Вы находитесь на странице: 1из 7

Free Radical - a molecule with an unpaired electron in its outer orbital.

The following example shows normal oxygen losing an electron from its outer orbital and thus, becoming an oxygen free radical.

Figure 8.412 Normal oxygen is converted to an oxygen free radical by losing one electron in its outer orbital, leaving one unpaired electron

Free radicals are highly reactive because they actively seek an electron to stabilize the molecule. Reactive Oxygen Species (ROS) - an oxygen-containing, free radical species. Some of the most common ROS are: Superoxide (O2) Hydroxyl Radical (OH) Hydrogen Peroxide Radical (HO2) Peroxyl Radical (ROO2) Alkoxyl Radical (RO) Ozone (O3) Singlet Oxygen (1O2) Hydrogen Peroxide (H2O2) symbolizes radical

So, we have these free radicals searching for an electron, what's the big deal? The problem arises if the free radicals oxidize LDL, proteins, or DNA as shown below.

8.42 What is an Antioxidant?


We are ready to move on to antioxidants, which as their name indicates, combat free radicals, ROS, and oxidative stress But it's not quite that simple. You have probably heard the saying "take one for the team." Instead of taking one for the team, antioxidants "give one for the team." The giving is the donation of an electron from the antioxidant to a free radical, in order to regenerate a stable compound, as shown below. Donating an electron is how vitamins act as antioxidants.

ANTIOXIDANTES PARA UM INVERNO EM GRANDE FORMA


RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES: SABE O QUE SO? O stress, a poluio, o tabaco, uma alimentao demasiado rica em gorduras e o prprio funcionamento do organismo em condies mais adversas do origem produo dos chamados radicais livres. Estas molculas so muito nocivas sade provocando alteraes nas clulas (oxidao) que acabam por acelerar o seu envelhecimento, traduzindo-se por vezes em doenas graves como alguns tipos de cancro e problemas cardiovasculares, entre outras e ainda tornar o organismo mais sensvel a infeces. Os antioxidantes, tal como o nome faz prever, tm a capacidade de neutralizar estes radicais livres, protegendo o organismo do seu efeito, ou seja, retardando o processo de envelhecimento das clulas, ajudando a prevenir o aparecimento de diversas doenas crnicas e protegendo o organismo de uma forma geral. por isso que os anti-oxidantes so frequentemente utilizados em produtos de comstica e por vezes designados como o elixir da juventude! NUTRIENTES QUE NOS PROTEGEM: As vitaminas C e E e o beta-caroteno, encontrados principalmente nas frutas e vegetais, so os anti-oxidantes mais conhecidos. Tambm no grupo dos minerais encontramos alguns bons exemplos como o caso do selnio, cobre, mangansio e zinco. No entanto, existem muitas outras substncias presentes naturalmente nos alimentos e bebidas com propriedades anti-oxidantes. Os compostos allium presentes nas cebolas e alhos, as antocianinas das beringelas e uvas, as catequinas do vinho tinto e ch, os polifenis do ch, caf, citrinos, vinho

tinto e ma, a lutena presente nas folhas verdes como os espinafres e no milho so mais alguns exemplos de substncias com propriedades anti-oxidantes disponveis num enorme leque de alimentos. CH, CAF OU LARANJADA OU CHOCOLATE PARA VARIAR? O ch, verde ou preto, sobejamente conhecido como fonte de antioxidantes, nomeadamente polifenis cujo poder antioxidante ainda maior do que as vitaminas C e E mas a verdade que o caf tambm bastante rico nestas substncias. Por seu lado, os citrinos e portanto tambm os sumos naturais acabados de preparar constituem uma excelente fonte de antioxidantes, neste caso a vitamina C. Por ltimo, o chocolate ou mais correctamente o cacau que lhe d origem, contm uma quantidade aprecivel destas substncias, do mesmo tipo do ch. Alis, poucos alimentos so to ricos em antioxidantes como o chocolate negro: 40 g de chocolate contm entre 400 e 800 mg, 2 a 4 vezes mais do que um copo de vinho tinto. No caso do chocolate h contudo que ter alguma moderao devido ao igualmente superior valor calrico, principalmente se comparado com o do ch ou caf que praticamente 0 kcal, quando ingerido sem acar. SUPLEMENTOS, SIM OU NO? Em condies de sade e alimentao normais no parece haver necessidade de recorrer a suplementos j que bastante alargado o leque de alimentos capazes de fornecer os vrios antioxidantes de que falmos. No entanto, em determinadas condies que aumentem as necessidades destes nutrientes ou em que a alimentao no seja suficientemente rica e variada pode ser conveniente recorrer a suplementos de antioxidantes. Se pensa ser esse o seu caso aconselhe-se com um mdico ou nutricionista antes de decidir.

Defesa antioxidante
O glutationo exerce um importante papel na defesa antioxidante, pela reduo de radicais e espcies reactivas de oxignio, directa (reaes no enzimticas) ou indirectamente (atravs de reaes enzimticas).

Alimentos com antioxidantes e as suas propriedades:


Uvas
Para alm de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a proteg-la do cancro, do envelhecimento e dos problemas circulatrios. Poucas frutas to pequenas oferecem tantos benefcios. A abundncia de nutrientes desta fruta, ideal como sobremesa ou lanche para pessoas de todas as idades, fazem dela um concentrado de energia e antioxidantes capaz de parar o processo de envelhecimento e as doenas degenerativas, melhorar a sade arterial, o nvel de colesterol e evitar a progresso do cancro. Quais os seus benefcios? O cido flico contribui para produzir glbulos vermelhos e anticorpos. Nas mulheres grvidas, ajuda ainda a prevenir a espinha bfida e outras alteraes no sistema nervoso no beb.

A vitamina B6 ajuda a manter a funo normal do crebro, atua no metabolismo das protenas e refora as defesas orgnicas.

O potssio necessrio para a transmisso do impulso nervoso e atividade muscular. O consumo de uvas ajuda tambm a restabelecer os nveis deste mineral no caso de utilizao de diurticos que o eliminem, ou em pessoas que o expulsam em grandes quantidades (devido ao vmito, por exemplo). So ideais para as crianas e idosos como suporte nutricional e tambm para adultos que necessitem de uma boa fonte de energia. Rom

Como em muitas plantas e frutos, a aco sinrgica dos vrios constituintes da rom superior de cada um deles isolado. No geral, este fruto tem um efeito antioxidante, anticancergeno e anti-inflamatrio, algo que pode ser explicado, em parte, pela presena no s de cido elgico, mas tambm de antocianidinas, galhatos, cido ascrbico, esteris, flavonides, cidos gordos e vrios minerais. A rom est indicada para a preveno e tratamento coadjuvante do cancro da prstata e de doenas cardiovasculares (angina de peito, aterosclerose, colesterol elevado e hipertenso). O seu efeito antioxidante e anti-inflamatrio faz com que seja til em vrias patologias, nomeadamente diabetes, disfuno erctil, infeces bacterianas, resistncia a antibiticos, queimaduras solares, infertilidade, doena de Alzheimer, artrite e obesidade.

Existem tambm resultados promissores ao nvel do cancro do clon, mama, pele e na leucemia, mas ainda no foram realizados estudos em humanos nestas patologias.

Ma Uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doena de Alzheimer. Princpios ativos A casca uma das principais fontes de quercetina, um flavonoide antialrgico e antioxidante. O pericarpo (polpa) contm uma grande quantidade de pectinas e protopectinas, com ao estimulante do intestino, emoliente e protetora do tubo digestivo. rica em procianidinas e antocianidinas, com ao antioxidante venotnica, protetora das artrias e neuroprotetora da doena de Alzheimer. Tem ainda uma ao anticancergena, anti-inflamatria, assim como um efeito ao nvel dos eventos epigenticos e da estimulao da imunidade inata. Oferece taninos com ao cicatrizante e regeneradora dos tecidos, principalmente da mucosa gastrointestinal. Os seus polifenis tm uma ao hipocolesterolemiante e antialrgica. Principais propriedades A macieira beneficia quadros de ms digestes e gastrites, sendo til na gastroenterite infantil. Ajuda a prevenir vrios tipos de cancro como o da pele, mama e clon. Estudos epidemiolgicos indicam que o consumo de uma ou mais mas por dia pode reduzir o risco de cancro do pulmo e clon. Pode ser usada como coadjuvante no tratamento de doenas cardiovasculares, asma e outras disfunes pulmonares. til no tratamento da obstipao, por aumentar o volume do bolo fecal por reteno de gua, estimulando os movimentos peristlticos. Atua ainda ao nvel da reduo do colesterol e do tratamento das alergias, pelos seus efeitos anti-histamnicos, reduzindo o inchao e a inflamao da pele em pacientes atpicos. Cozida, ajuda a tratar as diarreias.

Tomate Um forte antioxidante que ajuda a tratar insnias e doenas da prstata

Contm licopeno, um carotenide antioxidante (presente no plasma sanguneo, protegendo os lpidos, protenas e DNA do stress oxidativo), inibidor das clulas cancergenas. Inclui ainda melatonina, um neurotransmissor que produzido naturalmente pelo nosso organismo noite e que fundamental para o sono; tambm um forte antioxidante, utilizado na preveno e tratamento do cancro. Principais propriedades benfico para o tratamento da insnia e das doenas da prstata. Ajuda tambm a regular os efeitos do jet-lag.

Outras propriedades Pode ser usado como coadjuvante em Oncologia quer como alimento quer com a utilizao isolada da melatonina e do licopeno. A melatonina pura pode ser til no cancro da mama, crebro, pescoo e melanoma. O licopeno demonstrou ser mais eficaz nos cancros da prstata, pulmo e estmago. Tambm demonstrou aco nos cancros do pncreas, clon e recto, esfago, boca, mama e colo do tero. Devido ao seu efeito antioxidante, principalmente do licopeno, reduz a formao dos trombos e placas de ateroma, prevenindo AVC e enfarte do miocrdio. O consumo de tomate foi tambm associado a uma reduo do colesterol LDL.

Cenoura

Um legume antioxidante que deve integrar o seu plano alimentar A cenoura contm betacaroteno, um carotenoide com ao antioxidante que estimula a produo de melanina pelos melancitos, aumentando a proteo natural da pele contra os raios solares, UVA e UVB.

Vrios estudos concluem que o betacaroteno deve ser ingerido sob a forma de alimento e no como suplemento alimentar. Isso deve-se ao facto de outros constituintes fitoqumicos presentes na cenoura, como a lutena modelarem a sua ao. Propriedades Os constituintes da cenouram aumentam o tempo e durao do bronzeado e melhoram a acuidade visual, ajudando no tratamento de doenas como a degenerao macular relacionada com a idade, retinopatia diabtica e diminuio da viso noturna. Alm disso, benfica no tratamento do colesterol e tem um enorme poder saciante, reduzindo a absoro de gorduras, sendo til em regimes de emagrecimento. A cenoura tambm protege o sistema cardiovascular.

Benefcios comprovados Vrios alimentos que constituem a dieta mediterrnica protegem contra o aparecimendo do melanoma. o caso das cenouras. Segundo um estudo publicado no International Journal of Epidemiology (2008), foram analisados 304 pacientes com melanoma, observando-se que a diminuio da incidncia chegou a atingir os dez por cento. Diversos estudos tm vindo a sugerir que uma concentrao elevada de carotenoides no sangue protege contra reicidivas de cancro da mama e o aparecimento do cancro do clon, da bexiga e de leucemia.

Вам также может понравиться