Вы находитесь на странице: 1из 17

51

CONFLITOS NO CAMPO RELIGIOSO BAIANO: PROTESTANTES E CATLICOS NO SCULO XIX


Elizete da Silva Prof. Adjunto do Dep. de Cincias Humanas e Filosofia Doutora em Histria Social pela USP E-mail: elisilva@ufba.br
RESUMO Pretende-se, no presente artigo, fazer uma abordagem preliminar, da composio do campo religioso baiano no sculo passado, destacando-se a repercusso e as reaes provocadas com a instalao do protestantismo em uma sociedade culturalmente marcada pelo afrocatolicismo. Ser destacada na anlise a insero da Igreja Anglicana e da Primeira Igreja Batista do Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Protestantismo; catolicismo; Bahia.

ABSTRACT The present article is intended as a preliminary approach to the composition of the Bahian religious field in the last century, highlighting the repercussions and reactions surrounding the installation of Protestantism in a society culturally marked by Afro-Catholicism. The insertion of the Anglican Church and the First Baptist Church of Brazil is particulary emphasized. KEY WORDS: Protestantism; Catholicism; Bahian.

INTRODUO
O presente artigo se delineia tomando como ponto de referncia terica a religio como um elemento construtivo da cultura, portanto, mantendo uma relao dinmica com os demais elementos formadores de uma dada realidade cultural. Elegeu-se como linha de abordagem a que se elabora nos marcos da Histria Cultural, pois toda religio toma formas concretas numa determinada sociedade e no pode ser estudada, satisfatoriamente, separada do contexto social. O conceito

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

52

de representao, formulado por Chartier em sua obra A Histria Cultural Entre Prticas e representaes, 1 fundamental para se entender e explicitar as relaes e os conflitos ocorridos no campo religioso baiano, aps a instalao do protestantismo. Nos primeiros anos do sculo XIX, a presena do protestantismo no Brasil era praticamente inexistente. As incurses de huguenotes franceses e de calvinistas holandeses nos sculos XVI e XVII, respectivamente, foram fatos ligados expanso mercantilista dos pases europeus e no deixaram nenhum ncleo sistemtico da doutrina reformada, nem afetaram de forma considervel na formao da cultura e da sociedade brasileira. As transformaes poltico-econmicas e sociais ligadas ao episdio da transferncia da famlia real portuguesa para o Brasil, em 1808, afetaram sobremaneira o quadro religoso. Os interesses britnicos na transferncia da famlia real portuguesa para o Brasil culminaram com a assinatura de dois tratados em 1810: o Tratado de Aliana e Amizade e o de Comrcio e Navegao. Neles, a posio hegemnica da Inglaterra influria poderosamente no s na busca de vantagens econmicas, como tambm na definio de certos privilgios de carter religioso, dada a sua condio de nao oficialmente protestante. O artigo 12 do Tratado de Navegao e Comrcio declarava que os vassalos de S.M. Britnica residentes nos territrios e domnios portugueses no seriam perturbados, inquietados, perseguidos ou molestados por causa de sua religio 2 . A partir da segunda dcada do sculo XIX, um nmero considervel de comerciantes ingleses estabelecera-se na sede da monarquia e nas principais cidades brasileiras, inclusive na Bahia. Paralelo s garantias e privilgios econmicos que obtiveram em terras brasileiras, os cidados britnicos iniciaram os cultos anglicanos. Inicialmente em casas particulares e a bordo de navios, porm, a partir de 1819, os cultos passaram a ser realizados dominicalmente, em templos construdos especialmente com essa finalidade. Pretende-se, no presente artigo, de forma introdutria, avaliar a repercusso e a reao provocadas pelo estabeleci-

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

53

mento de cultos reformados, na Bahia do sculo XIX. O enfoque principal ser dado Igreja Anglicana e Igreja Batista, consideradas, respectivamente, como protestantismo de imigrao e protestantismo missionrio. Na tipologia do protestantismo brasileiro, o protestantismo de imigrao refere-se aos grupos religiosos trazidos por colnias de imigrantes e que foram introduzidos no Brasil a partir da segunda dcada do sculo passado. A Igreja Anglicana e Igreja Luterana organizadas, respectivamente, pela colnia britnica e pela colnia alem, representam, por excelncia, o protestantismo de imigrao. Os batistas, como outras denominaes, a exemplo de presbiterianos e metodistas, so considerados como protestantismo missionrio, pelo fato de terem sido organizadas em decorrncia do esforo de missionrios norte-americanos, na segunda metade do sculo passado, com uma proposta nitidamente proselitista para a populao brasileira.

O CAMPO RELIGIOSO BAIANO


A partir de 1824, a Igreja Catlica conquistou, de direito, a posio de Religio do Estado sendo os outros credos apenas tolerados. Os cultos acatlicos no deveriam ser pblicos, nem em prdios com arquitetura eclesistica. Em decorrncia da espeficidade da formao do seu processo histrico como religio majoritria e legitimadora dos interesses da classe dominante, o catolicismo, em suas mais variadas nuances, identificou-se e enraizou-se profundamente na cultura brasileira, tanto na paisagem urbana. Observando-se Salvador, dir-se-ia que o prprio ethos da cidade configurou-se, de alguma forma, a partir do catolicismo. Falando do sentimento da participao que integra os indivduos sociedade, Prof. Thales de Azevedo refere-se Igreja Catlica como veculo de tal processo pois isto se realiza atravs da religio da maioria dos brasileiros, qual muitos pertencem apenas nominalmente porque indispensvel, em nossa cultura 'ser catlico', ainda que apenas exteriormente 3 .
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

54

Alm da Igreja Catlica, as religies afro-brasileiras tinham o seu lugar no cenrio baiano. diversidade de naes africanas estabelecidas no Brasil, como mo-de-obra escrava, correspondeu tambm uma variao de culturas e, especificamente, de religies. No obstante as dificuldades e as condies subhumanas a que os escravos foram submetidos, desde os navios que os transportavam amontoados com fardos, os seus sistemas religiosos foram preservados, evidentemente adaptados nova realidade. Como religies de escravos, portanto, cultos marginalizados, dentro do slido bloco catlico, as concepes religiosas africanas mantiveram-se, em parte, como forma de resistncia cultural. Por outro lado, a sobrevivncia das religies africanas deve ser entendida do ponto de vista do dualismo de classes opostas. No podendo se defender materialmente da explorao do branco colonizador, o negro escravo refugiou-se nos valores msticos e fez da religio, muitas vezes, o veculo de protesto e de contestao da sua condio de escravo. Apesar da represso policial que caracterizou o perodo, os cultos afro-brasileiros no pararam de crescer e de admitir nos seus quadros fiis de prestgio, verdadeiros protetores dos terreiros, resultando numa religiosidade popular bastante criativa, um sincretismo religioso proveniente da interpenetrao das religies dos escravos com a religio catlica dos senhores.

ANGLICANOS NA BAHIA
Foram as promissoras colnias britnicas que trouxeram o anglicanismo para o Brasil e para a Bahia, particularmente. Por fora do tratado de 1810, j analisado anteriormente, os sditos de S. M. Britnica, estabeleceram a Igreja Anglicana no Rio de Janeiro, lanando a pedra fundamental do seu templo em 12 de agosto de 1819, rua dos Borbonos. A igreja foi dedicada a So Jorge, padroeiro da Inglaterra e a So Joo Batista em homenagem a D. Joo VI. 4 Estando o anglicanismo dividido em duas alas, a catlica e a protestante, foi esta ltima que se estabeleceu no Brasil,
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

55

conforme o Rev. Robert Walsh, capelo da comitiva de Lord Strangford que esteve no Rio de Janeiro, no perodo. A Christ Church, como fora denominada, era a primeira igreja protestante da Amrica do Sul, desde que os holandeses tinham temporariamente dominado Pernambuco 5 . A arquitetura do templo seguia risca as determinaes do tratado e tinha capacidade para 600 a 700 pessoas. A Christ Church, como as demais capelnias que foram fundadas no territrio brasileiro, estavam sob a jurisdio do bispo de Londres e diretamente vinculadas ao consulado britnico, como representante do governo de S. M. Britnica no Brasil. Quando da inaugurao do templo, o capelo Sr. Crane, escreveu ao bispo de Londres para saber de que maneira deveria conduzir a cerimnia de consagrao porm, a resposta s chegou depois de sua realizao. Mas as instrues enviadas concidiam com o que fora realizado, inclusive as oraes indicadas, especialmente uma composta para ocasio. 6 Como no Rio de Janeiro, a partir da abertura dos portos em 1808, a Bahia foi invadida pelo comrcio britnico. Salvador e todos os portos do Nordeste foram igualmente sobrecarregados com as mercadorias inglesas. Aps a leitura da correspondncia consular, possvel afirmar que, em 1810, a colnia britnica na Bahia estava em franco desenvolvimento. Conforme o relato de Walsh, os comerciantes britnicos no Brasil no eram zelosos em matria de religio, mas trs anos aps o estabelecimento oficial da Igreja Anglicana no territrio nacional, a colnia britnica da Bahia j realizava os ofcios religiosos em uma capela designada para o Servio Divino. Em 1821, visitando a Bahia, Maria Graham, uma arguta viajante inglesa que esteve na Bahia no perodo, participou de um ofcio religioso realizado na capela inglesa, no bairro da Vitria, em Salvador. Foi oficiante o Reverendo Robert Syngne, segundo ela, homem de maneiras alegres e sociveis, mas extremamente atento, como capelo, quanto como protetor de seus patrcios pobres. A viajante inglesa encantou-se com a dignidade com que se realizou o culto 7 . Talvez tivesse algum receio de desordens promovidas por populares, no acostumados com cultos acatlicos.
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

56

O missionrio Kidder, ao chegar Bahia no perodo regencial, foi recebido pelo Rev. Parker, capelo da Igreja Anglicana. Aps ter visitado o cemitrio e a capela anglicana opinou que a mesma poderia acomodar 80 a 100 pessoas e os freqentadores, porm, eram em mdia cerca de sessenta isto, mais ou menos metade dos ingleses da cidade. 8 Para ele, a assistncia ao culto, em ingls, era excelente na Bahia. Como vendedor de Bblias, o missionrio metodista trouxera uma remessa para o Rev. Parker. Em 1853, o consulado britnico comprou um terreno no Campo Grande, onde foi construdo um templo, conhecido como Igreja dos Ingleses. O templo da S. George Church ou da Bahia Bristish Church, conforme os documentos, era de arquitetura simples e sem sinais eclesisticos exteriores, tal qual recomendava o Tratado de 1810. Fletcher, visitando a provncia por volta de 1855, tambm referiu-se boa assistncia aos cultos anglicanos e no deixou de elogiar a competncia do capelo, o Rev. Mr. Edge, um ex-aluno de Cambrigde. 9 Certamente o missionrio admirou-se dos dotes intelectuais do capelo, comuns dentre os clrigos ingleses, comparados com o pragmatismo dos pastores norte-americanos. Como as necrpoles at 1889 estavam sob a administrao da Igreja Catlica, os britnicos imediatamente providenciaram um cemitrio para enterrar os seus mortos. Em um abaixo-assinado de 08/02/1814, o cnsul ingls e representantes dos negociantes ingleses na cidade pediram a autorizao do Conde dos Arcos, para converter uma roa, na Barra, que haviam comprado, em cemitrio prprio para nele sepultarem os vassalos de S. M. Britnica. Alm da colnia britnica o cemitrio prestou servios aos americanos, alemes e judeus residentes em Salvador que no professavam o catolicismo. Durante o perodo pesquisado, o anglicanismo manter-se-ia como uma expresso religiosa de minoria tnica, com um crescimento apenas vegetativo. Na documentao trabalhada, so rarssimos os brasileiros que aparecem participando de algum ofcio religioso.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

57

BATISTAS NA BAHIA
Alm dos anglicanos, os presbiterianos j se faziam presentes na Bahia do sculo XIX. Dando prosseguimento ao processo de expanso do presbiterianismo no pas, o Presbitrio do Brasil concedeu licena ao Reverendo Schneider para estabelecer uma misso na cidade da Bahia. Tendo chegado a Salvador em fevereiro de 1871, comeou a pregar e a realizar cultos, no muito bem freqentados. Com auxlio de um colportor brasileiro, Jos Freitas de Guimares, em 21 de abril de 1872 foi organizada a Igreja Presbiteriana da Bahia, com quatro membros: o casal de missionrios e um casal de brasileiros que havia se convertido. Dentre os americanos que imigraram para o Brasil, aps a Guerra de Secesso estabeleceram-se em Santa Brbara do Oeste, em So Paulo, algumas famlias pertencentes denominao batista, as quais se reuniram e organizaram, em 1871, a primeira Igreja Batista em territrio brasileiro, composta exclusivamente de americanos e para atender as suas necessidades religiosas, portanto, um tpica igreja de imigrantes. Os primeiros missionrios batistas dirigiram-se para a colnia de Santa Brbara, em So Paulo, provisria e especificamente para o aprendizado da lngua portuguesa. Aps contatos com dirigentes de outras denominaes e discusses entre si, os missionrios decidiram comear o trabalho batista na Bahia, por vrias razes, dentre as quais, o fato de a Bahia ter sido capital civil e agora ser a capital eclesistica do Pas. Em fins de agosto de 1882, chegaram Bahia como missionrios da junta de Misses dos Estados Unidos, sediada em Richmond, William e Ana Bagby, Zacarias e Kate Taylor acompanhados pelo brasileiro e ex-padre Antnio Teixeira de Albuquerque. Alm de professor dos missionrios, Teixeira de Albuquerque pregava, escrevia folhetos evangelsticos e funcionava como uma espcie de ponto de referncia entre os missionrios e brasileiros, especialmente nos primeiros anos, quando no tinham ainda o completo domnio da lngua portuguesa. Foi um homem imprescndivel e estratgico para continuar a propaga-

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

58

o das doutrinas batistas, pois se at um ex-padre havia se convertido, outros haveriam de faz-lo. Por outro lado, a sua cultura e formao catlica foram muito bem colocadas a servio do proselitismo dos missionrios. Taylor, falando de Teixeira de Albuquerque, classifica-o como mandado pela Providncia, professor e pregador nativo, tudo em um s, pronto esperando por ns. 10 Dois meses aps a chegada dos missionrios, precisamente em 15 de outubro de 1882, foi organizada, em Salvador, a Primeira Igreja Batista do Brasil, com cinco membros, os dois casais de missionrios e o ex-padre Teixeira de Albuquerque.

REAO CATLICA
A Igreja Catlica no ficaria impassvel, diante da instalao de uma nova comunho religiosa no territrio brasileiro. Alis, antes mesmo de 1819, o clero catlico reagiu invaso do seu espao secularmente garantido. Em 1805, Rev. Henry Martyn, missionrio anglicano, dirigindo-se para seu campo missionrio na ndia, fez escala em Salvador: A visita de Martyn produziu no pouca agitao nessa cidade do norte do Brasil. Foi atacado verbalmente pelo clero catlico romano durante os dias que esteve ali (aqui) e sustentou animados debates teolgicos como eles em francs e em latin. 11 As observaes feitas pelo Rev. Martyn, no seu dirio pessoal, um exemplo seguro de como o clero anglicano percebia o campo religioso baiano no incio do sculo passado e ao mesmo tempo deixa entrever as representaes tecidas sobre a cultura baiana, marcada pelo catolicismo:
Martyn escandalizou-se com as manifestaes da f catlica no escondendo o seu desprazer ante a figura de um frade postado diante de uma Igreja a recolher esmolas enquanto passantes beijavam-lhe a mo ou tiravam respeitosamente o chapu. Concluiu que naquele pas h cruzes em abundncia, mas quando ser ali sustentada a doutrina da cruz?". 12

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

59

Interessante observar-se o zelo protestante do Reverendo, preocupado com que a populao conhecesse a doutrina da cruz pela tica anglicana, pois a quantidade de cruzes existentes, no seu ponto de vista, nada garantia, pois estava pejada dos erros do catolicismo. Quando da assinatura do tratado que permitia liberdade religiosa aos sditos britnicos, o Arcebispo de Nisibis, que estava no Rio de Janeiro, protestou agressivamente contra as medidas do governo de D. Joo, ameaando, inclusive, com a volta da Inquisio para cuidar dos interesses da religio catlica e refrear o progresso dessa heresia entre os brasileiros. Evidentemente que o Prncipe Regente no cedeu s presses. O bispo do Rio de Janeiro, segundo Walsh, foi mais liberal, declarou a sua aprovao nos seguintes termos: Os ingleses, realmente no possuem nenhuma religio, mas so um povo orgulhoso e obstinado. Se lhe fizerem oposio eles vo persistir e fazer disso um caso de grandes propores mas se cedermos a seus desejos, a capela ser construda e ningum jamais se aproximar dela. 13 De fato, o bispo carioca tinha uma posio mais tolerante, porm de chofre desqualifica os sentimentos religiosos dos ingleses. Para ele, o anglicanismo, provavelmente no constitua uma comunho de f merecedora de crdito, portanto, no havia problema em conceder-lhe liberdade de culto. Os anglicanos tiveram algumas dificuldades para garantir o seu espao no campo religioso baiano. Mesmo no tendo desenvolvido atividades proselitistas para angariar mais fiis em meio populao, parece que a Igreja Catlica e algumas autoridades da provncia baiana no viram com bons olhos o estabelecimento da Igreja Anglicana em Salvador, capital da provncia. Compulsando a correspondncia consular, encontra-se registrado um incidente ocorrido com o Rev. Edward G. Parker, em 1847, uma espcie de priso domiciliar ordenada por um major que, tendo colocado dois soldados armados na porta da residncia do clrigo, probia qualquer pessoa de entrar ou sair da referida casa. 14 De imediato, o cnsul britnico oficiou ao Presidente da Provncia exigindo providncias e a no repetio do fato.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

60

Um outro momento de atrito entre a Igreja Catlica e os anglicanos foi quando da presena do missionrio Rev. Richard Holden que, numa ao incomum, em 1863, resolveu fazer cultos e escola dominical em lngua portuguesa, para os brasileiros, alm de distribuir Bblias e literatura evanglica na cidade. A reao se fez de forma imediata, o Arcebispo Catlico D. Manuel Joaquim da Silveira foi para os jornais locais e acusou de falsas e mentirosas as Bblias e o material distribudo por Holden. Travaram uma intensa polmica nos jornais locais. O Dirio da Bahia, um dos peridicos mais importantes do perodo, abriu as suas pginas para a rplica protestante ao artigo Propaganda Hertica, publicado pelo jornal Brasil. Em 27/01/1863, num artigo assinado por Thomas Galart, colportor, auxiliar do Rev. Holden, os anglicanos desafiavam a hierarquia catlica a demostrar os erros das Bblias vendidas pelos protestantes, ao mesmo tempo em que a acusavam de saber apenas do Conclio de Trento, pois, nos parece que tanto mais sabeis deste conclio, quando menos sabeis do Evangelho 15 . Holden juntamente com sua congregao foi vtima de agresso fsica e invaso da casa onde se reuniam. Queixando-se ao cnsul ingls, este encaminhou solicitao de abertura de inqurito ao Presidente da Provncia. 16 Convm destacar que D. Manuel Joaquim da Silveira, em 02/08/1862, havia publicado uma pastoral contra as adulteraes da Bblia que os protestantes estavam vendendo. Tomando conhecimento da Pastoral Catlica, Holden escreveu uma rplica, intitulada Os livros Apocryphos: o seu direito de ser includos na Bblia Sagrada, editada em 1863 pela Sociedade de Tratados Americanos. Certamente que as tenses provocadas pela questo Christie agravaram as discrdias, mas, passadas as turbulncias, reinou uma espcie de acordo de cavalheiros, ou de damas, entre as duas igrejas. O casamento com acatlicos foi uma outra questo geradora de tenses. O direito de celebrar casamento com efeito civil fora concedido aos pastores protestantes desde 1861, pela Lei Imperial n. 1 144. 17 Os casamentos entre protestantes eram feitos normalmente. A Igreja Anglicana j realizava casamentos anteriores publicao da Lei, no s de britnicos, mas, tambm, de alemes protestantes.
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

61

Foram os casamentos mistos, isto , entre catlicos e protestantes, que provocaram ou reacenderam alguns desentendimentos. Considerado como um sacramento pela Igreja Catlica, o casamento entre catlicos e protestantes sem a devida dispensa de proclamas era considerado um verdadeiro crime. Em 1867, um casamento entre uma jovem catlica e um protestante, residentes na freguesia da Vitria, realizado pelo ministro anglicano, foi considerado um desagradvel e criminoso fato 18 , pelo vigrio Jos Felix Arajo. O Arcebispo D. Manuel envolveu-se no problema e, atravs de ofcio ao Presidente da Provncia, exigiu satisfao do consulado de Mecklemburg. Sob protestos, o casamento foi mantido, pois tratava-se da filha de um grande comerciante alemo. Mesmo quando os nubentes j haviam sido dispensados dos protocolos e dos impedimentos de disparidade de culto, havia algumas restries para o casamento. Em 1858, um casal cumpriu todas as exigncias requeridas, mas, pelo fato de o nubente ser protestante, sdito ingls, no foram ministradas as benos conforme manda a Santa Madre Igreja. 19 Certamente, para os padres sociais da poca, no receber as benos do matrimnio deveria ser algo muito constrangedor, em especial para as mulheres. Poderia at parecer uma espcie de concubinato para as autoridades eclesisticas. Um problema grave nas difceis relaes entre protestantes e catlicos que viviam na Bahia do sculo XIX. Como a Igreja Catlica reagiu presena de um grupo heterodoxo agressivamente proselitista, como os batistas? Como a denominao batista via a religio da maioria? Com que armas lutou para estabelecer o seu espao no campo religioso baiano? Os primeiros colportores, no incio do Sc. XIX, a exemplo de Kidder, chegaram a afirmar que no existia nenhum outro pas catlico onde seja a maior a tolerncia ou liberalidade de sentimentos para com os protestantes. Entretanto, com a introduo das denominaes histricas no Brasil e a conseqente proliferao de igrejas e congregaes evanglicas, a situao muda radicalmente. O que havia sido uma coexistncia pacfica passa a ter um carter de guerra declarada.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

62

Desde a chegada dos anglicanos que a hierarquia catlica reagiu presena de credos acatlicos no territrio nacional. No entanto, oficialmente, houve um recrudescimento da animosidade que coincidiu exatamente como o incio das atividades batistas na Bahia. Vrios fatores concorreram para o desencadeamento das tenses. Fazia parte do contedo doutrinrio difundido pelos missionrios uma atitude extremamente hostil ao catolicismo. O Rev. Bagby em carta aos seus familiares, em 1881, descreveu assim a situao religiosa do Brasil:
Seja o que for em outras terras, o Catolicismo Romano no Brasil paganismo glorificado. Seus templos e seus rituais, seu clero e suas vestimentas seu simbolismo, adorao de imagens e amuletos, sua penitncias para os vivos e suas oraes pelos mortos, so todos puro paganismo. O Romanismo aqui no tem semelhana com a religio de Jesus, salvo em profisso.20

Os missionrios batistas viam os jesutas e o clero catlico como os cruis perseguidores que viviam a inquisitoriar os pregadores batistas, alm de considerarem a Igreja Catlica como a que tem obscurecido, substitudo e escondido as doutrinas da Bblia. Para os pioneiros batistas, o catolicismo no era considerado como uma religio crist, mas puro paganismo que tem deturpado as verdades bblicas. O verdadeiro cristianismo era o seguido pelas igrejas evanglicas, era o que pregavam os lderes batistas. A postura anticatolicismo dos missionrios no fora adquirida aqui no Brasil devido a posio majoritria do catolicismo. Movimentos anticatlicos que agitaram os EUA no sculo XIX e o ideal norte-americano de Destino Manifesto so as principais fontes que alimentaram a hostilidade dos pioneiros batistas, no s contra a Igreja Catlica como instituio, mas negando e ridicularizando a cultura e valores locais, vinculados ao catolicismo. A religio que pregavam era a nica verdadeira. Conforme o relatrio do General Hawthorne Junta de Richmond solicitando o envio de missionrios batistas ao Brasil: achava-se o pas em condies favorveis para receber das nossas mos o cristianismo evanglico que contribuir para o progresso do seu pas. 21 A Igreja Catlica era responsvel pelo atraso
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

63

do Brasil, na tica dos missionrios. A ttulo de comprovao, veja-se a opinio do missionrio Salomo Ginsburg: ...O Brasil, apesar de ser o pas mais rico em produtos naturais entre os pases do mundo est sendo atualmente degradado pelas manhas e intrigas Catlica Romana, exatamente como tem sido com todos os povos, naes e tribos que tm cado em sua funesta influncia. 22 O ataque frontal Igreja Catlica, na verdade, era um dos mtodos de evangelizao utilizados pelos lderes batistas. A divulgao do folheto O Retrato de Maria como ela no Cu desencadearia agressiva reao por parte da igreja majoritria, que reverberou contra os hereges como inimigos que tem como intuito plantar a discrdia e enfraquecer a unio e desviar os fracos e roubar-lhes o mais precioso legado de nossos pais, a nossa Religio. 23 A Pastoral de D. Luis Antonio dos Santos tinha o claro objetivo de prevenir os catlicos contra o protestantismo e fundar nesta Arquidiocese a Devoo do Sagrado Ms de Rosrio, provavelmente mais uma devoo para envolver os catlicos. Os fiis que haviam abandonado o catolicismo foram lamentados como: trnsfugas que deixando-se vencer na sua fraqueza tem se deixado apontar pelos laos de malcia e perdio, no podemos deixar de lamentar. A esses infelizes pois dirigimos nossos rogos para que voltem aos arraias, em que a luz do Evangelho iluminou os seus primeiros dias. 24 Pela contundncia do texto, pode-se afirmar que as incurses protestantes comeavam a preocupar a igreja majoritria. Nesse momento o contigente de missionrios e o de novos convertidos, mesmo no sendo to numeroso, parece que j punham em xeque a estabilidade dos quadros catlicos. Em 1886, outra carta pastoral foi expedida contra o protestantismo, intercedendo Aquele que esmaga a hydra infernal da heresia que tivesse misericrdia. No entanto nenhum fato agravou tanto as tensas relaes entre catlicos e protestantes como a liberdade de cultos. Quando da tramitao do projeto no Senado Imperial, o Arcebispo da Bahia, Marquez do Monte Paschoal, protestou veementemente contra a liberdade de cultos que, na sua opinio, dissolveria entre brasileiros a unidade de doutrina em matria de f. 25

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

64

A liderana batista travou uma intensa polmica com membros da Igreja Catlica, no s atravs da imprensa local, mas tambm nos jornais da denominao. Merece destaque a alentada polmica, registrada em o O Jornal Batista, que a Prof. Archiminia Barreto manteve com a Prof. Amlia Rodrigues, demonstrando com farta argumentao doutrinria e histrica a veracidade e a superioridade das doutrinas e princpios batistas. A Prof. Archiminia Barreto foi um singular exemplo da participao feminina nos primrdios da Igreja Batista da Bahia. Como articulista da imprensa denominacional e professora da escola dominical, por certo destacava-se entre as demais mulheres que se mantinham caladas e submissas, conforme o conselho bblico. Na imprensa catlica, os protestantes eram tratados como ovelhas desgarradas ou pessoas desqualificadas. Eis a opinio do articulista do peridico Leituras Religiosas, em um artigo de 25/05/1890, sobre a converso de um protestante em Taubat: Os proselytos do protestantismo so quase sempre indivduos ignorantes, de maus costumes, coraes depravados que procuram no escndalo a vingana e a satisfao de paixes torpes. 26 Tambm aconteceram perseguies do ponto de vista pessoal, realizadas por populares, curiosos que estranhavam as prticas batistas. No livro de atas da Primeira Igreja Batista, esto registrados vrios incidentes, resultando sempre em violncia. Em 1884, durante um culto, que se fazia em casa de um irmo recm-convertido aconteceu sbita perseguio e violncia contra o irmo Bagby e o dono da casa o irmo Pedro do ., pedradas no irmo Pedro e sua senhora e outra no irmo Babgy, na parte superior da testa, do lado direito, que o prostrou em terra por uma sncope momentnea, abrindo uma brecha de uma polegada de comprimento, deitando bastante sangue que estancou logo que foi medicado. 27 Alm das disputas eclesisticas, o sepultamento dos mortos batistas tambm era problemtico. Em 1884, durante uma sesso deliberativa da igreja, foi criada uma comisso composta por trs homens para buscar de se construir um cemitrio. No entanto, a comisso no fez progressos. Os missi-

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

65

onrios sepultaram alguns dos familiares no Cemitrio Britnico, a exemplo da Sra. Katarina Taylor, tragada por doenas tropicais. Os demais membros da comunidade, os brasileiros, eram enterrados em locais separados nos cemitrios das cidades, conforme o dispositivo legal. Certamente era uma cena duplamente constrangedora chorar seus mortos e enterr-los de forma segregada. Em sua autobiografia, Taylor registrou o primeiro sepultamento de um membro da Igreja Batista: D. Euphrasia Alves morreu de febre amarela, conseguimos um lugar para o sepultamento perto do cemitrio, junto aos fora da lei, aos protestantes no era permitido serem enterrados dentro dele. Naquele templo os padres tinham o controle dos cemitrios.28 Com a queda do padroado os cemitrios foram laicizados evitando-se tais constrangimentos. Aps a Proclamao da Repblica, 1889, e a conseqente liberdade religiosa, pois o Estado tornara-se leigo, deixando de ter religio oficial, as tensas relaes entre catlicos e protestantes passaram para um outro patamar.

CONCLUSO
Podem-se observar, cessada a agressividade das primeiras dcadas, raros momentos de convivncia pacfica. Entretanto, a Igreja Catlica ainda hoje vista com muita desconfiana entre setores mais conservadores dos batistas, havendo uma forte resistncia a qualquer aproximao. O Ecumenismo identificado como uma artimanha diablica de Roma. Em relao aos Episcopais Anglicanos, h, atualmente, uma aproximao muito estreita e a defesa de uma linha mais ecumnica, no s com a Igreja Catlica, mas entre as diversas denominaes protestantes. Mas, por outro lado, os recentes conflitos entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Catlica demonstraram a atualidade do problema, abrindo perspectivas para novas pesquisas e outras indagaes.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

66

NOTAS
1 2

3 4 5 6 7 8

9 10 11

12

13 14 15 16

17

18 19

20 21 22 23 24 25 26 27 28

Roger CHARTIER. Opus cit ., p.17 e seguintes. Hildebrando ACCIOLY apud Boanerges Ribeiro O Protestantismo no Brasil Monrqico . p.17. Thales de AZEVEDO. O Catolicismo no Brasil, p.59. Walsh, R., Notcias do Brasil (1828 a 1829), p.143. Idem, p.143. Ibidem p.143. Maria GRAHAM. Dirio de uma Viagem ao Brasil, p.174. Daniel KIDDER. Reminiscncias de viagens e Permanncias nas Provincias do Norte do Brasil, p.67-68. J. FLECHTER e Daniel KIDDER. O Brasil os Brasileiros , p.213. Zacarias TAYLOR Autobiografia com introduo crtica, p.27. Douglas MILMINE. La Comunion Anglicana em America Latina, p.51. Moema Parente AUGEL. Visitantes Estrangeiros na Bahia Oitocentista , p.32. R. WALSH. opus cit. Moema Parente, p.142. Correspondncia do Consulado Ingls Ofcio 18/08/1847. Dirio da Bahia n.22 de 27/01/1863, p.3. Holden. R. Dirio de Holden Arquivo da Igreja Anglicana e oficio consular de 18/05/1863 Maro 1193 PEB. Coleo das Leis do Imprio do Brasil, Rio de Janeiro, Arq. Nacional, tomo XXII parte 1 p.21. Ofcio de 10/08/1867 do vigrio para o Arcebispo D. Manuel. Livro de Registros de Casamentos da Parquia da Victoria 1802 1866 p.137. Helen Bagby HARRISON. Os Bagby do Brasil , p.30. A.R. CRABTREE. Histria dos Batistas do Brasil , p.62. Ginsburg SALOMO Um Judeu Errante no Brasil , p.46. D. Luiz Antonio SANTOS. Carta Pastoral de 1885. Idem, p.6. Protesto, 18/08/1888. Arq. Cria Metropolitana de Salvador. Leituras Religiosas, n.8 de 25/05/1890. Livro n.1 de Atas da Primeira Igreja Batista do Brasil, p.31 Taylor, p.28.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

67

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AUGEL, Moema P. Visitantes Estrangeiros na Bahia Oitocentista . So Paulo: Cultura/MEC, 1980. p.32. AZEVEDO, Thales de. O Catolicismo no Brasil. Cadernos de Cultura. MEC, 1955. p.59. CHARTIER. Roger. A Histria Cultural Entre Prtica e Representaes. Rio de Janeiro: Bertram Brasil, 1990. p.17... CRABTREE A.R. Histria dos Batistas do Brasil at o ano de 1906 . Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1962. p.62. FLETCHER, J., KIDDER, Daniel O Brasil e os Brasileiros . Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional, 1941. p.213. GINSBURG Salomo. Um Judeu Errante no Brasil. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1970. p.46. GRAHAM, Maria. Dirio de uma Viagem ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, So Paulo: EDUSP, 1990. p.174. HARRISSON, Helen Bagby. Os Bagby do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Juerp, 1987. p.30. KIDDER, Daniel. Reminiscncias de viagens e Permanncias nas Provncias do Norte do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, So Paulo: EDUSP, 1980. p.67-68. MILMINE, Douglas. La Comunion Anglicana em Americana Latina. Chile: Banca Grafica, 1993. p.51. RIBEIRO, Boanerges. O Protestantismo no Brasil Monrquico. So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1973. p.17. SANTOS, D. Luiz Antonio. Carta Pastoral de 1885. Bahia: 1855 Lithophotografia de Joo Tourinho. TAYLOR, Zacarias. The Rise and Progress of Baptist Mission in Brazil. Cauchita Baptist University, 1969. p.27. (momeo). WALSH, R. Notcias do Brasil (1828 a 1829). Belo Horizonte: Itatiaia, 1985. p.143.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.51-67, jul./dez. 1999

Вам также может понравиться