Вы находитесь на странице: 1из 63

07/08/12 . Aristteles e as funes do Estado Contrapor o modelo absolutista do Estado. .

Aprimoramento da ideia por Montesquieu em 1778 (Os Espritos das Leis) As funes do legislativo, executivo e judicirio tinham que ser exercidas por rgos diferentes. No era possvel concentrar todas as funes em um s rgo (poder), evitando, abusos. . Trs funes principais do Estado - Ideia - Funo legislativa: criar normas, relao Estado-particular e particular-particular. Fiscaliza, contabiliza e oramenta os outros poderes. Revolues Americana (1776) e Francesa (1789); - Funo administrativa (poder executivo): aplicar o que foi criado pela funo legislativa; - Funo jurisdicional (poder judicirio): dirimir conflitos que podem surgir na sociedade. Interesse pblico sobrepe o interesse particular. Art. 2 - So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. -> Princpio da Separao dos Poderes -> Clusula Ptrea -> art. 60, 4: Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; *No fala da obrigatoriedade do voto. III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. S esse poder acrescentar alguma coisa. *A separao dos poderes no absoluta. Ateno para o fato de que os trs poderes exercem funes tpicas (principais) e funes atpicas (no principais) em algumas situaes. Teoria dos freios e contrapesos: poderes distintos exercem as funes estatais e se fiscalizam. Exemplos: - Legislativo julga o Presidente da Repblica em caso de impeachment e no o poder judicirio; - Judicirio elabora regimento interno e no o poder legislativo; - Legislativo concede frias, licenas, benefcios a seus servidores, bem como, tambm obedece lei de licitao e no o poder executivo (funo administrativa).

Organizao dos Poderes na CF/88 Organizao dos poderes no mbito Federal. Vide arts. 44 a 135. . O Poder Legislativo - Poder Legislativo Federal BICAMERAL = duas Casas Legislativas. Projeto de lei inicia na Cmara dos Deputados Federais (Casa) e revisionado no Senado (Casa). Ou, se o Senador prope um projeto de lei, o mesmo iniciar no Senado e ser revisionado na Cmara dos Deputados. Isso existe para evitar abusos e dar equilbrio. - Senado representante dos Estados-membros e do DF. Nmero fixo: 3 por ente federativo. Eleio majoritria. Oito anos de mandato. So 26 Estados-membros + DF = 27 x 3 = 81 Senadores da Repblica. - Cmara dos Deputados: representantes do povo. Eleitos pelo sistema proporcional. Nmero de Deputados fixados pela LC 78/93. Quatro anos de mandato. Total de Estados-membros + DF = 513 Deputados Federais. Teto mnimo: 8 Teto mximo: 70 Deputados por ente federativo. - E os territrios? No so entes federativos autnomos. Os territrios pertencem a Unio. Podero ser eleitos quatro Deputados, mas nenhum Senador, pois, s representam entes autnomos. Ver a questo dos Municpios que no tem Senadores para representa-los. Art. 18 - A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. - Requisitos para candidatura dos parlamentares - Art. 14 Art. 14 - A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo;
A principal distino entre eles a de que o plebiscito convocado previamente criao do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.

III - iniciativa popular. 1 - O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

2 - No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. 3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria; VI - a idade mnima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, VicePrefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. 4 - So inelegveis os inalistveis e os analfabetos. *So alistveis, mas o voto facultativo. 5 - O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. 6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. 7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. 8 - O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies: I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. 9 - Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. 10 - O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. 11 - A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f.

08/08/12 Estatuto dos Congressistas Vide arts. 53 a 56. Art. 53 - Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. 1 - Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. 2 - Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. 3 - Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. 4 - O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. 5 - A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. 6 - Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. 7 - A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Casa respectiva. 8 As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida. Art. 54 - Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, (a); c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, (a); d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. Art. 55 - Perder o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituio; VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. 1 - incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas. 2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 3 - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 4 - A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3. Art. 56 - No perder o mandato o Deputado ou Senador: I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria; II - licenciado pela respectiva Casa por motivo de doena, ou para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento no ultrapasse cento e vinte dias por sesso legislativa.

1 - O suplente ser convocado nos casos de vaga, de investidura em funes previstas neste artigo ou de licena superior a cento e vinte dias. 2 - Ocorrendo vaga e no havendo suplente, far-se- eleio para preench-la se faltarem mais de quinze meses para o trmino do mandato. 3 - Na hiptese do inciso I, o Deputado ou Senador poder optar pela remunerao do mandato. 1. Imunidades Parlamentares Foram criadas para garantir a independncia e harmonia do poder legislativo. 1.1. Imunidade Material ou Inviolabilidade

Parlamentares (Senadores e Deputados) so inviolveis por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato, que tenha uma relao direta com a atuao parlamentar e no como cidado. No podem ser processados por calnia, difamao, injria. Esto isentos a indenizaes no so suscetveis de processo civil e/ou penal. O entendimento do STF que este direito irrenuncivel. E os suplentes? No tem imunidade parlamentar. Imunidade se restringe atuao na respectiva casa legislativa? No. So parlamentares o tempo todo. Saem das casas legislativas, mas nas situaes em que esto dando uma entrevista para televiso, proferindo um discurso, dentre outros, esto atuando como parlamentares. E se assumir cargo de Ministro ou Secretrio de Estado? No. Entendimento do STF. A imunidade material garantia do parlamentar com vistas a preservar a instituio. Direito de no ser perseguido por sua atuao no parlamento. *Tanto o Ministro quanto o Secretrio de Estado, so cargos de confiana do chefe do Poder Executivo Presidente da Repblica. 14/08/12 1.2. Imunidade Formal

A diplomao: est eleito, mas ainda no tomou posse. Recebe diploma um ms antes e toma posse dia 1 de fevereiro. A imunidade formal diz respeito a priso dos parlamentares. No esto sujeitos as medidas civil e nem cautelar contra eles. Podem ser presos em crimes de flagrante de delito e inanfianveis.

Priso comunicada na casa legislativa e a mesma tem o prazo de 24hrs para decidir sobre a priso do parlamentar. Ou seja, h uma votao aberta da maioria dos membros da Casa para decidir se continua ou no preso. O STF pode receber denncia do MP e processar o parlamentar. Comunica a Casa Legislativa e a qualquer partido poltico sobre o processo e a maioria pode ou no votar pela prescrio do mesmo. Antes da a diplomao, onde o processo contra o membro que foi eleito estiver em tramitao (TJMG por ex.), sobe para o STF, tendo foro privilegiado. O processo no pode ser sustado. Depois da a diplomao, o processo pode ser sustado. Qualquer partido poltico pode solicitar a sustao do processo a mesa diretora. Depois de feita, submetida a votao aberta da maioria dos membros da casa a favor ou no, no prazo mximo de 45 dias. Se no for a favor, decai o pedido. O posicionamento do STF entende que um crime cometido por um parlamentar, se no meio de um mandato, poder ser conduzido a priso nas hipteses: - do crime flagrado e inanfianvel (CF/88); - e com o processo transitado em julgado (STF). . Outras garantias - Sigilo da fonte Art. 53, 6 Art. 53 - 6 - Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. - Incorporao s foras armadas Art. 53, 7 Art. 53 - 7 - A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Casa respectiva. - Parlamentares Estaduais = mesma imunidade dos federais com as suas devidas adaptaes. No no STF, no TJ. - Parlamentares Municipais = no tem imunidade formal. Vereadores s tem imunidade material. . Vedaes dos Parlamentares Art. 54 Art. 54 - Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, (a);

c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, (a); d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. *Ateno para as vedaes com a diplomao e as vedaes com a posse. contrato de clusula uniforme so contratos direcionados a pluralidade de pessoas. Ex.: concessionria de energia = contratos de consumo. . Perda (= gnero) do Mandato Parlamentar Art. 55 Art. 55 - Perder o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituio; VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. 1 - incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas. 2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 3 - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 4 - A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3. . Duas situaes (espcies): Extino e Cassao . Extino Ato declaratrio da mesa diretora da casa legislativa. Provocao de qualquer membro ou partido poltico ou ato de ofcio da mesa. No h voto secreto da maioria absoluta dos membros da casa. . Hipteses - No comparecimento de 1/3 das sesses ordinrias; - Deciso (decreto) da justia eleitoral no caso de acusao de caixa dois na poca da campanha eleitoral. O processo est em tramitao na Justia Eleitoral, transita em julgado e vai para casa legislativa para extino;

- Suspeno / Perda dos direitos polticos Art. 15 Art. 15 - vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do Art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do Art. 37, 4. . Cassao Provocao de partido poltico ou da mesa diretora Voto secreto e da maioria absoluta dos membros da casa. Primeiro nmero inteiro de 50% dos membros da casa = 41. . Hipteses - Falta de decoro parlamentar: tica, honestidade, probidade. Recebimento de vantagem indevida no exerccio do mandato; - Sentena criminal com trnsito em julgado; - Infraes s vedaes do art. 54 (vide acima). . Renncia Art. 55, 4 Em caso de processo de perda de mandato. Efeitos suspensos at a deciso de cassao. Art. 55 - 4 - A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3. 21/08/12 Legislatura Perodo de 4 anos em que se inicia e encerra o mandato. Deputado Federal: 4 anos 1 perodo; Senador: 8 anos 2 perodos. . Sesso legislativa 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12: perodo correspondente a 01 ano. Art. 57, 6 e 7. Art. 57 - 6 - A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se-: I pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica;

II pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 7 - Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, ressalvada a hiptese do 8 deste artigo, vedado o pagamento de parcela indenizatria, em razo da convocao. Das Comisses Parlamentares So unidades internas dentro das casas com um n x de deputados. . Comisses Temticas (so as comisses permanentes) Art. 58, 2 Art. 58 - 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa; II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. So rgos pequenos que se organizam por tema, com os partidos polticos fazendo as indicaes dos membros que pertencero aos mesmos. Esses rgos existem independentemente dos trminos dos mandatos da legislatura. As comisses podem ser de sade (analisa mrito), educao, constituio e justia (opinio jurdica: analisa se est ou no de acordo com a CF/88). Projeto de lei segue primeiramente a comisso x e depois sobe para o plenrio para votao da maioria absoluta da casa. Noventa e nove por cento das vezes, o projeto de lei passa pela comisso de constituio e justia independente do tema. Vai a comisso de sade, depois a comisso de constituio e justia e sobe para o plenrio. . Comisses Especiais Temporrias Regimento Interno So criadas por um prazo determinado e depois se encerram. Tratam de assuntos, questes especficas. Exs.: opinies sobre propostas de emendas a constituio, situao prisional, diagnsticos, estudos. . Comisses Parlamentares de Inqurito CPI Temporrias Art. 58, 3 Art. 58 - 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato

determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. . Comisses Mistas Membros do Senado e Deputados. . Comisso de Representao durante o Recesso Parlamentar Art. 58, 4 Art. 58 - 4 - Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, cuja composio reproduzir, quanto possvel, a proporcionalidade da representao partidria. ltimo dia antes dos membros entrarem em recesso. CPI Vide art. 58, 3 acima. Requerimento de 1/3 dos membros da casa. Direito subjetivo das minorias parlamentares: CPI tinha que ser instaurada independentemente da posio do plenrio (restante 2/3) MS (Mandado de Segurana) 26.441/STF. Ex.: CPI do apago areo questo poltica. Por isso queriam a opinio do plenrio.??? Cmara dos Deputados 1/3 = 171 membros. Senado 1/3 = 27 membros. Essa comisso pode ou no ser mista CPMI. Termo inapropriado poderes prprios das autoridades judiciais. Esse termo equivalente a fase introdutria do processo penal. No existe a figura do juiz investigador, mas sim a de julgador. Quem faz investigaes a polcia civil, federal, Ministrio Pblico. *Ateno: as CPIs esto autorizadas, pela lei complementar 105 e est sendo construdo na jurisprudncia do STF, a quebrar o sigilo fiscal, bancrio e dados telefnicos. Testemunhas podem ser convocadas e trazidas a fora e podem fazer busca e apreenso de documentos respeitando a reserva de jurisdio. . Apurao de fato determinado No tem poderes investigatrios genricos. . Durao por prazo certo So temporrias. . Princpio da Reserva de Jurisdio Poder judicirio magistrados = juzes.

- Art. 5, XI Diligncia domiciliar Art. 5 - XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; extensivo aos lugares de trabalho dos profissionais liberais. Ex.: escritrio de advocacia. - Art. 5, XII Interceptao telefnica Art. 5 - XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; possvel pedir o histrico de telefonemas da pessoa que est sendo investigada. - Art. 5, LXI Decretao de priso Art. 5 - LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; - Art. 5, LXIII No auto-incriminao Art. 5 - LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; A no auto-incriminao interpretada de forma ampla. Se preso pode se defender, o que ainda no est preso, durante a fase de inqurito, tambm tem o mesmo direito. Ningum obrigado a se auto-incriminar. . Concluses encaminhamento do MP: relatrio final para dar prosseguimento ao processo - A CPI pode ser mista: CPMI; - Fato determinado por prazo certo. Tem que ter nexo (relao) com o poder pblico (no pode ser s privado). Ex.: Infraero. 28/08/12 Processo Legislativo Complexo de atos necessrios concretizao da funo legislativa do Estado. Art. 59 - O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias;

IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Pargrafo nico - Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. . Princpios - Princpio da publicidade Os atos das casas legislativas so pblicos, tendo que ser publicados e divulgados no site das casas. - Princpio da oralidade As manifestaes dos parlamentares so verbalizadas. Manifestam-se viva-voz, ou seja, possvel adentrar e assistir as reunies das comisses do plenrio. - Princpio da Separao da Discusso e Votao Os projetos so analisados sobre vrios aspectos e discutidos pelos parlamentares. Votao objetiva: no cabe discusso. Dois momentos distintos. - Princpio da Unidade da Legislatura Encerrada a legislatura, tudo que estava pendente (ex.: projeto de lei) arquivado (encerrado) junto com a legislatura. Se o novo Deputado ou Senador pedir desarquivamento do projeto de lei, atravs de um requerimento, comea tudo do zero, mesmo em caso de reeleio ou a pedido do poder executivo. Motivo: outros membros que veem compor as casas podem no concordar com o projeto de lei. - Princpio do Exame Prvio por Comisses Parlamentares Antes do projeto de lei ser encaminhado para o Plenrio deliberar, passa pelo menos por 2/3 das comisses. Depende do regimento interno. - Fases do Processo Legislativo (Leis Complementares e Leis Ordinrias) Fase 1 . Iniciativa => deflagra-se o processo legislativo. o momento em que o processo legislativo prope um projeto de lei, por ex. Regra geral: art. 61 Art. 61 - A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio.

1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; e) criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI; f) militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, promoes, estabilidade, remunerao, reforma e transferncia para a reserva. 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. . Iniciativa Privativa: na verdade EXCLUSIVA Exclusiva pelo fato de no poder ser delegada. Determinados assuntos de algumas autoridades: depende do tema do projeto. - Art. 61, 1 - Chefe do Executivo Vide acima. - Art. 96 Poder Judicirio Art. 96 - Compete privativamente (EXCLUSIVAMENTE): I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; b) organizar suas secretarias e servios auxiliares e os dos juzos que lhes forem vinculados, velando pelo exerccio da atividade correicional respectiva; c) prover, na forma prevista nesta Constituio, os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio; d) propor a criao de novas varas judicirias; e) prover, por concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, obedecido o disposto no Art. 169, 1, os cargos necessrios administrao da Justia, exceto os de confiana assim definidos em lei; f) conceder licena, frias e outros afastamentos a seus membros e aos juzes e servidores que lhes forem imediatamente vinculados; II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justia propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no Art. 169: a) a alterao do nmero de membros dos tribunais inferiores;

b) a criao e a extino de cargos e a remunerao dos seus servios auxiliares e dos juzos que lhes forem vinculados, bem como a fixao do subsdio de seus membros e dos juzes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver; c) a criao ou extino dos tribunais inferiores; d) a alterao da organizao e da diviso judicirias; III - aos Tribunais de Justia julgar os juzes estaduais e do Distrito Federal e Territrios, bem como os membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. *Cabe emenda em projeto de iniciativa privativa do Executivo? No. No pode haver aumento de despesa, salvo Lei Oramentria Anual LOA = art. 63, I e II. Art. 63 - No ser admitido aumento da despesa prevista: I - nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado o disposto no Art. 166, 3 e 4; Art. 166 - 3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. 4 - As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. Iniciativa Popular . Art. 61, 2 Art. 61 - 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. - Subscrio do projeto de lei por no mnimo 1% do eleitorado do Estado Brasileiro => 5 Estados-Membros (tambm DF) => 0,33% do eleitorado de cada Estado-Membro ou do DF. obrigatrio a assinatura, RG e o n do ttulo de eleitor. - Leis oriundas da Iniciativa Popular Quase nenhuma lei no Brasil oriunda do povo. - Lei 8.930/94 = Lei Glria Perez

No genuinamente popular. O projeto de lei foi apresentado conjuntamente com o Presidente da Repblica, modificando a lei de crimes hediondos. - Lei 11.124/05 = Fundo Nacional para moradia popular Genuinamente popular No foi hbrida. - Lei Complementar 135/2010 = Lei Ficha Limpa Lei genuinamente popular, sendo fruto de uma campanha da OAB e da CNBB (Confederao Nacional dos Bispos do Brasil). Movimento pr- ficha limpa. O candidato que for eleito e foi condenado em 2 instncia por determinados crimes sem trnsito em julgado, inelegvel. O STF entende que esse lei completamente constitucional e somente ser aplicada agora, no ano de 2012. 29/08/12 Fase 2: Constitutiva 1 Etapa: Deliberao Parlamentar Bicameralismo uma Casa Iniciadora e a outra Revisora. Art. 64 Regra sobre o incio da tramitao dos projetos de lei. Noventa e nove por cento dos projetos de lei se iniciam na Cmara dos Deputados. A tramitao do projeto encerra-se no Plenrio (juntam todos os membros para votar) da Casa em que est e vai para Casa Revisora. . Algumas possibilidades - Casa Revisora aprova o projeto sem emendas => segue para o Executivo. - Casa Revisora rejeita o projeto => arquivamento. Reapresentao vedada na mesma sesso legislativa (perodo anual), salvo exceo do art. 67. Art. 67 - A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. - Casa Revisora apresenta emendas. As emendas voltam a Casa Iniciadora, sendo vedada emenda a emenda (alteraes) = subemenda A(s) emenda(s) feita(s) ao projeto de lei pela Casa Revisora tem que voltar a Casa Iniciadora para serem analisadas e decidirem se aprovam ou no a(s) mesma(s) ltima palavra. - Possibilidade de regime de urgncia constitucional => Art. 64, 1 ao 3 => Projetos do Executivo => no se aplica a projetos de cdigo (exs.: CP, CPP, CFlorestal) e nem h contagem de prazo durante o recesso. Prazo mximo de 100 dias.

Art. 64 - 1 - O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. 2 - Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. 3 - A apreciao das emendas do Senado Federal pela Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias, observado quanto ao mais o disposto no pargrafo anterior. 2 Etapa . Deliberao Executiva: sano ou veto Art. 66 Art. 66 - A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. 1 - Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 3 - Decorrido o prazo de quinze dias, o silncio do Presidente da Repblica importar sano. 4 - O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. 5 - Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da Repblica. 6 - Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final. 7 - Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos dos 3e 5, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. O projeto de lei ser encaminhado ao Presidente da Repblica, que o sancionar ou vetar. . Sano Expressa ou Tcita = 15 dias Sano Expressa significa concordncia com o projeto de lei. Conta-se o prazo de 15 dias. Depois de passados, conta-se mais 48 horas para o Presidente da Repblica promulgar e publicar a mesma.

E subentende-se, que passados os 15 dias, mais 48 horas e o Presidente da Repblica se manteve em silncio, porque o mesmo sancionou a lei tacitamente. Sendo assim, o Presidente do Senado ou o Vice Presidente promulga e publica a lei. . Veto Ser sempre expresso e justificado. No existe veto tcito. - Total ou Parcial Total: no concorda com o projeto de lei; Parcial: no concorda com algumas partes do projeto de lei. No possvel discordar de duas, trs palavras de um pargrafo. Tem que ser o dispositivo todo. Exs.: caput, pargrafo, inciso etc... - Jurdico ou Poltico Jurdico (tcnico): veta o projeto de lei porque acha que inconstitucional; Poltico: veta o projeto de lei por razes de interesse social. Ex.: fere interesse da coletividade. - Derrubada de veto: apreciao em 30 dias/reunio conjunta/rejeio SOMENTE pelo voto da maioria. *A ltima palavra sempre ser do Legislativo sobre se o veto ser mantido ou derrubado. Fase 3 Complementar (Poder Executivo) . Promulgao: atestado de validade da lei Prazo de 48 horas para o Presidente da Repblica promulgar e publicar a lei. Se no fizer, o Presidente ou o Vice-Presidente do Senado faz. . Publicao Quando for lei Federal, publica no dirio oficial da Unio; Quando for lei Estadual, publica no dirio oficial do Estado; Quando for lei Municipal, publica no dirio oficial do Municpio. . As Espcies Normativas 1. Emendas a Constituio Acrscimo/Alterao/Suspenso no texto Constitucional A CF/88 rgida ou super rgida, depender de cada autor. A Constituio rgida ou complexa se caracteriza pela alterao das normas constitucionais mediante processo especial e qualificado, aplicado com pouca frequncia. Como exemplo da existncia de constituies em nvel menor que o do Estado soberano, temos a separao dos pases em estados independentes, no caso o Brasil, segundo o art. 1 da CF/88: Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e

do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos (...). Assim, nos Estados Federativos, alm da Constituio Federal, temos Constituies de cada Estado Federado, subordinadas s previses da Constituio Federal. o poder constituinte derivado decorrente. Conforme Alexandre de Moraes, "Direito Constitucional", 15a Ed, pg. 41: "...a Constituio de 1988 pode ser considerada como super-rgida, uma vez que em regra poder ser alterada por um processo legislativo diferenciado, mas, excepcionalmente, em alguns pontos imutvel (CF/88 - Art. 60, 4-clusulas ptreas). No entanto, importante ressaltar que a maioria dos ordenamentos jurdicos determinam apenas dois critrios para a qualificao da rigidez de uma Constituio, sendo o primeiro o que estabelece um processo mais lento do que a aprovao das leis ordinrias e, o segundo, o que exige uma deliberao especial para a aprovao das emendas constitucionais. Um desses dois critrios j hbil e suficiente para classificar uma determinada Constituio como rgida. Como o nosso legislador constituinte optou por adotar os dois critrios, quais sejam, o procedimento mais moroso, com a presena dos dois turnos de votao e o "quorum" especial, alguns autores, como o acima citado, entendem que existe uma super-rigidez para a alterao das normas constitucionais. Portanto, trata-se de uma classificao - a de Constituio "super-rgida" - utilizada para dar nfase extrema dificuldade de modificao das normas constitucionais e, mais ainda, para valorizar a presena de dispositivos imutveis, intangveis, como as clusulas ptreas, no sendo, contudo, muito utilizada pelo restante da doutrina, que se satisfazem com as quatro classificaes quanto estabilidade, quais sejam, constituio flexvel, semi-rgida e rgida e imutvel. - Iniciativa: art. 60, I, II e III Art. 60 - A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados (= 171) ou do Senado Federal (= 27); II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao (EstadosMembros ou DF), manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 04/09/12 . Continuao Emenda Constitucional . Limitaes Explcitas Est expresso na lei. - Limitaes Formais Formalidades exigidas para alterao do texto constitucional. Iniciativa: vide acima; Qurum: 3/5 da Cmara do Deputados = 308 e do Senado = 49;

Promulgao: 2 turnos em cada casa legislativa. - Limitaes Circunstanciais Em certas circunstncias, momentos, a constituio no pode ser alterada. Exs.: Estado de Defesa; Estado de Stio, Interveno Federal. - Limitaes Materiais = Clusulas Ptreas Art. 60, 4 Certas matrias no podem sofrer alterao no texto constitucional. Art. 60 - 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. No art. 60, 4, II NO fala da OBRIGATORIEDADE do voto. O art. 14 que dispe sobre a obrigatoriedade do voto e esse pode ser alterado. Art. 14 - 1 - O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos; Estender as garantias: sim! Tirar as garantias: no! . Limitaes Implcitas Algo que no est expresso, mas h um entendimento doutrinrio. No possvel modificar o titular do poder reformador e nem fazer emenda a emenda. Ex.: feita uma proposta de emenda no 4, para posteriormente fazer uma emenda em outro artigo. Ex.: implementar a pena de morte no Brasil. Lembrando que ela s possvel em caso de guerra declarada. 2. Leis Complementares Art. 69 As Leis Complementares so como legislao integrativa (infraconstitucional) de algumas normas constitucionais de eficcia limitada (no so autoaplicveis imediatamente como as normas de eficcia plena). A norma constitucional s ter eficcia neste caso, quando for criada a LC. Dependendo da exigncia da Constituio, a LC pode ser nica, como por exemplo, a Lei Complementar 135/2010 = Lei Ficha Limpa ou em Cdigo, como por exemplo, o Cdigo Tributrio Nacional. - Hipteses taxativas no texto da Constituio. Exs.: art. 22, pargrafo nico; art. 14, 9, dentre outros... Art. 22 - Pargrafo nico - Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo. Art. 14 - 9 - Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das

eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. - Qurum de aprovao da maioria absoluta dos membros das casas => Art. 69 Art. 69 - As leis complementares sero aprovadas por maioria absoluta. No cabe flexibilidade, taxativo o qurum para criao de LC. Cmara dos Deputados: 513:2 = 256,5 = 257 primeiro nmero inteiro acima da metade. Senado: 81:2 = 40,5 = 41 idem 3. Leis Ordinrias Art. 37 - VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; - Campo Residual: 90% dos casos - Qurum de aprovao de maioria simples Cabe flexibilidade. Se tiver 300 Deputados = 151 primeiro nmero acima da metade. - Qurum da instalao da reunio Com nmero mnimo de parlamentares = maioria absoluta dos membros de qualquer uma das Casas. Cmara dos Deputados = 257; Senado = 41. Existe hierarquia entre LC e LO? Sim => Alexandre de Moraes/Manoel Gonalves F. Filho Metade da doutrina acredita que sim. Alegam que na LC tem-se um escalonamento de qurum de aprovao que da maioria absoluta dos membros das casas e tambm, por tratar de matrias especficas. A LO, o qurum de maioria simples e as matrias so as residuais. No => Michel Temer/Pedro Lenza Metade da doutrina acredita que no. Alegam que a LC se presta a um tipo de assunto, no tem flexibilidade, taxativa quanto ao qurum que de maioria absoluta. J a LO tem flexibilidade, no taxativa quanto ao qurum que de maioria simples. So diferentes, independentes. No => STF RE 419.629 RE 377.457 RE 381.964 05/09/12 4. Leis Delegadas (= ideia de delegao) Art. 68

Criar (editar) uma lei sobre um assunto delimitado, especfico e claro. Art. 68 - As Leis Delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. 2 - A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio 3 - Se a resoluo determinar a apreciao do projeto pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, vedada qualquer emenda. - O Poder Executivo solicita delegao ao Poder Legislativo para editar (criar) leis delegadas sobre um tema especfico. - Iniciativa Solicitadora => Poder Executivo Exclusiva do Presidente da Repblica - Autorizao concedida pelo Congresso Nacional por meio de Resoluo (instrumento autorizativo) O Congresso Nacional (reunio de Senadores e Deputados), s autoriza se quiser. *Resoluo atpica: quando o Congresso Nacional autoriza, mas quer analisar a lei depois que o presidente sanciona.??? *Ateno para os assuntos que no podem ser disciplinados por meio de Lei Delegada Art. 68 (vide acima). Ex.: matria de LC. - Extrapolao dos limites => vide art. 49, V = Decreto Legislativo Depois que a lei foi publicada, se o Congresso Nacional discordar, pode sust-la do ordenamento jurdico. Obs.: praticamente no existem leis delegadas na esfera Federal. Arts. 49, 51 e 52 possuem atos que no podem ser delegados. Art. 49 - da Competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias;

IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Art. 51 - Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do Art. 89, VII. Art. 52 - Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; III - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de: a) magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; b) Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica; c) Governador de Territrio; d) presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da Repblica;

f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente; V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do ProcuradorGeral da Repblica antes do trmino de seu mandato; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; XIV - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do Art. 89, VII. XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. Pargrafo nico - Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionar como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenao, que somente ser proferida por dois teros dos votos do Senado Federal, perda do cargo, com inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis *MG no tem MP, tem leis delegadas. Governador pede Assembleia Legislativa; aos Deputados Estaduais para criar (editar) uma lei sobre um assunto delimitado, especfico e claro. Quando a Constituio do Estado prev MP, o governador poder adot-las. 5. Medida Provisria Art. 62 Medida Provisria no lei, mas assim que publicada, tem efeitos de lei. Submisso imediata ao crivo do Poder Legislativo. No tem Vacatio legis = uma expresso latina que significa "vacncia da lei", ou seja: "A Lei Vaga"; designa o perodo que decorre entre o dia da publicao de uma lei e o dia em que ela entra em vigor, ou seja, tem seu cumprimento obrigatrio. A questo diz respeito aplicao da lei no tempo, como estudo do Direito e do processo legislativo. Art. 62 - Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I relativa a:

a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; II que vise a deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III reservada a lei complementar; IV j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. 3 As medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. 4 O prazo a que se refere o 3 contar-se- da publicao da medida provisria, suspendendo-se durante os perodos de recesso do Congresso Nacional. 5 A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. 6 Se a medida provisria no for apreciada em at quarenta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. 7 Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. 8 As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 10. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. 11. No editado o decreto legislativo a que se refere o 3 at sessenta dias aps a rejeio ou perda de eficcia de medida provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas.

12. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto. - Profundas alteraes com advento da EC 32/2001 - Inspirao na Constituio Italiana de 1947 - Requisitos preliminares: relevncia e urgncia So os requisitos para o Presidente da Repblica criar (editar) a MP. Assim que publicada j produz efeitos. - Anlise dos requisitos por Comisso Mista Art. 62, 9 Art. 62 - 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Primeiro a comisso mista analisa se os requisitos relevncia e urgncia esto presentes na MP criada e depois segue para o plenrio para ser votada e, se for aprovada, vira lei. A MP tem o prazo de 60 dias prorrogveis por mais 60 dias (no conta o recesso parlamentar). A partir do 45 dia de vigncia, a MP entra em regime de urgncia. Vai sobrestar a pauta das matrias que esto tramitando no Congresso Nacional => PRIORIDADE. A reedio da MP rejeitada vedada na mesma sesso legislativa. *Ateno: deciso do STF na Ao Direta de Inconstitucionalidade ADI 4029 que questionava a criao do Instituto Chico Mendes => Decises de 07/04/12 e 08/04/12. Lei oriunda da MP tem vcio de inconstitucionalidade, pois no respeitou a exigncia da anlise dos requisitos por comisso mista. STF voltou atrs porque tinham outras 530 leis na mesma situao e se tornaria um caos jurdico se tivesse que tir-las do ordenamento jurdico. . Possibilidades de Anlises - Aprovao sem alteraes (exatamente como foi encaminhada) => Presidente do Congresso Nacional (Presidente do Senado) promulga e publica a lei de converso. - Aprovao com alteraes (emendas) segue para o Presidente da Repblica sancionar ou vetar. A MP aprovada com alteraes dentro do Congresso Nacional, seguindo para o Presidente da Repblica, analisar, sancionar ou vetar a MP alterada e depois voltar para o Congresso Nacional para dar a ltima palavra. - Rejeio Tcita: por decurso de prazo Os 120 dias expiraram e a MP no foi aprovada. - Rejeio Expressa caminhada para votao no Congresso Nacional dentro do prazo de 120 dias e rejeitada. - Matrias que no podem ser objeto de MP => Vide art. 62. Ex.: matria de LC. - MP em matria Tributria?

Sim. Desde que o objeto de converso seja aprovado no mesmo ano em que foi editada para que a exigncia seja realizada no exerccio financeiro seguinte. Segue o Princpio da Anterioridade. Excees (no seguem o Princpio da Anterioridade): IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operaes Financeiras), II (Imposto sobre Importao), IE (Imposto sobre Exportao). 12/09/12 Decreto Legislativo Instrumento pelo qual so materializadas as competncias do Congresso Nacional, previstas no art. 49. E por meio de Decreto Legislativo que o Congresso Nacional ratifica tratados internacionais. Decreto legislativo instrumento do Congresso Nacional para disciplina das questes pendentes de Medidas Provisrias. Tratados Internacionais Art. 5, 3 => possibilidade de recepo como Emenda Constituio. Art. 5 - 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. . Fases do Tratado - Celebrao - Aprovao (ratificao): Decreto Legislativo - Trocas de instrumentos de ratificao - Decreto Presidencial publicado e a sim o tratado passa a ser recepcionado como norma jurdica no ordenamento = > Tese da Supralegalidade dos tratados sobre direitos humanos. 02/10/12 Controle de Constitucionalidade das Leis

a verificao da compatibilidade vertical com as normas infraconstitucionais em relao CF/88. Existe desde 1803 nos EUA e, desde 1891 aps a Proclamao da Repblica no Brasil. . Dois Pressupostos - Supremacia da Constituio Hierarquia superior em relao s demais leis. Todas tem que estar em harmonia e de acordo com os ditames da CF/88. Neoconstitucionalismo de 1988 inaugurando normas principiolgicas. - Constituio Rgida (significa que o texto difcil de ser alterado por emendas) Nossa Constituio rgida. Em conseqncia, a lei fundamental e suprema do Estado brasileiro. Toda autoridade s nela encontra fundamento e s ela confere poderes e competncias governamentais. . Duas Vertentes no Direito Comparado - Teoria da Anulabilidade das Leis => Kelsen: ustria Lei inconstitucional quando reconhecida por um rgo, ser declarada anulada e cassada do ordenamento jurdico com eficcia para o futuro no retroage. Ex Nunc. - Teoria da Nulidade das Leis => Marshall: EUA Lei inconstitucional quando reconhecida por um rgo, ser declarada nula e retirada do ordenamento jurdico com eficcia desde quando nasceu - retroage. Ex Tunc. Teoria a qual o Brasil se filia. *Ambas as teorias comportam flexibilizao. 03/1012 Flexibilizao das Teorias da Nulidade e Anulabilidade . ustria, 1929 Atenua e passa valer a retroatividade. . EUA, 1965 Traz exceo para seu entendimento no caso Likletter versus Walker. . Brasil A regra eficcia retroativa. Ex Tunc. - Art. 27 Lei 9.868/99 Lei No 9.868, de 10 de Novembro de 1999. Dispe sobre o processo e julgamento da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. - Art. 11 Lei 9.882/99 Lei No 9.882, de 3 de Dezembro de 1999. Dispe sobre o processo e julgamento da arguio de descumprimento de preceito fundamental, nos termos do 1o do art. 102 da Constituio Federal. Art. 11. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, no processo de arguio de descumprimento de preceito fundamental, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.

Excepcional interesse pblico ou segurana jurdica e voto de 2/3 dos Ministros do STF = 8 Ministros, com efeitos ex nunc. Espcies de Inconstitucionalidade - Inconstitucionalidade por Ao Conduta comissiva. Quem tem competncia para o processo legislativo traz para o ordenamento jurdico leis inconstitucionais. - Inconstitucionalidade por Omisso Quem tem competncia para o processo legislativo no toma medida necessria para regulamentar alguns dispositivos da CF/88. Exs.: LC; LO. . Tipos de Vcios de Inconstitucionalidade - Vcio Formal (Processo Legislativo) Vcio na forma como essa lei chegou ao ordenamento jurdico. Por exemplo, no respeitou os requisitos de competncia. - Vcio Material Vcio de matria, de contedo. Ex.: art. 5, III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Se for criada uma lei infraconstitucional que permita a tortura em alguns casos, ela ser declarada inconstitucional. Controle Prvio ou Preventivo de Constitucionalidade - DIFUSO

1. Pelas CCJs (Comisses de Constituio e Justia) Na Cmara dos Deputados, o controle ser realizado pela Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania e, no Senado Federal pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. Serve como um filtro. Analisam se um projeto de lei ou no constitucional. 2. Plenrio e Casas de Leis Podem rejeitar o projeto de lei por controle preventivo de constitucionalidade. 3. Veto Jurdico Um projeto de lei vetado pelo Presidente da Repblica ou outros chefes do poder executivo por considerar o projeto de lei inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico. O primeiro o veto jurdico e o segundo o veto poltico. 4. E o Poder Judicirio? No pode fazer controle preventivo de constitucionalidade para no ferir o princpio da separao dos poderes. MS (Mandado de Segurana) 22.503/DF Ementa MANDADO DE SEGURANA IMPETRADO CONTRA ATO DO PRESIDENTE DA CMARA DOS DEPUTADOS, RELATIVO TRAMITAO DE EMENDA CONSTITUCIONAL. ALEGAO DE VIOLAO DE DIVERSAS NORMAS DO REGIMENTO INTERNO E DO ART. 60, 5, DA CONSTITUIO FEDERAL. PRELIMINAR: IMPETRAO NO CONHECIDA QUANTO AOS FUNDAMENTOS REGIMENTAIS, POR SE TRATAR DE MATRIA INTERNA CORPORIS QUE S PODE ENCONTRAR SOLUO NO MBITO DO PODER LEGISLATIVO, NO SUJEITA APRECIAO DO PODER JUDICIRIO; CONHECIMENTO QUANTO AO FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL. MRITO: REAPRESENTAO, NA MESMA SESSO LEGISLATIVA, DE PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL DO PODER EXECUTIVO, QUE MODIFICA O SISTEMA DE PREVIDNCIA SOCIAL, ESTABELECE NORMAS DE TRANSIO E D OUTRAS PROVIDNCIAS (PEC N 33-A, DE 1995). I - Preliminar 1. Impugnao de ato do Presidente da Cmara dos Deputados que submeteu a discusso e votao emenda aglutinativa, com alegao de que, alm de ofender ao par. nico do art. 43 e ao 3 do art. 118, estava prejudicada nos termos do inc. VI do art. 163, e que deveria ter sido declarada prejudicada, a teor do que dispe o n. 1 do inc. I do art. 17, todos do Regimento Interno, lesando o direito dos impetrantes de terem assegurados os princpios da legalidade e moralidade durante o processo de elaborao legislativa. A alegao, contrariada pelas informaes, de impedimento do relator - matria de fato - e de que a emenda aglutinativa inova e aproveita matrias prejudicada e rejeitada, para reput-la inadmissvel de apreciao,

questo interna corporis do Poder Legislativo, no sujeita reapreciao pelo Poder Judicirio. Mandado de segurana no conhecido nesta parte. 2. Entretanto, ainda que a inicial no se refira ao 5 do art. 60 da Constituio, ela menciona dispositivo regimental com a mesma regra; assim interpretada, chega-se concluso que nela h nsita uma questo constitucional, esta sim, sujeita ao controle jurisdicional. Mandado de segurana conhecido quanto alegao de impossibilidade de matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. II - Mrito. 1. No ocorre contrariedade ao 5 do art. 60 da Constituio na medida em que o Presidente da Cmara dos Deputados, autoridade coatora, aplica dispositivo regimental adequado e declara prejudicada a proposio que tiver substitutivo aprovado, e no rejeitado, ressalvados os destaques (art. 163, V). 2. de ver-se, pois, que tendo a Cmara dos Deputados apenas rejeitado o substitutivo, e no o projeto que veio por mensagem do Poder Executivo, no se cuida de aplicar a norma do art. 60, 5, da Constituio. Por isso mesmo, afastada a rejeio do substitutivo, nada impede que se prossiga na votao do projeto originrio. O que no pode ser votado na mesma sesso legislativa a emenda rejeitada ou havida por prejudicada, e no o substitutivo que uma subespcie do projeto originariamente proposto. 3. Mandado de segurana conhecido em parte, e nesta parte indeferido. Processo Legislativo hgido (devido/correto) Em situaes excepcionalssimas, o Poder Judicirio fez controle preventivo de constitucionalidade. No controle preventivo de constitucionalidade, analisam-se mais os aspectos polticos do que os jurdicos dependendo do projeto de lei. Por isso, muitas leis passam com inconstitucionalidade. Se no STF divide opinies, quem dir no legislativo. 09/10/12 Controle Posterior ou Repressivo de Constitucionalidade Tambm chamado de Controle Posterior de Constitucionalidade, exercido em 99% dos casos pelo Poder Judicirio. Algumas leis que j esto vigentes e so viciadas. . Pelo Poder Legislativo Sustao dos decretos do poder regulamentar e de leis delegadas; rejeio de Medidas Provisrias. exercido em 1% dos casos pelo Poder Legislativo. Decretos so atos meramentes administrativos da competncia dos chefes do Poder Executivo para regulamentar uma lei, traando detalhes. Se ultrapassar aquele assunto, considerada lei inconstitucional. Leis delegadas fora dos padres da CF/88 tem vcio; so inconstitucionais. Medidas Provisrias: alguns constitucionalistas acreditam que a rejeio pelo Congresso Nacional em a MP tornar-se lei, forma de controle repressivo de constitucionalidade.

- Excees regra geral do controle posterior de constitucionalidade jurisdicional: Art. 49 - da Competncia exclusiva do Congresso Nacional: V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Art. 68 - As Leis Delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. Art. 62 - Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; II que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III reservada a lei complementar; IV j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. 3 As medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. 4 O prazo a que se refere o 3 contar-se- da publicao da medida provisria, suspendendo-se durante os perodos de recesso do Congresso Nacional.

5 A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. 6 Se a medida provisria no for apreciada em at quarenta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. 7 Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. 8 As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 10. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. 11. No editado o decreto legislativo a que se refere o 3 at sessenta dias aps a rejeio ou perda de eficcia de medida provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas. 12. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto. . Pelo Poder Judicirio . Sistema Misto - Controle Difuso/Aberto/Incidental/Via de Exceo => Feito por qualquer juiz ou tribunal - Controle Concentrado/Abstrato/Direto => Feito atravs de um rgo: STF Controle Difuso Tambm chamado de controle de exceo ou defesa, ou controle aberto. Define-se como um poder-dever de todo e qualquer rgo do poder judicirio, a ser exercido no caso concreto em qualquer grau de jurisdio ou instncia. O pedido principal a demanda das partes. Incidentalmente, via de exceo questiona-se a constitucionalidade da lei que sustenta o caso concreto. . Origem Histrica: EUA - 1803 - Caso Marbury versus Madison;

- John Adams no se reelege Presidente; - Novo Presidente: Tomas Jefferson; - Nomeao de Madison (Secretrio de Governo); - Constituio Norteamericana de 1787 no previa ??? versus Lei Federal de 1789 que previa. O Caso "Marbury contra Madison" foi decidido em 1803 pela Suprema Corte dos Estados Unidos, sendo considerado a principal referncia para o controle de constitucionalidade difuso exercido pelo Poder Judicirio. Na eleio presidencial dos EUA de 1800, Thomas Jefferson derrotou John Adams. Aps a derrota, John Adams resolveu nomear vrios juzes em cargos relevantes, para manter certo controle sobre o Estado. Entre eles se encontrava William Marbury, nomeado Juiz de Paz. O secretrio de justia de John Adams, devido ao curto espao de tempo, no entregou o diploma de nomeao a Marbury. J com Jefferson presidente, seu novo secretrio de justia James Madison, se negou, a pedido de Jefferson, a intitular Marbury. Marbury apresentou um writ of mandamus (Mandado de Segurana) perante a Suprema Corte Norte-Americana exigindo a entrega do diploma. O processo foi relatado pelo Presidente da Suprema Corte, Juiz John Marshall, em 1803 e concluiu, segundo interpretao prpria que a lei federal que dava competncia Suprema Corte para emitir mandamus contrariava a Constituio Federal. Como a lei que dava competncia a Suprema Corte era inconstitucional, no cabia Suprema Corte decidir o pedido do mandamus. A deciso tem muitas falhas, por exemplo: - O Juiz John Marshall, que decidiu o julgado, tinha atuado como Secretrio de John Adams e fora o responsvel pela no titulao de Marbury; - Marshall podia adotar vrias solues mais plausveis, mas fez um raciocnio complexo no intuito de contrariar o Poder Executivo e confirmar o poder dos Tribunais em deixarem de aplicar leis federais inconstitucionais. Por ser a primeria deciso de um Tribunal a proclamar a competncia de afastar leis inconstitucionais mesmo sem previso constitucional nesse sentido, o caso mundialmente clebre e sempre estudado nos cursos de direito constitucional. Nos EUA no existre controle de constitucionalidade concentrado. Efeitos da Deciso do Controle Difuso . Inter Partes A regra geral entre as partes envolvidas questionando a constitucionalidade da lei que ampara o caso concreto. . Ex Tunc A deciso vai retroagir para as partes envolvidas desde que nasceu o vnculo contratual.

. Art. 97 da CF/88 - Clusula da Reserva de Plenrio Questo incidental de constitucionalidade nos autos de um processo tem que ser enviada para o plenrio ou para a corte especial do tribunal, no podendo ser enviado para o rgo fracionrio Cmara, Turma ou Seo. Voto da maioria absoluta dos Desembargadores. Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. - Excees: deciso anterior do plenrio ou rgo superior do tribunal sobre a mesma questo ou deciso do STF. Quando surgirem outros processos com o mesmo questionamento, a Cmara poder aplicar a deciso anterior do plenrio ou rgo superior do tribunal. A Cmara poder aplicar tambm a deciso anterior do STF sobre o mesmo questionamento. 10/09/12 - Possibilidade de extenso do controle difuso com eficcia Erga Omnes (deciso estendida a todos) Art. 52, X Resoluo do Senado. Art. 52 - X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; Quando o STF decidir que uma lei inconstitucional encaminha o acrdo (sentena) para o Senado para editar a resoluo. - O Senado obrigado a editar a resoluo? No. uma faculdade que ele tem. por meio da resoluo que retira qualquer lei, seja ela, federal, estadual ou municipal, do ordenamento jurdico. Caso o Senado no edite a resoluo, a deciso do STF ter eficcia somente entre as partes. - E os efeitos Erga Omnes so Ex Tunc ou Ex Nunc? Ex nunc. A partir do dia que a resoluo foi publicada. Entre as partes o efeito ex tunc. Caso estas tenham sido prejudicadas anteriormente pela mesma lei considerada inconstitucional, podem ajuizar uma ao para rever seus direitos. . Modulao dos efeitos da deciso no Controle Difuso - Modulao: fazer compatibilizao do que seria mais vivel. - Efeitos: flexibilizao da teoria da nulidade. - Eficcia Ex Nunc => Caso Mira Estrela => Deciso do STF nos autos do RE 197.917 (Vide final) Dados Gerais

Processo: RE 197917 SP Relator(a): MAURCIO CORRA Julgamento: 05/06/2002 rgo Julgador: Tribunal Pleno Publicao: DJ 07-05-2004 PP-00008 EMENT VOL-02150-03 PP-00368 Parte(s): MINISTRIO PBLICO CMARA MUNICIPAL DE MIRA ESTRELA JAIR CESAR NATTES Ementa

ESTADUAL OUTROS

RECURSO EXTRAORDINRIO. MUNICPIOS. CMARA DE VEREADORES. COMPOSIO. AUTONOMIA MUNICIPAL. LIMITES CONSTITUCIONAIS. NMERO DE VEREADORES PROPORCIONAL POPULAO. CF/88, ART. 29, IV. APLICAO DE CRITRIO ARITMTICO RGIDO. INVOCAO DOS PRINCPIOS DA ISONOMIA E DA RAZOABILIDADE. INCOMPATIBILIDADE ENTRE A POPULAO E O NMERO DE VEREADORES. INCONSTITUCIONALIDADE, INCIDENTER TANTUM, DA NORMA MUNICIPAL. EFEITOS PARA O FUTURO. SITUAO EXCEPCIONAL. 1. O artigo 29, inciso IV da Constituio Federal, exige que o nmero de Vereadores seja proporcional populao dos Municpios, observados os limites mnimos e mximos fixados pelas alneas a, b e c. 2. Deixar a critrio do legislador municipal o estabelecimento da composio das Cmaras Municipais, com observncia apenas dos limites mximos e mnimos do preceito (CF/88, art. 29) tornar sem sentido a previso constitucional expressa da proporcionalidade. 3. Situao real e contempornea em que Municpios menos populosos tm mais Vereadores do que outros, com um nmero de habitantes maior. Casos em que a falta de um parmetro matemtico rgido que delimite a ao dos legislativos Municipais implica evidente afronta ao postulado da isonomia. 4. Princpio da razoabilidade. Restrio legislativa. A aprovao de norma municipal que estabelece a composio da Cmara de Vereadores sem observncia da relao cogente de proporo com a respectiva populao configura excesso do poder de legislar, no encontrando eco no sistema constitucional vigente. 5. Parmetro aritmtico que atende ao comando expresso na Constituio Federal, sem que a proporcionalidade reclamada traduza qualquer afronta aos demais princpios constitucionais e nem resulte formas estranhas e distantes da realidade dos Municpios brasileiros. Atendimento aos postulados da moralidade, impessoalidade e economicidade dos atos administrativos (CF/88, art. 37). 6. Fronteiras da autonomia municipal impostas pela prpria Carta da Republica, que admite a proporcionalidade da representao poltica em face do nmero de habitantes. Orientao que se confirma e se reitera segundo o modelo de composio da Cmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas (CF/88, arts. 27 e 45, 1).

7. Inconstitucionalidade, incidenter tantun, da lei local que fixou em 11 (onze) o nmero de Vereadores, dado que sua populao de pouco mais de 2600 habitantes somente comporta 09 representantes. 8. Efeitos. Princpio da segurana jurdica. Situao excepcional em que a declarao de nulidade, com seus normais efeitos Ex Tunc, resultaria grave ameaa a todo o sistema legislativo vigente. Prevalncia do interesse pblico para assegurar, em carter de exceo, efeitos pro futuro declarao incidental de inconstitucionalidade. Recurso extraordinrio conhecido e em parte provido. Deciso Por unanimidade, a Turma deliberou afetar ao Plenrio o julgamento do feito. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Celso de Mello, 2a. Turma, 31.08.99. Aps o voto do Senhor Ministro Maurcio Corra, Relator, conhecendo e provendo parcialmente o recurso, no sentido de julgar procedente, em parte, o pedido formulado na inicial, declarando a inconstitucionalidade do pargrafo nico do artigo 6 da Lei n 226, de 31 de maro de 1990, do Municpio de Mira Estrela, Estado de So Paulo, a Presidncia indicou adiamento. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Ilmar Galvo. Plenrio, 06.06.2002. Aps o voto do Senhor Ministro Maurcio Corra, Relator, conhecendo e provendo parcialmente o recurso, para acolher, em parte, o pedido formulado na inicial, declarando a inconstitucionalidade do pargrafo nico do artigo 6 da Lei n 226, de 31 de maro de 1990, do Municpio de Mira Estrela, Estado de So Paulo, pediu vista o Senhor Ministro Gilmar Mendes. Presidncia do Senhor Ministro Maro Aurlio. Plenrio, 27.06.2002. Colhido o voto do Senhor Ministro Gilmar Mendes, acompanhando, parcialmente, o voto do Senhor Ministro Maurcio Corra, Relator, para fixar a eficcia da declarao de inconstitucionalidade considerada a prxima legislatura, pediu vista o Senhor Ministro Seplveda Pertence. Presidncia do Senhor Ministro Maro Aurlio. Plenrio, 10.04.2003. Aps os votos dos Senhores Ministros Relator, Gilmar Mendes, Nelson Jobim, Joaquim Barbosa e Carlos Britto, que conheciam do recurso extraordinrio e lhe davam parcial provimento para, restabelecendo em parte a deciso de primeiro grau, declarar inconstitucional, incidenter tantum, o pargrafo nico do artigo 6 da Lei Orgnica n 226, de 31 de maro de 1990, do Municpio de Mira Estrela/SP, e determinar Cmara de Vereadores que, aps o trnsito em julgado, adote as medidas cabveis para adequar sua composio aos parmetros ora fixados, e dos votos dos Senhores Ministros Seplveda Pertence e Maro Aurlio, que conheciam do recurso mas lhe negavam provimento, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Cezar Peluso. Presidncia do Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 11.12.2003. O Tribunal, por maioria, deu parcial provimento ao recurso para, restabelecendo, em parte, a deciso de primeiro grau, declarar inconstitucional, incidenter tantum, o pargrafo nico do artigo 6 da Lei Orgnica n 226, de 31 de maro de 1990, do Municpio de Mira Estrela/SP, e determinar Cmara de Vereadores que, aps o trnsito em julgado, adote as medidas cabveis para adequar sua composio aos parmetros ora fixados, respeitados os mandatos dos atuais vereadores, vencidos os Senhores Ministros Seplveda Pertence, Maro Aurlio e Celso de Mello. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 24.03.2004. Decidiram assim para garantir a segurana jurdica deste municpio do interior de So Paulo. Usaram a analogia do controle concentrado no controle difuso. *Analogia s vedada no Direito Penal.

- Tendncia de abstrativizao (extenso coletiva) no Controle Difuso (transcendncia dos motivos determinantes da deciso). Fenmeno da mutao. Mudana do norte interpretativo da lei sem o legislador alter-la. . Questo defendida pelo Ministro Gilmar Mendes => Dois casos Ministro contra: Joaquim Barbosa O Ministro Gilmar Mendes entende que deveria haver uma mutao no art. 52, X, no devendo ser necessrio a resoluo do Senado para estender o efeito da inconstitucionalidade de determinada lei a Erga Omnes. O STF, por si s, tem poder para isto. A resoluo seria somente para dar publicidade ao que foi decidido pelo STF. - Mira Estrela O STF determinou que fosse aplicada a mesma deciso para todo e qualquer caso similar a este. - Inconstitucionalidade da redao da progresso de regime dos crimes hediondos => HC (Habeas Corpus) 82.959 => Erga Omnes. Dados Gerais Processo: HC 82959 SP Relator(a): MARCO AURLIO Julgamento: 22/02/2006 rgo Julgador: Tribunal Pleno Publicao: DJ 01-09-2006 PP-00018 EMENT VOL-02245-03 PP-00510 Parte(s): OSEAS DE CAMPOS, ROBERTO DELMANTO JUNIOR E OUTRO(A/S) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Ementa PENA - REGIME DE CUMPRIMENTO - PROGRESSO - RAZO DE SER. A progresso no regime de cumprimento da pena, nas espcies fechado, semi-aberto e aberto, tem como razo maior a ressocializao do preso que, mais dia ou menos dia, voltar ao convvio social. PENA - CRIMES HEDIONDOS - REGIME DE CUMPRIMENTO PROGRESSO - BICE - ARTIGO 2, 1, DA LEI N 8.072/90 INCONSTITUCIONALIDADE - EVOLUO JURISPRUDENCIAL. Conflita com a garantia da individualizao da pena - artigo 5, inciso XLVI, da Constituio Federal - a imposio, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado. Nova inteligncia do princpio da individualizao da pena, em evoluo jurisprudencial, assentada a inconstitucionalidade do artigo 2, 1, da Lei n 8.072/90. Deciso Apresentado o feito em mesa pelo Relator, o julgamento foi adiado. Presidncia do Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 01.07.2003. Deciso: Aps os votos dos Senhores Ministros Maro Aurlio, Relator, e Carlos Britto, que deferiam a ordem para cassar o acrdo proferido pelo Superior Tribunal de Justia e assentar o direito do paciente progresso no regime de cumprimento da pena, e dos votos dos Senhores Ministros Carlos

Velloso e Joaquim Barbosa, indeferindo-a, pediu vista o Senhor Ministro Cezar Peluso. Presidncia do Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 06.08.2003. Deciso: Aps os votos dos Senhores Ministros Maro Aurlio, Relator, e Carlos Britto, que deferiam a ordem para cassar o acrdo proferido pelo Superior Tribunal de Justia e assentar o direito do paciente progresso no regime de cumprimento da pena; dos votos dos Senhores Ministros Carlos Velloso e Joaquim Barbosa, que a indeferiam; e o do Senhor Ministro Cezar Peluso, que acompanhava o Relator e cancelava ex officio o aumento da pena do artigo 226, III, do Cdigo Penal, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Gilmar Mendes. Ausentes, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello e, neste julgamento, os Senhores Ministros Nelson Jobim e Joaquim Barbosa. Presidncia do Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 18.12.2003. Deciso: Renovado o pedido de vista do Senhor Ministro Gilmar Mendes, justificadamente, nos termos do 1 do artigo 1 da Resoluo n 278, de 15 de dezembro de 2003. Presidncia do Senhor Ministro Maurcio Corra. Plenrio, 28.04.2004. Deciso: Aps os votos dos Senhores Ministros Maro Aurlio (Relator) e Carlos Britto, que deferiam a ordem para cassar o acrdo proferido pelo Superior Tribunal de Justia e assentavam o direito do paciente progresso do regime de cumprimento da pena; dos votos dos Senhores Ministros Carlos Velloso e Joaquim Barbosa, que indeferiam a ordem; do voto do Senhor Ministro Cezar Peluso, que acompanhava o Relator e cancelava ex offcio o aumento da pena do artigo 226, III, do Cdigo Penal; e do voto do Senhor Ministro Gilmar Mendes, que declarava a inconstitucionalidade do 1 do artigo 2, com eficcia ex nunc, pediu vista dos autos a Senhora Ministra Ellen Gracie. Presidncia do Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenrio, 02.12.2004. Deciso: Renovado o pedido de vista da Senhora Ministra Ellen Gracie, justificadamente, nos termos do 1 do artigo 1 da Resoluo n 278, de 15 de dezembro de 2003. Presidncia do Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenrio, 24.02.2005. Deciso: O Tribunal, por maioria, deferiu o pedido de habeas corpus e declarou, "incidenter tantum", a inconstitucionalidade do 1 do artigo 2 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, nos termos do voto do relator, vencidos os Senhores Ministros Carlos Velloso, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Celso de Mello e Presidente (Ministro Nelson Jobim). O Tribunal, por votao unnime, explicitou que a declarao incidental de inconstitucionalidade do preceito legal em questo no gerar consequncias jurdicas com relao s penas j extintas nesta data, pois esta deciso plenria envolve, unicamente, o afastamento do bice representado pela norma ora declarada inconstitucional, sem prejuzo da apreciao, caso a caso, pelo magistrado competente, dos demais requisitos pertinentes ao reconhecimento da possibilidade de progresso. Votou o Presidente. Plenrio, 23.02.2006. Foi uma deciso judicial. O STF reconheceu pela primeira vez a inconstitucionalidade da progresso de regime. Chamou todos os juzes das varas de execuo criminal do pas para analisar os casos de progresso de regime por causa da inconstitucionalidade da lei. *Depois de alguns anos virou smula vinculante, e a lei foi alterada. Obs.: A posio do STF ainda incerta sobre a abstrativizao.

16/10/12 Controle de Concentrado de Constitucionalidade Tambm chamado de controle abstrato ou objetivo. O controle concentrado da CF/88 exercido em face de um rgo do poder judicirio, exclusivamente o STF. O controle concentrado comporta vrias aes, tais como, ADI, ADPF, ADO, ADI e ADC. Todas julgadas pelo STF.

Prova judicirio, executivo pinceladas com pressupostos de conhecimento anterior. . Controle Abstrato => No h caso concreto Existe o texto de uma lei que ser questionado em todo ou em parte em relao consonncia ou no com a CF/88. lei 9868/1999 1. Ao Direta de Inconstitucionalidade = ADI ou ADIN art. 103 da CF - Leis e atos normativos questionados perante a Constituio Federal => ADI perante o STF Questiona-se se estas leis ou atos normativos tem algum vcio formal ou material frente CF/88. ADII- Ao direta de inconstitucionalidade interventiva: art. 34, VI VII h possibilidade de quebra de princpios constitucionais podendo gerar interveno Art.36 - Interveno - Leis e atos normativos federais e estaduais Sero questionados pela ADI perante o STF. - No cabe ADI em face de lei Municipal versus a Constituio Federal O legislador quando instituiu as diretrizes da ADI deixou isto claro. - Sendo assim, existe controle concentrado de constitucionalidade em face de leis Municipais? Sim. No cabe o controle concentrado pela ADI genrica, mas cabe este pela ADPF que tambm julgada pelo STF. Cabe ainda, o controle difuso, que sempre uma opo para questionar a constitucionalidade de uma lei Municipal. - Legitimados para a propositura de ADI Art. 103 Art. 103. Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade: - Legitimados Universais: Inc. I, II, III, VI, VII, VIII I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal;

III - a Mesa da Cmara dos Deputados; VI - o Procurador-Geral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; O entendimento do STF significa que algumas entidades legitimadas podem propor ADI sem mostrar na ao (petio inicial) interesse especfico. - Legitimados (pertinncia temtica): Inc. IV, V, IX IV - a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. O entendimento do STF significa que algumas entidades legitimadas podem propor ADI, desde que, demonstram na ao (petio inicial) pertinncia com a matria. - Exigncia do Advogado Partido Poltico; Confederao Sindical; Entidade de Classes. A jurisprudncia do STF endente que somente estes legitimados precisam de advogado. * Entidade de classes: Associao Nacional que congregue as Associaes Regionais Exs.: Conselho Regional de Medicina de MG + Conselho Regional de Medicina de SP + Conselho Regional de Medicina do RJ + Conselho Regional de Medicina de outros Estados = Conselho Federal de Medicina. . Cabimento ou no de ADI Jurisprudncia do STF - Smulas de Jurisprudncia = No Todos os tribunais tm smulas de jurisprudncia que so o enunciado sobre reiteradas decises sobre o mesmo assunto. A jurisprudncia do STF entende que essas smulas no so leis. So apenas e to somente um posicionamento daquele tribunal sobre determinado assunto. - Cancelamento de Smula Vinculante = No A Smula Vinculante a deciso do STF que vincula toda deciso do judicirio e da administrao pblica, obrigando seu acatamento. A jurisprudncia do STF entende que a smula vinculante tem seu rito prprio, no cabendo a proposio da ADI para cancel-las. Art. 103-A e fruto da EC 45/04 Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 1 A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e

a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso. - Lei 11.417/2006 = No Regulamenta o art. 103-A da Constituio Federal e altera a Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, disciplinando a edio, a reviso e o cancelamento de enunciado de smula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal, e d outras providncias. Existem os instrumentos prprios para questionar a smula vinculante respeitando esta lei. 17/10/12 . Cabimento ou no de ADI Jurisprudncia do STF - Normas constitucionais originrias (as primeiras criadas pelo legislador originrio) = No limitada sobre o aspecto jurdico. Princpio da unidade hierrquico-normativa e carter rgido da Constituio. No esto sujeitas a nenhum tipo de controle de constitucionalidade. - Leis/normas anteriores CF/88 = No cabe ADI => Fenmeno da recepo. Contudo, cabe ADPF. Analisam se as leis/normas anteriores esto compatveis ou no com a CF/88. Neste caso uma questo de recepcionar ou no a lei/norma. So controladas por ADPF as leis Municipais e as anteriores CF/88. - Tratado Internacionais: Sim . Recepo dos Tratados - Celebrao O Brasil celebra um acordo com outro Pas. - Ratificao pelo Poder Legislativo => instrumento o Decreto Legislativo O Congresso Nacional que ir analisar o acordo feito entre os pases e, confirmando-o com qurum da maioria simples, ir edit-lo e public-lo. E o instrumento para essa ratificao, o Decreto Legislativo. - Troca dos instrumentos ratificadores O Brasil apresenta seu documento de ratificao e o outro pas tambm.

- Decreto Presidencial publicado e o tratado passa a compor o ordenamento jurdico interno. Edio de um Decreto Presidencial publicado no Dirio Oficial, passando a compor o ordenamento jurdico interno. A regra geral que os tratados internacionais viram leis ordinrias. EC 45/04 Art. 5, 3 => Tratados sobre direitos humanos podem ser recepcionados como Emendas Constituio. EC 45/04 Art. 5. 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Isso acontece quando na ratificao, o Congresso Nacional aprovar com o mesmo qurum de Emenda Constitucional. Se no virar EC, vira LO. Os demais assuntos so recepcionados por LO. Caso contrrio, entendimento do STF pela Teoria da Supralegalidade interposta a ADI para os tratados internacionais. Se o STF considerar este inconstitucional, ser nulo. Os tratados dos direitos humanos tornam-se EC ou, se for aprovado pela maioria simples e um turno, torna-se lei superior (normas supralegais) em todos os aspectos da CF/88. Torna-se superior a todas as leis infraconstitucionais e, inferior CF/88. Suscetvel a estar em consonncia com a CF/88. Ex.: Pacto de San Jos da Costa Rica. Dispes que o nico tipo de priso na esfera civil para o devedor de alimento. O Brasil assinou um tratado com este pas, sobrepondo o decreto lei que dispunha sobre a priso do depositrio infiel, por ser uma norma supralegal. - Emendas Constitucionais = Sim O poder constituinte derivado reformador deve observar os limites impostos e estabelecidos pelo poder constituinte originrio. Assim, desobedecendo os referidos limites, inevitvel declarar inconstitucional a emenda que introduziu uma alterao no texto constitucional. 23/10/12 . Cabimento ou no de ADI Jurisprudncia do STF - Medidas Provisrias = Sim Quando a MP vira lei, quem a props faz uma alterao na petio inicial da ADI. Antes era diante da MP, agora diante da lei.... Se a MP no se torna lei, a ADI vai ser extinta pela perda do objeto sem julgamento de mrito. E os requisitos de relevncia e urgncia? So entendimentos de discricionariedade do Presidente da Repblica. Sendo assim, o STF entende que estaria ferindo a separao dos Poderes. Ento, a regra geral no fazer este controle por ADI. *Em situaes excepcionalssimas, o STF j fez controle nestes requisitos.

- Decretos relativos ao poder regulamentar (art. 84, IV) = No Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Em algumas leis estar escrito: o poder executivo far lei.... O chefe do executivo far uma regulamentao/detalhamento do cumprimento da lei (aspectos burocrticos), atravs do Decreto Regulamentador. Este ser um cnjuge da lei. Neste caso, o STF entende como um controle de legalidade, por isto no cabe ADI. - Decretos autnomos (art. 84, VI) = Sim Art. 84 - VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; Os Decretos Autnomos no seguem a lei. Estes so medidas da administrao de organizao pblica que no venham estabelecer despesas novas e, no crie e nem extingue, algum rgo desta. Podem extinguir cargos e funes declarados como vagos. Se, por exemplo, for criado um rgo, pode fazer controle de constitucionalidade por ADI. - Lei revogada aps a propositura da ADI => Prejudicialidade por perda do objeto de ao. No existe mais o objeto da ao, extingue a ADI. Contudo, na ADI 1244, o Ministro Gilmar Mendes, passou a defender a Constitucionalidade da ao. Defende que a ADI tem que continuar, pois teria eficcia quando a lei vigeu. ADI 3232 => Lei Estadual 1124 do Tocantins: continuidade da ao Neste caso, a ADI teve continuidade mesmo com a lei extinta, pois o STF entendeu que houve uma tentativa de fraude processual. Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam a inconstitucionalidade do artigo 5 da Lei tocantinense 1.124/00 e, por consequncia, a nulidade de todos os decretos do governador que criaram mais de 35 mil cargos no servio pblico local. Na anlise da Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3232, ajuizada pelo procuradorgeral da Repblica para questionar a Lei 1.124/00, do Estado de Tocantins, que possibilitou ao governador do estado criar cargos pblicos por meio de decretos. Foram julgadas em conjunto as ADIs 3983 e 3990, ajuizadas pelo PSDB, questionando os decretos do governador de Tocantins, Marcelo Miranda, que a partir de 2006 criaram milhares de cargos comissionados na Administrao Pblica estadual, em consequncia da lei estadual. De acordo com o relator, ministro Cezar Peluso, a Constituio Federal deixa bem claro que cargos pblicos no podem ser criados por meio de decreto, apenas por lei formal. Dar poder ao chefe do poder Executivo para criar cargos por meio de decreto insulta a norma constitucional, frisou Peluso, citando os artigos 61 e 84 da Constituio Federal. Ao acompanhar o relator, o ministro Ayres Britto disse que a lei "enlouquecidamente inconstitucional".

O relator votou pela procedncia das trs aes. Caindo a lei que lhes deu fundamento, caem todos os decretos que criaram milhares de cargos pblicos remunerados, concluiu Cezar Peluso, que ressaltou que a deciso tem efeito retroativo (ex-tunc). - Lei ainda constitucional Foco especfico no Processo Penal. Na medida em que o Ministrio Pblico no goza da prerrogativa do prazo em dobro, questionou-se de fato, que a regra poderia ser estabelecida para a Defensoria Pblica quando atua como defensora de acusao formulada pelo Ministrio Pblico, especialmente em relao ao princpio da isonomia e do devido processo legal. O STF, ao analisar o tema do prazo em dobro para o processo penal, entendeu que este s valer enquanto a Defensoria Pblica no estiver eficazmente organizada. Quando isto se verificar, a regra tornar-se- inconstitucional. Trata-se, portanto, de norma em trnsito para a inconstitucionalidade. Inciso LXXIV do art. 5 => Assistncia judiciria gratuita aos que comprovem insuficincia de recursos. LC 80/94 => Lei Orgnica da Defensoria Pblica => Prazo em dobro - Princpio da Parcelaridade na ADI possvel a declarao de inconstitucionalidade de partes de um dispositivo; palavra, expresso, frase. - Efeitos Repristinatrio na ADI Quando uma lei revoga outra lei e, esta que revogou for considerada inconstitucional pelo STF, ser nula, ou seja, nunca teve eficcia. Se nunca teve eficcia, nunca revogou nenhuma norma. Se nunca revogou nenhuma norma, aquela que teria sido supostamente revogada continua tendo eficcia. 24/10/12 - Declarao de inconstitucionalidade sem reduo de texto O STF entende que no necessrio retirar lei ou dispositivo criado. possvel continuar vigente, desde que os Ministros deem uma interpretao correta conforme a Constituio. Interpretao conforme a Constituio Ex.: ADI 4296 => Questionamento da Lei 12016/09 pelo Conselho Federal da OAB. A OAB entendeu que a interpretao desta lei ofendia o escopo do remdio constitucional. Solicitou que a declarasse inconstitucional ou dessem a interpretao correta. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, ajuizou perante o Supremo Tribunal Federal ao direta de inconstitucionalidade (ADI n 4296) contra a Lei 12.016/09, que regulamentou o Mandado de Segurana (MS) individual e coletivo. A ADI questiona dispositivos da nova lei, como o inciso III do artigo 7, que faculta a exigncia de cauo ou fiana para fins de concesso de liminar em mandado de segurana, o que, para o presidente da OAB, cria um verdadeiro apartheid judicial, entre ricos e pobres, entre quem pode e no pode pagar a cauo, o que afronta a Constituio Federal. Vrios

outros dispositivos da lei que regulamenta o MS so atacados pela entidade por serem considerados inconstitucionais. - Declarao de Inconstitucionalidade sem pronncia da nulidade O STF entendeu que a lei inconstitucional, mas no declarou como nula. Lei Estadual 7.619/00 da Bahia criou o Municpio de Lus Eduardo Magalhes O STF declarou inconstitucional e deu um prazo de 24 meses para o Congresso Nacional editar esta lei. No foi editada. Inobservncia do art. 18, 4 ADI 2.240/BA Ao direta de inconstitucionalidade, ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores, contra a Lei n 7.619/2000, do Estado da Bahia, que criou o municpio Lus Eduardo Magalhes, em decorrncia do desmembramento do ento distrito de Lus Eduardo Magalhes e de parte do distrito de Sede, do municpio de Barreiras. O autor alegou que a lei impugnada violaria o art. 18, 4, da Constituio Federal, pois teria criado municpio em ano de eleies municipais, quando ainda se encontrava pendente a lei complementar federal mencionada no texto constitucional, a qual determinaria o perodo dentro do qual os Estados poderiam criar, incorporar, fundir e desmembrar municpios. Na hierarquia das leis brasileiras, leis complementares situam-se abaixo de normas constitucionais e acima da legislao ordinria. Como costumam tratar de matria infraconstitucional, no seguem o mesmo grau de exigncia para aprovao de uma emenda constitucional, mas no podem ser simplesmente revogadas por lei ordinria superveniente. O Plenrio do Tribunal, com base em pacfica jurisprudncia a respeito da inconstitucionalidade de leis que criam municpios sem observncia do art. 18, 4, da Constituio, reconheceu a inconstitucionalidade da lei impugnada, que criou o municpio de Lus Eduardo Magalhes. O Tribunal, ao constatar a inconstitucionalidade da lei, deparou-se com o fato de que o municpio em questo fora efetivamente criado e assumira existncia de fato, havia mais de seis anos, como ente federativo. Nesse ponto, o Tribunal vislumbrou o caos jurdico que uma declarao de inconstitucionalidade, com pronncia da nulidade total da lei, poderia causar realidade do municpio. Assim, constatou-se a necessidade da ponderao entre o princpio da nulidade da lei inconstitucional e o princpio da segurana jurdica. Consequentemente, o Plenrio do Tribunal, por unanimidade de votos, julgou procedente a ao direta, e, por maioria, aplicando o art. 27 da Lei n 9.868/99, declarou a inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade da lei impugnada, mantendo sua vigncia pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, lapso temporal razovel dentro do qual pode o legislador estadual reapreciar o tema, tendo como base os parmetros que devero ser fixados em lei complementar federal, conforme deciso da Corte na ADI 3.682. Posteriormente => Advento da EC 57/08 que convalidou os atos de criao, fuso, incorporao de municpios at dezembro de 2006. EC 57/08 - Art. 96. Ficam convalidados os atos de criao, fuso, incorporao e desmembramento de Municpios, cuja lei tenha sido publicada at 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislao do respectivo Estado poca de sua criao.

- Alterao do parmetro constitucional invocado => Prejudicialidade por perda do objeto => Extino da ADI sem julgamento de mrito O que servia de parmetro (um dos arts. da CF/88) para questionar se a lei ou no inconstitucional, no serve mais, caso este for alterado. Contudo, ADI 2.158 => Lei do Estado do Paran (taxao de inativos) e, posteriormente advento da EC 41/03 => Continuidade da ao. No caso da contribuio dos inativos, o Supremo julgou constitucional a cobrana somente aps a sua previso na CF, o que ocorreu com a EC 41/03. Antes disso, a cobrana era inconstitucional (inclusive assim havia decidido o STF antes da EC 41/03). Assim, a cobrana de contribuio dos servidores aposentados e pensionistas vinculados aos RPPS (no RGPS no h cobrana sobre os proventos de aposentadoria e penso) efetuadas antes da EC 41/03 so inconstitucionais e permitem a repetio dos valores pagos.

30/10/12 - Lei Estadual e Lei Municipal em face da Constituio do Estado => ADI no Tribunal de Justia local O TJ local ser o rgo para julgar as ADIs das leis que ferirem a Constituio do Estado. - Lei Municipal em face da CF/88 => Cabe ADPF e Controle Difuso => No cabe ADI - Rito Processual da ADI Lei 9.868/99 Ler para a prova! - Medida Cautelar (mesma coisa que Liminar): maioria absoluta dos Ministros do STF (6 dos 11), salvo perodo de recesso Deciso provisria de uma situao de urgncia. Ex.: suspende-se provisoriamente a lei ou um dispositivo desta, at que os Ministros cheguem a uma deciso definitiva. Para se chegar a esta deciso, necessrio, 6 dos 11 Ministros votarem pela inconstitucionalidade ou no da lei, ou dispositivo desta. Nas ADIs h manifestao do Advogado Geral da Unio e do Procurador Geral da Repblica O AGU vai sempre manifestar-se no processo da ADI, tendo o papel de defender a lei. Quando o STF j tiver se manifestado anteriormente sobre uma lei que considerou inconstitucional num determinado caso concreto, o AGU no far a defesa. O PGR o chefe do Ministrio Pblico Federal, que dar um parecer a favou ou contra a inconstitucionalidade da lei, ou dispositivo desta. - Pedido de informao aos rgos de onde emanou a lei Relator do STF pede informao sobre a lei que est com uma ADI para o Congresso Nacional, se l foi criada, para poder se manifestar a respeito desta. - O relator considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes poder admitir a manifestao de outros rgos e entidades => AMICUS CURIAE => Inclusive audincias pblicas

Especialistas no tema da lei podem fazer manifestaes posteriores por escrito. Audincias pblicas antes do julgamento da ao. Ex.: ADI 3510. No dia 30 de maio de 2005, o Procurador Geral da Repblica Dr. Cludio Lemos Fonteles ajuizou a ADI 3510 contra o artigo 5 da Lei de Biossegurana (Lei n. 11.105/05) que permite a destruio de embries humanos para fins de pesquisa e terapia, alegando que tal dispositivo contraria a inviolabilidade do direito vida humana previsto no artigo 5, caput, da Constituio Federal. O processo foi distribudo para o Ministro Carlos Ayres Britto, o qual, acatando pedido da Procuradoria Geral da Repblica, determinou realizao de uma audincia pblica no Supremo Tribunal Federal com autoridades do mundo cientfico no dia 20 de abril de 2007, sobre a questo do incio da vida humana. No dia 5 de maro de 2008, a Suprema Corte iniciou o julgamento. O relator Ministro Carlos Ayres Britto, votou pela improcedncia do pedido formulado na ao. O Ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vista dos autos, tendo como consequncia a suspenso da votao. No entanto, a Ministra Ellen Gracie, presidente do Tribunal, resolveu antecipar seu voto, acompanhando o relator, ou seja, manifestando-se pela improcedncia do pedido. Concluses 1. O reconhecimento da personalidade do ente humano apenas concebido, seja no tero materno, seja em um laboratrio, fez-se direito interno brasileiro com a aprovao e ratificao do Pacto de So Jos da Costa Rica. 2. Essa norma tem nvel constitucional, conforme brilhante lio do Ministro Celso de Mello em seu voto no Habeas Corpus 87.585-8 Tocantins. 3. Por conseguinte, a proteo constitucional do direito vida comea com a concepo, e no apenas com o nascimento com vida. inconstitucional, portanto, a primeira parte do artigo 2 do Cdigo Civil (a personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida). 4. tambm inconstitucional o artigo 5 da Lei n 11.105 (Lei da Biossegurana), de 24 de maro de 2005, que permite a destruio de embries humanos para fins de pesquisa e terapia. 5. O artigo 128 do Cdigo Penal, em seus dois incisos, estabelece hipteses de no-punio do aborto aps o crime j consumado. Mas no pode sem ser fulminado de inconstitucionalidade admitir um direito prvio para abortar. Tal direito implicaria, na brilhante lio do relator Carlos Ayres Britto, a aplicao da pena de morte a uma pessoa pr-natal, o que proibido pela alnea a do inciso XLVII do artigo 5 da Constituio Federal. 6. Em relao ao ovo de tartaruga (protegido pela Lei dos Crimes Ambientais), o embrio humano requer uma proteo especial. Primeiro, por se tratar de um indivduo dotado de dignidade humana. Segundo, por ser mais carente de proteo, uma vez que necessita no tero materno para se desenvolver. 7. A morte enceflica, a que faz aluso a Lei dos Transplantes, refere-se parada das funes enceflicas, e no simples ausncia do encfalo. S pode parar aquilo que est em movimento. A Lei, portanto, pressupe a existncia de um encfalo previamente funcionando, e no pode ser validamente aplicada ao embrio humano, em que o encfalo ainda no se

formou. No se pode, portanto, concluir que o embrio humano, por ausncia de crebro, seja morto ou sem vida. 8. A adoo de embries humanos recomendada pelo Comit Nacional de Biotica do Governo Italiano e j praticada nos Estados Unidos. falso afirmar que os embries excedentes iro inevitavelmente para o lixo se no forem utilizados para fins de pesquisa ou terapia. 9. A pesquisa com clulas-tronco embrionrias, em mais de 25 anos nada trouxe alm de tumores, rejeio e desperdcio de dinheiro. Ao contrrio, as clulas-tronco adultas revelam-se a cada dia capazes de regenerar um maior nmero de tecidos e de curar um maior nmero de doenas. Tais clulas, extradas do prprio paciente, no produzem rejeio e no requererem a destruio de embries humanos. lamentvel que muitas vezes os meios de comunicao social tenham apresentado curas mirabolantes com clulas-tronco, sem advertir que sempre se tratavam de clulas tronco-adultas, nunca de clulas-tronco embrionrias. 10. As clulas-tronco pluripotentes induzidas, produzidas a partir de clulas da pele do prprio paciente, tm-se mostrado to promissoras, que o prprio James Thomson (que pela primeira vez isolou as clulas-tronco embrionrias humanas em 1998) e Ian Wilmut (que clonou a ovelha Dolly em 1997) decidiram abandonar as pesquisas que envolvem destruio de embries humanos. 11. A manuteno do artigo 5 da Lei de Biossegurana s serve, de fato, a dois grupos: s clnicas de procriao artificial (que desejam ver-se livres do nus de manter embries congelados) e aos promotores do aborto (que vem nesse dispositivo um precedente para a violao da vida intra-uterina). Os deficientes fsicos nada tm a comemorar. Pois, se hoje o ser humano em estgio embrionrio no for reconhecido como sujeito de direitos, poder-se- dizer amanh que os que no gozam de perfeita sade no so pessoas, que os ancios podem ser sacrificados, que os pacientes terminais devem ser mortos pelo bem da cincia. 12. Ainda que a morte de embries humanos trouxesse algum benefcio para a cura de doenas e ainda que curasse todas as doenas imaginveis , o respeito pela dignidade humana impediria que eles fossem destrudos. Nunca lcito matar diretamente um inocente, nem sequer para salvar outro inocente. Pensar de modo contrrio conduziria reedio dos experimentos nazistas nos campos de concentrao. 31/10/12 Continuao: Aes do Controle Concentrado 2. Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF Questionamento do descumprimento de um preceito fundamental. exclusivamente perante ao STF. Os legitimados para prop-la so os mesmos da ADI Art. 103. - Rito Processual da ADPF

Lei 9.882/99 Ler para a prova! - Preceitos fundamentais: vetores essenciais de interpretao do texto constitucional Questiona-se o fato que uma lei infraconstitucional esteja descumprindo um preceito fundamental. norma do texto constitucional que serve de base para todo ordenamento jurdico. Ex.: Art. 1; 2; 3; 4; 5; 60, 4 e outros. - Princpio da Subsidiariedade (residual) S cabe quando no houver outra ao (outro meio eficaz) que puder sanar a leso ou vcio constitucional. cabvel o AMICUS CURIAE. Duas das principais funes da ADPF so; a anlise das leis anteriores a CF/88 e, o controle das leis Municipais em relao CF/88. Ex.: ADPF 54. A Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54 tornou legal, no Brasil, a interrupo da gravidez quando esta se d de um feto anencfalo. Proposto em 2004 pelo ministro Marco Aurlio Mello com reivindicaes da Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade (CNTS), o projeto foi julgado apenas oito anos depois numa votao com a participao de 11 ministros feita pelo Supremo Tribunal Federal durante os dias 11 e 12 de abril de 2012 e aprovado com placar de 8 votos a favor, e 2 votos contra. A lei no descriminaliza o aborto, bem como no cria nenhuma exceo ao ato criminoso previsto no Cdigo Penal Brasileiro, a ADPF 54 decidiu, porm, que no deve ser considerado como aborto a interrupo induzida da gravidez de um feto sem crebro. A deciso do STF muda, ou pe em oficial, a interpretao que a Justia deve ter sobre tais casos. Antes da sua aprovao, o Estado no tinha uma interpretao definida sobre o tema, fazendo com que a deciso final ficasse para cada Juiz. Na maioria das vezes, a prtica era aceita, mas ficaram conhecidos casos em que a paciente teve de completar a gestao de um natimorto sem ter direito a abortar ou em que a sentena foi dada num estgio muito avanado da gravidez. A ADPF 54 considerada por alguns juristas como uma lei de suma importncia para o modo como o debate sobre o aborto tratado no Brasil. O Ministro Carlos Ayres Britto disse antes da votao que o projeto um "divisor de guas no plano da opinio pblica". Durante a votao, o projeto recebeu ampla cobertura miditica, sendo destaque em jornais impressos, pela televiso e rdio. Tambm teve grande espao na Internet, sendo um dos assuntos mais comentados entre os brasileiros. Gerou protestos e crticas por parte, principalmente, de grupos religiosos, entre eles catlicos, espritas e evanglicos, que condenaram a deciso do STF e defenderam a sua posio de que, mesmo sem crebro, a vida do feto deve ser protegida. Mdicos, em geral, aclamaram o resultado da votao, destacando os riscos sade da mulher; feministas defenderam o direito de escolha da gestante. Ministro Gilmar Mendes: Todavia, era inimaginvel para o legislador de 1940 (ano da edio do Cdigo Penal), em razo das prprias limitaes tecnolgicas existentes, disse. Com o avano das tcnicas de diagnstico, prosseguiu o ministro, tornou-se comum e relativamente simples descobrir a anencefalia fetal, de modo que a no incluso na legislao penal dessa hiptese de excludente de ilicitude pode ser considerada uma omisso legislativa, no condizente com o Cdigo Penal e com a prpria Constituio. 20/11/12 Continuao: Aes do Controle Concentrado

3. Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso - ADO O objetivo desta combater a sndrome da inefetividade das normas constitucionais. A ao proposta pelos mesmos legitimados do art. 103 perante o STF e este encaminha um acrdo para o legislador dizendo que ele est em mora, precisando tomar medidas, criando as normas necessrias para a regulamentao da lei. - Lei 9.868/99 4. Ao Declaratria de Constitucionalidade ADC A ao proposta pelos mesmos legitimados do art. 103 perante o STF pedindo reconhecimento da constitucionalidade da lei. Para a propositura desta ao necessrio na petio inicial comportar controvrsias em sua interpretao jurisprudencial. Pois o judicirio (e no a doutrina) no tem posio unnime sobre a lei em questo. Qualquer deciso do STF uma deciso vinculante a todo poder judicirio. - Lei 9.868/99 Poder Executivo . Brasil - Forma de Estado: Federal Descentralizao do poder, tendo os entes federativos autonomia. - Forma de Governo: Repblica - Sistema de Governo: Presidencialismo Sucesso no poder atravs de eleies. - Regime: Democrtico . Poder Executivo CF/88 - Presidente da Repblica => Art. 84 Ao mesmo tempo chefe de Estado e chefe de Governo. Como chefe de Estado representa o Brasil nas suas relaes internacionais e, como chefe de Governo, responsvel pela administrao interna deste. - Auxiliares do Presidente da Repblica: Ministros de Estado => Art. 87 - Art. 77 => Eleio do Presidente e Vice Presidente da Repblica Maioria dos votos vlidos, excludos os votos brancos e nulos. Neste caso, s ter um turno. Em outros casos, poder haver segundo turno. . Substitutos Eventuais O substituto natural do Presidente da Repblica o Vice Presidente. 1. Presidente da Cmara dos Deputados. 2. Presidente do Senado 3 Presidente do STF

Ordem sucessria de carter temporrio/provisrio nas situaes em que o Presidente da Repblica e o Vice Presidente esto temporariamente impedidos. Ex.: um viaja e o outro est doente. . Mandato-Tampo So situaes em que o Presidente da Repblica e o Vice Presidente esto permanentemente impedidos. Ex.: os dois morrem. - Nos 02 primeiros anos de governo: eleio direta Convoca nova eleio direta (sufrgio universal). Os candidatos eleitos cumpriro somente o prazo restante. - Nos 02 ltimos anos de governo: eleio indireta Ter uma eleio indireta dentro do Congresso Nacional. O povo no participa. . Imunidades/Prerrogativas - Crime Comum: processo e julgamento no STF Tem prerrogativa de foro. Esse crime tem que haver relao com o exerccio das funes do Presidente da Repblica. Exs.: corrupo ativa; lavagem de dinheiro. Se no tiver esta relao, s responde ao processo depois que deixar de ser Presidente da Repblica. O prazo prescricional do crime cometido suspenso. - Crime de Responsabilidade: julgamento perante o Senado Art. 85 e Lei 1.079/50 Levar a possibilidade de perder o cargo. Impeachment: esse processo tem duas fases. (Ver a seguir) * Em ambos os casos - juzo de admissibilidade da Cmara (1 fase) => 2/3 dos Deputados Federais tem que acatar com a instaurao do processo de "Impeachment". Aps acatamento, h uma 2 fase: quem julgar o Senado Federal. Qual o qurum dentro do Senado Federal para que reconhea cometimento do crime e a perda do cargo (1 penalidade)? Tambm de 2/3 dos Deputados Federais. A 2 penalidade a inabilitao por 8 anos para o exerccio de qualquer cargo pblico. Enquanto o processo estiver em tramitao, o Presidente da Repblica fica afastado de suas funes por 180 dias. - Imunidade Penal Relativa do Presidente da Repblica A nica hiptese que o Presidente da Repblica pode ser preso se sentena penal condenatria com trnsito em julgado de crime comum que tenha relao com exerccio. Qurum de autorizao da Cmara => 2/3 dos Deputados Federais Quem julgar o STF. 12/2012 Poder Judicirio

O Poder Judicirio um dos trs poderes clssicos previstos pela doutrina e consagrado como poder autnomo e independente. Funo tpica: funo jurisdicional inerente a sua natureza. Funo atpica de natureza executivo-administrativa: organizao de suas secretarias; concesso de licena e frias a seus membros, servidores e juzes art. 96. Funo atpica de natureza legislativa: elaborao de seu regimento interno. . Funo de Jurisdio uma das funes do Estado, mediante a qual se substitui aos titulares de interesses em conflito para, imparcialmente, buscar a pacificao do conflito que os envolve, com justia. O Judicirio substitui a vontade das partes e dirime o conflito. Funo de julgar em que se impe a validade do ordenamento jurdico, de forma coativa, sempre que houver necessidade. Importante ressaltar que o Poder Judicirio s se manifesta mediante provocao. . Reforma do Poder Judicirio Em 8 de dezembro de 2004, foi promulgada a Emenda Constitucional 45, aps longos 13 anos de tramitao, conhecida como Reforma do Judicirio. Alguns exemplos de alteraes no texto constitucional introduzidas com a referida reforma: - Princpio da celeridade processual e durao razovel do processo- art. 5, LXXVIII; -Possibilidade de criao de varas de conflitos agrrios art. 126; -Constitucionalizao dos tratados sobre direitos humanos art. 5, 3; -Criao do CNJ e do CNMP 102, I, i/ 103-B; -Extino dos tribunais de alada art. 4 da EC 45/04. ETC. . Garantias do Poder Judicirio - Garantias institucionais do Judicirio a) Autonomia funcional, administrativa e financeira (art. 99): Estruturao e funcionamento dos rgos na medida em que se atribui aos tribunais competncia de eleger seus rgos diretivos; regimento interno; estrutura administrativa geral. Os tribunais tm autogoverno e devem elaborar suas propostas oramentrias dentro dos limites estabelecidos em conjunto com os outros poderes na LDO. A EC 45/04 determinou que as custas e emolumentos sejam destinados exclusivamente ao custeio dos servios afetos s atividades especficas da Justia. b) Garantias funcionais do Judicirio Englobam tanto as garantias de independncia de seus membros vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsdios quanto as garantias de imparcialidade dos rgos judicirios. b.1) Garantias de independncia de seus membros - Vitaliciedade: art. 95, I. Significa dizer que o magistrado (tambm tem essa garantia os membros do MP e dos Tribunais de Contas) s perdero o cargo uma vez vitaliciados aps o trnsito em julgado de sentena judicial.

Os demais servidores pblicos so estveis e podem perder o cargo no s por deciso judicial como tambm por processo administrativo e mediante procedimento peridico de avaliao de desempenho. A vitaliciedade em primeiro grau de jurisdio s ser adquirida aps 2 anos de efetivo exerccio no cargo desde que o magistrado supere obviamente o estgio probatrio. Nos dois primeiros anos, para o juiz que ingressou na carreira por concurso pblico a perda do cargo somente ser possvel mediante deliberao do tribunal a que pertence. No caso dos advogados e membros do MP que ingressem nos tribunais superiores por meio da regra do quinto constitucional, a vitaliciedade adquirida assim que tomam posse, sendo dispensado o estgio probatrio. Os ministros do STF podem perder o cargo se cometerem crime de responsabilidade e sero julgados perante o Senado Federal. - Inamovibilidade: art. 95, II. Impossibilidade de remoo do magistrado sem o seu consentimento de local para outro, de uma comarca para outra, ou mesmo sede, cargo, tribunal, cmara, grau de jurisdio. Uma vez titular do respectivo cargo, o juiz somente poder ser removido por iniciativa prpria, salvo em uma exceo, que por motivo de interesse pblico e pelo voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ, assegurada ampla defesa (art. 93, VIII) -Irredutibilidade de subsdios: o subsdio do magistrado que sua forma de remunerao no pode ser reduzido. b.2) Garantias de imparcialidade dos rgos judicirios Vedaes impostas aos magistrados no art. 95, pargrafo nico, incisos Ia V tem por escopo garantir-lhes a imparcialidade no exerccio de suas funes: - exercer outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; - receber a qualquer ttulo custas ou participaes em processos; - dedicar-se atividade poltico-partidria; - receber a qualquer ttulo auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, salvo excees previstas em lei; - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao (quarentena); . Estrutura do Judicirio As regras do Poder Judicirio vem estruturadas nos artigos 92 a 126 da CF/88. O STF e o STJ no pertencem a nenhuma justia e so tanto rgo de convergncia por serem a cpula decisria nas causas de competncia desses tribunais como so, tambm, rgos de superposio posto que suas decises se sobrepem s decises proferidas pelos rgos inferiores das justias comuns e especial. . Justias: comum e especial - Justia Comum: a) Justia Federal (TRFs e juzes federais) arts. 106 a 110; b) Justia do DF e territrios (organizados e mantidos pela Unio); c) Justia Estadual comum (art. 125 juzos de primeiro grau e juizados especiais art. 98, I)

- Justia de Paz, Tribunais de Justia. - Justia Especial: a) Justia do Trabalho TST, TRTs e Juzes do Trabalho arts. 111 a 116; b) Justia Eleitoral TSE, TREs , juzes eleitorais e juntas eleitorais- arts. 118 a 121; c) Justia Militar da Unio STM e Conselhos de Justia, Especial e Permanente, na sede das auditorias militares arts. 122 a 124; d) Justia Militar dos Estados, do DF e Territrios. OBS: somente a justia do trabalho no tem qualquer competncia penal, posto que julga apenas dissdios individuais e coletivos oriundos de das relaes trabalhistas . A regra do quinto constitucional O art. 94 da CF/88 estabelece que um quinto (20 %) dos lugares dos TRFs, dos tribunais dos Estados e do DF e territrios ser composto por membros do MP e da OAB. MP: mais de dez anos de carreira. Advogados: notrio saber jurdico, reputao ilibada, mais de dez anos de atividade profissional. Indicao em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. A regra do quinto tambm est prevista para os Tribunais do Trabalho (artigos 111-A, I e 115, I) e para o STJ (art. 104, pargrafo nico). Procedimento bem simples: a escolha pelo rgo de classe de seis nomes que preencham os requisitos e formao de lista trplice pelo tribunal que encaminhada ao Executivo para a escolha final. . Aspectos gerais 1. Supremo Tribunal Federal (arts. 101, 102 ) - Composio: 11 ministros; - Investidura: o Presidente da Repblica escolhe e indica o nome para compor o STF, devendo tal nome ser aprovado por maioria absoluta em sabatina realizada pelo Senado Federal; - Requisitos do cargo: brasileiro nato; mais de 35 e menos de 65 anos de idade; cidado (pleno exerccio dos direitos polticos); notvel saber jurdico e conduta ilibada; Necessariamente tem de ser jurista, tendo obrigatoriamente que ter cursado a Faculdade de Direito. - Competncias do STF: a) Originria: art. 102, I, a at r b) Recursal Ordinria: art. 102, II c) Recursal Extraordinria: art. 102, III Algumas inovaes trazidas pela Reforma do Judicirio: - homologao de sentena estrangeira e concesso de exequatur s cartas rogatrias: transferncia da competncia para o STJ; similar carta precatria, mas se diferencia desta por ter carter internacional. A carta rogatria tem por objetivo a realizao de atos e diligncias processuais no exterior, como, por exemplo, audio de testemunhas, e no possui fins executrios; No Brasil, a competncia para se conceder o exequatur (significando execute-se, cumpra-se) do Superior Tribunal de Justia, de acordo com o artigo 105 da

Constituio Federal. O artigo 109, X, da Constituio Federal determina que compete ao juiz federal a execuo de carta rogatria, aps o "exequatur". Basicamente este um instrumento de intercmbio processual facilitatrio que agiliza os processos de objetos internacionais. Toda sentena proferida por um juiz no exterior deve ser homologada no Brasil para que tenha plena validade em nosso pas. Homologar que dizer aprovar ou at mesmo reconhecer. Uma sentena estrangeira deve ser aprovada ou reconhecida pelo Poder Judicirio no Brasil. No Brasil, o rgo competente para receber o pedido e homologar a Sentena Estrangeira o Superior Tribunal de Justia. Se toda a documentao estiver correta, o prazo, em regra de 3 meses, a partir da data do protocolo da ao. - CNJ e CNMP: as aes contra os membros dos dois conselhos so de competncia originria do STF; - Repercusso Geral: criao do requisito da repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso para o conhecimento do recurso extraordinrio art. 102, 3; Lei Regulamentadora a lei 11.418/06 e a tcnica funciona como verdadeiro filtro constitucional, permitindo que o STF no julgue processos desprovidos de repercusso geral. O critrio objetivo presumir que h repercusso geral quando o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Supremo. Art. 543 A, 1 do CPC estabelece que para os efeitos da repercusso geral ser considerada existncia de questes relevantes do ponto de vista econmico, social, poltico ou jurdico. Trata-se, portanto, de mais um requisito de admissibilidade do RE. A negativa de existncia de repercusso geral vale para todos os recursos em tramitao na mesma situao, sobre matria idntica, nos termos do art. 543- A, 5 do CPC. O reconhecimento de inexistncia de repercusso geral dever ser manifestada por 2/3 dos ministros 8 dos 11. 2. Superior Tribunal de Justia STJ (art. 104 e 105) - Composio: pelo menos 33 ministros; 1/3 de juzes dos tribunais regionais federais; 1/3 de des. dos TJs; 1/6 de advogados; 1/6 de membros do MP; - Investidura: os ministros so escolhidos e nomeados pelo Presidente da Repblica aps serem sabatinados pelo Senado Federal e aprovados pelo voto da maioria absoluta . - Requisitos do cargo: brasileiro nato ou NATURALIZADO; mais de 35 e menos de 65 anos de idade; notvel saber jurdico e reputao ilibada; - Competncia do STJ: a) Originria: art. 105, I, a at i b) Recursal Ordinria: art. 105, II c) Recursal Especial: art. 105, III Reforma do Judicirio: homologao de sentenas estrangeiras e concesso de exequatur s cartas rogatrias; Caractersticas gerais dos rgos do Poder Judicirio 3. Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais A Justia Federal composta pelos Tribunais Regionais Federais e pelos Juzes Federais Vide artigos 108 e 109 da CR/88 . TRF's

- Composio: no mnimo 7 juzes regra do quinto constitucional; - Requisitos para o cargo: brasileiro nato ou naturalizado, mais de 30 e menos de 65 anos de idade;

. Tribunais e Juzes do Trabalho (art. 114) . TST - Composio: 27 ministros, sendo que 1/5 das vagas so destinadas ao quinto constitucional e os demais ministros so escolhidos dentre os juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho; - Requisitos para o cargo: brasileiros natos ou naturalizados e sujeio a sabatina do Senado Federal. Competncia a ser estabelecida em lei, nos termos do art. 111-A, 1. . TRTs - Composio: no mnimo 7 juzes , mais de 30 e menos de 65 anos de idade; 1/5 quinto constitucional e o restante promoo por merecimento e antiguidade de juzes do trabalho. . Juzes do Trabalho Varas do Trabalho As Varas do Trabalho sero institudas por lei, podendo, nas comarcas abrangidas por sua jurisdio atribu-las aos juzes de direito com recurso para o respectivo TRT. . Competncia da Justia do Trabalho (art. 114) 4. Tribunais e Juzes Eleitorais . TSE - Composio: no mnimo 7 membros (juzes); 3 juzes do STF escolhidos pelos prprios ministros; 2 juzes do STJ; 2 outros juzes escolhidos dentre lista sxtupla indicada pelo STF sem sabatina; . TREs - Composio: 7 juzes, sendo 2 desembargadores de TJs, 2 juzes de direito; 1 juiz de TRF ou juiz federal; 2 juzes escolhidos de lista sextupla pelo Presidente da Repblica de indicao pelo quinto constitucional; . Juzes Eleitorais So os prprios juzes de direito em efetivo exerccio e, na ausncia destes, seus substitutos legais de acordo com a prpria organizao judiciria estadual. 5. Tribunais e Juzes Militares (art.122, I e II) . Superior Tribunal Militar - Composio: 15 ministros, sendo 3 oficiais-generais da Marinha, da ativa e do posto mais elevado da carreira; 3 do Exrcito e 3 da Aeronutica; 5 dentre civis dos quais 3 so advogados, 1 dentre juzes auditores e 1 membro do Ministrio Pblico da Justia Militar.

- Forma de indicao: o Presidente da Repblica aponta a indicao dos 15 ministros respeitando-se a proporo acima. Sabatina do Senado com aprovao por maioria simples. O STM juntamente com Conselhos de Justia Militar formaro a Justia Militar em nvel federal a Justia Militar da Unio que tem competncia exclusivamente penal. OBS: O STM no aprecia matria proveniente da Justia Militar dos Estados. . Justia Militar dos Estados Compete Justia Militar dos Estado processar e julgar os militares dos Estados nos crimes militares definidos em lei e aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao dos praas. - Composio: Primeiro grau - Juzes de Direito e Conselhos de Justia Segundo grau Tribunal de Justia ou Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo seja superior a 20 mil integrantes (SP, MG e RS). - A Justia Militar no julga civil; - Crime militar definido em lei praticado por militar estadual contra civil: Justia Militar, ressalvada a competncia do Tribunal do jri; - Crime militar praticado por militar estadual contra militar Conselho de Justia Especial ou Permanente; - Crime doloso contra a vida praticado por militar contra militar Conselho de Justia presidido pelo juiz de direito da Justia Militar Estadual. . Tribunais e Juzes dos Estados - Competncia residual: tudo que no for atribuio das justias especiais ou especializadas, nem da justia federal. . Conselho Nacional de Justia - Aspectos gerais e composio do CNJ A EC 45/04 institui o Conselho Nacional de Justia composto por 15 membros, com mandato de 2 anos sendo admitida uma reconduo. - Composio: 15 membros (art. 103-B, 2): 1 Ministro do STF (indicao do prprio STF); 1 ministro do STJ (indicao do prprio); 1 ministro do TST (indicao do prprio); 1 desembargador de TJ (indicao do STF); 1 juiz estadual (indicao do STF); 1 juiz do TRF (nomeao do CNJ); 1 juiz federal (STJ); 1 juiz de TRT (TST); um membro do MP da Unio (Procurador-Geral da Repblica); 1 membro de MP Estadual (indicao Procurador-Geral da Repblica); dois advogados (Conselho Federal da OAB); dois cidados de notvel saber jurdico (1 pela Cmara e 1 pelo Senado). O CNJ presidido pelo Ministro do STF - Competncias do CNJ (art. 103-B, 4): controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e o cumprimento dos deveres funcionais dos juzes. O CNJ rgo administrativo e no tem atribuio para rever decises judiciais no mbito dos processos em tramitao.

Estado de exceo (AO 1945: excepo) uma situao oposta ao Estado de direito, decretada pelas autoridades em situaes de emergncia nacional, como agresso efetiva por foras estrangeiras, grave ameaa ordem constitucional democrtica ou calamidade pblica. Caracteriza-se pela suspenso temporria de direitos e garantias constitucionais, que proporcionam a necessria eficincia na tomada de decises para casos de proteo do Estado, j que a rapidez no processo de decidir as medidas a serem tomadas essencial em situaes emergenciais e, nesse sentido, nos regimes de governo democrticos - nos quais o poder dividido e as decises dependem da aprovao de uma pluralidade de agentes - a agilidade decisria fica comprometida. O Estado de Exceo nada mais do que uma situao temporria de restrio de direitos e concentrao de poderes que, durante sua vigncia, aproxima um Estado sob regime democrtico do autoritarismo. Nos Estados totalitrios, a decretao do Estado de Exceo menos importante e pode ser dispensada, pela prpria concentrao natural de poderes que lhes inerente. Em situaes de exceo, o Poder Executivo pode, desde que dentro dos limites constitucionais, tomar atitudes que limitem a liberdade dos cidados, como a obrigao de residncia em localidade determinada, a busca e apreenso em domiclio, a suspenso de liberdade de reunio e associao e a censura de correspondncia. Estado de Defesa (previsto no art. 136 da Constituio brasileira), ou de Emergncia (tratado no art. 19 da Constituio portuguesa), a espcie mais branda do estado de exceo. Pode ser decretado para garantir em locais restritos e determinados a ordem pblica ou a paz social, ameaadas por grave e eminente instabilidade institucional ou calamidades naturais de grandes propores. No Brasil, o Estado de Defesa - cujo nome criticado por no ser "Estado de Emergncia", apenas para evitar vinculao com regimes ditatoriais - decretado pelo Presidente da Repblica, que dever submeter o decreto apreciao do Congresso Nacional, que o far em at 24 horas. Sendo medida temporria, viger to somente por at 30 dias, permitida prorrogao por at igual perodo. Estado de stio Medida extrema, que, no Brasil, pode ser decretada nos seguintes casos: Comoo grave de repercusso nacional; Ineficcia de estado de defesa decretado anteriormente; Declarao de estado de guerra; Resposta a agresso armada estrangeira. O estado de stio uma medida que possui durao de at 30 dias, podendo ser prorrogada por igual perodo em caso de persistncia das razes de excepcionalidade. Note-se que, de acordo com o art. 137, iniciso I ("I - comoo grave de repercusso nacional ou ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa;") a cada 30 dias poder haver sucessivas renovaes do decreto de stio. Outra situao de manuteno sucessiva no caso do pas envolver-se em guerra formalmente declarada, quando tal estado de exceo pode ser mantido indefinidamente, enquanto se fizer necessrio e desde que perdure o conflito blico. No Brasil, somente por decreto do Presidente da Repblica pode ser institudo o estado de stio ou prorrogadao a cada vez (art. 138, 1), aps este receber autorizao formal do

Congresso Nacional(art. 137,CF), aps ser consultado o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional que oferecero parecer no-vinculativo. Podemos sintetizar tudo seguindo o esquema abaixo: Estado de defesa (30 dias, por decreto, informando a medida ao Congresso Nacional) renovao do estado de defesa (por mais 30 dias) estado de stio (30 dias/1 vez, aps receber autorizao do Congresso Nacional) renovao do estado de stio (a cada 30 dias, por decreto presidencial, no caso do inciso I do art. 137 ou poder ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agresso armada estrangeira; necessrio ter, em cada vez, autorizao do Congresso Nacional, que decidir por maioria absoluta). Segurana Pblica um processo, ou seja, uma sequncia contnua de fatos ou operaes que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade, que compartilha uma viso focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, sade e sociais. um processo sistmico, pela necessidade da integrao de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma viso, compromissos e objetivos. Deve ser tambm otimizado, pois dependem de decises rpidas, medidas saneadoras e resultados imediatos. Sendo a ordem pblica um estado de serenidade, apaziguamento e tranquilidade pblica, em consonncia com as leis, os preceitos e os costumes que regulam a convivncia em sociedade, a preservao deste direito do cidado s ser amplo se o conceito de segurana pblica for aplicado. A segurana pblica no pode ser tratada apenas como medidas de vigilncia e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de preveno, coao, justia, defesa dos direitos, sade e social. O processo de segurana pblica se inicia pela preveno e finda na reparao do dano, no tratamento das causas e na reincluso na sociedade do autor do ilcito. No Brasil, a Constituio Federal estabelece cinco instituies policias diferentes para a execuo da lei: a Polcia Federal, Polcia Rodoviria Federal, Polcia Ferroviria Federal, a Polcia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar e a Polcia Civil do Estado. Destes, as trs primeiras so filiadas s autoridades federais e as duas ltimas subordinadas aos governos estaduais. Todas as instituies policiais fazem parte do Poder Executivo de qualquer um dos governos federal ou estadual.[1] De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), as foras de segurana consideradas apenas as unidades policiais pela legislao brasileira so os constantes do artigo 144 da Constituio Federal, isto , as cinco foras policiais citadas acima.[2] H duas funes de polcia principais: manuteno da ordem e da lei. Quando infraces penais afetam rgos federais, as foras policiais federais realizam essas funes. Nos restantes casos, as foras policiais estaduais empreendem essas atividades. A aplicao da lei e a manuteno da ordem so as duas principais funes das unidades policiais brasileiras. No direito brasileiro, a manuteno da ordem considerada um esforo preventivo em que soldados da polcia patrulham as ruas para proteger os cidados e desencorajam as atividades criminosas. A aplicao da lei consiste na investigao criminal, portanto tem lugar posterior de uma ofensa criminal.[3] A preveno e investigao no Brasil so divididas entre duas organizaes policiais distintas. As foras locais de "Polcia Militar" s tm deveres de manuteno da ordem (polcia ostensiva uniformizada) e a "Polcia Civil" atribuies de polcia judiciria e investigao dos delitos. No entanto, em nvel federal, a Polcia Federal responsvel por funes preventivas e investigativas dos crimes federais.[1]

A Polcia Federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei;[1] II - prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia;[1] III - exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio.[1] A Polcia Rodoviria Federal uma polcia federal, subordinada ao Ministrio da Justia, cuja principal funo combater os crimes nas rodovias e estradas federais do Brasil, assim como monitorar e fiscalizar o trfego de veculos, embora tambm tenha passado a exercer trabalhos que extrapolam sua competncia original, como a atuao dentro das cidades, mares e matas brasileiras em conjunto com outros rgos de segurana pblica.[1] A Polcia Ferroviria Federal um rgo permanente, como as demais polcias federais, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira. Destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais (artigo 144, pargrafo 3, da Constituio Federal). Tambm considerada como "a menor polcia do mundo". Com a privatizao das ferrovias federais as atividades da corporao permanecem estagnadas.[1] A Polcia Legislativa Federal a designao nica para dois rgos policiais distintos que atendem s Casas do Legislativo Federal, ou seja, ao Senado Federal e Cmara dos Deputados. rgo Policial do Senado Federal do Brasil, com as a seguintes atribuies: a segurana do Presidente do Senado Federal, em qualquer localidade do territrio nacional e no exterior; a segurana dos Senadores e autoridades brasileiras e estrangeiras, nas dependncias sob a responsabilidade do Senado Federal; a segurana dos Senadores e de servidores em qualquer localidade do territrio nacional e no exterior, quando determinado pelo Presidente do Senado Federal; o policiamento nas dependncias do Senado Federal; o apoio Corregedoria do Senado Federal; as de revista, busca e apreenso; as de inteligncia; as de registro e de administrao inerentes Polcia; as de investigao e de inqurito. rgo da Polcia da Cmara dos Deputados do Brasil, que compete exercer as funes de polcia judiciria e apurao de infraes penais, com excluso das que mantiverem relao de subsidiariedade, conexo ou continncia com outra cometida fora das dependncias da Cmara dos Deputados, alm das atividades de polcia ostensiva e preservao da ordem e do patrimnio, nos edifcios da Cmara dos Deputados e em suas dependncias externas; efetuar a segurana do Presidente da Cmara dos Deputados em qualquer localidade do territrio nacional e no exterior; efetuar a segurana dos Deputados Federais, servidores e quaisquer pessoas que eventualmente estiverem a servio da Cmara dos Deputados, em qualquer localidade do territrio nacional e no exterior, quando assim determinado pelo Presidente da Cmara dos Deputados; atuar como rgo de apoio Corregedoria da Cmara dos Deputados, sempre que solicitado; planejar, coordenar e executar planos de segurana fsica dos Deputados Federais e demais autoridades que estiverem nas dependncias da Cmara dos Deputados.

So denominadas Polcias Militares no Brasil as foras de segurana pblica de cada uma das unidades federativas que tm por funo primordial a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144, da Constituio Federal do Brasil de 1988). Subordinam-se, juntamente com as polcias civis estaduais, aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal (art. 144 6 da Constituio Federal de 1988). So foras auxiliares e reserva do Exrcito Brasileiro e integram o Sistema de Segurana Pblica e Defesa Social brasileiro.Seus integrantes so chamados de militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares. Cada Polcia Militar estadual comandada por um oficial superior do posto de coronel, chamado de Comandante-Geral.[1] Em 25 de julho de 2011 foi noticiado, graas a repercusso da mobilizao da sociedade civil em virtude do assassinato do menino Juan Moraes, que a polcia responsvel por uma morte em confrontos com marginais a cada cinco horas. Estatsticas mostram que 141 ocorrncias com mortes so registradas por agentes do Estado, ao ms. O jornal cruzou dados de mortalidade por fora policial do Ministrio da Sade e das ocorrncias registradas nas secretarias de Segurana Pblica do Rio de Janeiro e So Paulo (os dois estados concentram 80% das mortes cometidas por policiais no Brasil, que chegam aos registros oficiais). Em 2009, 1.693 pessoas foram mortas por policiais. Em 2010, esse nmero aumentou: foram 1.791.[4] A Polcia Civil instituda em 1808 no Rio de Janeiro e depois implantadas em todos os estados brasileiros, so chefiadas por Delegados-Gerais de Polcia ou Chefes de Polcia, que comandam, por sua vez, os Delegados de Polcia circunscricionais, dirigentes de cada unidade chamada de delegacia ou Distrito Policial.[1] Cabe Polcia Civil dos Estados, tambm, responsvel pela preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio (artigo 144, caput, da CRFB), atuar como Polcia Judiciria, promovendo investigaes criminais destinadas a elucidar a prtica das infraes penais e a sua autoria, atravs do inqurito policial, praticar atos de auxlio ao Poder Judicirio na aplicao da Lei, nos crimes de competncia da Justia Estadual (excepcionalmente poder apurar infraes penais de competncia da Justia Federal, caso no haja unidade da Polcia Federal no local) e desenvolver aes de inteligncia policial. Integram, segundo mandamento constitucional, o Sistema de Segurana Pblica e Defesa Social brasileiro.[1] Segundo o Art.144 - 8 da Constituio Federal, "...Os municpios podero constituir Guardas Municipais destinadas a proteo de seus bens, servios e instalaes conforme dispuser a lei...". A Guarda Municipal uma corporao de carter civil que trabalha uniformizada, aparelhada e com treinamento especfico estabelecido em Lei. Seus integrantes so considerados agentes de segurana dentro do mbito municipal, cabendo-lhes executar aes preventivas que contribuam com a segurana pblica no municpio, para todos os efeitos legais.[1] Atualmente, existem algumas lacunas legais que geram diferentes interpretaes por parte do legislativo e autoridades estaduais. De modo geral, cabe ao poder executivo de cada municpio decidir a atuao de sua Guarda, variando sua forma de atuao de acordo com as particularidades de cada municpio. Cerca de 15,5% das cidades brasileiras tm Guardas Municipais.[1] So rgos estaduais presentes na maioria dos estados brasileiros e especializados na produo de provas tcnicas (ou provas periciais), por meio da anlise cientfica de vestgios produzidos e deixados durante a prtica de delitos. No se constituem propriamente em

organizaes policiais, correspondendo aos laboratrios periciais das polcias americanas e inglesas. Recebem denominaes diversas em cada unidade da federao e podem estar subordinadas s Polcias Civis ou diretamente ligadas s Secretarias de Segurana (ou rgos equivalentes) em conformidade com a legislao local, trabalhando em estreita cooperao com as Polcias Civil e Militar. Na segunda hiptese, so dirigidas por servidores do quadro da Polcia Cientfica ou Polcia Tcnico-Cientfica, sendo a direo privativa de integrantes da carreira de Perito Criminal ou Perito Legista [5]. Quanto natureza jurdico-administrativa das polcias cientficas, buscam-se discordncias doutrinrias se podem ou no se caracterizar como instituies policiais autnomas, em decorrncia de no terem sido assim consideradas no artigo 144 da Constituio Federal, que pela enumerao taxativa dos incisos I a V instituiu os seguintes rgos da segurana pblica para o Brasil: I - Polcia Federal II - Polcia Rodoviria Federal III - Polcia Ferroviria Federal IV - Polcias Civis V - Polcia Militares e Corpos de Bombeiros Militares A Fora Nacional de Segurana Pblica (FNSP), criada em 2004 e localizada no entorno do Distrito Federal, no municpio de Luzinia, um programa de cooperao de Segurana Pblica brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP), do Ministrio da Justia (MJ).[6][7] um rgo que foi criado durante a gesto do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva, idealizado pelo Ministro da Justia Mrcio Thomaz Bastos.[7] Polcia das Foras Armadas

Polcia do Exrcito (PE) - constituda de unidades de infantaria s quais compete assegurar o respeito Lei, ordens, bem como o cumprimento dos regulamentos militares.[8] Polcia da Aeronutica (PA) - integra os Batalhes de Infantaria da Aeronutica Especiais (BINFAE) e possui as mesmas atribuies da Polcia do Exrcito no mbito da Fora Area Brasileira.[8] Companhia de Polcia do Batalho Naval - Exerce as mesmas atribuies das organizaes policiais do Exrcito e da Fora Area no mbito da Marinha de Guerra.
[8]

Вам также может понравиться