Вы находитесь на странице: 1из 23

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

INTRODUO1

O presente trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar uma viso da evoluo histrica do trnsito e da sua legislao no Brasil, objetivando proporcionar um melhor entendimento do novo Cdigo de Trnsito Brasileiro, que trouxe mudanas significativas, principalmente no Sistema Nacional de Trnsito.

Deste modo, dividimos o trabalho em 02 (dois) captulos, o primeiro dedicamos ao estudo da evoluo da legislao de trnsito no Brasil. Uma tarefa rdua, mais extremamente gratificante, a pesquisa de velhos documentos, desde o primeiro decreto que versava sobre trnsito, de 1910, at os dias atuais, acompanhando a evoluo e as sucessivas alteraes na legislao, dando nfase porm, ao Sistema Nacional de Trnsito, as atribuies dos rgos coordenadores, normativos e executivos e as competncias da Unio, Estados e Municpios. Encontramos preciosidades, como expresses do tipo mata-burros, to comum no interior e que para nossa surpresa estava materializada em Decreto Legislativo, ou ainda a possibilidade da indenizao correspondente a metade do valor da multas aos cidados que dessem conhecimento de infraes, previstas no Decreto de 1928, dentre outras.

No captulo 02 (dois) passamos ao estudo do agora denominado Cdigo de Trnsito Brasileiro, nos restringindo porm, mais uma vez, ao Sistema Nacional de Trnsito, procurando conhecer as propostas do executivo, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Assim, dividimos este captulo, e estudamos desde a proposta original do executivo, publicada no
1

O artigo mostra a evoluo histrica do Sistema Nacional de Trnsito, sendo escrito em 1998 e apresentado no Congresso Brasileiro de Trnsito - BRASILTRAN-98, onde foi premiado em terceiro lugar. (Nota do Instituto Trnsito Brasil).

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Dirio Oficial da Unio para sugestes da sociedade, passando pelo anteprojeto encaminhado Cmara dos deputados, e o Projeto de Lei da Cmara, at alcanarmos o Substituto do Senado e a posterior Sano Presidencial. Sempre procurando mostrar as principais alteraes relativas ao Sistema Nacional de Trnsito.

Finalmente, destacamos que o grande fator limitador deste trabalho foi a imposio do nmero de pginas para o seu desenvolvimento, que nos obrigou a excluir uma vasta legislao disponvel e de interesse para todos aqueles que militam nesta rea e estabelecermos um ponto central, o Sistema Nacional de Trnsito, concentrando nele todo o contedo do trabalho. Tal imposio comprometeu ainda a apresentao geral, pois tivemos que adaptar as margens e o espaamento entre pargrafos de forma a atender esta limitao prejudicando sensivelmente a sua apresentao.

CAPTULO I A LEGISLAO DE TRNSITO NO BRASIL A legislao referente ao trnsito no Brasil inicia-se esparsamente a partir de 1910, data do Decreto 8.324, de 27 de outubro, que aprovou o Regulamento para o servio subvencionado de transporte por automveis.

Nesse decreto os condutores eram ainda chamados de motoneiros, exigindo o Art. 21 que se mantivessem constantemente senhores da velocidade do veculo, devendo diminuir a marcha ou mesmo parar o movimento todas as vezes que o automvel pudesse ser causa de acidente.

O Decreto Legislativo n 4.460 de 11 de janeiro de 1922, apesar de referir-se s estradas de rodagem, proibiu a circulao dos chamados carros de boi e cuidou da carga mxima dos veculos, alm de pela primeira vez ter usado a expresso mata-burros: INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
2

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Art. 1. ... Art. 2. ... 1 ... 2. As estradas devero ser franqueadas a quaesquer vehiculos, automoveis ou no, com excepo dos chamados carros de boi de eixo mvel, que por elas no podero transitar.... Art. 5. O poder executivo deterinara a carga mxima dos vehiculos, tendo em considerao os typos usuaes de automoveis... Art. 6. No leito das estradas no podero ser estabelecidas porteiras, tranqueiras ou qualquer fecho de igual natureza e fim; nos logares em que isso for necessrio, construir-se-ho mata-burros, que impeam a passagem de animaes e no embaracem o trafego de automoveis. (grifo nosso). Em 1927, o Decreto Legislativo n 5.141 de 05 de janeiro creou o Fundo especial para construo e conservao de estradas de rodagem federaes, constituido por um addcional aos impostos de importao para consumo a que esto sujeitos gazolina, automoveis, auto-omnibus, autocaminhoes, de ar, chassis para automoveis, pneumaticos, camaras de ar, rodas massias, motocycletas, bycicletas, side-car e acessorios para automoveis.. Estabelecendo por exemplo um imposto de 60 reis por quilograma de gasolina e mencionando pela primeira vez os autocaminhes e autonibus. O Decreto n 18.323, de 24 de julho de 1928, aprovou o Regulamento para circulao internacional de automveis no territrio brasileiro e para a sinalizao, segurana do trnsito e polcia nas estradas de rodagem, citando no seu artigo 25 que a competncia para fiscalizao era da Unio, Estados ou Municpios, conforme tivesse o domnio da estrada: Art. 25. A fiscalizao das estradas de rodagem, para execuo das medidas de segurana, comodidade, e facilidade de trnsito, ser feito pelas autoridades federais, estaduais ou municipais, conforme a estrada esteja sob o domnio da Unio, dos Estados ou dos municpios. INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
3

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Tratando dos impostos e das placas estabeleceu que nenhum veculo poderia trafegar nas estradas de rodagem sem o prvio pagamento da licena respectiva na municipalidade de origem ( Art. 58 ) e curiosamente ao tratar das multas e sua aplicao, permitiu a qualquer pessoa de notria idoneidade autenticar as infraes ocorrentes e lev-las ao conhecimento de quem de direito (Art. 86) cabendo a mesma ainda metade do valor da multa arrecadada (Art. 86, pargrafo nico). O primeiro Cdigo Nacional de Trnsito surgiu em 28 de janeiro de 1941, atravs do Decreto-Lei n 2.994, entretanto, teve curta durao, pois oito meses depois foi revogado pelo Decreto-Lei 3.651, de 25 de setembro de 1941 que deferia expressamente aos Estados a atribuio de regulamentar o trnsito de veculos automotores, devendo contudo a legislao adaptar-se a Lei Nacional. No captulo VII, referindo-se aos impostos e taxas obrigou o registro na repartio de trnsito com jurisdio no municpio. Finalmente, a 21 de setembro de 1966, pela Lei n 5.108, surgiu o atual Cdigo Nacional de Trnsito, composto de 131 artigos, estabelecendo no Art. 2 que os Estados poderiam adotar normas pertinentes as peculiaridades locais, complementares ou supletivas da legislao federal, e no Art. 3 a composio da administrao do trnsito: Art. 3 Compem a administrao do trnsito como integrantes do sistema nacional de trnsito: a) o Conselho Nacional de Trnsito, rgo normativo e coordenador; b) os Conselhos Estaduais de Trnsito, rgos normativos; c) os Conselhos Territoriais de Trnsito, rgos normativos; d) os Conselhos Municipais de Trnsito, rgos normativos (grifo nosso). e) os Departamentos de Trnsito e as Circunscries Regionais de Trnsito, nos Estados, territrios e Distrito federal, rgos executivos f) os rgos rodovirios federal, estaduais e municipais, tambm rgos executivos "(grifo nosso ). INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
4

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Destacando no pargrafo nico que os Conselhos Territoriais e Municipais seriam de criao facultativa e ainda que os Conselhos Municipais seria permitido apenas nos municpios com populao superior a duzentos mil habitantes (Art. 7, 4), tendo as mesmas atribuies dos Conselhos Estaduais de Trnsito, CETRANs (Art. 7 7).

Tratando do registro e licenciamento, o Cdigo determinou a obrigatoriedade do registro a todos os veculos automotores (Art. 52) e do licenciamento aos veculos automotores, de propulso humana, trao animal, reboques, carretas e similares (Art. 57), devendo o registro ser realizado pelas reparties de trnsito (Art. 52 1) e o licenciamento no municpio de domiclio ou residncia (Art. 57). Ainda neste cdigo foi criado o Registro Nacional de Veculos Automotores, RENAVAN, (Art. 55).

Antes mesmo da sua regulamentao o Cdigo Nacional de trnsito sofreu profundas alteraes atravs do Decreto-Lei n 237 de 23 de fevereiro de 1967, onde destacamos: - a extino dos Conselhos Municipais de Trnsito; - a criao do Departamento Nacional de Trnsito; - delegou ao CONTRAN a competncia para estabelecer os equipamentos obrigatrios dos veculos; - criou a Junta Administrativa de Recursos de Infrao, JARI.

Em 16 de janeiro de 1968, foi aprovado pelo Decreto n 62.127 o Regulamento do Cdigo Nacional de Trnsito, RCNT, composto de 264 (duzentos e sessenta e quatro) artigos e 08 (oito) anexos.

O Regulamento em muitos aspectos parece ter extrapolado a sua funo regulamentadora, quando por exemplo estendeu as atribuies do CONTRAN estabelecidas em 14 (quatorze) incisos do Cdigo (Art. 5 ) em INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
5

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

nada menos que 43 (quarenta e trs) (Art. 9), chegando por algumas vezes at a alterar o prprio texto previsto no Cdigo, sendo por isso mesmo objeto de inmeras crticas.

regulamento

tratando

da

distribuio

de

competncias

estabeleceu nos Arts. 35 a 37 as competncias da Unio, dos Estados e dos Municpios, cabendo a Unio, I - regulamentar o uso das estradas federais e respectivas faixas de domnio, observado, nos limites de sua competncia, o disposto no Art. 45;II - autorizar o ingresso no territrio nacional de veculos automotores licenciados em outro pas, estabelecendo-lhe normas de trnsito; III - estabelecer sinalizao; IV - estabelecer modelos de placas e outros meios de identificao de veculos; V - conceder, autorizar ou permitir a explorao de servio de transporte coletivo para as linhas interestaduais e internacionais; VI aplicar penalidades e arrecadar multas decorrentes de infraes de trnsito nas estradas federais; VII - exercer a polcia de trnsito nas reas sob sua jurisdio; VIII - realizar o controle geral do registro de veculos automotores, reboques e semi-reboques. Aos Estados e Distrito Federal, I - regulamentar o uso de suas estradas e respectivas faixas de domnio, observado, considerando no mbito de sua competncia, o disposto no Art. 46; II conceder, autorizar ou permitir a explorao de servio de transporte coletivo para as linhas intermunicipais, desde que no transponham, conforme o caso, os limites do Estado, do Distrito federal ou do Territrio; III - elaborar plano virio para reas sob sua jurisdio, promovendo-lhe ou fiscalizando-lhe a implantao, com a colaborao dos Municpios; IV - licenciar veculos; V estabelecer sinalizao; VI - fixar pontos de estacionamento de veculos de aluguel; VII - fixar itinerrios de veculos de transporte coletivo; VIII - aplicar penalidades e arrecadar multas decorrentes de infraes de trnsito nas reas sujeitas sua jurisdio; IX - registrar veculos; X - habilitar condutores; XI exercer a polcia de trnsito na respectiva jurisdio. E aos Municpios, I regulamentar o servio de automvel de aluguel; II - determinar o uso de INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
6

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

taxmetro nos automveis de aluguel; III - limitar o nmero de automveis de aluguel; IV - conceder, autorizar ou permitir a explorao de servio de transporte coletivo para linhas municipais.

Tratado das competncias dos rgos integrantes do Sistema Nacional de Trnsito estabeleceu como competncia dos Departamentos de Trnsito, DETRANs, entre outras: cumprir e fazer cumprir a legislao de trnsito, aplicando as penalidades previstas neste regulamento; vistoriar, registrar e emplacar veculos; expedir o Certificado de Registro de Veculo Automotor; arrecadar as multas aplicadas aos condutores e proprietrios de veculos, por infraes ocorridas na rea de sua jurisdio. E as Circunscries Regionais de Trnsito, CIRETRANs, especialmente: cumprir e fazer cumprir a legislao de trnsito; expedir documentos de habilitao para dirigir; implantar sinalizao; expedir Certificado de Registro; e fazer estatstica de trnsito.

O Decreto n 62.926, de 28 de junho de 1968, deu nova redao ao Art. 36 e 37 do RCNT, definindo a competncia do Municpio para implantar sinalizao e licenciar veculos:

Art. 37 Compete aos Municpios, especialmente: I - regulamentar o uso das vias sob sua jurisdio, considerando o disposto no Art. 46; II - conceder, autorizar ou permitir explorao de servio de transporte coletivo para as linhas municipais; III - regulamentar o servio de automvel de aluguel (txi); IV - determinar o uso de taxmetro nos automveis de aluguel; V - limitar o nmero de automveis de aluguel (txi); VI - licenciar veculos; VII - implantar sinalizao nas vias sob sua jurisdio."(grifos nosso). A competncia dos Municpios para licenciar veculos perdurou at a publicao do Decreto n 92.722 de 29 de maio de 1986, que alterou o Art. 36 do RCNT, determinando a competncia aos Estados, ao Distrito Federal e aos INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
7

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Territrios para registrar, vistoriar, emplacar e licenciar veculos, revogando ainda o inciso VI do Art. 37 do referido regulamento, que havia dado competncia aos municpios para licenciarem veculos.

Assim, J no se discutia mais o direito do Municpio regular o trnsito em seu territrio, no podendo entretanto fugir as normas federais ou supletivas estaduais, tanto mais que segundo o Art. 22, inciso XI , da Constituio Federal de 1988, compete Unio legislar sobre Trnsito e Transporte. Assim se manifestou o ilustre Des. Almeida Bicudo (RJTJSP, 16:227): V-se, assim, que, ao distribuir a competncia entre os Estados e os Municpios, o RCNT afasta qualquer dvida. A competncia do Estado recai sobre as estradas e respectivas faixas de domnio; a do Municpio sobre as vias sob sua jurisdio. Podem, pois, Estado e Municpio, cada um sobre as suas respectivas vias de comunicao, atendendo ao disposto no Art. 46 do Regulamento: instituir sentido nico de trnsito; proibi-los para veculos ou animais; estabelecer limites de velocidade, de peso e dimenses; firmar reas de estacionamento; proibir converso ou retorno; impor restries ao uso das vias, mediante fixao de local, horrio e perodo para estacionamento, embarque e desembarque de passageiros ou cargas. O que no pode o Municpio disciplinar o trnsito nas estradas estaduais ou o Estado regulamentar o uso das ruas da cidade (citado por PINHEIRO, 1987, p.10). O pargrafo nico do Art. 37, deixou claro que os municpios, mediante convnio, podero deferir aos respectivos Estados ou Territrios a execuo total ou parcial de suas atribuies relativas ao trnsito. Assim, de acordo com a capacidade dos municpios de gerenciarem o trnsito nas vias sob sua jurisdio, foram criadas diversas entidades municipais de trnsito, como a Companhia de Engenharia de Trfego do Municpio de So Paulo, e a INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
8

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Superintendncia de Engenharia de Trfego no Municpio de Salvador, entre outras.

CAPTULO II O NOVO CDIGO DE TRNSITO 2.1 GENERALIDADES A primeira proposta de alterao da legislao de trnsito surgiu em 1973, atravs da Portaria Ministerial n 345-B de 21/09/73, que nomeou uma comisso de tcnicos para proceder a reviso, cuidando especialmente da lei 5.108, que era o Cdigo Nacional de Trnsito, em vigor.

Exaustivo debates e cuidadoso exame da legislao estrangeira e nacional levaram o grupo a um consenso do qual resultou o anteprojeto divulgado no suplemento n 178 do Dirio Oficial da Unio, DOU, de 16/09/74. No vingou entretanto o anteprojeto e novos estudos se processaram na rea ministerial (citado por PINHEIRO, 1987, p.02 e 03).

Mas recentemente por Decreto Presidencial de 06/06/91 foi criada a comisso especial destinada a elaborar o anteprojeto do novo Cdigo Nacional de Trnsito, vinculada ao Ministrio da Justia e coordenada pelo Presidente do CONTRAN, estabelecendo o prazo de 120 dias para concluso dos trabalhos, posteriormente prorrogados em mais 90 dias, atravs do Decreto Presidencial de 11/11/91.

Elaborado o anteprojeto, por determinao do ministro da justia na Portaria n330 de 07/07/92 foi ele publicado no dirio oficial da unio, na edio de 13/07/92, abrindo-se a sociedade o prazo de 30 dias para o oferecimento de sugestes a serem encaminhadas ao ministro da justia.

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

2.2 - A PROPOSTA ORIGINAL DO EXECUTIVO O agora denominado Cdigo Brasileiro de Trnsito, composto de 198 artigos, j previa como componente do Sistema Nacional de Trnsito os rgos e entidade de trnsito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (Art. 6, III), competindo especialmente aos Municpios aplicar penalidades e arrecadar multas relativas s infraes praticadas na rea de sua jurisdio, por condutores e proprietrios de veculos, quanto s regras de circulao, estacionamento e parada.

Provavelmente, afim de garantir a aplicao das penalidades de competncia dos rgos e entidades de trnsito dos municpios naqueles municpios onde no fossem criados os respectivos rgos ou entidades, estabeleceu que na sua ausncia, competiria ao Estado exercer suas atribuies:

Art. 20.. ... Pargrafo nico. Enquanto no for institudo o rgo ou entidade municipal, as competncias deste artigo sero exercidas pelo rgo ou entidade de trnsito do respectivo estado. Na composio do CONTRAN elencou um total de 13 membros entre os quais um representante das Polcias Militares dos Estados e do Distrito Federal (Art. 8, inciso V) e um representante dos rgos executivos de trnsito dos municpios (Art. 8, inciso VI), mantendo a ambos tambm como componentes dos Conselhos Estaduais de Trnsito, CETRAN, e do Conselho de Trnsito do Distrito Federal, CONTRANDIFE (Art. 16, incisos IV e V).

2.3 - O ANTEPROJETO ENCAMINHADO CMARA DOS DEPUTADOS O anteprojeto ao ser oficialmente encaminhado ao Poder Legislativo, em 1993, aps a realizao de seminrios, painis e encontros, foi acrescido de 93 (noventa e trs) artigos passando a ter 291 9duzentos e noventa e um) INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
10

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

artigos, recriando a Secretria de Trnsito - SETRAN, rgo que j fez parte do Sistema Nacional de Trnsito, embora com a denominao de Secretaria Nacional de Trnsito - SENATRAN, mas que foi extinto pela medida provisria n 886 de 30 jan 95.

A composio do CONTRAN tambm foi significativamente alterada, tendo sido includos o Secretrio de Trnsito, o Diretor do Departamento Nacional de Trnsito, DENATRAN, o Diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, DNER, um representante da Secretria de

Planejamento, Oramento e Coordenao da Presidncia da Repblica, um representante do Ministrio da Educao e do Desporto, um representante do Ministrio do Meio Ambiente, um representante do Ministrio da Cincia e Tecnologia, e um representante das entidades privadas nacionais , dedicadas defesa dos direitos do consumidor, sendo excludos do projeto original o representante dos rgos executivos de trnsito dos municpios, o

representante da entidade nacional de psicologia de trnsito, o representante da entidade mxima nacional dos fabricantes de motocicletas, motonetas e similares e o representante da entidade mxima nacional dos proprietrios de empresas transportadoras de cargas, passando o total de membros para 15 (quinze).

Tratando ainda da distribuio de competncias, este projeto omitiu a competncia dos rgos e entidades de trnsito dos Municpios, previstos originalmente no Art. 20 do projeto original publicado no DOU de 13 de julho de 1992, deixando a cargo dos Estados a criao dos rgos de trnsito municipais, condicionando manifestao prvia do CONTRAN e a existncia de condies tcnicas, administrativas e financeiras para exercer suas atribuies.

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

11

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Manteve, entretanto, as competncias dos rgos e entidades de trnsito dos Estados e Distrito federal e dos rgos e entidades rodovirios de trnsito, reforando no 1 do Art. 12 a exclusividade da Polcia Rodoviria Federal para a execuo do policiamento e fiscalizao e para aplicao das penalidades e medidas administrativas nas rodovias federais, e s Polcias Militares a execuo do policiamento ostensivo fardado de trnsito, podendo ser-lhe deferido, tambm o exerccio das atividades de fiscalizao, dissociando a funo fiscalizadora da de policiamento.

Ainda sobre a distribuio de competncias, retirou a idia original relativa a aplicaes de penalidades por parte dos Municpios (circulao, parada e estacionamento) e por parte dos Estados e Distrito Federal (veculo e condutor).

2.4 - O PROJETO DE LEI DA CMARA Na Cmara dos Deputados o Projeto de Lei passou a ser denominado de Cdigo de Trnsito Brasileiro, promovendo vrias alteraes no projeto do executivo, aumentando o nmero de artigos de 291 para 325, os quais, uma vez desmembrados, encerram 1206 (mil duzentos e seis) dispositivos, provavelmente em virtude da filosofia de composio do texto legal que previa que as normas infra-legais necessria regulamentao do cdigo passariam a ser editadas atravs de resolues pelo Conselho Nacional de Trnsito, CONTRAN, fugindo do sistema vigente de legislao, o qual prev, alm do cdigo, a sua regulamentao, mediante decreto assinado pelo Presidente da Repblica.

Assim foi logo de incio alterado o Art. 1, inserindo como 1 a definio de trnsito, omitida anteriormente e estabelecendo a

responsabilidade dos rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito por danos causados aos cidados, e no artigo 2, incluiu na definio de vias INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
12

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

terrestres as estradas e rodovias, suprimindo a expresso domnio pblico. No pargrafo nico estendeu esta definio as vias internas pertencentes aos condomnios, buscando coibir o desrespeito legislao de trnsito nestes condomnios, que no estavam sujeitas as normas previstas no Cdigo e no Regulamento em vigor.

Tratando do Sistema Nacional de Trnsito, praticamente no alterou o anteprojeto do executivo, limitando-se a nominar o rgo normativo colegiado dos Estados e Distrito Federal, como CETRAN e CONTRANDIFE, estabelecendo adiante suas competncias (Arts. 14 e 15), e que a sua composio ficaria a cargo dos governadores, alm de estender os rgos executivos rodovirios Unio e aos Municpios, anteriormente previsto apenas aos Estados e Distrito Federal (Art. 7, VIII), elegendo ainda, o Ministrio da Justia como coordenador do Sistema Nacional de Trnsito.

Com referncia ao CONTRAN, entretanto, alterou substancialmente a sua composio, alterando primeiramente a denominao da Secretaria de Trnsito, SETRAN, para Secretaria Nacional de Trnsito, SENATRAN que, como j foi comentado, era a sua denominao durante a sua efmera durao; estendendo os membros do Conselho de 15 (quinze) para 23 (vinte trs) e ainda estendendo as suas atribuies.

A respeito dos rgos executivos de trnsito dos Estados, Distrito Federal e Municpios, e dos rgos rodovirios, voltou a discriminar os limites de suas competncias, cabendo aos Estados e Distrito Federal, dentre outras, as atribuies relativas ao processo de formao, habilitao de condutores, vistoria, registro e licenciamento de veculos, expedindo os respectivos documentos, alm de executar a fiscalizao de trnsito, autuar e aplicar as medidas administrativas e penalidades. Aos Municpios, deu competncia basicamente para a implantao, manuteno e operao do sistema de INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
13

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

sinalizao, e dos dispositivos e equipamentos de controle virio, alm de executar a fiscalizao de trnsito, autuar e aplicar as medidas administrativas e as penalidades de advertncia por escrito e multa por infraes de circulao, parada e estacionamento, alm de fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas relativas a infraes por excesso de peso, dimenses e lotao dos veculos, cabendo ainda a estes implantar, manter e operar o sistema de estacionamento rotativo pago nas vias e ainda registrar e licenciar ciclomotores, veculos de trao e propulso humana e de trao animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas

decorrentes de infraes praticadas por estes veculos.

2.5 - O SUBSTITUTIVO DO SENADO FEDERAL O projeto de lei da Cmara foi encaminhado ao Senado Federal em abril de 1994, onde foram oferecidas inicialmente 137 (cento e trinta e sete) emendas, que de uma maneira geral procuraram enxugar o texto legal, sendo o acrscimo de alguns artigos basicamente uma forma mais bem elaborada do texto, do que mesmo acrscimo de novas regras.

Com relao ao Sistema Nacional de Trnsito, o Senado procurou reduzir a quantidade de rgos e entidades componentes do sistema e dos conselhos, deixando ainda de nominar o rgo mximo executivo de trnsito da unio, antes denominado SENATRAN, embora prevendo a sua existncia. Permanecendo de uma maneira geral com as suas atribuies elencadas na cmara, suprimindo apenas a de coordenar e executar o policiamento e fiscalizao das ferrovias federais, aplicar penalidades e as demais medidas cabveis e arrecadas as multas impostas, na forma que dispuser a lei (Art. 19, XXIV) e ainda, restringindo as aes deste rgo no caso do 1 do Art. 19 aos rgos executivos do Estado e Distrito Federal, uma vez que as atribuies destes (concernentes concesso da Licena de Aprendizagem, Permisso para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitao, expedio de Certificado de INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
14

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Registro e de licenciamento anual), constituam delegao da Unio portanto, podendo serem suspensos ou extintos pelo delegante. Seguindo o mesmo raciocnio, deixou de nominar o fundo de mbito nacional destinado a educao e segurana do trnsito, antes denominado de FUNSET, mantendo-o entretanto sob a administrao do rgo mximo executivo.

Finalmente, deixou a escolha do ministrio ou rgo coordenador do sistema a cargo exclusivamente do Presidente da Repblica, suprimindo assim o Ministrio da Justia como coordenador do Sistema Nacional de Trnsito.

Tratando do Sistema Nacional de Trnsito, o Senado reduziu o nmero de rgos e entidades integrantes do sistema, excluindo o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, o Departamento Nacional de Trnsito e a Secretria Nacional de Trnsito, dando competncia ao Presidente da Repblica de designar o rgo ou ministrio responsvel pela coordenao do sistema (Art. 9).

Com relao ao CONTRAN foi adotado o mesmo critrio, buscando reduzir o nmero de membros, aperfeioando a representatividade dos rgos e entidades diretamente envolvidos na questo do trnsito, suprimindo a representao junto ao conselho de Ministrios e entidades que, somente indireta ou esporadicamente teriam algumas contribuies a dar ao colegiado. Assim foram suprimidos os representantes do Ministrio da educao e do Desporto, do Ministrio do Exrcito, do Ministrio dos Transportes, do Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal, do Ministrio da Cincia e Tecnologia, o representante da entidade mxima nacional dedicada defesa dos direitos dos pedestres e o diretor do DENATRAN, alm de reduzir os representantes das cmaras temticas para apenas um representante de todas elas, passando dos 22 (vinte dois) membros previstos no Projeto de Lei da Cmara, para 14 (quatorze) membros. INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
15

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Tratando dos CETRANs e do CONTRANDIFE o Senado achou por bem fixar j no Cdigo a sua composio, discordando da Cmara, que deixava esta composio a cargo dos governadores.

Com relao aos rgos executivos de trnsito o Senado manteve a estrutura composta em todos os nveis por um rgo executivo de trnsito (DNER, DETRAN, DER e os rgos ou entidades a serem institudos pelas municipalidades) e um rgo fiscalizador, controlador Polcias Militares e Polcia Rodoviria Federal).

Com referncia aos rgos executivos de trnsito dos Estados, Distrito Federal e Municpios o Senado deixou mais claro os limites de competncia de cada um relativos a fiscalizao, aplicao de penalidades e de medidas administrativas e arrecadao de multas:

2.6 - O PROJETO DE LEI DO PODER LEGISLATIVO Aps aprovao, o Substitutivo do Senado voltou Cmara dos Deputados, tendo o seu presidente, o saudoso Deputado Lus Eduardo Magalhes, nomeado na Comisso Especial que teve como relator o Deputado Ary Kara, para aprovar ou rejeitar as propostas feitas pelo Senado Federal. Assim, tratando especificamente do Sistema Nacional de Trnsito, a Cmara dos deputados alterou a composio do CONTRAN, restabelecendo a participao dos representantes dos seguintes Ministrios: Educao e Desporto; Exrcito; Meio Ambiente e Amaznia Legal; Cincia e tecnologia; e Transportes. Segundo o relator, Todos esses Ministrios possuem estreitas ligaes com questes inerentes ao trnsito (Dirio do Senado Federal, 1996, p.275).

Com relao distribuio de competncias entre os rgos executivos de trnsito, a Cmara rejeitou a distribuio estabelecida pelo INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
16

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Senado no Art. 22, inciso V, e no Art. 24, inciso VI, que deixava mais claro os limites de competncia de Estados e Municpios, restabelecendo os incisos IV e V do Art. 22 e incisos V, VI, e VIII do Projeto da Cmara. Finalmente, suprimiu o Art. 26 que determinava que o Poder Executivo, observando as competncias previstas no Cdigo, expediria norma discriminando as infraes compreendidas nos incisos VI do Art. 21, inciso V do Art. 22 e inciso VI do Art. 24, que tratava da distribuio de competncias na fiscalizao, deixando claro que todas as regras relativas normatizao do Sistema Nacional de Trnsito so competncia do CONTRAN, nos termos do Art. 7, inciso I, do Substitutivo do Senado Federal.

2.7 - A SANO PRESIDENCIAL o dia 23 de Setembro de 1997 o Exm Sr. Presidente da Repblica, atravs da Mensagem n 1.056, vetou vrios dispositivos do Projeto de Lei n 3.710 de 1993, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro.

Especificamente, com relao ao Sistema Nacional de Trnsito, vetou inicialmente o 4 do Art. 1, que estabelecia que as entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito seriam aquelas criadas ou mantidas pelo Poder Pblico competente, dotadas de personalidade jurdica prpria, e integrantes da administrao indireta ou fundacional. Apresentando como razo do veto que a exigncia de que o Sistema Nacional de Trnsito seja composto por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria constituiria numa limitao, que, alm de afrontar o disposto no art. 61, 1 , inciso II, alnea e, da Constituio, restringiria, em demasia, o poder de conformao da Unio e dos Estados - Membros na estruturao e organizao desse servio.

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

17

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Tratando do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN), alterou completamente a composio deste Conselho vetando os incisos I, II, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XXI e pargrafos do art. 10.

Assim justificando as razes do veto:

O novo Cdigo de Trnsito Brasileiro requer um Conselho Nacional de Trnsito do mais alto nvel para formulao da poltica e dos programas estratgicos afetos matria, sendo recomendvel que tal rgo seja dotado de uma estrutura leve e gil. Essa concepo poder ser implementada se o referido Conselho passar a ser integrado to-somente pelos prprios titulares dos Ministrios referidos na presente disposio. Por essa razo, estou opondo veto aos incisos I, II, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XXI, e 1 , 2 e 3 do artigo em apreo, e, mediante Decreto, designando os Ministros da Cincia e Tecnologia, da Educao e do Desporto, do Exrcito, do Meio-Ambiente e da Amaznia Legal, dos Transportes e da Justia, para, sob a coordenao deste ltimo, compor o CONTRAN. A indispensvel participao de todos os setores organizados da sociedade civil, que de alguma forma se vinculam s questes de trnsito, dar-se- por intermdio da participao em foros apropriados, constitudos pelo CONTRAN, no mbito das Cmaras Temticas "(DOU de 24/09/97). Assim, atravs do Decreto n 2.327, de 23 de Setembro de 1997, o Presidente da Repblica nomeou os prprios titulares dos Ministrios da Cincia e Tecnologia, da Educao e do Desporto, do Exrcito, do MeioAmbiente e da Amaznia Legal, e dos Transportes, sob a coordenao do Ministro da Justia para composio do CONTRAN.

Neste mesmo Decreto criou o Comit Executivo do CONTRAN, integrado pelos Secretrios-Executivos dos Ministrios Civis e o SecretrioGeral do Ministrio do Exrcito, sob a coordenao do representante do Ministrio da Justia, com as seguintes finalidades: INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
18

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

- Examinar, previamente, as propostas de resolues e de diretrizes da Poltica Nacional de Trnsito a serem submetidas ao CONTRAN; - Constituir subcomisses encarregadas de examinar recursos interpostos contra decises de estncias inferiores ao

CONTRAN, bem assim de processos sobre conflitos de competncia e circunscrio entre rgos de trnsito; - Auxiliar o CONTRAN no desempenho de suas competncias legais.

Ainda com relao ao CONTRAN, vetou o Art. 11 e pargrafos, que tratava sobre o seu funcionamento, deixando tal matria a cargo do seu regimento interno.

Em conseqncia de passarem a integrar o CONTRAN os prprios titulares dos Ministrios, foi vetado o inciso III do Art. 12, tendo em vista que a disposio em apreo no se afigura condizente com o status peculiar que se est a conferir ao CONTRAN ( DOU de 24/09/97 ).

Quanto criao das Cmaras Temticas deixou esta competncia para o CONTRAN, de acordo com as suas necessidades, vetando o pargrafo 4 do Art. 13, que j estabelecia as Cmaras Temticas de Educao; Operao, Fiscalizao, e Policiamento Ostensivo de Trnsito; Engenharia de Trfego, de Vias e de Veculos e Medicina de Trfego.

Com relao s Juntas Administrativas de Recursos de Infrao, JARI, preservando o princpio da autonomia, foi deixada a cargo dos Estados e Municpios a sua organizao.

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

19

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

Finalmente, tratando especificamente das Polcias Militares o Exm Sr. Presidente da Repblica, condicionou a ao de fiscalizao de trnsito a celebrao de convnios atuando como agente do rgo ou entidade executivos de trnsito ou executivos rodovirios, concomitantemente com os demais agentes credenciados. Adiante, foram apresentados vetos a outros vinte e trs dispositivos do Projeto, que no interferem no nosso estudo.

CONCLUSO Neste nosso breve estudo sobre o Sistema Nacional de Trnsito procuramos apresentar a todos aqueles que militam no trnsito uma viso da evoluo histrica do trnsito e da sua legislao no Brasil, desde o surgimento das primeiras leis at o atual Cdigo de Trnsito Brasileiro, apresentando todo o processo legislativo, desde a proposta original do Poder Executivo at a Sano Presidencial, limitando-se logicamente aos aspectos relacionados com o Sistema Nacional de Trnsito, mostrando as competncias da Unio, Estados e Municpios ao longo dos anos.

Analisando

propriamente

texto,

constatamos

que

municipalizao da administrao do trnsito, prevista desde a primeira proposta, nada mais foi do que a consolidao definitiva de uma situao que j prosperava em inmeras cidades de mdio e grande porte, inclusive Salvador, onde o Municpio atravs de rgos municipais de trnsito gerenciavam com eficincia, dentro das atribuies previstas na legislao que anteriormente vigorava, o sistema de sinalizao vertical, horizontal e semaforica, e ainda regulamentavam o uso das vias sob sua jurisdio, competindo-lhe todas as atribuies prevista autoridade de trnsito que constavam no Art. 46 do Decreto 62.127, de 16 de janeiro de 1968 RCNT, no havendo, entretanto, por parte do Estado, nenhuma contrapartida por estes servios prestados sociedade, exceto quando haviam convnios firmados, como era o caso dos Municpios de So Paulo e Belo Horizonte, onde os INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
20

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

valores das multas decorrente de infraes de trnsito relativas circulao, parada e estacionamento, so creditadas ao Municpio.

Assim o novo Cdigo e Trnsito nos parece justo na diviso das responsabilidades e da arrecadao das multas. Ns preocupa, entretanto, a forma adotada pelos legisladores para que se possa operacionalizar esta fiscalizao, condicionando as Polcias Militares a convnios, o que no princpio impossvel de realizar-se, gerando situaes no mnimo delicada, onde o Policial Militar diante de determinadas infraes de trnsito (de competncia dos municpios) no poder tomar nenhuma providncia, principalmente, que na maioria dos casos, essas infraes relacionadas circulao, praticadas com o veculo em movimento, so as de maior poder ofensivo, de maior gravidade, que esto em sua maior parte relacionadas a atos dos condutores praticados na direo dos veculos (classificadas, segundo a boa doutrina em infraes dinmicas ou tcnicas), ficando justamente estas, na dependncia de criao dos rgos fiscalizadores dos Municpios, ou de convnio com as Polcias Militares. Saliente-se ainda o fato de que existindo aproximadamente 5000 (cinco mil) Municpios no Brasil, podemos ter, teoricamente, 5000 (cinco mil) rgos executivos de trnsito dos Municpios. Sem contar que, embora pouco provvel, ainda podem serem criados os rgos rodovirios para fiscalizar as rodovias Municipais, fazendo com que estes nmero possam chegar ao dobro. O que no nosso ponto de vista um absurdo, se com pouco mais de 02 (duas) dezenas de Polcias fiscalizando o trnsito, sequer conseguimos padronizar procedimentos, seguindo cada qual suas interpretaes e doutrinas, o que dizer deste nmero assombroso, embora pouco provvel.

Outra questo refere-se aos inmeros Municpios esquecidos deste Brasil, onde no existe condies mnimas sociedade, quanto mais para zelar pelo trnsito, sendo muitas das vezes, o Soldado de Polcia a nica expresso INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
21

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

visvel da autoridade, e que no poder tomar quaisquer providncias nos casos j citados.

BIBLIOGRAFIA 1. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa. . Braslia: Departamento de Imprensa Nacional, 1988. 2. _______. Decreto n 8.324, de 27 de outubro de 1910. Aprova o Regulamento para o Servio Subvencionado de Transporte por Automveis. 3. _______. Decreto Legislativo n 4.460 de 11 de janeiro de 1922. Autoriza a concesso de subveno ao Distrito Federal e aos Estados que contrurem e conservarem estradas de rodagens nos respectivos territrios. 4. _______. Decreto n 5.141 de 05 de janeiro de 1927. Cria o Fundo especial para Construo e Conservao de Estradas de Rodagens Federais, constitudo por um adicional aos impostos de importao para consumo a que esto sujeitos gasolina, automoveis, auto-nibus, auto-caminhes, de ar, chassis para automveis, pneumticos, cmaras de ar, rodas maias, motocicletas, bicicletas, side-car e acessrios para automveis. 5. _______. Decreto n 18.323 de 24 de julho de 1928. Aprova o regulamento para a circulao internacional de automveis, no territrio brasileiro e para a sinalizao, segurana do trnsito e polcia das estradas de rodagem. 6. _______. Decreto-Lei n`2.994, de 28 de janeiro de 1941. Cdigo Nacional de Trnsito. 7. _______. Decreto-Lei n 3.651, de 25 de setembro de 1941. D nova redao ao Cdigo Nacional de Trnsito. 8. _______. Lei n 5.108, de 21 de setembro de 1966. Institui o Cdigo Nacional de Trnsito. 9. _______. Decreto-Lei n 237, de 23 de fevereiro de 1967. Modifica o Cdigo Nacional de Trnsito. 10. ______. Decreto n 62. 127, de 16 de janeiro de 1968. Aprova o Regulamento do Cdigo Nacional de Trnsito. 11. ______. Decreto n 62.926, de 26 de junho de 1968. Altera a redao dos artigos 36 e 37 do Regulamento do Cdigo Nacional de Trnsito, aprovado pelo Decreto n 62.127 de 16 de janeiro de 1968. 12. ______. Decreto n 92.722, de 29 de maio de 1986. Altera o Regulamento do Cdigo Nacional de Trnsito. 13. ______. Decreto n 2.237 de 23 de setembro de 1997. Dispem sobre a Coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, composio do Conselho Nacional de Trnsito CONTRAN, e d outras providencias. INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB www.transitobrasil.org
22

Sistema Nacional de Trnsito - Um estudo histrico Jos Ricardo Rocha Cintra de Lima

14. ______. Cdigo Nacional de Trnsito e seu Regulamento. 9. ed, Braslia: Departamento de Imprensa Nacional, 1990. 193 p. 15. ______. Projeto de Lei da Cmara n 73. Braslia: Centro Grfico do Senado Federal, 1994. 226 p. 16. ______. Dirio do Senado Federal. Suplemento n 136, Braslia: Centro Grfico do Senado Federal, 1996. 244 p. 17. ______. Dirio do Senado Federal. Suplemento ao n 123, Braslia: Centro Grfico do Senado Federal, 1996. 366 p. 18. ______. Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro. 19. ______. Lei n 9.602, de 21 de janeiro de 1998. Dispem sobre a Legislao de Trnsito e d outras providencias. 20. Mensagem Presidencial n 1.056 de 23 de setembro de 1997. 21. PINHEIRO, G. F. L, RIBEIRO, D. Doutrina, legislao e Jurisprudncia do Trnsito. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1987. 718 p

Autor: Jos Ricardo Rocha CINTRA de Lima. Ten Cel QOPMDF

INSTITUTO TRNSITO BRASIL ITB

www.transitobrasil.org

23

Вам также может понравиться