Вы находитесь на странице: 1из 13

A culinria recebe bastante influncia do Paraguai, desse pas vem o gosto pelo mate gelado, ou terer.

Tambm de influncia paraguaia, so as chipas (espcie de po de queijo) e a sopa paraguaia. De origem boliviana, as salteas, pastis assados e recheados com frango, so outro prato de grande importncia da culinria estadual. Destacam-se tambm na culinria local: o arroz carreteiro com guariroba, pamonha de milho verde e os pratos base de peixes.

Arroz com pequi

Arroz Carreteiro

Galinhada

Frango com guariroba

Mojica de pintado

A palavra mojica de origem indgena e significa algo semelhante a o que vem do rio com mandioca, ou seja, o pintado com mandioca.

Moqueca de peixe

Pamonha de milho verde

Torresmo

Pacu Assado

Caldo de piranha

Empado Goiano

Doce de abobora

Saci-Perer
O Saci-Perer uma das lendas brasileiras mais conhecidas e seu nome de origem tupiguarani. representada por um menino negro que possui uma perna s, fuma cachimbo e usa uma carapua vermelha o qual lhe d poderes mgicos. Muito brincalho e travesso, o Saci se manifesta como um redemoinho e gosta de assustar as pessoas. Embora o Saci-Perer seja o mais conhecido, existem trs tipos de saci: O Perer, o Trique e o Saur.

Lenda do Caipora

Montado em um porco selvagem, o caipora anda nu pela floresta e domina todos os animais. De acordo com a lenda, ele ataca os caadores que no cumprem os acordos de caa feitos com ele. Assim como o Curupira, de quem possui um parentesco, sua misso proteger os animais da floresta.

O Bicho papo

O bicho-papo uma figura fictcia mundialmente conhecida. uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsveis utilizam para colocar medo em uma criana, no sentido de associar esse monstro fictcio contradio ou desobedincia da criana em relao ordem ou conselho do adulto.

A Lenda da Cuca
Cuca um dos principais seres mitolgicos do folclore brasileiro. Ela conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacar que rouba as crianas desobedientes

A Lenda da Mula sem Cabeca


A lenda da mula-sem-cabea do folclore brasileiro, a sua origem desconhecida, mas bastante evidenciada em todo Brasil. A mula literalmente uma mula sem cabea e que solta fogo pelo pescoo, local onde deveria estar sua cabea, possui em seus cascos, ferraduras que so de prata ou de ao e apresentam colorao marrom ou preta.

Me de ouro condies
Existem diversas verses sobre essa lenda. A mais comentada seria o mito sobre uma bola de fogo que mostrava jazidas de ouro e que a bola vira uma mulher bonita,loirinha que refletindo a luz do sol ,voava tambm pelos ares com um belo vestido de seda.

Lenda do Lobisomem
Lobisomem um dos mais monstros populares fictcios do mundo. A lenda do lobisomem muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regies rurais, de fato crem na existncia do monstro. Quando est quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem.

Gois Os pratos mais populares so: arroz com pequi, guariroba, leito assado, empado goiano, galinhada, tutu com lingia, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa. No podemos deixar de falar da pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goianos.

Mato Grosso Uma das receitas mais conhecidas deste local a mojica, que feita com o pintado. Os peixes so muito consumidos, podemos citar o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente a banana da terra.

Mato Grosso do Sul A maioria dos pratos so feitos com peixes e carne. Algumas preparaes: arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abbora, mamo, caj, licor de pequi, etc.

Distrito Federal Em Braslia, voc encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, alm da influncia estrangeira, h uma mistura da culinria das regies do Brasil.

A regio Centro-Oeste povoada por diversas culturas, e marcada por ser a regio onde se encontra o Pantanal matogrossense, em que as cores, a fauna e a flora, deslumbram a todos por sua infinidade de aves, peixes, rpteis e alguns mamferos. E tambm o local onde se encontra a maior bacia inundvel do mundo. A culinria dessa regio farta em pesca com peixes como o tucunar, o pintado, o ja, o dourado e outros de grande porte. Apesar de a regio ser protegida por leis ambientais, h um perodo do ano que permitida a pratica da pesca, a caa j proibida durante o ano todo, mas mesmo assim possvel encontrar pratos tpicos feitos com animais selvagens como carne de caititu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara. Distrito Federal Em Braslia, voc encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, alm da influncia estrangeira, h uma mistura da culinria das regies do Brasil Mato Grosso Uma das receitas mais conhecidas deste local a mojica, que feita com o pintado. Os peixes so muito consumidos, podemos citar o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente a banana da terra. Mato Grosso do Sul A maioria dos pratos so feitos com peixes e carne. Algumas preparaes: arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abbora, mamo, caj, licor de pequi, etc. Gois Os pratos mais populares so: arroz com pequi, guariroba, leito assado, empado goiano, galinhada, tutu com lingia, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa. No podemos deixar de falar da pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goiano

LINGUAGEM E a bo? Bo tambm!Ento t bo!O bom do bo que todo mundo entende o que bo sem precisar de maiores explicaes. um cumprimento entre amigos,parentes entre vizinhos. bo demais da conta!! Onc t?Onc foi?Neste caso as expresses tornam-se quase um idioma aparte.O onde voc est se contrai em trs silabas,ditas rapidinho,quase num rudo s. Coisa .Quando o goiano fala coisa ele pode estar se referindo a qualquer coisa,literalmente qualquer trem.Ele pode at ter na cabea uma ao especifica.Vou coisar um negocio ali e j volto.Engraado que todo mundo entende!Que coisa n ? N!!!! Ih! No deve se noticia boa no quando o goiano estica o n. Fugir no braquiaria.Significa escapar de uma situao se esquivar de algo. Simbolicamente a pessoa estaria correndo pelo pasto de capim braquiaria em sua fuga. Trem Apesar de no ser exatamente pelos trilhos esse trem veio de Minas, onde se fala muito trem tambm.Pode significar tudo,inclusive nada.Pau pra toda obra.Quando o trem trem de ferro mesmo a gente at estranha. Vixe!! Os nordestinos nos ensinaram que no existe expresso de espanto melhor que essa. Uai Palavra que normalmente no tem sentido, mais ou menos como o tch do gacho. Usado normalmente em respostas. Ex.: Pergunta: Goiano, voc vai festa hoje?; Resposta: Uai, vou!. Apear Sungar Apear descer de algum lugar.Como apear do nibus.Levantar suspender sungar.Nada a ver com sunga de banho. S Essa expresso pde at ter vindo de Senhor mais usada em tratamento familiar . Custoso.Se refere ao menino levado.Custoso dar conta dele.

Вам также может понравиться