Вы находитесь на странице: 1из 10

Ampliao do tempo escolar e

formao integral: uma construo possvel?

Lgia Martha C. da Costa Coelho (ANFOPE/RJ) (UNIRIO)

1. Contexto(s), texto e tema

natureza,finalidade,contexto(s)

Ampliao do tempo escolar

LDB, PNE, PDE(Mais Educao)

FUNDEB

Conferncia Nacional da Educao Bsica

1.1. Documento Base: Onde est a

ampliao do tempo escolar?

Trs partes

Emendas incorporadas Propostas vinculadas aos eixos Recomendaes, encaminhamentos

Eixo IV Incluso e diversidade na educao bsica Tempo ampliado e escola Infra-estrutura Horrio e funcionamento Organizao do trabalho e currculo Profissionais da educao

2.Para alm do texto contexto(s) e perspectiva(s) da ampliao do tempo na escola

(1)

Pressupostos:
Falar de tempo na instituio escolar significa (re)pensar as concepes de educao e de sociedade que lhe so subjacentes. Defender a ampliao do tempo escolar em uma concepo emancipadora pressupe um conjunto de prticas curriculares que se concentrem na formao integral e na centralidade da escola. Discutir a ampliao da jornada escolar compreende discutir, tambm, a organizao do trabalho dos profissionais da educao.

(2)

(3)

2.1.Tempo na instituio escolar, concepes de educao e de sociedade

Qual concepo de educao e de sociedade?


Importncia do tempo de permanncia do estudante na escola (p.15)

(1)

Eixo IV Incluso e diversidade na educao bsica / Eixo II Democratizao da gesto e qualidade social da educao Funo social da escola

2.2.Ampliao do tempo escolar e prticas curriculares: a formao integral e a centralidade da escola

Formao integral e Centralidade da escola

os sistemas e as escolas devem debater (...) o currculo, o tempo e o espao formativo, com a escola de tempo integral, de modo que possa valorizar, resgatar e respeitar as vrias manifestaes culturais em cada comunidade (p.17) Repensar os espaos educativos, utilizando outros espaos sociais (dentro e fora da escola), para promover a educao integral do educando (p.128) Nos dois casos emerge a viso de que a escola precisa se abrir para o mundo que a cerca (currculo, organizao do trabalho escolar) o mundo das culturas que compem o seu entorno e o dos espaos que, no lhe pertencendo fisicamente, a ela se associam pedagogicamente

2.2.Ampliao do tempo escolar e prticas curriculares: a formao integral e a centralidade da escola

Turnos
...o atendimento extra turno aos estudantes que necessitam de maior apoio... (p.36) criar unanimidade escola em tempo integral, contemplando conhecimentos clssicos e projetos culturais vinculados ao mundo do trabalho, contraturno. Espao de formao integral (p.73) ...necessidade de adoo imediata da escola de tempo integral, atravs do aumento da jornada escolar de um turno para tempo integral (p.128)

Condies fsicas do espao escolar


construo de estruturas adequadas nas escolas, como quadras de esporte, laboratrios, bibliotecas, salas alternativas para implantao do turno integral (p.136)

2.3.Ampliao do tempo escolar e organizao do trabalho dos profissionais da educao: outro desafio
Dedicao a uma mesma rede / escola, com salrio compatvel.

Proposies

Momentos de planejamento coletivo, de pesquisa e de avaliao do trabalho educativo.

Educadores sociais, educao no-formal: aproximaes

3.Ampliao do tempo escolar : o que destacar?


(1) (2)

(3)

(4)

(5)
(6)

Eixo em que se encontra. Possibilidades de organizao do tempo (turno nico, contraturno) Profissionais da educao e condies objetivas de trabalho. Financiamento e repasses. Quais critrios? Centralidade das instituies formais de ensino. Formao integral.

Ampliao do tempo escolar e


formao integral: uma construo possvel?

Formao integral no se limita aos denominados contedos escolares tradicionais, mas tambm no os renega e, junto a eles procura, em outras formas de conhecer, possibilidades do aluno se encontrar como ser humano no mundo que o cerca; como cidado na sociedade e como profissional no mundo do trabalho. Pensar em construir essa formao integral/educao integral significa instituir um espao que a contemple intencionalmente. Esse espao a escola. Propor formao integral/educao integral, na escola, pressupe tempo(s) qualitativo(s) e significativo(s), pedagogicamente falando. Por que no pensar, ento, na ampliao do tempo escolar?

Вам также может понравиться