Вы находитесь на странице: 1из 18

APOSTILA 2

docentes d o

ensino fundamental I
INFORMAES E ATIVIDADES

DO QUE SE TRATA O CHEGA DE BULLYING?


Estas pginas so destinadas aos docentes de escolas do ensino fundamental I, porque so eles que acompanham diariamente os meninos e as meninas, que melhor os conhecem e procuram seu bem-estar desde a infncia.

Se os docentes no ficarem calados e abordarem o tema em suas aulas, pode-se fazer das escolas lugares onde meninos e meninas aprendam e desfrutem de um ambiente seguro. Assim, o respeito mtuo se tornar uma norma de convivncia vlida para toda a comunidade. As informaes contidas nesta apostila sero apenas o ponto de partida para saber o que o bullying. Sem dvida, conhecer o problema o primeiro passo para det-lo.

grande o papel da escola em detectar e deter o bullying. No um problema simples, envolve toda a comunidade escolar (estudantes, docentes, familiares) e requer informaes para abord-lo profundamente. Trabalhar o tema a partir da perspectiva de melhorar a convivncia na escola permite avanar no fortalecimento da cultura democrtica. Abordar a noo do outro ou da outra como semelhante implica o reconhecimento das diferenas e, ao mesmo tempo, a afirmao da sua condio de igualdade de direitos. Todos os meninos e meninas tm direito de viver sem ser vtimas de violncia. Docentes, meninos e meninas tm direito a escolas seguras, ao respeito mtuo e a que se assuma a responsabilidade de proteger a todos. Para acabar com o bullying necessrio se informar e no ficar calado. Se os meninos e meninas conversarem com seus pais, mes, educadores e outros adultos de confiana, possvel acabar com o bullying. Mas so necessrios um plano de ao, debates construtivos, um pouco de coragem e muitos conselhos prticos para fazer frente a esse problema.

EDUCAR PARA UMA BOA CONVIVNCIA


Trabalhar em uma escola onde existe dilogo, incluso, espao para a resoluo de conflitos e onde so firmadas diretrizes para regras de convivncia, com a participao dos e das estudantes, diminui visivelmente a violncia na escola e os conflitos entre pares (estudantes).

Uma vez que no contexto escolar surge uma diversidade significativa de conflitos, que podem resultar em problemas srios, considera-se que os enfoques preventivos na escola constituam uma via privilegiada para transformar essas situaes de forma positiva e conseguir uma convivncia escolar harmnica. Isto , um ambiente confortvel para aprender e ensinar.

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

Uma escola que se interessa pela sua comunidade necessita trabalhar diariamente os conflitos emergentes. preciso que possa v-los, escut-los, reconhec-los e, sobretudo, darlhes espao, abrir-lhes as portas. Negar os conflitos, ocultlos ou ignor-los no detm a violncia; ao contrrio, leva a sua potencializao, naturalizao e legitimao. Lidar com a violncia e com os problemas que surgem dela implica assumir um desafio. H de ser capaz de propor ferramentas que permitam considerar as situaes sob vrias perspectivas, como a poca/tempo, as condies sociais e emocionais dos meninos e meninas, os vnculos familiares e os envolvimentos na instituio escolar, seja entre pares ou adultos.

o que BULLYING?
agredir ou humilhar outra pessoa. Outras formas de fazer bullying so insultar, espalhar boatos, ferir fsica ou emocionalmente e ignorar algum. O bullying pode ocorrer pelo celular, pessoalmente, por escrito, na escola, no bairro, em algum meio de transporte ou em outros espaos onde os estudantes se encontrem com frequncia, como as redes sociais. Seja onde for, o bullying no deve ser permitido, inaceitvel. O bullying um problema grave que afeta milhes de meninos e meninas sem importar de onde so, nem de onde vm. Quando esse problema acontece nas escolas, deve ser resolvido o quanto antes. Os que praticam bullying perseguem meninos e meninas mais vulnerveis. Escolhem aqueles e aquelas que so diferentes, porque no usam roupas da moda, porque fazem parte de uma minoria social ou racial, porque esto em desenvolvimento e parecem desajeitados com o corpo, porque esto acima do peso ou tm algum trao fsico caracterstico (como orelhas ou nariz grandes), porque apresentam uma deficincia ou porque so mais estudiosos ou muito tmidos. Os meninos e meninas que praticam bullying no precisam de muito para se inspirar se tm a inteno de ferir, humilhar ou excluir algum de seu crculo de amigos ou amigas. O bullying no afeta somente os meninos e meninas que so atacados, mas tambm prejudica as testemunhas prximas, especialmente se eles e elas no sabem o que fazer a respeito. Na maioria dos casos, a vtima de assdio permanece calada perante o abuso a que est sendo submetida. Essa situao intimidadora produz angstia, dor e medo.

Os docentes devem ajudar a resolver conflitos, desenvolvendo nos meninos e nas meninas aspectos relacionados empatia, compaixo, compreenso, comunicao e ao respeito pelo outro. trabalho dos adultos formar as crianas, oferecendo-lhes recursos para que se sintam seguras.

Alm disso, as escolas devem promover a valorizao da diversidade. Isto , reconhecer todos e todas, no s os que se sobressaiam nos esportes, nas artes ou estudantes de destaque em alguma rea. No se deve promover somente uma maneira de ser e de agir. Todos e todas as estudantes tm valor.

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

O bullying se sustenta ao longo do tempo, ocorre com frequncia e sempre existe a inteno de magoar ou humilhar quem o sofre, gratuitamente. O bullying afeta toda a comunidade escolar e no piada ou brincadeira. inaceitvel.

TODA AGRESSO BULLYING ?


importante distinguir as situaes de abuso que podemos enquadrar no bullying de outras manifestaes agressivas espordicas, que no so propriamente bullying, como as habituais zoaes, as brincadeiras brutas, grosserias ou brigas que, muitas vezes, ocorrem entre colegas no mbito escolar. Deve-se observar que frequente nas relaes entre pares o surgimento de divergncias que geram conflitos e maus-tratos entre eles e elas, sem que devam ser considerados situaes de abuso/intimidao propriamente ditas. As brigas, os problemas entre colegas ou entre amigos, o uso de palavres ou vocabulrio inapropriado so frequentes em todas as populaes de meninos e meninas. Desde cedo, tais hbitos merecem ser tratados na escola, dando uma resposta apropriada que no naturalize essas formas de relao. Porm, se esses cenrios no so resolvidos adequadamente, podero evoluir para situaes de assdio constante. Outra distino importante a que ocorre em situaes de conflito intragrupal, em que um ou mais estudantes se desafiam ou se enfrentam em lutas/brigas, a fim de resolver seus conflitos ou para estabelecer o poder de uma pessoa sobre as demais ou de um grupo sobre outro.

A LINGUAGEM QUE USAMOS


Nesta apostila, aplicamos a palavra vtima para descrever um(a) estudante que est sendo intimidado(a). Porm, no a usamos como uma condio em si, mas como um comportamento temporal. Essa palavra de uso comum, nas conversas cotidianas, nos meios de comunicao e, inclusive, para a lei. No entanto, ela no nos convence, j que frequentemente d a ideia de passividade ou debilidade. No assim que vemos os meninos e meninas que so intimidados. Pelo contrrio, so jovens ativos que defendem seus direitos e os dos demais, e que tm toda possibilidade de mudana. Da mesma maneira, usamos o termo agressora(a) para nos referir a um comportamento e no a uma condio permanente. Sabemos que, s vezes, nossa linguagem e nossa forma de dizer as coisas discriminam, tornando as meninas, adolescentes e mulheres invisveis. Portanto, em muitos casos, usamos meninos e meninas em vez de apenas crianas, e mes e pais no lugar de pais. No entanto, preferimos no recorrer a formulaes como assediado(a) ou professor(a) de forma frequente, porque, apesar de serem mais inclusivas, tornam a leitura mais difcil, especialmente para as crianas.

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

O que distingue essas situaes do bullying a igualdade de condies, fsicas ou psicolgicas, entre os grupos em disputa. No assdio escolar ou bullying h uma desigualdade entre o(s) assediador(es) e o assediado, que no encontra uma maneira de se defender e se submete ao poder da outra parte. Ainda que diferentes, sem dvida, as duas formas de violncia requerem ateno e interveno imediata e apropriada dos e das docentes. Para facilitar a distino das situaes de assdio daquelas que no so, oferecemos uma lista de algumas das caractersticas que devem estar presentes para que uma situao seja definida como bullying: Intencionalidade na agresso, seja fsica, verbal ou virtual. Desequilbrio de poder entre o assediado ou a assediada e o assediador ou a assediadora (em que o ltimo mais forte que o primeiro, seja essa diferena real ou subjetiva, percebida por um(a) deles(as) ou por ambos). A desigualdade de poder pode ser de ordem fsica, psicolgica ou social, gerando um desequilbrio de fora nas relaes interpessoais. Repetio da agresso ao longo de um tempo e de forma constante contra a mesma vtima e sem motivo algum.

TODOS E TODAS SO AFETADOS


O assdio escolar envolve uma srie de consequncias negativas, no somente para quem assediado(a), mas tambm para o(a) assediador(a) e para as testemunhas do fato. No bullying h trs partes envolvidas. O agredido a parte mais prejudicada do processo. Alm disso, h as testemunhas e o que assedia, que so fundamentais para a compreenso do problema.

O que assediad o :
aquele menino ou menina alvo de comportamentos ofensivos ou de intimidao constante. Pode exibir sinais de: Baixa autoestima ou autoimagen negativa. Queda em seu rendimento acadmico. Sensaes de medo. Fobia e absentesmo escolar. Pesadelos e insnia. Depresso e ansiedade. Desconfiana nas relaes sociais e na soluo pacfica dos conflitos. Desconfiana nos adultos e nas adultas por sua interveno inadequada. Sentimentos de vingana. Naturalizao da agresso, humilhao, desvalorizao e discriminao. Impotncia ante a falta de ajuda e respostas. Mudana nos padres alimentares (comer em excesso ou muito pouco).

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

Isso pode lev-lo(a) a:

Testemunhas:
So aqueles meninos e meninas que fazem parte do grupo em que se desenvolve o assdio. No participam diretamente da agresso, mas observam e, s vezes, atuam passivamente diante da mesma, porque respondem com um silncio complacente. Em algumas ocasies, atuam adequadamente e querem deter o bullying, porm, muitas vezes no sabem como faz-lo ou a quem pedir ajuda. Em alguns casos, podem chegar a participar das agresses. Este grupo pode sofrer consequncias como: Sentir medo de que acontea o mesmo com eles ou elas. No querer ir escola. Queda em seu rendimento acadmico. Adquirir uma aprendizagem deficiente sobre como se comportar diante de situaes injustas. Ficar expostos a modelos inadequados de atuao. Naturalizar a discriminao, a desvalorizao e o sofrimento de outros meninos e meninas. Desconfiar dos adultos por sua interveno inadequada.

Aprender a obter o que quer de forma distorcida. Ver afetado seu desempenho acadmico. Adquirir atitude precursora de uma futura conduta delituosa. Alcanar reconhecimento social e status dentro do grupo baseado no poder e na violncia. Transferir essas condutas a outros mbitos. Naturalizar as atitudes violentas, discriminatrias e de desvalorizao do outro ou da outra. Aprofundar problemas afetivos ou sociais no solucionados adequadamente.

DIFERENTE ENTRE MENINOS E MENINAS?


importante levar em considerao que o bullying escolar envolve tanto os meninos quanto as meninas, porm com formas de se manifestar diferentes. As meninas so mais propensas agresso verbal, enquanto os meninos so mais inclinados s agresses fsicas. Alm disso, as meninas podem ser frequentemente agredidas pela difuso de rumores que as convertem em alvos de comentrios sexuais. Por trs de muitas dessas situaes, se reconhecem concepes machistas, que parecem ter uma relao direta ou indireta com a violncia ou o exerccio errado do poder. Todas as formas de bullying causam danos significativos.

O que assedia:
quem deliberadamente faz uso da fora para assediar outro ou outra, normalmente perante o olhar dos demais colegas. Assim, sente-se poderoso perante os demais, porm tentando esconder seu comportamento na frente dos docentes e outros adultos. Esse tipo de conduta pode estar refletindo necessidades afetivas, conflitos familiares ou problemas no resolvidos adequadamente.

10

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

11

O QUE O CYBERBULLYING?
O cyberbullying se produz quando a agresso e a intimidao a um(a) colega ocorrem por meio do uso da tecnologia e da Web (computadores, celulares e outros dispositivos eletrnicos).

COMO INTERVIR? CONSELHOS PRTICOS PARA OS DOCENTES


Esta seo prope aos docentes trabalhar com os alunos na construo de valores de convivncia e ambientes escolares cooperativos, onde os conflitos possam ser tratados e resolvidos de forma construtiva. Porque no se trata somente de pr a violncia no centro do debate, mas tambm de aprender novas formas de convivncia para o exerccio de uma cidadania responsvel em um ambiente escolar democrtico, inclusivo e equitativo. As habilidades para conseguir uma boa convivncia no podem ser inculcadas aos meninos e s meninas por imposio, devem ser transmitidas como um modo de vida, uma forma de se comportar, de estar com o outro. Trabalhar com esse enfoque desde as primeiras sries ajuda meninos e meninas a aprender desde pequenos a reagir intolerncia e provocao, a controlar a raiva, a ser geradores de propostas e buscar solues pacficas. Em resumo, a ser capazes de reconhecer as consequncias negativas e destrutivas da violncia e do abuso, tanto para eles e elas quanto para os demais. Cada escola deve decidir como atuar ao detectar uma situao de bullying. O primeiro passo proteger o estudante que est sendo agredido. O docente deve saber que existe uma grande diferena entre frear o bullying quando est nas fases iniciais e det-lo quando j leva um tempo instalado.

Como se produz? Pode ser com mensagens de texto cruis, divulgao de falsos boatos ou mentiras por e-mail ou nas redes sociais, publicao de vdeos constrangedores para o assediado e criao de perfis falsos nas redes sociais ou sites destinados a zombar de algum.

O cyberbullying se expande viralmente pela Web e pode humilhar de uma maneira muito difcil de ser detida. Por isso, muito invasivo e danoso. As mensagens e as imagens podem ser enviadas pelo agressor(a) a qualquer momento do dia e de qualquer lugar (inclusive de forma annima), e podem ser compartilhadas com muita gente. Dessa maneira, a vtima est exposta a receber agresses o tempo todo, mesmo estando em sua prpria casa. Alm disso, as agresses permanecem na Internet durante muito tempo, podendo afetar o menino ou menina em longo prazo.

12

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

13

A SEGUIR, MENCIONAMOS ALGUNS CONSELHOS PRTICOS PARA DETER O BULLYING: Escute seus alunos e alunas. Leve a srio tudo o que dizem sobre o bullying, especialmente se informam sobre casos concretos que ocorrem no centro educativo (ou fora dele) e envolvem seus estudantes. D ateno a cada caso particular e adote aes corretivas para impedir a situao. Use sua autoridade como docente para exigir o fim das hostilidades contra qualquer menino e menina. Se presenciar uma situao de assdio, detenha imediatamente a agresso. Coloque-se entre o menino, a menina ou o grupo de crianas que perseguem ou intimidam, e aqueles que foram perseguidos ou intimidados. De preferncia, procure bloquear o contato visual entre eles. No afaste nenhum menino ou menina, especialmente as testemunhas. No pergunte de imediato, no discuta sobre o motivo da agresso, nem trate de descobrir os fatos. Fale sobre as consequncias negativas de agredir ou intimidar e das regras de convivncia da escola. Use um tom natural para descrever quais comportamentos voc viu/ouviu. Deixe claro que assediar ou intimidar inaceitvel e que vai contra as regras da escola. Ajude-os a refletir sobre suas atitudes e reconhecer o dano que provocam. Apoie la se Ajude ras de ajuda. a criana assediada ou intimidada para fazsentir respaldada e a salvo das represlias. o menino ou a menina a encontrar maneipedir que no o incomodem mais e a procurar Relate o que aconteceu aos demais docentes.

O trabalho com o grupo deve almejar desmitificar quem exercita seu poder mediante a violncia. O menino ou menina que recorre violncia pode ter alguma necessidade no satisfeita. fundamental escut-lo e entend-lo para ento estabelecer limites por meio da empatia e da justia. Se considerar apropriado, imponha consequncias para os meninos e as meninas que perseguem ou intimidam outros. No exija que os meninos e meninas se desculpem ou que faam as pazes no calor do momento. Todos deveriam ter seu tempo para acalmar os nimos. Todas as consequncias devem ser lgicas e ligadas ofensa. fundamental que as consequncias sejam justas e que tenham como objetivo compreender e ajudar tanto quem sofre o bullying quanto quem o pratica. Pergunte aos agressores sobre o seu comportamento e oferea apoio para mudar as condutas nocivas. Certas medidas punitivas, como a suspenso ou a expulso, tendem a ser contraproducentes, porque os meninos e meninas ficam calados e no possvel trabalhar as causas psicossociais que motivam o comportamento dos que abusam ou dos que so abusados. Notifique os pais e as mes dos meninos e meninas envolvidos. aconselhvel tambm tratar o tema em reunies com mes e pais, a fim de gerar conscientizao sobre o problema e promover a aproximao entre famlias e escola. Os pais e mes devem sentir que a escola cuida de seus filhos e filhas, que escuta seus problemas e colabora com a famlia na educao. muito importante envolver os pais e mes. Embora em alguns casos tanto o(a) assediado(a) quanto o(a) que assedia possa chegar a receber ajuda teraputica formal, na maioria das vezes suficiente a participao de um orientador escolar que fornea apoio psicossocial informal.

Inclua as testemunhas na conversa. Enfatize a importncia de pedir ajuda a um docente ou a outro adulto e d orientao sobre como poderiam intervir corretamente ou obter apoio da prxima vez. Deixe bem claro que pedir ajuda no ser delator. Pelo contrrio, ser solidrio. No pea s testemunhas que expliquem publicamente o que observaram.

14

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

15

importante dar espao ao assediado ou assediada para conversar com um adulto de confiana, em particular. Que o menino ou a menina possa explicar abertamente o que est ocorrendo. Pedir ao assediado que conte sua experincia diante dos outros pode ser contraproducente e at inibidor. O professor deve acompanhar tanto o menino ou a menina assediado(a) e tambm aqueles e aquelas que foram agressores. Todas as partes devem sentir que o docente est ciente da situao para garantir que a violncia no volte a ocorrer.

A SEGUIR, ALGUMAS PROPOSTAS PARA LEVAR EM CONSIDERAO: Proponha assembleias semanais. As trocas ou assembleias em sala de aula, programadas de forma regular, em que se reflete sobre o que aconteceu na semana, os conflitos grupais e as relaes, podem ajudar a reduzir atos de perseguio ou intimidao. Esses encontros participativos favorecem um clima positivo para a aprendizagem e as relaes sociais. Tambm facilitam a identificao e interveno do docente em situaes conflituosas. A interveno em sala de aula efetiva, porque alcana todos os meninos e meninas, vrios dos quais muitas vezes so testemunhas de atos de agresso ou intimidao. Tratar o grupo como um todo cria a sensao de comunidade, na qual todos se fazem responsveis por suas condutas, gerando laos solidrios e atitudes de empatia.

QUE TRABALHO PREVENTIVO PODEMOS FAZER EM SALA DE AULA?


necessrio que os problemas entre pares possam ser includos como parte do trabalho de convivncia na sala de aula. Dessa maneira, haver muitas oportunidades de transformar situaes negativas em outras positivas e favorecer uma convivncia escolar harmnica, um ambiente confortvel para aprender e ensinar. Intervir unicamente quando surge um conflito ou um processo de bullying constitui um grave erro. A preveno deve ser parte do programa escolar. As estratgias de preveno devem estar destinadas a fomentar habilidades emocionais e comunicativas para que os alunos aprendam a evitar conflitos e tambm a enfrent-los de maneira no violenta. Se o bullying detectado nas primeiras fases, docentes, pais e mes podem intervir a tempo de pr fim rapidamente aos episdios de violncia. Por outro lado, se descobrem um assdio de longa durao, desarticular o problema levar mais tempo.

Planeje dinmicas de trabalho grupais. O trabalho em grupos colaborativos pe em jogo uma dinmica diferente, na qual podem ser reveladas habilidades, talentos e potencialidades dos integrantes. A meta atingida somente se a totalidade do grupo participa, de maneira que importante ceder protagonismo (atribuir funo), escutar as opinies e contribuies do outro e solucionar tenses de forma criativa. Por meio da cooperao, os alunos e as alunas exercitam interdependncia positiva e alcanam um crescimento pessoal e social. A interveno docente na organizao de subgrupos e o trabalho com cada um fundamental, para favorecer a cooperao e mediar os conflitos prprios do trabalho com outros e outras.

16

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

17

Crie novas regras para a formao de grupos de trabalho, de maneira a favorecer a incluso e evitar que sempre os mesmos meninos e as mesmas meninas fiquem marginalizados. Pode-se variar os grupos semanalmente ou de acordo com os diferentes projetos e utilizar mltiplos critrios de agrupamento, por meio de jogos que permitam montar equipes de modo aleatrio. Trabalhe com obras literrias e filmes. As histrias so um convite permanente fantasia, ao jogo, brincadeira, imaginao. No entanto, sua funo cultural e seu valor pedaggico no se esgotam a. As histrias nos falam do amor ou do desamor, da amizade e da solido, da solidariedade e do egosmo, do respeito pelo outro e da discriminao. Assim, os filmes e as obras literrias constituem insumos privilegiados para falar e refletir sobre diferentes temas sociais. Inclua o jogo tanto nas atividades de aprendizagem quanto na abordagem da temtica do bullying especificamente. Os jogos so uma ferramenta de grande utilidade para o trabalho interno (autoconhecimento, ateno, cuidado, comunicao direta, superao de resistncia) e para facilitar o contato com o outro. Os jogos tambm visam desenvolver competncias, como o trabalho em equipe e as relaes sociais. Convide seus alunos e alunas a realizar campanhas de divulgao e preveno do bullying. Isso exigir que se informem, reflitam sobre o tema e elaborem mensagens para alcanar toda a sua comunidade. Os meninos

e as meninas se sentiro muito mais comprometidos se abordarem algo que os afeta diretamente. Algumas campanhas podem ser realizadas com a confeco grupal de cartazes ou psteres para pendurar na escola, concursos de fotografia, mostras de arte, palestras para as crianas menores, publicaes em blog da escola ou em um blog criado para essa finalidade, entre outros. Inclua em suas aulas temas como a discriminao e direitos de meninos e meninas. importante que se possa form-los para a incluso, para reconhecer a igualdade e para aceitar e valorizar as diferenas. Mobilize todas as partes envolvidas na escola para criar um comit/comisso de convivncia integrado por docentes, alunos e alunas. necessrio que o tema seja abordado na escola de maneira integral e no somente em sala de aula. Assim, ser possvel elaborar um projeto escolar consistente, que envolva os docentes e estudantes, no qual se estabeleam regras e normas acordadas a partir do debate e troca de opinies.

Valorize a diversidade. As escolas devem promover a valorizao da diversidade e reconhecer todos e todas, no s os que se sobressaiam nos esportes, nas artes ou os estudantes mais destacados. No se deve promover e premiar somente uma maneira de ser e de agir. Todos os meninos e meninas tm valor e devem ser reconhecidos por suas qualidades particulares.

18

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

19

ATIVIDADES E JOGOS/ BRINCADEIRAS PARA A SALA DE AULA


Todas as atividades propostas podem ser realizadas em grupos de idades diferentes. Os ajustes so determinados pelo nvel de aprofundamento desejado em cada caso. ATIVIDADE Objetivos FOTOGRAFIA VIVA Que os alunos e alunas possam: Reconhecer o bullying. Refletir sobre situaes de perseguio ou intimidao. Trabalhar em grupo. Desenvolvimento Divide-se a classe em grupos. Cada grupo recebe uma frase sobre o bullying, que pode ser a seguinte: Quando brigamos e nos agredimos fisicamente nos causamos dano, mas tambm causamos dano quando insultamos uma pessoa ou caoamos dela, ou quando no a deixamos brincar, a exclumos do grupo ou a deixamos sozinha. Tambm causamos dano quando falamos mal de algum pelas suas costas para que os demais no sejam seus amigos. Tudo isso maltratar. Os grupos devero representar um exemplo de bullying com uma imagem congelada. Como se faz uma fotografia grupal? Os elementos so os corpos e rostos dos e das participantes, que

devero comunicar algo por meio de uma cena sem utilizar a palavra. O grupo deve concordar sobre o que apresentar aos demais e como. A cena deve transmitir os sentimentos vivenciados pelas pessoas que experimentam situaes de bullying. Cada grupo representar a fotografia que criou sem mencionar qual o exemplo de bullying escolhido. O desafio que os integrantes dos demais grupos identifiquem os exemplos. Assim que todos os grupos representarem sua fotografia, se compartilhar com os demais como conseguiram construir essa imagem. O docente considerar as contribuies de cada grupo para conceitualizar o tema e propor repensar os exemplos que no correspondem ao conceito. Levar em considerao que o bullying pode apresentar diferentes formas de agresso: fsica, verbal, psicolgica ou social. importante que essas descries apaream nos exemplos ou que o docente convide os grupos a pensar nas situaes que no foram representadas. Alm disso, deve reforar as caractersticas do bullying, como a repetio ao longo do tempo, o dano como resultado e a relao de assimetria por parte das pessoas envolvidas no conflito, j que nem todas as agresses constituem por si mesmas um ato de bullying. ATIVIDADE Objetivos MENSAGENS POSITIVAS Que os alunos e alunas possam: Reconhecer os valores positivos em si mesmos e nos outros. Fortalecer laos grupais. Papel e lpis.

Materiais

20

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

21

Desenvolvimento O grupo formar uma roda. Cada aluno e aluna escrever seu nome em uma folha. Quando se d o sinal para comear, cada um passar a folha para a direita. Cada vez que um menino ou menina recebe uma folha, dever escrever uma mensagem positiva para esse menino ou menina. Ao completar a volta, cada menino ou menina poder ler na folha com seu nome todas as mensagens que ressaltaram seus aspectos positivos, seus feitos e receber assim o carinho de seus colegas. Variante do jogo Cada menino ou menina receber dois cartes. Em um escrever algo positivo sobre si mesmo e no outro algo positivo sobre o companheiro ou companheira da direita. QUEBRA-CABEAS Que os alunos e alunas possam: Cooperar com seus colegas para alcanar o objetivo. Manifestar atitudes solidrias. Resolver os conflitos prprios da atividade. Fortalecer os laos grupais. Mostrar empatia. Materiais Cinco envelopes. Cinco quebra-cabeas recortados em cerca de 10 peas. Cinco imagens dos quebra-cabeas completos.

Desenvolvimento A classe se dividir em cinco grupos. O docente entregar a cada grupo um envelope que conter as peas misturadas de cinco quebra-cabeas e a imagem completa de um deles. Quando o sinal dado, cada grupo dever montar o quebra-cabea que corresponde imagem recebida. Para mont-lo, seus integrantes tero que conseguir as peas que faltam e que esto nos envelopes dos outros grupos. O jogo termina quando todos os grupos montarem todos os quebra-cabeas. Durante o jogo no se pode falar nem se comunicar por escrito, no se pode tirar peas do outro grupo, mas permitido trocar e ceder peas. Ser interessante se o docente no avisar os meninos e meninas que as peas esto misturadas, para que eles lidem com o problema a resolver.

ATIVIDADE Objetivos

Para finalizar, o docente propor uma socializao para discutir em grupo o que aconteceu durante o jogo a partir de perguntas como: Como se sentiram quando algum tinha uma pea que precisava e no lhe passaram? O que fizeram quando terminaram os quebra-cabeas? Prestaram ateno para ver o que os outros estavam precisando? ATIVIDADE Objetivos CUIDADO COM A GUA! Que os alunos e alunas possam: Cooperar com seus colegas para alcanar o objetivo. Manifestar atitudes solidrias. Resolver os conflitos prprios da atividade.

22

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

23

Objetivos

Fortalecer os laos grupais. Organizar estratgias para resolver as propostas. Corda ou banco comprido.

algum com mais protagonismo, algum que incomodou os demais, etc. Ser uma boa maneira de refletir sobre os vnculos.

Materiais Desenvolvimento

AtividadE Objetivos

EU NO GOSTO DISTO Que os alunos e alunas possam: Assumir como prprios os problemas de convivncia em sala de aula. Expressar e compartilhar sentimentos de desconforto e incmodos. Buscar, em equipe, solues para situaes individuais e grupais.

O docente relatar uma pequena histria para introduzir o jogo. Contar aos meninos e meninas que o barco em que viajavam acaba de afundar e tiveram que subir em um tronco, que sua nica salvao para chegar costa. Eles devem se organizar em fila sobre uma corda, uma linha marcada no cho ou sobre um banco comprido. Os meninos e meninas devero se manter sobre essa linha e cumprir as regras que o docente dar. Se algum ou alguma cair ou desistir, todos e todas perdem. Algumas propostas possveis: Ordenar-se da esquerda para a direita, primeiro as meninas e depois os meninos. Do maior ao menor, segundo a altura. Do menor ao maior, segundo a data de nascimento. Em ordem alfabtica, segundo o nome. Do menor ao maior, segundo a quantidade de irmos e irms. Do maior ao menor, segundo a quantidade que somam as letras do nome e do sobrenome. Desenvolvimento Materiais

Papel e lpis para cada aluno. Cartolina, canetas coloridas e outros materiais para fazer um cartaz ou pster.

Ao terminar o jogo, o docente propor uma socializao para discutir em grupo o que aconteceu ao longo do jogo. Pedir a seus alunos e alunas que contem como se sentiram, se puderam se organizar, como o fizeram, que coisas dificultaram a realizao das propostas, se houve

Cada aluno e aluna escrever em uma folha duas coisas que no gosta que lhe faam ou digam. Em pequenos grupos lero o escrito por cada um e conversaro para refletir sobre o exposto. O docente assistir a cada grupo, tratando de mediar e levar as situaes expostas a concluses positivas. Os meninos e meninas tero que escrever propostas de solues para essas situaes. Cada grupo ler

24

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

25

as concluses para toda a turma. Logo, analisaro as propostas e elegero aquelas que todo o grupo considere adequadas. A meta final da assembleia/ reunio ser converter a concluso do debate em meta do ms para cumpri-la entre todos. Como fechamento da atividade, ser elaborado um cartaz, que ficar exposto na classe durante um ms, com a proposta positiva. Devero dedicar outra aula para avaliar em que medida puderam cumprir a meta.

Os objetos de todos sero dispostos em um espao comum e o grupo recorrer ao museu para conhecer o que importante a cada aluno e aluna. Podem-se formular perguntas e convidar cada um a contar os motivos que o levou a escolher esses objetos. Essa mostra pode ser concluda com uma galeria, feita em papel ou virtualmente, com o Eu Museu de cada integrante da classe. Pode-se concluir com uma reflexo sobre as semelhanas e as diferenas entre as escolhas dos integrantes do grupo.

Atividade Objetivos

EU MUSEU Que os alunos e alunas possam: Aceitar as diferenas. Reconhecer a igualdade.

Para recordar
O bullying um problema que afeta milhes de crianas e adolescentes. Tem consequncias para todos os envolvidos, tanto para aqueles que so perseguidos, incomodados ou intimidados quanto para aqueles que intimidam e tambm os que presenciam as situaes de assdio como testemunhas. possvel prevenir e atuar frente a esse problema, realizando uma parceria entre as escolas e a famlia, com o objetivo de cuidar, proteger e construir ferramentas para educar e evitar o bullying entre pares. Lidar com os problemas entre pares deve ser parte do trabalho de convivncia em sala de aula, j que se trata de contedo transversal a toda matria/disciplina formal. Dessa maneira, haver muitas oportunidades de transformar situaes negativas em outras positivas, favorecer uma convivncia escolar harmnica e criar um ambiente confortvel para aprender e ensinar.

Materiais

Objetos significativos que os alunos traro de suas casas (fotos, objetos, livros, brinquedos, etc.).

Desenvolvimento Com o propsito de conhecer um pouco mais todos os colegas, o docente convidar os alunos a criar na sala de aula um Eu Museu feito com objetos pessoais que os alunos selecionaram em suas casas e levaram escola. Podem ser brinquedos preferidos, fotos da famlia e deles mesmos em diferentes idades e situaes de vida, livros, recordaes de seus lugares favoritos, CDs com suas msicas prediletas, etc. O passo seguinte cada aluno ou aluna preencher uma ficha do objeto para contar sua histria significativa.

26

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

27

Estabelecer uma comisso de convivncia na escola, composta por docentes, pais, mes e alunos, ajuda a levar adiante aes acordadas previamente. Isso permite atuar de maneira coerente dentro da instituio e envolver a comunidade no problema. Abrir o dilogo uma ferramenta fundamental que os adultos tm para ensinar as crianas e adolescentes a estabelecer relaes baseadas no respeito ao outro e outra e a valorizar as diferenas. Escutar os nossos alunos e acompanh-los na busca de solues est em nossas mos. isso que nos permitir deter o bullying.

No ficarei calado. Reconheo que, como adulto, sou responsvel e devo assumir uma posio em relao ao problema, mesmo antes de ele atingir meus familiares e amigos. Vou mostrar a todos que ajo de maneira responsvel diante de uma situao de bullying, evitando combater a violncia com mais violncia. Serei um defensor. Vou defender as crianas que precisam de ajuda, tanto as minhas quanto outras que necessitem do meu apoio. Incentivarei a preveno do bullying por meio da capacitao de toda a equipe da escola, para que todos conheam formas efetivas de proteger nossas crianas. Serei um exemplo. Tendo um comportamento exemplar, ajudarei as crianas a lidar com os conflitos. Sei que posso fazer isso pacificamente, tanto dentro da minha famlia quanto na escola e na minha comunidade. Serei um aliado. Vou me comprometer com as aes implementadas na minha escola. Trabalharei com pais e mes, educadores e outras pessoas que se esforam para acabar com o bullying, especialmente se souber que meu filho est envolvido. O bullying faz com que as crianas queiram ser invisveis. E ns podemos mostrar a elas, por meio de nossas aes, que as vemos, as escutamos e, o mais importante de tudo, que elas podem contar conosco para melhorar suas vidas. Assumir este compromisso o primeiro passo para formar uma comunidade que pensa: chega de bullying. No vou ficar calado.

COMPROMISsO chega DE BULLYING PARA ADULTOS


Para assinar este compromisso online, acesse chegadebullying.com.br Propomos a voc assinar o seguinte compromisso para dizer CHEGA DE BULLYING! Compartilhe-o com outros docentes e com os gestores de sua escola para difundir a temtica e incentivar que ela seja trabalhada em sua escola. Convencer toda a comunidade escolar a assumir o compromisso significa ser uma Escola 100% Comprometida, merecedora de reconhecimento por parte do Cartoon Network e dos demais parceiros desta campanha. O bullying no brincadeira de criana. Ele pode ter consequncias prejudiciais para elas, suas famlias e a comunidade. Como adulto, sei que posso ajudar de vrias formas. Este o meu compromisso:

ASSINATURA: NOME: DATA:

28

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

29

NOTAS:

NOTAS:

30

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

31

NOTAS:

referncias
Health Resources and Services Administration. El alcance y el impacto de los actos de molestar e intimidar. U.S. Department of Health & Human Services em www.StopBullying.gov. Health Resources and Services Administration. Los actos de molstia e intimidacin (bullying) en nios pequeos. U.S. Department of Health & Human Services em www. StopBullying.gov. Health Resources and Services Administration. Nios que molestan o intimidan. U.S. Department of Health & Human Services em www.StopBullying.gov. Health Resources and Services Administration. Qu sabemos sobre los actos de molestar o intimidar (bullying). U.S. Department of Health & Human Services em www. StopBullying.gov. Health Resources and Services Administration. Cmo intervenir para detener los actos de molestia o intimidacin (bullying): consejos para la intervencin inmediata en la escuela. U.S. Department of Health & Human Services em www.StopBullying.gov. Abente Pfannl, Daisy,Lesme Romero,Diana S., Lovera Rivas, Vanessa, Rodrguez Leith, Margarita,Zeren Reyes,Yasmina. Manual didctico para la prevencin e intervencin del acoso escolar.Assuno,Secretaria da Infncia e Planejamento do Ministrio de Educao do Paraguai,2010. Educacin, Redes y Rehiletes, Associao Civil. Somos una comunidad educativa: hagamos equipo. Una proposta de intervencin integral educativa contra el bullying. Cidade do Mxico, UNICEF, 2011. Eljach, Sonia.Violencia escolar en Amrica Latina y el Caribe. Superficie y fondo. Panam, UNICEF, 2011. Associao Chicos.net.Manual de enfoque terico dentro doPrograma uso seguro y responsable de las tecnologas.Buenos Aires, fevereiro de 2011. Acesse: http://www. programatecnologiasi.org/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Item id=225. Rodrguez, Nora.Stop Bullying. Las mejores estrategias para prevenir y frenar el acoso escolar.Barcelona, Editorial RBA, 2006. Ministrio de Educao da Nao, La convivencia en la escuela. Recursos y orientaciones para el trabajo en el aula.Buenos Aires,Argentina, 2010. Acesse: http://www. me.gov.ar/construccion/pdf_coord/recursos-convivencia.pdf. Associao Chicos.net. Programa Tecnologa S, Acesse:www.programatecnologiasi.org Cartoon Network. Chega de bullying, no fique calado. Acesse:http://www.chegadebullying.com.br Plan Internacional. Aprender sem medo, acesse http://plan.org.br/index.html

32

DOCENTES

ENSINO FUNDAMENTAL I

33

chegadebullying.com.br

Coordenao de contedo: Plan Internacional e Cartoon Network

Вам также может понравиться