Вы находитесь на странице: 1из 4

Portal do Professor - Competir ou Cooperar: Eis a Questo!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/chaTecnicaAula.html?aula=6840

Brasil Governo Federal Ministrio da Educao Cancelar

Competir ou Cooperar: Eis a Questo!

20/10/2009

ROSANGELA MENTA MELLO CURITIBA - PR

Maura Gislaine Barros CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO

Eziquiel Menta CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO Coautor(es) Rosngela Menta Mello Estrutura Curricular Modalidade / Nvel de Ensino Ensino Fundamental Final Educao de Jovens e Adultos - 1 ciclo Ensino Mdio Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Componente Curricular Educao Fsica Estudo da Sociedade e da Natureza Educao Fsica

Tema Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo Cidadania e participao Esporte: Valores culturais

Compreender que para cooperar preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importncia da cooperao para o desenvolvimento da cidadania.
Durao das atividades

3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

- Denio de esporte e jogo. - Jogos cooperativos. - Jogos competitivos.


Estratgias e recursos da aula

Podemos dizer que o jogo diferente do esporte devido ao seu lado ldico, pois este praticado de maneira voluntria, podendo ser modicado a qualquer tempo, interrompido a qualquer instante. No jogo regras podem ser informais, ou seja, este tem como principal caracterstica a liberdade e o prazer. Vamos lembrar dos jogos de c riana em que todos brincvamos e no preocupvamos com quem venceria, mais valia a brincadeira

O que tem levado as pessoas a competirem e no se preocuparem com o prximo? Como podemos reverter a competitividade entre as pessoas?

1 de 4

10/09/13 21:34

Portal do Professor - Competir ou Cooperar: Eis a Questo!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/chaTecnicaAula.html?aula=6840

A principal caracterstica do jogo cooperativo a sua forma de participao. As ativ idades tem o objetivo de proporcionar diverso, sem a preocupao da competio, o foco a ajuda ao prximo.

Educao Pblica. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_sica/img/0006.jpg acessada em 09/09/2009.

Atividade 1 - Pessoa para Pessoa


Rena toda a turma na quadra ou num espao amplo da escola. O professor em voz alta, explica como as aes devem ser realizadas, ou seja, combina c om a turma as regras a serem seguidas. O objetivo que a turma siga os comando do professor e reconhea as partes do seu corpo e dos colegas. Pea para que todos explorem suas possibilidades de movimentar-se de maneiras variada s pelo es pao dis ponvel (passos largos, saltitando, rastejando, etc). Depois de alguns minutos, e com auxlio de uma msica, o professor ao parar o som dev er dizer outro comando em voz alta: duas partes do corpo (mo no joelho, dedo na orelha, cotovelo no ombro, etc), reinicia-se a msica... A este estmulo, todos devero formar duplas e tocar, um no outro, as partes do corpo faladas pelo professor. Quando todos estiverem em duplas e tocando as partes faladas, o professor reinicia o processo propondo uma caminhada livre e criativa. Aps algumas combinaes, que devem variar, o professor pode dizer em voz alta o nome do jogo: "pessoa para pessoa". Nesse momento, todos (inclusive o professor) devem formar uma nova dupla e abraar um ao outro, para garantir o encontro. A atividade segue ao som de uma msica.

Word Press. http://camicasseb.les.wordpress.com/2009/02/6382_1174003077 .jpg acessada em 0 9/09/2009. Com a entrada do professor diretamente no jogo, poder haver um desequilbrio numric o: algum poder car sem par. O que fazer? Uma possibilidade trabalhar em duplas, trios, quartetos ou conforme o grupo sugerir, desde que no que ningum de fora. Outra sugesto que aquele que no tiver par assuma por alguns instantes o lugar do profes sor, reiniciando o jogo, ao inv s de s er ex c ludo do jogo. ( Fbio Otuzi Brotto. Jogos Cooperativos, 2002, p. 131-132 ). Converse com seus alunos: Quais diculdades for am encontradas ao long o da atividade? Estas diculdades foram solucionadas? Como? A maioria de ns tem diculdades para tocar nas pessoas. Isso aconteceu? Por que? Como o grupo ajudou aos mais tmidos participarem da brincadeira?

Atividade 2 - Barco Cooperativo

2 de 4

10/09/13 21:34

Portal do Professor - Competir ou Cooperar: Eis a Questo!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/chaTecnicaAula.html?aula=6840

Porto Rizzo. http://www.portorizzo.com.br/loja/c ong/imagens_conteudo/produtos/im agensGRD/GRD_ba rco-eva .jpg acessada em 0 9/09/2009 Para realizar esta atividade iremos precisar de canetas coloridas, papis, vendas e a lgo para imobilizar os membros superiores dos alunos. Inicialmente divida sua turma em grupos de 5 alunos, que devero posicionar-se sentad os no cho. Caso algum que sem grupo dever auxiliar o professor. A tarefa simples: desenhar um barco num tempo de 5 minutos. Cada aluno far uma ao de cada vez, passando em seguida o desenho para outro colega e assim por diante. Regras 1: Cada um, na sua vez, poder fazer apenas um trao no papel, at que o desen ho esteja concludo ou o tempo tenha acabado. Simples, no ? Regras 2: Alm de poder fazer um trao por vez, os participantes tambm devero ter a s seguintes caractersticas individuais: o aluno 1 cego e s tem o brao direito; o aluno 2 cego e s tem o brao esquerdo; o aluno 3 cego e surdo; o aluno 4 cego e mudo o participante 5 no tem braos. Ateno! 1. Para des empenhar estes papis, o professor pede que os grupos esc olham quem s er 1, 2, 3, 4 e 5, entregando as vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braos de quem for escolhido como nmero 5. 2. Quando os grupos estiverem prontos, o professor iniciar a contagem do tempo, deix an do que os grupos faam a atividade sem interrupo, permanecendo em silncio at que o tempo acabe. 3. Todas as dv idas que s urgirem dev em s er es c larecidas pelo prprio grupo e podero ser retomadas posteriormente em discusso com o grande grupo. 4. Aps o jogo, c ada grupo dever apontar quais foram as dic uldades encontradas, o desaos superados e as formas de cooperao colocadas em prtica. DICA: Inic ialmente, podemos fazer a ativ idade sem que ningum represente os papis propostos com as necessidades especiais apresentadas. Depois de se familiarizar com atividade, num segundo momento, da sim seria interessante distribuir os papis que cada um dever desempenhar. ( Ana Paula Pern. Revista dos Jogos Cooperativos, ed.3/2003, p.21 ).

O jogo cooperativo favorece a promoo da a uto-estima e a potencializao de valores e atitudes que melhoram o desenvolvimento da sociedade, tais como a solidariedade, conana e o respeito mtuo. Nos jogos cooperativos cada um representa, com suas caractersticas, uma fora que co ntribui para que todos se sintam contemplados com o resultado nal. Estimule os alunos para escreverem suas sensaes durante a atividade no seu caderno.

Solidariedade [Vises do esporte] . O vdeo relaciona o esporte solidariedade entre os companheiros de equipe. O jogo um ato coletivo: um por todos e todos por um. Atravs do jogo oresce a solidariedade entre os participantes, a mais nobre virtude humana, feliz do homem que faz do jogo esportivo um exerccio de vida, de convivncia, de fraternidade, sentimento que na vitria como na derrota o aproxima de seus companheiros e de Deus. Pea aos alunos que entrevistem colegas de sua escola perguntando-lhes as seguintes q uestes: Existe competitividade nas aulas de Educao Fsica? E nas demais disciplinas, a competio tambm existe? Como podemos perceber isto no c otidiano da sala de aula? Se a competio ocorre, ele motivada por alunos ou professores e colegas? A escola um local apropriado para que ocorra competio de qualquer natureza entre colegas? Pode haver um tipo de competio onde o resultado no seja vencedor e perdedor? Quais as propostas da turma? Reita sobre as questes acima, tire suas concluses e faa os apontamentos em seu ca derno sobre o tema. O professor dever retomar em debate para observar os conceitos formados pelos alunos s obre a importnc ia dos jogos c ooperativos dentro das aulas de Educao Fsica e nas demais atividades da escola.

3 de 4

10/09/13 21:34

Portal do Professor - Competir ou Cooperar: Eis a Questo!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/chaTecnicaAula.html?aula=6840

Recursos Educacionais

Nome Solidariedade [Vises do esporte]


Recursos Complementares

Tipo Vdeo

PORTAL DIA A DIA EDUCAO. JOGOS COOPERATIVOS COMO INCLUSO SOCIAL NA ESCOLA . Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/59-4.pdf acessado em 12/09/2009. Artigo do Prof. Deleusis Mari Marques Ferreira sobre a importncia dos Jogos Cooperativos, com vrias sugestes de atividades prticas. REVISTA JOGOS COOPERATIVOS. Exemplos de Jogos Cooperativos. Disponvel em: http://www.jogoscooperativos.c om.br/jogos.htm acessada em 14/09/2009. Esto disponibilizadaos alguns dos jogos contidos nas edies da Revista J ogos Cooperativos.
Av a l i a o

Ser realizada no momento da prtica das atividades atravs da participao podendo-s e observar o nvel de cooperao de cada um durante os jogos propostos, atravs de uma cha de observao, das anotaes dos alunos e de sua proposta de prtica social nal. Ministrio da Educao em parceria com o Ministrio da Cincia e Tecnologia 2008-2011 Brasil - Ministrio da Educao - Todos os direitos reservados.

4 de 4

10/09/13 21:34

Вам также может понравиться