Вы находитесь на странице: 1из 8

Guia de Auto-estudo

Psicologia da Educao

Aula 1 Antecedentes histricos da Psicologia


Profa. Maria Regina C. Luchesi

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


Ol! Seja bem vindo! Esta a disciplina Psicologia da Educao. Eu sou a professora Maria Regina C. Luchesi, autora do material didtico que voc utilizar durante o semestre. Espero que o perodo de interao que, agora, iniciamos, seja importante para o seu conhecimento e formao prossional. Este ser o seu guia de estudos. Nele, sero sugeridas atividades, e o professor responsvel pela conduo da disciplina o orientar como voc dever utiliz-lo. Quer saber sobre o que iremos discutir? Consulte o Plano de Ensino. L, voc encontrar os objetivos, o contedo e a bibliograa. Pensando na sua curiosidade e desejo de se aprofundar em alguns temas, inclumos, nas aulas-guia, indicao de artigos, livros, sites, lmes e outros documentos que lhe serviro de instrumentos de consulta. Ao organizar a disciplina, tivemos como preocupao a sua aprendizagem e o seu conhecimento sobre os assuntos que trataremos. Entretanto, fundamental o seu envolvimento individual e grupal. Seja disciplinado: leia a bibliograa sugerida e realize as atividades propostas. Seja curioso: faa pesquisas, navegue pelos sites sugeridos. Seja audacioso! Diante dos desaos, enfrente. Voc ver que capaz e promover sua autonomia como estudante e prossional.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


O QUE VAMOS ABORDAR NESTA DISCIPLINA? Discutir as diferentes fases do desenvolvimento humano em trs aspectos: cognitivos, emocionais e sociais, demonstrando que a personalidade de qualquer indivduo resultante da interao desses trs fatores. Conceituar desenvolvimento e maturao, inteligncia e conhecimento; Tratar da gnese das condutas e de seus processos de mudanas ao longo da vida; Conhecer as correntes da psicologia, as teorias de desenvolvimento cognitivo e seus reexos na prtica pedaggica. Bom curso!

I - HABILIDADES A DESENVOLVER
1 - Caracterizar a psicologia como cincia. 2 - Estimular o interesse pela Psicologia e sua aplicao no processo de ensino-aprendizagem. 3 - Relacionar a interdependncia entre cotidiano e conhecimento cientco.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


II APLICAO
Se dermos a palavra a um psiclogo comportamentalista, ele dir: O objeto de estudo da Psicologia o comportamento humano. Se a palavra for dada a um psiclogo psicanalista, ele dir: O objeto de estudo da Psicologia o inconsciente. Outros diro que a conscincia humana, e outros, ainda, a personalidade. (BOCK,1999,p.21)

Conhecer o desenvolvimento da Psicologia no mbito da Cincia, compreender, no sentido mais amplo, o seu objeto de estudo o homem ajudar voc a compreender a importncia desta cincia na promoo do desenvolvimento biopsicossocial do educando.

III INTRODUO PSICOLOGIA


PSICOLOGIA E HISTRIA [...] por trs de qualquer produo material ou espiritual, existe a Histria [...] Voc j reparou que todos ns temos uma histria e nos tornamos pouco compreensveis se no recorrermos a ela, ao nosso projeto de vida, para entendermos quem somos e por que somos de uma determinada forma. Portanto, passado e futuro esto no presente. A histria da Psicologia tem por volta de dois milnios. Comea com os gregos e est ligada aos desaos colocados pela realidade socioeconmica e pela necessidade de o homem compreender a si mesmo.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


A Filosoa comeou a especular o homem e sua interioridade. entre os lsofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia. E o termo Psicologia tem raiz grega psych (alma) e logos (razo). Portanto, etimologicamente, Psicologia quer dizer estudo da alma. OS PRIMRDIOS Vamos, agora, rever a preocupao dos psiclogos at a Modernidade.
Compreender a relaPR-SOCRTICOS o do homem com o mundo por meio da percepo. SCRATES (469-399 a.C.)

Idealistas: a idia forma o mundo. Materialistas: a matria que forma o mundo j dada pela percepo. A razo a principal caracterstica

Compreender qual a humana. essncia humana. Dene qual o lugar da razo no nosso prprio A razo permite ao homem sobrepor-se aos instintos.

PLATO (427-322 a.C.)

corpo. mia corpo-razo.

na cabea que se encontra a alma

Estabelece a dicoto- do homem.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


Psych (alma) o princpio ativo da vida. ARISTTELES (384-322 a.C.) Postula que a alma e o corpo no podem ser dissociados. Tudo o que cresce se reproduz, alimenta-se, tem alma: Vegetal - alma vegetativa; Animal - alma vegetativa e sensitiva. Homem - alma vegetativa, sensitiva e racional.

Idade Mdia (400 d.C.)

Sto Agostinho: a alma imortal, Relaciona o estu- sede da razo e manifestao do do psiquismo ao divina no homem. conhecimento reli- S. Toms de Aquino: busca a distingioso. o entre essncia e existncia. S Deus capaz de reuni-las. Ren Descartes postula a separapoca de transfor- o mente e corpo. maes radicais no Possibilita o avano da anatomia e mundo europeu. da Fisiologia que contribuiro para o progresso da Psicologia.

RENASCIMENTO

No sculo XIX, o mundo capitalista trouxe a mquina e o processo de industrializao e consigo toda uma outra forma de conceber o homem e o mundo. A racionalidade do homem aparece como possibilidade do conhecimento. Para conhecer o psiquismo humano, passa a ser necessrio compreender os mecanismos e o funcionamento da mquina de pensar o homem seu crebro.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


Voc j deve ter ouvido falar em Wilhelm Wundt! Pois , ele considerado o pai da Psicologia cientca ou Moderna. Foi ele o criador do primeiro laboratrio para a realizao de experimentos na rea da Psicosiologia e do mtodo da introspeco o experimentador pergunta ao sujeito treinado para a auto-observao os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulao sensorial. Na nossa prxima aula, vamos conhecer um pouco mais do que se constitui o objeto da Psicologia o homem e seu comportamento. SNTESE A viagem ao passado possibilitou-nos conhecer (ou recordar) a histria da Psicologia. Inicialmente, estava ligada Filosoa at obter o status de cincia, diferenciando-se de outras reas do conhecimento, denindo seu objeto de estudo, formulando mtodos e teorias prprias.

IV ATIVIDADE, ORIENTAO E FONTES


- Construa uma linha do tempo e registre nela os principais marcos da histria da humanidade e os principais momentos da construo da Psicologia. - Sem dvida, voc j usou (ou ouviu), em seu cotidiano, termos como: rapaz complexado, menina histrica, car neurtica. So exemplos da apropriao que o senso comum faz de termos denidos pela Psicologia cientca. o que se denomina psicologia do senso comum.

Disciplina: Psicologia da Educao

Aula 1: Antecedentes histricos da Psicologia


Pesquise e registre termos usados por voc ou por pessoas com quem convive e que sejam oriundos da psicologia do senso comum, medida que procuram explicar algumas situaes do cotidiano.

V REFERNCIAS
BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. 13. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da Educao. Interao e Identidade. 2. ed. So Paulo: FTD, 1996. PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. So Paulo: tica, 2000.

Вам также может понравиться