Вы находитесь на странице: 1из 107

Nota Fiscal eletrnica

Nota Tcnica 2013.005

Projeto Nota Fiscal Eletrnica

Nota Tcnica 2013/005 Alterao Leiaute da NF-e - Verso Nacional 2013 -

Verso 1.00 Julho 2013

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

01. Resumo
De forma geral, as necessidades de alterao de leiaute da NF-e so agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma verso nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo evitar alteraes frequentes do leiaute da NF-e, evitando tambm, portanto, a necessidade de manuteno nos sistemas de emisso de NF-e para as empresas e para as SEFAZ. A exceo a esta regra motivada pelas adaptaes necessrias na mudana de legislao, que normalmente tem um porte menor, mas que tambm devem cumprir um cronograma capaz de ser observado pelas empresas e pelas SEFAZ autorizadoras. A ltima reviso de leiaute foi feita em 2010 e no tivemos grandes verses nacionais nos anos de 2011 e 2012. Atualmente o leiaute da NF-e est na verso 2.00 e esta Nota Tcnica tem o objetivo de divulgar: Funcionalidades opcionais que sero disponibilizadas pelas SEFAZ para o servio de autorizao de uso da NF-e; Alteraes necessrias para a migrao da verso "2.00" para a verso 3.10 do leiaute da NF-e; Alteraes em regras de validao, principalmente aquelas vinculadas aos novos campos ou a novos controles, melhorando a qualidade da informao prestada pelas empresas e mantida pelas SEFAZ.

01.1 Sobre o Servio de Autorizao de Uso da SEFAZ


Algumas melhorias sero incorporadas ao servio de autorizao de uso fornecido pelas SEFAZ Autorizadoras (e SEFAZ Virtual), entre elas: Possibilidade da empresa solicitar a resposta da SEFAZ de forma sncrona, sem a necessidade de gerao de recibo de Lote para posterior consulta do resultado do processamento do Lote (opo da empresa para Lotes com somente um documento); Possibilidade da empresa encaminhar a mensagem do Lote de NF-e de forma compactada, com reduo do consumo do seu canal de Internet, potencializando tambm a reduo do canal interno de rede dentro da prpria empresa. Cabe ressaltar que as mudanas acima so opcionais, podendo a empresa manter o mesmo processo de autorizao de uso atual.

01.2 Sobre o Leiaute da NF-e


As principais mudanas documentadas nesta verso relacionadas com o leiaute da NF-e so: Incluso do campo de Hora de emisso da NF-e e no formato UTC e converso dos demais campos de hora para o mesmo formato UTC; Identificao do tipo de operao (interna na UF, interestadual ou operao com o exterior) a partir de um campo novo, permitindo a autorizao de uma NF-e em uma operao interna na UF para um destinatrio com endereo em outra UF, ou no exterior; Identificao de venda para Consumidor Final atravs da NF-e; Identificao de venda presencial ou pela Internet e outros meios de atendimento; Compatibilizao do leiaute da NF-e com o leiaute da NFC-e (Nota Fiscal Eletrnica para Consumidor Final), adotando um leiaute nico para os dois modelos de documento fiscal; Identificao da finalidade de emisso da NF-e para devoluo, aceitando unicamente itens referentes a devoluo / retorno de mercadorias; Identificao, no leiaute da NF-e, se o destinatrio possui Inscrio Estadual mesmo no sendo contribuinte do ICMS, para as UF que adotam este tipo de controle; Possibilidade da empresa informar na prpria NF-e aquelas pessoas (CNPJ / CPF) que podero, eventualmente, efetuar o download da NF-e (arquivo XML) nos ambiente e

Pg. 2 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

servios disponibilizados pelo Fisco. Exemplo: Contador, Transportador, escritrio de contabilidade, etc.; Incluso de campo opcional para detalhamento do NCM (campo NVE - Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica); Estabelecimento de grupo de controle, por item da NF-e, para as operaes de exportao e exportao indireta; Estabelecimento de grupo de controle para operao com papel imune (RECOPI); Ampliao do grupo de exportao, documentando na NF-e alguns dos controles necessrios, informando, inclusive. o local de sada do Pas; Ampliao opcional da quantidade de casas decimais das alquotas dos impostos; Ampliao na informao sobre a tributao do ICMS, para alguns grupos de tributao (CST 20, 30, 40, 51, ....); Mudanas solicitadas pela RFB no controle dos impostos federais; Mudanas solicitadas pela ABRASF para a NF-e conjugada (mercadorias e servios); Mudanas relacionadas com a operao com combustvel, principalmente com a obrigatoriedade da descrio do produto conforme o padro definido pela ANP; Outras mudanas especficas.

Em relao a NFC-e (Nota Fiscal Eletrnica de Venda ao Consumidor Final Modelo 65), cabe ressaltar que as mudanas no leiaute so mnimas, trazendo, no entanto, algumas alteraes no processo de validao da NF-e para as SEFAZ. Sobre a NFC-e cabe informar que: O escopo da NFC-e abrange, exclusivamente, operaes comerciais de venda de mercadoria consumidor final, ocorridas no mbito do Estado (operaes internas), sem possibilidade de gerao de crdito de ICMS ao adquirente, de forma presencial ou com entrega a domiclio; Diferentemente da NF-e, fica a critrio da UF aceitar ou no este tipo de documento; Para as UF que aceitarem este tipo de documento, fica a critrio da UF o credenciamento das empresas para a emisso da NFC-e; A UF que adotar a NFC-e poder ainda, a seu critrio, aceitar ou no a utilizao da nova modalidade de contingncia criada especificamente para a NFC-e, a contingncia off-line, e a dispensa de impresso do DANFE NFC-e.

01.3 Sobre as Regras de Validao


O processo de validao dos dados da NF-e fica a cargo da SEFAZ Autorizadora, no trazendo, portanto, grande impacto para as empresas. No entanto, estas validaes tambm tm o objetivo de orientar as empresas de como devem informar os dados na NF-e e, neste sentido, podem acarretar, eventualmente, em algumas mudanas em suas aplicaes. A prpria alterao do leiaute da NF-e j acarretar, por si s, a necessidade de incluso e/ou mudana em regras de validao. Alm disso, foram definidas algumas novas validaes e as principais mudanas esto documentadas abaixo: Possibilidade de informao da IE com ou sem zeros no significativos, independentemente da UF, facilitando a empresa nesta informao; Definio mais precisa do arredondamento para o total da NF-e e para o total do imposto calculado pelo produto da Base de Clculo e alquota; Validao do Destinatrio (CNPJ), mesmo que no informada a IE do destinatrio; Na operao com combustvel, a descrio do produto deve ser a descrio definida pela ANP; Criada uma finalidade de emisso especfica para a NF-e de devoluo de mercadorias, que poder conter unicamente itens de devoluo.

Pg. 3 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

01.4 Sobre o Prazo de Implantao


Os prazos para entrada em vigncia das mudanas relacionadas nesta NT iro depender do modelo do documento fiscal: NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65), principalmente porque as empresas emitentes de NFC-e, e as SEFAZ que adotam este modelo de documento, j fizeram uma boa parte das mudanas previstas nesta NT. Veja cronograma abaixo: A. Para a NF-e (Modelo 55) Ambiente de Homologao (ambiente de teste das empresas): 02/12/2013; Ambiente de Produo: 03/03/2014; Desativao da verso "2.00" da NF-e: 01/12/2014. B. Para a NFC-e (Modelo 65) Ambiente de Homologao (ambiente de teste das empresas): 01/10/2013; Ambiente de Produo: 04/11/2013; Desativao da verso "2.00" da NF-e: 01/12/2014.

Pg. 4 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

02. Servio de Autorizao de Uso


02.1 Lote de NF-e: Processamento Assncrono
A arquitetura atual do Sistema NF-e assncrona, onde a empresa envia um Lote de NF-e e recebe um Recibo de Lote na resposta. De posse deste Recibo, a empresa, em uma conexo posterior, busca o resultado do processamento do Lote. Este procedimento justificado, pois existem processos diferentes de empresas consumindo os Web Services do Servio de Autorizao: Empresa que opera de forma "batch", recebendo os pedidos durante o dia e emitindo as NFe em um horrio determinado. Estas empresas utilizam o Lote de NF-e com vrias NF-e; Empresa que opera de forma on-line, real time, onde a operao de emisso da NF-e est vinculada a uma operao comercial que est ocorrendo no momento. Estas empresas enviam o Lote com somente uma NF-e.

02.2 Lote de NF-e: Processamento Sncrono


A critrio da Empresa e da SEFAZ Autorizadora, ser implementada a possibilidade da resposta sncrona do Lote de NF-e, para os Lotes com somente uma NF-e. O novo processo de resposta do processamento Sncrono / Assncrono do Lote da NF-e, na nova verso do leiaute das mensagens, ir conviver durante um tempo com o processamento da forma anterior (somente assncrono). Para isso, muda o nome do Web Service como segue: Novo Web Service: NfeAutorizacao; Novo Mtodo: NfeAutorizacaoLote.

02.3 Lote de NF-e: Mensagem Compactada


O tamanho mdio da NF-e de aproximadamente 10 KB (dependendo da quantidade de itens), necessitando de um dimensionamento correto da rede interna e do canal de Internet das empresas e da SEFAZ. Para minimizar a necessidade de uma maior infraestrutura de rede, a mensagem de envio de Lote de NF-e poder ser compactada, a critrio da empresa. Estima-se que a compactao da mensagem de Lote ir reduzir aproximadamente em 70% o tamanho desta mensagem. Seguem detalhes da implementao: Mantido o mesmo Web Service NfeAutorizacao, descrito no item anterior; Disponibilizado novo mtodo para receber a mensagem do Lote compactada (Nome do Mtodo: NfeAutorizacaoLoteZip); O novo mtodo tem unicamente o parmetro nfeDadosMsgZip, contendo a mensagem enviNFe compactada no padro GZip, onde o resultado da compactao convertido para Base64. A aplicao da SEFAZ ir descompactar a mensagem recebida, seguindo o procedimento normal do tratamento do Lote descompactado. Em caso de falha no processo de descompactao ser retornado o erro 416 - Rejeio: Falha na descompactao da rea de dados.

Pg. 5 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

02.4 Consulta Resultado do Lote (item 4.2 do Manual)


O novo processo de resposta do processamento Sncrono / Assncrono do Lote da NF-e, na nova verso do leiaute das mensagens, conviver, durante um tempo, com o processamento da forma anterior (somente assncrono). Para tanto, ser alterado o nome do Web Service, como segue: Novo Web Service: NfeRetAutorizacao; Novo Mtodo: NfeRetAutorizacaoLote.

02.5 Verso do Leiaute das Mensagens


De forma semelhante a migrao efetuada na ltima verso nacional (adoo da verso "2.00"), os leiautes das mensagens de todos os servios sero alterados para a verso "3.10".

02.6 Infraestrutura de Processamento na SEFAZ: NF-e e NFC-e


A nova verso do leiaute ser usada para a NF-e e para a NFC-e (Nota Fiscal para Consumidor Final) e, no futuro, estima-se que a quantidade de NFC-e poder atingir um volume bem superior ao volume de autorizao atual de NF-e. Este aumento significativo nos volumes a serem processados leva a necessidade de algumas mudanas no ambiente de autorizao na SEFAZ com: Separao do Banco de Dados da SEFAZ e separao do Banco de Dados do Ambiente Nacional; Separao completa da infraestrutura atual dos servios vinculados a Autorizao de Uso, compreendendo servidores de Web Service, servidores de processamento, servidores de banco de dados, rea de armazenamento (storage), rede interna, canal Internet, etc. A critrio da SEFAZ, podero vir a ser disponibilizados domnios diferentes (URL) para a NF-e e para NFC-e. Para no afetar de forma importante os investimentos efetuados pelas SEFAZ e pelas empresas, mesmo no caso de domnios (URL) diferentes, a inteno manter os mesmos nomes dos Web Service e dos Mtodos para os dois modelos de documento fiscal (NF-e e NFCe). Exemplificando: Servio Recepo de Lote

Servio NF-e nfe.sefaz.xx.gov.br NfeAutorizacao NFC-e nfce.sefaz.xx.gov.br idem acima Consulta a situao NF-e / NF-e nfe.sefaz.xx.gov.br NfeConsulta2 NFC-e NFC-e nfce.sefaz.xx.gov.br idem acima ...

Modelo Domnio (URL)

Mtodo NfeAutorizacaoLote idem acima nfeConsultaNF2 idem acima

Neste caso, a empresa que opere com a NF-e e com a NFC-e, dever conseguir direcionar as suas requisies, conforme o Web Service e modelo de documento desejado. Em caso de direcionamento incorreto, o Servio de Autorizao especfico da SEFAZ que optar por manter diferentes endereos de domnio (URL) poder rejeitar a requisio, de qualquer um dos Web Services, com os erros: Cdigo: 450 - Rejeio: Modelo da NF-e diferente de 55; Cdigo: 775 - Rejeio: Modelo da NFC-e diferente de 65.

Pg. 6 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03. Leiaute da NF-e (Anexo I do Manual do Contribuinte)


Alterado o leiaute da NF-e para a verso 3.10 com as mudanas abaixo. Para facilitar a visualizao geral do leiaute da NF-e com as suas alteraes, foi includo nesta NT o "Anexo I - Leiaute da NF-e", j alterado.

03.1 Identificao da Nota Fiscal de Venda Presencial no Varejo (NFC-e)


Alterado o Modelo da NF-e que agora passa a poder representar tambm as operaes de venda presencial no varejo (NFC-e).
# 10 ID Campo B06 mod Descrio Modelo do Documento Fiscal Ele E Pai B01 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 2 55=NF-e emitida em substituio a Nota Fiscal modelo 1/1A; 65=NFC-e, utilizada nas operaes de vendas no varejo, onde no for exigida a NF-e por dispositivo legal.

03.2 Data e Hora de Emisso e Outros Horrios


Alterado o campo de Data de Emisso para representar tambm a Hora de Emisso, no formato UTC. Este tipo de representao de dados j utilizado atualmente no Web Service de Eventos da NF-e e tecnicamente adequado para a representao do horrio para um Pas com dimenses continentais como o Brasil. Todos os demais campos com horrio sero migrados para este tipo de dado, inclusive os horrios que constam nas mensagens de resposta fornecidas pelas SEFAZ. Nesta nova verso do leiaute, sero aceitos os horrios de qualquer regio do mundo (faixa de horrio UTC de -11 a +12) e no s as faixas de horrio do Brasil.
# 13 14 ID B09 B10 Campo dhEmi dhSaiEnt Descrio Data e Hora de emisso do Documento Fiscal Data e Hora de Sada da Mercadoria/Produto. No caso da NF de entrada, esta a Data e Hora de entrada. *** Eliminado *** Data e Hora da entrada em contingncia Ele E E Pai B01 B01 Tipo Ocor. Tam. Observao D 1-1 Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time) D 0-1 Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time)

14a 29C

B10a hSaiEnt B28 dhCont

B01

0-1

Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time)

Exemplo: no formato UTC para os campos de Data-Hora, "TZD" pode ser -02:00 (Fernando de Noronha), -03:00 (Braslia) ou -04:00 (Manaus), no horrio de vero sero -01:00, -02:00 e -03:00. Exemplo: "2010-08-19T13:00:15-03:00".

Pg. 7 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03.3 Identificao de Operao Interna, Interestadual ou com Exterior


Atualmente, a identificao do tipo de operao estadual, interestadual ou operao com exterior resolvida considerando-se o confronto entre a UF do endereo do destinatrio e o CFOP dos itens da NF-e. Para facilitar a declarao pela empresa foi includo um identificador do tipo de operao e foram estabelecidos os respectivos controles necessrios para cada tipo de operao.
# 15a ID Campo B11a idDest Descrio Identificador de local de destino da operao Ele E Pai B01 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 1 1=Operao interna; 2=Operao interestadual; 3=Operao com exterior.

03.4 Alterao de Valores para Campos


# 25 ID B21 Campo tpImp Descrio Formato do DANFE Ele E Pai B01 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 1 0=Sem gerao de DANFE; 1=DANFE normal, Retrato; 2=DANFE normal, Paisagem; 3=DANFE Simplificado; 4=DANFE NFC-e; 5=DANFE NFC-e em mensagem eletrnica. Nota: O envio de mensagem eletrnica pode ser feita de forma simultnea com a impresso do DANFE. Usar o tpImp=5 na NFC-e quando esta for a nica forma de disponibilizao do DANFE. N 1-1 1 1=Emisso normal (no em contingncia); 2=Contingncia FS-IA, com impresso do DANFE em formulrio de segurana; 3=Contingncia SCAN (Sistema de Contingncia do Ambiente Nacional); 4=Contingncia DPEC (Declarao Prvia da Emisso em Contingncia); 5=Contingncia FS-DA, com impresso do DANFE em formulrio de segurana; 6=Contingncia SVC-AN (SEFAZ Virtual de Contingncia do AN); 7=Contingncia SVC-RS (SEFAZ Virtual de Contingncia do RS); 9=Contingncia off-line da NFC-e;

26

B22

tpEmis

Tipo de Emisso

B01

Pg. 8 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor. Tam. Observao Nota: Para a NFC-e somente esto disponveis e so vlidas as opes de contingncia 5 e 9.

03.5 Finalidade de Emisso da NF-e: Devoluo / Retorno


Includa a identificao da NF-e de devoluo / retorno, significando que esta NF-e ser de uso exclusivo para estes tipos de operao. A nova finalidade de emisso da NF-e vem acompanhada de algumas regras de validao, entre elas: Para as NF-e de devoluo / retorno, obrigatoriamente dever ser informado o documento fiscal referenciado, que pode ser outra NF-e, uma Nota Fiscal Modelo 1, Nota Fiscal de Produtor Primrio, etc; Para esta finalidade de emisso, somente sero aceitos itens com CFOP relativos devoluo / retorno de mercadorias; Para as demais finalidades de emisso, no sero aceitos itens com CFOP relativos devoluo / retorno de mercadorias. Dever ser gerada uma NF-e de devoluo para cada NF-e com itens a serem devolvidos, no sendo permitida a consolidao de vrias devolues de NF-e distintas, em uma mesma NF-e de devoluo. Como consequncia, ser aceito uma nica ocorrncia do documento fiscal referenciado para as NF-e de devoluo / retorno. Esta finalidade de emisso no dever ainda ser utilizada no caso de recusa de recebimento, quando normalmente no gerada uma Nota Fiscal identificando o no recebimento.
# 28 ID B25 Campo finNFe Descrio Finalidade de emisso da NF-e Ele E Pai B01 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 1 1=NF-e normal; 2=NF-e complementar; 3=NF-e de ajuste; 4=Devoluo/Retorno.

03.6 Indicao de operao com Consumidor Final, Indicao de atendimento presencial


Incluso de novos campos, obrigatrios, conforme segue:
# 29.1 ID Campo B25a indFinal Descrio Indica operao com Consumidor final Ele E Pai B01 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 1 0=No; 1=Consumidor final;

Pg. 9 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 29.2

ID Campo B25b indPres

Descrio Indicador de presena do comprador no estabelecimento comercial no momento da operao

Ele E

Pai B01

Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 1 0=No se aplica (por exemplo, para a Nota Fiscal complementar ou de ajuste); 1=Operao presencial; 2=Operao no presencial, pela Internet; 3=Operao no presencial, Teleatendimento; 4=NFC-e em operao com entrega em domiclio; 9=Operao no presencial, outros. Nota: Para a NFC-e, somente so aceitas as opes 1 e 4.

03.7 Identificao do Destinatrio


No caso da NFC-e, a identificao do destinatrio tem algumas particularidades: Identificao opcional, at o limite mximo de valor total da operao definido pela UF. Acima do limite de valor, mesmo para o caso de estrangeiro, necessria a identificao do destinatrio; Em qualquer caso, se for decidido pela identificao do destinatrio, tambm opcional a identificao completa do endereo, ou somente a identificao de CPF, CNPJ, ou dados do estrangeiro; No caso de emisso de NFC-e para entrega em domiclio (campo indPres=4), independentemente do valor da operao, obrigatria a identificao do destinatrio e do endereo de entrega. Para a NF-e, se mantm obrigatria a identificao completa do destinatrio, controlada por regras de validao efetuadas pela SEFAZ. Includo campo para a identificao da IE do destinatrio (tag:indIEDest), que ir documentar a informao do destinatrio Contribuinte do ICMS (obrigatria a informao da IE do destinatrio), Contribuinte Isento de Inscrio (no deve informar a IE) e No Contribuinte. Neste ltimo caso, a IE do destinatrio pode ser informada ou no, j que algumas UF concedem inscrio estadual para no contribuintes.
# 62 63 ID E01 E02 Campo dest CNPJ Descrio Grupo de identificao do Destinatrio CNPJ do destinatrio Ele G CE Pai A01 E01 Tipo Ocor. Tam. Observao 0-1 Grupo obrigatrio para a NF-e e opcional para a NFC-e. N 1-1 14 Informar os zeros no significativos. No informar esta tag se operao com Exterior. Nota: Campo no aceita o valor Nulo. N 1-1 11 Informar os zeros no significativos. C 1-1 0, Informar esta tag no caso de operao com o exterior, ou 5-20 para comprador estrangeiro. Informar o nmero do passaporte ou outro documento legal para identificar pessoa estrangeira (campo aceita valor Nulo).

64 64a

E03 CPF E03a idEstrangeiro

CPF do destinatrio CE Identificao do destinatrio no caso de CE comprador estrangeiro

E01 E01

Pg. 10 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 65 66 77a

ID E04

Campo xNome

Descrio Razo Social ou nome do destinatrio Grupo de endereo do Destinatrio Indicador da IE do Destinatrio

Ele E G E

Pai E01 E01 E01

E05 enderDest E16a indIEDest

78

E17

IE

IE

E01

Tipo Ocor. Tam. Observao C 0-1 2-60 Informao obrigatria para a NF-e e opcional para a NFC-e. 0-1 Grupo obrigatrio para a NF-e e opcional para a NFC-e. N 1-1 1 1=Contribuinte ICMS (informar a IE do destinatrio); 2=Contribuinte isento de Inscrio no cadastro de Contribuintes do ICMS; 9=No Contribuinte, que pode ou no possuir Inscrio Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS; Nota 1: No caso de NFC-e informar indIEDest=9 e no informar a tag IE do destinatrio; Nota 2: No caso de operao com o Exterior informar indIEDest=9 e no informar a tag IE do destinatrio; Nota 3: No caso de Contribuinte Isento de Inscrio (indIEDest=2), no informar a tag IE do destinatrio. N 0-1 2-14 Campo opcional. Informar somente os algarismos, sem os caracteres de formatao (ponto, barra, hfen, etc.).

03.8 Autoriza Download XML


Atualmente na Consulta Pblica da NF-e tanto o destinatrio, quanto o prprio emitente, podem efetuar o download do XML da NF-e, desde que identificados com seu certificado digital (conforme critrio da SEFAZ). Idem para o Transportador citado na NF-e. Criado um novo grupo de informaes para que a empresa emitente possa indicar outras pessoas autorizadas a obter o download do arquivo XML da NF-e. Nesta alternativa, a empresa emitente poder indicar o seu Contador, outras pessoas envolvidas no transporte da mercadoria, etc.
# ID Campo Descrio GA - Autorizao para obter XML 97a.1 G50 autXML Pessoas autorizadas para o download do XML da NF-e 97a.2 G51 CNPJ CNPJ Autorizado 97a.3 G52 CPF CPF Autorizado Ele G CE CE Pai A01 G50 G50 N N Tipo Ocor. Tam. Observao 0-10 1-1 1-1 14 11 Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros no significativos.

Pg. 11 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03.9 Detalhamento do NCM: NVE


Includo o campo opcional com a codificao da "NVE - Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica", que detalha alguns cdigos de NCM Nomenclatura Comum do MERCOSUL. Esta codificao tem o objetivo principal de identificar a mercadoria submetida a despacho aduaneiro de importao, para efeito de valorao aduaneira, e aprimorar os dados estatsticos de comrcio exterior.
# 104a ID Campo 105a NVE Descrio Codificao NVE - Nomenclatura de Ele E Pai I01 Tipo Ocor. Tam. Observao C 0-1 6 Codificao que detalha alguns NCM. Formato: duas letras maisculas e 4 algarismos. Vide: Anexo X - Identificador NVE.

Valor Aduaneiro e Estatstica.

03.10 Controle de Importao por Item


A. Intermediao na Importao e Outros
Foram criados alguns controles adicionais para a importao, conforme documentado abaixo e foram estabelecidas algumas regras de validao para a verificao da integridade da informao prestada, entre elas: Foram criadas algumas regras de validao para verificar a integridade da informao prestada, entre elas: Obrigatria a informao da tag de valor da AFRMM no caso de importao por via de transporte martima (valor pode ser zero); Obrigatria a informao do CNPJ do adquirente ou encomendante, exceto para importao por conta prpria; Obrigatria a informao da UF do adquirente ou encomendante, exceto para importao por conta prpria.
# 122a ID Campo I23a tpViaTransp Descrio Via de transporte internacional informada na Declarao de Importao (DI) Ele E Pai I18 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 2 1=Martima; 2=Fluvial; 3=Lacustre; 4=Area; 5=Postal 6=Ferroviria; 7=Rodoviria; 8=Conduto / Rede Transmisso; 9=Meios Prprios; 10=Entrada / Sada ficta; N 0-1 13v2 A tag deve ser informada no caso da via de transporte martima. N 1-1 1 1=Importao por conta prpria; 2=Importao por conta e ordem;

122b 122c

I23b vAFRMM I23c tpIntermedio

Valor da AFRMM - Adicional ao Frete para Renovao da Marinha Mercante Forma de importao quanto a intermediao

E E

I18 I18

Pg. 12 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 122d

ID

Campo

Descrio CNPJ do adquirente ou do encomendante

Ele E

Pai I18

I23d CNPJ

122e

123e UFTerceiro

Sigla da UF do adquirente ou do encomendante

I18

Tipo Ocor. Tam. Observao 3=Importao por encomenda; N 0-1 14 Informao obrigatria no caso de importao por conta e ordem ou por encomenda. Informar os zeros no significativos C 0-1 2 Informao obrigatria no caso de importao por conta e ordem ou por encomenda. No aceita o valor "EX".

B. Ato Concessrio de Drawback


Includo campo para informar o nmero do ato concessrio de Drawback. Includa tambm regra de validao para verificar a integridade da informao: Obrigatria informao do nmero do Drawback conforme o CFOP de importao.
# 128.1 ID Campo I29a nDraw Descrio Nmero do ato concessrio de Drawback Ele E Pai I25 Tipo Ocor. Tam. Observao N 0-1 11

03.11 Controle de Exportao por Item


Foi criado um grupo especfico para controle de Exportao por item da NF-e, conforme documentado abaixo e foram estabelecidas algumas regras de validao para a verificao da integridade da informao prestada, entre elas: Obrigatoriedade de informao do grupo de detalhes de exportao por item, para alguns CFOP; Obrigatoriedade de informao do nmero do Drawback para alguns CFOP; No caso da exportao indireta: o Obrigatoriedade de informao deste grupo, tambm conforme o CFOP; o Obrigatoriedade de informao da Chave de Acesso no grupo de NF-e referenciada; o Obrigatoriedade de existncia da Chave de Acesso no banco de dados da SEFAZ.
# 128f 128g 128h 128i 128j ID I50 I51 I52 I53 I54 Campo detExport nDraw exportInd nRE chNFe Descrio Grupo de detalhe da exportao para o item Nmero do ato concessrio de Drawback Grupo sobre exportao indireta Nmero do Registro de Exportao Chave de Acesso da NF-e recebida para exportao Ele G E G E E Pai I01 I50 I50 I52 I52 Tipo Ocor. Tam. Observao 0-500 Informar apenas nas operaes de exportao N N N 0-1 0-1 1-1 1-1 11 12 44

NF-e recebida com fim especfico de exportao

Pg. 13 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 128k

ID 155

Campo qExport

Descrio Ele Quantidade do item efetivamente exportado E

Pai I52

Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 11v4 A unidade de medida da quantidade exportada dever ser a mesma unidade de comercializao deste item

03.12 Produto Especfico: Combustvel, Mistura GLP e GN


Para o grupo de combustvel, foi includo campo para identificar o percentual de mistura de GLP e GN no produto final que comercializado. Atualmente no existe um cdigo de produto da ANP para identificar este tipo de mistura, portanto deve ser usado o cdigo de produto da ANP "210203001 - GLP", conforme descrito abaixo. Este percentual somente poder ser informado caso o produto seja GLP.
# ID Campo 162b1 L102a pMixGN Descrio Percentual de Gs Natural para o produto GLP (cProdANP=210203001) Ele Pai Tipo Ocor. Tam. Observao N 0-1 2v1-4 E L101

03.13 Produto Especfico: Papel Imune


Criado um novo grupo de informaes especfico para controle das operaes com Papel Imune. Este grupo opcional dever manter a informao do nmero do RECOPI - Registro e Controle das Operaes com o Papel Imune Nacional. A informao do nmero do RECOPI ser obrigatria na operao com papel imune e a NF-e poder ser autorizada em at 5 dias aps a data contida no identificador gerado no RECOPI.
# ID Campo Descrio L2 - Detalhamento Especfico para Operao com Papel Imune 162j L109 nRECOPI Nmero do RECOPI Ele CE Pai I90 Tipo Ocor. Tam. Observao N 1-1 20 Vide: Anexo X - Identificador RECOPI.

03.14 Grupo de Tributao: Alquotas de Imposto, Aumento de Casas Decimais


Ampliada a possibilidade de se informarem at 4 (quatro) casas decimais na alquota dos impostos, atendendo a legislao existente para determinadas situaes. Esta ampliao de casas decimais opcional para a empresa, podendo se manterem as 2 (duas) casas decimais informadas atualmente, sempre que permitido pela legislao. Esta mudana opcional da quantidade de casas decimais afeta os percentuais informados em: Alquota do ICMS (tag:pICMS); Percentual da reduo da Base de Clculo do ICMS (tag:pRedBC); Alquota do ICMS ST (tag:pICMSST);
Pg. 14 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Percentual da margem de valor adicionado do ICMS-ST (tag:pMVAST); Percentual da reduo da Base de Clculo do ICMS-ST (tag:pRedBCST); Percentual da Base de Clculo operao prpria da UF para qual devido o ICMS-ST (tag:pBCOp); Alquota aplicvel de clculo do crdito, Simples Nacional (tag:pCredSN); Alquota de reteno do ICMS de transporte (tag:pICMSRet); Alquota do IPI (tag:pIPI); Alquota do PIS (tag:pPIS); Alquota da COFINS (tag:pCOFINS); Alquota do ISSQN (tag:ISSQN/vAliq);

03.15 Grupo de Tributao: ICMS


As alteraes nos diferentes grupos de tributao do ICMS esto documentadas diretamente no leiaute da NF-e em anexo e compreendem as mudanas que seguem:

A. Grupo ICMS20 - Reduo da Base de Clculo


Includo campo opcional para informar o Valor do ICMS desonerado e o Motivo da Desonerao, conforme legislao. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.

B. Grupo ICMS30 - Isenta ou No Tributada, com cobrana do ICMS por ST


Includo campo opcional para informar o Valor do ICMS desonerado e o Motivo da Desonerao, conforme legislao. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.

C. Grupo ICMS40 - Imunidade, No Incidncia ou Desonerao


Alterado o nome do campo do valor do ICMS para este grupo de tributao de "vICMS" para "vICMSDeson". Eliminado o Motivo da Desonerao "2=Deficiente Fsico" e foram includos novos valores para o Motivo da Desonerao, agora com tamanho de 2 dgitos. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.

D. Grupo ICMS51 - Diferimento


Includos novos campos opcionais para o controle e a orientao no clculo do valor do ICMS, considerando o valor do ICMS da operao, o valor diferido e o valor do ICMS devido. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.
Pg. 15 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Nota: Esta alterao estava documentada na NT 2010/010 como uma implementao futura, onde tambm constavam orientaes sobre o a forma de clculo do diferimento do ICMS.

E. Grupo ICMS70 - Reduo da Base de Clculo e Cobrana do ICMS por ST


Includo campo opcional para informar o Valor do ICMS desonerado e o Motivo da Desonerao, conforme legislao. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.

F. Grupo ICMS90 - Outros


Includo campo opcional para informar o Valor do ICMS desonerado e o Motivo da Desonerao, conforme legislao. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para este grupo de tributao.

G. Grupo de Totais
Includo no grupo de totais o valor do ICMS desonerado. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para o grupo de totais (tag:vICMSDeson, id:W04a). Includa nova regra de validao para verificar a informao deste total e foram alteradas outras regras de validao vinculadas. Veja a documentao no "Anexo II - Regras de Validao da NF-e".

H. Valor Total Limite por UF


Eventualmente a informao do valor total da NF-e preenchida de forma errada (erro na montagem dos campos da NF-e), representando um valor absurdo. Para evitar erros deste tipo foi criada a regra de validao para verificar se o valor da NF-e superior a um valor limite estabelecido pela UF do Contribuinte. O mesmo controle foi criado para os campos de Valor do ICMS e Valor do ICMS-ST. Veja a documentao no "Anexo I - Leiaute da NF-e" para o grupo de totais (validao W04-20 e W06-20).

03.16 Grupo de Tributao: IPI


A. Concomitncia do IPI e ISSQN
Na verso atual do leiaute, no podem ser informadas, no mesmo item da NF-e, as informaes de tributao do IPI e do ISSQN. No caso de concomitncia dos impostos, necessria a prestao das informaes em itens separados: um deles voltado para a descrio do servio e outro

Pg. 16 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

especfico para a informao do produto. Nesta nova verso do leiaute, ser possvel informar, em um mesmo item, as informaes de tributao do IPI e do ISSQN. Nota: A necessidade de concomitncia dos impostos pode ser exemplificada com as operaes das grficas, recauchutagem de pneus, etc.

B. Devoluo do IPI
Includo um novo grupo opcional para que as empresas possam informar o valor do IPI devolvido, para um determinado item da NF-e. Este novo grupo somente poder ocorrer para NF-e de devoluo (tag:finNFe=4).
# ID Campo Descrio UB. Tributos Devolvidos (para o item da NF-e) 324a U50 impostoDevol Informao do Imposto devolvido Ele G Pai H01 Tipo Ocor. Tam. Observao 0-1 Nota: O motivo da devoluo dever ser informado pela empresa no campo de Informaes Adicionais do Produto (tag:infAdProd). 3v2 Nota: O valor mximo deste percentual 100%, no caso de devoluo total da mercadoria. 13v2

324b 324f 324g

U51 U60 U61

pDevol IPI vIPIDevol

Percentual da mercadoria devolvida Informao do IPI devolvido Valor do IPI devolvido

E G E

U50 U50 U60

1-1 1-1 1-1

03.17 Grupo de Tributao: PIS e COFINS


A. Grupo PISNT
Includa a possibilidade de informao do CST=05 - Operao Tributvel, Substituio Tributria (tag:PISNT/CST).

B. Grupo COFINSNT
Includa a possibilidade de informao do CST=05 - Operao Tributvel, Substituio Tributria (tag:COFINSNT/CST).

C. PIS / COFINS para a NFC-e (Nota Fiscal Eletrnica para Consumidor Final)
No caso da NFC-e, o grupo de tributao do PIS e o grupo de tributao da COFINS so opcionais. Para a NF-e se mantm obrigatria a informao destes grupos, controladas por regras de validao efetuadas pela SEFAZ.

Pg. 17 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03.18 Nota Fiscal Conjugada: Produtos e Servios (ISSQN)


Atualmente possvel utilizar a NF-e para emitir uma Nota Fiscal Conjugada, incluindo itens de produtos e itens de servio sujeitos ao ISSQN. Seguem mudanas propostas pela Associao Brasileira das Secretarias de Finanas dos Municpios das Capitais ABRASF e que foram incorporadas.

A. Identificao do Emitente da NF-e


No obrigatoriedade de informao do CNAE quando for informada a Inscrio Municipal.
# 48 48 ID Campo C18a -xC19 IM Descrio Sequncia XML Inscrio Municipal Ele Pai Tipo Ocor. G C01 0-1 E C18a C 1-1 Tam. Observao Grupo opcional. 1-15 Inscrio Municipal do Prestador do Servio. Informado na emisso de NF-e conjugada, com itens de produtos sujeitos ao ICMS e itens de servios sujeitos ao ISSQN. 7 Campo Opcional. Pode ser informado quando a Inscrio Municipal (id:C19) for informada.

49

C20

CNAE

CNAE fiscal

C18a

0-1

B. Identificao do Destinatrio da NF-e


Possibilidade de informar a Inscrio Municipal do Tomador do Servio, conforme segue:
# 79.1 ID Campo E18a IM Descrio Ele Inscrio Municipal do Tomador do Servio E Pai E01 Tipo Ocor. C 0-1 Tam. Observao 1-15 Informar na NF-e conjugada, com itens de produtos sujeitos ao ICMS e itens de servios sujeitos ao ISSQN.

C. Grupo de Tributao do ISSQN


Para o grupo de tributao do ISSQN, foi eliminado o campo do Cdigo de Tributao do ISSQN (id:U07) e alterado o campo cListServ (id:U06) que identifica o servio prestado para: Tipo=caractere e Tamanho=5.

D. Grupo de Totais do ISSQN


O grupo de totais do ISSQN (tag:ISSQNtot), foi ampliado, veja campos marcados no Anexo I - Leiaute da NF-e (id:W22a em diante).

03.19 NFC-e: Formas de Pagamento


Para a NF-e, no deve ser informado o grupo das Formas de Pagamento. No caso da NFC-e, dever ser informado obrigatoriamente o grupo de Formas de Pagamento, com a informao da forma de pagamento e o respectivo montante. Podem existir combinaes de formas de pagamento, por exemplo, R$ 100,00 pago em dinheiro e R$ 50,00 em cheque. A soma dos montantes dos pagamentos deve ser igual ao valor total da NFC-e. Os campos de informao do Grupo de Cartes so de preenchimento opcional na NFC-e.
Pg. 18 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Y Grupo de Formas de Pagamento


# ID Campo 398a YA01 pag 398b YA02 tPag Descrio Grupo de Formas de Pagamento Forma de pagamento Ele Pai Tipo Ocor. Tam. Observao G A01 0-100 Grupo obrigatrio para a NFC-e E YA01 N 1-1 2 01=Dinheiro 02=Cheque 03=Carto de Crdito 04=Carto de Dbito 05=Crdito Loja 10=Vale Alimentao 11=Vale Refeio 12=Vale Presente 13=Vale Combustvel 99=Outros Valor do Pagamento E YA01 N 1-1 13v2 Grupo de Cartes G YA01 0-1 CNPJ da Credenciadora de carto de E YA04 C 1-1 14 Informar o CNPJ da Credenciadora de carto de crdito / crdito e/ou dbito dbito Bandeira da operadora de carto de crdito E YA04 N 1-1 2 01=Visa e/ou dbito 02=Mastercard 03=American Express 04=Sorocred 99=Outros Nmero de autorizao da operao carto E YA04 C 1-1 1-20 Identifica o nmero da autorizao da transao da de crdito e/ou dbito operao com carto de crdito e/ou dbito

398c YA03 vPag 398d YA04 card 398e YA05 CNPJ 398f YA06 tBand

398g YA07 cAut

03.20 Informaes de Comrcio Exterior: Exportao


Alterado o grupo de Informaes de Comrcio Exterior - Exportao (id:ZA01), conforme segue. Foram criadas regras de validao para obrigar a informao deste grupo no caso de exportao e de no permitir a informao do grupo nos demais casos.
# 402 403 404 404a ID Campo ZA01 exporta ZA02 UFSaidaPais ZA03 xLocExporta ZA04 xLocDespacho Descrio Grupo Exportao Sigla da UF de Embarque ou de transposio de fronteira Descrio do Local de Embarque ou de transposio de fronteira Descrio do local de despacho Ele Pai Tipo Ocor. G A01 0-1 E ZA01 C 1-1 E E ZA01 ZA01 C C 1-1 0-1 Tam. 2 1-60 1-60 Descrio do Recinto Alfandegado ou do local onde foi efetivado o despacho para a exportao, conforme padronizao da RFB Observao Informar apenas na exportao. No aceita o valor "EX".

Pg. 19 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03.90 Schema: Documento Fiscal Referenciado


O XML da NF-e separado em grupos e um dos grupos iniciais o de "Informaes de Identificao da NF-e". No meio deste grupo, consta o subgrupo de "Informao de Documentos Fiscais Referenciados". Para clareza da documentao e do entendimento, foi alterada a posio deste subgrupo para o final do grupo de "Informaes de Identificao da NF-e". A alterao na posio deste subgrupo, a princpio, no afeta a aplicao das empresas e nem a aplicao da SEFAZ, j que o grupo "pai" ao qual este subgrupo pertence continua o mesmo (grupo "ide").

03.91 Schema: Diversos


Foram efetuadas tambm outras alteraes de Schema, de menor porte, normalmente motivadas pela inteno de padronizar a regra de preenchimento do campo e outras mudanas necessrias. Veja a relao de alteraes documentadas abaixo.
# 24f 55 70 85 95 152 158 160 161 361 362 ID B20f D06 E09 F06 G06 K01 L01 L03 L04 X06 X07 Campo IE fone xBairro xBairro xBairro med arma nSerie nCano xNome IE Descrio / Observao IE da Nota Fiscal referenciada de Produtor Rural: rejeio pelo Schema para IE com menos de 2 posies. Telefone na Nota Fiscal Avulsa: correo do Schema, mantendo a documentao do Manual. Nome do Bairro do endereo do destinatrio: rejeio pelo Schema para nome com menos de 2 posies. Nome do Bairro do Local de Retirada: rejeio pelo Schema para nome com menos de 2 posies. Nome do Bairro do Local de Entrega: rejeio pelo Schema para nome com menos de 2 posies. Limitada a quantidade de ocorrncias para at 500 informaes sobre os lotes de medicamento, para cada um dos itens da NF-e. O objetivo reduzir o erro de preenchimento, limitando tambm o tamanho da NF-e. Limitada a quantidade de ocorrncias para at 500 informaes sobre armamento, para cada um dos itens da NF-e. O objetivo reduzir o erro de preenchimento, limitando tambm o tamanho da NF-e. Aumentado o tamanho mximo da informao do Nmero de Srie da Arma. Aumentado o tamanho mximo da informao do Nmero de Srie do Cano. Razo Social ou nome do transportador: rejeio pelo Schema para nome com menos de 2 posies. IE do Transportador: rejeio pelo Schema para IE com menos de 2 posies; no aceita transporta/IE=Nulo;

03.92 Documentao do Leiaute da NF-e


As mudanas abaixo tem o objetivo documentacional, no representando na prtica uma alterao no Schema.

A. Sequncia XML
Documentado no leiaute da NF-e uma construo existente no Schema XML que no permite o preenchimento de campos mutuamente exclusivos.
Pg. 20 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

A inteno manter a documentao do leiaute da NF-e o mais prximo do Schema, pois, em ltima anlise, prevalece o tratamento dado pelo Schema. Neste sentido, foram includas as linhas com a descrio do campo contendo a informao "Sequncia XML".

B. Casas Decimais
Foi excludo do leiaute da NF-e a coluna "Dec." que representava a quantidade de casas decimais. Esta informao passou a ser mantida no prprio campo de tamanho do campo, onde as casa decimais so identificadas pelo literal "v" (vrgula decimal). Com esta mudana, a documentao do leiaute da NF-e se aproxima da formao do campo validada pelo Schema. Segue exemplo para o campo de valor do ICMS: Campo "vICMS" Tamanho Dec. Documentao anterior 15 2 Documentao atual 13v2 Esta mudana tem o objetivo documentacional, no representando na prtica uma alterao no Schema.

03.93 Compartilhamento de Informaes entre as SEFAZ


A mudana de leiaute constante nesta NT traz tambm algumas mudanas no processo de compartilhamento da NF-e entre as SEFAZ. Atualmente o Ambiente Nacional distribui a NF-e autorizada por uma UF, para outras UF, conforme os critrios de distribuio que seguem: UF de Destino de uma operao interestadual; UF de entrega / retirada, caso informado o local de entrega / retirada na NF-e; UF de Desembarao do grupo da Declarao de Importao (tag:DI/UFDesemb); UF de Embarque no caso da exportao (tag:exporta/UFEmbarq, campo alterado para UFSaidaPais); UF de Consumo no caso das operaes com combustvel (tag:comb/UFCons); UF de Partilha do ICMS (tag:ICMSPart/UFST). Adicionado os critrios de distribuio que seguem: UF de endereo do destinatrio em outra UF, mesmo na operao interna na UF; UF do adquirente ou do encomendante que aparece na importao (tag:DI/UFTerceiro); UF da Chave de Acesso da NF-e que aparece no grupo de informaes de Documento Fiscal referenciado (tag:NFRef/refNFe); UF da Nota Fiscal Modelo 1 que aparece no grupo de informaes de Documento Fiscal referenciado (tag:NFRef/refNF); UF da Nota Fiscal de Produtor Rural que aparece no grupo de informaes de Documento Fiscal referenciado (tag:NFRef/refNFP); UF da Chave de Acesso do CT-e que aparece no grupo de informaes de Documento Fiscal referenciado (tag:NFRef/refCTe).

Pg. 21 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

04. Lote de NF-e (item 4.1 do Manual)


04.1 Mensagem de Entrada (item 4.1.1 do Manual, leiaute: enviNFe)
Alterado o leiaute da mensagem de Lote de NF-e, conforme segue:
# Campo AP03a indSinc Ele E Pai AP01 Descrio/Observao Tipo Ocor. Tam. N 1-1 1 0=No. 1=Empresa solicita processamento sncrono do Lote de NF-e (sem a gerao de Recibo para consulta futura); Nota: O processamento sncrono do Lote corresponde a entrega da resposta do processamento das NF-e do Lote, sem a gerao de um Recibo de Lote para consulta futura. A resposta de forma sncrona pela SEFAZ Autorizadora s ocorrer se: - a empresa solicitar e constar unicamente uma NF-e no Lote; - a SEFAZ Autorizadora implementar o processamento sncrono para a resposta do Lote de NF-e.

04.2 Mensagem de Resposta (item 4.1.2 do Manual, leiaute: retEnviNFe)


Alterado o leiaute da mensagem de resposta do Lote de NF-e, conforme segue:
# Campo AR06b dhRecbto AR07 AR11 infRec protNFe Ele E CG CG Pai AR01 AR01 AR01 Descrio/Observao Tipo Ocor. Tam. D 1-1 Preenchido com a data e hora do processamento (informado tambm no caso de rejeio). Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time). 0-1 Dados do Recibo de Lote (s gerado se o lote for aceito e o processamento for assncrono) 0-1 Dados do Protocolo de recebimento da NF-e gerado no caso do processamento sncrono do Lote de NF-e. Ver descrio do protNFe no item 4.2.2.

Eliminado o texto onde consta: As mensagens recebidas com erro geram uma mensagem de erro. Nas demais hipteses ser retornado um recibo com nmero, data, hora local de recebimento e tempo mdio de resposta do servio nos ltimos 5 minutos. O nmero do recibo gerado pelo Portal da Secretaria de Fazenda Estadual ser a chave de acesso do servio de consulta ao resultado do processamento do lote.

Pg. 22 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

04.3 Descrio do Processo de Recepo de Lotes de NF-e (item 4.1.3 do Manual)


Eliminado o texto onde consta: Este mtodo ser responsvel por receber as mensagens de envio de lotes de NF-e e coloc-las na fila de entrada.

04.4 Gerao da Resposta com Recibo (item 4.1.6 do Manual)


Alterado o texto descritivo do processamento para: A. Erro no Lote Caso ocorra algum problema de validao no Lote de NF-e, o aplicativo dever retornar uma mensagem com as seguintes informaes: a identificao do ambiente; a verso do aplicativo; o cdigo e a respectiva mensagem de erro (vide a tabela do item 5.1); B. Processamento Assncrono No caso de processamento assncrono do Lote de NF-e, no existindo qualquer problema nas validaes acima referidas, o aplicativo poder gerar um nmero de recibo e gravar a mensagem, juntamente com o nmero do recibo e o CNPJ do transmissor. O nmero do recibo gerado pelo Portal da Secretaria de Fazenda Estadual ser a chave de consulta do servio de consulta ao resultado do processamento do lote. Aps a gravao da mensagem na fila de entrada ser retornada uma mensagem de confirmao de recebimento para o transmissor, com as seguintes informaes: a identificao do ambiente; a verso do aplicativo; o cdigo 103 e o literal Lote recebido com Sucesso; o cdigo da UF que atendeu a solicitao; o nmero do recibo (vide item 5.5), com data, hora local de recebimento da mensagem; tempo mdio de resposta do servio de processamento dos lotes nos ltimos 5 minutos (vide detalhamento da forma de clculo no item 5.7). C. Processamento Sncrono No caso de processamento sncrono do Lote de NF-e, as validaes da NF-e sero feitas na sequncia, sem a gerao de um Nmero de Recibo.

Pg. 23 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

04.5 Descrio do Processamento do Lote de NF-e (item 4.1.7 do Manual)


Alterado o texto descritivo do processamento para: No caso do processamento assncrono, o processamento do Lote de NF-e recepcionado realizado pelo Servidor de Processamento de NF-e que consome as mensagens armazenadas na fila de entrada e faz a validao de forma e das regras de negcios e armazena o resultado do processamento na fila de sada.

04.6 Validao da rea de Dados do Lote de NF-e (item 4.1.9.1 do Manual)


A aplicao da SEFAZ dever verificar se a empresa enviou um Lote solicitando a resposta sncrona, mas o Lote contm mais de uma NF-e. Regra de Validao # GAP03a Solicitada resposta sncrona para Lote com mais de uma NF-e (indSinc=1) Aplic. Msg Efeito Obrig. 764 Rej.

04.7 Validao das Regras de Negcio do Lote (item 4.1.9.4 do Manual)


As validaes efetuadas pela SEFAZ tm o objetivo de garantir minimamente a qualidade das informaes recebidas e normalmente no tem impacto na gerao dos documentos pelas empresas, j que estes so preenchidos por regras prprias, no totalmente controladas por regras de validao efetuadas pelo Fisco.

04.7.1 Validaes Conforme o Modelo do Documento Fiscal


No caso atual, com a incorporao da NFC-e no mesmo leiaute da NF-e, algumas regras de validao precisaram ser alteradas com a necessidade de identificar o modelo da Nota Fiscal que est sendo validado. Esta especializao nas regras de validao no traz consequncias maiores para as empresas, j que elas continuam emitindo ou um ou outro dos tipos de Nota Fiscal Eletrnica. Para facilitar o entendimento e a manuteno das regras de validao, reproduzimos nesta NT as validaes atuais, assinalando aquelas que foram alteradas ou includas. Com o mesmo objetivo, foi tambm: Alterada a coluna Campo, incluindo um nmero sequencial aps o cdigo do campo, permitindo a visualizao da sequncia de validaes para o mesmo campo; Includa coluna Modelo, mostrando se a validao se aplica para o modelo 55-NF-e, ou 65-NFC-e, ou para ambos. Veja nesta NT o "Anexo II - Regras de Validao da NF-e".

Pg. 24 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

04.7.2. Validaes relacionadas com a Alterao do Leiaute da NF-e


Foram includas validaes para alguns dos campos novos do leiaute da NF-e. Estas validaes so citadas no texto que descreve os campos novos e esto detalhadas no "Anexo II - Regras de Validao da NF-e". Todas estas validaes esto assinaladas no referido anexo.

04.7.3 Validaes relacionadas com Campos que no sofreram alterao no Leiaute


Foram includas algumas novas validaes e outras validaes de campos existentes foram alteradas. Todas as validaes esto detalhadas no "Anexo II - Regras de Validao da NF-e" e aquelas validaes alteradas esto devidamente assinaladas. Uma descrio das regras de validao alteradas para campos j existentes esto relacionadas abaixo. A. Validao da Inscrio Estadual (IE) O Manual de Orientao do Contribuinte (MOC) documenta que o tamanho da IE deve ser normalizado na aplicao da SEFAZ, antes da verificao do dgito de controle. Para facilitar a informao da IE pelas empresas, a validao foi alterada para desprezar os zeros no significativos antes da verificao do dgito de controle, para a IE de qualquer UF. Esta regra vale para a IE do Emitente, Destinatrio, IE-ST, IE do Transportador e IE do Produtor Rural da Nota Fiscal Modelo 4 referenciada. Exemplificando, a aplicao da SEFAZ dever considerar vlida a IE nas situaes abaixo: Inscrio Estadual 0010000012 00010000012 00000010000012 10000012 Observao Presena de 2 zeros no significativos Presena de 3 zeros no significativos Presena de 6 zeros no significativos, completando o tamanho mximo do campo com 14 posies Ausncia de zeros no significativos

Nota: Da mesma forma que outros campos de valor, mantida a orientao para as empresas no informarem os Zeros No Significativos na frente da Inscrio Estadual, evitando aumentar o tamanho do arquivo XML B. Validao do Destinatrio: Destinatrio no Habilitado a Operar na UF Normalmente a validao do destinatrio realizada se for informada a Inscrio Estadual do Destinatrio, conforme documentado no MOC Manual de Orientaes do Contribuinte. Alterada a validao do Destinatrio, a critrio da UF, com as possibilidades que seguem: No informada a IE do Destinatrio, mas este possui IE ativa na UF; No informada a IE do Destinatrio e o CNPJ est assinalado como "inapto" na SEFAZ.
Pg. 25 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

O assinalamento pela SEFAZ de CNPJ inapto, normalmente ocorre nas situaes de: A SEFAZ tem cincia que o CNPJ no pertence a sua UF; A SEFAZ tem cincia que a empresa no mantm mais operao na UF (encerramento de atividade, ou outras situaes de baixa); A SEFAZ identifica prtica indevida de operao sujeita ao ICMS, por empresa sem Inscrio Estadual. Includa regra de validao correspondente, conforme o "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "5E17-70" e "5E17-80", sendo que neste ltimo caso, haver a denegao da emisso da NF-e, com uma mensagem especfica. C. Validao do Captulo do NCM O campo NCM pode ser informado com 8 posies (completo), ou somente com 2 posies (Captulo). Alguns Captulos do NCM no existem e foi includa uma regra de validao para verificar esta informao, conforme o "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "I05-40". D. Nota Fiscal Avulsa: Venda Ambulante de Produtor Rural Alterada regra de validao para permitir emisso de NFA-e para venda ambulante de produtor rural. Vide "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "I08-90". E. Operao Incentivada com a Suframa Os CFOP abaixo passam a ser permitidos nas operaes com a Suframa, com desonerao do ICMS (CST=40): 5120, 5651, 5652, 5654, 5655, 5658, 5659; 6120, 6651, 6652, 6654, 6655, 6658, 6659. Alterada a regra de validao correspondente, conforme o "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "N28-20". F. Operao com Combustvel: Descrio do Produto Atualmente mantido algum controle no servio de autorizao de uso da SEFAZ para as operaes com combustvel. Estes controles compreendem: Obrigatoriedade de informao do Grupo de Combustvel, conforme o CFOP da operao realizada (ver validao "L101-20"); Validao pelo Schema do Cdigo do Produto ANP, com 792 cdigos possveis. Para os itens de combustvel, normalmente a empresa informa a Descrio do Produto (tag:xProd) com a descrio comercial do produto diferente da descrio estabelecida pela ANP. Dever ser mantida a descrio do produto conforme padronizao da ANP. A critrio da empresa, a descrio comercial do produto pode ser informada no campo de informao adicional do item (tag:infAdProd).
Pg. 26 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Includa regra de validao correspondente, conforme o "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "L102-10". G. Critrio de Arredondamento Algumas regras de validao verificam se o total de valores da NF-e corresponde ao somatrio dos itens, ou se valor do imposto corresponde ao produto da base de clculo e alquota. Alterado o critrio de arredondamento conforme segue: O somatrio dos valores dos itens deve corresponder exatamente ao valor total informado; A verificao do produto da base de clculo e alquota aceita um arredondamento de at R$ 0,01, para mais ou para menos, em todos os casos. As validaes alteradas tm uma observao assinalada com "(*3)" ou "(*4)" no MOC e foram modificadas conforme consta nesta NT. Vide "Anexo II - Regras de Validao da NF-e", validao "N17-20" e validaes de total ("W03-10" a "W22-10").

04.7.4 Validaes Eliminadas


No caso da NF-e foi eliminada a validao "526 - CFOP de Exportao e no informado Local de Embarque" (validao GI08.8). Esta validao foi substituda por validao especfica diretamente no grupo de exportao (id:ZA01). Da mesma forma, foi eliminada a validao "761 - NFC-e com dados de exportao".

Pg. 27 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

05. Consulta Resultado do Lote (item 4.2 do Manual)


05.1 Mensagem de Resposta (item 4.2.2 do Manual, leiaute: retConsReciNFe)
Alterada a mensagem de resposta, incluindo a Data e Hora do processamento pela SEFAZ, no formato UTC e alterando a Data e Hora do Protocolo de Autorizao de Uso tambm para o formato UTC.
# Campo BR06b dhRecbto PR08 dhRecbto Ele E E Pai BR01 PR03 Tipo D D Ocor. 1-1 1-1 Descrio/Observao Tam. Preenchido com a data e hora do processamento (informado tambm no caso de rejeio). Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time). Preenchido com a data e hora do processamento (informado tambm no caso de rejeio). Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time).

06. Inutilizao de Numerao de NF-e (item 4.4 do Manual)


06.1 Mensagem de Pedido de Inutilizao (item 4.4.1 do Manual, leiaute: inutNFe)
# DP10 Campo mod Ele E Pai DP03 Tipo N Ocor. 1-1 Tam. 2 Modelo do documento (55 ou 65) Descrio/Observao

06.2 Mensagem de Resposta (item 4.4.2 do Manual, leiaute: retInutNFe)


Alterado o protocolo de resposta, passando a Data e Hora do processamento pela SEFAZ para o formato UTC.
# DR16 Campo dhRecbto Ele E Pai DR03 Tipo D Ocor. 1-1 Tam. Descrio/Observao Preenchido com a data e hora do processamento (informado tambm no caso de rejeio). Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time).

Pg. 28 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

07. Consulta Situao da NF-e (item 4.5 do Manual)


07.1 Mensagem de Resposta (item 4.5.2 do Manual, leiaute: retConsSitNFe)
Alterada a mensagem de resposta, incluindo a Data e Hora do processamento pela SEFAZ, no formato UTC.
# Campo ER07a dhRecbto ER07b chNFe Ele E E Pai ER01 ER01 Tipo D N Ocor. 1-1 1-1 Tam. Descrio/Observao Preenchido com a data e hora do processamento. Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time). Chave de Acesso da NF-e consultada

44

07.2 Validao das Regras de Negcio da Consulta Situao (item 4.5.7.2 do Manual)
# J02f Regra de Validao Chave de Acesso invlida (modelo diferente de 55 e 65) Aplic. Obrig. Msg 618 Efeito Rej.

Pg. 29 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

08. Consulta Status Servio (item 4.6 do Manual)


08.1 Sobre o Web Service de Consulta Status Servio
Existe a previso futura de eliminar este Web Service para o Servio de Autorizao da NF-e, discusso esta ainda no iniciada com as empresas. Os argumentos que levam a esta necessidade de discusso so: Identificado mau uso do Web Service por muitas empresas (loop de requisies), representando atualmente 46% das requisies e 24,4% de todo o trfego de dados no canal da Internet da SEFAZ para o Servio de Autorizao; Identificado que algumas empresas estruturaram a sua aplicao de forma a prescindir desta consulta, com vantagens operacionais e de controle para a prpria empresa; Identificado que a resposta deste Web Service no determina a entrada ou no em contingncia, onde: o a resposta do Web Service pode ser normal, mas a empresa no consegue autorizar a NF-e; o a resposta do Web Service pode indicar problema (timeout, por exemplo), mas a empresa consegue autorizar NF-e normalmente.

08.2 Mensagem de Resposta (item 4.6.2 do Manual, leiaute: retConsStatServ)


Alterada a mensagem de resposta, passando a Data e Hora do processamento pela SEFAZ para o formato UTC.
# FR08 Campo dhRecbto Ele E Pai FR01 Tipo D Ocor. 1-1 Tam. Descrio/Observao Preenchido com a data e hora do processamento. Formato AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD (UTC - Universal Coordinated Time).

Pg. 30 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Anexo I Leiaute da NF-e


ID Campo Descrio NFe TAG raiz da NF-e A. Dados da Nota Fiscal eletrnica 1 A01 infNFe Informaes da NF-e 2 A02 versao Verso do leiaute 3 A03 Id Identificador da TAG a ser assinada 4 A04 pk_nItem Regra para que a numerao do item de detalhe da NF-e seja nica. B. Identificao da Nota Fiscal eletrnica 5 B01 ide Informaes de identificao da NF-e 6 B02 cUF Cdigo da UF do emitente do Documento Fiscal 7 B03 cNF Cdigo Numrico que compe a Chave de Acesso Descrio da Natureza da Operao # Ele G G A ID RC Pai Raiz A01 A01 Tipo Ocor. 1-1 C C 1-1 1-1 1-1 1-1 Tam. Observao TAG raiz da NF-e Grupo que contm as informaes da NF-e Verso do leiaute (v2.0) Informar a Chave de Acesso precedida do literal NFe, Regra de validao do item de detalhe da NF-e, campo de controle do Schema XML, o contribuinte no deve se preocupar com o preenchimento deste campo.

1-4 47

G E

A01 B01

1-1 1-1

B01

1-1

B04

natOp

B01

1-1

1-60

B05

indPag

Indicador da forma de pagamento

B01

1-1

10

B06

mod

Cdigo do Modelo do Documento Fiscal Srie do Documento Fiscal

B01

1-1

11

B07

serie

B01

1-1

1-3

12 13

B08 B09

nNF dhEmi

Nmero do Documento Fiscal Data e hora de emisso do Documento

E E

B01 B01

N D

1-1 1-1

1-9

Cdigo da UF do emitente do Documento Fiscal. Utilizar a Tabela do IBGE de cdigo de unidades da federao (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas). Cdigo numrico que compe a Chave de Acesso. Nmero aleatrio gerado pelo emitente para cada NF-e para evitar acessos indevidos da NF-e. (v2.0) Informar a natureza da operao de que decorrer a sada ou a entrada, tais como: venda, compra, transferncia, devoluo, importao, consignao, remessa (para fins de demonstrao, de industrializao ou outra), conforme previsto na alnea 'i', inciso I, art. 19 do CONVNIO S/N, de 15 de dezembro de 1970. 0=Pagamento vista; 1=Pagamento a prazo; 2=Outros. 55=NF-e emitida em substituio ao modelo 1 ou 1A; 65=NFC-e, utilizada nas operaes de venda no varejo (a critrio da UF aceitar este modelo de documento). Srie do Documento Fiscal, preencher com zeros na hiptese de a NF-e no possuir srie. (v2.0) Srie 890-899: uso exclusivo para emisso de NF-e avulsa, pelo contribuinte com seu certificado digital, atravs do site do Fisco (procEmi=2). (v2.0) Serie 900-999: uso exclusivo de NF-e emitidas no SCAN. (v2.0) Nmero do Documento Fiscal. Data e hora no formato UTC (Universal Coordinated

Pg. 31 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 14

ID B10

Campo dhSaiEnt

Descrio Fiscal Data e hora de Sada ou da Entrada da Mercadoria/Produto Tipo de Operao Identificador de local de destino da operao Cdigo do Municpio de Ocorrncia do Fato Gerador Formato de Impresso do DANFE

Ele E

Pai B01

Tipo Ocor. D 0-1

Tam.

15 15a

B11

tpNF

E E

B01 B01

N N

1-1 1-1

1 1

B11a idDest

16

B12

cMunFG

B01

1-1

25

B21

tpImp

B01

1-1

26

B22

tpEmis

Tipo de Emisso da NF-e

B01

1-1

27

B23

cDV

Dgito Verificador da Chave de Acesso da NF-e

B01

1-1

Observao Time): AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD Data e hora no formato UTC (Universal Coordinated Time): AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD. Nota: No informar este campo para a NFC-e. 0=Entrada; 1=Sada 1=Operao interna; 2=Operao interestadual; 3=Operao com exterior. Informar o municpio de ocorrncia do fato gerador do ICMS. Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas) 0=Sem gerao de DANFE; 1=DANFE normal, Retrato; 2=DANFE normal, Paisagem; 3=DANFE Simplificado; 4=DANFE NFC-e; 5=DANFE NFC-e em mensagem eletrnica (o envio de mensagem eletrnica pode ser feita de forma simultnea com a impresso do DANFE; usar o tpImp=5 quando esta for a nica forma de disponibilizao do DANFE). 1=Emisso normal (no em contingncia); 2=Contingncia FS-IA, com impresso do DANFE em formulrio de segurana; 3=Contingncia SCAN (Sistema de Contingncia do Ambiente Nacional); 4=Contingncia DPEC (Declarao Prvia da Emisso em Contingncia); 5=Contingncia FS-DA, com impresso do DANFE em formulrio de segurana; 6=Contingncia SVC-AN (SEFAZ Virtual de Contingncia do AN); 7=Contingncia SVC-RS (SEFAZ Virtual de Contingncia do RS); 9=Contingncia off-line da NFC-e (as demais opes de contingncia so vlidas tambm para a NFC-e); Nota: Para a NFC-e somente esto disponveis e so vlidas as opes de contingncia 5 e 9. Informar o DV da Chave de Acesso da NF-e, o DV ser calculado com a aplicao do algoritmo mdulo 11 (base

Pg. 32 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

28 29

B24 B25

tpAmb finNFe

Identificao do Ambiente Finalidade de emisso da NF-e

E E

B01 B01

N N

1-1 1-1

1 1

29.1 29.2

B25a indFinal B25b indPres

Indica operao com Consumidor final Indicador de presena do comprador no estabelecimento comercial no momento da operao

E E

B01 B01

N N

1-1 1-1

1 1

29a

B26

procEmi

Processo de emisso da NF-e

B01

1-1

Verso do Processo de emisso da NF-e 29b.1 B27.1 -xSequncia XML 29c B28 dhCont Data e Hora da entrada em contingncia 29d B29 xJust Justificativa da entrada em contingncia BA. Documento Fiscal Referenciado 29x.1 BA01 NFref Informao de Documentos Fiscais referenciados

29b

B27

verProc

E G E E

B01 B01 B27.1 B27.1

1-1 0-1 1-1 1-1

1-20

Observao 2,9) da Chave de Acesso. (vide item 5 do Manual de Orientao) 1=Produo; 2=Homologao 1=NF-e normal; 2=NF-e complementar; 3=NF-e de ajuste; 4=Devoluo/Retorno. 0=No; 1=Consumidor final; 0=No se aplica (por exemplo, Nota Fiscal complementar ou de ajuste); 1=Operao presencial; 2=Operao no presencial, pela Internet; 3=Operao no presencial, Teleatendimento; 4=NFC-e em operao com entrega a domiclio; 9=Operao no presencial, outros. 0=Emisso de NF-e com aplicativo do contribuinte; 1=Emisso de NF-e avulsa pelo Fisco; 2=Emisso de NF-e avulsa, pelo contribuinte com seu certificado digital, atravs do site do Fisco; 3=Emisso NF-e pelo contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco. Informar a verso do aplicativo emissor de NF-e. Grupo opcional.

D C

Data e hora no formato UTC (Universal Coordinated Time): AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD 15-256 (v2.0)
Grupo com informaes de Documentos Fiscais referenciados. Informao utilizada nas hipteses previstas na legislao. (Ex.: Devoluo de Mercadorias, Substituio de NF cancelada, Complementao de NF, etc.). Referencia uma NF-e (modelo 55) emitida anteriormente, vinculada a NF-e atual, ou uma NFC-e (modelo 65),

B01

0-500

29x.2 29x.3 29x.4

BA02 refNFe BA03 refNF BA04 cUF

Chave de acesso da NF-e referenciada Informao da NF modelo 1/1A referenciada Cdigo da UF do emitente

CE BA01 CG BA01 E BA03

1-1 1-1

44

1-1

Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF,

Pg. 33 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 29x.5 29x.6 29x.7 29x.8 29x.9 29x.10

ID BA05 BA06 BA07 BA08 BA09 BA10

Campo AAMM CNPJ mod serie nNF refNFP

Descrio Ano e Ms de emisso da NF-e CNPJ do emitente Modelo do Documento Fiscal Srie do Documento Fiscal Nmero do Documento Fiscal Informaes da NF de produtor rural referenciada Cdigo da UF do emitente Ano e Ms de emisso da NF-e CNPJ do emitente CPF do emitente IE do emitente Modelo do Documento Fiscal Srie do Documento Fiscal Nmero do Documento Fiscal Chave de acesso do CT-e referenciada Informaes do Cupom Fiscal referenciado Modelo do Documento Fiscal

Ele E E E E E CG E E CE CE E E E

Pai BA03 BA03 BA03 BA03 BA03 BA01 BA10 BA10 BA10 BA10 BA10 BA10 BA10

Tipo Ocor. N N N N N 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 C 1-1

Tam. 4 14 2 1-3 1-9

Observao Municpio e Pas) AAMM da emisso da NF Informar o CNPJ do emitente da NF 01=modelo 01 Informar zero se no utilizada Srie do documento fiscal. Faixa: 1999999999

29x.11 BA11 cUF 29x.12 29x.13 29x.14 29x.15 BA12 BA13 BA14 BA15 AAMM CNPJ CPF IE

N N N N N N N N N

2 4 14 11 2-14 2 1-3 1-6 44

29x.16 BA16 mod 29x.17 BA17 serie 29x.18 BA18 nNF 29x.19 BA19 refCTe 29x.20 BA20 refECF 29x.21 BA21 mod

E BA10 CE BA01 CG BA01 E BA20

Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas) (v2.0) AAMM da emisso da NF de produtor (v2.0) Informar o CNPJ do emitente da NF de produtor (v2.0) Informar o CPF do emitente da NF de produtor (v2.0) Informar a IE do emitente da NF de Produtor ou o literal ISENTO (v2.0) 04=NF de Produtor; 01=NF (v2.0) Informar a srie do documento fiscal (informar zero se inexistente) (v2.0). Faixa: 1999999999 Utilizar esta TAG para referenciar um CT-e emitido anteriormente, vinculada a NF-e atual - (v2.0). Grupo do Cupom Fiscal vinculado NF-e (v2.0). "2B"=Cupom Fiscal emitido por mquina registradora (no ECF); "2C"=Cupom Fiscal PDV; "2D"=Cupom Fiscal (emitido por ECF) (v2.0). Informar o nmero de ordem sequencial do ECF que emitiu o Cupom Fiscal vinculado NF-e (v2.0). Informar o Nmero do Contador de Ordem de Operao COO vinculado NF-e (v2.0).

29x.22 BA22 nECF 29x.23 BA23 nCOO

Nmero de ordem sequencial do ECF

E E

BA20 BA20

N N

1-1 1-1

3 6

Nmero do Contador de Ordem de Operao - COO C. Identificao do Emitente da Nota Fiscal eletrnica 30 C01 emit Identificao do emitente da NF-e 31 C02 CNPJ CNPJ do emitente 31a C02a CPF CPF do remetente

G CE CE

A01 C01 C01

N N

1-1 1-1 1-1

14 11

Informar o CNPJ do emitente. Na emisso de NF-e avulsa pelo Fisco, as informaes do remetente sero informadas neste grupo. O CNPJ ou CPF devero ser informados com os zeros no significativos.

32

C03

xNome

Razo Social ou Nome do emitente

C01

1-1

2-60

Pg. 34 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

ID C04 C05 C06 C07 C08 C09 C10 C11 C12 C13 C14 C15 C16

Campo xFant enderEmit xLgr nro xCpl xBairro cMun xMun UF CEP cPais xPais fone

Descrio Nome fantasia Endereo do emitente Logradouro Nmero Complemento Bairro Cdigo do municpio Nome do municpio Sigla da UF Cdigo do CEP Cdigo do Pas Nome do Pas Telefone

Ele E G E E E E E E E E E E E

Pai C01 C01 C05 C05 C05 C05 C05 C05 C05 C05 C05 C05 C05

Tipo Ocor. C 0-1 1-1 C 1-1 C 1-1 C 0-1 C 1-1 N 1-1 C C N N C N 1-1 1-1 1-1 0-1 0-1 0-1

Tam. 1-60 2-60 1-60 1-60 2-60 7 2-60 2 8 4 1-60 6-14

Observao

Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX- Tabela de UF, Municpio e Pas).

46

C17

IE

Inscrio Estadual do Emitente

C01

1-1

2-14

47

C18

IEST

IE do Substituto Tributrio

C01

0-1

2-14

47.1 48

C18.1 -xC19 IM

Sequncia XML Inscrio Municipal do Prestador de Servio CNAE fiscal Cdigo de Regime Tributrio

G E

C01 C18.1

0-1 1-1

1-15

49 49a

C20 C21

CNAE CRT

E E

C18.1 C01

N N

0-1 1-1

7 1

Informar os zeros no significativos. (NT 2011/004) 1058=Brasil Brasil ou BRASIL Preencher com o Cdigo DDD + nmero do telefone. Nas operaes com exterior permitido informar o cdigo do pas + cdigo da localidade + nmero do telefone (v2.0) Informar somente os algarismos, sem os caracteres de formatao (ponto, barra, hfen, etc.). Nota: Na emisso de NF-e Avulsa pode ser informado o literal ISENTO para os contribuintes do ICMS isentos de inscrio no Cadastro de Contribuintes de ICMS. IE do Substituto Tributrio da UF de destino da mercadoria, quando houver a reteno do ICMS ST para a UF de destino. Grupo opcional. Informado na emisso de NF-e conjugada, com itens de produtos sujeitos ao ICMS e itens de servios sujeitos ao ISSQN. Campo Opcional. Pode ser informado quando a Inscrio Municipal (id:C19) for informada. 1=Simples Nacional; 2=Simples Nacional, excesso sublimite de receita bruta; 3=Regime Normal. (v2.0). Informaes do fisco emitente (uso exclusivo do fisco) Informar os zeros no significativos.

D. Identificao do Fisco Emitente da NF-e 50 D01 avulsa 51 D02 CNPJ CNPJ do rgo emitente 52 D03 xOrgao rgo emitente 53 D04 matr Matrcula do agente 54 D05 xAgente Nome do agente 55 D06 fone Telefone

E E E E E

A01 D01 D01 D01 D01 D01

C C C C N

0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-1

14 1-60 1-60 1-60 6-14

Preencher com Cdigo DDD + nmero do telefone (v2.0)

Pg. 35 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 56 57

ID D07 D08

Campo UF nDAR

Descrio

Ele E E E E E E

Pai D01 D01 D01 D01 D01 D01

Tipo Ocor. C C D N C D 1-1 0-1 0-1 0-1 1-1 0-1

Tam. 2 1-60 -

Observao (NT 2011/004) (NT 2011/004) Formato AAAA-MM-DD (NT 2011/004)

Sigla da UF Nmero do Documento de Arrecadao de Receita 58 D09 dEmi Data de emisso do Documento de Arrecadao 59 D10 vDAR Valor Total constante no Documento de arrecadao de Receita 60 D11 repEmi Repartio Fiscal emitente 61 D12 dPag Data de pagamento do Documento de Arrecadao E. Identificao do Destinatrio da Nota Fiscal eletrnica 62 E01 dest Identificao do Destinatrio da NF-e 63 E02 CNPJ CNPJ do destinatrio 64 E03 CPF CPF do destinatrio 64a E03a idEstrangeiro Identificao do destinatrio no caso de comprador estrangeiro 65 66 67 68 69 70 71 E04 E05 E06 E07 E08 E09 E10 xNome enderDest xLgr nro xCpl xBairro cMun Razo Social ou nome do destinatrio Endereo do Destinatrio da NF-e Logradouro Nmero Complemento Bairro Cdigo do municpio

1-13v2 (NT 2011/004) 1-60 -

Formato AAAA-MM-DD

G CE CE CE

A01 E01 E01 E01

N N C

0-1 1-1 1-1 1-1

14 11 0, 5-20 2-60 2-60 1-60 1-60 2-60 7

E G E E E E E

E01 E01 E05 E05 E05 E05 E05

C C C C C N

0-1 0-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

Grupo obrigatrio para a NF-e (modelo 55). Informar o CNPJ ou o CPF do destinatrio, preenchendo os zeros no significativos. No caso de operao com o exterior, ou para comprador estrangeiro informar a tag "idEstrangeiro", com o nmero do passaporte ou outro documento legal para identificar pessoa estrangeira (este campo aceita valor Nulo). Tag obrigatria para a NF-e (modelo 55). Grupo obrigatrio para a NF-e (modelo 55).

72 73 74 75 76 77

E11 E12 E13 E14 E15 E16

xMun UF CEP cPais xPais fone

Nome do municpio Sigla da UF Cdigo do CEP Cdigo do Pas Nome do Pas Telefone

E E E E E E

E05 E05 E05 E05 E05 E05

C C N N C N

1-1 1-1 0-1 0-1 0-1 0-1

2-60 2 8 2-4 2-60 6-14

Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas). Informar 9999999 para operaes com o exterior. Informar EXTERIOR para operaes com o exterior. Informar EX para operaes com o exterior. Informar os zeros no significativos. Utilizar a Tabela do BACEN (Anexo VII - Tabela de UF, Municpio e Pas). Preencher com o Cdigo DDD + nmero do telefone. Nas operaes com exterior permitido informar o cdigo do pas + cdigo da localidade + nmero do telefone (v2.0) 1=Contribuinte ICMS (informar a IE do destinatrio); 2=Contribuinte isento de Inscrio no cadastro de Contribuintes do ICMS;

77a

E16a indIEDest

Indicador da IE do Destinatrio

E01

1-1

Pg. 36 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

78 79

E17 E18

IE ISUF

Inscrio Estadual do Destinatrio Inscrio na SUFRAMA

E E

E01 E01

N N

0-1 0-1

2-14 8-9

79.1

E18a IM

Inscrio Municipal do Tomador do Servio email

E01

0-1

1-15

79a

E19

email

E01

0-1

1-60

Observao 9=No Contribuinte, que pode ou no possuir Inscrio Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Nota 1: No caso de NFC-e informar indIEDest=9 e no informar a tag IE do destinatrio; Nota 2: No caso de operao com o Exterior informar indIEDest=9 e no informar a tag IE do destinatrio; Nota 3: No caso de Contribuinte Isento de Inscrio (indIEDest=2), no informar a tag IE do destinatrio. Campo opcional. Informar somente os algarismos, sem os caracteres de formatao (ponto, barra, hfen, etc.). Obrigatrio, nas operaes que se beneficiam de incentivos fiscais existentes nas reas sob controle da SUFRAMA. A omisso desta informao impede o processamento da operao pelo Sistema de Mercadoria Nacional da SUFRAMA e a liberao da Declarao de Ingresso, prejudicando a comprovao do ingresso / internamento da mercadoria nestas reas. (v2.0) Campo opcional, pode ser informado na NF-e conjugada, com itens de produtos sujeitos ao ICMS e itens de servios sujeitos ao ISSQN. Campo pode ser utilizado para informar o e-mail de recepo da NF-e indicada pelo destinatrio (v2.0)

F. Identificao do Local de Retirada 80 F01 retirada Identificao do Local de retirada 81 F02 CNPJ CNPJ 81a F02a CPF CPF 82 F03 xLgr Logradouro 83 F04 nro Nmero 84 F05 xCpl Complemento 85 F06 xBairro Bairro 86 F07 cMun Cdigo do municpio

G CE CE E E E E E

A01 F01 F01 F01 F01 F01 F01 F01

N N C C C C N

0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

87 F08 xMun Nome do municpio 88 F09 UF Sigla da UF G. Identificao do Local de Entrega 89 G01 entrega Identificao do Local de entrega 90 G02 CNPJ CNPJ 90a G02a CPF CPF 91 G03 xLgr Logradouro

E E G CE CE E

F01 F01 A01 G01 G01 G01

C C

1-1 1-1 0-1 1-1 1-1 1-1

Informar somente se diferente do endereo do remetente. 0 ou 14 Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros no significativos. (v2.0) 11 2-60 1-60 1-60 2-60 7 Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas). Informar 9999999 para operaes com o exterior. 2-60 Informar EXTERIOR para operaes com o exterior. 2 Informar EX para operaes com o exterior. Informar somente se diferente do endereo destinatrio. 0 ou 14 Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros no significativos. (v2.0) 11 2-60

N N C

Pg. 37 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 92 93 94 95

ID G04 G05 G06 G07

Campo nro xCpl xBairro cMun

Descrio Nmero Complemento Bairro Cdigo do municpio

Ele E E E E

Pai G01 G01 G01 G01

Tipo Ocor. C 1-1 C 0-1 C 1-1 N 1-1

Tam. 1-60 1-60 2-60 7

Observao

96 G08 xMun Nome do municpio 97 G09 UF Sigla da UF GA. Autorizao para obter XML 97a.1 G50 autXML Pessoas autorizadas para o download do XML da NF-e 97a.2 G51 CNPJ CNPJ Autorizado 97a.3 G52 CPF CPF Autorizado H. Detalhamento de Produtos e Servios da NF-e 98 H01 det Detalhamento de Produtos e Servios 99 H02 nItem Nmero do item I. Produtos e Servios da NF-e 100 I01 prod Detalhamento de Produtos e Servios 101 I02 cProd Cdigo do produto ou servio

E E G CE CE

G01 G01 A01 G50 G50

C C

1-1 1-1 0-10

2-60 2

Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas). Informar 9999999 para operaes com o exterior. Informar EXTERIOR para operaes com o exterior. Informar EX para operaes com o exterior.

N N

1-1 1-1

14 11

Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros no significativos.

G A G E

A01 H01 H01 I01

1-990 1-1 1-1 1-1

1-3

Mltiplas ocorrncias (mximo = 990) Nmero do item (1-990)

102

I03

cEAN

GTIN (Global Trade Item Number) do produto, antigo cdigo EAN ou cdigo de barras Descrio do produto ou servio Cdigo NCM com 8 dgitos ou 2 dgitos (gnero)

I01

1-1

103 104

I04 I05

xProd NCM

E E

I01 I01

C N

1-1 1-1

104a

105a

NVE

Codificao NVE - Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica. EX_TIPI Cdigo Fiscal de Operaes e

I01

0-1

105 107

I06 I08

EXTIPI CFOP

E E

I01 I01

N N

0-1 1-1

Preencher com CFOP, caso se trate de itens no relacionados com mercadorias/produtos e que o contribuinte no possua codificao prpria. Formato CFOP9999 0,8,12 Preencher com o cdigo GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou 13,14 GTIN-14 (antigos cdigos EAN, UPC e DUN-14), no informar o contedo da TAG em caso de o produto no possuir este cdigo. 1-120 2, 8 Cdigo NCM (8 posies), informar o Captulo do NCM (gnero) quando a operao no for de comrcio exterior (importao/exportao) ou o produto no seja tributado pelo IPI. Em caso de item de servio ou item que no tenham produto (ex. transferncia de crdito, crdito do ativo imobilizado, etc.), informar o cdigo 00 (zeros) (v2.0) 6 Codificao que detalha alguns NCM. Formato: duas letras maisculas e 4 algarismos. Vide: Anexo X - Identificador NVE. 2-3 Preencher de acordo com o cdigo EX da TIPI. Em caso de servio, no incluir a TAG. 4 Utilizar Tabela de CFOP.

1-60

Pg. 38 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 108 109 109a

ID I09 I10 I10a

Campo uCom qCom vUnCom

Descrio Prestaes Unidade Comercial Quantidade Comercial Valor Unitrio de Comercializao

Ele E E E

Pai I01 I01 I01

Tipo Ocor. C N N 1-1 1-1 1-1

Tam.

Observao

110 111

I11 I12

vProd cEANTrib

Valor Total Bruto dos Produtos ou Servios GTIN (Global Trade Item Number) da unidade tributvel, antigo cdigo EAN ou cdigo de barras Unidade Tributvel Quantidade Tributvel Valor Unitrio de tributao

E E

I01 I01

N N

1-1 1-1

1-6 Informar a unidade de comercializao do produto. 15v0-4 Informar a quantidade de comercializao do produto (v2.0). 11v0-10 Informar o valor unitrio de comercializao do produto, campo meramente informativo, o contribuinte pode utilizar a preciso desejada (0-10 decimais). Para efeitos de clculo, o valor unitrio ser obtido pela diviso do valor do produto pela quantidade comercial. (v2.0) 13v2 0,8,12, Preencher com o cdigo GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou 13,14 GTIN-14 (antigos cdigos EAN, UPC e DUN-14) da unidade tributvel do produto, no informar o contedo da TAG em caso de o produto no possuir este cdigo. 1-6 15v0-4 Informar a quantidade de tributao do produto (v2.0). 11v0-10 Informar o valor unitrio de tributao do produto, campo meramente informativo, o contribuinte pode utilizar a preciso desejada (0-10 decimais). Para efeitos de clculo, o valor unitrio ser obtido pela diviso do valor do produto pela quantidade tributvel (NT 2013/003). 13v2 13v2 13v2 13v2 (v2.0) 1 0=Valor do item (vProd) no compe o valor total da NF-e 1=Valor do item (vProd) compe o valor total da NF-e (vProd) (v2.0) Informar dados da importao (NT 2011/004) Formato AAAA-MM-DD 1-60 2 Formato AAAA-MM-DD 1=Martima; 2=Fluvial;

112 113 113a

I13 I14 I14a

uTrib qTrib vUnTrib

E E E

I01 I01 I01

C N N

1-1 1-1 1-1

114 115 116 116a 116b

I15 I16 I17 I17a I17b

vFrete vSeg vDesc vOutro indTot

Valor Total do Frete Valor Total do Seguro Valor do Desconto Outras despesas acessrias Indica se valor do Item (vProd) entra no valor total da NF-e (vProd)

E E E E E

I01 I01 I01 I01 I01

N N N N N

0-1 0-1 0-1 0-1 1-1

I01. Produtos e Servios / Declarao de Importao 117 I18 DI Declarao de Importao 118 I19 nDI Nmero do Documento de Importao (DI, DSI, DIRE, ...) 119 I20 dDI Data de Registro do documento 120 I21 xLocDesemb Local de desembarao 121 I22 UFDesemb Sigla da UF onde ocorreu o Desembarao Aduaneiro 122 I23 dDesemb Data do Desembarao Aduaneiro 122a I23a tpViaTransp Via de transporte internacional informada na Declarao de

G E E E E E E

I01 I18 I18 I18 I18 I18 I18

C D C C D N

0-100 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

1-12

Pg. 39 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio Importao (DI)

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

122b 122c

I23b I23c

vAFRMM tpIntermedio

Valor da AFRMM - Adicional ao Frete para Renovao da Marinha Mercante Forma de importao quanto a intermediao CNPJ do adquirente ou do encomendante Sigla da UF do adquirente ou do encomendante Cdigo do Exportador Adies Numero da Adio Numero sequencial do item dentro da Adio Cdigo do fabricante estrangeiro

E E

I18 I18

N N

0-1 1-1

13v2 1

122d

I23d

CNPJ

I18

0-1

14

122e 123 124 125 126 127 128

123e I24 I25 I26 I27 I28 I29

UFTerceiro cExportador adi nAdicao nSeqAdicC cFabricante vDescDI

E E G E E E E E E E G E G E E

I18 I18 I18 I25 I25 I25 I25 I50 I01 I01 I01 I50 I50 I52 I52

C C

0-1 1-1 1-100 1-1 1-1 1-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-500

2 1-60

Observao 3=Lacustre; 4=Area; 5=Postal 6=Ferroviria; 7=Rodoviria; 8=Conduto / Rede Transmisso; 9=Meios Prprios; 10=Entrada / Sada ficta. A tag deve ser informada no caso da via de transporte martima. 1=Importao por conta prpria; 2=Importao por conta e ordem; 3=Importao por encomenda; Obrigatria a informao no caso de importao por conta e ordem ou por encomenda. Informar os zeros no significativos Obrigatria a informao no caso de importao por conta e ordem ou por encomenda. No aceita o valor "EX". Cdigo do Exportador, usado nos sistemas internos de informao do emitente da NF-e (NT 2011/004)

N N C N N C N

1-3 1-3 1-60 13v2 11 1-15 6 Informao de interesse do emissor para controle do B2B. (v2.0) Informar apenas no Drawback e nas exportaes 11 Cdigo do fabricante estrangeiro, usado nos sistemas internos de informao do emitente da NF-e

Valor do desconto do item da DI Adio 128.1 I29a nDraw Nmero do ato concessrio de Drawback 128a I30 xPed Nmero do Pedido de Compra 128b I31 nItemPed Item do Pedido de Compra I03. Produtos e Servios / Grupo de Exportao 128f I50 detExport Grupo de informaes de exportao para o item 128g I51 nDraw Nmero do ato concessrio de Drawback 128h I52 exportInd Grupo sobre exportao indireta 128i I53 nRE Nmero do Registro de Exportao 128j I54 chNFe Chave de Acesso da NF-e recebida

0-1 0-1 1-1 1-1

N N

12 44

NF-e recebida com fim especfico de exportao

Pg. 40 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 128k

ID 155

Campo qExport

Descrio para exportao Quantidade do item realmente exportado Sequncia XML

Ele E

Pai I52

Tipo Ocor. N 1-1

Tam. 11v4

Observao A unidade de medida desta quantidade a unidade de comercializao deste item Grupo opcional, somente um deles poder ser informado: Veculo, Medicamentos, Armas, Combustvel. Informar apenas quando se tratar de veculos novos 1=Venda concessionria, 2=Faturamento direto para consumidor final 3=Venda direta para grandes consumidores (frotista, governo, ...) 0=Outros VIN (cdigo-identificao-veculo) Cdigo de cada montadora Potncia mxima do motor do veculo em cavalo vapor (CV). (potncia-veculo) Capacidade voluntria do motor expressa em centmetros cbicos (CC). (cilindradas) (v2.0) Em toneladas - 4 casas decimais Peso Bruto Total - em tonelada - 4 casas decimais Utilizar Tabela RENAVAM (v2.0) 01=lcool, 02=Gasolina, 03=Diesel, (...); 16=lcool/Gasolina; 17=Gasolina/lcool/GNV 18=Gasolina/Eltrico CMT-Capacidade Mxima de Trao - em Toneladas 4 casas decimais (v2.0)

J. Produto Especfico 128x I90 -x-

I01

0-1

JA. Detalhamento Especfico de Veculos novos 129 J01 veicProd Detalhamento de Veculos novos 130 J02 tpOp Tipo da operao

CG E

I90 J01

1-1 1-1

131 132 133 134 135 136 137 138 139

J03 J04 J05 J06 J07 J08 J09 J10 J11

chassi cCor xCor pot cilin pesoL pesoB nSerie tpComb

Chassi do veculo Cor Descrio da Cor Potncia Motor (CV) Cilindradas Peso Lquido Peso Bruto Serial (srie) Tipo de combustvel

E E E E E E E E E

J01 J01 J01 J01 J01 J01 J01 J01 J01

C C C C C C C C C

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

17 1-4 1-40 1-4 1-4 1-9 1-9 1-9 1-2

140 141 142 144 145 146 147

J12 J13 J14 J16 J17 J18 J19

nMotor CMT dist anoMod anoFab tpPint tpVeic

Nmero de Motor Capacidade Mxima de Trao Distncia entre eixos Ano Modelo de Fabricao Ano de Fabricao Tipo de Pintura Tipo de Veculo

E E E E E E E

J01 J01 J01 J01 J01 J01 J01

C C C N N C N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

1-21 1-9 1-4 4 4 1 1-2

Utilizar Tabela RENAVAM, conforme exemplos abaixo: 02=CICLOMOTO; 03=MOTONETA; 04=MOTOCICLO; 05=TRICICLO; 06=AUTOMVEL; 07=MICRONIBUS; 08=NIBUS; 10=REBOQUE; 11=SEMIRREBOQUE; 13=CAMINHONETA; 14=CAMINHO;

Pg. 41 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

148

J20

espVeic

Espcie de Veculo

J01

1-1

149 150 151 151a

J21 J22 J23 J24

VIN

Condio do VIN

E E E E

J01 J01 J01 J01

C N N N

1-1 1-1 1-1 1-1

1 1 1-6 1-2

condVeic Condio do Veculo cMod Cdigo Marca Modelo cCorDENATRAN Cdigo da Cor

151b 151c

J25 J26

lota tpRest

Capacidade mxima de lotao Restrio

E E

J01 J01

N N

1-1 1-1

1-3 1

Observao 17=C. TRATOR; 22=ESP / NIBUS; 23=MISTO / CAM; 24=CARGA/CAM; ... Utilizar Tabela RENAVAM 1=PASSAGEIRO; 2=CARGA; 3=MISTO; 4=CORRIDA; 5=TRAO; 6=ESPECIAL; Informa-se o veculo tem VIN (chassi) remarcado. R=Remarcado; N=Normal 1=Acabado; 2=Inacabado; 3=Semiacabado Utilizar Tabela RENAVAM Segundo as regras de pr-cadastro do DENATRAN (v2.0) 01=AMARELO, 02=AZUL, 03=BEGE, 04=BRANCA, 05=CINZA, 06=-DOURADA, 07=GREN, 08=LARANJA, 09=MARROM, 10=PRATA, 11=PRETA, 12=ROSA, 13=ROXA, 14=VERDE, 15=VERMELHA, 16=FANTASIA Quantidade mxima permitida de passageiros sentados, inclusive o motorista. (v2.0) 0=No h; 1=Alienao Fiduciria; 2=Arrendamento Mercantil; 3=Reserva de Domnio; 4=Penhor de Veculos; 9=Outras. (v2.0) Informar apenas quando se tratar de medicamentos ou de matrias-primas farmacuticas, permite ocorrncias.

K. Detalhamento Especfico de Medicamento e de matrias-primas farmacuticas 152 K01 med Detalhamento de Medicamentos e de CG I90 matrias-primas farmacuticas 153 K02 nLote Nmero do Lote de medicamentos ou E K01 de matrias-primas farmacuticas 154 K03 qLote Quantidade de produto no Lote de E K01 medicamentos ou de matrias-primas farmacuticas 155 K04 dFab Data de fabricao E K01 156 K05 dVal Data de validade E K01 157 K06 vPMC Preo mximo consumidor E K01 L. Detalhamento Especfico de Armamentos 158 L01 arma Detalhamento de Armamento CG I90 159 160 161 162 L02 L03 L04 L05 tpArma nSerie nCano descr Indicador do tipo de arma de fogo Nmero de srie da arma Nmero de srie do cano Descrio completa da arma, compreendendo: calibre, marca, capacidade, tipo de funcionamento, E E E E L01 L01 L01 L01

1-500 C N 1-1 1-1 1-20 8v3

D D N

1-1 1-1 1-1 1-500

Formato AAAA-MM-DD Formato AAAA-MM-DD 13v2 Informar apenas quando se tratar de armamento, permite ocorrncias. 0=Uso permitido; 1=Uso restrito;

N C C C

1-1 1-1 1-1 1-1

1 1-15 1-15 1-256

Pg. 42 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Descrio Ele Pai Tipo Ocor. comprimento e demais elementos que permitam a sua perfeita identificao. LA. Detalhamento Especfico de Combustveis 162a L101 comb Informaes especficas para CG I90 1-1 combustveis lquidos e lubrificantes 162b L102 cProdANP Cdigo de produto da ANP E L101 N 1-1

ID

Campo

Tam.

Observao

Informar apenas para operaes com combustveis lquidos e lubrificantes. Utilizar a codificao de produtos do Sistema de Informaes de Movimentao de Produtos - SIMP (http://www.anp.gov.br/simp/). (NT 2012/003)

162b1 L102a pMixGN 162c L103 CODIF

Percentual de Gs Natural para o E produto GLP (cProdANP=210203001) Cdigo de autorizao / registro do E CODIF Quantidade de combustvel faturada temperatura ambiente. E

L101 L101

N N

0-1 0-1

2v1-4 0-21 Informar apenas quando a UF utilizar o CODIF (Sistema de Controle do Diferimento do Imposto nas Operaes com AEAC - lcool Etlico Anidro Combustvel). Informar quando a quantidade faturada informada no campo "prod/qCom" (id:I10) tiver sido ajustada para uma temperatura diferente da ambiente. Informar a UF de consumo. Informar "EX" para Exterior. Grupo de informaes da CIDE Informar a BC da CIDE em quantidade Informar o valor da alquota em reais da CIDE Informar o valor da CIDE Vide: Anexo X - Identificador RECOPI Grupo ISSQN mutuamente exclusivo com os grupos ICMS e II, isto , se o grupo ISSQN for informado os grupos ICMS e II no sero informados e vice-versa. (NT 2013/003)

162d

L104

qTemp

L101

0-1

12v4

162e L120 UFCons Sigla da UF de consumo 162f L105 CIDE Informaes da CIDE 162g L106 qBCProd BC da CIDE 162h L107 vAliqProd Valor da alquota da CIDE 162i L108 vCIDE Valor da CIDE LB. Detalhamento Especfico para Operao com Papel Imune 162j L109 nRECOPI Nmero do RECOPI M. Tributos incidentes no Produto ou Servio 163 M01 imposto Tributos incidentes no Produto ou Servio 163a M02 vTotTrib Valor aproximado total de tributos federais, estaduais e municipais. Informaes do ICMS da Operao prpria e ST Grupo Tributao do ICMS= 00 Origem da mercadoria

E G E E E CE G

L101 L101 L105 L105 L105 I90 H01

C N N N N

1-1 0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

2 12v4 11v4 13v2 20

M01

0-1

13v2

N. ICMS Normal e ST 164 N01 ICMS 165 166 N02 N11 ICMS00 orig

CG CG E

M01 N01 N02

1-1 1-1 1-1

Informar apenas um dos grupos de tributao do ICMS (ICMS00, ICMS10, ...) (v2.0) Tributada integralmente 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos

Pg. 43 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

167 168

N12 N13

CST modBC

Tributao do ICMS = 00 Modalidade de determinao da BC do ICMS

E E

N02 N02

N N

1-1 1-1

2 1

Observao bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 00=Tributada integralmente. 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

169 170 171 172 173

N15 N16 N17 N03 N11

vBC pICMS vICMS ICMS10 orig

Valor da BC do ICMS Alquota do imposto Valor do ICMS Grupo Tributao do ICMS = 10 Origem da mercadoria

E E E CG E

N02 N02 N02 N01 N03

N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4 13v2 Tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 10=Tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

174 175

N12 N13

CST modBC

Tributao do ICMS = 10

N03 N03

N N

1-1 1-1

2 1

Modalidade de determinao da BC do E ICMS

176 177 178

N15 N16 N17

vBC pICMS vICMS

Valor da BC do ICMS Alquota do imposto Valor do ICMS

E E E

N03 N03 N03

N N N

1-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4 13v2

Pg. 44 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 179

ID N18

Campo modBCST

Descrio Ele Modalidade de determinao da BC do E ICMS ST

Pai N03

Tipo Ocor. N 1-1

Tam. 1

Observao 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor);

180 181 182 183 184 185 186

N19 N20 N21 N22 N23 N04 N11

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST ICMS20 orig

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Grupo Tributao do ICMS = 20 Origem da mercadoria

E E E E E CG E

N03 N03 N03 N03 N03 N01 N04

N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 1

187 188

N12 N13

CST modBC

Tributao do ICMS = 20 Modalidade de determinao da BC do ICMS

E E

N04 N04

N N

1-1 1-1

2 1

Valor do ICMS ST retido Tributao com reduo de base de clculo 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 20=Com reduo de base de clculo 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

189 190 191 192 192.1 192.2

N14 N15 N16 N17 N27.1 N27a

pRedBC vBC pICMS vICMS -xvICMSDeson

Percentual da Reduo de BC Valor da BC do ICMS Alquota do imposto Valor do ICMS Sequncia XML Valor do ICMS desonerado

E E E E G E

N04 N04 N04 N04 N27.1

N N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1

3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 13v2 Grupo opcional. Informar apenas nos motivos de desonerao documentados abaixo.

Pg. 45 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 192.3

ID N28

Campo motDesICMS

Descrio Motivo da desonerao do ICMS

Ele Pai Tipo Ocor. E N27.1 N 1-1

Tam. 2

193 194

N05 N11

ICMS30 orig

Grupo Tributao do ICMS = 30 Origem da mercadoria

CG E

N01 N05 N

1-1 1-1 1

195 196

N12 N18

CST modBCST

Tributao do ICMS = 30 Modalidade de determinao da BC do ICMS ST

E E

N05 N05

N N

1-1 1-1

2 1

Observao Campo ser preenchido quando o campo anterior estiver preenchido. Informar o motivo da desonerao: 3=Uso na agropecuria; 9=Outros; 12=rgo de fomento e desenvolvimento agropecurio. Tributao Isenta ou no tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 30=Isenta ou no tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor);

197 198 199 200 201 201.1 201.2 201.3

N19 N20 N21 N22 N23 N27.1 N27a N28

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST -xvICMSDeson motDesICMS

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Sequncia XML Valor do ICMS desonerado Motivo da desonerao do ICMS

E E E E E G E E

N05 N05 N05 N05 N05 N27.1 N27.1

N N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 13v2 2

Valor do ICMS ST retido Grupo opcional. Informar apenas nos motivos de desonerao documentados abaixo. Campo ser preenchido quando o campo anterior estiver

Pg. 46 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

202 203

N06 N11

ICMS40 orig

Grupo Tributao ICMS = 40, 41, 50 Origem da mercadoria

CG E

N01 N06

1-1 1-1

204

N12

CST

Tributao do ICMS = 40, 41 ou 50

N06

1-1

204.00 N27.1 -x204.01 N27a vICMSDeson

Sequncia XML Valor do ICMS

G E

N27.1

0-1 1-1

13v2

204.02

N28

motDesICMS

Motivo da desonerao do ICMS

N27.1

1-1

Observao preenchido. Informar o motivo da desonerao: 6=Utilitrios e Motocicletas da Amaznia Ocidental e reas de Livre Comrcio (Resoluo 714/88 e 790/94 CONTRAN e suas alteraes); 7=SUFRAMA; 9=Outros; Tributao Isenta, No tributada ou Suspenso. 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 40=Isenta; 41=No tributada; 50=Suspenso. Grupo opcional. Informar apenas nas operaes: a) com produtos beneficiados com a desonerao condicional do ICMS. b) destinadas SUFRAMA, informando-se o valor que seria devido se no houvesse iseno. c) de venda a rgo da administrao pblica direta e suas fundaes e autarquias com iseno do ICMS. (NT 2011/004) Campo ser preenchido quando o campo anterior estiver preenchido. Informar o motivo da desonerao: 1=Txi; 2=Deficiente Fsico *** Eliminado***; 3=Produtor Agropecurio; 4=Frotista/Locadora; 5=Diplomtico/Consular;

Pg. 47 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

205

N07

ICMS51

Grupo Tributao do ICMS = 51

CG

N01

1-1

206

N11

orig

Origem da mercadoria

N07

1-1

207 208

N12 N13

CST modBC

Tributao do ICMS = 51 E Modalidade de determinao da BC do E ICMS

N07 N07

N N

1-1 0-1

2 1

Observao 6=Utilitrios e Motocicletas da Amaznia Ocidental e reas de Livre Comrcio (Resoluo 714/88 e 790/94 CONTRAN e suas alteraes); 7=SUFRAMA; 8=Venda a rgo Pblico; 9=Outros. (NT 2011/004); 10=Deficiente Condutor (Convnio ICMS 38/12); 11=Deficiente No Condutor (Convnio ICMS 38/12). Tributao com Diferimento (a exigncia do preenchimento das informaes do ICMS diferido fica a critrio de cada UF). 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 51=Diferimento 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

209 N14 pRedBC 210 N15 vBC 211 N16 pICMS 211.01 N16a vICMSOp 211.02 N16b pDif 211.03 N16c vICMSDif 212 N17 vICMS

Percentual da Reduo de BC Valor da BC do ICMS Alquota do imposto Valor do ICMS da Operao Percentual do diferimento Valor do ICMS diferido Valor do ICMS

E E E E E E E

N07 N07 N07 N07 N07 N07 N07

N N N N N N N

0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1

3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 13v2

Valor como se no tivesse o diferimento No caso de diferimento total, informar o percentual de diferimento "100". Informar o valor realmente devido.

Pg. 48 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 213 214

ID N08 N11

Campo ICMS60 orig

Descrio Grupo Tributao do ICMS = 60 Origem da mercadoria

Ele CG E

Pai N01 N08

Tipo Ocor. 1-1 N 1-1

Tam.

215 215.1 216

N12

CST

Tributao do ICMS = 60 Sequncia XML Valor da BC do ICMS ST retido

E G E

N08

1-1 0-1 1-1

N25.1 -xN26 vBCSTRet

N25.1

13v2

217

N27

vICMSSTRet

Valor do ICMS ST retido

N25.1

1-1

13v2

218 219

N09 N11

ICMS70 orig

Grupo Tributao do ICMS = 70 Origem da mercadoria

CG E

N01 N09 N

1-1 1-1 1

Observao Tributao ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 60=ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria Grupo opcional. Valor da BC do ICMS ST cobrado anteriormente por ST (v2.0). O valor pode ser omitido quando a legislao no exigir a sua informao. (NT 2011/004) Valor do ICMS ST cobrado anteriormente por ST (v2.0). O valor pode ser omitido quando a legislao no exigir a sua informao. (NT 2011/004) Tributao ICMS com reduo de base de clculo e cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar

Pg. 49 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 220 221

ID N12 N13

Campo CST modBC

Descrio Tributao do ICMS = 70

Ele E

Pai N09 N09

Tipo Ocor. N N 1-1 1-1

Tam. 2 1

Modalidade de determinao da BC do E ICMS

Observao nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 70=Com reduo de base de clculo e cobrana do ICMS por substituio tributria 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

222 223 224 225 226

N14 N15 N16 N17 N18

pRedBC vBC pICMS vICMS modBCST

Percentual da Reduo de BC Valor da BC do ICMS Alquota do imposto Valor do ICMS Modalidade de determinao da BC do ICMS ST

E E E E E

N09 N09 N09 N09 N09

N N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 1

0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor);

227 228 229 230 231 231.1 231.2 231.3

N19 N20 N21 N22 N23 N27.1 N27a N28

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST -xvICMSDeson motDesICMS

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Sequncia XML Valor do ICMS desonerado Motivo da desonerao do ICMS

E E E E E G E E

N09 N09 N09 N09 N09 N27.1 N27.1

N N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 13v2 2

232 233

N10 N11

ICMS90 orig

Grupo Tributao do ICMS = 90 Origem da mercadoria

CG E

N01 N10

1-1 1-1

Valor do ICMS ST retido Grupo opcional. Informar apenas nos motivos de desonerao documentados abaixo. Campo ser preenchido quando o campo anterior estiver preenchido. Informar o motivo da desonerao: 3=Uso na agropecuria; 9=Outros; 12=rgo de fomento e desenvolvimento agropecurio. Tributao ICMS: Outros 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos

Pg. 50 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

234 234.1 235

N12 CST N12.1 -xN13 modBC

Tributao do ICMS = 90 Sequncia XML Modalidade de determinao da BC do ICMS

E G E

N10 N10 N12.1

N N

1-1 0-1 1-1

2 1

Observao bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 90=Outros Grupo opcional. 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao.

236 237 238 239 239.1 240

N15 N14 N16 N17 N17.1 N18

vBC pRedBC pICMS vICMS -xmodBCST

Valor da BC do ICMS Percentual da Reduo de BC Alquota do imposto Valor do ICMS Sequncia XML Modalidade de determinao da BC do ICMS ST

E E E E G E

N12.1 N12.1 N12.1 N12.1 N10 N17.1

N N N N N

1-1 0-1 1-1 1-1 0-1 1-1

13v2 3v2-4 3v2-4 13v2 1 Grupo opcional. 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor);

241 242 243 244 245 245.1 245.2 245.3

N19 N20 N21 N22 N23 N27.1 N27a N28

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST -xvICMSDeson motDesICMS

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Sequncia XML Valor do ICMS desonerado Motivo da desonerao do ICMS

E N17.1 E N17.1 E N17.1 E N17.1 E N17.1 G E N27.1 E N27.1

N N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 13v2 2

Valor do ICMS ST retido Grupo opcional. Informar apenas nos motivos de desonerao documentados abaixo. Campo ser preenchido quando o campo anterior estiver preenchido. Informar o motivo da desonerao: 3=Uso na agropecuria; 9=Outros; 12=rgo de fomento e desenvolvimento agropecurio.

Pg. 51 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID Campo 245.01 N10a ICMSPart

Descrio Ele Grupo de Partilha do ICMS entre a UF CG de origem e UF de destino ou a UF definida na legislao. Origem da mercadoria E

Pai N01

Tipo Ocor. 1-1

Tam.

245.02

N11

orig

N10a

1-1

245.03

N12

CST

Tributao do ICMS

N10a

1-1

245.04

N13

modBC

Modalidade de determinao da BC do E ICMS

N10a

1-1

245.05 245.06 245.07 245.08 245.09

N15 N14 N16 N17 N18

vBC pRedBC pICMS vICMS modBCST

Valor da BC do ICMS Percentual da Reduo de BC Alquota do imposto Valor do ICMS Modalidade de determinao da BC do ICMS ST

E E E E E

N10a N10a N10a N10a N10a

N N N N N

1-1 0-1 1-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4 3v2-4 13v2 1

Observao Operao interestadual para consumidor final com partilha do ICMS devido na operao entre a UF de origem e a do destinatrio, ou a UF definida na legislao. (Ex. UF da concessionria de entrega do veculo) (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 10=Tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria; 90=Outros. 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao. (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor); (v2.0) (v2.0) (v2.0)

245.10 245.11 245.12

N19 N20 N21

pMVAST pRedBCST vBCST

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST

E E E

N10a N10a N10a

N N N

0-1 0-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2

Pg. 52 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 245.13 245.14 245.15 245.16

ID N22 N23 N25 N24

Campo pICMSST vICMSST pBCOp UFST

Descrio Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Percentual da BC operao prpria UF para qual devido o ICMS ST Grupo de Repasse de ICMS ST retido anteriormente em operaes interestaduais com repasses atravs do Substituto Tributrio Origem da mercadoria

Ele Pai Tipo Ocor. E N10a N 1-1 E N10a N 1-1 E N10a N 1-1 E CG N10a N01 C 1-1 1-1

Tam. 3v2-4 13v2 3v2-4 2

245.17 N10b ICMSST

245.18

N11

orig

N10b

1-1

245.19 245.20 245.21 245.22

N12 N26 N27 N31

CST vBCSTRet vICMSSTRet vBCSTDest

245.23 N32 vICMSSTDest 245.24 N10c ICMSSN101 245.25 N11 orig

Tributao do ICMS Valor do BC do ICMS ST retido na UF remetente Valor do ICMS ST retido na UF remetente Valor da BC do ICMS ST da UF destino Valor do ICMS ST da UF destino Grupo CRT=1 Simples Nacional e CSOSN=101 Origem da mercadoria

E N10b E N10b E N10b E N10b E N10b CG N01 E N10c

N N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

2 13v2 13v2 13v2 13v2

Observao (v2.0) Valor do ICMS ST(v2.0) Percentual para determinao do valor da Base de Clculo da operao prpria. (v2.0) Sigla da UF para qual devido o ICMS ST da operao. Informar "EX" para Exterior. (v2.0) Grupo de informao do ICMS ST devido para a UF de destino, nas operaes interestaduais de produtos que tiveram reteno antecipada de ICMS por ST na UF do remetente. Repasse via Substituto Tributrio. (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 41=No Tributado (v2.0) Informar o valor da BC do ICMS ST retido na UF remetente (v2.0) Informar o valor do ICMS ST retido na UF remetente (v2.0) Informar o valor da BC do ICMS ST da UF destino (v2.0) Informar o valor do ICMS ST da UF destino (v2.0) Tributao ICMS pelo Simples Nacional, CSOSN=101 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%;

Pg. 53 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

245.26 N12a CSOSN 245.27 245.28 N29 N30 pCredSN vCredICMSSN

245.24 N10d ICMSSN102 245.25 N11 orig

Cdigo de Situao da Operao E N10c Simples Nacional Alquota aplicvel de clculo do crdito E N10c (Simples Nacional). Valor crdito do ICMS que pode ser E N10c aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (Simples Nacional) Grupo CRT=1 Simples Nacional e CG N01 CSOSN=102, 103, 300 ou 400 Origem da mercadoria E N10d

N N N

1-1 1-1 1-1

3 3v2-4 13v2

Observao 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 101=Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito. (v2.0) (v2.0) (v2.0)

1-1 N 1-1 1

245.26 N12a CSOSN

Cdigo de Situao da Operao Simples Nacional

N10d

1-1

245.27 N10e ICMSSN201 245.28 N11 orig

Grupo CRT=1 Simples Nacional e CSOSN=201 Origem da mercadoria

CG E

N01 N10e N

1-1 1-1 1

Tributao ICMS pelo Simples Nacional, CSOSN=102, 103, 300 ou 400 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 102=Tributada pelo Simples Nacional sem permisso de crdito. 103=Iseno do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta. 300=Imune. 400=No tributada pelo Simples Nacional (v2.0) (v2.0) Tributao ICMS pelo Simples Nacional, CSOSN=201 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5;

Pg. 54 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

245.29 N12a CSOSN

Cdigo de Situao da Operao Simples Nacional

N10e

1-1

245.30

N18

modBCST

Modalidade de determinao da BC do E ICMS ST

N10e

1-1

245.31 224.32 245.33 245.34 245.35 245.36 245.37

N19 N20 N21 N22 N23 N29 N30

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST pCredSN vCredICMSSN

245.38 245.39

N10f N11

ICMSSN202 orig

Percentual da margem de valor E Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do E ICMS ST Valor da BC do ICMS ST E Alquota do imposto do ICMS ST E Valor do ICMS ST E Alquota aplicvel de clculo do crdito E (SIMPLES NACIONAL). Valor crdito do ICMS que pode ser E aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (SIMPLES NACIONAL) Grupo CRT=1 Simples Nacional e CG CSOSN=202 ou 203 Origem da mercadoria E

N10e N10e N10e N10e N10e N10e N10e

N N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2

Observao 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 201=Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito e com cobrana do ICMS por Substituio Tributria (v2.0) 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor); (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) Valor do ICMS ST retido (v2.0) (v2.0) (v2.0)

N01 N10f N

1-1 1-1 1

Tributao ICMS pelo Simples Nacional, CSOSN=202 ou 203 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7;

Pg. 55 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

245.40 N12a CSOSN

Cdigo de Situao da Operao Simples Nacional

N10f

1-1

245.41

N18

modBCST

Modalidade de determinao da BC do ICMS ST

N10f

1-1

245.42 224.43

N19 N20

pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST vICMSST ICMSSN500 orig

245.44 N21 245.45 N22 245.46 N23 245.47 N10g 245.48 N11

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST Valor da BC do ICMS ST Alquota do imposto do ICMS ST Valor do ICMS ST Grupo CRT=1 Simples Nacional e CSOSN = 500 Origem da mercadoria

E E E E E CG E

N10f N10f N10f N10f N10f N01 N10g

N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2

Observao 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 202=Tributada pelo Simples Nacional sem permisso de crdito e com cobrana do ICMS por Substituio Tributria 203- Iseno do ICMS nos Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrana do ICMS por Substituio Tributria (v2.0) 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor); (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) Valor do ICMS ST retido (v2.0) Tributao ICMS pelo Simpls Nacional, CSOSN=500 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%;

Pg. 56 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

245.49 N12a CSOSN 245.50 N25.1 -x245.50 N26 vBCSTRet

Cdigo de Situao da Operao Simples Nacional Sequncia XML Valor da BC do ICMS ST retido

E G E

N10g N10g N12.1

1-1 0-1 1-1

13v2

245.51

N27

vICMSSTRet

Valor do ICMS ST retido

N12.1

1-1

13v2

245.52 N10h ICMSSN900 245.53 N11 orig

Grupo CRT=1 Simples Nacional e CSOSN=900 Origem da mercadoria

CG E

N01 N10h N

1-1 1-1 1

245.54

N12a CSOSN

245.55 N12.1 -x245.55 N13 modBC

Cdigo de Situao da Operao SIMPLES NACIONAL Sequncia XML Modalidade de determinao da BC do ICMS

E G E

N10h

1-1 0-1 1-1

Observao 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 500=ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria (substitudo) ou por antecipao. (v2.0) Grupo opcional. Valor da BC do ICMS ST cobrado anteriormente por ST (v2.0). O valor pode ser omitido quando a legislao no exigir a sua informao. (NT 2011/004) Valor do ICMS ST cobrado anteriormente por ST (v2.0). O valor pode ser omitido quando a legislao no exigir a sua informao. (NT 2011/004) Tributao ICMS pelo Simples Nacional, CSOSN=900 (v2.0) 0=Nacional, exceto as indicadas nos cdigos 3 a 5; 1=Estrangeira - Importao direta, exceto o cdigo 6; 2=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no cdigo 7; 3=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao superior a 40%; 4=Nacional, em conformidade com processos produtivos bsicos previstos em legislao; 5=Nacional, mercadoria ou bem com Contedo de Importao inferior ou igual a 40%; 6=Estrangeira - Importao direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural; 7=Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gs natural. 900=Outros (v2.0) Grupo opcional. 0=Margem Valor Agregado (%); 1=Pauta (Valor); 2=Preo Tabelado Mx. (valor); 3=Valor da operao. (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0)

N12.1

245.56 245.57 245.58 245.59

N15 N14 N16 N17

vBC pRedBC pICMS vICMS

Valor da BC do ICMS Percentual da Reduo de BC Alquota do imposto Valor do ICMS

E E E E

N12.1 N12.1 N12.1 N12.1

N N N N

1-1 0-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4 3v2-4 13v2

Pg. 57 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID Campo 245.60 N17.1 -x245.60 N18 modBCST

Descrio Ele Pai Tipo Ocor. Sequncia XML G 0-1 Modalidade de determinao da BC do E N17.1 N 1-1 ICMS ST

Tam. 1

245.61

Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST 245.62 N20 pRedBCST Percentual da Reduo de BC do ICMS ST 245.63 N21 vBCST Valor da BC do ICMS ST 245.64 N22 pICMSST Alquota do imposto do ICMS ST 245.65 N23 vICMSST Valor do ICMS ST 245.52 N27.1 -xSequncia XML 245.52 N29 pCredSN Alquota aplicvel de clculo do crdito (Simples Nacional). 245.53 N30 vCredICMSSN Valor crdito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123/2006 (Simples Nacional) O. Imposto sobre Produtos Industrializados 246 O01 IPI Grupo IPI 247 O02 clEnq Classe de enquadramento do IPI para Cigarros e Bebidas 248 O03 CNPJProd CNPJ do produtor da mercadoria, quando diferente do emitente. Somente para os casos de exportao direta ou indireta. 249 O04 cSelo Cdigo do selo de controle IPI 250 251 252 O05 O06 O07 qSelo cEnq IPITrib

N19

pMVAST

E N17.1 E N17.1 E N17.1 E N17.1 E N17.1 G E N27.1 E N27.1

N N N N N N N

0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

3v2-4 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2 3v2-4 13v2

Observao Grupo opcional. 0=Preo tabelado ou mximo sugerido; 1=Lista Negativa (valor); 2=Lista Positiva (valor); 3=Lista Neutra (valor); 4=Margem Valor Agregado (%); 5=Pauta (valor); (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) (v2.0) Valor do ICMS ST retido(v2.0) Grupo opcional. (v2.0) (v2.0)

CG E E

M01 O01 O01

C N

0-1 0-1 0-1

1-5 14

Informar apenas quando o item for sujeito ao IPI Preenchimento conforme Atos Normativos editados pela Receita Federal (Observao 2) Informar os zeros no significativos

O01 O01 O01 O01

C N C

0-1 0-1 1-1 1-1

1-60 1-12 1-3

Preenchimento conforme Atos Normativos editados pela Receita Federal (Observao 3) Tabela a ser criada pela RFB, informar 999 enquanto a tabela no for criada Informar apenas um dos grupos O07 ou O08 com base valor atribudo ao campo O09 CST do IPI

Quantidade de selo de controle E Cdigo de Enquadramento Legal do E IPI Grupo do CST 00, 49, 50 e 99 CG

Pg. 58 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

Observao

253

O09

CST

Cdigo da situao tributria do IPI

O07

1-1

253.1 254 257 257.1 255

O09.1 O10 O13 O13.1 O11

-xvBC pIPI -xqUnid

256 259 260 261

O12 O14 O08 O09

vUnid vIPI IPINT CST

Sequncia XML Valor da BC do IPI Alquota do IPI Sequncia XML Quantidade total na unidade padro para tributao (somente para os produtos tributados por unidade) Valor por Unidade Tributvel Valor do IPI Grupo CST 01, 02, 03, 04, 51, 52, 53, 54 e 55 Cdigo da situao tributria do IPI

CG O07 E O09.1 E O09.1 CG O07 E O13.1

N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4 12v4

00=Entrada com recuperao de crdito 49=Outras entradas 50=Sada tributada 99=Outras sadas Informar os campos O10 e O13 se o clculo do IPI for por alquota. Informar os campos O11 e O12 se o clculo do IPI for de valor por unidade.

E O13.1 E O07 CG O01 E O08

N N

1-1 1-1 1-1 1-1

11v4 13v2

01=Entrada tributada com alquota zero 02=Entrada isenta 03=Entrada no-tributada 04=Entrada imune 05=Entrada com suspenso 51=Sada tributada com alquota zero 52=Sada isenta 53=Sada no-tributada 54=Sada imune 55=Sada com suspenso

P. Imposto de Importao
Pg. 59 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 262 263 264 265 266 Q. PIS 267

ID P01 P02 P03 P04 P05

Campo II vBC vDespAdu vII vIOF

Descrio Grupo Imposto de Importao Valor BC do Imposto de Importao Valor despesas aduaneiras Valor Imposto de Importao Valor Imposto sobre Operaes Financeiras Grupo PIS

Ele CG E E E E

Pai M01 P01 P01 P01 P01

Tipo Ocor. 0-1 N 1-1 N 1-1 N 1-1 N 1-1

Tam. 13v2 13v2 13v2 13v2

Observao Informar apenas quando o item for sujeito ao II

Q01

PIS

M01

0-1

Informar apenas um dos grupos Q02, Q03, Q04 ou Q05 com base valor atribudo ao campo Q06 CST do PIS

268 269

Q02 Q06

PISAliq CST

Grupo PIS tributado pela alquota Cdigo de Situao Tributria do PIS

CG E

Q01 Q02

1-1 1-1

01=Operao Tributvel (base de clculo = valor da operao alquota normal (cumulativo/no cumulativo)); 02=Operao Tributvel (base de clculo = valor da operao (alquota diferenciada));

Pg. 60 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279

ID Q07 Q08 Q09 Q03 Q06 Q10 Q11 Q09 Q04 Q06

Campo vBC pPIS vPIS PISQtde CST qBCProd vAliqProd vPIS PISNT CST

Descrio Valor da Base de Clculo do PIS Alquota do PIS (em percentual) Valor do PIS Grupo PIS tributado por Qtde Cdigo de Situao Tributria do PIS Quantidade Vendida Alquota do PIS (em reais) Valor do PIS Grupo PIS no tributado Cdigo de Situao Tributria do PIS

Ele E E E CG E E E E CG E

Pai Q02 Q02 Q02 Q01 Q03 Q03 Q03 Q03 Q01 Q04

Tipo Ocor. N 1-1 N 1-1 N 1-1 1-1 N 1-1 N N N N 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

Tam. 13v2 3v2-4 13v2 2 12v0-4 11v4 13v2 2

Observao

03=Operao Tributvel (base de clculo = quantidade vendida x alquota por unidade de produto);

04=Operao Tributvel (tributao monofsica (alquota zero)); 05=Operao Tributvel (Substituio Tributria); 06=Operao Tributvel (alquota zero); 07=Operao Isenta da Contribuio; 08=Operao Sem Incidncia da Contribuio; 09=Operao com Suspenso da Contribuio; 49=Outras Operaes de Sada; 50=Operao com Direito a Crdito - Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno; 51=Operao com Direito a Crdito - Vinculada Exclusivamente a Receita No Tributada no Mercado Interno; 52=Operao com Direito a Crdito Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportao; 53=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno; 54=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 55=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas No-Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 56=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportao; 60=Crdito Presumido - Operao de Aquisio

280 281

Q05 Q06

PISOutr CST

Grupo PIS Outras Operaes Cdigo de Situao Tributria do PIS

CG E

Q01 Q05

1-1 1-1

Pg. 61 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

281.1 Q06.1 282 Q07 283 Q08 283.1 Q08.1 284 Q10 285 Q11 286 Q09 R. PIS ST 287 R01 287.1 R01.1 288 R02

-xvBC pPIS -xqBCProd vAliqProd vPIS PISST -xvBC

Sequncia XML Valor da Base de Clculo do PIS Alquota do PIS (em percentual) Sequncia XML Quantidade Vendida Alquota do PIS (em reais) Valor do PIS Grupo PIS Substituio Tributria Sequncia XML Valor da Base de Clculo do PIS

CG E E CG E E E

Q05 Q06.1 Q06.1 Q08.1 Q08.1 Q05

N N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4

Observao Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno; 61=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada Exclusivamente a Receita No-Tributada no Mercado Interno; 62=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportao; 63=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno; 64=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 65=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas No-Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 66=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportao; 67=Crdito Presumido - Outras Operaes; 70=Operao de Aquisio sem Direito a Crdito; 71=Operao de Aquisio com Iseno; 72=Operao de Aquisio com Suspenso; 73=Operao de Aquisio a Alquota Zero; 74=Operao de Aquisio; sem Incidncia da Contribuio; 75=Operao de Aquisio por Substituio Tributria; 98=Outras Operaes de Entrada; 99=Outras Operaes; Informar os campos Q07 e Q08 se o clculo do PIS em percentual.

Informar os campos Q10 e Q11 se o clculo do PIS for 12v0-4 em valor. 11v4 13v2

G M01 CG R01 E R01.1

13v2

Informar os campos R02 e R03 para clculo do PIS em percentual.

Pg. 62 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID 289 R03 289.1 R03.1 290 R04 291 R05 292 R06 S. COFINS 293 S01

Campo pPIS -xqBCProd vAliqProd vPIS COFINS

Descrio Alquota do PIS (em percentual) Sequncia XML Quantidade Vendida Alquota do PIS (em reais) Valor do PIS Grupo COFINS

Ele Pai Tipo Ocor. E R01.1 N 1-1 CG R01 1-1 E R031. N 1-1 E R03.1 N 1-1 E R01 N 1-1 G M01 0-1

Tam. 3v2-4

Observao

Informar os campos R04 e R05 para clculo do PIS em 12v0-4 valor. 11v4 13v2 Informar apenas um dos grupos S02, S03, S04 ou S04 com base valor atribudo ao campo de CST da COFINS

294 295

S02 S06

COFINSAliq CST

Grupo COFINS tributado pela alquota CG Cdigo de Situao Tributria da E COFINS

S01 S02

1-1 1-1

01=Operao Tributvel (base de clculo = valor da operao alquota normal (cumulativo/no cumulativo)); 02=Operao Tributvel (base de clculo = valor da operao (alquota diferenciada));

296

S07

vBC

Valor da Base de Clculo da COFINS

S02

1-1

13v2

Pg. 63 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 297 298 299 300 301 302 303 304 305

ID S08 S11 S03 S06 S09 S10 S11 S04 S06

Campo pCOFINS vCOFINS COFINSQtde CST qBCProd vAliqProd vCOFINS COFINSNT CST

Descrio Alquota da COFINS (em percentual) Valor da COFINS Grupo de COFINS tributado por Qtde Cdigo de Situao Tributria da COFINS Quantidade Vendida Alquota da COFINS (em reais) Valor da COFINS Grupo COFINS no tributado Cdigo de Situao Tributria da COFINS

Ele E E CG E E E E CG E

Pai S02 S02 S01 S03 S03 S03 S03 S01 S04

Tipo Ocor. N 1-1 N 1-1 1-1 N 1-1 N N N N 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

Tam. 3v2-4 13v2 2 12v0-4 11v4 13v2 2

Observao

03=Operao Tributvel (base de clculo = quantidade vendida x alquota por unidade de produto);

04=Operao Tributvel (tributao monofsica, alquota zero); 05=Operao Tributvel (Substituio Tributria); 06=Operao Tributvel (alquota zero); 07=Operao Isenta da Contribuio; 08=Operao Sem Incidncia da Contribuio; 09=Operao com Suspenso da Contribuio; 49=Outras Operaes de Sada; 50=Operao com Direito a Crdito - Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno; 51=Operao com Direito a Crdito - Vinculada Exclusivamente a Receita No Tributada no Mercado Interno; 52=Operao com Direito a Crdito Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportao; 53=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno; 54=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 55=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas No-Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 56=Operao com Direito a Crdito - Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportao; 60=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no

306 307

S05 S06

COFINSOutr CST

Grupo COFINS Outras Operaes CG Cdigo de Situao Tributria da E COFINS

S01 S05

1-1 1-1

Pg. 64 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

307.1 S06.1 308 S07 309 S08 309.1 S08.1 310 S09 311 S10 312 S11 T. COFINS ST 313 T01 313.1 T01.1 314 T02 315 T03

-xvBC pCOFINS -xqBCProd vAliqProd vCOFINS COFINSST -xvBC pCOFINS

Sequncia XML Valor da Base de Clculo da COFINS Alquota da COFINS (em percentual) Sequncia XML Quantidade Vendida Alquota da COFINS (em reais) Valor da COFINS

CG E E CG E E E

S05 S06.1 S06.1 S05 S08.1 S08.1 S05

N N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-1 1-1 1-1 1-1

13v2 3v2-4

Observao Mercado Interno; 61=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada Exclusivamente a Receita No-Tributada no Mercado Interno; 62=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportao; 63=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno; 64=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 65=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas No-Tributadas no Mercado Interno e de Exportao; 66=Crdito Presumido - Operao de Aquisio Vinculada a Receitas Tributadas e No-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportao; 67=Crdito Presumido - Outras Operaes; 70=Operao de Aquisio sem Direito a Crdito; 71=Operao de Aquisio com Iseno; 72=Operao de Aquisio com Suspenso; 73=Operao de Aquisio a Alquota Zero; 74=Operao de Aquisio; sem Incidncia da Contribuio; 75=Operao de Aquisio por Substituio Tributria; 98=Outras Operaes de Entrada; 99=Outras Operaes; Informar os campos S07 e S08 para clculo da COFINS em percentual.

Informar os campos S09 e S10 para clculo da COFINS 12v0-4 em valor. 11v4 13v2

Grupo COFINS Substituio Tributria G M01 Sequncia XML CG T01 Valor da Base de Clculo da COFINS E T01.1 Alquota da COFINS (em percentual) E T01.1

N N

13v2 3v2-4

Informar os campos T02 e T03 para clculo da COFINS Substituio Tributria em percentual.

Pg. 65 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID 315.1 T03.1 316 T04 317 T05 318 T06 U. ISSQN 319 U01

Campo -xqBCProd vAliqProd vCOFINS ISSQN

Descrio Sequncia XML Quantidade Vendida Alquota da COFINS (em reais) Valor da COFINS Grupo ISSQN

Ele Pai Tipo Ocor. CG T01 1-1 E T03.1 N 1-1 E T03.1 N 1-1 E T01 N 1-1 CG M01 0-1

Tam. 12v4 11v4 13v2

Observao Informar os campos T04 e T05 para clculo da COFINS Substituio Tributria em valor.

Campos para clculo do ISSQN na NF-e conjugada, onde h a prestao de servios sujeitos ao ISSQN e fornecimento de peas sujeitas ao ICMS. Grupo ISSQN mutuamente exclusivo com os grupos ICMS, IPI e II, isto se ISSQN for informado os grupos ICMS, IPI e II no sero informados e vice-versa (v2.0). 13v2 3v2-4 13v2 7

320 321 322 323

U02 U03 U04 U05

vBC vAliq vISSQN cMunFG

Valor da Base de Clculo do ISSQN Alquota do ISSQN Valor do ISSQN Cdigo do municpio de ocorrncia do fato gerador do ISSQN

E E E E

U01 U01 U01 U01

N N N N

1-1 1-1 1-1 1-1

324

U06

cListServ

Item da Lista de Servios

U01

1-1

Informar o municpio de ocorrncia do fato gerador do ISSQN. Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas). Nota 1: No vincular com o municpio do fato gerador de ICMS (id:B12), ou com o municpio do emitente (id:C10) ou do destinatrio (id:E10). Nota 2: Informar 9999999 se prestao de servio no Exterior. Informar o Item da lista de servios em que se classifica o servio no padro ABRASF (Formato: NN.NN)..

UB. Tributos Devolvidos (para o item da NF-e) 324a U50 impostoDevol Informao do Imposto devolvido

H01

0-1

324b 324f 324g

U51 U60 U61

pDevol IPI vIPIDevol

Percentual da mercadoria devolvida Informao do IPI devolvido Valor do IPI devolvido

E G E

U50 U50 U60

1-1 1-1 1-1

3v2

Nota: O motivo da devoluo dever ser informado pela empresa no campo de Informaes Adicionais do Produto (tag:infAdProd). Nota: O valor mximo deste percentual 100%, no caso de devoluo total da mercadoria.

13v2

V. Informaes adicionais (para o item da NF-e) 325 V01 infAdProd Informaes Adicionais do Produto W. Valores Totais da NF-e 326 W01 total Grupo Totais da NF-e

E G

H01 A01

0-1 1-1

1-500

Norma referenciada, informaes complementares, etc. O grupo de valores totais da NF-e deve ser informado com o somatrio do campo correspondente dos itens.

Pg. 66 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID Campo 327 W02 ICMSTot 328 W03 vBC 329 W04 vICMS 329.01 W04a vICMSDeson 330 W05 vBCST 331 W06 vST 332 W07 vProd 333 W08 vFrete 334 W09 vSeg 335 W10 vDesc 336 W11 vII 337 W12 vIPI 338 W13 vPIS 339 W14 vCOFINS 340 W15 vOutro 341 W16 vNF 341a W16a vTotTrib

Descrio Grupo Totais referentes ao ICMS Base de Clculo do ICMS Valor Total do ICMS Valor Total do ICMS desonerado Base de Clculo do ICMS ST Valor Total do ICMS ST Valor Total dos produtos e servios Valor Total do Frete Valor Total do Seguro Valor Total do Desconto Valor Total do II Valor Total do IPI Valor do PIS Valor da COFINS Outras Despesas acessrias Valor Total da NF-e Valor aproximado total de tributos federais, estaduais e municipais. Grupo Totais referentes ao ISSQN Valor Total dos Servios sob noincidncia ou no tributados pelo ICMS Valor Base de Clculo do ISS Valor Total do ISS Valor do PIS sobre servios Valor da COFINS sobre servios Data da prestao do servio Valor deduo para reduo da Base de Clculo Valor reteno INSS Valor reteno IR Valor reteno CSLL Valor outras retenes Valor desconto incondicionado Valor desconto condicionado Indicador de ISS retido Indicador da exigibilidade do ISS

Ele G E E E E E E E E E E E E E E E E

Pai Tipo Ocor. W01 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 1-1 W02 N 0-1

Tam. 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2

Observao

Vide validao para este campo na regra de validao "W16-xx". (NT 2013/003)

W01. Totais da NF-e / ISSQN 342 W17 ISSQNtot 343 W18 vServ 344 345 346 347 347a 347b 347c 347d 347e 347f 347g 347h 347i 347j W19 W20 W21 W22 W22a W22b W22c W22d W22e W22f W22g W22h W22i W22j vBC vISS vPIS vCOFINS dCompet vDeducao vINSS vIR vCSLL vOutro vDescIncond vDescCond indISSRet indISS

G E E E E E E E E E E E E E E E

W01 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17 W17

N N N N N N N N N N N N N N N

0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 1-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 1-1 1-1

13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 8 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 1 2

Formato: AAAAMMDD

Valor declaratrio Valor declaratrio Valor declaratrio Valor declaratrio

1=Sim; 2=No; 1=Exigvel; 2=No incidncia; 3=Iseno; 4=Exportao; 5=Imunidade;

Pg. 67 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

ID

Campo

Descrio

Ele

Pai

Tipo Ocor.

Tam.

Observao 6=Exigibilidade Suspensa por Deciso Judicial; 7=Exigibilidade Suspensa por Processo Administrativo;

347k 347l 347m 347n

W22k cServico W22l cMun W22m cPais W22n nProcesso

347o

W22o cRegTrib

Cdigo do servio prestado dentro do municpio Cdigo do Municpio de incidncia do imposto Cdigo do Pas onde servio foi prestado Nmero do processo judicial ou administrativo de suspenso da exigibilidade Cdigo do Regime Especial de Tributao

E E E E

W17 W17 W17 W17

C N N C

0-1 0-1 0-1 0-1

1-20 7 4 1-30 Tabela do IBGE. Informar "9999999" para servio fora do Pas. Tabela BACEN. Informar somente se o municpio da prestao do servio for "9999999". Informar somente quando declarada a suspenso da exigibilidade do ISSQN 1=Microempresa Municipal; 2=Estimativa; 3=Sociedade de Profissionais; 4=Cooperativa; 5=Microempresrio Individual (MEI); 6=Microempresrio e Empresa de Pequeno Porte (ME/EPP) 1=Sim; 2=No;

W17

0-1

347p W22p indIncentivo Indicador de incentivo Fiscal W02. Totais da NF-e / Reteno de Tributos 348 W23 retTrib Grupo Retenes de Tributos 349 W24 vRetPIS Valor Retido de PIS 350 W25 vRetCOFINS Valor Retido de COFINS 351 W26 vRetCSLL Valor Retido de CSLL 352 W27 vBCIRRF Base de Clculo do IRRF 353 W28 vIRRF Valor Retido do IRRF 354 W29 vBCRetPrev Base de Clculo da Reteno da Previdncia Social 355 W30 vRetPrev Valor da Reteno da Previdncia Social

E G E E E E E E E

W17 W01 W23 W23 W23 W23 W23 W23 W23

1-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1

N N N N N N N

13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2 13v2

Exemplos de atos normativos que definem obrigatoriedade da reteno de contribuies: a) IRPJ/CSLL/PIS/COFINS - Fonte - Recebimentos de rgo Pblico Federal, Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, art. 64, Lei n 10.833/2003, art. 34, como normas infralegais, temos como exemplo: IN SRF 480/2004 e IN 539, de 25/04/05. b) Reteno do Imposto de Renda pelas Fontes Pagadoras, REMUNERAO DE SERVIOS PROFISSIONAIS PRESTADOS POR PESSOA JURDICA, Lei n 7.450/85, art. 52 c) IRPJ, CSLL, COFINS e PIS - Servios Prestados por Pessoas Jurdicas - Reteno na Fonte, Lei n 10.833 de 29.12.2003, art. 30, 31, 32, 35 e 36

X. Informaes do Transporte da NF-e 356 X01 transp Grupo Informaes do Transporte 357 X02 modFrete Modalidade do frete

G E

A01 X01

1-1 1-1

0=Por conta do emitente; 1=Por conta do destinatrio/remetente; 2=Por conta de terceiros; 9=Sem frete. (V2.0)

Pg. 68 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 358 359 360 361 362

ID X03 X04 X05 X06 X07

Campo transporta CNPJ CPF xNome IE

Descrio Grupo Transportador CNPJ do Transportador CPF do Transportador Razo Social ou nome Inscrio Estadual do Transportador

Ele G CE CE E E

Pai X01 X03 X03 X03 X03

Tipo Ocor. 0-1 N 0-1 N 0-1 C 0-1 C 0-1

Tam. 14 11 2-60 2-14

Observao Preencher os zeros no significativos.

Informar: - Inscrio Estadual do transportador contribuinte do ICMS, sem caracteres de formatao (ponto, barra, hfen, etc.); - Literal ISENTO para transportador isento de inscrio no cadastro de contribuintes ICMS; - No informar a tag para no contribuinte do ICMS, A UF deve ser informada se informado uma IE. (v2.0)

363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 372.1 373 374

X08 X09 X10 X11 X12 X13 X14 X15 X16 X17

xEnder xMun UF retTransp vServ vBCRet pICMSRet vICMSRet CFOP cMunFG

Endereo Completo Nome do municpio Sigla da UF Grupo Reteno ICMS transporte Valor do Servio BC da Reteno do ICMS Alquota da Reteno Valor do ICMS Retido CFOP Cdigo do municpio de ocorrncia do fato gerador do ICMS do transporte Sequncia XML Grupo Veculo Transporte Placa do Veculo

E E E G E E E E E E

X03 X03 X03 X01 X11 X11 X11 X11 X11 X11

C C C

0-1 0-1 0-1 0-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-1 0-1 1-1

1-60 1-60 2

A UF deve ser informada se informado uma IE. (v2.0). Informar "EX" para Exterior.

N N N N N N

13v2 13v2 3v2-4 13v2 4 7

X17.1 -xX18 veicTransp X19 placa

CG X01 G X17.1 X18 E

375 376 377 378

X20 X21 X22 X23

UF RNTC reboque placa

Sigla da UF Registro Nacional de Transportador de Carga (ANTT) Grupo Reboque Placa do Veculo

E E G E

X18 X18 X17.1 X22

C C

1-1 0-1 0-5 1-1

2 1-20

Utilizar Tabela de CFOP. Utilizar a Tabela do IBGE (Anexo IX - Tabela de UF, Municpio e Pas) Transporte por Veculo, Vago ou Balsa. Informar o veculo trator (v2.0) Informar em um dos seguintes formatos: XXX9999, XXX999, XX9999 ou XXXX999. Informar a placa em informaes complementares quando a placa do veculo tiver lei de formao diversa. (NT 2011/005) Informar "EX" se Exterior.

379 380

X24 X25

UF RNTC

Sigla da UF Registro Nacional de Transportador de

E E

X22 X22

C C

1-1 0-1

2 1-20

Informar os reboques/Dolly (v2.0) Informar em um dos seguintes formatos: XXX9999, XXX999, XX9999 ou XXXX999. Informar a placa em informaes complementares quando a placa do veculo tiver lei de formao diversa. (NT 2011/005) Informar "EX" se Exterior.

Pg. 69 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 380a 380b 381 382 383 384 385

ID X25a X25b X26 X27 X28 X29 X30

Campo vagao balsa vol qVol esp marca nVol

386 X31 pesoL 387 X32 pesoB 387a X33 lacres 388 X34 nLacre Y. Dados da Cobrana 389 Y01 cobr 390 Y02 fat 391 Y03 nFat 392 Y04 vOrig 393 Y05 vDesc 394 Y06 vLiq 395 Y07 dup 396 Y08 nDup 397 Y09 dVenc 398 Y10 vDup YA. Formas de Pagamento 398a YA01 pag 398b YA02 tPag

Descrio Carga (ANTT) Identificao do vago Identificao da balsa Grupo Volumes Quantidade de volumes transportados Espcie dos volumes transportados Marca dos volumes transportados Numerao dos volumes transportados Peso Lquido (em kg) Peso Bruto (em kg) Grupo Lacres Nmero dos Lacres Grupo Cobrana Grupo Fatura Nmero da Fatura Valor Original da Fatura Valor do desconto Valor Lquido da Fatura Grupo Duplicata Nmero da Duplicata Data de vencimento Valor da duplicata Grupo de Formas de Pagamento Forma de pagamento

Ele CE CE G E E E E E E G E G G E E E E G E E E G E

Pai X01 X01 X01 X26 X26 X26 X26 X26 X26 X26 X33 A01 Y01 Y02 Y02 Y02 Y02 Y01 Y07 Y07 Y07 A01 YA01

Tipo Ocor. C C N C C C N N C 0-1 0-1 0-5000 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-5000 1-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 0-120 0-1 0-1 1-1 0-100 N 1-1

Tam. 1-20 1-20 1-15 1-60 1-60 1-60 12v3 12v3

Observao (v2.0) (v2.0) (NT 2012/003)

(NT 2012/003) 1-60

C N N N C D N

1-60 13v2 13v2 13v2 (NT 2011/004) 1-60 13v2 Formato AAAA-MM-DD (NT 2012/003) Grupo obrigatrio para a NFC-e. No informar para a NF-e. 01=Dinheiro 02=Cheque 03=Carto de Crdito 04=Carto de Dbito 05=Crdito Loja 10=Vale Alimentao 11=Vale Refeio 12=Vale Presente 13=Vale Combustvel 99=Outros

398c

YA03 vPag

Valor do Pagamento

YA01

1-1

13v2

Pg. 70 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# 398d 398e 398f

ID Campo YA04 card YA05 CNPJ YA06 tBand

Descrio Grupo de Cartes CNPJ da Credenciadora de carto de crdito e/ou dbito Bandeira da operadora de carto de crdito e/ou dbito

Ele Pai Tipo Ocor. G YA01 0-1 E YA04 C 1-1 E YA04 N 1-1

Tam. 14 2

Observao Informar o CNPJ da Credenciadora de carto de crdito / dbito 01=Visa 02=Mastercard 03=American Express 04=Sorocred 99=Outros Identifica o nmero da autorizao da transao da operao com carto de crdito e/ou dbito

Nmero de autorizao da operao carto de crdito e/ou dbito Z. Informaes Adicionais da NF-e 399 Z01 infAdic Grupo de Informaes Adicionais 400 Z02 infAdFisco Informaes Adicionais de Interesse do Fisco 401 Z03 infCpl Informaes Complementares de interesse do Contribuinte 401a Z04 obsCont Grupo Campo de uso livre do contribuinte 401b 401c 401d 401e 401f 401g 401h 401i Z05 Z06 Z07 Z08 Z09 Z10 Z11 Z12 xCampo xTexto obsFisco xCampo xTexto procRef nProc indProc Identificao do campo Contedo do campo Grupo Campo de uso livre do Fisco Identificao do campo Contedo do campo Grupo Processo referenciado Identificador do processo ou ato concessrio Indicador da origem do processo

398g

YA07 cAut

YA04

1-1

1-20

G E E G

A01 Z01 Z01 Z01

C C

0-1 0-1 0-1 0-10

1-2000 (v2.0) 1-5000 Campo de uso livre do contribuinte, Informar o nome do campo no atributo xCampo e o contedo do campo no xTexto Identificao do campo Contedo do campo Campo de uso livre do Fisco. Informar o nome do campo no atributo xCampo e o contedo do campo no xTexto Identificao do campo Contedo do campo (NT 2012/003) Identificador do processo ou ato concessrio 0=SEFAZ; 1=Justia Federal; 2=Justia Estadual; 3=Secex/RFB; 9=Outros Informar apenas na exportao. No aceita o valor "EX".

A E G A E G E E

Z04 Z04 Z01 Z07 Z07 Z01 Z10 Z10

C C

1-1 1-1 0-10 1-1 1-1 0-100 1-1 1-1

1-20 1-60

C C C N

1-20 1-60 1-60 1

ZA. Informaes de Comrcio Exterior 402 ZA01 exporta Grupo Exportao 403 ZA02 UFSaidaPais Sigla da UF de Embarque ou de transposio de fronteira 404 ZA03 xLocExporta Descrio do Local de Embarque ou de transposio de fronteira 404a ZA04 xLocDespacho Descrio do local de despacho

G E E E

A01 ZA01 ZA01 ZA01

C C C

0-1 1-1 1-1 0-1

2 1-60 1-60

Informao do Recinto Alfandegado

Pg. 71 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

# ID Campo ZB. Informaes de Compras 405 ZB01 compra 406 ZB02 xNEmp

Descrio Grupo Compra Nota de Empenho

Ele G E E E G E E G A E E E E G E E E E E G

Pai A01 ZB01 ZB01 ZB01 A01 ZC01 ZC01 ZC01 ZC04 ZC04 ZC01 ZC01 ZC01 ZC01 ZC10 ZC10 ZC01 ZC01 ZC01 A01

Tipo Ocor. 0-1 0-1 0-1 0-1 0-1 1-1 1-1 1-31 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 0-10 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1 1-1

Tam.

Observao Informao adicional de compra Identificao da Nota de Empenho, quando se tratar de compras pblicas (NT 2011/004) Informar o pedido. Informar o contrato de compra Informaes de registro aquisies de cana v2.0 Informar a safra, AAAA ou AAAA/AAAA. v2.0 Informar o ms e ano de referncia, MM/AAAA. v2.0 Informar os fornecimentos dirios de cana v2.0 v2.0 Quantidade em KG v2.0 v2.0 v2.0 v2.0 Informar as Dedues Taxas e Contribuies v2.0 Informar a Descrio da Deduo v2.0 v2.0 Valor dos Fornecimentos v2.0 Valor das dedues v2.0 Valor Lquido dos Fornecimentos v2.0

C C C

1-22 1-60 1-60

407 ZB03 xPed Pedido 408 ZB04 xCont Contrato ZC. Informaes do Registro de Aquisio de Cana 409 ZC01 cana Grupo Cana 410 ZC02 safra Identificao da safra 411 ZC03 ref Ms e ano de referncia 412 ZC04 forDia Grupo Fornecimento dirio de cana 427 ZC05 dia Dia 414 ZC06 qtde Quantidade 415 ZC07 qTotMes Quantidade Total do Ms 416 ZC08 qTotAnt Quantidade Total Anterior 417 ZC09 qTotGer Quantidade Total Geral 418 ZC10 deduc Grupo Dedues Taxas e Contribuies 419 ZC11 xDed Descrio da Deduo 420 ZC12 vDed Valor da Deduo 421 ZC13 vFor Valor dos Fornecimentos 422 ZC14 vTotDed Valor Total da Deduo 423 ZC15 vLiqFor Valor Lquido dos Fornecimentos ZZ. Informaes da Assinatura Digital 999 ZZ01 Signature Assinatura XML da NF-e Segundo o Padro XML Digital Signature

C C N N N N N

4-9 7 1-2 11v10 11v10 11v10 11v10

C N N N N

1-60 13v2 13v2 13v2 13v2

Pg. 72 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Anexo II Regras de Validao da NF-e


Campo-Seq Modelo Regra de Validao A. Dados da NF-e A02-10 55 NF-e no pode utilizar a verso 3.00

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. 701 Rej. Rejeio: NF-e no pode utilizar a verso 3.00

Nota: A verso "3.00" vlida somente para as empresas do piloto da NFC-e. A03-10 55/65 Campo Id invlido: Chave de Acesso do campo Id difere da concatenao do s campos correspondentes B. Identificao da NF-e B02-10 55/65 Cdigo da UF do Emitente difere da UF do Web Service B06-10 B06-20 B06-30 B06-40 B07-10

Obrig.

502

Rej. Rejeio: Erro na Chave de Acesso - Campo Id no corresponde concatenao dos campos correspondentes Rej. Rejeio: Cdigo da UF do Emitente diverge da UF autorizadora Rej. Rejeio: NFC-e no aceita pela UF do Emitente Rej. Rejeio: Lote s poder conter NF-e ou NFC-e Rej. Rejeio: Modelo da NF-e diferente de 55 Rej. Rejeio: Modelo da NFC-e diferente de 65 Rej. Rejeio: Srie utilizada fora da faixa permitida no Web Service (0-889)

Obrig.

226 702 765 450 775 266

B07-20 B09-10

65 NFC-e no aceita pela UF do Emitente Obrig. 55/65 Lote de documentos enviados s poder conter NF-e ou NFC-e Obrig. 55 Se a SEFAZ optar por ambientes separados de autorizao: Facult. NFC-e enviada para ambiente de autorizao da NF-e 65 Se a SEFAZ optar por ambientes separados de autorizao: Facult. NF-e enviada para ambiente de autorizao da NFC-e 55/65 Na autorizao pela SEFAZ ou SEFAZ Virtual (procEmi <> 1,2): Obrig. Srie da NF-e difere da faixa de 0-889 A faixa 890-899 reservada para a emisso de NF-e avulsa quando permitida pela SEFAZ. 55/65 Na autorizao pelo SCAN (Sistema Contingncia Nacional): Obrig. Srie da NF-e difere da faixa de 900-999 55/65 Data-Hora de Emisso posterior ao horrio de recepo na SEFAZ. Obrig. Nota: Aceita uma tolerncia de at 5 minutos, devido ao sincronismo de horrio do servidor da Empresa e o servidor da SEFAZ. NF-e com Tipo de Emisso = 1-Normal (ou 3-SCAN, ou 6-SVC-AN, Obrig. 7-SVC-RS) (NT2012.003): Data de Emisso ocorrida h mais de 30 dias (ou outro limite definido pela SEFAZ) NFC-e com Tipo de Emisso=1-Normal (ou 3-SCAN, ou 6-SVC-AN, Obrig. 7-SVC-RS) e Data-Hora de Emisso com atraso superior a 5 minutos em relao ao horrio de recepo na SEFAZ. Nota: A emisso da NFC-e deve ocorrer de forma on-line, real-time. Aceita uma tolerncia de at 5 minutos, devido ao sincronismo de
Pg. 73 / 107

503 703

Rej. Rejeio: Srie utilizada fora da faixa permitida no SCAN (900-999) Rej. Rejeio: Data-Hora de Emisso posterior ao horrio de recebimento

B09-20

55

228

Rej. Rejeio: Data de Emisso muito atrasada

B09-40

65

704

Rej. Rejeio: NFC-e com Data-Hora de emisso atrasada

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

B10-10 B10-20 B10-30

65 55 55

B10-40

55

B11-10 B11a-10 B12-10 B12-20 B21-10 B21-20 B22-10 B22-20 B22-30

65 65 55/65 55/65 65 55 55 65 55/65

B22-34

65

B22-40

55/65

B22-50 B22-60

65 55/65

B22-70 B23-10

65 55/65

Regra de Validao horrio do servidor da Empresa e o servidor da SEFAZ. NFC-e com data de entrada/sada. Se informado Data de Entrada / Sada (dhSaiEnt): Data Entrada / Sada posterior a 30 dias da Data de Autorizao Se informado Data de Entrada / Sada (dhSaiEnt): Data Entrada / Sada anterior a 30 dias da Data de Autorizao Nota: Para as SEFAZ que aceitam NF-e emitida em contingncia a mais de 30 dias, esta rejeio dever considerar tpEmi=1, 3, 6, 7 Se informado Data de Entrada / Sada (tag:dhSaiEnt) para NF-e de Sada (tag:tpNF=1): Data de Sada (dSaiEnt) menor que a Data de Emisso (dEmis) NFC-e para operao de entrada (tag:tpNF=0) NFC-e para operao interestadual ou com o exterior (tag:idDest<>1) Cdigo do Municpio do Fato Gerador de ICMS com dgito verificador (DV) invlido (*1) Cdigo do Municpio do Fato Gerador (2 primeiras posies) difere do Cdigo da UF do emitente NFC-e com tipo de impresso diferente de 4 e 5 (tag:tpImp<> 4 e 5) NF-e com tipo de impresso 4 ou 5 (tag:tpImp= 4 ou 5) NF-e com contingncia off-line (tag:tpEmis=9) NFC-e com contingncia off-line para a UF (tag:tpEmis=9 e UF no aceita este tipo de contingncia) Na autorizao pela SEFAZ: no aceitar o contedo tpEmis=3-SCAN (NT 2010/004), 6-SVCAN ou 7-SVC-RS Na autorizao pela SEFAZ: rejeitar a NFC-e com informao de DPEC (tag:tpEmis=4) Nota: Atualmente no est disponvel a contingncia DPEC para a NFC-e Na autorizao pelo SCAN: no aceitar o contedo diferente de tpEmis=3-SCAN. (NT 2010/004) no aceitar autorizao de NFC-e Na autorizao pela SVC: no aceitar o contedo da tag tpEmis diferente de 6 para a SVCAN ou 7 para a SVC-RS no aceitar autorizao de NFC-e Chave de Acesso obtida pela concatenao dos campos correspondentes com dgito verificador (DV) invlido
Pg. 74 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. Facult. Facult. 705 504 505 Rej. Rejeio: NFC-e com data de entrada/sada Rej. Rejeio: Data de Entrada/Sada posterior ao permitido Rej. Rejeio: Data de Entrada/Sada anterior ao permitido

Facult.

506

Rej. Rejeio: Data de Sada menor que a Data de Emisso

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig Obrig Obrig Facult. Obrig.

706 707 270 271 709 710 711 712 570

Rej. Rejeio: NFC-e para operao de entrada Rej. Rejeio: NFC-e para operao interestadual ou com o exterior Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Fato Gerador: dgito invlido Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Fato Gerador: difere da UF do emitente Rej. Rejeio: NFC-e com formato de DANFE invlido Rej. Rejeio: NF-e com formato de DANFE invlido Rej. Rejeio: NF-e com contingncia off-line Rej. Rejeio: NFC-e com contingncia off-line para a UF Rej. Rejeio: Tipo de Emisso 3, 6 ou 7 s vlido nas contingncias SCAN/SVC Rej. Rejeio: NFC-e com contingncia DPEC inexistente

Obrig.

714

Obrig.

571

Rej. Rejeio: Tipo de Emisso informado diferente de 3 para contingncia SCAN Rej. Rejeio: NFC-e no autorizada pelo SCAN Rej. Rejeio: Tipo de Emisso diferente de 6 ou 7 para contingncia da SVC acessada Rej. Rejeio: NFC-e no autorizada pela SVC Rej. Rejeio: Digito Verificador da chave de acesso composta invlida

Obrig. Obrig.

782 713

Obrig. Obrig.

783 253

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

B24-10 B25-20 B25-30 B25-40 B25-50 B25-60 B25-70

Regra de Validao 55/65 Tipo do ambiente da NF-e difere do ambiente do Web Service 65 55 55 55 55 55 NFC-e com finalidade diferente de normal (tag:finNFe <> 1) Se NF-e complementar (tag:finNFe=2): No informado NF referenciada (NF-e, NFC-e, NF modelo 1) NF referenciada com mais de uma ocorrncia (NF-e, NFC-e, NF modelo 1) CNPJ emitente da NF Referenciada difere do CNPJ emitente desta NF-e (NF-e, NFC-e, NF modelo 1) UF da NF-e referenciada diferente da UF do emitente (NF-e, NFC-e, NF modelo 1) (NT 2013/003) Se NF-e de devoluo / retorno (tag:finNFe=4): No informado documento fiscal referenciado (NF-e, NFC-e, NF modelo 1, NF Produtor, CT-e, ECF) Informado mais de um documento fiscal referenciado

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. 252 Rej. Rejeio: Ambiente informado diverge do Ambiente de recebimento Obrig 715 Rej. Rejeio: NFC-e com finalidade invlida Obrig. 254 Rej. Rejeio: NF-e complementar no possui NF referenciada Obrig. 255 Rej. Rejeio: NF-e complementar possui mais de uma NF referenciada Obrig. 269 Rej. Rejeio: CNPJ Emitente da NF Complementar difere do CNPJ da NF Referenciada Facult. 678 Rej. Rejeio: NF referenciada com UF diferente da NF-e complementar Obrig. 321 Rej. Rejeio: NF-e de devoluo no possui documento fiscal referenciado Obrig. Obrig Obrig. Obrig Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. 322 716 784 717 785 451 556 557 Rej. Rejeio: NF-e de devoluo com mais de um documento fiscal referenciado Rej. Rejeio: NFC-e em operao no destinada a consumidor final Rej. Rejeio: NF-e com indicativo de NFC-e com entrega a domiclio Rej. Rejeio: NFC-e em operao no presencial Rej. Rejeio: NFC-e com entrega a domiclio no permitida pela UF Rej. Rejeio: Processo de emisso informado invlido Rej. Rejeio: Justificativa de entrada em contingncia no deve ser informada para tipo de emisso normal Rej. Rejeio: A Justificativa de entrada em contingncia deve ser informada Rej. Rejeio: Data de entrada em contingncia posterior a data de recebimento

B25-80 B25a-10

55 65

NFC-e para operao no destinada a Consumidor Final (tag:indFinal=0) B25b-10 55 NF-e com indicativo de NFC-e com entrega a domiclio (tag:indPres=4) B25b-20 65 NFC-e em uma operao no presencial (tag:indPres<>1 e 4) B25b-30 65 NFC-e com operao de entrega a domiclio, no permitida para a UF (parametrizvel). B26-10 55/65 Srie difere da faixa 890-899 (NFA) e Processo de Emisso difere de emisso pelo contribuinte (tag:procEmi <> 0 e 3) B28-10 55/65 Se emisso normal (tpEmis = 1-Normal): dhCont e xJust no devem ser informados B22-40 55/65 Se emisso em contingncia utilizando DPEC, formulrio de segurana ou contingncia off-line (tpEmis = 2, 4, 5 ou 9): dhCont e xJust devem ser informados B28-10 55/65 Data de entrada em contingncia no deve ser maior que a data de recepo da NF-e (NT 2010/004). Nota: No considerar a Hora no caso da NF-e com verso inferior a verso 3.0. B28-20 55/65 Data de entrada em contingncia deve ser menor ou igual data de emisso 30 dias (NT 2010/004) Nota: No considerar a Hora no caso da NF-e com verso inferior a verso 3.0 BA. Documento Fiscal Referenciado BA01-10 65 NFC-e no pode referenciar outros documentos (tag:NFref)
Pg. 75 / 107

Facult.

558

Facult.

569

Rej. Rejeio: Data de entrada em contingncia muito atrasada

Obrig.

708

Rej. Rejeio: NFC-e no pode referenciar documento fiscal

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

BA02-10 BA02-20 BA02-30 BA03-10

55 55 55 55

BA06-10 BA10-10

55 55

BA13-10 BA14-10

55 55

Regra de Validao Se informada uma NF-e referenciada (tag:refNFe): Dgito Verificador da Chave de Acesso invlido Modelo da NF-e referenciada diferente de 55 / 65 (NT 2013/003) Verificar duplicidade da NF-e referenciada (duplicidade da tag refNFe) (NT 2013/003) Se informada NF Modelo 1 referenciada (tag:refNF): Verificar duplicidade de Nota Fiscal Modelo 1 referenciada (mesmo CNPJ, Modelo, Srie, Nmero) (NT 2013/003) CNPJ com zeros, nulo ou DV invlido Se informada NF de Produtor referenciada (tag:refNFP): Verificar duplicidade de Nota Fiscal de Produtor referenciada (mesma IE, Modelo, Srie, Nmero) (NT 2013/003) CNPJ com zeros, nulo ou DV invlido

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Facult. 547 Rej. Rejeio: Dgito Verificador da Chave de Acesso da NF-e Referenciada invlido Facult. 679 Rej. Rejeio: Modelo da NF-e referenciada diferente de 55 Facult. 680 Rej. Rejeio: Duplicidade de NF-e referenciada (Chave de Acesso referenciada mais de uma vez) Facult. 681 Rej. Rejeio: Duplicidade de NF Modelo 1 referenciada (CNPJ, Modelo, Srie e Nmero) Facult. Facult. 548 682 Rej. Rejeio: CNPJ da NF referenciada invlido. Rej. Rejeio: Duplicidade de NF de Produtor referenciada (IE, Modelo, Srie e Nmero) Rej. Rejeio: CNPJ da NF referenciada de produtor invlido. Rej. Rejeio: CPF da NF referenciada de produtor invlido. Rej. Rejeio: IE da NF referenciada de produtor invlido. Rej. Rejeio: Dgito Verificador da Chave de Acesso do CT-e referenciado invlido Rej. Rejeio: Modelo do CT-e referenciado diferente de 57 Rej. Rejeio: Duplicidade de Cupom Fiscal referenciado (Modelo, Nmero de Ordem e COO)

Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. Facult.

549 550 551 552 683 684

CPF com zeros, nulo, 111..., 222, ..., ou DV invlido (NT 2012/003) BA15-10 55 IE com zeros, nulo ou DV invlido para a UF. BA19-10 55 Se informado CT-e Referenciado (tag:refCTe): Dgito Verificador da Chave de Acesso invlido BA19-20 55 Modelo de CT-e referenciado diferente de 57 (NT 2013/003) BA20-10 55 Se informado Cupom Fiscal referenciado (tag:refECF): Verificar duplicidade de Cupom Fiscal referenciado (mesmo Modelo, Nmero de Ordem e COO) (NT 2013/003) C. Identificao do Emitente C02-10 55/65 Se informado CNPJ do emitente: CNPJ com zeros, nulo ou DV invlido C02-20 55/65 CNPJ Base do Emitente difere do CNPJ Base da primeira NF-e do Lote recebido C02a-10 55/65 Se informado CPF do emitente: CPF s pode ser informado no campo Emitente para NF-e avulsa C02a-20 55/65 CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ..., ou DV invlido (NT 2012/003) C10-10 55/65 Cdigo do Municpio do Emitente com DV invlido (*1) C10-20 55/65 Cdigo do Municpio do Emitente (2 primeiras posies) difere do Cdigo da UF do emitente C12-10 55/65 Sigla da UF do Emitente difere da UF do Web Service C17-10 C17-20 55/65 IE Emitente com zeros ou nulo 55/65 IE Emitente invlida para a UF: erro no tamanho, na composio da IE, ou no dgito verificador (*2)
Pg. 76 / 107

Obrig. Facult. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

207 560 407 401 272 273 247 229 209

Rej. Rejeio: CNPJ do emitente invlido Rej. Rejeio: CNPJ base do emitente difere do CNPJ base da primeira NF-e do lote recebido Rej. Rejeio: O CPF s pode ser informado no campo emitente para a NF-e avulsa Rej. Rejeio: CPF do remetente invlido Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Emitente: dgito invlido Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Emitente: difere da UF do emitente Rej. Rejeio: Sigla da UF do Emitente diverge da UF autorizadora Rej. Rejeio: IE do emitente no informada Rej. Rejeio: IE do emitente invlida

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

C18-10 C18-20

65 55

Regra de Validao NFC-e no deve informar IE de Substituto Tributrio (tag:emit/IEST) Se informada operao de Faturamento Direto para veculos novos (id:J02, tag:tpOp = 2): UF do Local de Entrega (id:G09) no informada Nota: A UF necessria na validao da IEST nestas operaes. Vide Convnio ICMS 51/00. Se informada a IE do Substituto Tributrio: IEST invlida para a UF: erro no tamanho, na composio da IE, ou no dgito verificador (*2)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. 718 Rej. Rejeio: NFC-e no deve informar IE de Substituto Tributrio Obrig. 478 Rej. Rejeio: Local da entrega no informado para faturamento direto de veculos novos

C18-30

55

Obrig.

211

Rej. Rejeio: IE do substituto invlida

UF a ser utilizada na validao: UF do Local de Entrega para operao de Faturamento Direto de veculos novos (id:G09, caso tpOP, id:J02 = 2); UF do destinatrio (UF, campo E12) nos demais casos. D. Identificao do Fisco Emitente (NF-e Avulsa) D01-10 55/65 Informado grupo avulsa pela empresa (tag:procEmi<>1 e 2). E. Identificao do Destinatrio E01-10 55 NF-e sem a identificao do destinatrio (tag:emit/dest) E01-20 65 NFC-e com entrega a domiclio (indPres=4) sem identificao do destinatrio (tag:emit/dest) E02-10 55/65 Se informado CNPJ: CNPJ com zeros ou dgito de controle invlido E03-10 55/65 Se informada CPF: CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ... ou dgito de controle invlido (NT 2013/003) E03a-10 55 Se Operao com Exterior (tag:idDest = 3): Deve ser informada tag idEstrangeiro (contedo da tag pode ser nulo) E03a-20 55 Se Operao interestadual (tag:idDest = 2): No pode informar tag idEstrangeiro E03a-40 55 Se Operao dentro do estado (idDest = 1): Se informado idEstrangeiro, operao deve ser presencial (tag:indPres <>1) E03a-50 55 Se Operao dentro do estado (tag:idDest = 1): Se informado idEstrangeiro, operao deve ser de consumidor final (tag:infFinal <> 1) E04-10 55 NF-e sem o nome do destinatrio (tag:dest/xNome) E04-20 55/65 Se tag:tpAmb (id:B24) = 2:
Pg. 77 / 107

Obrig.

403

Rej. Rejeio: O grupo de informaes da NF-e avulsa de uso exclusivo do Fisco Rej. Rejeio: NF-e sem a identificao do destinatrio Rej. Rejeio: NFC-e de entrega a domiclio sem a identificao do destinatrio Rej. Rejeio: CNPJ do destinatrio invlido Rej. Rejeio: CPF do destinatrio invlido

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

719 787 208 237

Obrig.

720

Rej. Rejeio: Na operao com Exterior deve ser informada tag idEstrangeiro Rej. Rejeio: Operao interestadual deve informar CNPJ ou CPF. Rej. Rejeio: Operao interna com idEstrangeiro informado deve ser presencial Rej. Rejeio: Operao interna com idEstrangeiro informado deve ser para consumidor final Rej. Rejeio: NF-e sem o nome do destinatrio Rej. Rejeio: NF-e emitida em ambiente de homologao

Obrig. Obrig.

721 722

Obrig.

723

Obrig Obrig

724 598

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

E05-10 E05-20 E10-10 E10-20 E10-30 E12-10 E12-20 E12-30 E12-40

Regra de Validao o xNome (E04) deve ser informado com a literal NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL (NT 2011/002) 55 NF-e sem a informao de endereo do destinatrio (tag:dest/enderDest) 65 NFC-e com entrega a domiclio sem o endereo do destinatrio (tag:dest/enderDest) 55/65 Se endereo destinatrio no no Exterior (dest/UF <> EX"): Cdigo Municpio do destinatrio com dgito verificador invlido 55/65 Cdigo Municpio do destinatrio (2 primeiras posies) difere do Cdigo da UF do destinatrio 55 Se operao com Exterior (tag:idDest = 3): Cdigo Municpio do destinatrio difere de 9999999 55 UF de destino diferente de EX 55 Se operao Interestadual (tag:idDest = 2): UF de destino no pode ser EX 55 UF de destino igual UF do emitente 55/65 Se operao Interna no Estado (tag:idDest = 1) e operao no com Consumidor final: UF de destino difere da UF do emitente 55 Se operao com Exterior (tag:idDest = 3): Cdigo Pas do destinatrio = 1058 (Brasil), ou no informado 55/65 Se no operao com Exterior (tag:idDest <> 3) e informado Cdigo Pas do destinatrio: Cdigo Pas do destinatrio difere de 1058 (Brasil) 65 NFC-e com indicao de IE do destinatrio diferente de "No Contribuinte" (tag:indIEDest <> 9) 55 Se operao com Exterior (tag:idDest=3): Indicao de IE Destinatrio diferente "No Contribuinte" (tag:indIEDest <> 9) 65 NFC-e com tag IE do Destinatrio (tag:dest/IE) 55 NF-e com indicao de Destinatrio Contribuinte do ICMS (tag:dest/indIEDest=1), sem informar a IE (tag:dest/IE) 55 NF-e com indicao de Destinatrio Contribuinte Isento de IE (tag:dest/indIEDest=2), mas com informao da IE (tag:dest/IE) 55 Se informada a IE do Destinatrio: No informar a IE do Destinatrio se endereo do destinatrio no Exterior (tag:dest/UF=EX) 55 IE invlida para a UF: erro no tamanho, na composio da IE, ou
Pg. 78 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro com Razo Social do destinatrio diferente de NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO SEM VALOR FISCAL Obrig 726 Rej. Rejeio: NF-e sem a informao de endereo do destinatrio Obrig 788 Rej. Rejeio: NFC-e de entrega a domiclio sem o endereo do destinatrio Obrig. 274 Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Destinatrio: dgito invlido Obrig. 275 Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Destinatrio: difere da UF do Destinatrio Obrig. 509 Rej. Rejeio: Informado cdigo de municpio diferente de 9999999 para operao com o exterior Obrig. 727 Rej. Rejeio: Operao com Exterior e UF diferente de EX Obrig. 771 Rej. Rejeio: Operao Interestadual e UF de destino com EX Obrig. 772 Rej. Rejeio: Operao Interestadual e UF de destino igual UF do emitente Obrig. 773 Rej. Rejeio: Operao Interna e UF de destino difere da UF do emitente Facult. Facult. 510 511 Rej. Rejeio: Operao com Exterior e Cdigo Pas destinatrio 1058 (Brasil) ou no informado Rej. Rejeio: No de Operao com Exterior e Cdigo Pas destinatrio difere de 1058 (Brasil) Rej. Rejeio: NFC-e para destinatrio contribuinte de ICMS Rej. Rejeio: Operao com Exterior para destinatrio Contribuinte de ICMS Rej. Rejeio: NFC-e com informao da IE do destinatrio Rej. Rejeio: NF-e sem informao da IE do destinatrio Rej. Rejeio: NF-e com indicao de destinatrio isento de IE, com a informao da IE do destinatrio Rej. Rejeio: Informada a IE do destinatrio para operao com destinatrio no Exterior Rej. Rejeio: IE do destinatrio invlida

E14-10 E14-20

E16a-10 E16a-20

Obrig. Obrig.

789 790

E17-10 E17-20 E17-30 E17-40

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

729 728 791 792

E17-50

Obrig.

210

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao no dgito verificador (*2) E18-10 65 NFC-e com Inscrio da Suframa (tag:dest/ISUF) E18-20 55 Inscr. SUFRAMA informada: Inscrio com dgito verificador invlido E18-30 55 Inscr. SUFRAMA informada: UF destinatrio difere de AC-Acre, ou AM-Amazonas, ou RORondnia, ou RR-Roraima, ou AP-Amap (s para municpios 1600303-Macap e 1600600-Santana) F. Local da Retirada F02-10 55/65 Se informado Local de Retirada com CNPJ: CNPJ com zeros ou dgito invlido F02a-10 55/65 Se informado Local de Retirada com CPF: CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ..., ou dgito de controle invlido (NT 2012/003) F07-10 55/65 Se informado Local de Retirada com UF Retirada = EX: Cdigo do Municpio do Local de Retirada difere de 9999999 F07-20 55/65 Se informado Local de Retirada com UF Retirada <> EX: Cdigo do Municpio do Local de Retirada com dgito verificador invlido F07-30 55/65 Cdigo Municpio do Local de Retirada (2 primeiras posies) difere do Cdigo da UF do Local de Retirada G. Local da Entrega G02-10 55/65 Se informado o Local de Entrega com CNPJ: CNPJ com zeros ou dgito invlido G02a-10 55/65 Se informado o Local de Entrega com CPF: CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ..., ou dgito de controle invlido (NT 2012/003) G07-10 55/65 Se informado Local de Entrega com UF Entrega = EX: Cdigo do Municpio do Local de Entrega difere de 9999999 G07-20 55/65 Se informado Local de Entrega com UF Entrega <> EX: Cdigo Municpio do Local de Entrega com dgito verificador invlido G07-30 55/65 Cdigo Municpio do Local de Entrega (2 primeiras posies) difere do Cdigo da UF do Local de Entrega GA. Autorizao para obter o XML G51-10 55/65 Se informada autorizao download XML com CNPJ: CNPJ com zeros ou dgito invlido G51-20 55/65 Informado CNPJ do destinatrio G52-10 55/65 Se informada autorizao download do XML com CPF:
Pg. 79 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. Obrig. Obrig. 730 235 251 Rej. Rejeio: NFC-e com Inscrio Suframa Rej. Rejeio: Inscrio SUFRAMA invlida Rej. Rejeio: UF/Municpio destinatrio no pertence a SUFRAMA

Facult. Facult.

512 540

Rej. Rejeio: CNPJ do Local de Retirada invlido Rej. Rejeio: CPF do Local de Retirada invlido

Obrig. Obrig.

513 276

Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Retirada deve ser 9999999 para UF retirada = EX. Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Retirada: dgito invlido Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Retirada: difere da UF do Local de Retirada Rej. Rejeio: CNPJ do Local de Entrega invlido Rej. Rejeio: CPF do Local de Entrega invlido

Obrig.

277

Facult. Facult.

514 541

Obrig. Obrig.

515 278

Rej, Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Entrega deve ser 9999999 para UF entrega = EX. Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Entrega: dgito invlido Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do Local de Entrega: difere da UF do Local de Entrega Rej. Rejeio: CNPJ autorizado para download invlido Rej. Rejeio: CNPJ do destinatrio j autorizado para download Rej. Rejeio: CPF autorizado para download invlido

Obrig.

279

Obrig. Obirg. Obrig.

323 324 325

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

G52-20

Regra de Validao CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ..., ou dgito de controle invlido 55/65 Informado CPF do destinatrio

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro

Obrig.

326

Rej. Rejeio: CPF do destinatrio j autorizado para download

H. Detalhamento Produtos e Servios I. Produtos e Servios I03-10 55/65 Se informado Cdigo do EAN (tag:cEAN) cEAN com zeros ou dgito de controle invlido (NT 2011/004) I05-10 65 NFC-e deve informar o NCM completo (8 posies) * Implementao futura I05-20 55/65 Se informado NCM completo (8 posies): NCM inexistente na tabela de NCM publicada pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC * Implementao futura. I05-30 65 Informado NCM incompatvel com a NFC-e * Implementao futura (exemplo: NCM de produtos do reino animal na NFC-e) I05-40 55/65 Se informado Captulo do NCM (2 posies): Captulo do NCM invlido (77, 98, 99) I08-10 55 CFOP de Entrada (inicia por 1, 2, 3) para NF-e de Sada (tpNF=1) I08-20 55/65 CFOP de Sada (inicia por 5, 6, 7) para NF-e de Entrada (tpNF=0) I08-30 55 CFOP de operao com Exterior (inicia por 3 ou 7) e idDest <> 3 I08-40 I08-50 I08-60 55 CFOP de operao interestadual (inicia por 2 ou 6) e idDest <> 2

Facult. Obrig. Obrig.

611 777 778

Rej. Rejeio: cEAN invlido Rej. Rejeio: NFC-e deve informar NCM completo Rej. Rejeio: Informado NCM inexistente

Obrig.

779

Rej. Rejeio: NFC-e com NCM incompatvel

Obrig. Facult. Facult. Obrig. Obrig. Obrig. Facult.

791 518 519 731 732 733 520

Rej. Rejeio: Informado Captulo do NCM inexistente Rej. Rejeio: CFOP de entrada para NF-e de sada Rej. Rejeio: CFOP de sada para NF-e de entrada Rej. Rejeio: CFOP de operao com Exterior e idDest <> 3 Rej. Rejeio: CFOP de operao interestadual e idDest <> 2 Rej. Rejeio: CFOP de operao interna e idDest <> 1 Rej. Rejeio: CFOP de Operao com Exterior e UF destinatrio difere de EX

I08-70

I08-80

55/65 CFOP de operao interna (inicia por 1 ou 5) e idDest <> 1 55 CFOP de operao com Exterior (inicia por 3 ou 7) e UF Destinatrio <> EX Exceo: Se a tag UFCons (id:L120) foi informada com EX: CFOP iniciado com 3 ou 7 vlido (NT 2010/007) 55/65 CFOP de Operao no Estado (inicia com 5) e UF emitente diferente UF destinatrio e destinatrio contribuinte do ICMS (tem IE) Exceo 1: Se a tag UFCons (id:L120) foi informada com a mesma UF do emitente: CFOP iniciado com 5 vlido. (NT 2010/007) Exceo 2: Se a tag modFrete (id:X02) foi informada com 9- Sem frete: CFOP iniciado com 5 vlido. (NT 2011/004) 55/65 CFOP de Operao no Estado (inicia com 1) e UF emitente diferente da UF remetente e remetente contribuinte do ICMS (tem IE) (NT
Pg. 80 / 107

Facult.

521

Rej. Rejeio: CFOP de Operao Estadual e UF do emitente difere da UF do destinatrio para destinatrio contribuinte do ICMS

Facult.

522

Rej. Rejeio: CFOP de Operao Estadual e UF emitente difere da UF remetente para remetente contribuinte

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

I08-90

55

Regra de Validao Aplic. Msg Efeito Descrio Erro 2010/007) do ICMS Exceo: Se a tag UFCons (id:L120) foi informada com a mesma UF do emitente: CFOP iniciado com 1 vlido. (NT 2010/010) CFOP de operao interestadual (inicia por 2 ou 6) e UF emitente Facult. 523 Rej. Rejeio: CFOP no de Operao Estadual e UF = UF destinatrio e CNPJ/CPF emissor diferente do CNPJ/CPF emitente igual UF destinatrio destinatrio (NT 2010/004) Exceo: Se a tag UFCons (id:L120) foi informada com UF diversa do emitente: CFOP iniciado com 2 ou 6 vlido. (NT 2010/010) CFOP de Operao com Exterior (inicia por 3 ou 7) e no informado o NCM (id:I05) completo (8 posies) Exceo: O item de Servio da NF-e (id:U01) conjugada pode ter NCM = 00 (NT 2010/010) CFOP de Importao (inicia por 3) e no informado a tag DI Exceo: a regra no se aplica para os seguintes CFOP: 3.201 Devoluo de venda de produo do estabelecimento 3.202 Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros 3.211 Devoluo de venda de produo do estabelecimento sob o regime de drawback 3.503 Devoluo de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim especfico de exportao 3.553 Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado (NT 2010/007) CFOP de Importao (inicia por 3) e no informado o grupo de IPI Exceo: a regra no se aplica para os seguintes CFOP: 3.201 Devoluo de venda de produo do estabelecimento 3.202 Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros 3.211 Devoluo de venda de produo do estabelecimento sob o regime de drawback 3.503 Devoluo de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim especfico de exportao 3.553 Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado (NT 2011/004) CFOP de Importao (inicia por 3) e no informado o grupo de II Exceo: a regra no se aplica para os seguintes CFOP: 3.201: Devoluo de venda de produo do estabelecimento 3.202: Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Pg. 81 / 107

I08-100

55

Facult.

524

Rej. Rejeio: CFOP de Operao com Exterior e no informado NCM completa

I08-110

55

Facult.

525

Rej. Rejeio: CFOP de Importao e no informado dados da DI

I08-120

55

Facult.

597

Rej. Rejeio: CFOP de Importao e no informado dados de IPI

I08-130

55

Facult.

599

Rej. Rejeio: CFOP de Importao e no informado dados de II

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

I08-140

I08-144

I08-150

I09-10 I11-10

I11-20 I12-10 I13-10 I17b-10

Regra de Validao 3.211: Devoluo de venda de produo do estabelecimento sob o regime de drawback 3.503: Devoluo de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim especfico de exportao 3.553: Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado (NT 2011/004) 55 Para as NF-e com finalidade de devoluo / retorno (tag:finNFe=4), somente sero aceitos CFOP de devoluo / retorno. Nota: Vide relao de CFOP de devoluo retorno no Anexo XI. 55 Para as NF-e que no tem a finalidade de devoluo / retorno (tag:finfe <> 4), no sero aceitos CFOP de devoluo / retorno. Nota: Vide relao de CFOP de devoluo retorno no Anexo XI. 65 NFC-e (mod=65) com CFOP invlido Aceitar unicamente os CFOP: 5.101: Venda de produo do estabelecimento; 5.102: Venda de mercadoria de terceiros; 5.115: Venda de mercadoria de terceiros, recebida anteriormente em consignao mercantil; 5.401: Venda de produo do estabelecimento em operao com produto sujeito a ST, como contribuinte substituto; 5.403: Venda de mercadoria de terceiros em operao com mercadoria sujeita a ST, como contribuinte substituto; 5.405: Venda de mercadoria de terceiros, sujeita a ST, como contribuinte substitudo; 5.656: Venda de combustvel ou lubrificante de terceiros, para consumidor final; 5.933: Prestao de servio tributado pelo ISSQN (Nota Fiscal conjugada); 65 NFC-e com Unidade de Comercializao invlida (tag:uCom no consta de tabela especfica) *Implementao futura 55/65 Se NF-e Normal (tag:finNFe=1): vProd (id:I11) difere de vUnCom (id:I10a) * qCom (id:I10) (*4) (NT 2011/005) 55/65 vProd (id:I11) difere de vUnTrib (id:I14a) * qTrib (id:I14) (*4) (NT 2011/005) 55/65 Se informada a TAG cEANTrib: cEANTrib com zeros ou dgito de controle invlido (NT 2011/004) 65 NFC-e com Unidade de Tributao invlida (tag:uTrib no consta da tabela especfica) *Implementao futura. 65 NFC-e com indicador de item no participante do total (tag:indTot=0)
Pg. 82 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro

Obrig.

327

Rej. Rejeio: CFOP invlido para NF-e com finalidade de devoluo Rej. Rejeio: CFOP de devoluo para NF-e que no tem finalidade de devoluo Rej. Rejeio: NFC-e com CFOP invlido

Obrig.

328

Obrig.

725

Obrig. Facult.

734 629

Facult. Obrig. Obrig. Obrig.

630 612 735 774

Rej. Rejeio: NFC-e com Unidade de Comercializao invlida Rej. Rejeio: Valor do Produto difere do produto Valor Unitrio de Comercializao e Quantidade Comercial Rej. Rejeio: Valor do Produto difere do produto Valor Unitrio de Tributao e Quantidade Tributvel Rej. Rejeio: cEANTrib invlido Rej. Rejeio: NFC-e com Unidade de Tributao invlida Rej. Rejeio: NFC-e com indicador de item no

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro participante do total

I01. Produtos e Servios / Declarao de Importao I19-10 55 Nmero da DI / DSI invlido ***Implementao futura I23b-10 55 Informar o Valor da AFRMM na importao por via martima (tag:tpViaTransp=1 e no existe tag:vAFRMM) I23d-10 55 Informar o CNPJ do adquirente ou do encomendante na importao por conta e ordem ou encomenda I23d-20 55 CNPJ do adquirente ou do encomendante invlido (zeros, nulo ou DV invlido) I23e-10 55 Informar a UF do adquirente ou do encomendante na importao por conta e ordem ou encomenda I29a-10 55 Obrigatria a informao do nmero do processo de drawback para os CFOP: 3127, 3211 I29a-20 55 Nmero do processo de drawback invlido ***Implementao futura. I03. Produtos e Servios / Grupo de Exportao I50-10 55 Informado o grupo de Exportao (tag:detExport) para o Item, para CFOP que no de exportao (CFOP no inicia por 3 ou 7). I50-20 55 Grupo de Exportao (tag:detExport) obrigatrio para os CFOP: 3127, 3211, 3503, 7127, 7211, 7501 I51-10 55 Obrigatria a informao do nmero do processo de drawback para os CFOP: 7127, 7211 I51-20 55 Nmero do processo de drawback invlido ***Implementao futura. I52-10 55 Grupo de controle para a Exportao Indireta (tag:exportInd) no informado para os CFOP: 3503, 7501 I53-10 55 Nmero do registro de exportao invlido ***Implementao futura. I54-10 55 Chave de Acesso na exportao indireta (tag:exportInd/chNFe): Dgito Verificador da Chave de Acesso invlido I54-20 55 Modelo da Chave de Acesso diferente de 55 I54-30 55

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

329 330 331 332 333 334 335

Rej. Rejeio: Nmero da DI /DSI invlido Rej. Rejeio: Informar o Valor da AFRMM na importao por via martima Rej. Rejeio: Informar o CNPJ do adquirente ou do encomendante nesta forma de importao Rej. Rejeio: CNPJ do adquirente ou do encomendante da importao invlido Rej. Rejeio: Informar a UF do adquirente ou do encomendante nesta forma de importao Rej. Rejeio: Nmero do processo de drawback no informado na importao Rej. Rejeio: Nmero do processo de drawback na importao invlido

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Facult. Facult.

336 337 338 339 340 341 342 343 344

Rej. Rejeio: Informado o grupo de exportao no item para CFOP que no de exportao Rej. Rejeio: No informado o grupo de exportao no item Rej. Rejeio: Nmero do processo de drawback no informado na exportao Rej. Rejeio: Nmero do processo de drawback na exportao invlido Rej. Rejeio: No informado o grupo de exportao indireta no item Rej. Rejeio: Nmero do registro de exportao invlido Rej. Rejeio: Chave de Acesso informada na Exportao Indireta com DV invlido Rej. Rejeio: Modelo da NF-e informada na Exportao Indireta diferente de 55 Rej. Rejeio: Duplicidade de NF-e informada na Exportao Indireta (Chave de Acesso informada mais de uma vez) Rej. Rejeio: Chave de Acesso informada na Exportao Indireta no consta como NF-e referenciada

Verificar duplicidade da Chave de Acesso informada (duplicidade Facult. de informao da tag expIndireta/chNFe) Verificar se Chave de Acesso na exportao indireta consta como NF-e referenciada
Pg. 83 / 107

I54-40

55

Facult.

345

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

155-10

55

Regra de Validao Se informado o grupo de Exportao Indireta, o somatrio das quantidades informada (tag:qExport) deve corresponder a quantidade comercial informada para o item (tag:qCom)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Facult. 346 Rej. Rejeio: Somatrio das quantidades informadas na Exportao Indireta no corresponde a quantidade total do item

JA. Item / Veculos Novos J01-10 65 NFC-e com grupo de Veculos novos (tag:veicProd) K. Item / Medicamentos K01-10 65 NFC-e com grupo de Medicamentos (tag:med) L. Item / Armamentos L01-10 65 NFC-e com grupo de Armamentos (tag:arma) LA. Item / Combustvel L101-10 65 NFC-e com grupo de Combustvel (tag:comb) L101-20 55 Obrigatria a informao do grupo de combustvel para os CFOP: 1.651, 1.652, 1.653, 1.658, 1.659, 1.660, 1.661, 1.662, 1.663, 1.664, 2.651, 2.652, 2.653, 2.658, 2.659, 2.660, 2.661, 2.662, 2.663, 2.664, 3.651, 3.652, 3.653, 5.651, 5.652, 5.653, 5.654, 5.655, 5.656, 5.657, 5.658, 5.659, 5.660, 5.661, 5.662, 5.663, 5.664, 5.665, 5.666, 5.667, 6.651, 6.652, 6.653, 6.654, 6.655, 6.656, 6.657, 6.658, 6.659, 6.660, 6.661, 6.662, 6.663, 6.664, 6.665, 6.666, 6.667, 7.651, 7.654, 7.667. (NT 2012/003) L102-10 55 Para as operaes com combustvel (conforme o CFOP): Verificar se a Descrio do Produto diverge da Descrio do Cdigo do Produto adotada pela ANP Nota: Ver tabela ANP (http://www.anp.gov.br/simp) L102a-10 55 Informado percentual de Gs Natural na mistura para produto diferente de "210203001 GLP" LB. Item / Papel Imune L109-10 65 NFC-e com grupo RECOPI Papel Imune (tag:nRECOPI) L109-20 55 Se no informado o nmero do RECOPI (tag:nRECOPI, id:L109) Se Papel Imune (CST=41 ou CSOSN=300) e NCM papel (ver relao NCM no Anexo XII) L109-30 55 Informado nmero do RECOPI: Nmero do RECOPI invlido (Ver Anexo X, Identificador RECOPI)

Obrig.

736

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo de Veculos novos

Obrig.

737

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo de Medicamentos

Obrig.

738

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo de Armamentos

Obrig. Facult.

739 660

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo de Combustvel Rej. Rejeio: CFOP de Combustvel e no informado grupo de combustvel da NF-e

Facult.

347

Rej. Rejeio: Descrio do Combustvel descrio adotada pela ANP

diverge

da

Obrig.

461

Rej. Rejeio: Informado percentual de Gs Natural na mistura para produto diferente de GLP

Obrig. Facult.

348 349

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo RECOPI Rej. Rejeio: Nmero RECOPI no informado

Facult.

350

Rej. Rejeio: Nmero RECOPI invlido

Pg. 84 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao M. Item / Tributos do Produto e Servio

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro

N. Item / Tributo: ICMS N12-10 55 CFOP de Exportao (inicia por 7): Facult. Informado CST de ICMS diferente de 41 ou CSOSN diferente de 300 (NT 2010/010) N12-20 55/65 Informado CST (id:N12) para CRT (id:C21) igual a 1 (NT 2010/010) Facult. N12-30 N12-40 N12-50 N12a-10 N16-04 65 65 65 55/65 55 NFC-e com CST 50-Suspenso (tag:ICMS/CST=50) NFC-e com CST 51-Diferimento (tag:ICMS/CST=51) NFC-e com Partilha de ICMS entre UF (tag:ICMS/ICMSPart) Informado CSOSN (id:N12a) para CRT (id:C21) diferente de 1 (NT 2010/010) Validao alquota do ICMS na operao interestadual de produtos importados (NT 2012/005): CFOP de operao de sada para outra UF (inicia por 6) e IE do destinatrio difere de ISENTO ou nulo Origem da mercadoria = 1, 2 ou 3 CST de ICMS = 00, 10, 20, 70 ou 90 Data de Emisso igual ou superior a 01/01/2013 Valor alquota do ICMS maior do que 4.00 (4 por cento) Exceo 1: A regra acima no se aplica nas operaes de Retorno / Devoluo, com os CFOP: 6201, 6202, 6208, 6209, 6210, 6410, 6411, 6412, 6413, 6503, 6553, 6555, 6556, 6660, 6661, 6662, 6664, 6665, 6902, 6903, 6906, 6907, 6909, 6913, 6916, 6918, 6919, 6921, 6925 Exceo 2: A regra de validao acima no se aplica para operao com gs natural importado (cProdANP= 220101003, 220101004, 220101002, 220101001, 220101005 ou 220101006); Exceo 3: A regra de validao acima no se aplica na venda de veculos novos (grupo veicProd), para a Venda direta para grandes consumidores (tpOp=3). Exceo 4: Mesmo que informada a IE do destinatrio, a regra de validao acima no se aplica para as operaes com os CFOP 6107, 6108 (No Contribuinte). Exceo 5: A regra de validao acima no se aplica para a NF Complementar (tag:finNFe=2) quando: se referenciada uma NF-e, a NF-e referenciada tem a Data de Emisso anterior a 01/01/13;
Pg. 85 / 107

527

Rej. Rejeio: Operao de Exportao com informao de ICMS incompatvel Rej. Rejeio: Informado CST para emissor do Simples Nacional (CRT=1) Rej. Rejeio: NFC-e com CST 50-Suspenso Rej. Rejeio: NFC-e com CST 51-Diferimento Rej. Rejeio: NFC-e com Partilha de ICMS entre UF Rej. Rejeio: Informado CSOSN para emissor que no do Simples Nacional (CRT diferente de 1) Rej. Rejeio: Alquota do ICMS com valor superior a 4 por cento na operao de sada interestadual com produtos importados

590 766 740 741 591 663

Obrig. Obrig. Obrig. Facult. Facult.

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao se referenciada uma NF modelo 1, a Data de Emisso anterior a 1301 (tag refNF/AAMM). Exceo 6: Mesmo que informada a IE do destinatrio, a regra de validao acima no se aplica para as operaes com o CFOP 6.929 (Lanamento relativo a operao registrada em Cupom Fiscal) (NT 2013/004). Exceo 7: A regra de validao acima no se aplica para destinatrio no contribuinte (tag:dest/indIEDest=9). N16a-10 55/65 Se CST de ICMS = 51 (diferimento): Valor ICMS da Operao (id:N16a) difere de Base de Clculo (id:N15) * Alquota (id:N16) (*4) N16c-10 55/65 Valor do ICMS diferido (id:N16c) difere do produto do Valor do ICMS da Operao (id:N16a) e percentual do diferimento (id:N16b) (*4) N17-10 55/65 Valor do ICMS (id:N17) no corresponde a diferena do Valor do ICMS da Operao (id:N16a) e Valor do ICMS diferido (id:N16c) N17-20 55/65 Se CST de ICMS = 00, 10, 20, 70 e tag:finNFe = 1 (id:B25) Valor ICMS (id:N17) difere de Base de Clculo (id:N15) * Alquota (id:N16) (*4) (NT 2010/010): N28-10 55/65 Se informado motDesICMS = 7 (desonerao Suframa) tag:ISUF (id:E18) deve ser informado (NT 2011/004) Exceo: No exigir a Inscrio Suframa se informado CFOP de entrada (inicia por 1 ou 2) (NT 2012/003) N28-20 55/65 Se informado tag:motDesICMS = 7 (desonerao Suframa) deve ser informado um dos CFOP abaixo: 1203, 1204, 1208, 1209, 2203, 2204, 2208, 2209, 5109, 5110, 5120, 5151, 5152, 5651, 5652, 5654, 5655, 5658, 5659, 6109, 6110, 6120, 6122, 6123, 6151, 6152, 6651, 6652, 6654, 6655, 6658, 6659 (NT 2012/003) N28-30 55/65 Se informado tag:motDesICMS, o vICMS (id:N17) deve ser maior que zero (NT 2011/004) O. Item / Tributo: IPI O01-10 65 NFC-e com o grupo de tributao pelo IPI (id:O01) O07-10 55/65 Informada tributao do IPI (id:O07) sem informar o NCM (id:I05) completo (8 posies) P. Item / Tributo: II P01-10 65 NFC-e com o grupo de tributao pelo II (id:P01)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro

Facult.

351

Rej. Rejeio: Valor do ICMS da Operao no CST=51 difere do produto BC e Alquota Rej. Rejeio: Valor do ICMS Diferido no CST=51 difere do produto Valor ICMS Operao e percentual diferimento Rej. Rejeio: Valor do ICMS no CST=51 no corresponde a diferena do ICMS operao e ICMS diferido Rej. Rejeio: Valor do ICMS difere do produto BC e Alquota Rej. Rejeio: Inscrio SUFRAMA deve ser informada na venda com iseno para ZFM

Facult.

352

Facult. Facult.

353 528

Facult.

625

Facult.

626

Rej. Rejeio: CFOP de operao isenta para ZFM diferente do previsto

Facult.

627

Rej. Rejeio: O valor do ICMS desonerado deve ser informado Rej. Rejeio: NFC-e com grupo do IPI Rej. Rejeio: NCM de informao obrigatria para produto tributado pelo IPI

Obrig Facult.

742 529

Obrig

743

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo do II

Pg. 86 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao Q. Item / Tributo: PIS Q01-20 55 NF-e sem o grupo de tributao pelo PIS (id:Q01) R.Item / Tributo: PIS ST R01-10 65 NFC-e com o grupo de tributao pelo PIS-ST (id:R01) S. Item / Tributo: COFINS S01-20 55 NF-e sem o grupo de tributao pela COFINS (id:S01) T. Item / Tributo: COFINS ST T01-10 65 NFC-e com o grupo de tributao pela COFINS-ST (id:T01) U. Item / Tributo: ISSQN U01-10 55/65 Informado grupo de tributao do ISSQN (id:U01) sem informar a Inscrio Municipal (id:C19) U01-20 55/65 Informado grupo de tributao do ISSQN (id:U01) sem informar nenhum grupo de ICMS (id:N01) Exceo: A critrio da UF poder ser autorizada a emisso de NF-e que s tenham itens sujeitos ao ISSQN. (NT 2010/010) U05-10 55/65 Se informado Cdigo Municpio do FG ISSQN: Cdigo Municpio do FG ISSQN com dgito invlido UB. Item / Devoluo de Tributos U50-10 55 Informado grupo de devoluo de tributos: NF-e no de devoluo (tag:finNFe<>4) V. Item / Informao Adicional W. Total da NF-e W03-10 55/65 Total da BC ICMS (id:W03) difere do somatrio do valor dos itens (id:N15). O Total no deve considerar o valor informado para o CST 51. W04-10 55/65 Total do ICMS (id:W04) difere do somatrio do valor dos itens (id:N17). O Total no deve considerar o valor informado para os CST 40, 41, 50. (NT 2010/007) W04-20 55/65 Valor total do ICMS superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ (valor parametrizvel por UF) W05-10 55/65 Total da BC ICMS-ST (id:W05) difere do somatrio do valor dos itens (id:N21)
Pg. 87 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig 745 Rej. Rejeio: NF-e sem grupo do PIS

Obrig

746

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo do PIS-ST

Obrig

748

Rej. Rejeio: NF-e sem grupo da COFINS

Obrig

749

Rej. Rejeio: NFC-e com grupo da COFINS-ST

Facult. Facult.

530 592

Rej. Rejeio: Operao com tributao de ISSQN sem informar a Inscrio Municipal Rej. Rejeio: A NF-e deve ter pelo menos um item de produto sujeito ao ICMS.

Obrig.

287

Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do FG - ISSQN: dgito invlido

Obrig.

354

Rej. Rejeio: Informado grupo de devoluo de tributos para NF-e que no tem finalidade de devoluo

Facult.

531

Rej. Rejeio: Total da BC ICMS difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do ICMS difere do somatrio dos itens

Facult.

532

Facult. Facult.

417 533

Rej. Rejeio: Total do ICMS superior ao valor limite estabelecido Rej. Rejeio: Total da BC ICMS-ST difere do somatrio dos itens

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

W06-10 W06-20 W07-10

55/65 55/65 55/65

W08-10 W09-10 W10-10 W11-10 W12-10 W13-10 W14-10 W15-10 W16-10

55/65 55/65 55/65 55/65 55/65 55/65 55/65 55/65 55/65

Regra de Validao Total do ICMS-ST (id:W06) difere do somatrio do valor dos itens (id:N23) Valor total do ICMS-ST superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ (valor parametrizvel por UF) Total dos Produtos e Servios (id:W07) difere do somatrio do valor dos itens (id:I11) sujeitos ao ICMS. Considerar somente os valores dos itens com a TAG indTot (id:I17b) = 1 (NT 2011/004) Total do Frete (id:W08) difere do somatrio do valor dos itens (id:I15) Total do Seguro (id:W09) difere do somatrio do valor dos itens (id:I16) Total do Desconto (id:W10) difere do somatrio do valor dos itens (id:I17) Total do vII (id:W11) difere do somatrio do valor dos itens (id:P04) (NT 2011/004) Total do IPI (id:W12) difere do somatrio do valor dos itens (id:O14) Total do vPIS (id:W13) difere do somatrio do valor dos itens (id:Q09) de item sujeito ao ICMS (existe grupo ICMS). (NT 2011/004) Total do vCOFINS (id:W14) difere do somatrio do valor dos itens (id:S11) de item sujeito ao ICMS (existe grupo ICMS). (NT 2011/004) Total do vOutro (id:W15) difere do somatrio do valor dos itens (id:I17a) (NT 2011/004) Se NF-e de Sada (tpNF=1): -Total do vNF (id:W16) difere do somatrio de: (+) vProd (id:W07) (-) vDesc (id:W10) (-) vICMSDeson (id:W04a) (+) vST (id:W06) (+) vFrete (id:W08) (+) vSeg (id:W09) (+) vOutro (id:W15) (+) vII (id:W11) (+) vIPI (id:W12) (+) vServ (id:W18) (*3) (NT 2011/005) Exceo Faturamento direto de veculos novos: Se NF-e de Sada (tpNF=1, id:B11) e se informada operao de Faturamento Direto para veculos novos (tpOp = 2, id:J02): Total do vNF (id:W16) difere do somatrio de: (+) vProd (id:W07) (-) vDesc (id:W10)
Pg. 88 / 107

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Facult. 534 Rej. Rejeio: Total do ICMS-ST difere do somatrio dos itens Facult. 418 Rej. Rejeio: Total do ICMS ST superior ao valor limite estabelecido Facult. 564 Rej. Rejeio: Total do Produto / Servio difere do somatrio dos itens Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. Facult. 535 536 537 601 538 602 603 604 610 Rej. Rejeio: Total do Frete difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do Seguro difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do Desconto difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do II difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do IPI difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do PIS difere do somatrio dos itens sujeitos ao ICMS Rej. Rejeio: Total da COFINS difere do somatrio dos itens sujeitos ao ICMS Rej. Rejeio: Total do vOutro difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total da NF difere do somatrio dos Valores compe o valor Total da NF.

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

W16-20 W16-30

55 65

W16-40

65

W16-50 W16-60 W16-70

65 65 65

Regra de Validao (-) vICMSDeson (id:W04a) (+) vFrete (id:W08) (+) vSeg (id:W09) (+) vOutro (id:W15) (+) vII (id:W11) (+) vIPI (id:W12) (+) vServ (id:W18) (*3) (NT 2011/005) Valor total da NF-e superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ (valor limite parametrizvel por UF) (NT 2011/004) Valor total da NFC-e superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ (valor parametrizvel por UF) Nota: O valor mximo default para a NFC-e de R$ 200.000,00 NFC-e com valor total superior a R$ 10.000,00 (parametrizvel por UF): Cdigo do Destinatrio no informado (tag:dest/CNPJ, dest/CPF ou dest/idEstrang). Nome do Destinatrio no informado (tag:dest/xNome) Endereo do Destinatrio no informado (tag:dest/enderDest)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro

Facult. Obrig.

628 780

Rej. Rejeio: Total da NF superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ [Limite] Rej. Rejeio: Total da NFC-e superior ao valor limite estabelecido pela SEFAZ [Limite] Rej. Rejeio: NFC-e com valor total superior ao permitido para destinatrio no identificado (Cdigo)

Obrig

750

Obrig Obrig

751 752 767

W16a-10

NFC-e com somatrio dos pagamentos (id:YA03) diferente do Total Obrig. da Nota Fiscal (id:W16) Nota: Considerar uma tolerncia de R$ 1,00 para mais ou para menos. 55/65 Total do valor aproximado dos tributos (id:W16a) difere do somatrio Facult. dos itens (id:M02) (NT 2013/003) Nota: O campo vTotTrib opcional para o Item e para o grupo de Totais. Considerar valor=0, se no informado.

Rej. Rejeio: NFC-e com valor total superior ao permitido para destinatrio no identificado (Nome) Rej. Rejeio: NFC-e com valor total superior ao permitido para destinatrio no identificado (Endereo) Rej. Rejeio: NFC-e com somatrio dos pagamentos diferente do total da Nota Fiscal

685

Rej. Rejeio: Total do Valor Aproximado dos Tributos difere do somatrio dos itens

W01. Total da NF-e / ISSQN W02. Total da NF-e / Reteno de Tributos W18-10 55/65 Total vServ (id:W18) difere do somatrio do valor dos itens do vProd (id:I11) de item sujeito ao ISSQN (NT 2011/004) W19-10 55/65 Total vBC (id:W19) difere do somatrio do valor dos itens (id:U02) de item sujeito ao ISSQN (NT 2011/004) W20-10 55/65 Total vISS (id:W20) difere do somatrio do valor dos itens (id:U04) de item sujeito ao ISSQN (NT 2011/004) W21-10 55/65 Total vPIS (id:W21) difere do somatrio do valor dos itens (id:Q09) de item sujeito ao ISSQN (NT 2011/004)
Pg. 89 / 107

Facult. Facult. Facult. Facult.

605 606 607 608

Rej. Rejeio: Total do vServ difere do somatrio do vProd dos itens sujeitos ao ISSQN Rej. Rejeio: Total do vBC do ISS difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do ISS difere do somatrio dos itens Rej. Rejeio: Total do PIS difere do somatrio dos itens sujeitos ao ISSQN

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

W22-10

Regra de Validao 55/65 Total vCOFINS (id:W22) difere do somatrio do valor dos itens (id:S11) de item sujeito ao ISSQN (NT 2011/004)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Facult. 609 Rej. Rejeio: Total da COFINS difere do somatrio dos itens sujeitos ao ISSQN

X. Transporte da NF-e X02-10 65 NFC-e com Frete e no entrega a domiclio (tag:modFrete<>9 e indPres<>4) X03-10 65 NFC-e com dados do Transportador e no entrega a domiclio (tag:transporta e indPres<>4) X03-20 65 NFC-e sem dados do Transportador (tag:transporta) e entrega a domiclio (indPres=4) X04-10 55 Validar CNPJ do transportador, se informado. X05-10 55 Se informado CPF do transportador: CPF com zeros, nulo, 111..., 222..., ..., ou DV invlido (NT 2012/003) X07-10 55 Se informada a IE do Transportador: UF do Transportador (id:X10) no informada X07-20 55 IE do Transportador informada e diferente de ISENTO: Validar IE, conforme a UF do transportador informada X11-10 65 NFC-e com dados de Reteno do ICMS no Transporte (tag:retTransp) X17-10 55 Se informado Cdigo Municpio do FG Transporte (id:X17): Cdigo do Municpio do FG Transporte com dgito invlido X18-10 65 NFC-e com dados do veculo de Transporte (tag:veicTransp) X22-10 65 NFC-e com dados de Reboque do veculo de Transporte (tag:reboque) X25a-10 65 NFC-e com dados do Vago de Transporte (tag:vagao) X25b-10 65 NFC-e com dados da Balsa de Transporte (tag:balsa) Y. Dados de Cobrana Y01-10 65 NFC-e com dados de cobrana (Fatura, Duplicata) (tag:cobr)

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

753 754 786 542 543

Rej. Rejeio: NFC-e com Frete Rej. Rejeio: NFC-e com dados do Transportador Rej. Rejeio: NFC-e de entrega a domiclio sem dados do Transportador Rej. Rejeio: CNPJ do Transportador invlido Rej. Rejeio: CPF do Transportador invlido

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

559 544 755 288 756 757 758 759

Rej. Rejeio: UF do Transportador no informada Rej. Rejeio: IE do Transportador invlida Rej. Rejeio: NFC-e com dados de Reteno do ICMS no Transporte Rej. Rejeio: Cdigo Municpio do FG - Transporte: dgito invlido Rej. Rejeio: NFC-e com dados do veculo de Transporte Rej. Rejeio: NFC-e com dados de Reboque do veculo de Transporte Rej. Rejeio: NFC-e com dados do Vago de Transporte Rej. Rejeio: NFC-e com dados da Balsa de Transporte

Obrig.

760

Rej. Rejeio: NFC-e com dados de cobrana (Fatura, Duplicata)

YA. Formas de Pagamento YA01-10 55 NF-e no deve possuir o grupo de Formas de Pagamento (tag:pag) YA01-20 65 NFC-e deve possuir o grupo de Formas de Pagamento (tag:pag)

Obrig. Obrig.

768 769

Rej. Rejeio: NF-e no deve possuir o grupo de Formas de Pagamento Rej. Rejeio: NFC-e deve possuir o grupo de Formas de Pagamento

Z. Informao Adicional da NF-e

Pg. 90 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao ZA. Comrcio Exterior ZA01-10 55/65 No informado o local embarque ou de transposio de fronteira (tag:exporta) na operao de exportao (tpNF=1 e idDest=3) ZA01-20 55/65 Informado o local embarque ou de transposio de fronteira (tag:exporta) em operao que no de exportao (tpNF=0 ou idDest<>3) ZB. Informao de Compra ZB01-10 65 NFC-e com dados de compras (Empenho, Pedido, Contrato) (tag:compra) ZC. Informaes do Registro de Aquisio de Cana ZC01-10 65 NFC-e com dados de aquisio de Cana (tag:cana) 1. Banco de Dados: Emitente 1C17-10 55/65 Se informada IE do Emitente: Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (Chave: IE Emitente) IE Emitente no cadastrada 1C17-20 55/65 IE Emitente no vinculada ao CNPJ (se informado CNPJ emitente, tratar Regime Especial de IE nica) 1C17-30 55/65 IE emitente no vinculada ao CPF (se informado CPF emitente) 55 Emitente no autorizado para emisso de NF-e 65 Emitente no autorizado para emisso de NFC-e 1C17-40 1C17-50 55/65 Emitente em situao irregular perante o Fisco 55 Se IE do Emitente = "ISENTO" (unicamente para Nota Fiscal Avulsa): Se no for NF-e Avulsa 55/65 Mensagens opcionais no caso de IE no vinculada ao CNPJ/CPF. - Acessar Cadastro de Pessoa Jurdica ou Pessoa Fsica: CNPJ emitente no cadastrado 55 CPF Emitente no cadastrado (NT 2011/004)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. Obrig. 355 356 Rej. Rejeio: Informar o local de sada do Pais no caso da exportao Rej. Rejeio: Informar o local de sada do Pais somente no caso da exportao

Obrig.

762

Rej. Rejeio: NFC-e com dados de compras (Empenho, Pedido, Contrato)

Obrig.

763

Rej. Rejeio: NFC-e com dados de aquisio de Cana

Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig. Obrig.

230 231 622 203 781 301

Rej. Rejeio: IE do emitente no cadastrada Rej. Rejeio: IE do emitente no vinculada ao CNPJ Rej. Rejeio: IE emitente no vinculada ao CPF Rej. Rejeio: Emissor no habilitado para emisso da NF-e Rej. Rejeio: Emissor no habilitado para emisso da NFC-e Den. Uso Denegado: Irregularidade fiscal do emitente

Obrig.

230

Rej. Rejeio: IE do emitente no cadastrada

1C17-60

1C17-70

Facult. Facult.

245 621

Rej. Rejeio: CNPJ Emitente no cadastrado Rej. Rejeio: CPF Emitente no cadastrado

2. Banco de Dados: NF-e 2B08-10 55/65 Acesso BD NFE (Chave: Modelo, UF, CNPJ Emitente, Srie, Nro): NF-e j cadastrada, com diferena na Chave de Acesso (Cdigo Numrico ou outras posies da Chave de Acesso). (NT 2011/004)

Facult.

539

Rej. Rejeio: Duplicidade de NF-e com diferena na Chave de Acesso [chNFe: 999999999999999999999999999999999999999999 99][nRec:999999999999999] Nota: A SEFAZ pode devolver o nREC Nmero do Recibo do Lote caso tenha condies.

Pg. 91 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

2B08-20

Regra de Validao 55/65 NF-e j cadastrada e no Cancelada/Denegada

2B08-30

55/65

NF-e j cadastrada e est Cancelada

2B08-40

55/65

NF-e j cadastrada e est Denegada

2B08-50

55/65 NF-e com mesmo nmero e srie j transmitida e aguardando processamento (NT 2011/004)

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Obrig. 204 Rej. Rejeio: Duplicidade de NF-e [nRec:999999999999999] Nota: A SEFAZ pode devolver o nREC Nmero do Recibo do Lote caso tenha condies. (NT 2011/004) Obrig. 218 Rej. Rejeio: NF-e j est cancelada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999] Nota: A SEFAZ pode devolver o nREC Nmero do Recibo do Lote caso tenha condies. (NT 2011/004) Obrig. 205 Rej. Rejeio: NF-e est denegada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999] Nota: A SEFAZ pode devolver o nREC Nmero do Recibo do Lote caso tenha condies. (NT 2011/004) Facult. 635 Rej. Rejeio: NF-e com mesmo nmero e srie j transmitida e aguardando processamento

3. Banco de Dados: Inutilizao 3B08-100 55/65 Acesso BD de Inutilizao (Chave: Modelo, UF, CNPJ, Srie, Nro): Numerao da NF-e est inutilizada (NT 2011/004) 3A. Banco de Dados: NF-e Referenciada 3BA02-10 55 Para cada NF-e referenciada (tag:refNFe), se a UF da Chave de Acesso referenciada for igual a UF do Emitente: Acessar BD NFE com Chave de Acesso referenciada (se mod=55) NF-e referenciada inexistente Exceo somente para finNFe" diferente de 2: A NF-e referenciada pode no existir no caso de Emisso em Contingncia (tpEmis = 2, 4 ou 5) (NT 2013/003) 3BA02-20 55 NF-e Complementar (finNFe=2) referencia uma outra NF-e Complementar (finNFe=2) 3BA02-30 55 NF-e Complementar (finNFe=2) referencia uma NF-e cancelada (NT 2013/003) 3BA02-40 55 NF-e Complementar (finNFe=2) referencia uma NF-e denegada (NT 2013/003) 3BA15-10 55 Para cada NF de Produtor referenciada (tag:refNFP), se a Nota Fiscal referenciada for da prpria UF (tag:refNFP/cUF): Acessar Cadastro da SEFAZ: IE de Produtor inexistente (NT 2013/003) 3BA15-20 55 IE de Produtor no vinculada ao CNPJ / CPF (NT 2013/003)

Obrig.

206

Rej. Rejeio: NF-e j est inutilizada na Base de Dados da SEFAZ

Facult.

267

Rej. Rejeio: Chave de Acesso referenciada inexistente [nRef: xxx]

Facult. Facult. Facult. Facult.

268 686 687 688

Rej. Rejeio: NF Complementar referencia uma outra NF-e Complementar Rej. Rejeio: NF Complementar referencia uma NF-e cancelada Rej. Rejeio: NF Complementar referencia uma NF-e denegada Rej. Rejeio: NF referenciada de Produtor com IE inexistente [nRef: xxx]

Facult.

689

Rej. Rejeio: NF referenciada de Produtor com IE no vinculada ao CNPJ/CPF informado [nRef: xxx]

Pg. 92 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005 Campo-Seq Modelo

Regra de Validao 4. Banco de Dados: Chave de Acesso na Exportao Indireta 4I54-10 55 Para cada Chave de Acesso citada na Exportao Indireta (tag:detExport/chNFe), se a UF da Chave de Acesso citada for igual a UF do Emitente: Acessar BD NFE com Chave de Acesso (mod=55) NF-e inexistente 4I54-20 55 NF-e cancelada / denegada

Aplic. Msg Efeito Descrio Erro Facult. 357 Rej. Rejeio: Chave de Acesso do grupo de Exportao Indireta inexistente [nRef: xxx]

Facult.

358

Rej. Rejeio: Chave de Acesso do grupo de Exportao Indireta cancelada ou denegada [nRef: xxx]

5. Banco de Dados: Destinatrio 5E17-10 55 Se informada IE do Destinatrio: Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (Chave: IE Dest.) (*5) IE destinatrio no cadastrada 5E17-20 55 IE destinatrio no vinculada ao CNPJ (se informado CNPJ destinatrio, tratar Regime Especial de IE nica) 5E17-30 55 IE destinatrio no vinculada ao CPF (se informado CPF destinatrio) 5E17-40 55 Destinatrio em situao irregular perante o Fisco 5E17-50 55 Se IE Destinatrio = "ISENTO" ou no informada: Destinatrio possui IE ativa na UF 5E17-60 55 Destinatrio (CNPJ/CPF) no possui estabelecimento na UF ou deveria ter Inscrio Estadual de ICMS na UF 5E17-70 Mensagens opcionais no caso de IE no vinculada ao CNPJ/CPF. - Acessar Cadastro de Pessoa Jurdica ou Pessoa Fsica: CNPJ emitente no cadastrado 5E17-80 CPF destinatrio no cadastrado

Facult.

233

Rej. Rejeio: IE do destinatrio no cadastrada

Facult. Facult. Facult. Facult. Facult.

234 624 302 232 303

Rej. Rejeio: IE do destinatrio no vinculada ao CNPJ Rej. Rejeio: IE Destinatrio no vinculada ao CPF Den. Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatrio Rej. Rejeio: IE do destinatrio no informada Den. Uso Denegado: Destinatrio no habilitado a operar na UF

Facult. Facult.

246 623

Rej. Rejeio: CNPJ Destinatrio no cadastrado Rej. Rejeio: CPF Destinatrio no cadastrado

(*1) No validar o dgito de controle para os Cdigos de Municpio que seguem: 2201919 - Bom Princpio do Piau/PI; 2202251 - Canavieira /PI; 2201988 Brejo do Piau/PI; 2611533 Quixaba/PE; 3117836 - Cnego Marinho/MG; 3152131 - Ponto Chique/MG; 4305871 - Coronel Barros/RS; 5203939 Buriti de Gois/GO; 5203962 Buritinpolis/GO. (*2) O tamanho da IE deve ser normalizado na aplicao da SEFAZ, desprezando os zeros no significativos antes da verificao do dgito de controle. (*3) Considerar uma tolerncia de R$ 0,50 para mais ou para menos (NT 2012/003). (*4) O valor resultante da multiplicao deve ser arredondado para um valor numrico com duas casas decimais. Considerar uma tolerncia de R$ 0,01 para mais ou para menos na validao. (*5) Validao possvel na operao interestadual, ou no ambiente da SEFAZ Virtual, utilizando o CCC-Cadastro Centralizado de Contribuintes.

Pg. 93 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Anexo X Cdigos Identificadores


01. Identificador: Nmero da DI / DSI
A. Contextualizao A Receita Federal permite ao importador a formulao da declarao de importao que servir de base ao despacho aduaneiro de importao. Os identificadores envolvidos so: DI - Declarao de Importao; DSI Declarao Simplificada de Importao. B. Composio A composio deste identificador : "TAANNNNNNND", onde: T Identifica o tipo de documento (2=DI, 4=DSI); AA Ano corrente da gerao do documento; NNNNNNN Nmero sequencial dentro do Ano (7 dgitos); D Dgito Verificador. C. Validao Possvel Campo Numrico, com 11 posies fixas (no pode comear por "zero"); T Diferente de 2 e 4 AA (Ano) Ano maior do que o Ano atual, ou muito antigo (considerar tolerncia de 1 ano em relao ao Ano atual); D Dgito Verificador, Mdulo 11, Pesos de 2 a 9; D. Exemplo de Clculo do Dgito Verificador (DV) Nmero de exemplo: 109436565-D. Considerar que a DI comea com "2". Clculo do DV: Soma do produto (Dgito x Peso): (5x2) + (6x3) + (5x4) + (6x5) +(3x6) +(4x7) +(9x8) +(0x9) +(1x2) + (2x3) = 10 + 18 + 20 + 30 + 18 + 28 + 72 + 0 + 2 + 6 = 198 Resto da diviso por 11 = 6; DV = 11 Resto = 11 6 = 5 (*considerar DV=0 se o resto da diviso for 0 ou 1)

02. Identificador: Nmero da DIRE


A. Contextualizao A Receita Federal disciplina a declarao eletrnica formulada no sistema informatizado de Controle de Remessa Expressa (sistema REMESSA) que ampara o despacho aduaneiro de importao de remessa expressa, entendido como: documento ou encomenda internacional transportada em um ou mais volumes, por via area, por empresa de transporte expresso internacional, porta a porta. Neste contexto, existe o identificador de: DIRE - Declarao de Importao de Remessa Expressa; B. Composio A composio deste identificador : "AANNNNNNNNNN", onde: AA Ano corrente da gerao do documento; NNNNNNNNNN Nmero sequencial dentro do Ano (10 dgitos); C. Validao Possvel Campo Numrico, com 12 posies (considerar que o Ano pode comear por "zero"); AA Ano (AA): Ano maior do que o Ano atual, ou muito antigo (considerar tolerncia de 1 ano em relao ao Ano atual);
Pg. 94 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

03. Identificador: Nmero do RE Registro de Exportao


A. Contextualizao A Receita Federal define o Registro de Exportao (RE) como um conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento. Neste contexto, existe o identificador de: RE Registro de Exportao B. Composio A composio deste identificador : "AANNNNNNNSSS", onde: AA Ano corrente da gerao do documento; NNNNNNN Nmero sequencial dentro do Ano (7 dgitos); SSS Sufixo do RE. Nmero sequencial que serve para identificar uma srie de RE, que foram identificados pelo mesmo RE (anexos ou adies). O RE original sempre identificado com o sufixo "001". C. Validao Possvel Campo Numrico, com 12 posies (considerar que o Ano pode comear por "zero");; AA Ano (AA): Ano maior do que o Ano atual, ou muito antigo (considerar tolerncia de 1 ano em relao ao Ano atual); SSS Deve ser maior do que 0 (zero).

04. Identificador: DSE Declarao Simplificada de Exportao


A. Contextualizao A Receita Federal define que aos bens contidos em remessa postal internacional ou encomenda area internacional, dependendo do valor, ser admitido o registro de declarao simplificada de exportao, por solicitao, respectivamente, da ECT ou de empresa de transporte internacional expresso porta a porta (courier). Neste contexto, existe o identificador de: DSE Declarao Simplificada Exportao B. Composio A Declarao Simplificada de Exportao (DSE) elaborada e registrada recebe numerao automtica, nica, nacional e sequencial reiniciada a cada ano pelo Siscomex.

Pg. 95 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

05. Identificador: Nmero do Drawback


A. Contextualizao A Receita Federal define o regime aduaneiro especial de drawback, que consiste na suspenso ou eliminao de tributos incidentes sobre insumos importados para utilizao em produto exportado. As modalidades normais de drawback so: Iseno: consiste na iseno dos tributos incidentes na importao de mercadoria destinada reposio de outra importada anteriormente, com pagamento de tributos, e utilizada na industrializao de produto exportado; Suspenso: consiste na suspenso dos tributos incidentes na importao de mercadoria a ser utilizada na industrializao de produto que deve ser exportado. As exportaes vinculadas ao Regime de Drawback devem ter uma autorizao relativa a iseno / suspenso dos tributos, que documentada no Ato Concessrio de Drawback. O Ato Concessrio recebe uma numerao, documentada neste texto como "Nmero do Drawback". B. Composio: Nmero do "Drawback Suspenso" A composio deste identificador : "AAAANNNNNND", onde: AAAA Ano corrente do registro; NNNNNN Nmero sequencial dentro do Ano (6 dgitos); D Dgito Verificador. C. Validao Possvel: Nmero do "Drawback Suspenso" Campo Numrico, com 11 posies fixas; AAAA Ano maior do que o Ano atual, ou muito antigo (considerar tolerncia de 1 ano em relao ao Ano atual); D Dgito Verificador, Mdulo 11, Pesos de 2 a 9; D. Exemplo de Clculo do Dgito Verificador (DV) / Nmero do "Drawback Suspenso" Nmero de exemplo: 2012000072-D Clculo do DV: Considerar unicamente as duas ltimas posies do ano para clculo do DV. Soma do produto (Dgito x Peso): (2x2) + (7x3) + (0x4) + (0x5) + (0x6) + (0x7) + (2x8) + (1x9) = 4 + 21 + 0 + 0 + 0 + 0 + 16 + 9 Resto da diviso por 11 = 6; DV = 11 Resto = 11 6 = 5 (*considerar DV=0 se o resto da diviso for 0 ou 1) Nota: Nmero do "Drawback Iseno" Futuramente via ser informatizado o tratamento do Drawback Iseno no Siscomex que possui 9 dgitos, sendo que a composio do nmero do Drawback Iseno : "AANNNNNND", onde: AA Ano corrente do registro; NNNNNN Nmero sequencial dentro do Ano (6 dgitos); D Dgito Verificador.

Pg. 96 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

06. Identificador: Inscrio SUFRAMA


A. Contextualizao A SUFRAMA mantm controle sobre as empresas com incentivo fiscal, identificando-as atravs de um nmero de "Inscrio SUFRAMA". B. Composio A composio deste identificador : "SS.NNNN.LLD", onde: SS Cdigo do setor de atividade da empresa, conforme exemplos abaixo: 01 e 02=Cooperativa; 10 e 11=Comrcio; 20=Indstria com Projeto Pleno; 60=Servios NNNN Nmero sequencial; LL Cdigo da localidade da Unidade Administrativa da Suframa que habilitou a empresa, conforme exemplos abaixo: 01=Manaus; 10=Boa Vista; 30=Porto Velho. D Dgito Verificador. C. Validao Possvel Campo Numrico, com 8 ou 9 posies (considerar que o SS pode comear por "0", mas no pode ser "00"); T Diferente de 2 e 4 AA (Ano) Ano maior do que o Ano atual, ou muito antigo (considerar tolerncia de 1 ano em relao ao Ano atual); D Dgito Verificador, Mdulo 11, Pesos de 2 a 9; D. Exemplo de Clculo do Dgito Verificador (DV) Nmero de exemplo: 12345678-D. Clculo do DV: Soma do produto (Dgito x Peso): (8x2) + (7x3) + (6x4) + (5x5) +(4x6) +(3x7) +(2x8) +(1x9) = 16 + 21 + 24 + 25 + 24 + 21 + 16 + 9 = 156 Resto da diviso por 11 = 2; DV = 11 Resto = 11 2 = 9 (*considerar DV=0 se o resto da diviso for 0 ou 1)

Pg. 97 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

07. Identificador: RECOPI


A. Contextualizao O CONFAZ instituiu o "Sistema de Registro e Controle das Operaes com o Papel Imune Nacional", denominado RECOPI NACIONAL, de uso opcional por UF, que disciplina o credenciamento do contribuinte que realize operaes com papel destinado impresso de livro, jornal ou peridico. O contribuinte credenciado deve registrar previamente cada operao com papel destinado impresso, obtendo o "nmero de registro de controle da operao", denominado de nmero do RECOPI nesta especificao. O Sistema RECOPI Nacional disponibilizado pela SEFAZ-SP. B. Composio O nmero do RECOPI contm um timestamp gerado pelo sistema e a composio deste identificador : "aaaammddHHMMSSffffDD", onde: aaaammdd Ano, ms e dia da autorizao do sistema RECOPI; hhmmssffff Hora, minuto, segundo da autorizao do sistema RECOPI, com mais 4 dgitos da frao de segundo; DD Dgitos Verificadores. C. Validao Possvel Campo aaaa mm dd HHMMSS DD

Numrico, com 20 posies fixas; Ano maior do que o ano atual, ou menor do que 2013; Ms vlido, no pode ser maior do que o Ano-Ms atual; Dia vlido para o ano-ms do timestamp; Hora, minuto, segundos vlidos; Dgitos verificadores, mdulo 11; - DV-1: Mdulo 11, Pesos de 1 a 18; (caso o resto da diviso por 11 seja 0 ou 1, DV = 0); - DV-2: Mdulo 11, Pesos de 1 a 19, considerando o D1 calculado acima (caso o resto da diviso por 11 seja 0 ou 1, DV = 0).

D. Exemplo de Clculo do Dgito Verificador (DV) Nmero de exemplo: 201305291305438742-DD Clculo do DV-1: Soma do produto (Dgito x Peso): (2x1) + (4x2) + (7x3)+ (8x4) + (3x5)+ (4x6) + (5x7)+ (0x8) + (3x9)+ (1x10) + (9x11)+ (2x12) + (5x13)+ (0x14) + (3x15)+ (1x16) + (0x17)+ (2x18) = 2 + 8 + 21 + 32 + 15 + 24 + 35 + 0 + 27 + 10 + 99 + 24 + 65 + 0 + 45 + 16 + 0 + 36 = 459 Resto da diviso por 11 = 8; DV1 = 11 - Resto = 3 Clculo do DV-2: Repetir o processo anterior, usando agora os 19 dgitos existentes, incluindo o DV1 recmcalculado.

Pg. 98 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

08. Identificador: NVE


A. Contextualizao A Receita Federal definiu originalmente a codificao da "NVE - Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica", com o objetivo de identificar a mercadoria submetida a despacho aduaneiro de importao, para efeito de valorao aduaneira, e aprimorar os dados estatsticos de comrcio exterior. Nota: Na posio de Julho/2013, existem 1.315 cdigos NCM com detalhamento pelo NVE, totalizando 5.414 codificaes NVE. B. Composio A NVE tem por base a codificao do NCM - Nomenclatura Comum do MERCOSUL, acrescida de atributos e suas especificaes, identificados, respectivamente, por dois caracteres alfabticos e quatro numricos. A mesma codificao NVE tem significado diferente, conforme o NCM que est sendo detalhado. C. Validao Possvel Campo Composto por 2 letras e 4 algarismos, com tamanho total de 6 posies; Tabela Somente alguns cdigos NCM possuem o detalhamento da NVE, conforme tabela publicada pela RFB. D. Exemplo de cdigos NVE Exemplo de codificao para Camisa de Malha de Uso Masculino: Tabela NCM:
61.05 6105.10.00 6105.20.00 6105.90.00 Camisas de malha, de uso masculino. - De algodo - De fibras sintticas ou artificiais - De outras matrias txteis

Codificao NVE: 23.28. Posio 6105 Camisas de malha, de uso masculino. 23.28.1. Subitem 61051000 -De algodo Atributos e Especificaes de Nvel 'U' 23.28.1.1. Atributo AA COMPOSIO 0001 - 100% Algodo 0002 - De 99% at 90% algodo 0003 - De 89% at 80% algodo 0004 - De 79% at 70% algodo ... 23.28.1.2. Atributo AB TAMANHO 0001 - Infanto-juvenil (at 32) 0002 - Adulto (superior a 32) 23.28.1.3. Atributo AC MANGA 0001 - Sem 0002 - Curta (que no cubra o cotovelo) 0003 - Longa 0004 - 3/4 ... 23.29. Subitem 61052000 -De fibras sintticas ou artificiais Atributos e Especificaes de Nvel 'U' 23.29.1. Atributo AA COMPOSIO 0001 - 100% Polister 0004 - De 99% at 90% polister 0005 - De 89% at 80% polister ...
Pg. 99 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Anexo XI CFOP Especficos


01. CFOP de Devoluo / Retorno (#150 CFOP)
CFOP 1.201 1.202 1.203 1.204 1.205 1.207 1.208 1.209 1.410 1.411 1.414 1.415 1.451 1.452 1.503 1.504 1.505 1.506 1.553 1.554 1.660 1.661 1.662 1.664 1.902 1.903 1.904 1.906 1.907 1.909 1.913 1.914 1.916 1.918 1.919 1.921 1.925 2.201 2.202 2.203 2.204 2.205 2.207 2.208 2.209 2.410 2.411 2.414
Descrio Devoluo de venda de produo do estabelecimento Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Devoluo de venda de produo do estabelecimento, destinada Zona Franca de Manaus ou ALC Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada Zona Franca de Manaus ou ALC Anulao de valor relativo prestao de servio de comunicao Anulao de valor relativo venda de energia eltrica Devoluo de produo do estabelecimento, remetida em transferncia Devoluo de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, remetida em transferncia Devoluo de venda de produo do estabelecimento em operao com produto sujeito ao regime de substituio tributria Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Retorno de produo do estabelecimento, remetida para venda fora do estabelecimento em operao com produto sujeito ao regime de substituio tributria Retorno de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, remetida para venda fora do estabelecimento em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Retorno de animal do estabelecimento produtor Retorno de insumo no utilizado na produo Entrada decorrente de devoluo de produto remetido com fim especfico de exportao, de produo do estabelecimento Entrada decorrente de devoluo de mercadoria remetida com fim especfico de exportao, adquirida ou recebida de terceiros Entrada decorrente de devoluo simblica de mercadorias remetidas para formao de lote de exportao, de produtos industrializados ou produzidos pelo prprio estabelecimento. Entrada decorrente de devoluo simblica de mercadorias, adquiridas ou recebidas de terceiros, remetidas para formao de lote de exportao. Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado Retorno de bem do ativo imobilizado remetido para uso fora do estabelecimento Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado industrializao subsequente Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado comercializao Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado a consumidor ou usurio final Retorno de combustvel ou lubrificante remetido para armazenagem Retorno de mercadoria remetida para industrializao por encomenda Entrada de mercadoria remetida para industrializao e no aplicada no referido processo Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento Retorno de mercadoria remetida para depsito fechado ou armazm geral Retorno simblico de mercadoria remetida para depsito fechado ou armazm geral Retorno de bem remetido por conta de contrato de comodato Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstrao Retorno de mercadoria ou bem remetido para exposio ou feira Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo Devoluo de mercadoria remetida em consignao mercantil ou industrial Devoluo simblica de mercadoria vendida ou utilizada em processo industrial, remetida anteriormente em consignao mercantil ou industrial Retorno de vasilhame ou sacaria Retorno de mercadoria remetida para industrializao por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta no transitar pelo estabelecimento do adquirente Devoluo de venda de produo do estabelecimento Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Devoluo de venda de produo do estabelecimento, destinada Zona Franca de Manaus ou ALC Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada Zona Franca de Manaus ou ALC Anulao de valor relativo prestao de servio de comunicao Anulao de valor relativo venda de energia eltrica Devoluo de produo do estabelecimento, remetida em transferncia Devoluo de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, remetida em transferncia Devoluo de venda de produo do estabelecimento em operao com produto sujeito ao regime de substituio tributria Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Retorno de produo do estabelecimento, remetida para venda fora do estabelecimento em operao com produto sujeito ao regime de substituio tributria Pg. 100 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

CFOP Descrio 2.415 Retorno de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, remetida para venda fora do estabelecimento em operao com 2.503 2.504 2.505 2.506 2.553 2.554 2.660 2.661 2.662 2.664 2.902 2.903 2.904 2.906 2.907 2.909 2.913 2.914 2.916 2.918 2.919 2.921 2.925 3.201 3.202 3.205 3.207 3.211 3.503 3.553 5.201 5.202 5.205 5.207 5.208 5.209 5.210 5.410 5.411 5.412 5.413 5.503 5.553 5.555 5.556 5.660 5.661 5.662 5.664 5.665 5.902 5.903
mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Entrada decorrente de devoluo de produto remetido com fim especfico de exportao, de produo do estabelecimento Entrada decorrente de devoluo de mercadoria remetida com fim especfico de exportao, adquirida ou recebida de terceiros Entrada decorrente de devoluo simblica de mercadorias remetidas para formao de lote de exportao, de produtos industrializados ou produzidos pelo prprio estabelecimento. Entrada decorrente de devoluo simblica de mercadorias, adquiridas ou recebidas de terceiros, remetidas para formao de lote de exportao. Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado Retorno de bem do ativo imobilizado remetido para uso fora do estabelecimento Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado industrializao subsequente Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado comercializao Devoluo de venda de combustvel ou lubrificante destinado a consumidor ou usurio final Retorno de combustvel ou lubrificante remetido para armazenagem Retorno de mercadoria remetida para industrializao por encomenda Entrada de mercadoria remetida para industrializao e no aplicada no referido processo Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento Retorno de mercadoria remetida para depsito fechado ou armazm geral Retorno simblico de mercadoria remetida para depsito fechado ou armazm geral Retorno de bem remetido por conta de contrato de comodato Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstrao Retorno de mercadoria ou bem remetido para exposio ou feira Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo Devoluo de mercadoria remetida em consignao mercantil ou industrial Devoluo simblica de mercadoria vendida ou utilizada em processo industrial, remetida anteriormente em consignao mercantil ou industrial Retorno de vasilhame ou sacaria Retorno de mercadoria remetida para industrializao por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta no transitar pelo estabelecimento do adquirente Devoluo de venda de produo do estabelecimento Devoluo de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Anulao de valor relativo prestao de servio de comunicao Anulao de valor relativo venda de energia eltrica Devoluo de venda de produo do estabelecimento sob o regime de drawback Devoluo de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim especfico de exportao Devoluo de venda de bem do ativo imobilizado Devoluo de compra para industrializao ou produo rural Devoluo de compra para comercializao Anulao de valor relativo a aquisio de servio de comunicao Anulao de valor relativo compra de energia eltrica Devoluo de mercadoria recebida em transferncia para industrializao ou produo rural Devoluo de mercadoria recebida em transferncia para comercializao Devoluo de compra para utilizao na prestao de servio Devoluo de compra para industrializao ou produo rural em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Devoluo de compra para comercializao em operao com mercadoria sujeita ao regime de ST Devoluo de bem do ativo imobilizado, em operao com mercadoria sujeita ao regime de ST Devoluo de mercadoria destinada ao uso ou consumo, em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Devoluo de mercadoria recebida com fim especfico de exportao Devoluo de compra de bem para o ativo imobilizado Devoluo de bem do ativo imobilizado de terceiro, recebido para uso no estabelecimento Devoluo de compra de material de uso ou consumo Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido para industrializao subsequente Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido para comercializao Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido por consumidor ou usurio final Retorno de combustvel ou lubrificante recebido para armazenagem Retorno simblico de combustvel ou lubrificante recebido para armazenagem Retorno de mercadoria utilizada na industrializao por encomenda Retorno de mercadoria recebida para industrializao e no aplicada no referido processo

Pg. 101 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

CFOP 5.906 5.907 5.909 5.913 5.916 5.918 5.919 5.921 5.925 6.201 6.202 6.205 6.207 6.208 6.209 6.210 6.410 6.411 6.412 6.413 6.503 6.553 6.555 6.556 6.660 6.661 6.662 6.664 6.665 6.902 6.903 6.906 6.907 6.909 6.913 6.916 6.918 6.919 6.921 6.925 7.201 7.202 7.205 7.207 7.210 7.211 7.553 7.556 7.930

Descrio Retorno de mercadoria depositada em depsito fechado ou armazm geral Retorno simblico de mercadoria depositada em depsito fechado ou armazm geral Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstrao Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Devoluo de mercadoria recebida em consignao mercantil ou industrial Devoluo simblica de mercadoria vendida ou utilizada em processo industrial, recebida anteriormente em consignao mercantil ou industrial Devoluo de vasilhame ou sacaria Retorno de mercadoria recebida para industrializao por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela no transitar pelo estabelecimento do adquirente Devoluo de compra para industrializao ou produo rural Devoluo de compra para comercializao Anulao de valor relativo a aquisio de servio de comunicao Anulao de valor relativo compra de energia eltrica Devoluo de mercadoria recebida em transferncia para industrializao ou produo rural Devoluo de mercadoria recebida em transferncia para comercializao Devoluo de compra para utilizao na prestao de servio Devoluo de compra para industrializao ou produo rural em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Devoluo de compra para comercializao em operao com mercadoria sujeita ao regime de ST Devoluo de bem do ativo imobilizado, em operao com mercadoria sujeita ao regime de ST Devoluo de mercadoria destinada ao uso ou consumo, em operao com mercadoria sujeita ao regime de substituio tributria Devoluo de mercadoria recebida com fim especfico de exportao Devoluo de compra de bem para o ativo imobilizado Devoluo de bem do ativo imobilizado de terceiro, recebido para uso no estabelecimento Devoluo de compra de material de uso ou consumo Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido para industrializao subsequente Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido para comercializao Devoluo de compra de combustvel ou lubrificante adquirido por consumidor ou usurio final Retorno de combustvel ou lubrificante recebido para armazenagem Retorno simblico de combustvel ou lubrificante recebido para armazenagem Retorno de mercadoria utilizada na industrializao por encomenda Retorno de mercadoria recebida para industrializao e no aplicada no referido processo Retorno de mercadoria depositada em depsito fechado ou armazm geral Retorno simblico de mercadoria depositada em depsito fechado ou armazm geral Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstrao Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Devoluo de mercadoria recebida em consignao mercantil ou industrial Devoluo simblica de mercadoria vendida ou utilizada em processo industrial, recebida anteriormente em consignao mercantil ou indstria Devoluo de vasilhame ou sacaria Retorno de mercadoria recebida para industrializao por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela no transitar pelo estabelecimento do adquirente Devoluo de compra para industrializao ou produo rural Devoluo de compra para comercializao Anulao de valor relativo aquisio de servio de comunicao Anulao de valor relativo compra de energia eltrica Devoluo de compra para utilizao na prestao de servio Devoluo de compras para industrializao sob o regime de drawback Devoluo de compra de bem para o ativo imobilizado Devoluo de compra de material de uso ou consumo Lanamento efetuado a ttulo de devoluo de bem cuja entrada tenha ocorrido sob amparo de regime especial aduaneiro de admisso temporria

Pg. 102 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

Anexo XII NCM Especficos


01. NCM Tipos de Papel (Vinculado ao RECOPI, #128 NCM)
NCM Descrio 48010010 De peso inferior ou igual a 57g/m2, em que 65% ou mais, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeiras obtidas por processo mecnico 48010090 Outros 48021000 Papel e carto feitos mo (folha a folha) 48022010 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48022090 Outros 48024010 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm 48024090 Outros 48025410 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48025491 Fabricado principalmente a partir de pasta branqueada ou pasta obtida por um processo mecnico, de peso inferior a 19g/m2 48025499 Outros 48025510 De largura no superior a 15cm 48025591 De desenho 48025592 Kraft 48025599 Outros 48025610 Nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48025692 De desenho 48025693 Kraft 48025699 Outros 48025710 Em tiras de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48025792 De desenho 48025793 Kraft 48025799 Outros 48025810 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48025891 De desenho 48025892 Kraft 48025899 Outros 48026110 De largura no superior a 15cm 48026191 De peso inferior ou igual a 57g/m2, em que 65% ou mais, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeiras obtidas por processo mecnico 48026192 Kraft 48026199 Outros 48026210 Nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48026291 De peso inferior ou igual a 57g/m2, em que 65% ou mais, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeiras obtidas por processo mecnico 48026292 Kraft 48026299 Outros 48026910 Em tiras de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48026991 De peso inferior ou igual a 57g/m2, em que 65% ou mais, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeiras obtidas por processo mecnico 48026992 Kraft 48026999 Outros 48041100 Crus 48041900 Outros 48042100 Crus 48042900 Outros 48043110 De rigidez dieltrica superior ou igual a 600V (mtodo ASTM D 202 ou equivalente) 48043190 Outros 48043910 De rigidez dieltrica superior ou igual a 600V (mtodo ASTM D 202 ou equivalente) 48043990 Outros
Pg. 103 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

NCM Descrio 48044100 Crus 48044200 Branqueados uniformemente na massa e em que mais de 95%, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeira obtidas por processo qumico 48044900 Outros 48045100 Crus 48045200 Branqueados uniformemente na massa e em que mais de 95%, em peso, do contedo total de fibras seja constitudo por fibras de madeira obtidas por processo qumico 48045910 Semibranqueados, com um contedo de 100%, em peso, de fibras de madeira obtidas por processo qumico 48045990 Outros 48051100 Papel semiqumico para ondular 48051200 Papel palha para ondular 48051900 Outros 48052400 De peso no superior a 150g/m2 48052500 De peso superior a 150g/m2 48053000 Papel sulfite para embalagem 48054010 De peso superior a 15g/m2 e inferior ou igual a 25g/m2, com um contedo de fibras sintticas termossoldveis superior ou igual a 20% e inferior ou igual a 25%, em peso, do contedo total de fibras 48054090 Outros 48055000 Papel-feltro e carto-feltro, papel e carto lanosos 48059100 De peso no superior a 150g/m2 48059210 Com fibras de vidro 48059290 Outros 48059300 De peso igual ou superior a 225g/m2 48061000 Papel-pergaminho vegetal e carto-pergaminho vegetal (sulfurizados) 48062000 Papel impermevel a gorduras 48063000 Papel vegetal 48064000 Papel cristal e outros papis calandrados transparentes ou translcidos 48070000 Papel e carto obtidos por colagem de folhas planas sobrepostas, no revestidos na superfcie nem impregnados, mesmo reforados interiormente, em rolos ou em folhas. 48081000 Papel e carto ondulados, mesmo perfurados 48082000 Papel Kraft para sacos de grande capacidade, encrespado ou plissado, mesmo gofrado, estampado ou perfurado 48083000 Outros papis Kraft, encrespados ou plissados, mesmo gofrados, estampados ou perfurados 48089000 Outros 48101310 De largura no superior a 15cm 48101381 Metalizados 48101382 Baritados (revestidos de xido ou sulfato de brio) 48101389 Outros 48101390 Outros 48101410 Nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48101481 Metalizados 48101482 Baritados (revestidos de xido ou sulfato de brio) 48101489 Outros 48101490 Outros 48101910 Em tiras de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48101981 Metalizados 48101982 Baritados (revestidos de xido ou sulfato de brio) 48101989 Outros 48101990 Outros 48102210 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48102290 Outros 48102910 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48102990 Outros 48103110 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas 48103190 Outros 48103210 Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm,
Pg. 104 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

NCM 48103290 48103910 48103990 48109210 48109290 48109910 48109990 48111010 48111090 48114110 48114190 48114910 48114990 48115110 48115121 48115122 48115123 48115129 48115130 48115910 48115921 48115922 48115923 48115929 48115930 48116010 48116090 48119010 48119090 48239091 48239099

Descrio quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas De silicone De polietileno, estratificado com alumnio, impresso De polietileno ou polipropileno, em ambas as faces, base para papel fotogrfico Outros Outros, impregnados Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas De polietileno ou polipropileno, em ambas as faces, base para papel fotogrfico De silicone De polietileno, estratificado com alumnio, impresso Outros Outros, impregnados Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura no superior a 15cm ou em folhas nas quais nenhum lado exceda 360mm, quando no dobradas Outros Em tiras ou rolos de largura superior a 15cm mas no superior a 36cm Outros

Pg. 105 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

DOCUMENTACIONAL D01. Orientao para as Empresas


D01.1 Preenchimento dos campos da NF-e na Verso 3.10
A. Dados do Destinatrio Veja as mudanas no preenchimento da NF-e, conforme quadro que segue: Situao Leiaute verso "2.00" Operao com Exterior - dest/CNPJ com valor nulo Venda interna para Estrangeiro Leiaute verso "3.10" - Informar dest/idEstrangeiro, podendo ser com valor nulo; - dest/enderDest/UF = EX; - dest/enderDest/UF = EX; - dest/CNPJ = Nulo; - dest/idEstrangeiro pode ser nulo, ou - CFOP dos itens inicia com 5 no, conforme regra de validao; - CFOP dos itens inicia com 5;

Nota: Com a mudana no leiaute, agora o campo dest/CNPJ no pode ser mais informado com valor Nulo, em nenhuma situao. B. Identificao de Operao Interna, Interestadual ou Exportao No leiaute anterior da NF-e, a identificao do tipo de operao estadual, interestadual ou operao com exterior resolvida considerando a UF do endereo do destinatrio e o CFOP dos itens da NF-e. A incluso no leiaute de um identificador para este tipo de operao facilita a declarao do tipo de operao pela empresa e o desenvolvimento dos controles necessrios para cada tipo de operao.

D01.2 Preenchimento dos campos da NFC-e


No caso da NFC-e, a identificao do destinatrio opcional, em diferentes nveis, conforme critrios que seguem: Identificao Destinatrio Identificao do Destinatrio Cdigo de Pessoa Fsica no Estrangeiro CNPJ, CPF, idEstrangeiro Nome do Destinatrio Possibilidade Todo o grupo dest pode ser omitido Criado identificador especfico para identificao da Pessoa Fsica sem CPF, estrangeiro, podendo assumir valor Nulo. Podem ser informados, sem a necessidade de informar o Nome do Destinatrio, nem o Endereo. A informao de Nome ou Razo Social do destinatrio pode ser omitida, permitindo unicamente a identificao do cdigo do destinatrio (CPF, CNPJ, idEstrangeiro). O endereo do destinatrio pode ser omitido, permitindo unicamente a identificao do cdigo do destinatrio (CPF, CNPJ, idEstrangeiro) e, opcionalmente tambm, a informao do Nome do Destinatrio.

Grupo dest/enderDest

Importante: Pelo Schema XML, os campos de identificao do destinatrio podem ser omitidos, mas as regras de validao existentes podem levar a obrigatoriedade da informao, por exemplo, para as operaes com valor superior a um determinado limite.

Pg. 106 / 107

Nota Fiscal eletrnica


Nota Tcnica 2013.005

D02. Documentao do Manual do Contribuinte


Seguem mudanas no Manual do Contribuinte com o objetivo de atualizar e/ou melhorar a documentao.

D02.1 Mensagens de Erro: Alterao de Mensagens Existentes


Alterada a descrio de alguns Cdigos de Erros no Manual do Contribuinte (item 5.1.1), conforme segue:
Cdigo RESULTADO DO PROCESSAMENTO DA SOLICITAO 570 Rejeio: Tipo de Emisso 3, 6 ou 7 s vlido nas contingncias SCAN/SVC 618 Rejeio: Chave de Acesso invlida (modelo diferente de 55 e 65)

D02.2 Mensagens de Erro: Novas Mensagens


Alterada a tabela de Cdigos de Erro, no Manual do Contribuinte (item 5.1.1), com a incluso de novas regras de validao. Vide as novas Regras de Validao descritas nesta NT.

Pg. 107 / 107

Вам также может понравиться