Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

Curso de Extenso: Finanas Corporativas


1. Apresentao Uma corporao , genericamente, caracterizada pela tomada de duas decises fundamentais, a de financiamento e a de investimento. O processo de seleo, anlise e escolha de certa alternativa de captao e aplicao no consiste em uma tarefa simples, dadas a complexidade do ambiente econmico-financeiro nacional e a globalizao dos mercados. Tal complexidade e o forte crescimento do setor financeiro tm trazido significativos impactos na economia e na sociedade. Empresas tm recorrido a instrumentos cada vez mais sofisticados sem entender sua natureza, o que vm impactando fortemente os seus resultados. O curso de Finanas Corporativas surge da necessidade de capacitar e auxiliar os atuais e os futuros executivos das corporaes no processo de tomada de deciso empresarial na rea das finanas, ministrando uma viso ampla da dinmica de financiamento e investimento. A seguir, so detalhados o objetivo do programa, seu pblico-alvo, metodologia de ensino, corpo docente, contedo programtico, entre outras informaes.

2. Objetivos O objetivo geral do curso fornecer aos alunos os fundamentos das finanas corporativas, apresentando conceitos e tcnicas de anlise utilizados na gesto financeira das empresas, alm de abordar questes acerca do ambiente competitivo, regulatrio e dos movimentos financeiros internacionais que envolvem as empresas.

3. Pblico-alvo Profissionais graduados que possuam necessidade de adquirir conhecimento em finanas corporativas, seja para sua atualizao ou como preparo para assuno de posies nesta rea.

4. Pr-requisitos Curso superior completo.

5. Metodologia As aulas, alm de abordar conceitos tericos, so compostas por atividades prticas, considerando a realidade das organizaes brasileiras. Estudos de caso, exerccios individuais e em grupo, atividades direcionadas em grupos, entre outros mtodos, so utilizados de forma a aperfeioar o aprendizado obtido nas exposies.

6. Horrio das aulas As aulas ocorrero semanalmente nas sextas-feiras (19:00 s 22:30) e nos sbados (8:30 s 13:00).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

7. Critrios de seleo A seleo dos alunos tem base na anlise dos currculos. Estes devem ser entregues no perodo fixado pela Secretaria de Extenso do Instituto de Economia da Unicamp. A divulgao dos alunos selecionados ser efetuada dias aps o trmino das inscries, realizando-se a matrcula nas datas subsequentes. Consulte o site para obter as datas de tais eventos: www.extecamp.unicamp.br/financas A inscrio somente ser realizada com a entrega dos documentos listados abaixo, quando dever ser paga a primeira parcela. o Cpias autenticadas ou cpias simples acompanhadas dos originais do RG e do comprovante de pr-requisito (certificado de concluso ou diploma). o Cpia do CPF. o 01 foto 3x4 recente. o Ficha de Inscrio e Termo de Compromisso assinado.

8. Sistema de avaliao O aluno avaliado mediante provas presenciais e trabalhos, realizados em cada uma das disciplinas. A aprovao no curso somente obtida caso o aluno tenha um aproveitamento igual ou maior que 7,0 pontos (de 10,0 possveis) em cada uma das disciplinas. Caso no obtenha a nota mnima necessria, a coordenao disponibiliza uma prova presencial de reavaliao.

9. Contedo do curso e carga horria Conforme a tabela e figura abaixo, o curso possui um total de 440 horas, sendo estas agrupadas em quatro mdulos: Mdulo 1: Fundamentos em Finanas I (52 horas) Mdulo 2: Fundamentos em Finanas II (60 horas) Mdulo 3: Finanas Aplicadas I (56 horas) Mdulo 4: Finanas Aplicadas II (48 horas) Mdulo 5: Gesto financeira e planejamento empresarial I (64 horas) Mdulo 6: Gesto financeira e planejamento empresarial II (64 horas) Mdulo 7: Ambiente Econmico & Empresas I (48 horas) Mdulo 8: Ambiente Econmico & Empresas II (48 horas)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

Tabela 1. Disciplinas e distribuio da carga horria dos mdulos do curso.


Mdulo Fundamentos em Finanas I Fundamentos em Finanas II Disciplinas Matemtica aplicada Anlise de cenrios Estatstica aplicada Contabilidade & finanas Instituies, mercados financeiros e de capitais Derivativos Gesto de Investimento Banking Game Gesto e planejamento financeiro Avaliao de empresas Anlise e elaborao de projetos Direito empresarial Tributao Negociao empresarial Governana corporativa Finanas comportamentais Economia brasileira e internacional Financeirizao e estratgias das empresas Regulao e Concorrncia Competitividade empresarial

Finanas Aplicadas I

Finanas Aplicadas II Gesto financeira e Planejamento Empresarial I

Gesto financeira e Planejamento Empresarial II

Ambiente Econmico & Empresas I Ambiente Econmico & Empresas II

A seguir, apresenta-se a ementa de cada uma das disciplinas. Mdulo 1: Fundamentos em Finanas I e II o Matemtica aplicada Capitalizao simples e composta. Taxas equivalentes. Operaes de desconto. Taxa nominal, taxa efetiva e taxa real. Fluxo de caixa com pagamentos uniformes e no convencionais. Critrio de avaliao de investimento: taxa interna de retorno e valor presente lquido. Estatstica aplicada Resumo de dados. Medidas de posio e de disperso. Relao entre variveis. Varivel aleatria discreta. Modelo de distribuio binomial. Varivel aleatria contnua. Modelo de distribuio normal. Inferncia estatstica. Testes de hipteses para mdia e varincia. Regresso linear.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

Contabilidade & Finanas A empresa e a tomada de decises. Funes da contabilidade. Relatrios Contbeis. Anlise das demonstraes financeiras. Indicadores econmicos, financeiros e de desempenho. Elementos bsicos de contabilidade de custos. Anlise de cenrios Conjuntura macroeconmica. Poltica monetria, fiscal e cambial. Setor externo. Interpretao dos principais indicadores econmicos. Anlises setoriais. Anlise da economia internacional.

Mdulo 2: Finanas aplicadas I e II o Instituies, mercados financeiros e de capitais Sistema financeiro nacional: estrutura, rgos e processos. Mercados financeiros: monetrio, de crdito, cambial e de capitais. Funo do mercado financeiro. Ttulos financeiros: privados (emitidos por financeiras e no financeiras) e pblicos. Anlise de ttulos de renda fixa. Mercado de aes: primrio (underwriting) e secundrio (mercado a vista, a termo e de opes). Anlise do investimento em aes. ADR. Debntures, commercial papers, bonds. Derivativos Definio e funo dos contratos de derivativos. Contratos a termo, futuros, de opes e de swaps. Modelos de precificao. Hedge corporativo. Gesto de investimento Deciso de investimento em condies de risco. Teoria do Portfolio e extenses. Modelo de Precificao de Ativos (CAPM). Value-at-Risk. Banking Game Jogos envolvendo negociaes nos mercados de renda fixa, dlar, DI e derivativos.

Mdulo 3: Gesto financeira e planejamento empresarial I e II o Gesto e planejamento financeiro Gesto baseada no valor. Valor econmico agregado. Custo e estrutura de capital. Gesto financeira de curto prazo. Capital de giro. Caixa. Estoque. Contas a pagar e a receber. Elaborao de projetos de investimento Estrutura e etapas de um projeto de investimento. Anlise de mercado. Localizao e logstica. Escala e relaes com mercado, localizao, recursos e aspectos tcnicos. Tributao Planejamento importantes.

tributrio.

Procedimentos

fiscais.

Questes

tributrias

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

Avaliao de empresas Mtodos de determinao do valor de mercado da empresa. Negociao Processo de negociao: tipos, variveis, objetivos e tcnicas. Planejamento e estratgias na negociao. Negociao empresarial. tica nas negociaes. Governana corporativa Governana corporativa: definio, aspectos tericos e evoluo histrica. Boas prticas e regras de governana corporativa. Governana nos diferentes tipos de sociedades. Modelo de governanas das empresas brasileiras. Relao entre governana e transparncia, contabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Direito empresarial Teoria geral do direito de empresa. Direito Societrio. Direito da Concorrncia. Direito tributrio. Finanas comportamentais Hiptese dos mercados eficientes. Anomalias do mercado. As finanas comportamentais: teorias e evidncias.

Mdulo 4: Ambiente Econmico & Empresas I e II o Financeirizao e estratgias das empresas Padro de investimento e financiamento dos grupos internacionais e nacionais. Padro de financiamento anglo-saxo, alemo e asitico. Investimento e financiamento dos grupos brasileiros. Financeirizao das estratgias das empresas no financeiras. Competitividade empresarial A concorrncia capitalista como indutora da construo de vantagens competitivas. Dimenses, formas e dinamismo da concorrncia. A firma, seus limites, sua expanso, seu ncleo de competncia. O mercado e suas particularidades. As vantagens locacionais e a competitividade sistmica. Internacionalizao e Competitividade. Economia brasileira e internacional Evoluo recente da economia internacional e do comrcio mundial; evoluo recente do comrcio exterior brasileiro; acordos multilaterais e regionais de comrcio. Brasil no incio dos anos 90 e o processo de globalizao, Consenso de Wahington e os planos de estabilizao na AL. O Plano Real Crescimento e crise 1994/1998. A mudana do regime de poltica macroeconmica 1999/2002. O perodo recente no Brasil.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE ECONOMIA

Regulao e concorrncia Regulao e desenvolvimento. Teorias da regulao. Tcnicas e modelos em regulao econmica. Regulao setorial aplicada: estudo de casos. Fundamentos econmicos e jurdicos da defesa da concorrncia. Concentrao econmica e condutas das firmas. Defesa da concorrncia aplicada: estudo de casos.

10. Corpo docente e coordenao Professores do Instituto de Economia da Unicamp e de outras renomadas instituies de ensino, alm de profissionais atuantes no ambiente corporativo. Coordenao: Prof. Rodrigo Lanna Franco da Silveira

11. Investimento Total de R$ 13.131,43. Pagamento vista de R$ 12.467,63 ou 22 parcelas de R$ 596,88 por ms.

12. Local de inscrio e informaes Secretaria de Extenso do Instituto de Economia. Tel: 3521-5728 e 3521-5815. Mais informaes: www.extecamp.unicamp.br/financas

Вам также может понравиться