacionais completos disponveis apenas pela Internet. Alm disso, um processo chamado NetBooting tornou possvel a utilizao de um sistema operacional (kernel, Interface do usurio e tudo mais) fora da mquina que ele controla. Antigamente, isso s era feito por usurios experientes em plataformas multiusurios como UNIX utilizando aplicativos especializados. O NetBooting permite que o sistema operacional de um computador seja compartilhado na rede. Qualquer computador conectado a esta rede pode us-lo. Um servidor NetBoot pode disponibilizar sistemas operacionais para dezenas de computadores simultaneamente. O usurio utiliza o seu computador da mesma maneira como utiliza o Windows ou MacOS. Cdigo-fonte aberto Uma questo sobre o futuro dos sistemas operacionais envolve uma filosofia especfica de distribuio de software. O objetivo criar um sistema operacional que seja utilizado por empresas e consumidores. O Linux, um sistema operacional criado e distribudo de acordo com os princpios de cdigo-fonte aberto teve um impacto significativo no mercado de sistemas operacionais. A maioria dos sistemas, drivers e utilitrios so escritos por organizaes comerciais que distribuem verses executveis dos seus softwares. Estas verses no podem ser estudadas nem alteradas pelos usurios. O software livre tem o cdigo-fonte aberto. Assim, o material original pode ser estudado, alterado e complementado. Alm disso, os resultados so distribudos gratuitamente. Isso gerou o desenvolvimento e a distribuio de inmeros aplicativos gratuitos como o programa de manipulao de imagens GIMP (em ingls), o Logo cedido Larry Ewing popular servidor da Web Apache (em ingls) e o Logotipo do Linux navegador de internet Firefox. A vantagem para os usurios que eles podem personalizar os seus sistemas e ter mais controle sobre o comportamento de seus dispositivos. Eduardo Batisto Pgina 21

Entrando no sistema Muitos dispositivos como telefones celulares e roteadores no permitem que o usurio acesse o sistema operacional. Na maioria das vezes, para que o sistema no seja removido ou danificado. Porm, em muitos casos, existe uma maneira de acessar o "modo do programador" que permite mudar o sistema, se voc conseguir acessar este modo. Mesmo assim, estes sistemas foram criados para permitir pequenas mudanas. Em alguns dispositivos, possvel fazer grandes mudanas, principalmente naqueles que utilizam Linux. Aqui esto alguns exemplos: O TiVo DVR (gravador de vdeo digital) roda uma verso modificada do Linux. Todas as modificaes so conhecidas pelo pblico e podem ser encontradas aqui (em ingls) junto com algumas ferramentas especiais de manipulao do cdigo. Muitos usurios TiVo fizeram estas alteraes para adicionar funcionalidade extra aos seus sistemas. possvel aumentar a capacidade de armazenamento, adicionar shells do UNIX e mudar o modo de vdeo de NTSC para PAL.

Foto cedida Amazon.com Gravador de vdeo digital (30 horas) Philips HDR312 TiVo e Switch Workgroup 5 portas Linksys EZXS55W EtherFast 10/100 Muitos roteadores tambm rodam Linux, inclusive os fabricados pela Linksys. Este artigo (em ingls) da G4TechTV fala como modificar o seu roteador Linksys e controlar o Linux.

Eduardo Batisto

Pgina 22

12. Instalando o VMWare Player.


Em primeiro lugar, dever descarregar o ficheiro de instalao do site oficial da VMware. De seguida, faa duplo clique no ficheiro para iniciar a instalao.

Eduardo Batisto

Pgina 23

As opes pr-definidas so as recomendadas. Aps algumas questes, como a localizao da instalao, a cpia de ficheiros ser iniciada:

Eduardo Batisto

Pgina 24

No final, ser solicitado o reiniciar do computador. recomandvel efectuar esta operao para se certificar que tudo fica instalado convenientemente.

Foi criado na sua Desktop um cone de acesso ao VMware Player:

Eduardo Batisto

Pgina 25

13. Instalando Windows 98.


Alterar diretivas de boot para CD-ROM (Setup se instalar em maquina fsica), configurao da virtual machine se for Virtualizao. Ao iniciar ir perguntar, iniciar a partir do CD-ROM, ou HD (Selecione iniciar a partir do CDROM). Exibir trs opes de boot, selecionar a segunda, iniciar com suporte do CD-ROM. Os drivers sero carregados em memria, e o cursor ficar nesse formato: A:>| Digite fdisk (Para editar a tabela de parties). Ser exibido o menu de edio de parties, com quatro opes. Caso queria visualizar as parties j criadas, basta pressionar a opo 4, Listar parties. altamente recomendvel excluir todas as parties e cri-las novamente antes de formatar o micro. Para isso utilize das opes para excluir uma partio primaria do dos, e se necessrio excluir uma partio entendida do dos. Aps excluir todas as parties, teremos que criar novas parties, a que for utilizada como primaria (onde ser instalado o Windows), deve conter o tamanho de no mnimo de 3 GB. Se necessrio pode - se criar uma partio estendida para que o usurio utilize para guardar seus arquivos pessoais. Agora basta sair do menu de edio de parties. Nesse momento a maquina deve ser reiniciada. Feito as configuraes das parties devemos formatar a partio de instalao do sistema operacional (Primria). Para isso utiliza-se do comando Format C: Esse processo ir demorar cerca de 30 minutos dependendo da capacidade do HD. Eduardo Batisto Pgina 26

Depois de formatado voc ser questionado a respeito de um nome de volume, esse no obrigatrio ser colocado, e ento devemos pressionar enter. Agora devemos acessar essa nova unidade com o comando C: e logo aps pressionar enter. Agora criar uma pasta chamada win98 com o comando md win98 e lodo aps pressionar enter. Com nossa partio primria formatada e o diretrio win98 criado, devemos entrar na unidade de CD-ROM que varia entre a unidade D: ou E: dependendo do valor da partio estendida. Para acessar a unidade, basta digitar o valor da unidade mais dois pontos em seguida pressionar enter: D: e pressionar enter, em seguida devemos copiar os arquivos de instalao do Windows 98 para a pasta win98 criada na unidade C:, para isso devemos utilizar o comando> Copy *.* C:\Win98 e logo aps pressionar enter. Se tiver tudo ok a copia dos arquivos dever iniciar. Ao trmino da copia devemos agora entrar no diretrio C:\Win98. J dentro do diretrio win98 devemos digitar: Instalar Nesse momento o instalador do Windows 98 se encarrega de terminar de instalar o sistema operacional, deixando para o tcnico apenas configuraes de nome de maquina e serial do Windows.

Eduardo Batisto

Pgina 27

14. Instalando Windows XP.


Alterar diretivas de boot para CD-ROM (Setup se instalar em maquina fsica), configurao da virtual machine se for Virtualizao. Ao iniciar ir perguntar, pressionar alguma tecla para iniciar a partir do CD-ROM, o usurio deve pressionar. Ser exibida uma tela azul mostrando o carregamento dos drivers genricos utilizado pelo Windows XP. Ao trmino do carregamento dos drivers, a tela ficar parada questionando o usurio se ele deseja instalar o Windows XP, reparar uma instalao do Windows XP, ou sair. A opo Instalar o Windows XP. Na prxima tela ser exibida a edio da tabela de parties, assim como no Windows 98 o usurio deve excluir as parties existentes, e confirmar as excluses, e logo aps criar as novas, lembrando sempre que a partio primria onde ser instalado o sistema operacional. Aps editar as parties, selecionar qual a partio primaria do sistema e pressionar enter sobre ela, para iniciar a instalao. Na prxima tela ir perguntar qual o sistema de arquivo ser utilizada na formatao, a sistema de arquivo padro do XP o NTFS, basta selecionar ela, e logo aps pressionar enter. O Windows vai formatar a partio e logo aps iniciar a copia dos arquivos, tudo bastante automatizado. Ao termino da cpia o Windows ser reiniciado, e nessa inicializao aps a cpia no devemos iniciar a partir do cd rom, pois os arquivos j foram copiados para o HD, basta no pressionar nenhuma tecla quando for solicitado, e ento o boot procurar o boot secundrio que o HD. Nesse momento a logo do Windows XP ser exibida e a instalao mais depender de aguardo do que de configuraes, mas ser solicitado nome da maquina, usurio, chave do produto, se quer registrar agora, a nica configurao crtica, que o nome da maquina no pode ser o mesmo que o do usurio.

Eduardo Batisto

Pgina 28

15. Windows 2003 Server.


Windows 2003 Server tem em seu ncleo uma verso do Windows XP com algumas funes desligadas para permitir um funcionamento mais estvel do sistema. Tal como o Windows 2000, este apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a administrao de domnios. um sistema utilizado estritamente em redes de computadores. O Windows Server 2003 da Microsoft trouxe novas melhorias aos servios de rede e ao Active Directory, que agora implementa mais funcionalidades em relao ao Windows 2000 Server. Por ter em sua estrutura o Active Directory como uma das suas grandes caractersticas de gerenciamento de domnio, tambm conhecida com um sistema operacional de rede, assim como o Linux, desde que configurado para isto. Sua instalao consiste exatamente como ao do Windows XP, assim como o Windows XP ser requisitada uma senha de super usurio (Administrador), onde este ser o principal usurio, e que ter totais privilgios de acesso ao servidor. altamente recomendvel criar uma partio parte do sistema operacional, para que os perfis de usurio sejam guardados nesta, pois para utilizao de backup de perfil, e restaurao de sistema, este fica mais protegido.

Por padro o Windows 2003 Server vem sem nenhum servio instalado, cabe ao administrador do servidor habilitar e configur-los de maneira que a lhe seja solicitado.

Eduardo Batisto

Pgina 29

16. Instalando o servio de Active Directory.


Neste primeiro momento aprendermos a configurar um controlador de domnio, para isso aps a instalao do servidor, toda vez que reiniciar o sistema exibir a tela gerenciamento do servidor:

Neste momento o usurio deve clicar em adicionar ou remover uma funo, como mostra a figura acima: Ao clicar nessa opo, a tela abaixo ser exibida, esta tela tem a finalidade de evitar problemas de instalao dos servios, feito a verificao das etapas mencionadas, basta clicar em avanar.

Eduardo Batisto

Pgina 30

Uma tela de anlise ser exibida como mostra a figura abaixo:

Feito a checagem de configuraes, a tela de seleo de configuraes tpicas ou personalizada do servidor ser exibida, conforme ilustra a imagem abaixo; O usurio deve selecionar uma das duas, por padro utilizaremos as configuraes tpicas, e logo aps devemos clicar em avanar. Eduardo Batisto Pgina 31

Ao clicar em avanar, ser solicitado ao administrador do servidor, um nome para o domnio. Esse nome fica a critrio do administrador, logo aps veremos o conceito do DNS, que resumidamente responsvel por converses de nomes de maquinas para seus respectivos nmeros IPs, e vice-versa, aps inserir o nome do domnio clique em avanar.

Eduardo Batisto

Pgina 32

Ser utilizado para o nome de NetBIOS parte do nome do Domnio DNS. Windows 2003 suporta NetBIOS sobre TCP/IP (NetBT) para compatibilidade com verses anteriores do Windows. Domnios com Windows NT com workgroups usando Windows 95, 98, ME e NT usam NetBIOS para resoluo de nomes. NetBIOS necessrio quando se utiliza aplicativos ou servios que requerem NetBIOS, como por exemplo, pesquisa de computadores na rede em Redes Microsoft Windows. NetBIOS necessrio quando no se utiliza um sistema DNS, por exemplo, em uma pequena rede onde no h um administrador de redes para instalar e gerenciar o servio de DNS e utilizar Workgroups, o NetBIOS funciona sem qualquer configurao prvia. No entanto pr-requisito da configurao do domnio a sua configurao.

Eduardo Batisto

Pgina 33

Nessa ultima parte exibido um resumo de todas as aes que o servidor vai executar. Como mostra a figura abaixo:

Eduardo Batisto

Pgina 34

Ser exibida uma tela que o servidor ser reiniciado ao termino das configuraes, basta clicar em OK.

Ao instalar o servidor em uma maquina fsica (no seja virtualizao), ser solicitado o cd de instalao do sistema operacional, basta inserir e clicar em OK. Caso esteja trabalhando em uma maquina virtual, basta pesquisar pelo arquivo solicitado na instalao, pelo Windows Explorer, e adicionar o caminho do arquivo quando solicitado. Ao termino da instalao o servidor ser reiniciado. Logo aps iniciar o servidor, ser exibido um relatrio geral dos processos realizados no servidor como mostra a figura abaixo: Eduardo Batisto Pgina 35

Clicar em avenar e logo aps concluir. Feito esse processo teremos que realizar as configuraes vista em sala de aula, para testar nosso domnio.

Eduardo Batisto

Pgina 36

Вам также может понравиться