Вы находитесь на странице: 1из 3

CAPTULO 7 7.

1 - CONCEITO DE PRODUO ECONMICA O conceito de produzir, em sentido econmico, significa a criao de utilidades permutveis e prestao de servios que possibilitem levar os bens at o consumo final. O homem est limitado ao aumento ou desenvolvimento da coisa e no na sua criao. O homem e a natureza se originam a produo, no entanto, necessita o indivduo est tecnicamente aparelhado para seu aproveitamento, pois, produzir a transformao de bens naturais em riquezas econmicas, mediante tcnica e inteligncia. A maioria dos bens encontrados na natureza precisa-se de uma transformao para satisfazer as necessidades humanas, chamando este fator de produo econmica. Tambm so partes deste processo, alm da fabricao, o transporte dos produtos at um determinado local para que seja realmente atendidas as necessidades chamada de utilidade espacial, j a conservao dos bens para utilizao no tempo e no espao, produz a utilidade temporal. Com a evoluo humana, o homem necessita cada vez mais de auxilio para produo, diferenciando das formas primitivas onde no existia previso e nem proviso, dependente de um sistema de comrcio e de meios de transporte para atingir a uma finalidade. 7.2 - MODIFICAO DO CONCEITO DE PRODUO O conceito de produo teve vrias modificaes durante o tempo. Para os mercantilistas estava relacionada com a grandeza do estado e o estoque de metais preciosos, explorando ouro e prata. Mais tarde iria fabricar mercadorias para a explorao. Para os Fisiocratas estava intimamente relacionada com a terra, pois no acreditava que as demais atividades econmicas podiam fornecer bens materiais novos. No conceito moderno, a produo determina vantagem para consumidor, com produtos novos e produtor com recebimento de benefcios em dinheiro, ocorrendo tambm no aspecto social quando a soma dos valores para produzir menor que os valores consumidos. Em sentido amplo a atividade produtiva tudo aquilo que contribui direta ou indiretamente para satisfazer as necessidades, aumentando seu valor conforme sua utilidade.

7.3 OS FATORES DE PRODUO Os fatores que compe a produo so: Natureza, Trabalho e Capital, este ltimo com a soma dos dois primeiros e alguns economistas incluem a Organizao. Quando pensamos em processo transformativo est incluso a distribuio e comercializao, pois ambas agregam valores ao bem. E por fim, a figura do empreendedor ou empresrio representando a organizao empresarial orientando os fatores de produo. A terra como fator originrio da produo, o trabalho como fator ativo e dinmico da produo, o capital que no deve ser cofundido como moeda ou dinheiro e sim como auxiliares de produo com mquinas e equipamentos durveis e como ltimo fator se tem a empresa, que no sistema capitalista conhecida como livre empresa, ou seja, livre interveno econmica do estado. Os fatores recursos naturais, trabalho e capital devem ser combinados com a tcnica e sabiamente pela empresa. 7.4 A NATUREZA COMO FATOR DAPRODUOE A LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES. A produo econmica est ligada diretamente a dependncia de recursos naturais de cada regio, o fator mais importante que estes recursos so limitados, aterra assim, possui limite fsico de produo, em razo da restrio dos elementos que contm e, muito antes desses limites fsico ou material, possui uma delimitao econmica, chegando concluso que todo elemento de produz em escala decrescente chamado de Lei da Produtividade. Supondo que a tcnica agrcola se mantenha invarivel, chegar um momento que o trabalho e capital ter um custo maior que os rendimentos obtidos pelos produtos chamando de Lei da Produtividade decrescente do solo, onde indica a relao entre as quantidades fsicas dos fatores variveis e empregados e as quantidades fsicas de produo. 7.5 - O TRABALHO COMO FATOR PRODUTIVO 7.6 - ESPCIE DE TRABLAHO O trabalho pode ser fsico, manual ou muscular, intelectual ou inventivo, de direo ou organizao. Quanto a natureza, se divide em duas categorias, trabalho material ou corporal quando existe a predominncia da fora ou da energia fsica; e trabalho material quando nele predomina o esforo espiritual ou intelectual.

O trabalho fsico, manual ou corporal transforma a posio dos objetos e desloca as matrias-primas. O trabalho de inveno procura descobrir meios mais eficazes para utilizao das riquezas naturais. O trabalho de direo ou de organizao, organiza e ordena o trabalho fsico ou corporal com mecnico. O trabalho ainda pode ser qualificado ou no, conforme possua ou no formao profissional.

Вам также может понравиться