Вы находитесь на странице: 1из 32

V E S T I B U LAR

SECRETARIA DE CINCIA E TECNOLOGIA

CEDERJ
> > > GRADUAO A DISTNCIA

2013D 2

Fundao Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

INSTRUES
1. 2. Voc deve ter recebido do fiscal um Caderno de Questes e um Carto de Respostas, assim como Folhas de Respostas para a Redao e para as Questes Discursivas. O Caderno de Questes (32 pginas) contm trinta e cinco questes de mltipla escolha do ncleo comum do Ensino Mdio, cinco questes de Lngua Espanhola, cinco questes de Lngua Inglesa (tambm de mltipla escolha), uma proposta de Redao, cinco questes discursivas para cada curso do Consrcio CEDERJ, espaos para rascunho, uma Tabela Peridica e uma Tabela resumida de cdigo gentico (pgina 32). Confira, no Caderno de Questes, se as informaes do item anterior esto corretas e se as questes esto legveis. Confira, tambm, no Carto de Respostas e nas Folhas de Respostas, se seu nome, nmero de inscrio e nmero do documento de identidade esto corretos. Voc dispe de cinco horas para realizar esta prova, incluindo o preenchimento do Carto de Respostas. Utilize apenas caneta esferogrfica com tinta azul ou preta para o preenchimento do Carto de Respostas, para redigir a Redao e para escrever na Folha de Respostas. Cada questo de mltipla escolha contm quatro alternativas de respostas (A) (B) (C) (D) , sendo apenas uma delas a correta. A questo que apresentar mais de uma alternativa assinalada receber pontuao zero, mesmo que dentre elas se encontre a correta. As questes de lngua estrangeira tm numerao comum, de 36 a 40. Responda, apenas, as questes do idioma estrangeiro que voc escolheu no ato de sua inscrio. Na contracapa deste Caderno de Questes, verifique com ateno as pginas onde se encontram as questes discursivas que pertencem ao curso que voc escolheu no ato de sua inscrio. As respostas s questes discursivas devero ser registradas na Folha que voc recebeu. Verifique atentamente o nmero de cada questo e utilize apenas o espao previsto para sua resposta. No use qualquer instrumento que sirva para clculo e desenho, como tambm qualquer material que sirva de consulta. Desligue seu celular. Aps o incio da prova, voc dever permanecer na sala por, no mnimo, sessenta minutos. Ao trmino da prova, entregue ao fiscal o Carto de Respostas assinado e as Folhas de Respostas que sero desidentificadas na sua presena. Se voc terminar a prova aps quatro horas do incio da mesma, poder levar este Caderno de Questes. Caso necessite de mais esclarecimentos, solicite a presena do Chefe de Local.

3.

4. 5. 6.

7. 8. 9.

10. 11. 12. 13. 14. 15.

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA da pgina 3 pgina 13 REDAO pgina 14 QUESTES DISCURSVAS


RESPONDA SOMENTE QUELAS DO CURSO PARA O QUAL VOC SE INSCREVEU.

CURSOS de ADMINISTRAO e ADMINISTRAO PBLICA pgina 16 CURSO de CINCIAS BIOLGICAS pginas 17 e 18 CURSO de TECNOLOGIA em SISTEMAS de COMPUTAO pgina 19 CURSO de LICENCIATURA em FSICA pginas 21 e 22 CURSO de LICENCIATURA em GEOGRAFIA pginas 23 e 24 CURSO de LICENCIATURA em HISTRIA pgina 25 CURSO de LICENCIATURA em LETRAS pgina 26 CURSO de LICENCIATURA em MATEMTICA pgina 27 CURSO de LICENCIATURA em PEDAGOGIA pgina 28 CURSO de LICENCIATURA em QUMICA pgina 29 CURSO de LICENCIATURA e TECNOLOGIA em TURISMO pginas 30 e 31

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
01 No texto, a oposio explorada por Machado de Assis entre as atitudes condizentes com um homem bem criado (linha 26 ) e com um homem malcriado (linha 15 ) faz ressaltar (A) uma conscincia realista e irnica da hipocrisia da sociedade. uma crena positivista em valores morais absolutos para a humanidade. uma defesa romntica e utpica dos ideais abolicionistas na literatura. uma valorizao da rgida etiqueta caracterstica da vida social brasileira.

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

TEXTO [01 de junho de 1888] Estando h dias a almoar com alguns amigos, percebi que alguma coisa os amargurava. No gosto de caras tristes, como no gosto delas alegres; um meio-termo entre o Caju* e o Recreio Dramtico* 5 o que vai comigo. Seno quando, com um modo delicado, perguntei o que que tinham. Calaram-se; eu, como manda a boa criao, calei-me tambm e falei de outra cousa. Foi o mesmo que se os convidasse a pr tudo em pratos limpos. Tratando-se de um 10 almoo, era condio primordial. Um dos convivas* confessou que no meio das festas abolicionistas no aparecia o seu nome, outro que era o dele que no aparecia, outro que era o dele, e todos que os deles. Aqui que eu quisera ser um 15 homem malcriado. O menos que diria a todos, que eles tanto trabalharam para a abolio dos escravos, como para a destruio de Nnive*, ou para a morte de Scrates*... Eu, com uma sabedoria s comparvel deste filsofo, respondi que a histria era um livro 20 aberto, e a justia a perptua vigilante. Um dos convivas, dado a frases, gostou da ltima, pediu outra e um clice de Alicante*. Respondi, servindo o vinho, que as reparaes pstumas eram mais certas que a vida, e mais indestrutveis que a morte. Da primeira 25 vez fui vulgar, da segunda creio que obscuro; de ambas sublime e bem criado. Em linguagem ch*, todos eles queriam ir Glria* sem pagar o bond*; creio que fiz um trocadilho.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Crnica. Bons dias. Obra completa, v. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 492 (fragmento).

(B) (C) (D)

02 Levando em considerao o contexto narrativo, assinale a alternativa que melhor corresponde reescrita do seguinte trecho: Seno quando, com um modo delicado, perguntei o que que tinham. (linhas 5-6) (A) (B) (C) (D) Do contrrio, com um modo delicado, perguntei o que que tinham. Eis que, com um modo delicado, perguntei o que que tinham. Mas, com um modo delicado, perguntei o que que tinham. Jamais, com um modo delicado, perguntei o que que tinham.

03 Um dos convivas confessou que no meio das festas abolicionistas no aparecia o seu nome, outro que era o dele que no aparecia, outro que era o dele, e todos que os deles. Aqui que eu quisera ser um homem malcriado. (linhas 11-15) Atentando para a coeso que o encadeamento das formas pronominais em negrito promove na construo do enunciado, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) cada forma se refere a um diferente conviva. ambas as formas se referem totalidade dos convivas. a primeira forma se refere ao sujeito narrador. a segunda forma se refere expresso um homem malcriado.

*Caju: bairro do Rio de Janeiro onde se localiza o cemitrio de mesmo nome. *conviva: convidado, participante. *Recreio Dramtico: antigo teatro de variedades carioca. *Nnive: capital do antigo Imprio Assrio. *Scrates: clebre filsofo grego da Antiguidade. *Alicante: vinho produzido na regio da Espanha que tem esse nome. *ch: simples, comum. *Glria: bairro do Rio de Janeiro. *bond: o autor grafa dessa maneira a palavra bonde.

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
08 Nos animais, diferentes tipos de clulas se renem para formar os tecidos que podem ser classificados em quatro tipos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. A figura abaixo demonstra a organizao de dois desses tecidos (A e C) separados por uma estrutura (B).

04 Assinale a alternativa que analisa corretamente o tratamento dado pelo autor figura de linguagem encontrada em pr tudo em pratos limpos (linha 9): (A) O autor torna abstrata a situao do almoo com os amigos, ao utilizar linguagem figurada para descrev-la. O autor mostra que essa figura est desgastada, ao mencionar mais adiante a linguagem ch. O autor refora o sentido de clareza presente na metfora, ao contrast-la com as ideias confusas dos seus amigos. O autor reacende o sentido concreto da metfora, ao sublinhar o contexto semntico de almoo, gerando um efeito cmico.

(B) (C)

A B C

(D)

Os tecidos A e C e a estrutura B, que os separa, so respectivamente identificados como: (A) (B) (C) (D) tecido conjuntivo, tecido muscular e membrana basal. tecido epitelial, tecido nervoso e membrana basal. tecido conjuntivo, tecido epitelial e lmina basal. tecido epitelial, tecido conjuntivo e lmina basal.

05 O autor sugere que na frase ir Glria sem pagar o bond (linhas 27-28 ) h um trocadilho. Isso ocorre porque, nesse ponto da crnica, (A) (B) (C) (D) criado um efeito dissociativo entre um nome prprio e um nome comum. usado um termo de origem estrangeira para conferir estranheza frase. a polissemia do primeiro substantivo aproveitada de maneira irnica. o nome prprio refere-se igualmente a um local e a uma pessoa. BIOLOGIA 06 De acordo com a teoria celular, todo ser vivo formado por clulas. Com o surgimento do microscpio, foi possvel observar que existem clulas mais simples, as procariticas, e outras que so mais complexas, as eucariticas. O exame das clulas mais simples mostra a presena de trs estruturas, identificadas como: (A) (B) (C) (D) membrana citoplasmtica, ribossomo e centrolos. membrana citoplasmtica, DNA circular e mesossomo. parede celular, DNA circular e centrolos. parede celular, cloroplastos e mitocndrias.

09 A figura abaixo mostra uma sequncia do tubo digestrio humano e alguns rgos anexos.

Na figura, os algarismos romanos I, II, III, IV e V correspondem respectivamente a: (A) (B) (C) (D) estmago, pncreas, intestino, vescula e fgado. fgado, pncreas, intestino, vescula e estmago. fgado, vescula, intestino, pncreas e estmago. estmago, fgado, intestino, vescula e pncreas.

07 Acredita-se que as plantas terrestres tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, uma vez que existem vrias caractersticas que as aproximam. Nesse contexto, as brifitas formariam o grupo de transio das plantas no ambiente terrestre. Para a identificao das brifitas como grupo de transio, as estruturas fundamentais so: (A) (B) (C) (D) raiz, cauloide e folha. rizoide, cauloide e filoide. raiz, caule e folha. rizoide, caule e filoide.
4

10 Segundo o teorema formulado, em 1908, por Hardy e Weiberg, as frequncias gnicas e genotpicas permanecem constantes ao longo das geraes em uma populao infinitamente grande, em que todos os cruzamentos ocorrem ao acaso. Esse teorema, entretanto, s vlido para populaes isentas de fatores evolutivos, como: (A) (B) (C) (D) mutao, seleo natural, migrao e deriva gnica. isolamento reprodutivo, hibridizao, recombinao e seleo natural. isolamento geogrfico, especiao, clonagem e convergncia adaptativa. mutao, migrao, transgnese e adaptao.

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
13 Um pndulo oscila livremente em torno de sua posio de equilbrio. Assinale a opo que representa os valores dos mdulos da velocidade, v, e da acelerao, a, do pndulo, quando ele atinge os pontos mais altos da sua trajetria.

FSICA

11 Um balo composto por uma bolsa de material flexvel inteiramente cheia de ar , acoplada a um equipamento que queima combustvel. Esse equipamento situa-se logo abaixo da boca do balo. Aumentando-se a taxa de queima de combustvel, possvel fazer o balo subir. Assinale a alternativa que, complementando o enunciado a seguir, apresenta a explicao fsica para a subida do balo.

(A) (B) (C) (D)

v=0, a0 v=0, a=0 v0, a0 v0, a=0

O incremento na taxa de queima de combustvel (A) aumenta a chama que exerce uma fora ascensional no ar que est dentro do balo; esta fora se propaga a toda a estrutura do balo, empurrando-o para cima. aumenta a presso do ar no interior do balo; a diferena de presso entre o ar no interior e no exterior da bolsa proporciona a impulso do balo para cima. causa uma diminuio da densidade do ar no interior do balo, acarretando o aumento da fora de empuxo ascensional. causa uma diminuio da densidade do ar no interior do balo, acarretando uma diminuio do peso total do balo, que ascende devido ao empuxo. Trs lmpadas idnticas esto conectadas em um
1

14 Uma chave de boca usada para afrouxar um parafuso, aplicando-se uma fora, F, no cabo da chave. Assinale a alternativa que representa a maneira que exige menor esforo para afrouxar o parafuso. (A)
F F

(B)
F

(C)

(D)

(B)

(C)

(D)

15 Um motorista acelera seu carro para frente com a alavanca do freio de mo levantada. Considerando que o carro tem trao dianteira e que o freio de mo atua apenas nas rodas traseiras, assinale a alternativa que representa, nessa situao, as foras de atrito que o solo exerce nos pneus dianteiros e traseiros do carro.

12

(A)

circuito representado na figura.

2 V

(B)

Sabendo que os brilhos das lmpadas so proporcionais s potncias dissipadas por elas, assinale a opo que representa a relao entre os brilhos, B1 e B2 , das lmpadas 1 e 2. (A) (B) B1= 2B2 B1= 4B2 (C) (D) B1= B2/2 B1= B2/4
5

(C)

(D)

Fundao

Consrcio

cederj
GEOGRAFIA

V E S T I B U L A R 2013 2
18 Analise o mapa a seguir:

16

Analise o mapa a seguir: O UNIVERSO CATLICO

Fonte: THRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2008, p. 237. Fonte: Jornal O Globo. Mundo, 13 fev. 2013, p. 27.

No universo descrito no mapa, a rea geogrfica com maior contingente de catlicos e aquela onde se localiza o maior nmero de pases com incremento do catolicismo, no perodo indicado, so, respectivamente, as seguintes: (A) (B) (C) (D) Amrica do Norte e sia ocidental. Amrica Latina e Europa ocidental. Amrica Latina e frica subsaariana. frica setentrional e Europa ocidental.

De acordo com o mapa, nas regies norte e nordeste, as maiores concentraes industriais predominam nas (A) (B) (C) (D) divisas estaduais. capitais estaduais. faixas de fronteira. cidades de fronteira.

19 17 RISCO DE DEPRESSO NA EUROPA

GUERRAS SEM FIM

Ningum conhece, de fato, o final da transio demogrfica. Nada nos faz esperar que a fecundidade deixe de diminuir, como por um passe de mgica, at o nvel necessrio para a substituio geracional. (...) A Europa, historicamente a mais avanada no plano da transio demogrfica, tambm a mais ameaada pelo risco da depresso demogrfica.
VALLIN, J. Um mundo superpoblado... y envejecido? In. El atlas de las mundializaciones. Valencia: Fundacin Mondiplo, 2011, p. 127. Adaptado.

Washington tratou de conseguir a permisso de Bagd para manter dezenas de milhares de soldados no Iraque, mas o rechao popular foi to massivo que inclusive os partidos polticos iraquianos aliados da OTAN tambm rechaaram a petio. Os Estados Unidos deixam para trs um Iraque liberado de Sadam Hussein, mas que dificilmente servir de modelo para um Oriente Prximo democrtico: um pas devastado e minado pelo confessionalismo.
GRESH, A. Geografa del caos en Oriente Prximo. In. El atlas del Monde Dioplomatique. Valencia: Fundacin Mondiplo, 2012, p. 144. Adaptado.

O risco de depresso demogrfica decorre da seguinte tendncia: (A) (B) (C) superao da taxa de natalidade pela de mortalidade, no mdio e longo prazos. reduo progressiva da esperana ou expectativa de vida, no curto e mdio prazos. incremento mais acelerado da taxa de natalidade que o da taxa de mortalidade, no mdio e longo prazos. desenvolvimento rpido da taxa de fecundidade entre as geraes mais jovens, no mdio e longo prazos.
6

Nesse contexto geopoltico regional, as relaes entre o governo no poder em Bagd e o Ir destacam-se por serem (A) (B) (C) (D) militarmente inviveis. diplomaticamente cordiais. culturalmente incompatveis. comercialmente ultrapassadas.

(D)

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
22 A Revoluo Industrial na Inglaterra tem sido um tema recorrente na historiografia internacional. O protagonismo ingls o ponto de partida para as anlises acerca das experincias europeias de industrializao no sculo XIX. Em relao a essas experincias europeias de industrializao, correto afirmar que (A) a Itlia industrializou-se em menos de uma dcada, associando o modelo ingls precocidade de seu processo de unificao. a Blgica reproduziu o modelo ingls, baseado na livre concorrncia e no estmulo formao de oligoplios. a industrializao alem se confunde com o processo de unificao do pas e com uma decisiva associao entre a burguesia industrial e o setor bancrio. a Frana promoveu sua industrializao, tendo por base a destruio do campesinato e o incentivo para a criao do proletariado, atravs da poltica de industrializao do campo.

20 Analise a fotografia de uma vegetao que predomina no domnio natural do semirido brasileiro:

(B)
Fonte: Disponvel em: http://www.baixaki.com.br/ papel-de-parede/23830 (...). Acesso em 15/05/2013.

(C) A vegetao registrada na fotografia denominada: (A) (B) (C) (D) hileia. igap. cerrado. caatinga.

(D)

HISTRIA

21 A condio de homem de letras incompatvel com o retiro, a solido, o afastamento da capital da repblica das letras. Pressupe, pelo contrrio, a convivncia em que assentam as pequenas sociedades onde os letrados adoram conversar e discutir.
CHARTIER, Roger. O Homem de Letras. In: VOVELLE, Michel. O Homem do Iluminismo. Lisboa, Editorial Presena, 1997, p. 129.

23 No final do sculo XVIII, o contedo histrico das revoltas de escravos mudou radicalmente de configurao, deixando de lado as tentativas de assegurar a liberdade, para chegar a eliminar a escravido como sistema social.
GENOVESE, Eugene. Da rebelio revoluo. So Paulo, Global, 1983, p. 26)

Apesar das diferenas entre os pensadores iluministas, pode-se afirmar que (A) seus debates sobre as cincias, as artes e a literatura estiveram ainda vinculados aos poderes absolutos dos monarcas do Antigo Regime. suas reflexes firmam-se na ideia da racionalizao do homem, em sua capacidade de pensar e transformar o mundo. a racionalizao do mundo defendida por esses pensadores culminou numa crtica atuao dos exploradores em busca de novas terras, considerados egostas e potencialmente imperialistas. as ideias desses letrados foram marcadas pela assertiva da superioridade dos nobres, socialmente privilegiados pelo nascimento, reconhecidos como os naturais integrantes da burocracia.

Assinale a alternativa que identifica o marco do processo revolucionrio para a libertao dos escravos nas Amricas. (A) A conscincia poltica antiescravista da Inglaterra, que pressionou o Brasil, recm-independente, ao proibir o trfico negreiro em 1831. Os quilombos existentes na capitania de Pernambuco, na Amrica Portuguesa, em especial o de Palmares, apenas desmantelado por volta de 1710. A guerra de secesso nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 a 1865, que ops os estados sulistas e os do Norte, ambos adeptos da abolio. A luta pela independncia do Haiti entre os anos de 1791 a 1804, que culminou com a libertao dos escravos dessa ex-colnia francesa.
7

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
(C) cidade de So Paulo. a poltica governamental do perodo esteve umbilicalmente atrelada ao processo de internacionalizao da economia brasileira. o programa do governo estava essencialmente pautado no estmulo agricultura, em especial dos pequenos produtores instalados no entorno de Braslia, a nova capital.

24 Em interessante artigo sobre o papel das mulheres no Brasil, a historiadora Eni Samara afirmou: Pesquisas recentes tm apontado que no Brasil o nmero de mulheres como chefes de domiclio aumentou nas ltimas dcadas nas reas urbanas (...). Ao contrrio, no entanto, do que comumente apontado pelo senso comum e pela mdia, este no um fenmeno recente.
(SAMARA, Eni Mulheres chefes de famlia e de domicilio no Brasil: sculos XIX e XX. In: MOURA, Esmeralda; FERLINE, Vera. Histria Econmica, agricultura, indstria e populaes. So Paulo, Alameda, 2006, p.33).

(D)

MATEMTICA

Com base na afirmativa apresentada, assinale a alternativa que melhor caracteriza o papel das mulheres brasileiras nos sculos XIX e XX. (A) A participao da classe trabalhadora feminina no espao pblico do sculo XIX caracterizou-se, principalmente, pela presena da mulher na economia informal de venda de seus trabalhos, atuando como lavadeiras, tecels e vendedoras. No sculo XX, as mulheres foram excludas da participao poltica, submetidas ao controle de seus respectivos maridos. O papel feminino de me delicada e esposa era reforado pelo ideal de famlia burguesa. Na segunda metade do sculo XX, as mulheres perderam espao na poltica nacional. O crescente descontentamento popular expressou-se pela desconfiana em relao ao papel das mulheres como protagonistas da poltica partidria. A atuao feminina nos sculos XIX e XX esteve relacionada insero das mulheres nas atividades cotidianas da Igreja. O papel da instituio limitou a atuao feminina ao espao domstico, como senhoras do lar.

26 As letras P, Q e R denotam, respectivamente, 10% de 1200, 20% de 600 e 30% de 500. Assim sendo, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) P>Q>R P<Q<R P=Q<R P<Q=R

(B)

(C)

(D)

27 Por dia, uma fazenda produz, artesanalmente, 26 barras de 1 kg de doce de leite. No fim de cada semana (de sete dias), as barras fabricadas devem ser acomodadas em caixas para transporte. Em cada caixa cabe, no mximo, uma dzia de barras. correto afirmar que, por semana, o nmero mnimo de caixas necessrias para efetuar o transporte igual a: (A) (B) (C) (D) 14 15 16 17

25 No programa de metas do meu Governo, a construo da nova Capital representou o estabelecimento de um ncleo, em torno do qual se vo processar inmeras realizaes outras, que ningum negar fecundas em consequncias benficas para a unidade e a prosperidade do pas (Discurso do presidente JK na inaugura o de Bras lia, 1960, retirado de www.franklinmartinscom.br/estacao_historia, em 29 de abril de 2013). Sobre o programa de metas do governo Juscelino Kubitschek, pode-se afirmar que (A) a proposta do governo estava assentada na participao do Estado no processo de nacionalizao das grandes indstrias instaladas no pas. a prioridade do governo JK estava direcionada para o apoio s cooperativas operrias instaladas na
8

28 Um dado cbico equilibrado (no viciado) lanado duas vezes. A probabilidade de que nesses dois lanamentos se obtenha, pelo menos uma vez, a face marcada com o nmero 4 igual a: (A) (B) (C) (D)
11 36

1 36 6 36
25 36

(B)

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
QUMICA

29

A figura a seguir exibe a planificao de um cubo:

31 Os steres so compostos orgnicos que possuem o grupo funcional carboxilato, destacado em azul na seguinte estrutura: Nesse cubo, o nmero da face oposta face de nmero 5 igual a:

(A) (B) (C) (D)

1 2 3 4

Um ster muito comum o butanoato de etila, utilizado para conferir aroma artificial de abacaxi a produtos alimentcios. Sua frmula estrutural :

30 Diz-se que uma funo f: IR todo x IR tem-se f(-x) = f(x). Assinale a funo que no par:

IR par se, para Observe que, na frmula do butanoato de etila, o tomo de carbono est ligado por meio de dupla ligao ao tomo de oxignio. Esse tomo de carbono deve, ento, ser considerado: (A) (B) (C) (D) primrio. secundrio. tercirio. quaternrio.

(A) (B) (C) (D)

f (x) =

cos( x )

2 f ( x ) = cos x 2

f ( x ) = cos ( x ) +

f ( x ) = cos x + 2

32 Al m de apresentar a hibrida o sp 3 , o carbono tamb m apresenta orbitais dos tipos sp 2 e sp. Considerando-se as f rmulas estruturais de dois compostos do carbono H 2 C = CH 2 (etileno) e H C C H (acetileno), correto afirmar que (A) no acetileno, existe uma tripla ligao e, quando isso ocorre, uma das ligaes pi e as duas outras so do tipo sigma. no etileno, existe uma dupla ligao e, quando isso ocorre, uma delas sigma e a outra pi. no acetileno, a hibridao sp2. no etileno, o tipo de hibridao sp3.

(B) (C) (D)

33 Um composto qu mico possui 28,12% de alumnio; 21,87% de silcio, e o restante de oxignio. Pode-se, ento, afirmar que sua frmula mnima : (A) (B) (C) (D)
9

AlSiO3 Al2Si2O6 Al4Si2O10 Al4Si3O12

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
Rascunho

34 A uma dada temperatura T, verificou-se que as espcies participantes do equilbrio do cido actico H3CCOOH H+ + H3CCOO apresentavam as seguintes concentraes: [H3CCOOH] = 0,1 mol/L, [H+] = 0,001 mol/L, [H3CCOO] = 0,001 mol/L Com base nesses dados, correto afirmar que o valor da constante de equilbrio (Ka) para a reao apresentada : 1,0x101 1,0x102 1,0x105 1,0x106

(A) (B) (C) (D)

35 Desejando-se preparar 100,0 mL de soluo de hidrxido de sdio 0,3 mol/L e tendo-se disposio uma soluo 2,0 mol/L, o volume em mL que dever ser utilizado o de: (A) (B) (C) (D) 0,015 mL 0,15 mL 1,50 mL 15,0 mL

10

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
pagando un modesto alquiler. Espera confiado que algn da se lo concedan: Cuando tenga una pequea casa, no echar de menos esta vida. Tengo ochenta aos y durante la noche me gustara dormir en mi cama. 36 El principal motivo por el cual Silvano Toniolo viaja en tren es que (A) (B) (C) (D) perdi la casa en la que viva. decidi vivir en la aventura. sufri una enfermedad mental. quiso conocer toda Italia.

LNGUA ESPANHOLA
Lea el siguiente texto y escoja la opcin correcta en las preguntas que aparecen a continuacin: UN JUBILADO DESAHUCIADO, CON 80 AOS, VIVE EN VIAJE PERMANENTE EN LOS TRENES ABC, 22/04/2013
http://www.abc.es/internacional/20130422/abci-italiano-ochomeses-tren-201304211752.html (adaptado)

Silvano Toniolo, de 80 a os, exenfermero, vive permanentemente en los trenes que le sirven de casa para no dormir a la intemperie. Evita as tener que convertirse en un sin techo y verse condenado a vagabundear en la calle. Silvano no utiliza los trenes que estn parados o estacionados de forma fija en los rales, sino en los que se mueven por Italia. As lleva ya ocho meses, desde que fue desahuciado y echado de un pequeo apartamento que tena en el centro de Turn. Puede hacerlo al disponer de un carnet de invlido desde que tuvo un ictus que lo ha dejado parcialmente invlido, lo que le permite viajar gratis. En estos ocho meses, no se ha bajado del tren, salvo para cambiar de ruta y destino. Se conoce de memoria los horarios y diversas combinaciones que puede hacer para llegar a diversas ciudades.

37 Segn la noticia, el jubilado Silvano Toniolo viaja gratuitamente en los trenes porque (A) (B) (C) (D) 38 (A) (B) (C) (D) sube a los vagones que estn en movimiento. cuenta con amigos en la compaa ferroviaria. tiene un carnet que le permite hacerlo. burla los sistemas de seguridad de los vagones. Como equipaje, Silvano lleva dinero y tarjetas de crdito para hacer compras. ropa interior masculina y una maquinilla para afeitarse. maletas de poco peso y una almohadilla. cosas imprescindibles para el aseo y poca ropa.

Ligero de equipaje
Silvano viaja muy ligero de equipaje, pero su existencia es peligrosa: Me han robado dos veces. Llevo conmigo una mochila negra que uso como almohadilla. As no me la quitan. En su interior incluye una camisa de recambio, un par de calcetines, cepillo de dientes y jabn para afeitarse. En un bolsillo interno del chaquetn, que lo tiene en permanente control, lleva un monedero con un puado de euros y el carnet que le permite viajar gratis en tren. Esta es mi nica riqueza. El resto de mis pocas cosas las he dejado en custodia en un instituto religioso. Voy all de vez en cuando para coger lo que me sirve y lavar la ropa, afirma con entereza.

39 Segn el relato de la noticia, el jubilado tras vivir ocho meses en esa situacin se ha (A) (B) (C) (D) desesperado. acostumbrado. indignado. ilusionado.

40 La relacin del anciano con los inspectores de los trenes es (A) (B) (C) (D) indiferente. mala. cordial. conflictiva.

Me gustara dormir en mi cama


Vive Silvano en la pobreza absoluta, pero con gran dignidad: No soy un sin techo. No me he hundido o desesperado. Cuando me despierto por la maana, voy al lavabo del vagn para lavarme y afeitarme. Silvano se ha habituado a esta vida sui generis y llega incluso a apreciarla: Viajando conozco a muchas personas. Uno se abre a los dems. Conozco a casi todos los inspectores de los trenes, de alguno de ellos soy amigo. A veces por la maana me traen el caf. Mientras tanto, ha hecho una peticin para que le den un alojamiento

11

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LNGUA INGLESA

If you cant master English, try Globish By Mary Blume PARIS It happens all the time: during an airport delay, the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word. They dont know it, but the Korean and the Colombian may be speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrire, considers it a proper language. It is not a language, it is a tool, he says. A language is the vehicle of a culture. Globish doesnt want to be that at all. It is a means of communication and of simplifying the language so it can be understood by all. The main principles of Globish are a vocabulary of only 1,500 words in English, gestures and repetition. The Learning Globish Web site also includes song lyrics because Nerrire believes this is an excellent way to learn words, even if they are not among the Globish 1,500. The seeds for Globish came about in the 1980s when Nerrire was working for IBM in Paris with colleagues of about 40 nationalities. At a meeting, they started talking in what Nerrire calls a certain form of distorted English. One might say that, except for the American colleagues, everyone in the group was speaking Globish, though they didnt know it. But that is not totally true. They all, like me, said Nerrire, spoke low-quality English, not really Globish. One might have a vocabulary of 2,000 words, another of 1,200 and not the same words. One of the things of interest in my proposal for Globish is that with 1,500 words you can express everything. People all over the world will speak with the same limited vocabulary. Nerrire believes that with 182 hours, the student should be able to communicate in Globish. It is not a pretty language - but Nerrire repeats that it is nothing but a tool when proper English is not understood. It is not the language of Shakespeare, Faulkner or Virginia Woolf, he explains.
Adapted from. <http://www.nytimes.com/2005/04/21/arts/21iht-Blume22.html?pagewanted=all&_r=0> Acesso em 22 abril 2013.

Glossary: delay: atraso; chatting: conversando informalmente; latest: a mais recente; tool: ferramenta; seeds: sementes/bases

Responda s questes 36, 37 e 38, marcando a alternativa correta. 36 (A) (B) (C) (D) Qual das opes abaixo apresenta uma definio adequada de Globish? Globish um tipo de linguagem desenvolvido por uma equipe da IBM. Globish uma lngua com um vocabulrio extenso e sofisticado. Globish mais uma ferramenta lingustica do que uma lngua em si. Globish um dialeto extinto que continha 1.500 palavras.
12

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
RASCUNHO

37 De acordo com o texto, alm das 1.500 palavras, que outros elementos constituem as bases do Globish? (A) (B) (C) (D) Gestos e repetio. Letras de msica. Textos de literatura inglesa. Intercmbios culturais.

38 A que se refere its em Not that its inventor, [] (paragraph 2) ? (A) (B) (C) (D) The Colombian. Globish. Nerrire. The Korean.

Answer questions 39 and 40 , marking the correct alternative. 39 (A) (B) (C) (D) The purpose of Globish is to function as a computer language. a proper language. a vehicle of culture. an effective means of communication.

40 Song lyrics are included in the Globish Web site because, according to Nerrire, (A) (B) (C) (D) they represent an efficient way to learn vocabulary. they have a vocabulary of around 1,500 words. they are easy to find in the World Wide Web. they reflect the culture of 40 different nationalities.

13

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
REDAO

Leia atentamente os textos a seguir. TEXTO I DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (trechos) Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. Artigo III Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo IV Ningum ser mantido em escravido ou servido, a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas. Artigo V Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Disponvel em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

TEXTO II

Disponvel em: http://www.dauroveras.com.br/ direitos/charge-da-vez-direitos-humanos

Proposta
A Declarao Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela ONU (Organizaes das Naes Unidas) em 1948. Constitui-se, at hoje, como base da criao de inmeros tratados sobre os direitos humanos no mundo, embora sua aplicao no seja legalmente obrigatria. A partir das leituras dos textos I e II, redija um texto dissertativo que discuta o seguinte tema:

A falta de acesso de parte da populao brasileira aos direitos previstos pela Declarao Universal dos Direitos Humanos.
Ateno: O texto deve ter entre 20 e 25 linhas, ser escrito em prosa, na modalidade culta da lngua portuguesa, e apresentar argumentos consistentes, claros e coesos. As ideias devem estar bem encadeadas e a progresso textual deve avanar para uma concluso.
14

Fundao

Consrcio

cederj R A S C U N H O

V E S T I B U L A R 2013 2
D A R E D A O
MNIMO DE 20 E MXIMO DE 25 LINHAS

05

10

15

20

25

15

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

QUESTES DISCURSIVAS - RESPONDA SOMENTE QUELAS DO CURSO PARA O QUAL VOC SE INSCREVEU.

ADMINISTRAO e ADMINISTRAO PBLICA


1a QUESTO No atual cenrio da globalizao, os pases antes chamados de emergentes esto assumindo posies consideradas inimaginveis no sculo XX. O exemplo mais representativo desse fato a evidente importncia dos BRICS na economia mundial. Diante dessa constatao, a) b) indique o nome de trs pases que fazem parte dos BRICs, excetuando-se o Brasil; analise um exemplo dessa situao de importncia dos BRICs, tomando o Brasil como referncia em sua relao com o FMI.

2a QUESTO O poder dos pases da Comunidade Europeia est enfraquecido em razo da crise econmica que afeta, principalmente, a Grcia, a Espanha e Portugal. Essa crise que hoje se situa na Europa originou-se em decorrncia de problemas econmicos norte-americanos. Considerando essa situao, a) b) indique o principal segmento econmico afetado pela crise nos Estados Unidos; explique o que a crise americana representou para o processo de globalizao.

3a QUESTO Considere os conjuntos

A = { x IR; 1 x 5}, B = { x IR; 1 < x < 3} e C = {x IR; x2 x}.


a) O nmero 1 pertence ao conjunto A - B? Justifique sua resposta. b) Escreva, sob a forma de intervalo, os conjuntos X e Y, sendo X = A B C e Y = A B. Justifique sua resposta.

4a QUESTO O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) resulta da aplicao de um percentual (alquota) sobre o valor venal do imvel (valor que o imvel alcanaria em uma compra e venda vista, segundo condies do mercado). Em uma cidade onde a alquota de 1,2%, o proprietrio de um imvel pagou R$ 4214,40 de IPTU. Qual o valor venal do imvel? Justifique sua resposta.

5a QUESTO Considere a funo H(t) = 149.400 ec t, sendo c um nmero real. a) b) Determine H(0). Determine o valor de c, sabendo que H(10) 15% maior do que H(0). Justifique sua resposta.

16

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
CINCIAS BIOLGICAS

1a QUESTO O Dia Mundial do Diabetes comemorado em 14 de novembro. Nessa data, no ano de 2012, o Ministrio da Sade divulgou levantamento que aponta para a estabilizao das internaes decorrentes do diabetes. Foram registradas, em mdia, 72 mil hospitalizaes nos primeiros semestres dos ltimos anos (2010 a 2012). Esse resultado se deve ampliao do acesso a medicamentos gratuitos e melhoria e expanso dos cuidados da ateno bsica. (Fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/11/14/levantamento-aponta-para-estabilizacao-das-internacoesnos-casos-do-diabetes) Com relao a essa doena, responda: a) b) c) Em uma pessoa com diabetes, qual a substncia que fica com taxa aumentada no sangue? Que hormnio produzido para reduzir a taxa dessa substncia no sangue? Como ele age? Que glndula secreta esse hormnio?

2a QUESTO As figuras representam esquemas de dois tipos de relao alimentar entre seres vivos em um ecossistema.

Figura I

Figura II

A
Aguap

Ave

E
Plantas aquticas

F
Larva de inseto Peixe herbvores

G
R

Ave

Peixe carnvoro

Peixe Caramujo
Microcrustceos cgado

Decompositores

a) b) c)

Como so classificados os tipos de relao alimentar representados nas figuras I e II? Qual a diferena entre os dois tipos de relao alimentar? Como os seres vivos representados em cada coluna, de A a H, so classificados quanto a sua posio nessa relao alimentar?

3a QUESTO O esquema abaixo apresenta uma sequncia resumida de nucleosdeos, presentes no gene (linha superior, DNA) e no RNA mensageiro (linha inferior, RNAm), relativos a um determinado peptdeo hipottico. 3 5 ... G T C C T A C C G T T T T A A T T G T ... T T A A T T ... 5 ... C A G G A U G G C A A A A U U A A C A ... A A U U A A ... 3 DNA mRNA

Obs: Os cdons de iniciao e de terminao esto destacados em negrito (mRNA). Os trs pontos indicam sequncias de nucleosdeos no apresentadas no esquema.

a) b) c)

Utilizando a tabela resumida de cdigo gentico (disponibilizada na pgina 32), indique a sequncia dos cinco primeiros aminocidos desse peptdeo. Caso acontecesse uma mutao pontual por substituio, em que o nucleosdeo T (sublinhado) fosse substitudo por um G na fita de DNA, que alterao ocorreria na estrutura primria do peptdeo? Caso uma mutao pontual substitusse o nucleosdeo T (sublinhado) por um C na fita de DNA, o que ocorreria na estrutura primria do peptdeo? Que caracterstica do cdigo gentico estaria envolvida nessa expresso do gene aps a mutao?
17

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

4a QUESTO Na primeira consulta do pr-natal de uma gestante, o mdico solicitou os seguintes exames laboratoriais: hemograma completo, sistema ABO, fator Rh e diagnsticos de VDLR, AIDS, Toxoplasmose e Hepatites A, B e C. a) b) c) Qual a importncia do teste de Rh para o pr-natal? Que exame foi solicitado para diagnosticar uma doena causada por protozorio? H diferentes mtodos de diagnstico que utilizam princpios distintos, dentre eles o teste sorolgico e a tcnica da PCR (Reao em Cadeia da Polimerase). O primeiro analisa a presena de uma molcula do prprio paciente e o segundo analisa uma molcula do microrganismo. Indique quais so essas molculas alvo, correlacionando-as com cada um desses dois mtodos de diagnstico.

5a QUESTO Na figura abaixo, est esquematizado o experimento realizado por Louis Pasteur, no sculo XIX, que buscava esclarecer o fundamento da teoria Bitica ou da Abitica.

Nesse experimento, Pasteur utilizou o meio de crescimento (cultura) para bactrias, que foi fervido (I), resfriado (IIa) e mantido em um frasco com boca em pescoo de cisne (IIIa). Concomitantemente, o mesmo tipo de experimento foi conduzido em um frasco com o pescoo quebrado (IIb e IIIb), mantendo-se o meio de cultura em contato com o ar. Os frascos foram mantidos temperatura ambiente por algumas horas (IIIa e IIIb) e a presena de bactrias foi observada apenas no tubo com a boca quebrada (IIIb). a) b) Os resultados desse experimento comprovam a hiptese bitica ou a da gerao espontnea? Explique a sua resposta, comparando os resultados obtidos nos frascos IIIa e IIIb. Diferencie as hipteses da gerao espontnea (abiognese) e da biognese .

18

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAO


1a QUESTO Trs lmpadas idnticas de resistncia R esto conectadas a uma fonte de tenso V, como representado na 2 figura.
1

a) b)

Calcule as correntes eltricas I1, I2 e I3 que passam, respectivamente, por cada lmpada. Calcule as potncias P1, P2 e P3 dissipadas, respectivamente, por cada lmpada. Obs.: Expresse seus resultados em termos de R e V.

2a QUESTO Sobre um carrinho de massa (M) repousa um bloco de massa (m), que est preso a uma parede vertical por um fio frouxo de massa desprezvel, como ilustra a figura. O carrinho puxado por uma fora horizontal F e deslocase para a direita, sobre a superfcie horizontal de uma mesa, carregando o bloco at que o fio fique completamente esticado. A partir da, o bloco permanece parado, enquanto o carrinho desliza sob o bloco. Considerando que o atrito entre o carrinho e a mesa desprezvel, que a acelerao da gravidade g e que o coeficiente de atrito cintico entre o carrinho e o bloco , calcule:

a) b)

a acelerao do conjunto at o instante em que o fio fica totalmente esticado; a fora exercida pelo fio no bloco, enquanto ele permanece parado e o carrinho desliza sob ele. Obs.: Expresse suas respostas em termos das grandezas conhecidas: M, m, F, e g.

3a QUESTO Considere os conjuntos

A = { x IR; 1 x 5}, B = { x IR; 1 < x < 3} e C = {x IR; x 2 x}.


a) b) O nmero 1 pertence ao conjunto A - B? Justifique sua resposta. Escreva, sob a forma de intervalo, os conjuntos X e Y, sendo X = A B C e Y = A B. Justifique sua resposta.

4a QUESTO O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) resulta da aplicao de um percentual (alquota) sobre o valor venal do imvel (valor que o imvel alcanaria em uma compra e venda vista, segundo condies do mercado). Em uma cidade onde a alquota de 1,2%, o proprietrio de um imvel pagou R$ 4214,40 de IPTU. Qual o valor venal do imvel? Justifique sua resposta. 5a QUESTO Considere a funo H(t) = 149.400 ec t, sendo c um nmero real. a) b) Determine H(0). Determine o valor de c, sabendo que H(10) 15% maior do que H(0). Justifique sua resposta.
19

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
Rascunho

20

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM FSICA

1a QUESTO Trs lmpadas idnticas de resistncia R esto conectadas a uma fonte de tenso V, como representado na figura. 2
1

a) b)

Calcule as correntes eltricas I1, I2 e I3 que passam, respectivamente, por cada lmpada. Calcule as potncias P1, P2 e P3 dissipadas, respectivamente, por cada lmpada. Obs.: Expresse seus resultados em termos de R e V.

2a QUESTO Sobre um carrinho de massa (M) repousa um bloco de massa (m), que est preso a uma parede vertical por um fio frouxo de massa desprezvel, como ilustra a figura. O carrinho puxado por uma fora horizontal F e deslocase para a direita, sobre a superfcie horizontal de uma mesa, carregando o bloco at que o fio fique completamente esticado. A partir da, o bloco permanece parado, enquanto o carrinho desliza sob o bloco. Considerando que o atrito entre o carrinho e a mesa desprezvel, que a acelerao da gravidade g e que o coeficiente de atrito cintico entre o carrinho e o bloco , calcule:

a) b)

a acelerao do conjunto at o instante em que o fio fica totalmente esticado; a fora exercida pelo fio no bloco, enquanto ele permanece parado e o carrinho desliza sob ele. Obs.: Expresse suas respostas em termos das grandezas conhecidas: M, m, F, e g.

3a QUESTO Uma bola de pingue-pongue de massa m = 3,0 gramas abandonada da torre de Pisa de uma altura de 20 m e chega ao solo com uma velocidade v1 = 9 m/s. Se no houvesse resistncia do ar, ela chegaria ao solo com uma velocidade v2 = 20 m/s, tendo em vista a acelerao da gravidade g = 10 m/s2.

a) b)

Calcule o trabalho realizado pela fora peso sobre a bola de pingue-pongue. Calcule o trabalho realizado pela fora de atrito do ar sobre a bola de pingue-pongue.

21

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

4a QUESTO O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) resulta da aplicao de um percentual (alquota) sobre o valor venal do imvel (valor que o imvel alcanaria em uma compra e venda vista, segundo condies do mercado). Em uma cidade onde a alquota de 1,2%, o proprietrio de um imvel pagou R$ 4214,40 de IPTU. Qual o valor venal do imvel? Justifique sua resposta.

5a QUESTO Considere a funo H(t) = 149.400 ec t, sendo c um nmero real. a) b) Determine H(0). Determine o valor de c, sabendo que H(10) 15% maior do que H(0). Justifique sua resposta.

22

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

1a QUESTO Desigualdades e dinmicas no mundo rural

Fonte: THRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2008, p.139.

A partir da anlise do mapa: a) b) Identifique a macrorregio do pas que concentra os mais elevados investimentos por estabelecimento agrcola. Indique o cultivo agrcola que predominante no agronegcio dessa macrorregio e que, atualmente, est em franca expanso territorial. O mundo visto pela China

2a QUESTO

Gigante demogrfico e territorial, a China hoje um gigante econmico, prottipo da potncia emergente. (...) A China no contesta o modelo norte-americano de economia de mercado, mas quer simplesmente tomar a ponta na competio. Alguns segmentos da sociedade norte-americana veem na China no um parceiro, mas um rival estratgico.
BONIFACE, P. e VEDRINE, H. Atlas do mundo global. So Paulo: Estao Liberdade, 2009, p. 97. Adaptado.

Sobre a China na atualidade, a) b) explique por que seu modelo socioeconmico denominado socialismo de mercado ou capitalismo vermelho; identifique o setor da economia mundial em que, recentemente, esse pas superou os Estados Unidos.

3a QUESTO Leia, atentamente, as informaes sobre um fenmeno ambiental urbano. Nas cidades atuais, sobretudo nas metrpoles, so comuns fenmenos decorrentes da ao humana sobre o meio ambiente. Um desses fenmenos ambientais caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas nas cidades, comparadas s apresentadas em reas prximas a elas ou em certos trechos do espao interno de uma cidade como as reas centrais, em relao a seus arredores. Os objetos mais quentes ou mais aquecidos, em relao aos que lhes esto prximos, emitem radiaes infravermelhas, gerando, dessa forma, uma rea de calor mais intenso. De fato, trata-se de um efeito estufa de mbito local. A partir dessas informaes: a) b) Denomine o fenmeno ambiental urbano descrito. Apresente dois fatores que, conjugados, provocam esse fenmeno.
23

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

Leia o seguinte texto e responda s questes a seguir. Texto moda da casa feijoada marmelada goleada quartelada*
PAES, Jos Paulo. Anatomias. So Paulo: Cultrix, 1967.

*quartelada: rebelio de militares com o objetivo de tomar o poder.

4a QUESTO O ttulo do poema remete a determinado tema. Identifique esse tema e explique como ele se relaciona com o texto do poema.

5a QUESTO Que elementos da organizao do poema nos permitem afirmar que se trata de um texto com inteno crtica?

24

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM HISTRIA

1a QUESTO No processo de construo do domnio aristocrtico na chamada Repblica Velha, teve um enorme peso a ao dos cafeicultores paulistas e o controle que exerceram sobre os demais estados brasileiros, fazendo avanar o fenmeno conhecido como coronelismo. Em relao a todo esse processo, a) b) explique o que foi o coronelismo na Repblica Velha. indique dois eventos importantes que esto na contramo desse domnio, devendo um deles estar, obrigatoriamente, vinculado s foras armadas.

2a QUESTO No comeo do sculo XXI, o mundo foi afetado duramente pelo avano do terrorismo internacional. Medidas de controle e represso afetaram bastante a circulao de turistas pelo mundo. Considerando esse fato, a) b) indique uma das medidas tomadas de carter internacional; explique a consequente ao americana, tomando como referncia a tenso produzida sobre o mundo pelo atentado s torres gmeas.

3a QUESTO No atual cenrio da globalizao, os pases antes chamados de emergentes esto assumindo posies consideradas inimaginveis no sculo XX. O exemplo mais representativo desse fato a evidente importncia dos BRICS na economia mundial. Diante dessa constatao, a) b) indique o nome de trs pases que fazem parte dos BRICs, excetuando-se o Brasil; analise um exemplo dessa situao de importncia dos BRICs, tomando o Brasil como referncia em sua relao com o FMI.

Leia o seguinte texto e responda s questes a seguir. Texto moda da casa feijoada marmelada goleada quartelada*
PAES, Jos Paulo. Anatomias. So Paulo: Cultrix, 1967.

*quartelada: rebelio de militares com o objetivo de tomar o poder.

4a QUESTO O ttulo do poema remete a determinado tema. Identifique esse tema e explique como ele se relaciona com o texto do poema.
5a QUESTO

Que elementos da organizao do poema nos permitem afirmar que se trata de um texto com inteno crtica?
25

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM LETRAS

Leia o seguinte texto e responda s questes a seguir. Texto moda da casa feijoada marmelada goleada quartelada*
PAES, Jos Paulo. Anatomias. So Paulo: Cultrix, 1967.

*quartelada: rebelio de militares com o objetivo de tomar o poder.

1a QUESTO Para ser compreendido, o poema de Jos Paulo Paes exige do leitor um conhecimento implcito, que se refere ao contexto histrico-cultural brasileiro. Destaque dois termos do poema e explique como se relacionam com esse contexto. 2a QUESTO O poema composto de palavras que apresentam o mesmo processo de formao. Assim sendo, a) b) identifique e descreva esse processo de formao; comente os sentidos que as palavras feijoada e quartelada assumem em decorrncia do processo de formao j identificado.

3a QUESTO O ttulo do poema remete a determinado tema. Identifique esse tema e explique como ele se relaciona com o texto do poema. 4a QUESTO Transcreva do poema uma palavra que apresenta duplo sentido e explicite quais so essas duas possibilidades de sentido. 5a QUESTO Que elementos da organizao do poema nos permitem afirmar que se trata de um texto com inteno crtica?

26

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM MATEMTICA

1a QUESTO
Considere os conjuntos

A = { x IR; 1 x 5}, B = { x IR; 1 < x < 3} e C = {x IR; x2 x}.


a) b)
O nmero 1 pertence ao conjunto A - B? Justifique sua resposta. Escreva, sob a forma de intervalo, os conjuntos X e Y, sendo X = A B C e Y = A B . Justifique sua resposta.

2a QUESTO O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) resulta da aplicao de um percentual (alquota) sobre o valor venal do imvel (valor que o imvel alcanaria em uma compra e venda vista, segundo condies do mercado). Em uma cidade onde a alquota de 1,2%, o proprietrio de um imvel pagou R$ 4214,40 de IPTU. Qual o valor venal do imvel? Justifique sua resposta. 3a QUESTO Em uma reunio, cada uma das pessoas presentes cumprimentou as demais uma nica vez. Sabendo que houve 136 cumprimentos, determine o nmero de pessoas presentes reunio. Justifique sua resposta. 4a QUESTO Em um sistema de coordenadas retangulares, os pontos A=(0,0), B=(2,0), C=(2,2) e D=(0,2) so, cada um, centros de crculos de raios iguais a 1, conforme a figura a seguir.

Determine a rea da regio situada no interior do quadrado ABCD e exterior aos quatro crculos. Justifique sua resposta. 5a QUESTO Considere a funo H(t) = 149.400 ec t, sendo c um nmero real. a) b) Determine H(0). Determine o valor de c, sabendo que H(10) 15% maior do que H(0). Justifique sua resposta.

27

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Leia o seguinte texto e responda s questes a seguir. Texto moda da casa feijoada marmelada goleada quartelada*
PAES, Jos Paulo. Anatomias. So Paulo: Cultrix, 1967.

*quartelada: rebelio de militares com o objetivo de tomar o poder.

1a QUESTO Para ser compreendido, o poema de Jos Paulo Paes exige do leitor um conhecimento implcito, que se refere ao contexto histrico-cultural brasileiro. Destaque dois termos do poema e explique como se relacionam com esse contexto. 2a QUESTO O poema composto de palavras que apresentam o mesmo processo de formao. Assim sendo, a) b) identifique e descreva esse processo de formao; comente os sentidos que as palavras feijoada e quartelada assumem em decorrncia do processo de formao j identificado.

3a QUESTO O ttulo do poema remete a determinado tema. Identifique esse tema e explique como ele se relaciona com o texto do poema. 4a QUESTO Transcreva do poema uma palavra que apresenta duplo sentido e explicite quais so essas duas possibilidades de sentido. 5a QUESTO Que elementos da organizao do poema nos permitem afirmar que se trata de um texto com inteno crtica?

28

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
LICENCIATURA EM QUMICA

1a QUESTO Qual o pOH e o pH de uma soluo formada de 4,0 g de hidrxido de sdio e gua suficiente para completar 1,0 L de soluo a 250 C?

2a QUESTO Considerando os dados apresentados: E0(Ni2+/Ni) = -0,25 V; E0(Cl2/2Cl) = 1,36 V; E0(Mg2+/Mg) = 2,38 V; E0(Fe2+/Fe) = 0,44 V verifique se a pilha Mg/Mg2+ || Fe2+/Fe possui a diferena de potencial necessria para eletrolisar o NiCl2 ; escreva a reao total da eletrlise, caso ela possa ocorrer.

a) b)

3a QUESTO Identifique a polaridade das molculas (a) etino e (b) cloroetino, indicando o que essas molculas possuem em comum, como se relacionam e a geometria que resulta na equivalncia ou diferena de polaridade. 4a QUESTO Sabe-se que 1,2g de carbono reage totalmente na presena de 1,9g de oxignio, produzindo 2,8g de monxido de carbono. O oxignio, no entanto, est presente em excesso. a) b) Indique, aplicando a Lei de Lavoisier, a massa de oxignio que realmente reagiu. Calcule a massa de oxignio em excesso, que permaneceu intacta ao final da reao.

5a QUESTO Um recipiente de volume 16,4 L contm gs nitrognio (N2) a uma temperatura de 270C e presso de 0,15 atm. a) b) Qual a massa desse gs? Em relao a essa massa, determine: b.1) a quantidade de matria; b.2) o nmero de molculas; b.3) o nmero de tomos.

29

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2

LICENCIATURA EM TURISMO e TECNOLOGIA EM TURISMO


1a QUESTO No atual cenrio da globalizao, os pases antes chamados de emergentes esto assumindo posies consideradas inimaginveis no sculo XX. O exemplo mais representativo desse fato a evidente importncia dos BRICS na economia mundial. Diante dessa constatao, a) b) indique o nome de trs pases que fazem parte dos BRICs, excetuando-se o Brasil; analise um exemplo dessa situao de importncia dos BRICs, tomando o Brasil como referncia em sua relao com o FMI.

2a QUESTO No momento em que o Brasil se prepara para sediar grandes eventos esportivos, a questo da poltica de turismo assume uma dimenso central. Tomando a cidade do Rio de Janeiro como referncia, a) b.) indique o evento que ocorrer, no pas, em 2013 e que antecipa outro de 2014; analise os principais problemas que ainda afetam o xito dos eventos de 2014 e 2016 na cidade do Rio de Janeiro.

3a QUESTO No comeo do sculo XXI, o mundo foi afetado duramente pelo avano do terrorismo internacional. Medidas de controle e represso afetaram bastante a circulao de turistas pelo mundo. Considerando esse fato, a) b) indique uma das medidas tomadas de carter internacional; explique a consequente ao americana, tomando como referncia a tenso produzida sobre o mundo pelo atentado s torres gmeas.

4a QUESTO Desigualdades e dinmicas no mundo rural

Fonte: THRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2008, p.139.

A partir da anlise do mapa: a) b) Identifique a macrorregio do pas que concentra os mais elevados investimentos por estabelecimento agrcola. Indique o cultivo agrcola que predominante no agronegcio dessa macrorregio e que, atualmente, est em franca expanso territorial.
30

Fundao

Consrcio

cederj

V E S T I B U L A R 2013 2
O mundo visto pela China

5a QUESTO

Gigante demogrfico e territorial, a China hoje um gigante econmico, prottipo da potncia emergente. (...) A China no contesta o modelo norte-americano de economia de mercado, mas quer simplesmente tomar a ponta na competio. Alguns segmentos da sociedade norte-americana veem na China no um parceiro, mas um rival estratgico.
BONIFACE, P. e VEDRINE, H. Atlas do mundo global. So Paulo: Estao Liberdade, 2009, p. 97. Adaptado.

Sobre a China na atualidade, a) b) explique por que seu modelo socioeconmico denominado socialismo de mercado ou capitalismo vermelho; identifique o setor da economia mundial em que, recentemente, esse pas superou os Estados Unidos.

31

Вам также может понравиться