Вы находитесь на странице: 1из 11

Conjunto das lista de exerccio respondidas e comentadas pelo professor Tiago A . Gameleira.

Boa noite a todos, segue abaixo as questes que foram feitas durante a primeira unidade da disciplina. Ela servir de base para o entendimento da matria e uma boa consulta para a avaliao ser feita no dia 13 de outubro. Caso no encontre alguma questo da lista que foi passada aqui nessa lista de resposta, deve-se ao fato que no ir ser cobrada diretamente a questo envolvida. Capitulo 01 Introduo Questo 01 Com base na distribuio de custos de software explicados na seo 1.1.6, explique por que apropriado considerar que o software mais do que os programas que podem ser executados pelos usurios finais do sistema. O software mais que programas executados pelo usurio final em termo de custo, j que outras atividades e pessoas so necessrias para que se chegue ao produto. O software no apenas o programa, mas tambm todos os dados de documentao e configurao associados, necessrios para que o programa opere corretamente. Questo 02 Quais so as diferenas entre o desenvolvimento de produto genrico de software e o desenvolvimento de software sob encomenda? No desenvolvimento do software genrico quem produz o software controla a especificao, eles so feitos para atender a necessidade do mercado geral. J no desenvolvimento do software sob encomenda quem compra o software controla a especificao, eles so feitos para atender a necessidade de um cliente especfico. Alem disso num software por encomenda pode atender a mais de um cliente, em geral atendendo a um nicho pequeno do mercado em vista das caractersticas especificas do sistema em questo. Questo 03 Quais so os quatro principais atributos que todos os produtos de software devem ter? Sugira quatro outros atributos que s vezes podem ser significativos. Os quatro principais atributos so: facilidade de manuteno, confiana, eficincia e usabilidade. Atributos que podem ser significativos: Portabilidade, Rastreabilidade, Facilidade de Integrao a Outros Sistemas e Facilidades de Atualizao.

Questo 04 Qual a diferena entre um modelo de processo de software e o processo de software? Sugira dois modos pelos quais um modelo de software pode ser til para identificar possveis aprimoramentos no processo. Um processo de software o que define quais atividades devem ser realizadas dentro de uma produo de sistemas, define tambm as pessoas envolvidas e os objetos a serem gerados. J o modelo de processo de software define a sequncia com que as atividades so executadas e quais as pessoas esto envolvidas e quais os objetos so gerados por cada atividade. Questo 05 Explique por que os custos de teste de sistema so particularmente altos para os produtos genricos de software vendidos em um mercado amplo. Esses produtos esto previstos para serem usados em uma faixa de diferentes configuraes, por este motivo eles so testados intensamente, causando um aumento no custo de testes. Correto e alem disso podemos ver que produtos genrico por aparentemente no ter prazos fixo com clientes tende a ser levado ao mercado muitas vezes com falhas no informada aos usurios(e.g. Windows SO) Questo 06 Os mtodos de engenharia de software tornaram-se amplamente usados somente quando a tecnologia CASE tornou-se disponvel para apoi-los. Sugira cinco tipos de apoio a mtodos que podem ser fornecidos pelas ferramentas CASE. 1. Edio: Eclipse, NetBean, Jude Community, ArgoUML; 2. Suporte a programao: Compiladores - JDK, Banco de Dados Oracle, MySQL e Postgres; 3. Teste: JUnit, cunit (Unitrios) 4. Depurao: Sistemas interativos de depurao 5. Documentao: Editores de texto (Ex: Microsoft Word, OpenOffice), Geradores de documentos (Ex: Javadoc) e Editores de texto colaborativo (Ex: wiki)Jude Community . Uma boa observao de que algumas dessas ferramentas podem ser multi-categorizadas como o exemplo do Jude Community que pode se encaixar em edio e documentao. Questo 07 Alm dos desafios de heterogeneidade, entrega rpida e confiana, identifique outros problemas e desafios que a engenharia de software provavelmente est enfrentando o sculo 21.

Performance do software (utilizao de ferramentas case cria cdigo no otimizado e menos eficiente, novos algoritmos e linguagens mais eficazes para criao de software); Escalabilidade modelos mais eficazes na escalabilidade e manuteno de projetos de software cada vez mais complexos e melhor reutilizao de cdigo. Evoluo dos mtodos de programao. Ex.: programao estruturada, programao orientada a objetos; Segurana; Ergonomia do software software cada vez mais acessvel a todos os utilizadores (Ex.: Utilizadores com deficincias); Produo de software com linguagem natural acelera o processo de criao de software possibilitando um nvel mximo de abstrao; Melhores e mais fiveis agentes inteligentes para ajuda no processo de criao de software; Software amigo do ambiente (performance e tica ambiental); Certificao dos engenheiros de software; Custos mais baixos na produo de software, conjunto das medidas acima indicadas. Questo 08 Discuta se os engenheiros profissionais devem ter um diploma, assim como mdicos e advogados. Acredito que os engenheiros profissionais devem ter um diploma, no porque os mdicos e advogados tm, mas por ser uma profisso importante, principalmente tendo em vista a dependncia que a grande maioria dos pases tem em relao aos sistemas baseados em computador. Produzir e manter o software dentro de custos adequados essencial para o funcionamento da economia, da a importncia do responsvel por esta produo e manuteno que o engenheiro de software. Correto, e alem disso podemos ver que tanto advogados e mdicos tem responsabilidades e deveres quanto a qualidade de seu servio que em teoria se mostra pelo diploma, da mesma forma o engenheiro deve possuir um para amparo ao consumidor dos requisitos mnimos que estes devem ter. Questo 09 Para cada clusula do Cdigo de tica apresentado no Quadro 1.1, sugira um exemplo apropriado que ilustre a clusula. Pblico: Engenheiros que agem com interesse particular;

Cliente e Empregador: Engenheiros que deixam o interesse do cliente e do empregador em segundo plano, agem pensando em seu interesse particular; Produto: Finalizam um produto sem se preocupar com os padres profissionais; Julgamento: profissionais que no so ntegros nem independentes quanto ao julgamento profissional; Gerenciamento: anti-tico no que diz respeito ao gerenciamento de desenvolvimento e manuteno de software; Profisso: profissionais que agem sem pensar na reputao da prpria profisso; Colegas: no colaborar, quando podem, e ser desonesto com colegas de profisso; Indivduo: no obedecer aos princpios da tica na prtica da profisso. Questo 10 Para ajudar a conter o terrorismo, vrios pases esto planejando o desenvolvimento de sistemas de computador que monitorem 24 horas populaes em grandes centros urbanos. Essa medida tem, obviamente, implicaes quanto privacidade. Discuta as questes ticas envolvidas no desenvolvimento desse tipo de sistema. Com este tipo de sistema haveria uma perda da privacidade de todas as pessoas. O Governo poderia monitorar a vida, o dia-a-dia, de quem bem entendesse e no teramos como fugir disto, pois em todos os locais estaramos sendo vigiados. Do ponto de vista da segurana ajudaria sim, mas tem-se que buscar uma forma de melhorar a segurana sem nos tirar o direito privacidade. Essa questo sempre polemica, a privacidade deve estr sempre acima da segurana? At onde os meus direitos vo? Uma luz para esse problema pensarmos num sistema de sigilo de informao onde apenas poucos teriam acesso a parte de informaes presentes dos usurios. Onde estes no poderiam estar acima do governo, nem abaixo deste, mas em comum acordo. Capitulo 02 Sistemas Sociotcnicos Questo 01 Explique por que outros sistemas dentro de um ambiente de sistema podem ter efeitos no previstos no funcionamento de um sistema. Porque os subsistemas tm ligao direta com outros subsistemas, e dependem destes para o perfeito funcionamento do sistema como um todo. Por exemplo, caso um subsistema falhe, provavelmente provocar falhas em outros subsistemas ligados a ele, e consequentemente causar falha no sistema como um todo.

Questo 02 Explique por que a especificao de um sistema a ser usada em um servio de emergncia para gerenciamento de desastres um problema perverso. Isso ocorre porque esse tipo de sistema bastante complexo e depende de muitos acontecimentos incertos, pois impossvel antecipar precisamente o momento e o local em que ocorrer um desastre, as dimenses dos danos que ir causar, etc. Por isso as especificaes so bastante superficiais, pois impossvel especificar sistemas para lidar com situaes que so impossveis prever. Correto, ele esbarra nas limitaes da intangibilidade do problema em questo. Eu no posso prever a extenso dos meus problemas, mas posso criar uma forma de conteno das principais causas. Questo 03 Sugira como os sistemas de software usados em um automvel podem auxiliar na desativao (descarte) do sistema todo. Assim como ocorre em sistemas computacionais generalizados quando so desativados, nem todas as partes de um automvel so descartadas. Fazendo jus a esta analogia, tambm possvel implantar sistemas de software neste automvel com o intuito de monitorar e precisar o tempo de vida que as diferentes partes reutilizadas. Perfeito!! Questo 04 Explique por que importante produzir uma descrio geral da arquitetura do sistema no estgio inicial no processo de especificao do sistema. importante descrever essa arquitetura no estgio inicial para que seja possvel identificar os subsistemas que iro compor o sistema, para que estes possam ser desenvolvidos em paralelo com outros sistemas, bem como definir as interfaces de interligao entre os subsistemas. Isso ajudar a identificar possveis erros de arquitetura durante a faze de desenvolvimento dando tempo hbil para correo. Questo 07 Um sistema de museu virtual multimdia que oferece experincias virtuais da Grcia Antiga ser desenvolvido para um consrcio de museus europeus. O sistema deve fornecer, aos usurios, recursos para visualizar modelos 3-D da Grcia Antiga por meio de um possuiro. Sendo assim, quando o automvel for desativado, ser possvel identificar as partes que sero descartadas e as partes que podero ser

navegador Web padro e deve tambm suportar uma experincia de imerso em realidade virtual. Que dificuldades polticas e organizacionais podem surgir quando o sistema for instalado nos museus que formam os consrcios? Por exemplo, as pessoas que esto visitando o museu fisicamente podem se sentir incomodadas com todo o aparato tecnolgico l presente, para que haja visitantes virtuais; os funcionrios do museu podem no saber lidar com as ferramentas tecnolgicas, e seria necessrio o treinamento de pessoal; alguns museus podem no ter a estrutura fsica e tcnica para abrigar um sistema como esse, etc. Alem disso esbarramos nos conceitos de segurana das informaes contidas no museu, bem como no problema que seria necessrio padronizar todos os museus com informaes acessveis a todas a culturas em questo. Questo 08 Explique por que os sistemas legados podem ser crticos para a operao de um negcio. Esses sistemas podem conter um conhecimento organizacional e de negcio que no documentado, e alm disso, os sistemas legados podem ser fortemente ligados a substitudos. Questo 09 Explique por que os sistemas legados podem causar problemas para as empresas que querem reorganizar seus processos de negcio. A reorganizao desses processos pode no ser compatvel com a estrutura do sistema legado em funcionamento e, por isso, h um risco muito elevado na modificao dessa estrutura, pois o sistema apresenta dados crticos e necessrios para o funcionamento do negcio. Alem que mudanas num sistema legado muitas vezes demanda tempo que no interessante para a empresa em questo. Questo 10 Quais so os argumentos a favor e contra considerar a engenharia de sistemas como uma profisso independente, tais como a engenharia eltrica a engenharia de software? Os prs dizem respeito aos conhecimentos especializados de cada profissional independente, pois estes possuem um conhecimento vasto da sua rea de atuao, contribuindo assim para a qualidade do subsistema regido por eles. Os contras so relacionados a falta de padronizao em relao aos termos tcnicos, uma vez que cada profissional se utilizar de processos fundamentais para o funcionamento de um negcio, apresentando riscos elevados caso sejam

expresses prprias de sua rea de atuao, que geralmente no so de conhecimento dos profissionais de outras reas que estejam envolvidos no projeto de um sistema, e isso dificulta bastante a comunicao entre as reas de atuao profissional. Capitulo 03 Sistemas Crticos Questo 01 Quais so os trs principais tipos de sistemas crticos? Exemplifique as diferenas entre eles. Sistemas crticos de segurana: pode causar perda de vidas ou danos srios ao ambiente. Exemplo: sistema de controle de uma fbrica de produtos qumicos. Sistemas crticos de misso: pode causar problemas relacionados a metas de uma empresa. Exemplo: sistema de navegao de uma nave espacial. Sistemas crticos de negcios: pode resultar em maiores gastos para a empresa que usa este sistema. Exemplo: sistema de contabilidade de clientes de uma banco. Questo 03 Quais so as dimenses mais importantes de confiana no sistema? Disponibilidade, confiabilidade, segurana e proteo. Questo 05 Justificando sua resposta, sugira quais atributos de confiana so provavelmente os mais crticos para os seguintes sistemas: Um servidor de internet provido por um ISSO com milhares de clientes. Disponibilidade, para sempre que os clientes solicitarem seus servios o mesmo est disponvel. Proteo contra ataques de hackers. Um bisturi controlado por computador usado em cirurgias. Confiabilidade para que as cirurgias sejam feitas corretamente e segurana para que no sejam causados danos aos pacientes. Um sistema de controle direcional usado no veculo lanador de satlites. Confiabilidade para que os veculos sejam lanados corretamente e segurana para que estes sistemas no causem danos aos satlites e consequentemente podendo causar danos s pessoas na terra caso este venha a cair.

Um sistema de gerenciamento de finanas pessoais baseado em internet. Confiabilidade para que as transaes sejam feitas de forma correta e proteo contra ataques de pessoas mal intencionadas, podendo at transferir dinheiro de sua conta para outras.

Questo 07 Explique por que existe uma relao forte entre disponibilidade e proteo de sistema. Um sistema estando protegido estar menos suscetvel a ataques ou falhas, logo, no ocorrendo estes dois tipos de problemas a probabilidade de um sistema estar sempre disponvel grande, mas vale lembra que um sistema protegido ir apresentar falhas, a forma como ele trabalha essa falha dar mais proteo e disponibilidade. Questo 11 tico para um engenheiro concordar em liberar um sistema de software com defeitos conhecidos para um cliente? Isso faz alguma diferena se o cliente for avisado sobre a existncia desses defeitos antecipadamente? Seria razovel fazer reclamaes sobre a confiabilidade do software em tais circunstncias? No tico, pois um engenheiro deve especificar tudo o que seu sistema contm e se ele vier com erro quem o criou tem que avisar ao cliente para que este solicite uma correo em tais problemas. Se um cliente for avisado com antecedncia sobre estes defeitos far diferena por que ele ter tempo de solicitar uma correo antes que o mesmo comece a ser usado. Sobre a questo de confiabilidade, tico fazer reclamaes caso o software venha com defeito e o cliente no seja avisado, pois o engenheiro no ter cumprido com o acordo, logo, no merece confiana para fazer outros trabalhos.Interressante que algumas das ferramentas da microsoft em seus contratos vem dizendo que se por ventura apresentar alguma falha que resulte em perdas para o cliente, a empresa estar livre de culpa e legamente em vista que no mesmo contrato ele avisa que pode conter erros e se mesmo assim o cliente deseja compra o produto. Capitulo 04 Processo de Software Questo 02 Explique por que os programas desenvolvidos por desenvolvimento evolucionrio so provavelmente difceis de serem mantidos. Porque como os sistemas so desenvolvidos rapidamente, documentos s vezes no so produzidos,

logo, ficar difcil uma manuteno do sistema. Outro fator importante que os sistemas so mal estruturados e uma mudana contnua corrompe a estrutura do software, fazendo com que mudanas se tornem cada vez mais difceis. Questo 03 Explique como o modelo em cascata de processo de software e o modelo de prototipao podem ser acomodados no modelo de processo espiral. Se a necessidade do programa for a integrao de subsistemas o modelo em cascata o mais apropriado, juntando com a prototipao que cria prottipos facilitando o feedback com o cliente.Correto, a prototipao ideal em modelos que apresentem uma arquitetura bem descentralizada e de facil integrao. Questo 07 Quais so os cinco componentes de um mtodo de projeto? Descreva os componentes de algum mtodo conhecido. Avalie a abrangncia do mtodo escolhido.

As equipes de desenvolvimento trabalham diretamente com o cliente em ciclos muito curtos de uma a duas semanas, no mximo.

As entregas de verses do software acontecem muito cedo e a uma frequncia elevada para maximizar o impacto das reaes dos utilizadores.

A equipe de desenvolvimento trabalha em colaborao total com base em duplas. O cdigo testado e limpo ao longo de todo o processo de desenvolvimento. Indicadores permitem medir o adiantamento do projeto para permitir a atualizao do plano de desenvolvimento.

Estes so os mtodos do XP. Questo 09 Explique por que em um sistema de software usado em um ambiente real deve mudar sob pena de tornar-se progressivamente menos til. Com o passar do tempo um software pode se tornar ultrapassado, devido ao surgimento de novas tecnologias que fazem o mesmo trabalho, mas fazem ainda melhor. Por isso um sistema de software torna-se menos til.Correto, ento dessa forma de suma importancia que os sistemas sempre

tenho uma fase de evoluo, onde mudar sempre para atender aos desejos novos do mercado. Questo 11 Faa um levantamento da disponibilidade de ferramentas em seu ambiente local de desenvolvimento e classifique as ferramentas de acordo com os parmetros (funo, atividade, abrangncia de apoio) sugeridos nesse livro. Ferramentas CASE, como por exemplo, Netbeans, para programao, Jude, para modelagem, Microsoft Word (editor de texto), para documentao.Alem de SGBD para gerenciamento do banco de dados, servidores para aplicaes web, ferramentas de depurao de cgido e testes, como o Xunit.

Capitulo 05 Gerncia de Projeto Questo 01 Explique por que a intangibilidade dos sistemas de software apresenta problemas especiais ao gerenciamento de projetos de software. Como um software intangvel, os gerentes de projetos de software no conseguem acompanhar ou visualizar fisicamente os progressos do software durante as etapas de desenvolvimento e, s possvel ter um feedback aps a concluso de cada uma destas etapas. Questo 02 Explique por que os melhores programadores nem sempre se tornam os melhores gerentes de software. Pode ser til basear sua resposta na lista de atividades de gerenciamento apresentada na Seo 5.1. Porque para ser gerente, necessrio que a pessoa tenha um conjunto amplo de habilidades, como habilidades de liderana, organizao, comunicao, etc. Ou seja, ter habilidades apenas em programao no um fator relevante para tornar uma pessoa como sendo o melhor gerente.

Questo 03 Explique por que o processo de planejamento de software iterativo e por que um plano deve ser continuamente revisado durante um projeto de software. Quando iniciamos um projeto, muitas vezes nos deparamos com informaes vagas. E no

decorrer do desenvolvimento, o projeto precisa ser revisado, testado e modificado. Atravs dessas etapas, o software evolui, e as informaes se tornam mais claras, dando mais segurana para o desenvolvimento. Questo 05 Qual a principal diferena entre um marco e um produto? Os produtos so sempre marcos, mas nem todo marco um produto. Um marco um ponto final reconhecvel de uma atividade do processo de software, ou seja, a concluso de uma etapa. Um produto, por sua vez, o resultado de projeto entregue ao cliente, onde todos os marcos das etapas de desenvolvimento foram atingidos. Geralmente, o produto disponibilizado no fim de alguma fase importante do projeto.

Вам также может понравиться