Вы находитесь на странице: 1из 3

Lista de Exerccios Professor der (Boto) Dinmica Primeira Lei e Conceitos de equilbrio de foras.

Esta folha no deve ser entregue. Entregar apenas as resolues no dia 30 de agosto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___

1) Qual o mdulo da resultante dos vetores com origem no ponto O mostrados na figura abaixo?

3) O filsofo grego Aristteles (384 a.C.- 322 a.C.) afirmava aos seus discpulos: "Para manter um corpo em movimento, necessrio a ao contnua de uma fora sobre ele." R:_________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ ______________________________________
4) Sobre as situaes a seguir, represente as foras sobre os blocos e determine a fora normal entre a superfcie e o bloco para as trs representaes.

R:

a) Se massa do bloco 5 kg e F = 10 N b) Se massa do bloco 2 kg e F = 10 N c) Se massa do bloco 1 kg e F = 10 N

R: 2) Calcule a resultante das foras abaixo:

R:

5) Na Terra, a acelerao da gravidade em mdia 9,8 m/s 2, e na Lua 1,6 m/s2. Para um corpo de massa 5 kg, determine: a)o peso desse corpo na Terra. b)a massa e o peso desse corpo na Lua.

R:

R:
6) A seguir so apresentadas situaes com um elevador. Responda as questes para cada uma das situaes. I - Subindo com acelerao constante de 3 m/s2. II Subindo com velocidade constante. III - Descendo com acelerao constante de 3 m/s2 IV - Descendo com velocidade constante. i. Porque se pode concluir que a resultante das foras dirigida para cima? ii. A fora que traciona o fio sobre o elevador deve ser maior ou menor que o peso? iii. Qual o valor da Fr se o elevador (completo, pessoa e o prprio elevador) tem massa de 100 kg? iv. Qual o valor do Peso sobre o elevador? v. Qual o valor da fora de trao sobre o elevador?

R: R:

7) Um bloco de massa 2 kg deslocado horizontalmente por uma fora F = 10 N, sobre um plano horizontal. A acelerao do bloco 0,5 m/s2. Calcule a fora de atrito.

Entrega em 30/08 1) Determine a resultante das foras abaixo. a)

puxarmos o outro extremo com uma fora de intensidade 300N, a deformao ser de 30cm. Se substituirmos a rvore por um segundo indivduo que puxe a corda tambm com uma fora de intensidade 300N, podemos afirmar que:

b)

2) (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetria curva. correto afirmar que: a) O movimento necessariamente circular e uniforme. b) A fora resultante necessariamente centrpeta. c) A fora resultante admite uma componente centrpeta. d) A trajetria necessariamente parablica. e) A fora centrpeta existe apenas quando a trajetria circular. 3) Explique a 1 lei de Newton e de dois exemplos

a) a fora de trao ser nula; b) a fora de trao ter intensidade 300N e a deformao ser a mesma do caso da rvore; c) a fora de trao ter intensidade 600N e a deformao ser o dobro do caso da rvore; d) a corda se romper, pois a intensidade de trao ser maior que 500N; e) n.d.a.

7) correto afirmar que os planetas mantm seus


movimentos orbitais por inrcia?

8) Um elevador de um prdio de apartamentos encontra-

se, durante um certo tempo, sob a ao exclusiva de duas foras opostas: o peso e a trao do cabo, ambas de intensidade igual a 2 000 N. O elevador est parado?

4) A partir de um dado instante, o sistema de foras que agem sobre uma partcula se torna equivalente a zero (isto F = 0). Nesse instante a velocidade da partcula v no nula. Podemos ento afirmar que: a) a partcula pra instantaneamente; b) a partcula vai sento retardada at parar; c) a partcula passa a se mover em movimento retilneo e uniforme com velocidade v ; d) a velocidade da partcula aumenta; e) n.r.a. 5) O fato de uma pessoa no estribo de um bonde ser lanada para fora em uma curva explicada pelo: a) princpio da inrcia. b) princpio da ao e reao. c) princpio fundamental da dinmica. d) princpio de Galileu. e) teorema do impulso.

9) Para pensar: se, quando empurramos um carro, este faz uma fora de mesma intensidade no sentido contrrio, por que ento conseguimos empurr-lo?

10) Por que, na prtica, o Princpio da Inrcia de


difcil comprovao? Abaixo, apresentamos trs situaes do seu dia-a-dia que devem ser associados com as trs leis de Newton. 1. Ao pisar no acelerador do seu carro, o velocmetro pode indicar variaes de velocidade. 2. Joo machucou o p ao chutar uma pedra. 3. Ao fazer uma curva ou frear, os passageiros de um nibus que viajam em p devem se segurar.

A) Primeira Lei, ou Lei da Inrcia. B) segunda Lei (F = m . a) C) Terceira Lei de Newton, ou Lei da Ao e Reao.

6) Consideremos uma corda elstica, cuja constante vale

10 N/cm. As deformaes da corda so elsticas at uma fora de trao de intensidade 300N e o mximo esforo que ela pode suportar, sem romper-se, de 500N. Se amarramos um dos extremos da corda em uma rvore e

A opo que apresenta a seqncia de associao correta : a) A1, B2, C3 b) A2, B1, C3 c) A2, B3, C1 d) A3, B1, C2 e) A3, B2, C1

18)

Os blocos representados a seguir possuem massas e as foras adicionais representados em alguns pontos da tabela a seguir. Complete-a, inserindo 0 quando a fora no existe ou quando se anula com outra.

11) Em um trecho de uma estrada retilnea e


horizontal, o velocmetro de um carro indica um valor constante. Nesta situao: I - a fora resultante sobre o carro tem o mesmo sentido que o da velocidade. II - a soma vetorial das foras que atuam sobre o carro nula. III - a acelerao do carro nula. a) somente I correta. b)somente II correta. c) apenas I e II so corretas. d) apenas I e III so corretas. e) I, II e III so corretas.
massa Peso Normal 20 20 0N 50N 50 N N N 19) A tabela a seguir representa algumas grandezas que podem (ou no) variar de acordo com a situao. Complete a tabela. Terra Lua Jpiter Planeta Londe de desoqualquer nhecido astro massa 10 kg 20 kg 10 kg 10 kg G 10m/s2 1,6 m/s2 27 m/s2 Peso 100 N 200 N 20) Uma caixa de 5 kg encontra-se apoiada em uma superfcie e uma pessoa puxa esta caixa para cima com uma fora de 20 N, indicada pela figura abaixo. Sobre esta situao: a. Preencha a tabela abaixo com as foras que atuam no corpo. Pes Norm Tra Atrit Fora o al o o Adicional Existe? Sim ou no? b. Copie a figura e desenhe as foras que agem sobre o corpo. c. Calcule cada uma delas. 21) Massa diferente de peso? Explique. 22) Um bloco, de 10 kg, representado abaixo, se move com velocidade constante. i. Sendo assim, qual a fora resultante sobre o corpo? Trao Fora F 0 10 kg 10 kg 10 kg 5 kg 5 kg 5 kg

12) Um bloco de massa 10 kg movimenta-se numa mesa horizontal sob a ao de uma fora horizontal de 30 N. A fora de atrito entre o bloco e a mesa vale 20 N. Determine a acelerao do corpo.

13)

Suponha que uma pessoa de massa igual a 50 kg esteja suspensa numa corda, como na ilustrao abaixo. A outra extremidade dessa corda est presa num bloco de massa de 56 kg que est em repouso em uma superfcie plana. Supondo que a acelerao da gravidade local igual a 10 m/s 2, determine o valor da fora de reao normal trocada entre o bloco e a superfcie onde est apoiado. a) 500 b) 560 N c) 160 N d) 100 N e) 60 N

14)

Os blocos representados abaixo possuem todos massas iguais a 8 kg e a fora aplicada (existente apenas na segunda e terceira figura) vale 70 N. Para cada caso, determine:

a. b. c.

Fora peso Fora de trao Fora aplicada

15) Se um bloco de 2 kg sobre uma superfcie reta e plana est sujeito ao de uma fora de 20 N na direo do movimento e sofre uma fora de atrito de intensidade de 5N, qual ser a acelerao adquirida pelo mesmo? 16) Sobre as situaes a seguir, represente as foras sobre os blocos e determine a fora normal entre a superfcie e o bloco para as trs representaes.

a. Se massa do bloco 15 kg e F = 100 N b. Se massa do bloco 20 kg e F = 200 N c. Se massa do bloco 10 kg e F = 300 N 17) Na superfcie congelada de um lago, praticamente no existe atrito. Um carro poderia, a partir do repouso, entrar em movimento sobre uma superfcie assim? Explique.

Вам также может понравиться