Вы находитесь на странице: 1из 2

Alfa, So Paulo 33:179-180,1989.

RESENHA
Maria do Rosrio F. V. GREGOLIN*
FIORIN, J o s Luiz - Linguagem e Ideologia. So Paulo, tica, 1988, 87 p. (Srie Princpios, v. 137)

J o s Luiz FIORIN inicia seu livro Linguagem e Ideologia alertando-nos de que vivemos uma crise epistemolgica da lingstica e que, passada a p o c a do fastgio do estruturalismo, em que as anlises buscaram a estrutura interna da linguagem, chegado o momento de "uma reflexo ampla sobre a linguagem, que leve em conta o fato de que ela uma instituio social, o veculo de ideologias, o instrumento de mediao entre os homens e a natureza, os homens e os outros homens" (p. 6). nessa anlise, que busca a relao entre a linguagem e a ideologia e que procura trazer o Homem e a Histria de volta s anlises lingsticas, que o autor vai-nos conduzir nas pginas do livro. A partir das "dicas" de Marx e Engels de que a linguagem no uma realidade a u t n o m a , FIORIN mostra-nos a necessidade de distinguirem-se os nveis e as determinaes sociais sobre a linguagem. No basta dizer que "a linguagem determinada", preciso investigar onde se encontram as marcas da determinao social sobre a linguagem. Prope FIORIN que se estabelea, primeiramente, a distino entre o sistema, a fala e o discurso. O sistema virtual (a lngua), como rede de relaes que se estabelece entre um conjunto de elementos lingsticos, relativamente determinado pelas formaes sociais as m u d a n a s ocorrem devido a causas internas e externas, e quase impossvel estabelecer a relao entre uma alterao do sistema e sua causa histrico-social**. A fala, como exteriorizao psico-fisiolgica do sistema, ato concreto, m o m e n t neo e individual, no sofre qualquer determinao. no discurso que, segundo o
* Departamento de Lingstica - Faculdade de Cincias e Letras - UNESP -14800 - Araraquara - SP. ** Citando Guimares Rosa, FIORIN (p. 16) lembra-nos que "toda lngua so rastros de velhos mistrios".

180

autor, devemos procurar as coeres sociais que determinam a linguagem (p. 16). Discurso entendido como a combinatria de elementos lingsticos utilizada pelos falantes para exprimir seus pensamentos, refletir e agir sobre o mundo. Para tomar o discurso como objeto de anlise, FIOR1N parte da hiptese de que ele possui organizao e regularidade, de que ele estruturado por uma sintaxe e uma semntica. Da sintaxe do discurso fazem parte os processos de estruturao que organizam as estratgias argumentativas utilizadas pelo enunciador para criar "efeitos de verdade" e persuadir seus enunciatrios. portanto uma r e a de manipulao consciente, na qual as formas lingsticas so utilizadas com vistas persuaso. o caso, por exemplo, do uso das pessoas do discurso, que pode criar o efeito de objetividade ou subjetividade. Da s e m n t i c a discursiva fazem parte os contedos investidos nos moldes sintticos abstratos, que refletem, atravs de formaes discursivas, o conjunto de temas e figuras que refletem a maneira de ver o mundo em determinada classe dentro de uma sociedade. Assim, uma formao social possui vriasfraesde classes, e a cada uma delas corresponde uma formao ideolgica e uma formao discursiva. Exemplificando por meio de textos, FIORIN prope que na figurativizao podese perceber mais claramente a determinao social sobre o discurso. A viso de mundo de uma classe social no existe disvinculada da linguagem, e as figuras concretizam os ternas que circulam nas classes de uma sociedade. Por isso, o discurso social; a individualidade manifesta-se na liberdade de textualizao, na manifestao do discurso nos textos. A clareza com que FIORIN trata desses problemas que h milnios vm desafiando os estudiosos da linguagem, sem fazer da anlise uma "investigao policial" (cap. 15), de extrema importncia para o a v a n o da anlise do discurso. Consciente da complexidade do seu objeto de anlise, FIORIN prepara o terreno, indica caminhos para uma investigao que pode aliar o prazer da descoberta com o rigor cientfico necessrio anlise.

Alfa, SSo Paulo, 33: 179-180,1989.

Вам также может понравиться