Вы находитесь на странице: 1из 6

Plano de Trabalho Docente 2010

Ensino Tcnico
ETEC ESCOLA TCNICA ESTADUAL RODRIGUES DE ABREU Cdigo: 135 Municpio: Bauru (SP)

Eixo Tecnolgico: Gesto e Negcios Habilitao Profissional: Nvel mdio de tcnico administrao Qualificao: Tcnico em Administrao Componente Curricular: Ingls Instrumental C.H. Semanal: 02 Professor(es): Maria Carolina Centurione Mdulo: III

I Atribuies e atividades profissionais relativas qualificao ou habilitao profissional, que justificam o desenvolvimento das competncias previstas nesse componente curricular.1
Atribuies: Conhecer e utilizar a lngua estrangeira como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Escolher o registro adequado situao na qual se processa a comunicao e o vocbulo que melhor reflita a idia que se pretende comunicar. Utilizar os mecanismos de coeso e coerncias na produo oral e escrita. Utilizar estratgias verbais e no - verbais para compensar falhas, favorecer a efetiva comunicao e alcanar o efeito pretendido em situaes de produo de leitura. Compreender de que forma determinada expresso pode ser interpretada em razo de aspectos sociais e / ou culturais. Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal. Saber distinguir as variantes lingsticas. Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

Vide captulo 3 do Plano de Curso

CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Tcnico maro de 2010

II Competncias, Habilidades e Bases Tecnolgicas do Componente Curricular


INGLS INSTRUMENTAL

COMPETNCIAS
1- Identificar a aplicao da lngua inglesa em processos de comunicao administrativa e empresarial.

HABILIDADES
1 Utilizar a lngua inglesa nas atividades administrativas e empresariais.

BASES TECNOLGICAS
1 Leitura e compreenso ( Skimming, scanning e seletividade); Facilitadores de leitura : prediction, cognates, Repeated words, typographical evidences and use of dictionary Texts for comprehension Fundamentos da traduo tcnica Terminologia bsica da rea tcnica 2- Simple Present Tense (active and passive)

2- Compreender o contedo de documentos escritos em lngua inglesa. . 3 Identificar a utilizao da lngua inglesa na aplicao de negociao comercial com pases estrangeiros. Reconhecer a lngua inglesa com diferencial em negociao com empresas estrangeiras e nos processos administrativos de exportao e importao.

2 Comunicar-se em lngua inglesa. Aplicar a lngua inglesa em processos de elaborao e interpretao de documentos. 3 Traduzir oralmente ou por escrito documentos em lngua inglesa.

3. Simple Past Tense (active and passive)

4 Realizar negociaes em lngua inglesa 4. Contextual Reference. Texts for comprehension por meio de documentos escritos ou comunicao oral. 5 Aplicar lngua inglesa nos processos administrativos.

5. Word Formation: Suffixes. Texts for comprehension 6. Word Formation: Prefixes. Texts for comprehension. 7. Simple Future Tense 8. Plural of nouns. Texts for comprehension 9. Comparison (Adjectives). Comparison of quantities (of the same type) using the conditional operators, as for example: <= smaller than or equal to. Texts for comprehension 10.Comparison (Adverbs) .Texts for comprehension.

III Plano Didtico Habilidade1


Utilizar a lngua inglesa nas atividades administrativas e empresariais.

Base Tecnolgica1
1

Procedimento Didtico2
Aula expositiva de prtica de leitura, traduo e escrita, em grupo e em conjunto aluno e professor, de textos tcnicos em ingls sobre administrao. Reviso gramatical, vocabulrio, campo semntico e a prtica da leitura instrumental, como forma de apoio aos demais procedimentos didticos.

Cronograma Dia / Ms 26/07 a 17/08

Comunicar-se em lngua inglesa. Aplicar a lngua inglesa em processos de elaborao e interpretao de documentos.

2, 3 e 4

Conceito e explicao sobre os comceitos: Simple Present Tense, past tense, na d reference contextual.

18/08 a 10/09

Traduzir oralmente ou por escrito documentos em lngua inglesa.

5e6

Aula expositiva de prtica de leitura, traduo e escrita em grupo e em conjunto aluno e professor de textos tcnicos em ingls sobre administrao. Vocabulrio, campo semntico e a prtica de leitura instrumental, como forma de apoio aos demais procedimentos didticos. Aula expositiva de prtica de leitura, traduo e escrita em grupo e em conjunto aluno e professor de textos tcnicos em ingls sobre: administrao, conceito e explicao sobre: simple future tense, plural of nouns. Vocabulrio, campo semntico e a prtica da leitura instrumental, como forma de apoio aos demais procedimentos didticos.

11/09 a 05/10

Realizar negociaes em lngua inglesa por meio de documentos escritos ou comunicao oral.

7e8

06/10 a 29/10

Aplicar lngua inglesa nos processos administrativos.

9 e 10

Pesquisa, em diversas fontes: (livros, jornais, revistas e internet) exerccio de leitura, traduo e escrita em grupo e em conjunto aluno professor sobre o vocabulrio, utilizado em publicidades e classificados. Definio do campo semntico de ambos.

30/10 a 23/11

Recorrer s tecnologias de apoio como dicionrios, manuais, gramticas, virtuais ou impressos.

3e4

Pesquisa na internet, revistas, jornal e livros. Relatrios

24/11 a 17/12

1 2

Relacionar em ordem didtica Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnolgica

CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Tcnico maro de 2010

IV - Plano de Avaliao de Competncias Competncia


Utilizar a lngua inglesa nas atividades administrativas e empresariais.

Indicadores de Domnio

Instrumento(s) de Avaliao

Critrios de Desempenho Evidncias de Desempenho


Saber observar a fundamentao de qualquer informao; Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa. Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa. Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa. Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos. Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos. Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos.

Compreenso da lngua inglesa Observao Direta; como forma universal de forma Em grupo; expresso. Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula.

Comunicar-se em lngua inglesa. Aplicar a lngua inglesa em processos de elaborao e interpretao de documentos

Utilizar expresses do mundo dos Observao Direta; negcios na leitura, escrita e na Em grupo; oralidade. Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula.

Traduzir oralmente ou por Fazer o uso de gramticas, escrito documentos em lngua dicionrios, como apoio para desenvolver textos simples e inglesa
tcnicos.

Observao Direta; Em grupo; Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula.

CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Tcnico maro de 2010

Realizar negociaes em lngua inglesa por meio de documentos escritos ou comunicao oral.

Distino entre a norma culta e coloquial em textos simples e tcnicos, dilogos telefnicos, emais.

Observao Direta; Em grupo; Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula; Avaliao escrita.

Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa. Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa; Cumprimento de prazo. Saber observar a fundamentao de qualquer informao; Clareza de idias; ao traduzir, escrever e ler textos tcnicos em ingls; Organizao de idias; Interesse; Participao; Cooperao; Iniciativa.

Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos. Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos. Obter resultado, na leitura, escrita e na fala; Capacidade de anlise (pesquisa) oral, escrita em textos e dilogos; Capacidade de criao de textos simples e tcnicos; Organizao de textos simples e tcnicos; Saber produzir textos tcnicos.

Aplicar lngua inglesa nos processos administrativos.

Adequar expresses s diversas situaes, relativas da indstria.

Observao Direta; Em grupo; Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula.

Utilizar a lngua inglesa nas atividades administrativas e empresariais.

Compreenso da lngua inglesa Observao Direta; como forma universal de forma Em grupo; expresso. Oral; Escrita; Individual; Exerccios em sala de aula.

indicadores, instrumentos, critrios e evidncias devero ser identificados por competncia. (vide subsdios para a elaborao do Plano de Trabalho Docente)

CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Tcnico maro de 2010

V Material de Apoio Didtico para Aluno (inclusive bibliografia) IGREJA, J.R.A. Falsos Cognatos. So Paulo: Disal, 2005. MUNHOZ, R. Ingles Instrumental: Estratgias de Leitura. So Paulo: Textonovo, 2005. MURPHY, R. English Grammar in Use. New York: Cambridge, 1988. MURPHY, R. Essential English Grammar in Use. New York: Cambridge, 1995. SOUZA, A.G.F.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELLO, L.F. Leitura em Lngua Inglesa: uma abordagem instrumental. So Paulo: Disal, 2005.

VI Estratgias de Recuperao para Alunos com Rendimento Insatisfatrio

Para a recuperao dos alunos com baixo rendimento, aplicaremos uma dedicao mais voltada estes alunos, com explicaes direcionadas, e questionamentos logo aps a explanao da matria, com acompanhamento dos mtodos de estudos utilizados pelos alunos e, se necessrio, aps anlise de cada caso, a modificao dos mtodos de estudos, aplicando mtodos mais dinmicos, com nfase para o melhor rendimento na memorizao e aprendizado da matria.
VII - Outras Observaes / Informaes:

7 de setembro Feriado Nacional Dia da Independencia do Brasil 6, 7 8 e 9 de outubro Semana da Casa Aberta 12 de outubro Feriado Nacional Dia da Padroeira do Brasil 15 de outubro Dia do Professor 28 de outubro Dia do Funcionrio Publico 2 de novembro Feriado Nacional Dia de Finados 15 de novembro Feriado Nacional Dia da Proclamao da Republica
VIII Assinatura:
(professora) MARIA CAROLINA CENTURIONE

Data: 17/08/2010

IX Parecer do Coordenador de rea: Ana Claudia C. Assis Assinatura: Data:

CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Tcnico maro de 2010

Вам также может понравиться