Вы находитесь на странице: 1из 37

DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Constituinte

1 - Q103063 ( Prova: CESPE - 2004) Em cada um dos itens a seguir apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Em um pas da Amrica do Sul, foi eleita pelo voto direto uma Assemblia Nacional Constituinte (ANC), com o objetivo de elaborar um novo texto constitucional. Nessa situao, a ANC dotada de poder constituinte decorrente, pois esse poder decorre da delegao popular. ( ) Certo ( ) Errado

2 - Q297500 ( Prova: FGV - 2008 - PC-RJ - Oficial de Cartrio / Direito Constitucional / Poder
Constituinte e Reforma da Constituio; )

A respeito do poder constituinte derivado, assinale a afirmativa incorreta.

a) O procedimento que deve ser adotado para a reforma do texto constitucional est necessariamente previsto na prpria Constituio. b) A aprovao de uma emenda constitucional depende dos votos favorveis de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, obtidos em dois turnos de votao em cada uma delas. c) As chamadas clusulas ptreas da Constituio estabelecem limitaes materiais ao poder constituinte derivado. d) vedada a aprovao de emenda constitucional que altere o regime constitucional da previdncia social, tal como institudo no art. 201 e seguintes da Constituio de 1988. e) Norma aprovada pelo poder constituinte derivado est sujeita ao controle judicial de constitucionalidade.

3 - Q312297 ( Prova: FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase / Direito
Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; )

A Constituio brasileira no pode ser emendada

a) na implantao do estado de emergncia e durante a interveno da Unio nos Estados. b) na vigncia do estado de stio e na implantao do estado de emergncia. c) quando em estado de stio e durante a interveno da Unio nos Municpios.

d) na vigncia de estado de defesa, de estado de stio e de interveno federal.

4 - Q304701 ( Prova: IADES - 2013 - EBSERH - Advogado / Direito Constitucional / Poder Constituinte
e Reforma da Constituio; )

Sobre o Poder Constituinte, assinale a alternativa correta.

a) As clusulas Ptreas da Constituio Federal no podem ser modifcadas pelo poder constituinte originrio. b) O poder constituinte derivado sempre ilimitado e incondicionado. c) O poder constituinte derivado elabora as emendas Constituio, para reformar uma Constituio existente. d) O poder constituinte originrio elabora as Constituies Estaduais. e) O poder constituinte decorrente elabora as Constituies Estaduais, sem necessidade de respeitar as regras estabelecidas pela Constituio Federal.

5 - Q305262 ( Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito / Direito Constitucional /
Poder Constituinte e Reforma da Constituio; )

Acerca do poder constituinte, assinale a opo correta.

a) A lei orgnica municipal, por ser fruto do poder constituinte derivado decorrente, pode ser parmetro para o controle de constitucionalidade municipal. b) Um dos limites ao poder constituinte derivado reformador de reviso previstos pela CF o qurum qualificado de aprovao, de trs quintos. c) Para a maioria da doutrina constitucional, a CF foi produto do poder constituinte originrio, pois implicou a ruptura com o regime poltico anterior e o estabelecimento de novos valores constitucionais. d) A CF proibiu a elaborao de emendas constitucionais durante o perodo eleitoral, sendo este um limite circunstancial ao poder constituinte derivado reformador. e) A proposta de emenda constitucional que pretenda abolir o direito educao no viola a CF, pois os direitos sociais no so limites materiais ao poder constituinte derivado reformador.

6 - Q301082 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Tcnico Judicirio Administrativo / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; )

Julgue os itens seguintes, relativos organizao poltico-administrativa e administrao pblica, considerando o disposto na Constituio Federal (CF) e a interpretao doutrinria sobre a matria. O poder constituinte estadual classifica-se como decorrente, em virtude de consistir em uma criao do poder constituinte originrio, no gozando de soberania, mas de autonomia.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q302435 ( Prova: UEG - 2013 - PC-GO - Delegado de Polcia / Direito Constitucional / Poder
Constituinte e Reforma da Constituio; )

A partir da ideia da existncia de um poder constituinte, enquanto poder destinado criao do Estado e alterao das normas que constituem uma sociedade poltica, foram elaboradas teorias que apresentam classificaes desse poder. Conhece-se assim a distino entre

a) poder decorrente, enquanto autonomia das unidades da federao, e poder derivado, encarregado da elaborao das normas constitucionais originrias e reforma da Constituio Federal. b) poder de reforma e poder constituinte decorrente, subespcies do poder derivado, em que o primeiro compreende a emenda e a reviso e o segundo reporta-se autonomia das unidades da federao. c) poder de reforma constitucional e poder derivado, em que o primeiro compreende a emenda e o segundo a elaborao de normas constitucionais originrias. d) poder originrio e poder decorrente, em que o primeiro compreende as normas constitucionais originrias e perenes e o segundo, decorrente do primeiro, compreende a reforma constitucional pela emenda e reviso da Constituio Federal.

8 - Q211057 ( Prova: PGR - 2005) O PODER CONSTITUINTE: I. pode ser derivado ou originrio, sendo que nos Estados da Federao, a despeito de ser originrio, denominado decorrente, pois decorre das Assemblias Constituintes estaduais, sem quaisquer limitaes substanciais ou circunstanciais;

Il. denomina-se derivado, no plano federal, quando exercido pelo Congresso Nacional, mediante proposta de emenda constitucional de iniciativa do Presidente da Repblica, de um tero no mnimo dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal ou de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao; III. originrio quando tem a mesma natureza jurdica e poltica do Poder Legislativo e com ele se confunde, sendo assim incondicionado e ilimitado, tendo limitaes to somente estabelecidas pelo Direito Natural;. IV. denominado derivado tem, nos termos da Constituio Federal, limitaes circunstanciais e substanciais, no podendo ser emendada a Constituio na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de stio, nem apresentada proposta de emenda constitucional tendente a abolir clusulas ptreas, considerando-se aprovada a proposta discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, se obtiver, em ambas, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Analisando-se as assertivas acima, pode- se afirmar que:

a) ( ) todas esto corretas; b) ( ) apenas as de nmeros Il e IV esto corretas; c) ( ) esto corretas as de nmeros I, Il e IV. d) ( ) somente a de nmero Il est correta.

9 - Q301538 ( Prova: CESPE - 2013 - DPE-TO - Defensor Pblico / Direito Constitucional / Direitos e
Deveres Individuais e Coletivos; Poder Constituinte e Reforma da Constituio; )

A respeito do poder constituinte e dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta.

a) A dissoluo compulsria de associao j constituda ocorrer por deciso judicial, no sendo necessrio, em face da comprovao de atividade ilcita, aguardar o trnsito em julgado para a efetiva dissoluo. b) Na hiptese de cancelamento de naturalizao por deciso judicial fundada na constatao de ocorrncia de prtica de atividade nociva ao interesse nacional, o interessado no pode readquirir naturalizao mediante novo processo de naturalizao. c) No sistema brasileiro, o exerccio do poder constituinte originrio implica revogao das normas jurdicas inseridas na constituio anterior, apenas quando forem materialmente incompatveis com a constituio posterior. d) Conforme regra expressamente prevista na CF, os estados- membros devem obrigatoriamente observar as linhas fundamentais do modelo federal no que se refere ao modo de elaborao da constituio estadual.

e) Segundo a doutrina, a proteo dada pela CF ao direito de propriedade autoral dirigida exclusivamente aos direitos patrimoniais, no se estendendo, por exemplo, aos direitos morais do autor.

10 - Q208159 ( Prova: FCC - 2005 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase / Direito
Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; )

As "clusulas ptreas" so limites ao poder de

a) decretao de interveno da Unio nos Municpios, pelo Presidente da Repblica. b) elaborao da Constituio, pelo Poder Constituinte Originrio. c) decretao de estado de stio, pelo Presidente da Repblica. d) alterao da Constituio, pelo Poder Reformador.

Administrao Pblica Questes 1 - Q316586 ( Prova: IESES - 2013) Considerando o que consta da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, analise as assertivas I, II e III e depois assinale a alternativa correta:
I. As Sociedades de Economia Mista dos Estados, devero obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, entre outras, regra segundo a qual a remunerao de seus empregados, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no poder exceder ao subsdio mensal, em espcie, do Governador de Estado. E II. As Empresas Pblicas, obedecero aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, entre outras, regra segundo a qual a investidura em emprego de seus quadros, depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do emprego em questo, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. C III. As Sociedades de Economia Mista obedecero aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, entre outras, regra segundo a qual

vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. C Diante das assertivas I, II e III, assinale a alternativa correta:

a) So verdadeiras as assertivas I e III. b) falsa a assertiva II e so verdadeiras as assertivas I e III. c) So verdadeiras as assertivas I e II. d) falsa a assertiva I e so verdadeiras as assertivas II e III.

I - ERRADA - As SEM submetem-se ao teto apenas quando recebem recursos pblicos para custeio geral ou de funcionrios. at lgico, pois caso no necessite de dinheiro pblico, isso significa que a prpria administrao eficiente da SEM capaz de bancar seus salrios, sem haver enriquecimento pelo uso de recursos pblicos, no havendo afronta aos princpios do direito administrativo. "As Sociedades de Economia Mista se submetem ao teto remuneratrio previsto no artigo 37 da Constituio Federal apenas quando recebem recursos da Unio, dos Estados ou Municpios para pagamento das despesas com pessoal ou de custeio geral. Foi com esse entendimento que a 1 Turma do Tribunal Superior do Trabalho no conheceu do recurso da Companhia Estadual de guas e Esgotos (Cedae), que retinha parte do salrio dos empregados para se enquadrar ao teto estatal."
(http://www.conjur.com.br/2012-nov-16/sociedades-economia-mista-nao-submetem-teto-remuneratorio)

II - CORRETA - Segue a regra geral. De forma a garantir a observncia dos princpios norteadores da administrao pblica, e de acordo com artigo Constitucional pertinente ao tema, a doutrina e jurisprudncia entendem ser necessrio o concurso pblico at mesmo para as SEM e EP (integram a administrao indireta), pois se poderia favorecer candidatos "colegas", por exemplo, sem o concurso. Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

III - CORRETA Art. 37. Omissis

A CF estipula, e a jurisprudncia refora que vale tambm para SEM.

XIII - vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico E nesse sentido, a Orientao Jurisprudencial n 297, da SBDII,do c. TST, que dispe, verbis: "O art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparao de qualquer natureza para o efeito de remunerao do pessoal do servio pblico, sendo juridicamente impossvel a aplicao da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparao salarial entre servidores pblicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT."

2 - Q269987 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Segundo as regras da Administrao Pblica trazidas pela Constituio Federal, assinale a alternativa CORRETA: I. As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; C II. A remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 da Constituio Federal somente podero ser fixados ou alterados por Decreto do Poder Executivo; E III. A proibio de acumular cargos estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; C IV. Os atos de improbidade administrativa no importaro a suspenso dos direitos polticos; E Marque a opo CORRETA:

a) Apenas os itens I e II esto corretos. b) Apenas os itens III e IV esto corretos. c) Apenas os itens I e III esto corretos.

d) Apenas os itens II e IV esto corretos.

3 - Q275210 (Prova: CESPE 2012) Em relao aos contornos constitucionais da administrao pblica, assinale a opo correta.

a) O direito de greve outorgado pela Constituio Federal constitui norma no autoaplicvel, sendo, portanto, legtimo o ato administrativo que promova o desconto dos dias no trabalhados. Art. 37, VII - O direito de greve ser exercido nos
termos e nos limites definidos em lei especfica Percebe-se que o direito de greve dos servidores norma constitucional de eficcia limitada e, portanto, condicionada regulamentao pelo legislador ordinrio para seu exerccio. Norma no autoaplicvel correto. H divergncias jurisprudenciais e doutrinrios quanto ao desconto de dias parados. Divergncias no torna a afirmativa errada, tambm as demais so claramente erradas

b) O servidor pblico civil no tem direito a perceber horas extras.

c) Toda investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, na forma estabelecida em lei. II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

d) A Constituio Federal autoriza que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio sejam superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

e) Assegura-se a servidor pblico da administrao direta afastado para exercer mandado eletivo a contagem de seu tempo de servio para todos os efeitos, at mesmo para promoo por merecimento.

4 - Q300057 ( Prova: TRT 3R - 2007) A respeito dos servidores pblicos, correto dizer, exceto:

a) Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

b) As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento;

c) A aposentadoria voluntria ser concedida, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; ser integral, quando observadas as condies de sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; ser proporcional, quando preenchidas as condies de sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher.

d) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, a de dois cargos de professor, a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico e a de trs cargos privativos de mdico.

e) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

5 - Q221753 ( Prova: FUNCAB - 2012) Segundo o que a Constituio Federal de 1988 prev para os Servidores Pblicos da Administrao Pblica, assinale a alternativa correta.

a) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, aplica-se o regime geral de previdncia social. 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em
lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social.

b) Os servidores titulares de cargos efetivos sero aposentados compulsoriamente, aos sessenta e cinco anos de idade.

c) O tempo de servio Contribuio pblico na esfera federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria. 9 - O tempo de contribuio federal,
estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade

d) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado.

e) A lei poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio, desde que devidamente fundamentada.

6 - Q314470 ( Prova: FUNIVERSA) Com relao administrao pblica, assinale a alternativa correta.

a) A remunerao dos servidores pblicos somente poder ser fixada ou alterada por lei complementar, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices.

b) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

c) A Constituio Federal garante aos servidores pblicos civis e militares o direito livre associao sindical.

d) Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei ordinria, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao.

e) As pessoas jurdicas de direito pblico, as de direito privado prestadoras de servios pblicos e as empresas pblicas e sociedades de economia mista respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

a)... ou alterada por Lei Especfica... c)... somente o servidores civis tem direito a livre associao sindical d)... cabendo Lei Complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao e)... as empresas pblicas e sociedades de economia mista no enquadram-se neste artigo 7 - Q312996 ( Prova: VUNESP - 2013) Sobre os cargos e funes pblicas, possvel afirmar que a Constituio Federal

a) impe administrao pblica indireta as mesmas regras proibitivas sobre a acumulao remunerada de cargos pblicos voltadas administrao pblica direta.

b) veda a definio de critrios de admisso de pessoas portadoras de deficincia a cargos e empregos pblicos.

c) condiciona a nomeao em cargos em comisso aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos.

d) restringe o exerccio das funes de confiana exclusivamente aos servidores ocupantes de cargo efetivo com atribuies de natureza gerencial, oramentria e financeira.

e) permite a acumulao remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, ainda que a profisso no esteja regulamentada.

8 - Q312997 ( Prova: VUNESP - 2013) So princpios constitucionais expressos voltados administrao pblica direta e indireta:

a) celeridade e transparncia. b) isonomia e pessoalidade. c) legalidade e imparcialidade. d) moralidade e proporcionalidade. e) legalidade e eficincia.

9 - Q312998 ( Prova: VUNESP - 2013) Os servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios sero aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e de cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies, conforme estabelecido na Constituio Federal:

a) setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. ompulsria

b) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem. c) sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao tempo de servio. contribuio

d) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se mulher. Errado

e) sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio.

a) setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Esta a aposentadoria compulsria: 70 anos com proventos proporcionais ao tempo de Contribuio

b) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem. Esta seria aposentadoria voluntria, com 60 de idade e 35 de contribuio (Homem) com proventos proporcionais ao tempo de CONTRIBUIO. c) sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 65 idade (homem) com proventos proporcionais ao tempo de CONTRIBUIO. d) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se mulher. 55 anos de idade e 30 de contribuio (Mulher) com proventos proporcionais ao tempo tempo CONTRIBUIO. de de CONTRIBUIO. servio. e) sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao 60 anos de idade (mulher), com proventos proporcionais ao tempo de

10 - Q103066 ( Prova: CESPE - 2004) Em cada um dos itens a seguir apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. O TRT da 10. Regio pretende realizar concurso pblico a para preencher cargos de analista judicirio. Nessa situao, compatvel com o texto constitucional determinao editalcia estabelecendo que o concurso ser vlido pelo prazo improrrogvel de um ano. C PODER LEGISLATIVO Disposies iniciais 1 - Q303041 ( Prova: ACAFE 2008) De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil correto afirmar, exceto: a) Os Deputados e Senadores no podero desde a expedio do diploma ser titular de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo.

b) Os Deputados e Senadores no podero desde a expedio do diploma firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes. c) Deputados e Senadores no podero desde a posse ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada. d) Nos casos de existncia de procedimento declarado incompatvel com o decoro parlamentar, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

Art. 54. Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a"; c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a"; d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo .ERRADA OPO a por constar que desde a expedio do diploma. Art. 55. Perder o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituio; VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. 1 - incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas.

2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 3 - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 4 A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3.(Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 6, de 1994)

2 - Q303044 (Prova: ACAFE - 2008) O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Cmara dos Deputados e Senado Federal. A primeira se compe de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, Territrio e no Distrito Federal. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. Quanto s atribuies do Congresso Nacional, Cmara e Senado, a alternativa correta : a) Compete privativamente Cmara dos Deputados autorizar, por maioria absoluta de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado.

b) da competncia exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. c) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice- Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes comuns. d) Compete privativamente Cmara dos Deputados processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade.

Com base na CF: a) Incorreta. Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; b) Correta. Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; c) Incorreta. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; d) Incorreta. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: b) nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica; 3 - Q303049 (Prova: ACAFE - 2008) Sobre Deputados Federais e Senadores Federais, assinale a alternativa correta. a) Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Os autos sero remetidos em vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, o voto da maioria dos membros, resolva sobre a priso.

b) Recebida denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e oito horas (aqui est o ERRO pq de acordo com o art. 53, 4 da CF, o prazo de 45 dias)do seu recebimento pela Mesa Diretora. c) As imunidades de Deputados e Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de maioria absoluta (aqui est o ERRO pq de acordo com o art. 53, 8 da CF, mediante o voto de 2/3) dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional que sejam incompatveis com a execuo da medida. d) Fica suspenso o mandato do Deputado ou Senador que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

4 - Q297161 ( Prova: CIAAR - 2012) Estabelece a Constituio da Repblica Federativa do Brasil que os Deputados e Senadores so inviolveis,civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies,palavras e votos. Sobre a Imunidade Parlamentar, analise as afirmativas abaixo. I. Os Deputados e Senadores, desde a posse, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. E II. Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado,por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros,poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. C

Ill. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de sitio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida. C Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) a) l

b) II. c) Ill. d) Il e Ill.

5 - Q247102 (Prova: CESPE - 2004) Supondo que o presidente da Repblica, dentro da poltica brasileira de apoiar as aes internacionais contra o crime organizado, assine a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Internacional, julgue os itens subseqentes. Para que essa conveno possa ser aplicada no Brasil, preciso, entre outros atos, da sua aprovao pelo Congresso Nacional. C
CF/88: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Processo legislativo 1 - Q303039 ( Prova: ACAFE - 2008) Sobre as Emendas Constitucionais, todas as alternativas esto corretas, exceto a: a) A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

b) A Constituio poder ser emendada mediante proposta: de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, do Presidente da Repblica e de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao manifestando- se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. c) A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. d) A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio, salvo por autorizao de maioria absoluta do Congresso Nacional.

1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio.

2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.
3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem.

2 - Q303046 ( Prova: ACAFE - 2008) Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet- las de imediato ao Congresso Nacional. Sobre as Medidas Provisrias, assinale a alternativa correta. a) As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por resoluo, as relaes jurdicas delas decorrentes.

b) As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados, sendo vedada edio sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. c) Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de noventa dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. d) vedada reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo, salvo autorizao de maioria absoluta do Senado Federal.

3 - Q303050 ( Prova: ACAFE - 2008 - PC-SC) Em relao ao Processo Legislativo, marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas. (V) A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados, sendo que o Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. (E) A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica que, aquiescendo, o sancionar. Se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quarenta e oito horas, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quinze dias, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. (V) O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Mas, sendo o projeto emendado, voltar Casa iniciadora.

(E) A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica que, aquiescendo, o sancionar. Decorrido o prazo de quarenta e oito horas, o seu silncio importar sano. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) F - V - F - F

b) V - F - V - F c) V - V - V - F d) F - F - V - V

A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica que, aquiescendo, o sancionar. Se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quarenta e oito horas (quinze dias), contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quinze dias (quarenta e oito horas), ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. 4 - Q269988 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I. II. III. IV. A forma federativa de Estado; O voto direto, secreto, universal e peridico; A separao dos Poderes; Os direitos e garantias individuais;

Marque a opo CORRETA:


a) Apenas os itens I, II, III esto corretos. b) Apenas os itens II, III e IV esto corretos. c) Todos os itens esto corretos. d) Todos os itens esto incorretos.

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

5 - Q315542 (Prova: CESPE - 2013) Acerca dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens seguintes.

Segundo entendimento do STF, se uma comisso da Cmara dos Deputados obtiver a aprovao de projeto de lei no Congresso Nacional que seria de iniciativa privativa do presidente da Repblica, a sano presidencial do referido projeto no sanar o vcio de iniciativa. C
Precedente: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - PROMOO DE PRAAS DA POLCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS - REGIME JURDICO DOS SERVIDORES PBLICOS PROCESSO LEGISLATIVO - INSTAURAO DEPENDENTE DE INICIATIVA CONSTITUCIONALMENTE RESERVADA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - DIPLOMA LEGISLATIVO ESTADUAL QUE RESULTOU DE INICIATIVA PARLAMENTAR - USURPAO DO PODER DE INICIATIVA SANO TCITA DO PROJETO DE LEI - IRRELEVNCIA - INSUBSISTNCIA DA SMULA N 5/STF - INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL EFICCIA REPRISTINATRIA DA DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM SEDE DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AO DIRETA JULGADA PROCEDENTE. OS PRINCPIOS QUE REGEM O PROCESSO LEGISLATIVO IMPEM-SE OBSERVNCIA DOS ESTADOS-MEMBROS. - O modelo estruturador do processo legislativo, tal como delineado em seus aspectos fundamentais pela Constituio da Repblica, impe-se, enquanto padro normativo de compulsrio atendimento, observncia incondicional dos Estados-membros. Precedentes. - A usurpao do poder de instaurao do processo legislativo em matria constitucionalmente reservada iniciativa de outros rgos e agentes estatais configura transgresso ao texto da Constituio da Repblica e gera, em conseqncia, a inconstitucionalidade formal da lei assim editada. Precedentes. A SANO DO PROJETO DE LEI NO CONVALIDA O VCIO DE INCONSTITUCIONALIDADE RESULTANTE DA USURPAO DO PODER DE INICIATIVA. - A ulterior aquiescncia do Chefe do Poder Executivo, mediante sano do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, no tem o condo de sanar o vcio radical da inconstitucionalidade. Insubsistncia da Smula n 5/STF. Doutrina. Precedentes. SIGNIFICAO CONSTITUCIONAL DO REGIME JURDICO DOS SERVIDORES PBLICOS (CIVIS E MILITARES). - A locuo constitucional "regime jurdico dos servidores pblicos" corresponde ao conjunto de normas que disciplinam os diversos aspectos das relaes, estatutrias ou contratuais, mantidas pelo Estado com os seus agentes. Precedentes. A QUESTO DA EFICCIA REPRISTINATRIA DA DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE "IN ABSTRACTO". - A declarao final de inconstitucionalidade, quando proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de fiscalizao normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatrio que lhe inerente em restaurao das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juzo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por ser juridicamente invlido (RTJ 146/461-462), sequer possui eficcia derrogatria. Doutrina. Precedentes. (ADI 2867, Relator: Min. Celso de Mello, Tribunal Pleno, julgado em 03/12/2003, DJ 09/02/2007)

6 - Q314183 (Prova: CESPE - 2013) Com relao ao processo legislativo, julgue os prximos itens. vedada a edio de medida provisria em matria penal, processual penal e processual civil, salvo se em benefcio do acusado, como, por exemplo, na criao de hiptese de extino de punibilidade. E
Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional.

1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I relativa a:


a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros;

d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3;

7 - Q314184 (Prova: CESPE 2013) Os projetos de lei de iniciativa reservada, como os que dispem sobre a organizao dos servios administrativos dos tribunais federais e do MP, no admitem a apresentao de emenda parlamentar. E
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. EMENDA PARLAMENTAR A PROJETO DE LEI DE INICIATIVA RESERVADA. POSSIBILIDADE. NECESSIDADE DE PERTINNCIA TEMTICA. PRECEDENTES. AGRAVO REGIMENTAL AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO.
(RE 633802 AgR, Relator(a): Min. CRMEN LCIA, Primeira Turma, julgado em 10/05/2011, DJe-100 DIVULG 26-05-2011 PUBLIC 27-05-2011 EMENT VOL-02531-02 PP-00187)

8 - Q314504 ( Prova: FCC - 2013) Em relao s medidas provisrias, INCORRETO afirmar: a) Caso o Congresso Nacional no edite o decreto legislativo no prazo de 60 dias aps a rejeio ou perda de sua eficcia, a medida provisria continuar regendo somente as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia. b) A edio de medida provisria paralisa temporariamente a eficcia da lei que versava a mesma matria. Se a medida provisria for aprovada, convertendo-se em lei, opera-se a revogao. c) A decadncia da medida provisria, pelo decurso do prazo constitucional, opera a desconstituio, com efeitos retroativos, em regra, dos atos produzidos durante sua vigncia. d) Caso o Congresso Nacional rejeite ou no aprecie em tempo hbil (60 dias) a medida provisria, esta perder sua eficcia, pelo que se denomina rejeio tcita, podendo ser reeditada uma nica vez. e) A perda retroativa de eficcia jurdica da medida provisria em regra ocorre tanto na hiptese de explcita rejeio do projeto de sua converso em lei quanto no caso de ausncia de deliberao parlamentar no prazo constitucional, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. Ocorre a perda de eficcia por decurso de prazo quando se expira o prazo constitucionalmente estabelecido sem que o Congresso Nacional tenha apreciado a medida provisria. Essa situao denominada rejeio tcita, pois a medida provisria perde a sua eficcia tacitamente, sem ter havido uma rejeio expressa (apreciao) pelo Congresso Nacional. Ocorrendo a rejeio tcita, teremos a mesma consequncia havida na rejeio expressa: dever o Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias, editar um decreto legislativo, para disciplinar as relaes jurdicas decorrentes da medida provisria; se o Congresso Nacional no editar esse decreto legislativo no prazo de sessenta dias, prevalecer a vontade do Presidente da Repblica para as relaes jurdicas do perodo, pois estas permanecero regidas pelo texto originrio da medida provisria. Se o Congresso Nacional no editar esse decreto legislativo nesse prazo de sessenta dias, prevalecer a vontade do Presidente da Repblica para as relaes jurdicas consolidadas no perodo, pois estas permanecero regidas pelo texto originrio da medida provisria.

9 - Q237485 (Prova: CESPE - 2012) Acerca do processo legislativo e dos direitos e garantias fundamentais, conforme previstos na CF, julgue (C ou E) os itens que se seguem. O Congresso Nacional aprova os tratados e convenes internacionais mediante a edio de resoluo, ato que dispensa sano ou promulgao por parte do presidente da Repblica. E 1. No resoluo, decreto legislativo.

Tratados e convenes internacionais gerais Dentre as vrias hipteses previstas no art. 49 da CF/88, destaca-se a competncia EXCLUSIVA do Congresso Nacional, materializada, como visto, por meio de decreto legislativo, para resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional (art. 49, I com alta incidncia de questionamento nos concursos pblicos). Resoluo Por meio das resolues regulamentar -se -o as matrias de competncia PRIVATIVA da Cmara dos Deputados (art. 51), do Senado Federal (art. 52) e algumas de competncia do Congresso Nacional, fixadas, alm das poucas hipteses constitucionais, regimentalmente. 10 - Q237487 (Prova: CESPE - 2012) Acerca do processo legislativo e dos direitos e garantias fundamentais, conforme previstos na CF, julgue (C ou E) os itens que se seguem. A iniciativa das leis complementares e ordinrias pode ser exercida tanto por parlamentares quanto por comisses da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo presidente da Repblica, pelo STF e tribunais superiores, pelo procuradorgeral da Repblica e por cidados, na forma e nos casos previstos na CF. C Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. PODER EXECUTIVO 1 - Q246996 ( Prova: CESPE - 2004)

Nos termos da Constituio Federal, da competncia privativa do presidente da Repblica a extradio de brasileiros naturalizados. E
Fases do processo extradicional A Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro), que define a situao jurdica do estrangeiro no pas, regulamentada pelo Decreto 86.715/81, disciplina o procedimento extradicional. So trs as fases da extradio passiva. 1) A primeira administrativa, de responsabilidade do Poder Executivo, onde o Estado requerente envia seu pedido pela via diplomtica (e no por carta rogatria) ao Presidente da Repblica, porque a autoridade competente para manter relaes com Estado Estrangeiro , nos termos do art. 84, VII, da Constituio Federal. Quando o Brasil for o Estado requerente, o pedido transmitido pelo Ministro da Justia ao Ministro das Relaes Exteriores, que o encaminhar ao Estado estrangeiro, comumente por meio de misso diplomtica no pas onde se encontra a pessoa perseguida . Tendo como nico fundamento para a extradio a promessa ou declarao de reciprocidade de tratamento, o Poder Executivo poder indeferi-la, sem a necessidade de apreciao do Supremo Tribunal Federal. Essa forma de indeferimento se denomina recusa sumria. 2) A segunda fase judiciria. Uma vez analisada a admissibilidade do pedido pelo Ministrio das Relaes Exteriores, com base em tratado internacional ou no Estatuto do Estrangeiro, a solicitao de extradio encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, que ir analisar a legalidade e a procedncia do pedido (art. 102 I, "g", da CF). Esta fase ser objeto de anlise mais aprofundada no tpico seguinte. 3) Derradeiramente, a terceira e ltima fase tambm administrativa. Nela, o Presidente da Repblica, na condio de Chefe de Estado, procede entrega ou no do extraditando ao pas requerente. Embora haja somente uma fase no mbito do Poder Judicirio, tal sistema de extradio chamado de judicirio. Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/17547/o-papel-do-supremo-tribunal-federal-no-processo-deextradicao#ixzz2VFGhfsqf

2 - Q247103 (Prova: CESPE - 2004) Supondo que o presidente da Repblica, dentro da poltica brasileira de apoiar as aes internacionais contra o crime organizado, assine a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Internacional, julgue os itens subseqentes. O presidente da Repblica possui competncia privativa para celebrar tratados e convenes e para acreditar representantes diplomticos de Estados estrangeiros, podendo essa ltima competncia ser delegada ao ministro de Estado das Relaes Exteriores. E
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes. funes delegadas: VI dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos;

XII - conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei; XXV - prover os cargos pblicos federais, na forma da lei;

3 - Q315544 (Prova: CESPE - 2013) Acerca dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens seguintes. No exerccio do poder regulamentar, os ministros de Estado podero expedir instrues e editar decretos para a execuo de leis, nos termos da CF. E

4 - Q314469 (Prova: FUNIVERSA - 2013) Assinale a alternativa correta no que concerne s atribuies do presidente da Repblica previstas no texto constitucional. a) O presidente da Repblica poder vetar projetos de lei, total ou parcialmente, podendo tal atribuio ser delegada ao advogado-geral da Unio. b) O presidente da Repblica poder dispor, mediante decreto, sobre organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos e sobre a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos, sendo vedada a delegao de tais atribuies. c) Caber ao presidente da Repblica decretar o estado de defesa e o estado de stio e decretar e executar a interveno federal, sendo vedada a delegao. d) O presidente da Repblica poder conferir condecoraes e distines honorficas, podendo delegar tais atribuies aos ministros de Estado, ao procurador-geral da Repblica ou ao advogado-geral da Unio. e) O presidente da Repblica no poder delegar a atribuio de conceder indulto e comutar penas.
ATRIBUIES DO PRESIDENTE DA REPBLICA - artigo 84 CF/88: Pargrafo nico - o Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao PGR ou ao AGU, que obedecero os limites traados nas respectivas delegaes. VI - dispor, mediante decreto, sobre: a)organizao e funcionamento da administrao pblica federal, quando no implicar aumento de despesa, nem criao ou extino de rgos pblicos; b)extino de funes ou cargos pbicos, quando vagos. XII - conceder indulto e comutar penas, com audincia , se necessrio, dos orgaos instituidos em lei. XXV - prover e extinguir cargos pblicos federais, na forma da lei obs: prover cargos pblicos federais pode ser delegado, extinguir no!!!

5 - Q314499 ( Prova: FCC - 2013) Na hiptese de vacncia dos cargos de Presidente e VicePresidente da Repblica, nos ltimos dois anos do mandato, assumir temporariamente o Presidente a) da Cmara dos Deputados e a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

b) da Cmara dos Deputados e a eleio para ambos os cargos ser feita noventa dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. c) do Congresso Nacional e a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. d) do Senado Federal e a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. e) do Congresso Nacional e a eleio para ambos os cargos ser feita noventa dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
Art. 80, CF - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art. 81, CF - Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. 1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. O art. 81, 1 da CF uma hiptese excepcional de eleio indireta para a Presidncia da Repblica. Lembrando que os novos eleitos somente completaro o perodo de seus antecessores, cumprindo o chamado "mandato tampo". Fonte: Direito Constitucional Descomplicado - Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino

6 - Q237483 ( Prova: CESPE - 2012) Com relao s caractersticas do Estado brasileiro e organizao dos poderes, conforme disposto na CF, julgue (C ou E) os itens a seguir. Cabe exclusivamente ao presidente da Repblica, na condio de chefe de Estado, permitir, sem a necessidade de autorizao do Congresso Nacional, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente. E 7 - Q298970 (Prova: FCC - 2011) Dentre as competncias privativas do Presidente da Repblica, NO pode ser delegada a atribuio de a) celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. b) dispor sobre organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos. c) dispor sobre extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. d) conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei. e) prover os cargos pblicos federais, na forma da lei.

8 - Q313326 ( Prova: CESPE - 2013) Acerca do Poder Executivo, assinale a opo correta. a) Estados e municpios podem legislar sobre a relao de emprego de trabalhadores domsticos, dado que a matria de competncia concorrente dos trs entes federativos. b) No presidencialismo adotado no Brasil, sistema de governo previsto na CF, a chefia de Estado e a chefia de governo no coincidem. c) Emenda constitucional introduziu na CF previso de edio, pelo presidente da Repblica, de decretos autnomos que disponham sobre a criao ou a extino de cargos e rgos pblicos. d) Conforme previsto na CF, a responsabilidade penal do presidente da Repblica relativa, j que ele no pode ser responsabilizado penalmente, na vigncia do seu mandato, por atos estranhos ao exerccio de suas funes. e) Em caso de relevncia e urgncia, pode o presidente da Repblica editar medida provisria para regulamentar matria relacionada a direitos e deveres dos juzes do trabalho.

9 - Q311384 ( Prova: CESPE - 2013) Considerando as disposies constitucionais a respeito do Poder Executivo, julgue os itens seguintes. A perda de mandato do presidente e do vice-presidente da Repblica somente ocorrer nas hipteses de cassao, em virtude de deciso do Senado, por crime de responsabilidade, ou de declarao de vacncia feita pelo Congresso Nacional. E
Ocorre nos seguintes casos: 1. Cassao: em virtude de deciso do Senado nos processos de crime de responsabilidade, ou, de deciso judicial, como pena acessria aplicada em processo comum, com o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. 2. Extino: No caso de morte, renncia, perda, suspenso dos direitos polticos e perda da nacionalidade. 3. Declarao de Vacncia do cargo pelo Congresso Nacional: Quando no comparecerem para tomar posse dentro de dez dias da data fixada para a posse (primeiro de janeiro), exceto se o motivo de no comparecimento for de fora maior. O no comparecimento mo prazo indicado acima vale como renncia, artigo 78, pargrafo nico, da CF. 4. Ausncia do Pas por mais de 15 dias, sem a Licena do Congresso Nacional: Sob pena da perda do cargo pelo prprio Congresso visto que equivale a uma renncia.

10 - Q311385 ( Prova: CESPE - 2013) O presidente da Repblica pode solicitar urgncia para a apreciao de projetos de sua iniciativa, hiptese em que a Cmara dos Deputados e o Senado Federal tero, sucessivamente, quarenta e cinco dias para se manifestar sobre a proposio, sob pena de trancamento da pauta, salvo no que diz respeito s deliberaes com prazo constitucional determinado. C

CF/88. Art. 64. A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. 1 - O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. 2 Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

DIREITO ADMINISTRATIVO SERVIO PBLICO 1 - Q303059 sejam


( Prova: ACAFE - 2008)

Analise as afirmaes a seguir e marque V ou F, conforme verdadeiras ou falsas.

(V) Educao e sade so servios passveis de desempenho pelos particulares, independentemente de concesso pelo Poder Pblico. (F) O servio pblico delegado transferido por lei e s por lei pode ser retirado ou modificado, enquanto o servio pblico outorgado tem apenas sua execuo transpassada a terceiros por ato administrativo (bilateral ou unilateral), pelo que pode ser modificado, revogado e anulado. (F) A empresa pblica forma de descentralizao administrativa para prestao de servio retirado da Administrao. Por essa razo, a ela s pode ser outorgado servio pblico tpico e no atividades industriais ou econmicas. (V) O Poder Pblico pode instituir fundaes com personalizao de Direito Pblico para execuo de objetivos de interesse coletivo, como educao e assistncia social. (V) A autarquia, submetida a regime de Direito Pblico, possui liberdade administrativa nos limites da lei que a criou e no subordinada a rgo do Estado, mas sofre controle para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados no ato de sua criao. A seqncia correta, de cima para baixo, : a) F - F - F - V - F

b) V - F - F - V - V c) V - V - V - F - F d) F - V - V - F - V

2 - Q297165 ( Prova: CIAAR - 2012) Com lei autorizativa, o Ente Pblico X resolve, por motivo de interesse pblico, retomar um servio pblico, durante o prazo da concesso. Para

tanto, procede a prvio pagamento de indenizao, na forma da lei. Tal instituto recebe o nome de a) reverso.

b) retomada. c) caducidade. d) encampao.

3 - Q247097 (Prova: CESPE - 2004; ) No que se refere aos servios pblicos, bem como concesso e permisso de servio pblico, julgue os itens a seguir. Os servios pblicos de competncia municipal so enumerados taxativamente na Constituio Federal de 1988. E

4 - Q305140 ( Prova: CESPE - 2013) No que concerne a servios pblicos, julgue os prximos itens. A permisso e a concesso de servios pblicos apresentam, entre outras, a seguinte diferena: a primeira pode ser feita pessoa fsica ou jurdica que, por sua conta e risco, demonstre capacidade para seu desempenho; j a segunda, s pessoa jurdica ou a consrcios de empresas. C

5 - Q305141 ( Prova: CESPE - 2013) Tanto a concesso de servio pblico quanto a autorizao de servio pblico so constitudas por meio de contrato administrativo. E 6 - Q305142 ( Prova: CESPE - 2013) A concesso, como delegao da prestao de um servio pblico, estabelece relao entre o concessionrio e a administrao concedente, regendo-se pelo direito privado. E 7 - Q305143 ( Prova: CESPE - 2013) A falncia de uma empresa concessionria de servio pblico gera a extino da concesso e a reverso ao poder concedente dos bens aplicados ao servio. C 8 - Q305144 ( Prova: CESPE - 2013) A conservao de logradouros pblicos constitui exemplo de servio pblico indivisvel, cujos usurios so indeterminados e indeterminveis. C 9 - Q305145 ( Prova: CESPE - 2013) passvel de mensurao, pela administrao pblica, a utilizao dos servios singulares, tais como a varrio de ruas e praas, e a coleta domiciliar de lixo. E

10 - Q305146 ( Prova: CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Direito / Direito Administrativo /
Servios Pblicos; )

Caso o poder concedente constate nulidade na licitao ou na formao do contrato de concesso de servio pblico durante sua execuo, cabe a caducidade do contrato por parte do poder concedente. E PPP 1 - Q314507 (Prova: FCC - 2013) Diante da escassez de vagas na rede pblica de ensino, um Prefeito Municipal prope a realizao de ajuste com associaes civis que se disponham a criar e manter creches e pr-escolas gratuitas, sendo que a colaborao estatal se dar por subvenes a serem utilizadas exclusivamente na atividade educacional, bem como por meio de treinamento profissional e superviso tcnica dos projetos. Diante das caractersticas desse ajuste, pode-se concluir que se trata de a) parceria pblico-privada. b) consrcio pblico, na modalidade associao pblica. c) concesso patrocinada. d) contrato de prestao de servios. e) convnio. 2 - Q308129 (Prova: MPE-SC - 2013) ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTES ABAIXO E ASSINALE Na concesso patrocinada, que constitui modalidade de concesso de servio pblico, instituda como forma de parceria pblico-privada, conjuga-se a tarifa paga pelos usurios e a contraprestao pecuniria do concedente (parceiro pblico) ao concessionrio (parceiro privado). C 3 - Q304858 ( Prova: FGV - 2012) Um estado da Federao, em processo de recuperao econmica, pretende restaurar o seu antigo Parque de Esportes, uma enorme rea que concentra estdio de futebol, ginsio de esportes coletivos e parque aqutico. No dispondo de recursos para custear a totalidade da obra e nem tendo expertise para promover uma boa gesto do espao, o Estado pretende firmar um contrato de parceria pblico-privada, nos moldes da Lei n. 11.079/2004. Sobre o instituto da Parceria Pblico-Privada, assinale a afirmativa correta. a) As parcerias pblico-privadas tm natureza de convnio, e no de contrato, uma vez que o ente pblico e o ente particular conjugam esforos na realizao de uma atividade de interesse pblico.

b) As parcerias pblico-privadas preveem que o ente pblico executar uma parcela do servio ou obra, nunca inferior a 50%, e o particular o restante do servio ou obra.

c) As parcerias pblico-privadas no podem ter por objeto, exclusivamente, a execuo de obra pblica de restaurao do Parque de Esportes. d) As parcerias pblico-privadas remuneram o ente particular integralmente com o valor das tarifas cobradas dos usurios do servio, sendo vedado ao ente pblico o custeio direto das atividades desenvolvidas pelo particular.

4 - Q302443 ( Prova: UEG - 2013) Sobre as parcerias pblico-privadas, dispe a Lei n 11.079/2004: a) vedada celebrao de contrato de parceria cujo perodo de prestao de servio seja inferior a 3 (trs) anos.

b) a tomada de preo a modalidade de licitao que deve preceder o contrato de parceria. c) na concesso patrocinada, a remunerao do parceiro feita exclusivamente pelos usurios. d) os parceiros compartilham os riscos, de modo que h solidariedade ainda que diante de fatos imprevisveis.

5 - Q303101 (Prova: CESPE - 2013) Mediante lei sancionada em 2004, o Brasil adotou a PPP como instrumento para a viabilizao de projetos fundamentais ao crescimento do pas. Referida lei incorporou conceitos bem-sucedidos da experincia internacional, de modo a garantir que as PPPs sejam balizadas na atuao transparente da administrao pblica. Acerca desse instrumento de gesto pblica, assinale a opo correta. a) Embora a responsabilidade fiscal no seja uma diretriz expressa na legislao de PPP, o melhor entendimento doutrinrio aponta para a aplicao da Lei de Responsabilidade Fiscal execuo desse tipo de contrato administrativo. b) No se admite o emprego da arbitragem na hiptese de um municpio querer dirimir conflitos decorrentes de contrato de PPP. c) Um estado da Federao, no mbito de contrato de PPP para a realizao de obras pblicas nos seus municpios, estar impedido de ceder parte de seus crditos no tributrios a ttulo de contraprestao. d) expressamente vedada a uma sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto de uma PPP em determinado estado da Federao, constituir-se sob a forma de companhia aberta. e) Caso um estado da Federao celebre contrato administrativo de PPP visando concesso de servios pblicos, conforme legislao especfica, e, alm da tarifa a ser cobrada dos usurios, o contrato preveja contraprestao pecuniria do parceiro

pblico ao parceiro privado, ter-se-, nessa hiptese, um exemplo da chamada concesso patrocinada.

6 - Q299340 ( Prova: CESGRANRIO - 2013) Suponha que determinado ente federativo necessite expandir a malha rodoviria no seu territrio, mas, diante de outras prioridades, no disponha de recursos financeiros suficientes para arcar com os investimentos necessrios para atuar no segmento diretamente. Nessa situao hipottica, uma opo vivel que se instaura para o Poder Pblico conceder o servio iniciativa privada mediante contrato de a) concesso patrocinada, transferindo a execuo do servio ao concessionrio, mediante o estabelecimento de uma contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios.

b) concesso comum, transferindo ao concessionrio a execuo do servio mediante o estabelecimento de fontes alternativas de receita em seu favor, adicionalmente a uma contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. c) concesso comum, transferindo ao concessionrio a titularidade e a execuo do servio por prazo indeterminado, por sua conta e risco. d) concesso administrativa, transferindo ao concessionrio, por prazo determinado, a execuo do servio, por sua conta e risco. e) concesso administrativa, transferindo a titularidade e a execuo do servio ao concessionrio, que cobra tarifa do usurio, complementada por uma contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado.

7 - Q294145 ( Prova: ESAF - 2013) A respeito das parcerias pblico-privadas, analise as assertivas a seguir classificando-as em falsas ou verdadeiras. Ao final, assinale a opo que contenha a sequncia correta. (F) As obrigaes pecunirias contradas pela Administrao Pblica em contrato de parceria pblico-privada podero ser garantidas mediante ttulos da dvida agrria. (V) possvel haver pagamento de contraprestao pela Administrao Pblica sem que obrigatoriamente seja precedido pela integral disponibilizao do servio pelo parceiro privado. (V) Os contratos de parceria pblico-privada podero prever a possibilidade de emisso de empenho em nome dos financiadores do projeto em relao s obrigaes pecunirias da Administrao Pblica. (F) A contraprestao da Administrao Pblica nos contratos de parceria pblico-privada poder ser feita mediante outorga de direitos sobre bens pblicos afetados de uso comum do

povo. (V) As concesses patrocinadas em que mais de 70% da remunerao do parceiro privado deva ser paga pela Administrao Pblica dependero de autorizao legislativa. a) V, V, V, F, V

b) F, V, V, V, V c) V, F, F, F, V d) V, V, V, V, F e) F, V, V, F, V

8 - Q209180 ( Prova: FCC - 2011) Segundo a Lei n 11.079/04, a contratao de parceria pblicoprivada a) ser precedida de licitao na modalidade de concorrncia.

b) ser precedida de licitao na modalidade tomada de preos, apenas. c) ser precedida de licitao na modalidade convite, apenas. d) no ser precedida de licitao pela incompatibilidade com o setor privado. e) ser precedida de licitao na modalidade convite ou tomada de preo.

9 - Q253569 ( Prova: UFPA - 2012) Sobre concesses e permisses de servios pblicos, bem como parcerias pblico-privadas, analise as proposies a seguir: I Segundo a lei n 9.074/95, que estabelece normas para outorga e prorrogao de concesses de servios pblicos, a concesso forma de gesto de servio pblico por meio da qual a Administrao Pblica transfere contratualmente para o particular a incumbncia de prest-lo. S possvel a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios institurem o regime de concesso vista de lei especfica que os autorize a tanto, excetuados os casos de saneamento bsico, limpeza urbana e demais hipteses previstas nas Constituies Estaduais e Leis Orgnicas. o que se depreende da dico da lei n 8.987/95. II Segundo a lei federal n 11.079/04 que instituiu as parcerias pblico-privadas (PPP), possvel o contrato de PPP dispor livremente sobre a forma de distribuio de riscos mais eficiente consecuo da parceria, inclusive aqueles decorrentes de fato do prncipe, caso fortuito e fora maior e lea econmica extraordinria, at ento, de forma geral e tradicionalmente na seara contratual imputados como nus ao contratante pblico. a chamada repartio solidria dos riscos, inovao da lei das parcerias pblico- privadas. C

III A lei federal n 11.079/04 que instituiu as parcerias pblico-privadas (PPP) veda Administrao Pblica ser titular da maioria do capital votante das Sociedades de Propsito Especfico - SPE, exceto no caso em que a citada SPE esteja inadimplente com as metas de implantao e gerncia do objeto da parceria. Nesse caso, a lei admite a aquisio de maioria do capital votante da SPE por instituio financeira controlada pelo Poder Pblico. IV Segundo a lei federal n 8.987/95, que dispe sobre o regime de concesses e permisses de servio pblico, no contrato de concesso firmado com consrcio de empresas h a indicao de uma empresa lder, responsvel pelo cumprimento do contrato perante o concedente, o que no afasta a responsabilidade subsidiria das demais consorciadas. E De acordo com as proposies apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas III e IV esto incorretas b) apenas II e III esto incorretas c) apenas I e IV esto incorretas d) todas esto incorretas e) todas esto corretas

10 - Q231234 ( Prova: UPENET - 2012) Na contratao de parceria pblico-privada, sero observadas as seguintes diretrizes, EXCETO a) Responsabilidade fiscal na celebrao e execuo das parcerias.

b) Transparncia dos procedimentos e das decises. c) Repartio objetiva de riscos entre as partes. d) Delegabilidade das funes de regulao, jurisdicional e do exerccio do poder de polcia. e) Respeito aos interesses e direitos dos destinatrios dos servios e dos entes privados incumbidos da sua execuo.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 - Q303060 ( Prova: ACAFE - 2008) Complete as lacunas na frase a seguir e assinale a alternativa correta. No caso de desapropriao de imveis urbanos por descumprimento das normas municipais de parcelamento, edificao e utilizao do solo, o chefe do Executivo __________ em improbidade administrativa, ________________ , caso o Municpio deixe de realizar o adequado aproveitamento do imvel no prazo mximo de __________ anos, a partir da incorporao ao patrimnio pblico. a) no incorrer - mas estar sujeito s demais sanes cabveis - 5 (cinco)

b) incorrer - excluindo-se quaisquer outras sanes porventura cabveis - 2 (dois)

c) incorrer - sem prejuzo de outras sanes cabveis - 5 (cinco) d) incorrer - sem prejuzo de outras sanes cabveis - 2 (dois)

2 - Q303066 ( Prova: ACAFE - 2008; ) Analise as alternativas a seguir. Todas esto corretas, exceto a: a) O Presidente da Repblica passvel de processo por crime de responsabilidade, por atos que atentem contra a probidade na Administrao.

b) Negar publicidade a atos oficiais e frustrar a licitude de concurso pblico no caracterizam crimes de improbidade administrativa, pois a conduta no lesa o errio pblico e no importa em enriquecimento ilcito ou proveito prprio ou de terceiro. c) A Lei n 8.429/92 caracteriza como de improbidade administrativa os atos que importam em enriquecimento ilcito e que acarretam prejuzo ao errio. Os agentes pblicos em geral esto sujeitos a penas, tais como a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao indicadas pela lei. d) A Lei n 8.429/92 inseriu, nos casos de improbidade administrativa, condutas que no implicam necessariamente locupletamento de carter financeiro ou material, como por exemplo, retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofcio.

3 - Q270010 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Nos termos do disposto na Lei n 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1 da lei, e notadamente, perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza, estando o responsvel pelo ato de improbidade sujeito, entre outras, s seguintes cominaes: I. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio; II. perda da funo pblica; III. suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos; IV. pagamento de multa civil de at cem vezes o valor do acrscimo patrimonial; Assinale a opo CORRETA: a) Os itens I, II e III esto corretos.

b) Os itens II, III e IV esto corretos. c) Todos os itens esto corretos. d) Todos os itens esto incorretos.

4 - Q270011 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Com relao ao procedimento administrativo e ao processo judicial, previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92), que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional, INCORRETO afirmar que: a) Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade.

b) Havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso processante encarregada de apurar os fatos decretar o seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. c) A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta (30) dias da efetivao da medida cautelar de seqestro dos bens do agente ou do terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. d) As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na lei podem ser propostas at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana.

5 - Q270013 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Nos termos da 8.429/92 NO constitui ato de Improbidade Administrativa que Cause Prejuzo ao Errio:

a) Permitir ou facilitar a aquisio permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado. b) Qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade s instituies. c) Realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea; d) Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei.

6 - Q246981 ( Prova: CESPE - 2004)

Considere que o motivo de o escrivo ter revelado as informaes foi o fato de o referido jornalista ter-lhe pago dinheiro para ser avisado, com antecedncia, de operaes policiais que provavelmente despertariam interesse da opinio pblica. Nessa situao, o escrivo teria praticado ato de improbidade administrativa punvel com sanes entre as quais esto a perda da funo pblica, a perda do dinheiro recebido do jornalista, a suspenso temporria de direitos polticos e o pagamento de multa civil. C 7 - Q246982 ( Prova: CESPE - 2004) Mesmo que o escrivo houvesse revelado a informao ao jornalista de maneira gratuita e somente com o objetivo de conferir maior visibilidade s aes da polcia federal, ele teria praticado infrao administrativa punvel com pena de demisso. C

8 - Q311821 ( Prova: VUNESP - 2012 -) O art. 1. da Lei n. 8.429/92, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, prev que so atos de improbidade aqueles praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual. Nos termos da referida lei, assinale a alternativa que descreve condutas que constituem ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito.

a) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular. b) Utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1. da Lei n. 8.429/92, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. c) Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. d) Praticar ato visando ao fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto na regra de competncia; retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo.

9 - Q275409 ( Prova: CESPE - 2012) Considerando os dispositivos constantes da Lei n. 8.429/1992, assinale a opo correta. a) Considere que Joo, um cidado que no agente pblico, tenha induzido um agente pblico a praticar ato que gerou prejuzo ao errio, mas que no gerou benefcio a Joo. Nessa situao, a lei em tela no se aplica a Joo, visto que ele no agente pblico. b) O Tribunal ou Conselho de Contas podem, de ofcio, designar representante para acompanhar procedimento administrativo instaurado para apurar prtica de ato de improbidade. c) Considerando-se que um servidor pblico tenha doado verbas pblicas a um ente despersonalizado, com fins educativos e assistenciais, sem cumprir algumas formalidades legais, correto afirmar que, nessa situao, o ato de doao no caracteriza ato de improbidade administrativa causador de leso ao errio, em virtude de a conduta do servidor ter sido dolosa. d) Cabe somente ao MP representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar prtica de ato de improbidade. e) A referida lei no se aplica aos agentes polticos, que, consequentemente, no respondem por improbidade administrativa.

10 - Q315338 ( Prova: CESPE - 2013) De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, julgue os itens que se seguem.

Considere que um agente de polcia tenha utilizado uma caminhonete da polcia civil para transportar sacos de cimento para uma construo particular. Nesse caso, o agente cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito. C

Вам также может понравиться