Вы находитесь на странице: 1из 3

Erro do dia e respectiva correco N 15

21.09.2013

Transcries do livro de Lauro Portugal Gente famosa continua a dar PONTAPS NA GRAMTICA, 2006, Roma Editora.
Com prvia autorizao do autor

Por Henrique de Almeida Cayolla Pginas 60, 61 e 62

rapaz, novato das coisas da escriba, um homfobo declarado... " (O cronista decerto no se lembrava que "escriba" substantivo (masculino), que significa "escrivo ", ou "escrevinhador", termo popular atribudo a jornalista. Estou convicto de que pretendia dizer: "O rapaz, novato das coisas da escrita, um homfobo declarado )

Cronista social 24 horas, 01/11/03, Seco Especial: "O

Cronista social flash, 12/06/03, Seco flash crtico/art. Sem flash. : "...
uma credvel figura da nossa praa, (vrgula) afianava-me que os suspeitos ... (para qu a vrgula a separar o sujeito do predicado? No h nfase que a justifique! Correcto: "... uma credvel figura da nossa praa (sem vrgula) afianava-me que os suspeitos ... "

Cronista/analista/escritor - Notcias Magazine, 25/01 /04 (entrevista): "No caso de Vieira de Castro... sabia que tinha morto a mulher ... " (Por norma, devem ser
regulares os particpios passados com que se conjugam os verbos "ter" e "haver ''. Exceptuam-se os particpios irregulares de cobrir, ganhar, gastar, pagar (coberto, ganho, gasto, pago) e os de abrir, dizer, escrever, fazer, pr, vir e ver (aberto, coberto, dito, escrito, feito, posto, vindo e visto), que no tm regulares. Correcto: "... sabia que tinha matado a mulher... ".No soa l muito bem, mas o que a norma determina.)

Cronista/publicitrio -DNA, 31/05/03, p. 10, artigo Esfole...: "... vo remexendo no


lixo procura de algo que preste ou que possa ser concertado."; No vale a pena debruarmos-nos sobre o tema.... 0 facto do senhor coleccionar sapatos femininos no tem nada demais ... "; " (a que a coisa pia mais fino) ". (Cinco "remates

queima ", isto , em cerca de 1/6 de pgina (se bem que no seja pequena), quase meia dzia de transgresses. Jogador "endiabrado"! No mereceria expulso? certo que este "artista" veio do pas irmo, mas encontra-se entre ns h tempo bastante para se adaptar ao "terreno" e falar bom portugus (de Portugal). O curioso que li um livro seu sobre o campo que domina (publicidade) e no detectei assim tantas infraces. O que se passar agora? No compreendo. Sero os exemplos dos "irmos portugueses "?.. Mas vamos s faltas e respectivas advertncias. Seu cara, fique sabendo que: 1. "concertado" particpio de "concertar" harmonizar, conciliar, no de "consertar" - "arranjar ", "reparar ", sentido que pretende transmitir. So termos homfonos (mesmo som, sentido e grafia diferentes);

2. formas verbais na primeira pessoa do plural seguidas de pronome que lhes vem encltico - sem acento prprio - perdem o -s; 3.
no h contraco da preposio "de" com artigo (ou pronome) quando a orao seguinte tem o verbo no infinitivo: 4. "demais" usa-se com sentido de "os restantes ", ou ainda "alm disso ", entre outros; os dois elementos de e mais - separados formam uma locuo adverbial de quantidade, que julgo ser o significado que o senhor queria expressar: 5. finalmente - e esta "rosca" faz parte de frase idiomtica, pelo que se lhe perdoa a forma verbal que deve empregar-se de "fiar", no de "piar". Assim: "... vo remexendo no lixo procura de algo que preste ou que possa ser consertado."; No vale a pena debruarmo-nos sobre o tema."; o facto de o senhor coleccionar sapatos femininos no tem nada de mais ... "; "(a que a coisa fia mais fino)"

Expresso - 02/10/04, seco "Ranking" das escolas, artigo Colgio...: "O colgio Luso- Francs, no Porto, a escola melhor colocada no "ranking" do Expresso... "
(No melhor pano... ". Pois . "Melhor colocada" no o melhor exemplo de um jornal de referncia. Apenas por questo de mais bem memorizada por algum menos bem recordado vou repetir a regra: com particpiosadjectivos usam-se as formas regulares dos comparativos de bem e mal. Correcto: "... a escola mais bem colocada no "ranking" ... " - E com exemplos como este o Expresso poder ser o semanrio menos bem cotado no "ranking " .. .)

Idem - Idem, art. Leilo...: "Uma das raridades que pertenceu coleco do comandante Ernesto Vilhena... " (Correcto: "Uma das raridades que pertenceram

coleco... ". Depois de "um dos que com funo de sujeito o verbo vai para a terceira pessoa do plural.)

Вам также может понравиться