Вы находитесь на странице: 1из 104

Repblica De Angola Governo Da Provncia De Luanda Direco Provincial Da Educao De Luanda Instituto Mdio Polivalente Do Regimento De Policia Militar

Miradouro da Lua (Luanda) Foto de Antnio Ado

11 Classe

Antnio Ado

Tema de Introduo Noo de geologia


Def. 1 Definio de Geologia
O termo geologia provem do grego geo significa Terra, e logos significa estudo, cincia, pensamento. A geologia a cincia que estuda a estrutura, composio, forma e dimenso da terra e todos os processos que nela tem lugar.

Objecto de Estudo da Geologia


O objecto de estudo da geologia centra-se principalmente no estudo das rochas e da contribuio da crusta terrestre, tambm investiga a composio, estrutura e a evoluo da terra. objecto da Geologia o estudo dos agentes de formao e transformao das rochas, da composio e disposio das rochas na crosta terrestre. Objectiva a formao de profissionais especializados no conhecimento da composio, estrutura e histria evolutiva da Terra e capacidade a aplicar este saber no aproveitamento, potencializao e preservao dos recursos naturais e no planejamento do uso e ocupao do solo.

Diferentes Ramos da Geologia


Diviso da Geologia Geologia Terica ou Geral:

1. Geologia fsica estuda os tipos de materiais e seu modo de ocorrncia, bem como o estudo de certas estruturas.
Mineralogia estuda os minerais

Antnio Ado

Petrologia ramo da geologia que implica o estudo pormenorizado da origem da estrutura e composio das rochas. Divide-se em petrologia sedimentar, petrologia metamrfica e petrologia gnea.

Sedimentologia estuda os depsitos sedimentares. Geologia estrutural ou tectnica estuda as estruturas terrestres e os movimentos da crusta terrestre, bem como as deformaes que provocam. Geomorfologia ocupa da descrio e interpretao das formas de relevo terrestre.

2.

Geologia histrica estuda e procura datar cronologicamente a evoluo geral do planeta, as


modificaes estruturais, geogrficas e biolgicas ocorridas na terra. Paleontologia o ramo da geologia que se ocupa do estudo dos fsseis (restos de organismos animais ou vegetais que ficaram registrados ou preservados nas rochas da crosta terrestre. A paleontologia divide-se em: Paleozoologia e Paleobotanica. Estratigrafia consiste no estudo da sucesso, correlao, forma, distribuio, litologia, contedo fsseis e outras caractersticas teis para a interpretao da histria dos estratos.

Geologia Aplicada:
1.

economia refere-se do estudo da influncia da geologia na economia, ou seja o estudo dos


materiais do reino mineral que o homem extrai da terra para a sua sobrevivncia e evoluo. Minerao Petrleo

2.

engenharia emprega os conhecimentos geolgicos para a soluo de certos problemas de


engenharia civil, principalmente na abertura de tneis e canais, implantao de barragens, construo de estradas, obteno de gua subterrnea, projecto de fundaes, taludes, etc.

Cincias Auxiliares da Geologia


So cincias auxiliares da geologia: a qumica, a fsica, a biologia, a matemtica, astronomia e outras. Estas cincias so aplicadas descoberta e aproveitamento de minrio, combustveis e recursos hdricos, engenharia e ao meio ambiente, ajudando os gelogos na sua interpretao.

Importncia das Investigaes Geolgicas na Economia


O estudo da geologia no s de interesse cientfico, mas tambm econmico e cultural. graas as investigaes geolgicas que grandes e importantes recursos minerais ou energticos so descobertos e explorados. O aproveitamento dos mesmos pode definir o desenvolvimento socioeconmico de um pas. A geologia tambm tem grande importncia na:

Antnio Ado

Prospeco e explorao de recursos minerais, hdricos e energticos; Caracterizao de materiais terrestre (minerais, rochas, fsseis, minrios); Ensino de geologia em estabelecimentos de ensino mdio e superior Geologia aplicada engenharia de tneis, barragens, estradas, aterros, conteno de encostas, dentre outros; Sondagem, incluindo locao de poos; Avaliao de impactos ambientais e projectos de recuperao ambiental

Importncia das Investigaes Geolgicas na Economia de Angola


A geologia de Angola oferece aspectos de particular relevncia para a economia do Pas. Os recursos geolgicos existentes so abundantes, sendo os diamantes e o petrleo dois dos mais relevantes. As indstrias extractivas so um dos sectores econmicos que mais contribuem para o produto interno bruto (PIB) do Pas. Potencial Geolgico Na realidade, a explorao mineira centra-se na explorao de petrleo, de diamantes, de rochas ornamentais e inertes (calcrios, argila, areias e burgaus), destinados essencialmente construo civil.

Amostra de calcrio conqufero

Amostra de mrmore.

As riquezas minerais em Angola, no esto ainda suficientemente estudadas, mas existe um esforo do governo que realiza imenso trabalho de pesquisa, prospeco e explorao, permitindo o melhor conhecimento sobre as reais potencialidades do pas.

Antnio Ado

- A geologia uma cincia presente em todas as actividades do nosso cotidiano. - Com a geologia relacionam-se diversos campos do conhecimento. - As investigaes geolgicas so fundamentais para um melhor conhecimento das reais potencialidades do pas ao nvel de certos recursos minerais. - Angola um pas com elevado potencial geolgico, nomeadamente ao nvel de certos recursos, como, por exemplo, o petrleo, os diamantes e o ferro.
Detendo-nos na frase de F. Bacon, " a natureza para ser comandada precisa ser obedecida ", expresso que revela a maravilhosa capacidade de percepo e sntese prpria dos sbios, podemos entend-la como a prpria essncia conceptual da Geologia de Engenharia.

Tema 1 estrutura da terra contributo par o seu conhecimento


1. Localizao da Terra A terra no Universo
Def. 2 - Universo tudo que existe no espao e no tempo O universo formado pelos planetas, estrelas, meteoritos, asterides, cometas, etc. estes astros organizamse em Galxia Def. 3 Galxia so acumulaes de grandes ilhas de diferentes corpos celestes, principalmente as estrelas que giram o espao celestes. A galxia a unidade bsica do universo, num sistema material da ordem de 10.000 ano-luz (ano-luz a distancia percorrida pela luz durante um ano com a velocidade de 300.000 km/s).

Tipos de Galxia
Existem muitas galxias no universo, estimadas em 100.000.000 separadas entre si por uma distncia de 2 3 milhes de anos-luz. A mais prxima galxia da Via Lctea (galxia onde se encontra o nosso sistema solar), chama-se Andromeda. As galxias podem apresentar as seguintes formas da esquerda para direita: irregular, espiral, espiral barrada e enana esferoidal.

Antnio Ado

Origem do Universo Teoria de Big Bang


Actualmente acredita-se que toda a energia e matria do universo estavam concentrada no ovo csmico, ou glbulo de 100 milhes de Km, que acerca de10 15 mil milhes de anos (sua idade), originou uma gigantesca exploso (Big Bang), e desde ento evolui at atingir o seu aspecto actual.

Composio Qumica do Universo


A composio qumica do universo estimada 99% de hlio e hidrognio, e somente 1%de elementos mais pesados.

Alguma Definies
Corpos celestes matria de diferentes naturezas que existe no espao Estrelas corpos geralmente gasosos e de forma esfrica que brilham emitindo energia luminosa e calorfica. Planetas corpos aproximadamente esfrico que se encontram entre as estrelas, girando em torno deles. Asterides corpos rochosos que move em torno do sol, entre os planetas Marte e Jupter. Cometas pequenos corpos celestes de forma aproximadamente esfrica, de 1 2 km de dimetros, constitudos por poeira csmica, partculas de gelo e gases.

A terra no Sistema Solar


A Terra um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em dimetro. o maior dos quatro planetas rochosos. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condies nicas: mantm grandes quantidades de gua em estado lquido, tem placas tectnicas e um forte campo magntico. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A cincia moderna coloca a Terra como nico corpo planetrio conhecido que possui vida da forma a qual
conhecemos.

Orbita a trajectria curva descrita pelos planetas.

Os planetas possuem dois movimentos que so: Movimento de Translao o movimento dos planetas em torno do sol, segundo uma orbita elptica. Movimento de Rotao o movimento dum Planeta em torno de um eixo imaginrio que liga os seus plos (norte e sul), segundo uma determinada direco. Planetas do Sistema Solar

Antnio Ado

Os Planetas do sistema solar, apesar de serem diferentes, tm em comum o facto de descrever Orbitas em volta do Sol, movimento de rotao e translao, e so planetas. Os Planetas do sistema solar so: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Pluto

Classificao dos Planetas Os Planetas do Sistema Solar podem ser considerados tendo em conta as orbitas que descrevem. Assim os Planetas dizem-se Interiores ou Inferiores, quando suas orbita esto situadas entre o Sol e a cintura de Asterides. Este grupo inclui os seguintes Planetas: Mercrio, Vnus, Terra e Marte Quando os Planetas percorrem orbitas exteriores cintura de asterides, chamam-se Planetas Exteriores ou Superiores como: o Jpiter, Saturno, Urano, Pluto. Outros corpos celestes Um Asteride um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilmetros apenas. tambm chamado de planetide. O termo "asteride" deriva do grego "astr", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhana Os asterides esto concentrados em uma rbita cuja distncia mdia do Sol de cerca de 2,17 a 3,3 unidades astronmicas, entre as rbitas de Marte e Jpiter. Esta regio conhecida como Cinturo de Asterides Um Meteorito a denominao dada quando um meteoride, formado por fragmentos de asterides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilmetros de dimetro alcanam a superfcie da Terra, pode ser um aerlito (rochoso), siderito (metlico) ou siderlito (metlico-rochoso).
Meteorito Marlia, um condrito H4, que caiu na cidade de Marlia, interior de So Paulo, em 5 de Outubro de 1971, s 5:00p.m

Origem do sistema solar O Sistema Solar constitudo pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravtico, e que compreende os planetas, e uma mirade de outros objectos de menor
Antnio Ado
7

dimenso entre os quais se contam os planetas anes e os corpos menores do Sistema Solar (asterides, transneptunianos e cometas)

Ainda no se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem vrias teorias, mas apenas uma actualmente aceite. Trata-se da Teoria Nebular ou Hiptese Nebular.

Hiptese Nebular uma teoria sugerida em 1755 pelo filsofo alemo Immanuel Kant e desenvolvida em 1796 pelo matemtico francs Pierre-Simon Laplace no livro Exposition du Systme du Monde. Segundo essa hiptese o Sistema Solar teria se originado h cerca de 4.600 milhes de anos a partir de uma vasta nuvem de gs e poeira a nebulosa solar. Esse processo teria evoludo na seguinte sequncia: 1. Contraco da nebulosa graas existncia de uma fora de atraco gravitacional gerada pelo aumento da massa em sua regio central. Esta contraco teria provocado um aumento da velocidade de rotao. O calor gerado no interior dessa nebulosa tal, que desencadeia reaces qumicas e fsicas que a fazem brilhar; 2. Achatamento at forma de disco, com uma massa densa e luminosa de gs em posio central, o proto-sol, correspondente a cerca de 99% da massa da nebulosa; 3. Durante o arrefecimento do disco nebular em torno do proto-sol houve condensao dos materiais da nbula em gro slidos. As regies situadas na periferia arrefeceriam mais rapidamente que as prximas da estrela em formao. Uma vez que a cada temperatura corresponde a condensao de um tipo de material com determinada composio qumica, teria ocorrido uma separao mineralgica de acordo com a distncia ao Sol; 4. Em cada uma das zonas do disco assim formadas, a fora da gravidade provocaria a aglutinao de poeiras, que formariam pequenos corpos chamados planetesimais, com dimetro de cerca de 100 metros. Os maiores desses corpos atraram os menores, verificando-se a coliso e o aumento progressivo das dimenses dos planetesimais. Todo este processo, denominado acreco, conduziu formao de corpos de maiores dimenses, os protoplanetas e posteriormente, aos planetas.

2. Estrutura da Terra

Antnio Ado

Forma da Terra O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esfrica, mas a sua rotao causa uma pequena deformao para a forma elipsoidal (achatada aos plos). A forma real da Terra chamada de Geide, apresenta forma muito irregular, ondulada, matematicamente complexa. Dimenso da terra Com o progresso das cincias e os avanos tecnolgicos, tem aumentado os nossos conhecimentos sobre algumas das grandezas fsicas que caracterizam o nosso planeta. Assim, por exemplo foram determinadas a sua massa, volume e densidade. Massa A massa da terra calculada pela aplicao do princpio da atraco universal de Newton, que diz que a matria atrai matria na razo directa das massas e na razo inversa do quadrado da distncia que as separa.

Onde G a constante de gravitao cujo valor de 6,672 x10-11N m2/kg2 no sistema internacional de unidades, m1 e m2 as massas de cada um dos corpos em quilogramas (kg), d a distncia entre os dois corpos em metros (m) e F a fora de atraco gravitacional em newton (N).

Volume da terra O volume da terra de 5,974 x 10 21 toneladas; Densidade da terra - Densidade mdia da Terra: = 5,527 g/cm3 - Densidade mdia da Crosta: = 2,76 g/cm3

A superfcie externa da terra

Antnio Ado

GEOSFERA

A Litosfera, sinnimo de geosfera, uma camada rgida que engloba a Crosta terrestre e a parte mais externa do Manto superior, que atinge uma profundidade entre 50 km (nos oceanos) e 100 km (nos continentes), e que se situa sobre a Astenosfera (camada plstica constituda por rochas parcialmente fundidas). A Litosfera rgida por estar relativamente fria por se situar superfcie do planeta. Segundo a tectnica de placas a Terra caracteriza-se pela formao, movimento e destruio das largas e rgidas placas litosfricas existentes na superfcie do planeta.
HIDROSFERA

A hidrosfera o somatrio de toda a gua existente na superfcie terrestre. O maior reservatrio de gua os oceanos, que contm mais de 95,96 % de toda a gua. Isto significa que a maioria da gua do ciclo hidrolgico salina, gua no potvel um facto que tem importantes implicaes para o Homem, porque est dependente da gua doce, como recurso, para beber, para a agricultura e usos industriais.
CICLO HIDROLGICO

Figura 20 Ciclo hidrolgico da gua (adaptado de Skinner et al, 1999)

O ciclo hidrolgico descreve o fluxo de gua entre as vrias reservas da hidrosfera (fig.20). O total da gua no sistema hidrolgico limitada, mas pode haver largas flutuaes nos locais

Antnio Ado

10

de reservatrio, como sejam inundaes numa rea e secas noutra mas a uma escala global essas flutuaes no alteram o volume total de gua na Terra. O movimento de gua no ciclo hidrolgico accionado pelo calor do Sol, que causa evaporao da gua dos oceanos e superfcies terrestres. O vapor de gua produzido entra na atmosfera e move-se em conjunto com o ar circulante. Parte do vapor de gua condensa, sob condies certas de temperatura e humidade, e cai na forma de precipitao (como chuva e neve) em terra ou oceanos. A chuva que cai nos solos pode evaporar directamente ou pode ser captada pela vegetao e, eventualmente, retornar atmosfera atravs das folhas pelo processo de transpirao, ou pode ser encaminhada para cursos de gua. Parte pode infiltrar-se no solo, e tornar-se parte dos vastos reservatrios de guas subterrneas, podendo voltar superfcie atravs de nascentes. A neve pode permanecer no solo por uma ou duas estaes at derreter e fluir atravs do solo ou por cursos de gua. A neve que alimenta os glaciares pode ficar retida muito mais tempo, at milhares de anos, mas, eventualmente, derrete ou evapora e retorna aos oceanos.
ATMOSFERA

A atmosfera actualmente composta essencialmente por trs gases: azoto, oxignio e rgon (fig.16). Os outros gases menores tambm so importantes, pois contribuem para o efeito de estufa. A atmosfera aquece devido energia solar que atinge o planeta e que em parte absorvida e parte reflectida. A camada de ozono situada na estratosfera constitui o principal filtro para os raios ultravioleta, evitando danos e mutaes nas clulas dos seres vivos. Sem esta camada a vida em terra teria sido impossvel (fig.17). A atmosfera terrestre uma camada de ar que possui cerca de 700 km de espessura. At uma altura de 25 km, os componentes dessa camada podem ser classificados em dois grupos: o primeiro chamado ar seco, constitudo de nitrognio, oxignio e uma minscula quantidade de hidrognio e gases
Antnio Ado
11

nobres; o segundo grupo de componentes do ar composto por variados gases: vapor d'gua, dixido de carbono e outros gases de procedncia industrial. Ela age como uma barreira contra a radiao inica e como receptor do calor solar; tambm nos protege dos meteoros: a maioria se queima antes de poder atingir a superfcie. O esquema ao lado mostra as camadas da BIOSFERA A Terra apresenta trs aspectos que a tornam nica: o contnuo rearranjo dos continentes e oceanos (por um processo chamado Tectnica de Placas), uma quantidade de gua substancial e vida. A biosfera o somatrio de todos os seres vivos e da matria orgnica em decomposio. Sem a atmosfera e hidrosfera, a biosfera no poderia ter evoludo. A vida comeou, apesar da intensa radiao e pouco oxignio, h cerca de 3,5 mil milhes de anos. Encontra-se organizada em diferentes nveis, desde o mais simples, a clula, at ao mais complexo, a biosfera. Actividade:
1 O planeta Terra tambm apresenta uma Estrutura Externa, quais as camadas dessa estrutura ? 2 Qual a caracterstica desses ambientes ? 3 Descreva a Litosfera ? 4 Todo o conjunto de guas do planeta corresponde a que camada ? 5 O que a atmosfera e qual a sua importncia ? 6 Que elementos do origem a Biosfera ? 7 Qual a importncia da Biosfera ? 8 Por que importante compreender a necessidade de preservao da Biosfera ? 9 A figura(20) inserida no texto que simboliza a interdependncia das esferas ( litosfera, atmosfera e hidrosfera )ou partes da terra. Dessas relaes correto afirmar que: a) a biosfera a crosta slida da terra e no tem relaes com as camadas atmosfricas. b) da relao exclusiva entre atmosfera e litosfera resulta o ciclo da gua ou ciclo hidrolgico c) os solos derivam de uma relao mais direta entre litosfera, atmosfera e biosfera d) a hidrosfera composta pelas bacias ocenicas e pelas terras emersas continentais

Antnio Ado

12

A estrutura interna da terra


Para conhecimento do interior da Terrag preciso efectuar muitas observaes e consequentes estudos. Sabe-se que a Terra tem, em mdia, 6.400 km de raio e, portanto, um estudo directo no poder ir alm de pequenas profundidades. De facto, para alm dos milhares de sondagens que se tem feito para prospeco de jazigos de petrleo e outros minerais as quais no excedem geralmente a profundidade de 2.500 metros (quando ultrapassam esta profundidade dizem-se ultraprofundas e no ultrapassam os 9.000 metros), efectuaram-se algumas sondagens ultraprofundas com o objectivo de se conhecer a constituio do interior da Terra. Contudo, a perfurao mais profunda atingiu a profundidade de 12.023 metros, realizada, em 1984, na Pennsula de Kola (ex-URSS), o que corresponde a 0,19% do raio da Terra. A perfurao de poos de grande profundidade permite que se realizem importantes investigaes no domnio da petrologia, paleontologia, geoqumica e geofsica. As minas que se destinam explorao de recursos minerais no excedem os 4 Km de profundidade.

Sismologia e o conhecimento do globo terrestre Um sismo, tambm chamado de terramoto, um fenmeno de vibrao brusca e passageira da superfcie da Terra, resultante de movimentos subterrneos de placas rochosas, de actividade vulcnica, ou por deslocamentos (migrao) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento liberao rpida causado de pela grandes

quantidades de energia sob a forma de ondas ssmicas.

Antnio Ado

13

A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectnicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centmetros at milhares de quilmetros, como o caso da falha de San Andreas na Califrnia, Estados Unidos CAUSAS DOS SISMOS Um sismo pode ter origem:

Numa aco humana (sismo artificial); Numa causa natural (sismo natural).

Os sismos naturais podem ter origem:

Um movimento tectnico (SISMOS TECTNICOS),

Falha fractura que divide uma rocha em dois blocos que se movimentam um relativamente ao outro. Um sismo pode ocorrer no momento em que a rocha fractura ou depois de fracturada quando os blocos se deslocam. Teoria do ressalto elstico

Quando o material terrestre sujeito a um nvel de tenso que ultrapassa o seu limite elstico, verifica-se deformao permanente desse material. A cedncia pode ocorrer de um modo dctil (induzindo dobramento do material) ou por fractura frgil (provocando movimentao em falhas). Esta ltima situao produz um sismo.

Antnio Ado

14

Uma erupo vulcnica (SISMOS VULCNICOS)

Um colapso, desabamento (SISMOS DE COLAPSO).

Os tremores de curta durao so semelhantes aos sismos tectnicos. So resultantes da fracturao da rocha aquando de movimentos ascendentes do magma. Este tipo de sismicidade revela um aumento significativo da dimenso do corpo magmtico prximo da superfcie. Cr-se que os tremores de longa durao indicam um aumento da presso de gs na estrutura do vulco. Podem ser comparados ao rudo e vibrao que por vezes ocorre na canalizao em casas. Estas oscilaes so o equivalente s vibraes acsticas que ocorrem no contexto de uma cmara magmtica de um vulco. Os tremores harmnicos ocorrem devido ao movimento de magma abaixo da superfcie. A libertao contnua de energia deste tipo de sismicidade contrasta com a libertao contnua de energia que ocorre num sismo associado ao movimento de falhas tectnicas.

Os padres de sismicidade so geralmente complexos e de difcil interpretao. No entanto, um aumento da actividade ssmica num aparelho vulcnico preocupante, especialmente se sismos de longa durao se tornam muito frequentes e se tremores harmnicos ocorrem.

Antnio Ado

15

Ondas ssmicas e deteco de sismos


A energia libertada no foco de um sismo propaga-se em todas as direces sob a forma de ondas elsticas, designadas por ondas ssmicas, que se deslocam com uma velocidade determinada (velocidade de propagao), e segundo a direco de propagao. As ondas ssmicas propagam-se atravs dos corpos por intermdio de movimentos ondulatrios, como qualquer onda, dependendo a sua propagao das caractersticas atravessados. Observando o esquema apresentado do lado fsico-qumicas dos corpos

esquerdo, podemos dizer que as ondas ssmicas classificam-se em dois tipos principais: as ondas que se geram nos focos ssmicos e se propagam no interior do globo, designadas ondas interiores, volumtricas ou profundas (1 e 2) , e as que so geradas com a chegada das ondas interiores superfcie terrestre, designadas por ondas superficiais (3 e 4). As ondas interiores, so de dois tipos: 1) Ondas primrias, longitudinais, de compresso ou simplesmente ondas P correspondem a um movimento vibratrio em que as partculas dos materiais rochosos oscilam para a frente e para trs (1), na mesma direco de propagao do raio ssmico, comprimindo e distendendo as rochas alternadamente; a direco de vibrao das partculas a mesma da propagao da superfcie de onda; so as mais rpidas e, portanto, as primeiras a atingir a superfcie terrestre, da tambm a designao de ondas primrias. 2) Ondas transversais, de cisalhamento ou simplesmente ondas S provocam vibraes nas partculas numa direco perpendicular ao raio ssmico ( 2), isto , as partculas que transmitem as ondas vibram perpendicularmente direco de propagao da onda; propagam-se com menos velocidade do que as ondas P, atingindo a superfcie terrestre em segundo lugar, sendo, tambm, designadas por ondas secundarias.

Antnio Ado

16

As ondas P propagam-se nos meios slidos, lquidos e gasosos, havendo variao de velocidade quando passam de um meio para o outro, enquanto as ondas S apenas se propagam nos meios slidos. A velocidade das ondas P e S varia com as propriedades das rochas que atravessam, nomeadamente com a sua rigidez e com a sua densidade. Com a chegada das ondas interiores superfcie geram-se ondas superficiais que so, em geral, as causadoras das destruies provocadas pelos sismos de grande intensidade. Nas ondas superficiais distinguem-se dois tipos: 1) Ondas de Love ou ondas L, que so ondas de
toro,

em que o movimento das partculas horizontal e em ngulo recto (perpendicular)

direco de propagao da onda (3); 2) Ondas de Rayleigh ou ondas R, que so ondas circulares em que o movimento das partculas se produz num plano vertical quele em que se encontra a direco de propagao da onda (4). As ondas superficiais propagam-se com menor velocidade que as ondas P e S.

SISMGRAFO E SISMOGRAMAS

Sismgrafo

Sismograma mostrando o registo da chegada das ondas P, as de maior velocidade, chegada das ondas S, de menor velocidade que as ondas P, o intervalo de tempo decorrido entre a chegada das ondas P e S, e a seguir a amplitude das ondas L.

Os Sismgrafos so aparelhos de preciso que registam, em sismogramas, as ondas ssmicas. A interpretao dos sismogramas permite aos especialistas em sismologia retirarem informaes muito teis sobre as caractersticas das zonas terrestres atravessadas pelas ondas ssmicas.

Antnio Ado

17

Representao grfica das duas caractersticas fundamentais de uma onda: T-Perodo da onda e AAmplitude da onda.

Intensidade ssmica e magnitude


A intensidade ssmica uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terramotos em locais da superfcie terrestre. A classificao da intensidade ssmica feita atravs da observao dos danos e de inquritos populao afectada. A magnitude ssmica consiste na avaliao da quantidade de energia liberada no hipocentro durante um sismo. A magnitude de um sismo pode ser quantificada usando a escala de Richter e est relacionada com a energia liberada durante o sismo, Para classificar a intensidade ssmica, usualmente utilizada a escala de Mercalli modificada. A escala de Richter no mede a intensidade de um sismo mas sim a sua magnitude.

Escala de Mercalli
A escala de Mercalli uma escala qualitativa usada para classificar a intensidade de um terramoto a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfcie da Terra. A escala de Mercalli tem uma importncia apenas qualitativa e no deve ser interpretada em termos absolutos, uma vez que depende de observao humana. Por exemplo, um sismo de grau 8 na escala de Richter num deserto inabitado classificado como I na escala de Mercalli, enquanto um sismo de menor magnitude ssmica, por exemplo 5, numa zona onde as construes so dbeis e pouco preparadas para resistir a terramotos, pode causar efeitos devastadores e ser classificado com intensidade IX.

Escala de Richter
A escala de Richter quantifica a magnitude ssmica de um terramoto

Antnio Ado

18

A magnitude nica para cada sismo, enquanto a intensidade das ondas ssmicas diminui conforme a distncia das rochas atravessadas pelas ondas e as linhas de falha. Assim, embora cada terramoto tenha uma nica magnitude, seus efeitos podem variar segundo a distncia, as condies dos terrenos e das edificaes, entre outros factores. A escala de Richter no permite avaliar a intensidade ssmica de um sismo num local determinado e em particular em zonas urbanas. Para tal, utilizam-se escalas de intensidade tais como a escala de Mercalli
8e> Desastre em larga escala 7-7,9 Queda de pontes e barragens

6-6,9 Fendas no cho, queda de edifcios 5-5,9 Queda de mobilirio 4-4,9 Vidros partidos 3-3,9 Sentido pela maioria das pessoas 2-2,9 Sentido por algumas pessoas 1-1,9 Sentido apenas pelos sismgrafos

Determinao do epicentro de um sismo


A distncia epicentral corresponde distncia que vai do epicentro estao sismolgica, podendo ser medida em quilmetros e em ngulo epicentral. O ngulo epicentral corresponde ao ngulo formado por um raio terrestre que passa pelo epicentro e por outro raio terrestre, que passe pela estao sismolgica. A determinao da distncia epicentral necessita do conhecimento do atraso S-P.

Antnio Ado

19

O efeito da diferente velocidade das ondas ssmicas observa-se atravs de uma anlise de vrios sismogramas do mesmo sismo. Quanto maior for a distncia epicentral, maior ser o efeito da diferena de velocidade, pelo que maior ser o valor do atraso S-P. Ao analisar a figura ao lado, onde esto representados trs sismogramas registados nas estaes A, B e C, e comportamento das ondas ssmicas (ondas P, S e L) em funo da distncia epicentral, pode concluir-se:

Quanto maior a distncia epicentral, maior o atraso S-P, o que visvel atravs do maior afastamento das curvas de velocidade das ondas ssmicas e d maior afastamento existente entre a chegada das ondas P e das ondas S nos sismogramas;

O registo da chegada das ondas P tanto mais tarde quanto maior a distncia epicentral; A velocidade das ondas P aumenta com o incremento da distncia ao epicentro; A velocidade das ondas S aumenta com o incremento da distncia ao epicentro; A velocidade das ondas L mantm-se constante, independente da distncia epicentral.

A distncia epicentral pode-se determinar atravs de uma tabela de distncia-magnitudeamplitude, atravs de tabelas j existentes para o efeito e, empiricamente, atravs de uma frmula. Os sismos, quanto distncia epicentral, podem ser considerados sismos locais (distncia epicentral menor que 150 km), sismos prximos (distncia epicentral menor que 1000 km) e sismos distantes (distncia epicentral maior que 1000 km).

Distribuio geogrfica dos sismos

Antnio Ado

20

Os sismos ocorrem sobretudo nas zonas situadas no rebordo das placas tectnicas, que so zonas de intensa actividade ssmica. So frequentes tanto nos limites divergentes como nos limites convergentes. A zona onde a actividade ssmica mais intensa no Crculo de fogo do Pacfico ou zona circumpacfica, que passa por toda a zona montanhosa do continente americano (Andes, Montanhas rochosas e ilhas Aleutas) e o lado ocidental do oceano (Japo, Filipinas, Nova Guin, ilhas Fiji, Nova Zelndia). nesta zona que ocorrem 80% dos sismos a nvel mundial. A cintura mediterrnea asitica tambm importante e estende-se de Gibraltar ao sudeste asitico (15% dos sismos).

Construo anti-ssmica
Para evitar a devastao causada pelos sismos, os pases mais avanados tecnologicamente tm vindo a desenvolver tcnicas de construo anti-ssmica, isto , novas regras e mtodos de construo dos edifcios que os tornam mais resistentes aos abalos ssmicos. Pases como o Japo e os Estados Unidos da Amrica tm desenvolvido fortemente esforos no melhoramento da resistncia dos edifcios s vibraes da crosta provocadas pela brusca libertao de energia, que ocorre quando h um sismo de elevada magnitude.

Antnio Ado

21

As ondas ssmicas na explorao da terra inacessvel


A sismologia ajuda-nos a comprovar que a Terra composta por vrias camadas, constitudas por diferentes materiais, uma vez que as ondas ssmicas no se propagam de forma igual quando as atravessam. Caso a Terra fosse homognea, as ondas propagar-se-iam de maneira constante. O estudo do comportamento das ondas ssmicas, atravs do Globo terrestre, permitiu detectar variaes bruscas da sua velocidade ao serem atingidas determinadas profundidades, o que indica mudanas relativamente composio e propriedades dos materiais que constituem o interior da Terra. Vp =(K+ 4/3 )/ k = coeficiente de compressibilidade; = coeficiente de rigidez; = densidade. Vs = / = coeficiente de rigidez; = densidade. As superfcies no interior da Terra que separam materiais com diferentes composies e propriedades designam-se por superfcies de descontinuidade.

Superfcie de descontinuidade no globo terrestre


Descontinuidade de Conrad situa-se aproximadamente entre os 15 e os 20 Km de profundidade e separa a Crosta Continental Superior da Crosta Continental Inferior. Descontinuidade de Mohorovicic situa-se aproximadamente aos 30 Km de profundidade e separa a Crosta Continental Inferior do Manto Superior. Descontinuidade de Repetti situa-se aproximadamente aos 1000 Km de profundidade e separa o Manto Superior do Manto Inferior. Descontinuidade de Gutemberg situa-se aproximadamente aos 2900 Km de profundidade e separa o Manto Inferior do Ncleo Externo que se encontra no Estado Lquido. Descontinuidade de Wiechert/Lehmann situa-se aproximadamente aos 5000 Km de profundidade e separa o Ncleo Externo do Ncleo Interno.

Antnio Ado

22

Descontinuidade um termo usado em geologia para designar as camadas de transio, tanto no interior da Terra, onde h diferena na densidade da rocha constituinte (descontinuidade da densidade) quanto para designar diferente fcies sedimentar. H 4 descontinuidades relativas ao interior da Terra:

Zona de baixa velocidade


Os primeiros 100 km de profundidade, que incluem a Crosta e parte do Manto Superior, recebem o nome de LITOSFERA. uma zona rgida que tem a capacidade de resistir, durante imenso tempo, sem se deformar, a presses elevadas. A partir da profundidade de 100 Km aproximadamente, a velocidade das ondas P diminui sensivelmente at profundidade de 350 Km. Esta zona compreendida entre os 100 e os 350 Km, em que a velocidade das ondas mais baixa, chamada Zona de Baixa Velocidade ou ASTENOSFERA. A Astenosfera constituda por materiais pouco rgidos, no estado de semi-fuso e de grande plasticidade. Esta plasticidade permite que a Litosfera se possa movimentar sobre a Astenosfera. Zonas de Sombra Quando ocorre um Sismo verifica-se a existncia de uma zona sobre a superfcie da Terra, varivel conforme a localizao do epicentro desse sismo, em que as ondas ssmicas P e S directas no so registadas pelos sismgrafos. Essa zona situa-se entre os 103 e os 143 a partir do epicentro e denomina-se ZONA DE SOMBRA SSMICA. Nas regies que se localizam para alm dos 143 j so registadas ondas P directas, mas no ondas S, ou seja, as ondas S directas no se registam mais a partir de 103 de ngulo epicentral Zona de Sombra das ondas S. A Zona de Sombra das Ondas P coincide com a Zona de Sombra Ssmica, corresponde zona em que no so detectadas ondas P directas, zona entre os 103 e os 143 a partir do epicentro. Para alm das diferenas de composio acima apontadas, o manto tambm apresenta caractersticas fsicas muito diferentes das da crosta (e do ncleo). Nos pontos seguintes feita uma caracterizao dos principais parmetros fsicos do manto.

Antnio Ado

23

Estado do material O material de que composto o manto pode apresentar-se no estado slido ou como uma pasta viscosa, em virtude das presses elevadas. Porm, ao contrrio do que se possa imaginar, a tendncia em reas de alta presso para as rochas se manterem slidas, pois assim ocupam menos espao fsico do que os lquidos resultantes da fuso. Alm disso, a constituio dos materiais de cada camada do manto determina o estado fsico local. Assim, o interior da Terra, incluindo o ncleo interno, tende a ser slido porque, apesar das altssimas temperaturas, est sujeito a presses to elevadas que os tomos ao serem compactados obrigam a que as foras de repulso entre os tomos sejam vencidas pela presso externa. Em resultado, apesar da temperatura, a substncia mantm-se slida.

Determinao das caractersticas do interior da Terra utilizando ondas ssmicas.

Temperatura As temperaturas do manto variam dos 100 C (373 K) na interface com a crosta, at aos 3 500 C (3 873 K) na interface com o ncleo. Este aumento de temperatura reflecte simultaneamente a maior dificuldade das camadas profundas em perder calor por conduo para a superfcie e a maior capacidade endgena de produzir calor em profundidade (por
Antnio Ado
24

aumento da desintegrao radioactiva e por frico com os materiais fluidos em movimento no ncleo externo). Viscosidade A viscosidade no manto superior (a astenosfera) varia entre 1021 a 1024 Pa/s, dependendo da profundidade (para mais pormenores veja o artigo). Portanto, o manto superior pode deslocar-se vagarosamente, comportando-se simultaneamente como um slido e como um lquido de alta viscosidade. Tal explica o lento movimento das placas tectnicas e os movimentos isostticos de afundamento e re-emergncia (rebound) das placas tectnicas quando o seu peso se altera (por exemplo com a formao de massas de gelo e o seu degelo). Densidade A densidade nesta regio aumenta linearmente de 3,4 a 4,6 (no manto superior) e de 4,6 a 5,5 (no manto inferior). No manto superior a presena da astenosfera marca zonas de fuso parcial. Aparentemente nenhuma mudana de fase importante ocorre no manto inferior, apesar de ocorrerem pequenos gradientes na velocidade de propagao das ondas ssmicas aos 1 230 km e 1540 km de profundidade. Desta forma, acredita-se que o aumento na velocidade das ondas ssmicas deve ocorrer principalmente como resultado da compactao de um material de composio uniforme. Vrios modelos tm sido propostos sugerindo que o manto inferior contm mais ferro do que o manto superior. Neste caso, a razo Fe/Mg variaria de 0,25 no manto superior a 0,6 no manto inferior. O aumento na massa atmica mdia aumentaria a densidade at valor observado, sem a necessidade de recorrer a estruturas moleculares complexas. Estes modelos tem gerado muitas discusses, pois se o manto inferior mais denso do que o superior seria difcil ocorrer movimentos de conveco. Por outro lado, existindo conveco generalizada no manto seria difcil manter a heterogeneidade da composio qumica por grandes intervalos de tempo. Entretanto, estas dificuldades podem ser contornadas admitindo-se a existncia de clulas de conveco independentes no manto.

Subdivises do manto
Embora no existam diferenas marcadas nem descontinuidades bvias no interior do manto, antes existindo gradientes que reflectem o aumento da presso e da temperatura, comum

Antnio Ado

25

dividir-se o manto em duas camadas: (1) o manto superior (da Moho aos 650 km de profundidade); e (2) o manto inferior (dos 650 km de profundidade ao limite externo do ncleo). Manto superior O manto superior inicia-se na Moho, a qual sob a crosta ocenica est a uma profundidade mdia de 6 km e sob a crosta continental a uma profundidade mdia de 35 km, embora podendo a atingir profundidades superiores a 400 km nas zonas de subduco. As velocidades das ondas ssmicas medidas nesta camada so tipicamente de 8,0 a 8,2 km/s, as quais so maiores do que as da crosta inferior (6,5 a 7,8 km/s). Os dados geofsicos demonstram que entre 50 e 200 km (ou mais nas zonas de subduco) de profundidade ocorre uma diminuio na velocidade das ondas P (longitudinais) e uma forte atenuao das ondas S (transversais), da que esta regio seja conhecida como zona de baixa velocidade. Evidncias baseadas em dados geofsicos, geolgicos e petrolgicos, e a comparao com corpos extraterrestres, indicam que a sua composio do manto superior peridottica. Os peridotitos so uma famlia de rochas ultrabsicas, tipicamente compostas por olivina magnsica (aprox. 80%) e piroxenas (aprox. 20%). Embora raros superfcie, peridotitos afloram nalgumas ilhas ocenicas, em camadas levantadas pela orognese e em raros kimberlitos. Experincias de fuso de peridotitos mostram que a sua fuso parcial pode originar os basaltos ocenicos nas condies de presso e temperatura existentes no manto superior. Este processo ocorre provavelmente na zona de baixa velocidade, explicando a reduo da velocidade ssmica pela fuso parcial dos materiais. Manto inferior O manto inferior, ou manto interno, inicia-se a cerca dos 650 km de profundidade e vai at descontinuidade de Gutenberg, sita a 2.700 2.890 km de profundidade, na transio para o ncleo. O manto inferior est separado da astenosfera pela descontinuidade de Repetti, sendo pois uma zona essencialmente slida e com muito baixa plasticidade. A densidade nesta regio aumenta linearmente de 4,6 at 5,5. Aparentemente nenhuma mudana de fase importante ocorre no manto inferior, apesar de ocorrerem pequenos gradientes de velocidade nos 1230 e 1540 km de profundidade. Desta forma, acredita-se que
Antnio Ado
26

o aumento na velocidade deve ocorrer principalmente como resultado da compactao de um material de composio uniforme. Vrios modelos tm sido propostos sugerindo que o manto inferior contm mais ferro do que o manto superior. A temperatura varia de 1.000 C a 3.000 C, aumentando com a profundidade e com o calor produzido pelo desintegrao radioactiva e por conduo a partir do ncleo externo (onde a produo de calor por frico face aos fluxos que geram o geomagnetismo grande).

Modelo da estrutura interna da terra

Seco

esquemtica representando um corte em profundidade ao longo do raio terrestre.

Crusta e litosfera A crusta (crosta) terrestre a zona mais superficial e de menor densidade (d=2,7 g/cm3 a 2,9 g/cm3). Com base na velocidade de propagao das ondas ssmicas, na crusta terrestre, os sismlogos chegaram aos seguintes resultados: profundidade de cerca de 17 km h uma variao na velocidade de propagao das ondas P e S, o que pressupe a alterao das caractersticas do material e por conseguinte a existncia de uma descontinuidade, designada descontinuidade de Conrad. Entre a superfcie e a descontinuidade de Conrad a velocidade de propagao das ondas ssmicas : Vp=5,6 km/s e Vs=3,3 km/s; a partir da descontinuidade de Conrad at descontinuidade de Moho os valores so: Vp=6 a 7 km/s e Vs=3,7 km/s. Deste modo, a descontinuidade de Conrad

Antnio Ado

27

subdivide a crusta continental em: crusta continental superior e crusta continental inferior. A primeira camada, tambm designada por Sial, devido ao predomnio do silcio (Si) e do alumnio (Al), sendo constituda em grande parte por rochas do tipo geral do granito camada grantica; a segunda, denominada Sima, por ser rica em silcio (Si) e magnsio (Mg), dever ser constituda por rochas da famlia do gabro e do tipo do basalto - camada basltica. A crusta ocenica formada por uma camada basltica, com velocidades de propagao das ondas ssmicas do tipo P entre 4 a 5 km/s, com cerca de 1 a 4 km de espessura e pela camada ocenica, com velocidade de propagao das ondas do tipo P entre 6 a 7 km/s, com cerca de 5 a 6 km de espessura. Quer a crusta continental, quer a ocenica, possuem na sua parte superior uma camada sedimentar de espessura varivel. A litosfera, com espessura de aproximadamente 100 km, engloba as rochas da crusta terrestre (continental e ocenica) e uma parte do manto superior, como uma unidade rgida. A litosfera formada por um mosaico de placas rgidas e mveis - as placas litosfricas ou tectnicas. A astenosfera, representada na seco esquemtica, entre os 400 e 650 km de profundidade, com a cor verde-claro, segue-se litosfera, fazendo parte do manto superior, uma zona plstica constituda por rochas fundidas. Na astenosfera as ondas propagam-se com uma velocidade menor do que na litosfera, o que leva alguns autores a design-la por zona de baixas velocidades. A astenosfera constitui uma camada importante na mobilidade da litosfera, no s por ser constituda por materiais plsticos mas tambm por nela se desenvolverem as correntes de convexo, que trataremos no Tema Tectnica de placas. O manto inferior est separado da astenosfera pela descontinuidade de Repetti, prolongase at base do ncleo (2.700 - 2.890 km). A camada D" tem uma espessura calculada entre 200 e 300 km e representa cerca de 4% da massa manto-crusta. Faz parte do manto inferior, acontecendo que descontinuidades ssmicas sugerem que a camada D" pode diferir quimicamente do manto inferior. O ncleo constitui a zona central, essencialmente formado por ferro e nquel e diferente da composio dos silicatos que o envolvem. Com base nas propriedades fsicas, possvel distinguir duas zonas: ncleo interno, slido, e ncleo externo, lquido.

Antnio Ado

28

A estrutura interna da Terra segundo diferentes conceitos, de acordo com as diferentes caractersticas fsicas consideradas.

Situado sob a descontinuidade de Gutenberg, o ncleo, constitudo essencialmente por ferro e nquel, podendo conter algum silcio e enxofre. Subdivide-se em ncleo externo (at 5.200 km; 30,8% da massa da Terra; profundidade de 2.890 - 5.150 km), supostamente lquido, como se deduz do comportamento das ondas ssmicas, e ncleo interno (1,7% da massa de Terra; profundidade de 5.150 - 6.370 km), considerado como estando no estado slido. A descontinuidade de Lehmann separa os dois meios. Para a medio das descontinuidades laterais preciso fazer uma grande quantidade de medies sismogrficas e, depois, usar a tomografia que a reconstruo de uma imagem (mapa) a partir das projeces sismogrficas e das zonas de sombra. Podemos fazer uma analogia entre a tomografia e o raio X usado pelos mdicos. O raio X feito a um paciente a partir de diferentes direces e reconstitudo numa imagem nica ser anlogo a uma tomografia de uma regio terrestre.

TEMA 2 CONSTITUIO DA TERRA


A Terra constituda, basicamente, por trs camadas estticas: Crosta Camada superficial slida que circunda a Terra; Manto camada logo abaixo da crosta. formada por vrios tipos de rochas que, devido s altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma; Ncleo Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e nquel em altssimas temperaturas.

Antnio Ado

29

1. CICLO GEOLGICO E LITOLOGICO - Diversidade E Origem Das Rochas

Esquema do ciclo das rochas, litolgico ou petrogentico.

2.1 CICLO GEOLGICO E LITOLOGICO


O CICLO GEOLGICO A atmosfera, os oceanos e a crosta terrestre originam-se no interior profundo da Terra, tal como as foras que deformam esta ltima. Estas foras tectnicas, accionadas pela energia proporcionada pelo calor interno da Terra, criam placas tectnicas e mantm-nas em movimento. Vemos os efeitos das foras tectnicas nas erupes vulcnicas e nos sismos, tal como na grandeza dos cintures montanhosos. Ao estudar o movimento das placas, os sismos, os vulces e as deformaes da crosta, os gelogos podem inferir acerca das propriedades do interior profundo do nosso planeta, bem como das foras em jogo. Todas estas foras, tanto externas como internas operam, tal como tantas outras, em ciclos. Nesta seco discutiremos, brevemente, trs desses ciclos que, no seu conjunto, formam o ciclo geolgico: so eles o ciclo hidrolgico, o ciclo litolgico e o ciclo tectnico (este ltimo entrosado no ciclo litolgico).

O ciclo litolgico um conjunto de processos geolgicos pelos quais cada um dos trs grandes tipos de rochas (gneo, sedimentar ou metamrfico) formado a partir dos outros

Antnio Ado

30

Figura O ciclo litolgico simplificado, proposto por James Hutton h mais de 200 anos. Adaptado de Press, F. & Siever, R. (1997)

O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformao de um tipo de rocha em outro. As setas que interligam as rochas gneas, sedimentares e metamrficas indicam processos relacionados s Dinmicas Externa e Interna da Crosta terrestre (Figs.). Os continentes se originaram ao longo do tempo geolgico pela transferncia de materiais menos densos do manto para a superfcie terrestre. As rochas, uma vez expostas atmosfera e biosfera passam a sofrer a aco do intemperismo, atravs de reaces de oxidao, hidratao, solubilizao, ataques por substncias orgnicas, variaes dirias e sazonais de temperatura, entre outras. O intemperismo faz com que as rochas percam sua coeso, sendo erodidas, transportadas e depositadas em depresses onde, aps a diagnese, passam a constituir as rochas sedimentares. A cadeia de processos de formao de rochas sedimentares pode actuar sobre qualquer rocha (gnea, metamrfica, sedimentar) exposta superfcie da Terra. (Dinmica Externa) Devido deriva dos continentes, as rochas podem ser levadas a ambientes muito diferentes daqueles onde elas se formaram. Qualquer tipo de rocha (gnea, sedimentar, metamrfica) que sofra a aco de, por exemplo, altas presses e temperaturas, sofre as transformaes mineralgicas e texturais, tornando-se uma rocha metamrfica. Se as condies de metamorfismo forem muito intensas, as rochas podem se fundir, gerando magmas que, ao se solidificar, daro origem a novas rochas gneas. (Dinmica Interna) O Ciclo das Rochas existe desde os primrdios da histria geolgica da Terra e, atravs dele, a crosta de nosso planeta est em constante transformao e evoluo. Por este processo geolgico, unidades rochosas de diferentes idades pode ser vistas lado a lado na superfcie.
Antnio Ado
31

2.2 OS MINERAIS TERRESTRE 2. OS MINERAIS Unidade Bsica Das Rochas


UTILIZAO DOS MINERAIS PELO HOMEM Desde cedo o Homem reconheceu a importncia do uso dos minerais. Ao longo dos tempos foi-se diversificando e alargando de acordo com a expanso da cincia e da indstria. A utilizao dos minerais remonta mesmo Pr-Histria, perodo em que o Homem ainda no tinha desenvolvido a arte da escrita. Nesse tempo os minerais usados eram nomeadamente a hematite e xidos de mangans, com os quais pintava as paredes das cavernas onde habitava; as argilas constituam, por sua vez, a matria-prima para o fabrico de tijolos e olaria enquanto as turquesas, as granadas, as ametistas e outros minerais coloridos, o ouro, a prata e o cobre para ornamentao e utenslios. Homem da Idade da Pedra sabia que a dureza e a tenacidade das fibras de actinolite poderiam ser aplicadas para cortar. A distribuio geogrfica de ferramentas de fibras de actinolite revela que um intenso comrcio foi desenvolvido com base neste mineral, uma vez que foram encontradas ferramentas muito longe de fontes naturais deste material. Outros minerais como quartzo, mais propriamente a variedade slex, e o jade foram largamente utilizados no fabrico de armas e ferramentas. Na actualidade o quartzo ainda utilizado, por exemplo, no fabrico de relgios. Na Idade dos Metais (Bronze e Ferro) desenvolveu-se em grande escala a arte da fundio, pela qual os metais so extrados dos minerais. Tambm os minerais industriais, aqueles que constituem fontes puras de material ou de um determinado elemento, se revelam de extrema importncia para o Homem como por exemplo manufactura elctrica de insuladores, refractores, cermica, vidros, abrasivos, fertilizantes, fluxos para processos metalrgicos, cimentos e outros materiais de construo. As pedras preciosas tambm podem ser consideradas minerais industriais, uma vez que algumas, para alm da sua beleza, podem ter numerosas aplicaes, sobretudo devido sua dureza. o caso do diamante, cuja dureza torna-o um eficiente abrasivo. DEFINIO DE MINERAL A definio de mineral vria, de autor para autor. Contudo restringindo o conceito podemos dizer que mineral um corpo slido, natural e inorgnico, com uma estrutura interna

Antnio Ado

32

cristalina que tem uma composio qumica que s variar entre certos limites e que pode adquirir, naturalmente, formas polidricas (designadas por cristal). Uma substncia para ser considerada um mineral ter de: Ter uma estrutura interna cristalina ser um slido propriamente dito de estrutura interna bem definida e electricamente neutro no seu todo; a exigncia de que um mineral tem de ser slido exclui do universo dos minerais os lquidos, os gases e os vidros. O gelo (H2O), forma cristalina da gua no estado slido, inorgnico, pelo que, quando natural, um mineral. Na Terra o gelo ocorre naturalmente nas zonas polares (onde existe permanentemente), nos glaciares das zonas montanhosas e onde, localmente, a temperatura for suficientemente baixa. A gua porm, no um mineral. Ser inorgnico implica que todas as substncias produzidas por animais ou plantas no sejam consideradas minerais. Uma prola por exemplo no um mineral atendendo a que se trata de um produto segregado por um animal (orgnico, portanto), embora seja essencialmente constituda por uma substncia, qumica e estruturalmente, idntica ao mineral aragonite. Ocorrer naturalmente tem de se formar sem interveno do Homem; assim, as rplicas de pedras preciosas no so consideradas minerais embora sejam idnticas qumicas, fsica e estruturalmente s pedras preciosas naturais como por exemplo, os rubis sintticos, as espinelas, etc. Do mesmo modo se produzem em laboratrio cristais indistinguveis do mineral halite a partir da evaporao de uma soluo de cloreto de sdio. DESIGNAO DE UM MINERAL A designao cientfica de um mineral por norma, indicado pelo cientista que, primeiramente o descreveu (o mesmo se passa com os animais e com as plantas). Seguindo, tal como Lineu, um esquema semelhante ao seguido na designao das espcies animais e vegetais J. D. Dana (1837 - 1844) usou designaes binomiais latinas, como por exemplo o gnero Baralus que inclua vrias espcies. Este mtodo foi abandonado e os minerais so designados por vernculos, frequentemente formados com o sufixo ite. O nome de um mineral deriva, frequentemente do latim ou do grego, referindo-se a uma propriedade, fsica ou qumica, caracterstica. Outras vezes, esse nome refere-se a uma localidade, ou a uma individualidade que se pretende homenagear.

Antnio Ado

33

RELAO MINERAL/CRISTAL A regularidade da estrutura interna dos minerais expressa-se, muitas vezes, atravs da regularidade da sua forma externa. Assim os minerais so limitados por superfcies planas e lisas, assumindo formas geomtricas regulares conhecidas por cristais. A formao destas formas geomtricas regulares impe a existncia de condies favorveis aquando da sua formao. Desta forma, os cristais so acidentes da natureza, pelo que se utiliza, o termo cristal como sinnimo de qualquer slido com estrutura interna ordenada, com ou sem faces externas. Cristal ento um slido homogneo com estrutura interna tridimensional cristalina que, sob condies favorveis de formao, pode manifestar-se externamente por superfcies limitantes planas e lisas. A Cristalografia estuda os cristais e as leis que regem o seu crescimento, forma externa e estrutura interna.

Tipos de cristal Podem-se definir trs tipos de cristal: - Eudrico ou idiomrfico com faces bem formadas - Subdrico ou subidiomrfico com faces incompletas - Andrico ou informe sem faces

Os cristais eudricos so raros. A maior parte das amostras minerais so agregados de minerais imperfeitos, ou seja andricos, que apesar de apresentarem o mesmo tipo de arranjo interno que os seus homlogos eudricos, esse arranjos no se traduz macroscopicamente SISTEMAS CRISTALOGRFICOS Num mineral, o que mais importa conhecer a sua estrutura interna, pois dela dependem as suas propriedades mais caractersticas. Como j foi referido anteriormente, um mineral tem estrutura cristalina, ou seja, os tomos que o constituem distribuem-se ordenadamente no espao. Esta regularidade pode ser expressa por uma repetio de pequenssimos paraleleppedos iguais na forma, dimenses e contedo atmico, os quais se sobrepem de uma forma compacta. Estes paraleleppedos designam-se por malhas. Os minerais, cujas estruturas podem ser descritas com uma malha cbica, dizem-se cristalizar no sistema cbico. As faces dos seus cristais podem ser referidas relativamente s

Antnio Ado

34

arestas desse cubo, as quais definem um referencial de trs eixos, designados cristalogrficos. Para alm do cubo, existem seis outros tipos fundamentais de paraleleppedos (malhas), a que correspondem outros tantos sistemas cristalogrficos. No total, os minerais repartem-se por sete tipos estruturais, ou seja, sete sistemas cristalogrficos: cbico, tetragonal, ortorrmbico, trigonal, hexagonal, monoclnico e triclnico (ver figura).

a=b=c ; ===90

a=bc; ===90

abc; ===90

Antnio Ado

35

a1=a2=a3

a=b c; ==90; =120

abc; = = 90 90

abc; , , 90
Figura Os sete sistemas cristalogrficos das respectivas malhas primitivas e definio dos eixos cristalogrficos correspondentes (ox, oy e oz)

MORFOLOGIA DOS MINERAIS 1. Formas Cristalogrficas Apesar de poder existir uma grande diversidade de formas para os cristais, limitado o nmero de formas essencialmente diferentes que eles podem apresentar. Essa limitao

Antnio Ado

36

deve-se circunstncia de uma forma cristalografica s ser possvel se for compatvel com a simetria estrutural do mineral em causa. Por exemplo, nenhum cristal pode ter uma forma de pirmide ou de prisma pentagonais, poliedros cuja simetria inclui rotaes de 72, incompatveis com uma regular repetio das malhas estruturais. Por outro lado, quando se diz que um mineral cristaliza segundo cubos, tal no significa que os seus cristais sejam, forosamente, cubos geometricamente perfeitos, pois durante o seu crescimento, umas faces podem desenvolver-se mais do que outras. O que, obrigatoriamente, se verificar que as seis possveis faces sero normais entre si e as propriedades fsicas, que nelas se determinam, sero as mesmas. Tais faces, onde se observam as mesmas propriedades fsicas, chamam-se homlogas, designando-se por forma simples, um conjunto de faces homlogas. Um cristal poder compreender um ou mais conjuntos de faces homlogas, isto , uma ou mais formas simples.

.
Figura n. 2 - Formas cristalogrficas simples, ocorrentes em cristais cbicos.

2. Maclas Por vezes, devido a acidentes durante o crescimento ou da actuao de foras externas sobre um cristal preexistente, a malha adquire nova orientao, mas de tal modo relacionado com a sua orientao normal que a estrutura do cristal continua a ser estvel. Forma-se um edifcio cristalino, mas no homogneo, constitudo por duas ou mais pores cristalinas perfeitas da mesma espcie mineral, justapostas de acordo com leis bem definidas. Tal cristal imperfeito designa-se por macla ou geminao. 3. Hbito e agrupamentos minerais Se um mineral se apresenta segundo cristais suficientemente demarcados, utilizam-se frequentemente as seguintes designaes, para descrever o seu aspecto ou hbito: Capilar, quando os cristais so finos como cabelos;

Antnio Ado

37

Acicular, com o aspecto de agulhas Colunar, quando os cristais prismticos tm dimenses que fazem lembrar colunas; Tabular, quando a forma dos cristais dominada por duas faces paralelas, prximas, muito desenvolvidas; Cbico, octadrico, prismtico, rombodrico, etc., isto , designaes referentes forma polidrica dominante desses cristais. Alm destas designaes existem algumas especficas, utilizadas para certos hbitos de alguns minerais. A calcite, por exemplo, pode apresentar diferentes hbitos, como: Cabea de prego, associao de faces largas de um romboedro achatado com faces curtas de um prisma hexagonal e, Dente de co, em que dominam as faces de um escalenoedro. So mais frequentes os agrupamentos de minerais do que os cristais isolados. Destacam-se os seguintes tipos de agrupamentos: Reticulados, quando os cristais se entrecruzam. Divergentes ou radiais, quando os cristais irradiam de um ponto. Paralelos, quando os cristais (geralmente de hbito prismtico) so, aproximadamente, paralelos entre si. Geode, quando os cristais revestem a superfcie interna de uma cavidade. Mas o mais frequente, a ocorrncia dos minerais segundo massas finamente cristalizadas ou, mesmo, sem qualquer aparncia de cristalizao. Para o primeiro caso, so comuns os hbitos: Micceo, quando o mineral divisvel segundo finssimas lminas (como as micas), diz-se ainda, hbito lamelar e hbito escamoso, conforme a diviso se d por lamelas ou por escamas, respectivamente. Fibroso, quando a massa mineral aparenta ser formada por fibras. Granular, quando constituda por um agregado de pequenos gros; sacaride, se a aparncia a de uma massa de acar cristalizado; ooltico, se os gros tm dimenso de ovos de peixe; pisoltico, no caso de serem do tamanho de ervilhas. Para o segundo caso, so comuns os hbitos:

Antnio Ado

38

Terrosa, se o mineral for frivel. Concrecionada, se exibir camadas concntricas. Brechiforme, se faz lembrar uma brecha, ou seja, quando fragmentos mais ou menos angulosos do mineral ocorrem no meio de outros mais finos, do mesmo mineral, os quais constituem como que um cimento aglutinador. Compacta, incaracterstica. Certas massas minerais, finamente cristalinas ou macias, ocorrem com uma forma global, sugestiva de objectos comuns. Entre estas estruturas citam-se, reniforme (em forma de rim), amigdalide (de amndoa), botriide ou botrioidal (de cacho), estalacttica, globular, mamilar. GNESE DE MINERAIS

Muitos minerais somente se formam sob uma faixa muito estreita de condies fsicas e portanto podem ser utilizados para diagnosticar as presses e temperaturas envolvidas na formao de cadeias de montanhas e vulces. Alguns minerais somente se formam em guas ocenicas e podem fornecer evidncias de transgresses marinhas sobre reas continentais. Outros se formam sob condies de excessiva aridez e so utilizados para localizar cintures tropicais ridos do passado. As propriedades magnticas de certos minerais permitem interpretar derivas continentais, alargamentos de regies ocenicas e mudanas nos plos magnticos do planeta. Alguns minerais contem elementos radioactivos que permitem determinar as idades das rochas e estruturas formadas em tempos particulares no passado geolgicos.

Factores que influenciam a formao de minerais:


- Disponibilidade de material para a formao do mineral (elementos qumicos) - Condies de presso e temperatura do meio - Processos geolgicos (magmatismo, metamorfismo, entre outros)

PROPRIEDADE DOS MINERAIS


Propriedades Fsicas

Antnio Ado

39

As propriedades fsicas so determinadas pela natureza da estrutura cristalina, dos elementos constituintes e do tipo de foras qumicas que os unem. Conhecer estas propriedades, bem como a maneira prtica de as investigar, muito til para identificar minerais utilizando tabelas especficas para esse fim. As propriedades fsicas so um importante meio de identificao de minerais em amostra de mo, visto que na sua maioria podem ser reconhecidas vista desarmada. 1. CLIVAGEM A ruptura de alguns minerais ocorre, preferencialmente, segundo superfcies planas e brilhantes. A esta propriedade d-se o nome de clivagem e aos planos, segundo os quais ela ocorre, planos de clivagem. Estes correspondem a planos de fraqueza na estrutura cristalina desses minerais, ou seja, correspondem a planos reticulares entre os quais as foras de ligao so fracas. Os planos de clivagem, pelo facto corresponderam a planos reticulares, so sempre paralelos a uma face, efectiva ou possvel, do cristal. A excelente clivagem das micas resulta da fragilidade da combinao de ligaes qumicas inicas e de Van Der Waals ao longo de uma direco da estrutura cristalina em oposio s fortes ligaes covalentes e inicas nas outras direces. A calcite apresenta trs direces de clivagem, paralelas s faces do romboedro em consequncia da fraqueza das ligaes qumicas nestas direces. A clivagem pode caracterizar-se, entre outros critrios, pela facilidade com que se produz designando-se por fcil ou difcil e pela sua qualidade. Neste caso podem ser definidos trs tipos de clivagem: Perfeita quando a ruptura ocorre segundo superfcies de clivagem lisas e brilhantes; raramente os minerais clivam de outro modo. Ex: mica, calcite, galena; Imperfeita a ruptura ocorre segundo superfcies de clivagem com algumas irregularidades. Ex: granada, anfbolas, piroxenas; Inexistente o mineral no cliva. Ex: quartzo.

tambm frequente a classificao da clivagem em distinta e indistinta. A primeira ocorre segundo superfcies de clivagem evidente, enquanto na clivagem indistinta no se definem

Antnio Ado

40

superfcies de clivagem demasiado evidentes, sendo necessrio observar cuidadosamente para as reconhecer. 2. FRACTURA Designa-se por fractura, ao modo pelo qual um mineral se rompe, quando a ruptura no ocorre ao longo de superfcies de clivagem. As superfcies de factura no correspondem, contrariamente s superfcies de clivagem, a planos reticulares da estrutura do mineral, mas sim a superfcies que os intersectam e segundo as quais as ligaes qumicas so mais fracas. Podem ser definidos, essencialmente, quatro tipos de fractura: Concoidal superfcies de fractura lisas e curvas semelhantes superfcie interna de uma concha (exemplos: quartzo); Fibrosa as superfcies de fractura assemelha a estilhaos ou fibras; Serrilhada superfcies de fractura dentadas, com bordos cortantes; Irregular superfcies de fractura rugosas, irregulares.

3. DUREZA (D) A dureza uma propriedade importante dos minerais uma vez que cada mineral apresenta valores caractersticos, facilmente determinveis. Podemos definir dureza como sendo a resistncia que um mineral oferece ao ser riscado por outro ou por um objecto. A dureza tambm depende da estrutura interna do cristal, (tal como as outras propriedades fsicas), isto , quanto mais fortes forem as ligaes qumicas mais duro o mineral. A dureza uma propriedade geologicamente importante uma vez que traduz a facilidade ou dificuldade com que um mineral se desgasta quando submetido aco abrasiva da gua, do vento e do gelo nos processos de eroso e transporte. Em 1822, Friedrich Mohs, um mineralogista australiano, imaginou uma escala de dureza baseada na capacidade de um mineral riscar outro. A escala de Mohs, composta por dez minerais de dureza conhecida (ver tabela), permite ento determinar a dureza relativa de um mineral, mediante a facilidade ou dificuldade com que riscado por outro.

Antnio Ado

41

ESCALA DE MOHS Mineral Talco Gesso Calcite Fluorite Apatite Feldspato Quartzo Topzio Corindo Diamante

Dureza (D) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Cada um dos minerais desta escala de dureza risca o anterior, de dureza inferior, e riscado pelo seguinte, de dureza superior. O talco, ao qual foi atribudo o grau de dureza 1, tem uma estrutura constituda por placas to fracamente unidas entre si que a simples presso dos dedos suficiente para faz-las deslizar umas sobre as outras. Pelo contrrio, o diamante, de dureza 10, apresenta ligaes qumicas to fortes entre os seus tomos, que nenhum outro mineral o consegue riscar. Usando a escala de Mohs, a dureza de uma mineral expressa pelo lugar de ordem que ocuparia na escala, se dela fizesse parte. Diz-se que um mineral mais duro que outro se s se o riscar, sem se deixar riscar por ele; dois minerais tm a mesma dureza se riscam ou no se riscam mutuamente. Para determinar a dureza de um mineral selecciona-se uma aresta viva, livre de impurezas, com a qual se experimenta riscar os sucessivos termos da escala de Mohs, no sentido decrescente de dureza, at surgir o primeiro que se deixe efectivamente riscar pela amostra em estudo. Exemplificando: se o mineral desconhecido riscar a fluorite e por sua vez for riscado pela apatite, a sua dureza ser, aproximadamente, 4,5. Os termos da escala devem ser percorridos do mais duro para o menos duro a fim de evitar o constante desgaste dos minerais menos duros. Quando no se dispe de uma escala de Mohs a determinao da dureza relativa conseguida com base na seguinte informao: - Dureza da unha do dedo 2,5;

Antnio Ado

42

- Dureza do alfinete 3; - Dureza da lmina do canivete quase 5; - Dureza do vidro 5,5; - Dureza do ao de uma lima das unhas 6,5. 4. TENACIDADE Mede a coeso de um mineral, ou seja, a resistncia a ser quebrado, dobrado ou esmagado. A tenacidade no reflecte necessariamente a dureza, antes sendo dela geralmente independente: o diamante, por exemplo, possui dureza muito elevada ( o termo mais alto da escala de Mohs), mas tenacidade relativamente baixa, j que quebra facilmente se submetido a um impacto. A tenacidade dos minerais expressa em termos qualitativos, utilizando uma linguagem padronizada:

Quebradio ou frgil o mineral parte-se ou pulverizado com facilidade; Malevel o mineral, por impacto, pode ser transformado em lminas; Sctil o mineral pode ser cortado por uma lmina de ao; Dctil o mineral pode ser estirado para formar fios; Flexvel o mineral pode ser curvado sem, no entanto, voltar sua forma original; Elstico o mineral pode ser curvado, voltando sua forma original quando o foramento cessa.

5. DENSIDADE RELATIVA (d) A densidade relativa indica quantas vezes um material mais pesado do que um igual volume de gua, a 4 C. Se um mineral tem densidade relativa 2, isto significa que ele pesa duas vezes mais que o mesmo volume de gua. A densidade relativa depende: - Da massa atmica dos tomos que constituem o mineral; - Da distribuio espacial dos tomos; - Da presso; - Da temperatura. 6. BRILHO

Antnio Ado

43

Os minerais tm, na sua grande maioria, um brilho caracterstico. O brilho pode ser definido como sendo o modo como a superfcie de uma mineral reflecte a luz, em intensidade e qualidade. Podem definir-se trs tipos fundamentais de brilho: - Brilho metlico - caracterstico dos minerais opacos, ou quase opacos, e tem a aparncia brilhante de um metal. As superfcies destes minerais so bastante reflectoras. - Brilho submetlico caracterstico dos minerais no opacos contudo menos intenso que o brilho metlico. - Brilho no-metlico - caracterstico de substancias transparentes ou translcidas e sem a aparncia brilhante de um metal; no brilho no-metlico incluem-se, entre outros, os seguintes tipos de brilho: Vtreo, brilho caracterstico de minerais translcidos com a aparncia do brilho do vidro. Resinoso, brilho caracterstico de minerais translcidos com aparncia de resina Nacarado, aparncia iridescente da prola. Gorduroso, brilho do leo. Sedoso, caracterstico de minerais fibrosos. Adamantino, brilho intenso em minerais transparentes.

Brilho alm de depender do grau de polimento da superfcie reflectora, depende tambm

de dois factores fundamentais: - Da natureza das foras de ligao; - Do ndice de refraco da luz. Por exemplo, minerais ligados covalentemente e com elevados ndices de refraco tendem a apresentar brilho adamantino. Outros, ligados ionicamente e com baixos ndices de refraco tendem a apresentar brilho vtreo. O brilho metlico caracteriza os minerais com os mais elevados ndices de refraco os minerais opacos. O brilho nacarado o resultado de mltiplas reflexes da luz a partir de planos situados abaixo das superfcies de minerais translcidos. 7. COR A cor de um mineral depende da absoro de algumas das vibraes da luz branca e da reflexo de outras. A cor resulta, normalmente, da composio qumica, isto da presena de tomos de um determinado elemento, na estrutura do mineral (exemplos: a esmeralda, variedade de berilo de cor verde, contm pequenas quantidades de Cr2O3; a gua marinha, outra variedade de berilo de cor azul esverdeado a azul claro, contm Mn e Cr em pequenas
Antnio Ado
44

quantidades). Os minerais com Al, Na, K, Ca, Mg, Ba, apresentam cores claras ou so incolores, enquanto aqueles que contm Fe, Cr, Mn, Co, Ni, Ti, Va, so corados, apresentando, por vezes, cores intensas de acordo com os teores daqueles elementos na sua composio qumica. Tambm, o modo como os elementos esto dispostos na rede cristalina do mineral e a valncia que possuem afectam a cor. Os minerais podem ento ser classificados quanto cor, em: - Minerais idiocromticos minerais que apresentam sempre a mesma cor; - Minerais alocromticos minerais cuja cor susceptvel de variar. A variao de cor nos minerais alocromticos pode ser devida presena de elementos estranhos ou por alterao na sua rede cristalina. Esta variao de cores reveste-se, em muitos casos, de grande interesse econmico. o caso do corindo incolor que se converte no corindo vermelho, comercialmente conhecido por rubi, devido integrao na sua rede cristalina de vestgios de crmio; por outro lado, estas mesmas incluses de crmio transformam o berilo incolor na esmeralda. 8. TRAO (OU RISCA) O trao a cor do p fino de uma mineral. Embora esta possa variar dentro de limites definidos, de um modo geral, ela constante pelo que pode ser utilizada como caracterstica de identificao de minerais. Determina-se o trao de um mineral esfregando o mineral em questo sobre uma placa de porcelana no polida - placa de trao. Esta placa tem, aproximadamente, D=7 pelo que no pode ser utilizada para determinar o trao de minerais com dureza superior ou igual a 7. Nestes casos ter-se- de reduzir o mineral a p, num almofariz. O trao de um mineral uma caracterstica mais constante do que a cor. Minerais que macroscopicamente apresentam cores idnticas podem apresentar cores de trao absolutamente distintas, pelo que podem ser distinguidas atravs desta propriedade. De um modo geral, os minerais de brilho metlico ou submetlico (opacos) produzem traos pretos ou de cor escuros enquanto os minerais de brilhos no-metlico produzem traos incolores ou de cores claras. A transparncia a propriedade que os minerais tm de se deixarem atravessar pela luz. Segundo o grau de transparncia podemos distinguir os minerais transparentes, semitransparentes, translcidos, no transparentes e opacos A piroelectricidade consiste no aparecimento de uma polarizao elctrica quando determinado mineral submetido ao calor. A piezoelectricidade consiste no aparecimento de uma polarizao elctrica quando determinado mineral submetido a foras de compresso ou tenso.

Antnio Ado

45

Propriedades Qumicas
Os minerais podem ser classificados de acordo com sua composio qumica e so listados abaixo na ordem aproximada de abundncia na crusta terrestre. Silicatos O grupo dos silicatos de longe o maior grupo de minerais, sendo compostos principalmente por slica e oxignio, com a adio de caties como o magnsio, o ferro e o clcio. Alguns dos mais importantes silicatos constituintes de rochas comuns so o feldspato, o quartzo, as olivinas, as piroxenas, as granadas e as micas. Carbonatos O grupo dos carbonatos composto de minerais contendo o anio (CO3) 2- e inclui a calcite e a aragonita (carbonatos de clcio), a dolomite (carbonato de magnsio e clcio) e a siderita (carbonato de ferro). Os carbonatos so geralmente depositados em ambientes marinhos pouco profundos, com guas lmpidas e quentes, como por exemplo em mares tropicais e subtropicais. Os carbonatos encontram-se tambm em rochas formadas por evaporao de guas pouco profundas (os evaporitos, como por exemplo os existentes no Great Salt Lake, Utah) e em ambientes de karst, isto regies onde a dissoluo e a precipitao dos carbonatos conduziu formao de cavernas com estalactites e estalagmites. A classe dos carbonatos inclui ainda os minerais de boratos e nitratos. Sulfatos Todos os sulfatos contm o catio sulfato na forma SO4. Os sulfatos formam-se geralmente em ambientes evaporticos, onde guas de alta salinidade so lentamente evaporadas, permitindo a formao de sulfatos e de halides na interface entre a gua e o sedimento. Tambm ocorrem em sistemas de veios hidrotermais sob a forma de minerais constituintes da ganga associada a minrios de sulfetos. Os sulfatos mais comuns so a anidrita (sulfato de clcio), a celestita (sulfato de estrncio) e o gesso (sulfato hidratado de clcio). Nesta classe incluem-se tambm os minerais de cromatos, molibdatos, selenatos, sulfetos, teluratos e tungstatos. Halides O grupo dos halides constitudo pelos minerais que formam os sais naturais, incluindo a fluorite, a halite (sal comum) e o sal amonaco (cloreto de amnia). Os halides, como os sulfatos, so encontrados geralmente em ambientes evaporticos, tais como lagos do tipo playa e mares fechados (por exemplo nas margens do Mar Morto). Inclui os minerais de fluoretos, cloretos e iodetos. xidos Os xidos constituem um dos grupos mais importantes de minerais por formarem minrios dos quais podem ser extrados metais. Ocorrem geralmente como precipitados em depsitos

Antnio Ado

46

sitos prximo da superfcie, como produtos de oxidao de outros minerais situados na zona de alterao cerca da superfcie ou ainda como minerais acessrios das rochas gneas da crusta e do manto. Os xidos mais comuns incluem a hematite (xido de ferro), a espinela (xido de alumnio e magnsio, um componente comum do manto) e o gelo (de gua, ou seja xido de hidrognio). So tambm includos nesta classe os minerais de hidrxidos. Sulfetos Muitos sulfetos so tambm economicamente importantes como minrios metlicos, incluindo-se entre os mais comuns a calcopirita (sulfeto de cobre e ferro) e a galena (sulfeto de chumbo). A classe dos sulfetos tambm inclui os minerais de selenetos, teluretos, arsenietos, antimonetos, os bismutinetos e ainda os sulfossais. Fosfatos O grupo dos fosfatos inclui todos os minerais com uma unidade tetradrica de AO4 onde A pode ser fsforo, antimnio, arsnio ou vandio. O fosfato mais comum a apatite, a qual constitui um importante mineral biolgico, encontrado nos dentes e nos ossos de muitos animais. Esta classe inclui os minerais de fosfatos, vanadatos, arseniatos e antimonatos. Elementos nativos O grupo dos elementos nativos inclui os metais e amlgamas intermetlicas (como as de ouro, prata e cobre), semi-metais e no-metais (antimnio, bismuto, grafite e enxofre). Este grupo inclui tambm ligas naturais, como o electrum (uma liga natural de ouro e prata), fosfinos (hidretos de fsforo), nitritos e carbetos (que geralmente so s encontrados em alguns raros meteoritos). Minerais dietticos Designam-se por minerais dietticos os compostos inorgnicos necessrios vida, incluindo aqueles que devem fazer parte da boa nutrio humana. Entre estes minerais inclui-se o sal de cozinha e compostos contendo nutrientes e oligoelementos como o potssio, o clcio, o ferro, o zinco, o magnsio e o cobre. Os minerais dietticos podem ser constituintes naturais do alimento ou propositadamente adicionados, na forma elementar ou mineral, ao alimento, como o acontece com suplementos base de carbonato de clcio ou de sais ferrosos. Alguns destes aditivos provm de fontes naturais, como os depsitos de conchas, para o carbonato de clcio. Em alternativa, os minerais podem ser adicionados dieta em separado dos alimentos, sob a forma de suplementos. Entre os animais, e tambm de forma inadvertida, entre os humanos, uma fraco importante de minerais dietticos ingerida acidentalmente por ingesto de poeiras. Entre os herbvoros importante a pica, ou geofagia, isto a ingesto acidental de poeiras e materiais do solo em conjunto com a dieta normal. A geofagia humana tambm corrente em algumas sociedades rurais e como distrbio alimentar, particularmente entre crianas.

Antnio Ado

47

Geodinmica interna - Magmatismo


1. Magma
Diversidade de magmas e gnese de rochas Um s magma pode dar origem a diferentes tipos de rochas, visto ser constitudo por uma mistura complexa que, ao solidificar, forma diferentes associaes de minerais. Um dos processos envolvidos na diferenciao magmtica a cristalizao fraccionada. Quando o magma arrefece, minerais diferentes cristalizam a temperaturas diferentes, numa sequncia definida que depende da presso e da composio do material fundido. A fraco cristalina separa-se do restante lquido, por diferenas de densidade ou efeito da presso, deixando um magma residual diferente do magma original. Assim, um mesmo magma pode originar diferentes rochas.

Apesar da grande diversidade de rochas magmticas, os magmas que as originam podem ser enquadrados em trs tipos: Magmas Basltico (pobres em slica) do origem, por consolidao, aos fundos ocenicos. So expelidos principalmente em riftes e pontos quentes, tendo-se originado a partir de rochas do manto peridotito. Se estes magmas solidificam em profundidade, do origem a gabros. Magmas Andesitico (composio intermdia) formam-se nas zonas de subduco e relacionam-se com zonas altamente vulcnicas. A composio destes magmas depende da quantidade e tipo de material subductado. Quando solidificam em profundidade, do origem a dioritos; quando solidificam superfcie ou perto dela do origem a andesitos. Magmas Riolitico (ricos em slica) formam-se a partir da fuso parcial da crosta continental e tendem a ser muito ricos em gases, em zonas de convergncia de placas. Em profundidade, do origem a granitos; superfcie ou perto dela formam rilitos.

Antnio Ado

48

2. Consolidao do magma
As rochas magmticas ou gneas so as que resultam da solidificao ou cristalizao de material em fuso. Este material magma uma mistura complexa de materiais fundidos, de composio essencialmente silicatada e com uma componente gasosa varivel, ocorrendo em locais em que a temperatura atinge valores compreendidos entre os 800 C e os 1500 C. Cristalizao fraccionada

Apesar de existirem apenas estes trs tipos de magmas fundamentais de magmas, existem vrias famlias de rochas magmticas. Tal resulta da composio qumica dos magmas, bem como das condies em que ocorre o arrefecimento dos mesmos e ainda do processo de diferenciao magmtica que ocorre medida que a sua temperatura vai baixando. A diferenciao magmtica resulta do facto de durante o arrefecimento dos magmas, os minerais no cristalizarem todos ao mesmo tempo. Primeiro cristalizam os minerais de com mais alto ponto de fuso, seguidos dos restantes por ordem decrescente dos respectivos pontos de fuso. Este fenmeno designa-se cristalizao fraccionada, e pode ser compreendido atravs da anlise da Srie Reaccional de Bowen, e da diferenciao gravtica. Ambos os processos permitem a ocorrncia da diferenciao magmtica, e assim, por vezes, a partir de um magma podem ser formados diferentes tipos de rochas.

Antnio Ado

49

Norman Bowen definiu a sequncia de cristalizao de um magma de constituio homognea atravs da chamada Srie Reaccional de Bowen. Esta srie composta por dois ramos: a srie descontnua dos minerais ferromagnesianos (minerais ricos em Fe e Mg olivinas, piroxenas, anfbolas e biotite) e a srie contnua das plagioclases. A srie dos minerais ferromagnesianos descontnua, pois medida que a temperatura diminui, os minerais anteriormente formados reagem com o lquido residual, originando um mineral, estvel nas novas condies de temperatura, mas com composio qumica e estrutura interna diferentes [olivinas piroxenas anfbolas biotite]. Por outro lado, a srie das plagioclases contnua, pois verifica-se que a substituio de ies de dimenso idntica modifica apenas a composio qumica no alterando a estrutura interna destes minerais. O primeiro mineral desta srie a cristalizar a anortite (mineral rico em clcio) e medida que o magma vai arrefecendo o clcio vai sendo progressivamente substitudo por sdio, aumentando a quantidade de plagioclases. O ltimo mineral desta srie a cristalizar a albite (mineral rico em sdio) [anortite bitaunite labradorite andesite oligoclase albite].

Antnio Ado

50

Aps a cristalizao completa dos minerais dos dois ramos da srie reaccional de Bowen o resto do magma pode apresentar grandes concentraes de slica e elementos como o potssio e o alumnio, podendo verificar-se de incio a cristalizao de minerais de feldspato potssico, seguida de moscovite e, por fim, de quartzo. medida que o magma vai arrefecendo outro fenmeno pode ocorrer devido aco da fora da gravidade diferenciao gravtica em que os cristais se vo separando do magma residual de acordo com a sua densidade. Estes para alm de se acumularem de acordo com a sua ordem de formao, tendem a acumular-se tambm de acordo com a sua densidade. Assim, consoante os cristais so mais ou menos densos que o magma residual, deslocam-se, respectivamente, para o fundo ou para topo da cmara magmtica. Tipos de actividade magmtica

O ambiente em que se formam as rochas magmticas caracterizado por temperaturas muito elevadas, o que permite a existncia de materiais rochosos em fuso (magma). O magma gera-se a grandes profundidades, durante a sua ascenso pode estacionar em cmaras magmticas onde vai arrefecendo, consoante o arrefecimento se processa de uma forma lenta ou rpida, as rochas que se vo formar apresentam caractersticas texturais diferentes. O magma poder ainda subir para nveis mais superficiais, sob a forma de files, diques, soleiras, etc., ou poder mesmo sair directamente para o exterior por processos de vulcanismo.

Representao esquemtica dos principais tipos de estruturas intrusivas e extrusivas

Batolito - Cmara magmtica do manto terrestre, de formato irregular, que se caracteriza como uma rocha magmtica intrusiva, aps resfriamento do magma. frequentemente preenchida com xenlitos. Massas enormes de material magmtico (grantico) que afloram e

Antnio Ado

51

so derivadas de injees macias de magma. Essa massa gnea de grande volume, abrange reas de superfcie superior a 100 km. Laclito - um tipo de intruso gnea concordante, que foi injectada entre duas camadas de rochas sedimentares. A presso do magma suficientemente alta para forar as camadas sobrejacentes para cima, dando ao laclito uma forma de domo ou de cogumelo, sendo a base horizontal. Os laclitos tendem a formar-se em profundidades relativamente pequenas e tipicamente apresentam composio grantica. O arrefecimento subterrneo ocorre lentamente, o que d tempo suficiente para a formao de grandes cristais. A rocha sobrejacente aos laclitos muitas vezes completamente erosionada, expondo o ncleo de rocha gnea. Dique - refere-se a uma formao gnea intrusiva de forma tabular. A espessura geralmente muito menor que as suas restantes dimenses e pode variar de alguns milmetros at muitos metros enquanto que a sua extenso lateral pode atingir muitos quilmetros. Um dique uma intruso segundo uma fractura penetrante, significando isto que um dique atravessa camadas ou corpos rochosos pr-existentes, o que implica que um dique sempre mais recente que a rocha em que est contido. Quase sempre apresentam grande inclinao ou inclinao prxima da vertical, mas deformao de origem tectnica pode provocar a rotao dos estratos atravessados pelo dique de tal forma que este pode tornar-se horizontal. Soleira, em geologia, uma massa de rocha gnea de forma tabular, muitas vezes horizontal e que intruu lateralmente por entre camadas mais antigas de rocha sedimentar, lava ou tufos vulcnicos ou at mesmo segundo a direco de foliao em rochas metamrficas. Plutonismo

Resultam do arrefecimento e cristalizao lenta do magma em profundidade, sendo o arrefecimento lento, os minerais que se vo formar apresentam dimenses considerveis, sendo facilmente visveis vista desarmada. Um exemplo deste tipo de rochas, so os granitos. Existem tambm como referimos, rochas magmticas que se formam a profundidades intermdias em estruturas filonianas como os diques e as soleiras ou files camada Vulcanismo

Quando a consolidao do magma feito superfcie ou muito perto dela, as rochas designam-se vulcnicas. Estas rochas resultam do arrefecimento muito rpido do magma, visto a temperatura superfcie ser bastante inferior temperatura a que se encontrava o magma, assim, os minerais no tem tempo suficiente para se desenvolver e por esta razo vo apresentar dimenses muito reduzidas por vezes at microscpicas. Os basaltos so as rochas vulcnicas mais comuns.

Antnio Ado

52

Vulco uma estrutura geolgica criada quando o magma, gases e partculas quentes (como cinzas) escapam para a superfcie terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossis na atmosfera, podendo causar resfriamento climtico temporrio. So frequentemente considerados causadores de poluio natural. Tipicamente, os vulces apresentam formato cnico e montanhoso. A erupo de um vulco pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequncias planetrias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupes so imprevisveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imveis localizados em suas vizinhanas, prejudicar o turismo e consumir a renda pblica e privada em reconstrues. Na Terra, os vulces tendem formar-se junto das margens das placas tectnicas. No entanto, existem excepes quando os vulces ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulces, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante frteis para a agricultura. A palavra "vulco" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A cincia que estuda os vulces designa-se por vulcanologia. Tipos de vulco

Monte Erebus, um exemplo de vulco-escudo.

Vulco Mayon, exemplo de um estratovulco.

Uma das formas de classificao dos vulces atravs do tipo de material que eruptido, o que afecta a forma do vulco. 1. Se o magma eruptido contm uma elevada percentagem em slica (superior a 65%) a lava chamada de flsica ou "cida" e tem a tendncia de ser muito viscosa (pouco fluida) e por isso solidifica rapidamente. Os vulces com este tipo de lava tm tendncia a explodir devido ao facto da lava facilmente obstruir a chamin vulcnica. O Monte Pele na Martinica um exemplo de um vulco deste tipo. 2. Se, por outro lado, o magma relativamente pobre em slica (contedo inferior a 52%) chamado de mfico ou "bsico" e causa erupes de lavas muito fluidas capazes de escorrer por longas distncias.

Vulco-escudo: o Havai e a Islndia so exemplos de locais onde so encontrados vulces que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lvicas
53

Antnio Ado

destes vulces so geralmente muito quentes e fluidas, o que contribui para ocorrerem escoadas longas. O maior vulco deste tipo na Terra o Mauna Loa, no Havai, com 9000 m de altura (assenta no fundo do mar) e 120 km de dimetro.

Cones de escrias: o tipo mais simples e mais comum de vulces. Esses vulces so relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupo de magmas de baixa viscosidade, com composies baslticas ou intermedirias. Estratovulces: tambm designados de "compostos", so grandes edifcios vulcnicos com longa actividade, forma geral cnica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos ngremes, construdos pela intercalao de fluxos de lava e produtos piroclsticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episdios de colapsos parciais do cone, reconstruo e mudanas da localizao das condutas. Alguns dos exemplos de vulces deste tipo so o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japo, o Cotopaxi no Equador, o Vulco Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA. Por outro lado, esses edifcios vulcnicos so os mais mortferos da Terra, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500. Caldeiras ressurgentes: so as maiores estruturas vulcnicas da Terra, possuindo dimetros que variam entre 15 e 100 km. parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes so amplas depresses topogrficas com uma massa elevada central. Exemplos dessas estruturas so a Valles (EUA), Yellowstone (EUA) e Cerro Galan (Argentina). Vulces submarinos: so aqueles que esto abaixo da gua. So bastante comuns em certos fundos ocenicos, principalmente na dorsal meso-atlntica. So responsveis pela formao de novo fundo ocenico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulco o vulco da Serreta no Arquiplago dos Aores.

Vulcanologia

Seco transversal atravs de um Estratovulco (escala vertical exagerada): 1. Cmara magmtica 9. Camadas de lava emitidas pelo vulco 2. Rocha 10. Garganta

Antnio Ado

54

3. Chamin 4. Base 5. Depsito de lava 6. Fissura 7. Camadas de cinzas emitidas pelo vulco 8. Cone Gnese dos vulces

11. Cone parasita 12. Fluxo de lava 13. Ventilao 14. Cratera 15. Nuvem de cinza

Os movimentos e a dinmica do magma, tal como a maior parte do interior da Terra, ainda so pouco conhecidos. No entanto sabido que uma erupo precedida de movimentos de magma do interior da Terra at camada externa slida (crosta terrestre) ocupando uma cmara magmtica debaixo de um vulco. Eventualmente o magma armazenado na cmara magmtica forado a subir e extrudo e escorre pela superfcie do planeta como lava, ou o magma pode aquecer gua nas zonas prximas causando descargas explosivas de vapor; pode acontecer tambm que os gases que se libertam do magma projectem rochas, piroclastos, obsidianas e/ou cinzas vulcnicas. Apesar de serem sempre foras muito poderosas, as erupes podem variar de efusivas a extremamente explosivas. A maioria dos vulces terrestres tem origem nos limites destrutivos das placas tectnicas, onde a crosta ocenica forada a mergulhar por baixo da crosta continental, dado que esta menos densa do que a ocenica. A frico e o calor causados pelas placas em movimento leva ao afundamento da crosta ocenica, e devido baixa densidade do magma resultante este sobe. medida que o magma sobe atravs de zonas de fractura na crosta terrestre, pode eventualmente ser expelido em um ou mais vulces. Ambientes tectnicos Os vulces encontram-se principalmente em trs tipos principais de ambientes tectnicos: 1. Limites construtivos das placas tectnicas Este o tipo mais comum de vulces na Terra, mas so tambm os observados menos frequentemente dado que a sua actividade ocorre maioritariamente abaixo da superfcie dos oceanos. Ao longo do sistema de riftes ocenicos ocorrem erupes espaadas irregularmente. A grande maioria deste tipo de vulces apenas conhecida devido aos sismos associados s suas erupes, ou ocasionalmente, se navios que passam nos locais onde existem, registam elevadas temperaturas ou precipitados qumicos na gua do mar. Em alguns locais a actividade dos riftes ocenicos levou a que os vulces atingissem a superfcie ocenica: a Ilha de Santa Helena e a Ilha de Tristo da Cunha no Oceano Atlntico e as Galpagos no Oceano Pacfico, permitindo que estes vulces sejam estudados em pormenor. A Islndia tambm se encontra num rifte, mas possui caractersticas diferentes das de um simples vulco.

Antnio Ado

55

Os magmas expelidos neste tipo de vulces so chamados de MORB (do ingls MidOcean Ridge Basalt que significa: "basalto de rifte ocenico") e so geralmente de natureza basltica. 2. Limites destrutivos das placas tectnicas
Diagrama de limite destrutivo terremotos e uma erupo vulcnica. causando

Estes so os tipos de vulces mais visveis e bem estudados. Formam-se acima das zonas de subduco onde as placas ocenicas mergulham debaixo das placas terrestres. Os seus magmas so tipicamente "calco-alcalinos" devido a serem originrios das zonas pouco profundas das placas ocenicas e em contacto com sedimentos. A composio destes magmas muito mais variada do que a dos magmas dos limites construtivos. 3. Hot spots ou pontos quentes Os vulces de hot spots eram originalmente vulces que no poderiam ser includos nas categorias acima referidas. Nos dias de hoje os hot spots referem-se a uma situao bastante mais especfica - uma pluma isolada de material quente do manto que intercepta a zona inferior da crosta terrestre (ocenica ou continental), conduzindo formao de um centro vulcnico que no se encontra ligado a um limite de placa. O exemplo clssico a cadeia havaiana de vulces e montes submarinos; o Yellowstone tambm tido como outro exemplo, sendo a intercepo neste caso com uma placa continental. A Islndia e os Aores so por vezes citados como outros exemplos, mas bastante mais complexos devido coincidncia do rift mdio Atlntico com um hot spot. Previso de erupes Erupo do vulco Stromboli, na costa da Siclia, Itlia.

A cincia ainda no capaz de prever com certeza absoluta quando um vulco ir entrar em erupo, mas grandes progressos tm sido feitos no clculo das probabilidades de tal

Antnio Ado

56

evento ter lugar ou no num espao de tempo relativamente curto. Os seguintes factores so analisados de forma a ser possvel prever uma erupo: a) Sismicidade Microssismos e sismos de baixa magnitude ocorrem sempre que um vulco "acorda" e a sua entrada em erupo se aproxima no tempo. Alguns vulces possuem normalmente actividade ssmica de baixo nvel, mas um aumento significativo desta mesma actividade poder preceder uma erupo. Outro sinal importante o tipo de sismos que ocorrem. A sismicidade vulcnica divide-se em trs grandes tipos: tremores de curta durao, tremores de longa durao e tremores harmnicos. b) Emisses gasosas medida que o magma se aproxima da superfcie a sua presso diminui, e os gases que fazem parte da sua composio libertam-se gradualmente. Este processo pode ser comparado ao abrir de uma lata de um refrigerante com gs, quando o dixido de carbono se escapa. O dixido de enxofre um dos principais componentes dos gases vulcnicos, e o seu aumento precede a chegada de magma prximo da superfcie. c) Deformao do terreno A deformao do terreno na rea do vulco significa que o magma encontra-se acumulado prximo da superfcie. Os cientistas monitorizam os vulces activos e medem frequentemente a deformao do terreno que ocorre no vulco, tomando especial cuidado com a deformao acompanhada de emisses de dixido de enxofre e tremores harmnicos, sinais que tornam bastante provvel um evento eminente.

Comportamento dos vulces


Todas estas actividades podem ser um perigo potencial para o Homem. Para alm disso a actividade vulcnica muitas vezes acompanhada por sismos, guas termais, fumarolas e gisers, entre outros fenmenos. As erupes vulcnicas so frequentemente precedidas por sismos de magnitude pouco elevada. Activos, dormentes ou extintos? No existe um consenso entre os vulcanologistas para definir o que um vulco "activo". O tempo de vida de um vulco pode ir de alguns meses at alguns milhes de anos. Por exemplo, em vrios vulces na Terra ocorreram vrias erupes nos ltimos milhares de anos mas actualmente no do sinais de actividade.

Antnio Ado

57

Shiprock, eroso remanescente da garganta de um vulco extinto.

Alguns cientistas consideram um vulco activo quando est em erupo ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrncia pouco usual de pequenos sismos ou novas emisses gasosas significativas. Outros consideram um vulco activo aquele que teve erupes histricas. de salientar que o tempo histrico varia de regio para regio. Enquanto no Mediterrneo este pode ir at 3000 anos atrs, no Pacfico Noroeste dos Estados Unidos vai apenas at 300 anos atrs. Vulces dormentes so considerados aqueles que no se encontram actualmente em actividade (como foi definido acima) mas que podero mostrar sinais de perturbao e entrar de novo em erupo. Os vulces extintos so aqueles que os vulcanlogos consideram pouco provvel que entrem em erupo de novo, mas no fcil afirmar com certeza que um vulco est realmente extinto. As caldeiras tm tempo de vida que pode chegar aos milhes de anos, logo difcil determinar se um ir voltar ou no a entrar em erupo, pois estas podem estar dormentes por vrios milhares de anos.

Rochas magmticas Diversidade das rochas magmticas


As rochas magmticas podem classificar-se em plutnicas e vulcnicas, atendendo profundidade a que consolidam os magmas que lhes do origem. As rochas plutnicas, como o granito, o gabro ou o diorito, resultam da consolidao lenta do magma em profundidade, enquanto as rochas vulcnicas, como o basalto, o rilito ou o andesito, resultam da consolidao do material magmtico superfcie ou muito prximo dela. A natureza dos magmas e as diferentes condies de consolidao das rochas influenciam as caractersticas que apresentam, nomeadamente a cor, a textura e a composio qumica e mineralgica. Tal como o nome indica, estas rochas forma-se a partir da cristalizao de um magma, podendo tambm ser designadas por gneas.

Textura
Refere-se forma, arranjo e distribuio dos minerais na rocha. Nas rochas magmticas est relacionada com a profundidade e rapidez da solidificao. Quando as rochas solidificam

Antnio Ado

58

superfcie no formam cristais textura afantica - sendo impossvel a identificao de minerais a olho nu, e se a solidificao for muito rpida chegam formam-se vidros vulcnicos textura vtrea - sem minerais. Existem rochas que se formam em profundidades intermdias ou superfcie nas quais se observam cristais mais desenvolvidos, fenocristais, dispersos numa matriz com textura afantica. Diz-se que estas rochas apresentam textura porfrica. Quando solidificam em profundidade a solidificao mais lenta, h tempo para a formao de cristais, que so visveis a olho nu textura fanertica - e por vezes de grandes dimenses textura pegmattica. As rochas fanerticas podem ser granulares quando o tamanho e forma dos gros so semelhantes e apresentam distribuio uniforme ou porfirides quando no seio de minerais mais pequenos matriz se desenvolvem minerais de grandes dimenses prfiros.

TEXTURA GRANULAR. Os minerais apresentam sensivelmente as mesmas dimenses

TEXTURA PORFIRIDE No seio de uma massa mais fina ocorrem cristais bem desenvolvidos

TEXTURA PEGMATTICA Os minerais da rocha apresentam-se em cristais de grandes dimenses

TEXTURA APLTICA Os minerais apresentam-se em pequenos gros quase invisveis vista desarmada

Minerais das Rochas Magmticas


Os minerais mais comuns nas rochas magmticas so: quartzo, feldspatos e plagioclases, feldspatides (nefelina, leucite), micas (moscovite, biotite), piroxenas, anfbolas e olivina. Estes podem ser em cada caso essenciais, ou seja, so os que caracterizam a rocha que os contm, ou podem ser minerais acessrios, que existindo numa rocha no afectam as caractersticas da mesma.

Quadro classificativo das principais rochas magmticas em funo dos minerais presentes:
Antnio Ado
59

Rochas Magmticas

Principais Minerais

PLUTNICAS VULCNICAS

Quartzo

Feldspato potssico

Feldspato Calcosdico

Moscovite

Biotite

Anfbola

Piroxena

Olivina

GRANITO RILITO SIENITO TRAQUITO DIORITO ANDESITO GABRO BASALTO

minerais abundantes (essenciais) minerais pouco abundantes (acessrios) minerais raros (acessrios)

Cor das Rochas Magmticas


Para a classificao das rochas magmticas, faz-se a distino entre minerais mais claros, denominados de flsicos (quartzo, feldspatos) e minerais mais escuros, designados de mficos (biotite, piroxenas, anfbolas e olivinas). As propores relativas entre estes dois tipos de minerais, permitem classificar as rochas em:
Rochas Leucocratas Rochas Mesocratas Rochas Melanocratas De cor clara, ricas em minerais flsicos e portanto, pobres em mficos. Ex. Granito, Rilito, Sienito, Traquito. De cor intermdia, com propores aproximadas dos dois tipos de minerais. Ex. Diorito, Andesito. De cor escura, ricas Ex. Gabro, Dolerito, Basalto. em minerais mficos.

COMPOSIO

QUMICA

MINERALGICA

A caracterizao das rochas quanto sua composio qumica depende, obviamente, dos minerais que as constituem, ou seja, da sua composio mineralgica. Essa caracterizao feita, sobretudo,
Antnio Ado
60

atendendo percentagem de slica existente nas rochas. Uma vez que os minerais ricos em slica, como o quartzo, so claros, possvel associar a cada composio-tipo uma cor especfica.

Para a classificao em amostra de mo utilizam-se quadros como o da figura seguinte:


Principais minerais

Textura

Antnio Ado

61

Antnio Ado

62

Tema 4 Geodinmica interna Metamorfismo


O metamorfismo e o conjunto de reaces no estado slido que afectam uma rocha submetida a condices de presso e temperatura diferentes as de sua origem. Quando a troca tem lugar em condies de composio (entrada de fluidos), recebe o nome de metassomatismo.

1. Ambiente metamorfico
As rochas preexistentes, quando sujeitas a um ambiente diferente daquele em que foram formadas sofrem alteraes que restabelecem o equilbrio com o novo ambiente. Por exemplo, qualquer rocha, quando deslocada para regies profundas, pode ser mais ou menos alterada a nvel da composio mineralgica e/ou textura, sem que ocorra fuso. Este processo designa-se por metamorfismo e situa-se no meio-termo entre a diagnese e o magmatismo.

Este fenmeno ocorre em locais com caractersticas termodinmicas (temperatura e presso) especficas caracterizando o ambiente metamrfico, designando-se como metamrficas as rochas que assim se formam.

2. Factores de metamorfismo
Existem quatro tipos de factores de metamorfismo que, conjugando-se com diferentes graus de intensidade nos diversos locais da Terra, conduzem formao de uma grande variedade de rochas metamrficas:

a. Presso/Tenso: a tenso a fora exercida por unidade de rea, podendo no interior da Terra existir
tenses litostticas e no litostticas.

Antnio Ado

63

A tenso litosttica ou confinante resulta do peso das rochas suprajacentes, sendo aplicada igualmente em todas as direces e provocando a reduo do volume e o aumento da densidade das rochas, pela reduo do espao entre as partculas que constituem os minerais. A tenso no litosttica ou dirigida a presso resultante dos movimentos tectnicos. Essas foras, de natureza compressiva, distensiva (ou de traco) ou de cisalhamento, provocam a deformao das rochas e o alinhamento dos minerais ou foliao.

Calor/Temperatura: com o aumento da profundidade, as rochas vo sofrendo a influncia do calor interno da Terra, do calor resultante da presso litosttica ou do calor resultante da proximidade de uma intruso magmtica. Por aco do calor, certos minerais ficam instveis e reagem com outros minerais, ficando os elementos da sua rede cristalina dispostos segundo novos arranjos cristalinos. Este processo de recristalizao (figura) permite a formao de novos minerais mais estveis nas novas condies de temperatura, tenso e fluidos envolventes. Caso se ultrapasse o ponto de fuso das rochas a determinada profundidade, tenso ou temperatura, as rochas comeam a fundir, iniciando-se a transio do metamorfismo para o magmatismo.

b.

Fluidos de circulao: as alteraes metamrficas que ocorrem quando as temperaturas e a presso se elevam so muito facilitadas se estiverem presentes fluidos de circulao. Estes fluidos, ao reagirem com os minerais constituintes da rocha, podem dar origem a minerais de composio diferente, por remoo ou introduo de determinados componentes qumicos, provocando alteraes

Antnio Ado

64

importantes ao nvel da composio qumica e mineralgica da rocha inicial. Os fluidos de circulao podem ser libertados por magmas ou ter origem na desidratao de certas rochas durante o processo de metamorfizao. c. Tempo: todos os fenmenos relacionados com o metamorfismo ocorrem ao longo de grandes perodos de tempo.

3. Tipos de metamorfismo
Os diferentes tipos de metamorfismo definem-se em funo da intensidade relativa dos factores de metamorfismo e da extenso da rea atingida.

Metamorfismo de contacto

Neste tipo de metamorfismo os factores determinantes so o calor e a circulao de fluidos. O metamorfismo de contacto localiza-se a baixas profundidades numa zona de contacto com uma intruso magmtica, que aquece e liberta fluidos para as rochas encaixantes. Estas rochas comeam a ser metamorfizadas ao longo de uma zona envolvente designada por aurola de metamorfismo ou metamrfica. A extenso desta zona depende da susceptibilidade da rocha metamorfizada, bem como da dimenso e temperatura da intruso. O grau de metamorfismo diminui com o aumento da distncia intruso magmtica. Como a tenso tem, neste tipo de metamorfismo, um papel pouco importante as rochas originadas no apresentam foliao. Os fluidos que se libertam na zona de contacto circulam nas rochas encaixantes e no prprio corpo magmtico, promovendo reaces qumicas que levam formao de novos minerais.

Antnio Ado

65

As rochas conhecidas como corneanas resultam da alterao das rochas encaixantes, que esto em contacto directo com o magma da intruso. Os quartzitos e o mrmore so exemplos de outras rochas formadas sobre influncia do calor das intruses, respectivamente, a partir da recristalizao de arenitos e calcrio.

Metamorfismo regional

A maior parte das rochas metamrficas que fazem parte da crusta terrestre resulta, geralmente, de metamorfismo regional. Este tipo de metamorfismo actua em extensas reas a profundidades de temperatura e tenses elevadas, geralmente associadas a fenmenos tectnicos que ocorrem nos limites convergentes de placas, relacionando-se com processos orognicos. Nestes limites o aumento de espessura da crusta responsvel pelas elevadas presses litostticas e altas temperaturas no seu interior, enquanto a compresso tectnica devida convergncia de placas que gera tenses no litostticas ou dirigidas. O xisto e o gnaisse so bons exemplos de rochas formadas sob estas condies, e apresentam foliao, pois a presso no litosttica um dos factores determinantes neste tipo de metamorfismo. No limiar do metamorfismo define-se um domnio de transio para o magmatismo o ultrametamorfismo -, em que se originam rochas com uma parte clara que chegou a fundir e outra parte escura, metamrfica, formada por minerais de ponto de fuso mais alto que resistiram a fuso.

O conhecimento dos intervalos de presso e temperatura em que produzem estas reaoes de transformaes tem permitido estabelecer a fcies metamrfica (conjunto de rochas metamrficas recristalizadas em um mesmo intervalo de presso e temperatura).

As fcies metamrficas pedem se agrupar em: Fcies de alta presso: aumento da presso mantendo as temperaturas baixas. Caractersticas de zonas de coliso continental recente, ou do risma de acresso nas zonas de subduo. Facies de xistos azuis e eclogitas.

Antnio Ado

66

Fcies de alta temperatura: aumento da temperatura e mantem baixa a presso. Caractersticas das zonas prximas a uma intruso plutnica (metamorfismo de contacto). Facies de Corneanas (epidticas, hornblndicas piroxnicas, e sanidnicas, segndo aumentamos a temperatura) Fcies intermedias: aumento simultneo de presso e temperatura. Caractersticas do metamorfsmo regional. Fcies de Zeolitas, Prehnita-Pumpellita, xistos verdes, Anfibolitas, e Granulitas.

4. Diversidade e classificao das rochas metamrficas


Textura
As rochas metamrficas classificam-se com base na sua textura, pois a composio qumica e mineralgica no so relevantes para a sua classificao. Assim, determina-se que em termos texturais existem dois tipos principais de rochas metamrficas: rochas foliadas e rochas no foliadas. A foliao consequncia da aco das tenses dirigidas no metamorfismo regional, e pode estar relacionada com a presena de certos minerais com hbito tabular/lamelar, como as micas. Estas, sob aco de tenses dirigidas (no litostticas), tendem a ficar orientadas numa posio perpendicular da tenso que afectou a rocha. Tipos de rochas foliadas so as ardsias, filitos, xistos e gnaisses por esta ordem crescente de grau de metamorfismo. A foliao da rocha pode ser muito evidente ou mais subtil, sendo necessria, por vezes, uma observao ao microscpio petrogrfico para determinar o tipo de textura com maior preciso.

Tipos de foliao
Clivagem frequente em rochas de baixo grau de metamorfismo. A clivagem pode ser reconhecida em rochas metamrficas como as ardsias e os filitos. Os processos metamrficos provocam a orientao paralela dos minerais lamelares, como a moscovite e os minerais de argila. Este tipo de estrutura conduz ao

Antnio Ado

67

aparecimento de planos de clivagem favorveis existncia de fissilidade (facilidade de a rocha se dividir em lminas). O filito possui ainda um brilho sedoso/lustroso nas superfcies de foliao, resultante da presena de minerais micceos. Xistosidade frequente em rochas de mdio grau de metamorfismo. Ocorre um maior desenvolvimento dos cristais devido ao aumento do grau, nomeadamente de micas, quartzo e feldspatos. Estes minerais so, por isso, mais facilmente distinguidos vista desarmada. A xistosidade uma forma de foliao desenvolvida pela orientao paralela de minerais tabulares e lamelares em rochas metamrficas de gro grosseiro, como os micaxistos, que j apresentam menor fissilidade que a ardsia e o filito. Bandado gnissico frequente em rochas de alto grau de metamorfismo. um tipo de foliao gerada por diferenciao em bandas alternadas de minerais escuros e claros por efeito de tenses dirigidas. O bandado forma-se devido aos intensos fenmenos de recristalizao, nomeadamente de minerais no lamelares, como o quartzo e o feldspato, que se vo separando de outros como a biotite e as anfbolas, formando-se bandas alternadas destes minerais que lhe conferem o bandado caracterstico. Este tipo de foliao pode ser identificado em rochas como a gnaisse.

Outro tipo de textura a textura no foliada, ou granoblstica. Rochas como o quartzito, o mrmore e as corneanas apresentam textura granoblstica e por vezes ao resultado de processos metamrficos relacionados com o metamorfismo de contacto.

Antnio Ado

68

Mineralogia das rochas metamrficas

Existem minerais, como a calcite e o feldspato, que so estveis em vrias condies de presso e temperatura, sendo comuns nas rochas metamrficas, sedimentares ou magmticas. Existem no entanto minerais, como a andaluzite a silimanite, que so polimorfos de frmula (Al2SiO2), exclusivos das rochas metamrficas, que se formam apenas dentro de certos valores de presso e temperatura pelo que a sua presena numa rocha permite inferir as condies em que ela se formou minerais-ndice, que funcionam comopaleotermmetros e paelobarmetros. Outros minerais exclusivos das rochas metamrficas so a estaurolite, epdoto, granada, cordierite, clorite,

O aumento progressivo das condies de presso e temperatura relaciona-se com diferentes graus de metamorfismo de baixo grau, grau intermdio e de alto grau que so acompanhados pelo aumento da intensidade dos fenmenos de recristalizao e pelo aparecimento de certos tipos de minerais-ndice. Uma dada rocha original pode assim originar diferentes tipos de rochas metamrficas, conforme as condies e o grau de metamorfismo a que sujeita. As diferentes zonas metamrficas so delimitadas por superfcies de igual grau de metamorfismo, chamadas isgradas, sendo definidas pelos pontos onde ocorrem pela primeira vez determinados minerais-ndice.

Antnio Ado

69

Quanto maior o grau de metamorfismo, maior a diferena entre as rochas finais e as que lhe deram origem, de modo que um gnaisse, por exemplo, pode derivar de rochas to diferentes como argilitos, arenitos ou granitos.

Rochas metamrficas

Antnio Ado

70

Antnio Ado

71

Antnio Ado

72

Antnio Ado

73

Tema 5 tectonica de placas

Antnio Ado

74

1. Tectnica de placas
1.1. A deriva dos continentes de Alfred Wegner
Argumentos a favor da deriva dos continentes

2. Movimento dos continentes


2.1. 2.2. Movimento dos continentes a luz da teoria da tectnica de placas Placas litosfericas

O princpio chave da tectnica de placas a existncia de uma litosfera constituda por placas tectnicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectnicas se movimentem em diferentes direces. As placas contactam umas com as outras ao longo dos limites de placa, estando estes comummente associados a eventos geolgicos como terramotos e a criao de elementos topogrficos como cadeias montanhosas, vulces e fossas ocenicas. A maioria dos vulces activos do mundo situa-se ao longo dos limites de placas, sendo a zona do Crculo de Fogo do Pacfico a mais conhecida e activa. Estes limites so apresentados em detalhe mais adiante. As placas tectnicas podem incluir crusta continental ou crusta ocenica, sendo que, tipicamente, uma placa contm os dois tipos. Por exemplo, a placa Africana inclui o continente africano e parte dos fundos marinhos do Atlntico e do ndico. A parte das placas tectnicas que comum a todas elas, a camada slida superior do manto que se situa sob as crustas continental e ocenica, constituindo conjuntamente com a crusta a litosfera. A distino entre crusta continental e crusta ocenica baseia-se na diferena de densidades dos materiais que constituem cada uma delas; a crusta ocenica mais densa devido s diferentes propores dos elementos constituintes, em particular do silcio. A crusta ocenica mais pobre em slica e mais rica em minerais mficos (geralmente mais densos), enquanto a crusta continental apresenta maior percentagem de minerais flsicos (em geral menos densos).

2.3.

Limite das placas litosfericas

So trs os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente s outras, aos quais esto associados diferentes tipos de fenmenos de superfcie:

Antnio Ado

75

Os trs tipos de limites de placas. Limites transformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais

precisamente roam uma na outra, ao longo de falhas transformantes. O movimento relativo das duas placas pode ser direito ou esquerdo, consoante se efectue para a direita ou para a esquerda de um observador colocado num dos lados da falha.

O movimento lateral esquerdo ou direito entre duas placas ao longo de uma falha transformante pode produzir efeitos facilmente observveis superfcie. Devido frico, as placas no podem pura e simplesmente deslizar uma pela outra. Em vez disso, a tenso acumula-se em ambas placas e quando atinge um nvel tal, em qualquer um dos lados da falha, que excede a fora de atrito entre as placas, a energia potencial acumulada libertada sob a forma de movimento ao longo da falha. As quantidades macias de energia libertadas neste processo so causa de terramotos, um fenmeno comum ao longo de limites transformantes.

Limites divergentes ou construtivos ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.

Nos limites divergentes, duas placas afastam-se uma da outra sendo o espao produzido por este afastamento preenchido com novo material crustal, de origem magmtica. A origem de novos limites divergentes por alguns associados com os chamados pontos quentes. Nestes locais, clulas de conveco de grandes dimenses transportam grandes quantidades de material astenosfrico quente at prximo da superfcie e pensa-se que a sua energia cintica poder ser suficiente para produzir a fracturao da litosfera. O ponto quente que ter dado incio formao da dorsal mesoatlntica situa-se actualmente sob a Islndia; esta dorsal encontra-se em expanso velocidade de vrios centmetros por sculo.

Limites convergentes ou destrutivos (tambm designados por margens activas) ocorrem quando duas placas se movem uma em direco outra, formando uma zona de subduco (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).

Antnio Ado

76

A natureza de um limite convergente depende do tipo de litosfera que constitui as placas em presena. Quando a coliso ocorre entre uma densa placa ocenica e uma placa continental de menor densidade, geralmente a placa ocenica mergulha sob a placa continental, formando uma zona de subduco. superfcie, a expresso topogrfica deste tipo de coliso muitas vezes uma fossa, no lado ocenico e uma cadeia montanhosa do lado continental.

Ocenico / Continental

Um exemplo deste tipo de coliso entre placas a rea ao longo da costa ocidental da Amrica do Sul onde a placa de Nazca, ocenica, mergulha sob a placa Sul-americana, continental. medida que a placa subductada mergulha no manto, a sua temperatura aumenta provocando a libertao dos compostos volteis presentes (sobretudo vapor de gua). medida que esta gua atravessa o manto da placa sobrejacente, a temperatura de fuso desta baixa, resultando na formao de magma com grande quantidade de gases dissolvidos. Este magma pode chegar superfcie na forma de erupes vulcnicas, formando longas cadeias de vulces para l da plataforma continental e paralelamente a ela.

Onde a coliso se d entre duas placas continentais, ou elas se fragmentam e se comprimem mutuamente ou uma mergulha sob a outra ou (potencialmente) sobrepe-se outra. O efeito mais dramtico deste tipo de limite pode ser visto na margem norte da placa Indiana. Parte desta placa est a ser empurrada por baixo da placa Euroasitica, provocando o levantamento desta ltima, tendo j dado origem formao dos Himalaias e do planalto do Tibete. Causou ainda a deformao de partes do continente asitico a este e oeste da zona de coliso.

Continental / Continental

Quando h convergncia de duas placas de crusta ocenica, tipicamente ocorre a formao de um arco insular, medida que uma placa mergulha sob a outra. O arco formado a partir de vulces que eruptam atravs da placa sobrejacente medida que se d a fuso da placa mergulhante. A forma de arco aparece devido esfericidade da superfcie terrestre. Ocorre ainda a formao de uma profunda fossa submarina em frente a estes arcos, na zona em que o bloco descendente se inclina para baixo. Bons exemplos deste tipo de convergncia de placas so as ilhas do Japo e as Ilhas Aleutas, no Alasca.

Antnio Ado

77

Ocenico / Ocenico

2.4.

Mecanismo do movimento das placas

As placas movem-se graas fraqueza relativa da astenosfera. Pensa-se que a fonte da energia necessria para produzir este movimento seja a dissipao de calor a partir do manto.

Correntes de convico

2.5. 2.6.

Formao e desaparecimento dos oceanos Orogenia segundo a tectnica de placas

A orognese ou orogenia o conjunto de processos que levam formao ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinao dos dois), ou seja, pela deformao compressiva da litosfera continental. A orogenia pode ser convergente, quando h coliso de placas, ou divergente, quando ocorre separao das mesmas. A orognese convergente traz como consequncia a formao de dobramentos, cordilheiras ou fossas. Sua rea de atuao marcada pela ocorrncia frequente de sismos e pela presena abundante de vulces. J a orognese divergente responsvel pela formao das dorsais, que (em linguagem no tcnica) so "cordilheiras submarinas" cujos picos formam ilhas que em sua maioria apresentam intensa atividade vulcnica.

Tipos de orognese e de orgenos


A orognese produz-se sempre em bordas convergentes de placa, ou seja, nas regies contguas ao limite entre duas placas litosfricas cujos deslocamentos convergem.

Formao de um arco de ilhas por subduco sob litosfera ocenica.

Antnio Ado

78

Formao de uma cordilheira marginal por subduco sob a borda continental.

1. Orognese trmica ou ortotectnica - produz-se quando uma placa por subduco se coloca por baixo de outra. Se chama orognese trmica pela importncia dos fenmenos magmticos, incluidos os vulcnicos, que se pem em marcha como consequncia da frico entre placas no plano de Benioff. O adjectivo ortotectnica alude ao predomnio dos deslocamentos verticais, dos quais os horizontais so subsidirios. A litosfera que apresenta subduco invariavelmente do tipo ocenico e arrasta e deforma os materiais acumulados num geossinclinal, os quais tambm a apresentam em parte com a litosfera ocenica, injectando no manto gua, carbonatos e outros materiais que contribuem para manter o seu estado relativamente fluido. No limite entre as duas placas encontrarse- normalmente uma fossa ocenica. Na outra placa a litosfera pode ser inicialmente ocenica ou directamente continental, e disso dependem as duas modalidades de orgenos trmicos: Arcos de ilhas. So arquiplagos em arco rodeados pelo lado convexo por uma fossa que marca o limite entre as duas placas. So formados por ilhas vulcnicas. As Antilhas, as Aleutas ou arco da Insulndia so exemplos ntidos desta estrutura. Por detrs do arco, na face cncava, a prpria subduco pode desencadear processos geradores de litosfera ocenica, ampliando a bacia continental. Essa extenso alm-arco observa-se por exemplo no Mar do Japo. Cordilheiras marginais. A subduco pode arrancar quando a compresso rompe a litosfera ocenica junto borda de um continente, pondo em marcha uma convergncia e uma subduco que levantam uma cordilheira na borda continental. O caso mais tpico aparece representado agora pelos Andes. As costas da Amrica do Sul aparecem bordejadas, sendo contguas placa de Nazca, por uma extensa fossa ocenica, a fossa do Peru.

Levantamento de um orgeno por coliso continental; embora na realidade a placa que inicialmente subduz a que acaba cavalgando sobre a outra. 1. Orognese mecnica ou paratectnica. Ocorre quando o movimento convergente de duas placas tectnicas arrasta um fragmento continental contra outro. As foras e movimentos predominantes so horizontais (patatectnicos) e de origem propriamente tectnica (mecnica), com muito pequena participao de processos especificamente vulcnicos ou, mais geralmente, magmticos. Chama-se orgenos de coliso aos que se formam por este mecanismo. Para que a coliso possa chegar a produzir-se preciso primeiro que a subduco absorva a bacia ocenica entre dois continentes, o que implica que haja sempre uma fase de orognese trmica antes de se produzir a coliso. A orognese de tipo mecnico produziu o relevo mais importante do planeta, o formado pelo Himalaia

Antnio Ado

79

e o Planalto Tibetano, que se levantaram pelo choque do subcontinente indiano, depois de se ter separado da frica Oriental, com o continente eurasitico.

2.7.

Deformao das rochas

O dinamismo interno da Terra pode manifestar-se atravs de deformao nas rochas designada por tenses que afectam a sua forma e/ou volume. A tenso a fora exercida por unidade de rea. Estas tenses podem ser compressivas, distensivas, ou de cisalhamento. As tenses compressivas esto associadas a foras convergentes; as tenses distensivas esto associadas a foras divergentes; e, por fim, as tenses de cisalhamento esto associadas a movimentos paralelos das rochas em sentidos contrrios.

Resposta tenso O comportamento dos materiais quando esto sujeitos a estados de tenso pode ser: Comportamento elstico reversvel, o material deforma mas, quando a tenso cessa, recupera a sua forma/volume iniciais e verifica-se quando a fora aplicada sobre a rocha no ultrapassou o seu limite de elasticidade; Comportamento plstico permanente, o material fica deformado sem rotura e verifica-se quando a fora aplicada sobre a rocha superior ao seu limite de elasticidade e inferior ao limite de plasticidade.

Antnio Ado

80

Comportamento dos materiais Os materiais, quando sujeitos a tenses, apresentam diferentes comportamentos de natureza frgil e de natureza dctil. Uma mesma rocha, sujeita a condies de presso e temperatura distintas, pode apresentar comportamentos diferenciados. Os limites tectnicos so zonas onde existem grandes presses e, portanto, os materiais sofrem alteraes. Com o aumento da temperatura, o limite de elasticidade dos materiais aumenta, tornando-se mais dcteis. A temperatura superior em profundidade, pelo que os materiais nestas circunstncias so mais plsticos do que superfcie. superfcie, tanto a presso como a temperatura so menores, pelo o que os materiais geolgicos apresentam um comportamento elstico, seguido de ruptura. Diz-se que a deformao ocorre em regime frgil. Os regimes dcteis e frgeis esto associados, respectivamente, a dobras e falhas.

Falhas
As falhas so deformaes associadas a comportamentos frgeis do material geolgico. Correspondem a superfcies de fractura, ao longo das quais ocorreram movimentos relativos entre os dois blocos que separam. Surgem quando o limite de plasticidade das rochas ultrapassado e esto, muitas vezes, associadas a sismos.

Antnio Ado

81

Plano de falha superfcie de fractura ao longo da qual ocorreu o movimento dos blocos; Tecto (bloco superior) bloco que se encontra acima do plano de falha; Muro (bloco inferior) bloco que est situado abaixo do plano de falha; Rejecto distncia do deslocamento relativo entre os dois blocos da falha; Inclinao da falha ngulo definido entre o plano da falha e um plano horizontal; Direco da falha alinhamento horizontal do plano de falha.

Antnio Ado

82

Tipos de falhas
De acordo com o movimento relativo entre os dois blocos da falha (tecto e muro), as falhas podem ser classificadas como normais, inversas e de desligamento. Falha normal Tecto desloca-se para baixo relativamente ao muro (ngulo obtuso entre o plano de falha e o plano horizontal). Este tipo de estrutura resulta da actuao de tenses distensivas; Falha inversa Tecto desloca-se para cima relativamente ao muro (ngulo agudo entre o plano de falha e o plano horizontal; Falha de desligamento O movimento pode ser lateral direito ou lateral esquerdo, se o bloco no lugar oposto da falha, relativamente ao observador, se desloca para a direita ou para a esquerda.

As falhas podem surgir associadas e com configuraes geogrficas designadas por fossas tectnicas ou grabens e macios tectnicos ou horsts.

Os grabens so blocos rebaixados, geralmente com um comprimento maior que a largura, e delimitados por sistemas de falhas convergentes para o interior. Os horsts so blocos tambm de forma linear, delimitados por falhas divergentes para o interior, e que exibem, com frequncia, uma altitude maior que as reas contguas que so muitas vezes constitudas por grabens.

Dobras

Antnio Ado

83

As dobras so deformaes associadas a comportamentos dcteis das rochas, em regimes compressivos. Correspondem a encurvamentos de camadas anteriormente planas. As dobras ocorrem dentro do limite de plasticidade das rochas. Tal como nas falhas, possvel descrever as dobras tendo em conta certos elementos caracterizadores da sua geometria.

Zona de charneira zonas que contm os pontos de mxima curvatura da superfcie dobrada; Flancos regio plana da dobra situada de um e do outro lado da zona de charneira; Eixo da dobra linha imaginria que deslocada paralelamente a si prpria gera a superfcie dobrada; Plano axial plano que intersecta as charneiras dos diferentes estratos da dobra. No caso das dobras simtricas, corresponde ao plano de simetria da dobra. Para alm das muitas classificaes possveis, as dobras podem ser classificadas quanto disposio espacial dos seus elementos ou quanto idade relativa dos materiais rochosos que integram a dobra. Classificao das dobras segundo a disposio espacial dos elementos Antiforma convexidade da dobra orientada para cima; Sinforma convexidade da dobra orientada para baixo; Dobras neutras convexidade orientada na horizontal.

Antnio Ado

84

Classificao das dobras segundo a idade relativa dos estratos


Anticlinal rochas mais antigas ocupando a parte central da dobra;

Sinclinal rochas mais recentes ocupando a parte central da dobra.

Antnio Ado

85

Deformao das rochas - Falhas e Dobras


As rochas sedimentares e magmticas quando submetidas a condies de presso e temperatura diferentes das que presidiram sua gnese, podem sofrer deformao. Assim, origina-se uma alterao das rochas pela aco de foras de tenso exercidas sobre o material rochoso, com origem na mobilidade da litosfera e no peso de camadas suprajacentes. De acordo com a Teoria da Tectnica de Placas, a litosfera encontra-se fracturada em placas, podendo estas convergir, divergir ou deslizar entre si estando as rochas que as compem sujeitas assim, a fortes estados de tenso. A tenso a fora exercida por unidade de rea. Em resposta a um estado de tenso as rochas deformam-se, podendo ocorrer a alterao de volume ou alterao da forma das rochas ou, como comum, alterar simultaneamente os seus volumes e forma. As deformaes mais comuns apresentam-se sob o aspecto de dobras e falhas. As rochas esto sujeitas a vrios tipos de tenses tenso de compresso, tenso de distenso (ou tenso de toro) e tenso de cisalhamento.

Os materiais rochosos podem apresentar diversos tipos de deformaes em resposta s tenses que suportam. Assim, as deformaes podem ser elsticas, plsticas ou deformaes por ruptura.

As deformaes elsticas so proporcionais ao esforo aplicado e so deformaes reversveis, ou seja, quando a fora de tenso que provocou a deformao elstica retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial. Um exemplo de deformao elstica a sofrida por uma mola ou elstico quando sujeito a tenses.

Quando o limite de elasticidade das rochas ultrapassado, estas entram em ruptura ou passam a sofrer

Antnio Ado

86

deformaes plsticas, que so irreversveis, ficando o material rochoso permanentemente deformado. So deformaes contnuas, no se verificando descontinuidade entre as partes contguas do material deformado, tal como acontece nas dobras.

Se o limite de plasticidade das rochas for ultrapassado, estas passam a sofrer deformaes por ruptura. As deformaes por ruptura so irreversveis e descontnuas, pois no se verifica continuidade entre as partes contguas do material rochoso formado, tal como acontece nas falhas. Um exemplo de deformao por ruptura acontece, por exemplo, com o pau de giz quando sujeito a tenso.

O tipo de comportamento que as rochas apresentam, quando esto sob o efeito de tenses, pode ser frgil - quando entram em ruptura, originando falhas - ou dctil - quando dificilmente entram em ruptura e experimentam deformaes permanentes, originando dobras.

Antnio Ado

87

De uma forma geral, o comportamento das rochas face s tenses um comportamento frgil, pois o material rochoso pouco plstico, entrando facilmente em ruptura, principalmente quando se encontra prximo da

superfcie. O comportamento das rochas pode tornar-se dctil se expostas a temperaturas e presses elevadas em zonas mais profundas. Em situaes extremas de presso e temperatura, o material rochoso comporta-se de forma semelhante a fluidos muito viscosos. O comportamento que as rochas apresentam influenciado pelas condies em que as deformaes se processam (tipo de tenso, temperatura, contedo em fluidos, tempo de actuao da tenso e composio e estrutura das rochas): - A tenso que actua sobre as rochas pode ser confinante (litosttica) ou dirigida (no litosttica). A tenso confinante resulta do peso das camadas suprajacentes e aumenta a ductibilidade da rocha, tornando-a mais resistente ruptura. A tenso dirigida ocorre quando um corpo est sujeito a foras de intensidade diferente em diversas direces. - O aumento da temperatura aumenta a plasticidade das rochas. Como a temperatura aumenta com a profundidade, tal como a presso, as rochas mais profundas manifestam um comportamento mais dctil. - As rochas com um maior contedo em fluidos apresentam uma maior plasticidade. - O tempo de actuao das foras sobre as rochas pode, em princpio, aumentar a sua plasticidade se for longo. - Alguns aspectos estruturais das rochas podem aumentar a sua plasticidade, como, por exemplo, a xistosidade (termo que ser explicado posteriormente). Os mecanismos de deformao das rochas esto associados, normalmente, a diferentes tipos de limites tectnicos.

Antnio Ado

88

No limite tectnico convergente, actua uma tenso de compresso, que altera o volume das rochas, reduzindo-o. Neste caso, se o comportamento da rocha for frgil, origina-se uma falha compressiva; se o comportamento for dctil, forma-se uma dobra. No limite tectnico divergente, actua uma tenso de distenso ou de toro, que altera a forma da rocha, alongando-a ou fracturando-a. Se o comportamento da rocha for frgil, forma-se uma falha distensiva; se o comportamento for dctil ocorre estiramento. No limite tectnico transformante, actua uma tenso de cisalhamento, que provoca movimentos paralelos em sentidos opostos. Ocorre quando a rocha fracturada em finas camadas, que deslizam umas em relao s outras.

de realar que o comportamento frgil ou dctil de uma determinada rocha depende das condies ambientais, nomeadamente das condies de presso e temperatura. A mesma rocha pode ser frgil a pequena profundidade e dctil a grande profundidade. Por exemplo, o vidro, quando aquecido, torna-se moldvel, isto , adquire um comportamento dctil. Estruturas geolgicas originadas por deformao: Dobras e Falhas Falha: Deformao descontnua que ocorre quando o limite de plasticidade do material rochoso ultrapassado, Antnio Ado
89

verificando-se a fractura das rochas, acompanhada pelo deslocamento dos blocos fracturados um em relao ao outro. Resultam de tenses compressivas, distensivas ou de cisalhamento quando as rochas manifestam um comportamento frgil. Numa falha h a considerar os seguintes elementos: - Plano de falha, que uma superfcie no necessariamente plana, definida pela fractura e pelo movimento dos blocos. A sua inclinao pode variar entre 0o e 90o. Quando o plano, devido deslocao dos blocos, se apresenta polido, denomina-se espelho de falha. - Lbios de falha, que so os dois blocos deslocados. Os lbios de falha diferenciam-se, segundo o seu movimento relativo, em lbio superior ou levantado (fica a um nvel superior) e lbio inferior ou descado (fica a um nvel inferior). - Tecto, corresponde ao bloco que se situa acima do plano de falha. - Muro, corresponde ao bloco que se situa abaixo do plano de falha. - Rejecto ou rejeio da falha, que a menor distncia entre dois pontos que estavam juntos antes da fractura e do deslocamento. - Linha de falha, que a interaco do plano de falha com a superfcie do terreno ou com qualquer um dos estratos. - Escarpa de falha, corresponde ao ressalto topogrfico produzido pela falha, ou seja, a superfcie elevada produzida pela ruptura e deslocao dos blocos de falha.

Antnio Ado

90

Os principais tipos de falha, de acordo com a inclinao do plano de falha e com o movimento dos lbios, so: - Falha inversa ou compressiva, tambm designada falha de compresso ou cavalgante. Forma-se, normalmente, quando o material rochoso est sujeito a uma tenso compressiva, como acontece em zonas de coliso de placas tectnicas. Neste tipo de falha, o bloco descado situa-se por baixo do plano da falha. Os lbios da falha formam entre si um ngulo agudo.

- Falha normal ou distensiva, que se forma, normalmente, quando o material rochoso est sujeito a uma tenso distensiva, como acontece em zonas de separao de placas tectnicas, continentais ou ocenicas. Neste tipo de falha, um dos lbios (tecto) apresenta-se descado relativamente ao outro (muro), formando entre si um ngulo obtuso. O plano da falha prolonga-se por baixo do bloco descado.

- Falha de desligamento, tambm denominada falha deslizante ou de deslizamento. Formam-se, geralmente, quando o material rochoso est sujeito a uma tenso de cisalhamento. So frequentes em certas zonas ocenicas das placas litosfricas, como o caso das falhas transformantes que podem ser responsveis pelo desligamento

Antnio Ado

91

verificado nos riftes. Neste tipo de falha, os blocos sofrem movimentos horizontais e paralelos direco do plano de falha (deslizamentos).

Antnio Ado

92

A posio das falhas no espao pode definir-se de acordo com a direco e a inclinao do plano de falha. A direco da falha dada pelo ngulo formado por uma linha horizontal do plano de falha com a linha N-S geogrfica. A inclinao determinada pelo ngulo formado entre o plano de falha e uma superfcie horizontal. As falhas podem surgir associadas e com configuraes geogrficas denominadas por fossas tectnicas ou grabens e macios tectnicos ou horsts.

Quando a depresso ocupa uma extensa superfcie, designa-se bacia de afundimento. Entre as falhas clebres figura a de Santo Andr na Califrnia, com a qual se relacionam os sismos ocorridos nessa regio. Fossas dispostas em escadaria originaram a fossa tectnica do Vale do Reno, assim como o Mar Vermelho, o Mar Morto e as depresses do Vale do Rifte da frica Oriental. Em Portugal Continental, so significativas, entre outras, as falhas de Chaves-Rgua-Lamego, Bragana-Vilaria-Longroiva e Caminha-Mono.

NOTA: Abaixo da falha sempre muro!

Antnio Ado

93

Dobra: Deformao que ocorre nas rochas e que resulta do arqueamento de camadas rochosas, inicialmente planas, com comportamento dctil, pela aco de tenses compressivas. Estas deformaes podem ser macro ou microscpicas. As dobras formam-se no interior da crusta ou do manto de forma lenta e gradual, emergindo superfcie devido aos movimentos tectnicos e eroso. Os elementos de dobra, que caracterizam a geometria das dobras, so: - os flancos, ou vertentes da dobra, pores de menor curvatura; - a charneira, que corresponde zona de convergncia das camadas de cada flanco, ou seja, a linha que une os pontos de mxima curvatura de uma dobra; - o ncleo, formado pelas camadas mais internas da dobra; - o plano ou superfcie axial, plano que contm as charneiras dos diferentes estratos dobrados, dividindo a dobra em dois flancos sensivelmente iguais: - o eixo da dobra, que corresponde ao ponto de interseco do plano axial com a charneira.

As dobras podem ser classificadas segundo a sua disposio espacial e segundo a idade das rochas que as constituem: - De acordo com a disposio espacial das dobras, estas podem ser denominadas dobras antiforma, com concavidade voltada para baixo, dobras sinforma, com concavidade voltada para cima, ou dobras neutras, cuja abertura se orienta lateralmente (com eixo vertical).

Antnio Ado

94

- De acordo com a idade das rochas que as constituem, estas podem ser designadas por rochas anticlinais, quando as rochas mais antigas se encontram no ncleo da antiforma, ou por rochas sinclinais, quando as rochas mais recentes se localizam no ncleo da sinforma.

Numa dobra, a posio das camadas rochosas no espao pode ser definida pela direco e pela inclinao das camadas. A direco da camada dada pelo ngulo formado pela directriz (definida pela interseco do plano da camada com o plano horizontal) com a direco N-S geogrfica dada pela bssola. A inclinao dos estratos,

Antnio Ado

95

correspondente ao ngulo formado pela pendente (linha de maior declive) com o plano horizontal, determinada com clinmetros.

Curiosidade: Entre as estruturas dobradas frequente distinguir formaes, originadas por eroso, denominadas

domas, em que a parte central ocupada pelos estratos mais antigos, e bacias ou cuvettes, em que a parte central ocupada pelas camadas mais recentes. Quanto simetria, as dobras, quando mantm a espessura dos estratos, denominam-se isopacas; se os estratos se encontram deformados, as dobras denominam-se anisopacas. O estudo de dobras e falhas assumem particular interessa geolgico, porque a sua caracterizao contribui, por exemplo, para a compreenso e interpretao do relevo, para compreenso da histria geolgica de uma determinada rea e para localizao de estruturas geolgicas de interessa econmico.
NOTA: Para justificar que uma dobra antiforma, sinforma ou neutra preciso referir a orientao da concavidade. Ex: a uma dobra neutra pois a concavidade encontra-se virada para o lado esquerdo.

Factores de deformao

Antnio Ado

96

Tipos de deformao

Dobra
Dobras so estruturas cujas superfcies primrias de referncia ficaram abauladas, curvadas ou alteradas sem perca de continuidade.

H vrios tipos de dobras. De acordo com a geometria podemos distinguir trs variedades de dobras: Anticlinais (dobras cujos lados ou flancos inclinam-se em sentidos divergentes), Sinclinais (dobras cujos flancos inclinam-se em sentidos convergentes) e Monoclinais (consistem numa flexo, em que as camadas mais ou menos horizontais, assumem, localmente, uma inclinao em determinada direco).

Fotografia mostrando dobras associadas em Anticlinal=A (flancos=fl inclinam-se em sentidos divergentes - ver setas) e Sinclinal=S (flancos=fl inclinam-se em sentidos convergentes - ver setas).

Fotografia mostrando uma dobra deitada.

H dobras de escala microscpica at dobras com dezenas e centenas de Quilmetros. Uma dobra raras vezes se encontra isolada, e quase todas elas contribuem para a constituio de um Sistema de Dobras. Os sistemas de dobras mais extensos e espectaculares desenvolveram-se nas chamadas cinturas de montanhas dobradas ou orognicas.

Antnio Ado

97

Fotografia mostrando pequenas dobras Fotografia mostrando pequenas dobras em (observar a escala) em grauvaques quartzitos intercalados por xistos. alternando com xistos. Fotografia mostrando uma deitada, entre as duas setas. dobra

Falha
Falhas so fracturas mediante as quais as rochas se deslocam, de forma que perdem a sua continuidade original. Existe um movimento relativo, em qualquer direco, dos blocos de rochas, ao longo do plano de falha (a superfcie de fractura ao longo da qual teve lugar o movimento relativo). Existem vrias classificaes para as falhas. Por exemplo, numa classificao segundo os movimentos relativos dos blocos, vamos considerar dois tipos de falhas, sabendo que existem muitas mais: Falha normal aquela em que os blocos rochosos se deslocaram, um em relao ao outro, segundo a inclinao do plano de falha; Falha inversa aquela em que um bloco (chamado teto) se desloca em sentido ascendente sobre o plano de falha, relativamente ao bloco rochoso chamado muro.

Fotografia mostrando uma falha (trao do plano de Fotografia mostrando falhas (F) conjugadas em siltitos falha=F-F1) associada a dobras do tipo anticlinal=DA e gresosos alternando com siltitos argilo-carbonosos. sinclinal=DS. PF=trao do plano de falha.

Antnio Ado

98

Juntas Domos salinos

A posio atual das massas continentais em relao ao globo terrestre o reflexo do trinmio Tectnica de Placas + Espalhamento do Fundo Ocenico + Deriva Continental. Nos primeiros 500 milhes de anos de sua orgem (4.560 a 4.000 milhes de anos) a superfcie da Terra era muito pouco rgida. A individualizao da crosta que constitui os continentes ocorreu a aproximadamente 4.000 milhes de anos. Desde ento as massas continentais vem mudando de posio e de forma, sofrendo processos de orogenias, rifteamentos e granitizao. A maioria dos autores acredita que a tectnica de placas venha atuando desde o incio do Proterozico (2.500 milhes de anos). Algumas evidncias sugerem que esse processo deve ter ocorrido j no Arqueano ( a partir de 3.800 milhes de anos) s que de uma maneira diferente da atual, j que o fluxo trmico global era muito mais alto. Geometricamente, essas massas continentais deriva, tendem a se aglutinar de tempos em tempos (segundo Bley, et al, 1995 seriam ciclos de 500 a 600 milhes de anos) formando supercontinentes, que, com a continuidade dos processos tectnicos, se quebram em vrios pedaos, recomeando o ciclo. Segundo Park, 1997 durante o Arqueano, havia em torno de 20 reas cratnicas j se estabelecendo, como por exemplo o Escudo Bltico (atual Europa), partes da Amrica do Norte e da China e, no Brasil, o Craton Amaznico e o Craton do So Francisco, que apresentam idades que vo at 3.400 milhes de anos. Rogers, 1996 sugere que o primeiro grande continente tenha sido formado a aproximadamente 3.000 milhes de anos. Esse continente se chamava Ur (o nome vem do alemo Ur, original, e tambm da cidade de Ur, uma das mais antigas do mundo), e era constitudo de cinco crtons e seus extensos depositos de sedimentos, todos muito prximos: Kaapvaal, na frica, Dharwar, Bhandara e Singhbhum, na ndia e Pilbara, na Australia, e mais trs pequenas reas estveis na Antrtica.

Antnio Ado

99

Configurao sugerida por Rogers, 1996 para o supercontinente Ur. Modificado de Rogers, op. cit.

No final do Arqueano (2.500 milhes de anos) vrias reas cratnicas j tinham se estabilizado, e alguns autores sugerem que a maior parte dessas reas cratnicas estaria aglutinada em um supercontinente chamado Kenorano (Mason, 1995 e outros) sendo que os dados ainda no so totalmente conclusivos. Segundo Brito Neves et al. 1995 a dinmica interna da Terra desfavorece o estabelecimento de continentes gigantes, e os mesmos tm vida muito curta (em torno de 100 milhes de anos), uma vez que enquanto algumas reas ainda esto sendo coladas, outras j esto comeando a se romper. Assim sendo, o supercontinente Kenorano rapidamente se fragmentou em diversos blocos continentais menores. O Paleoroterozico (2.500 1.600 milhes de anos) marcado pela construo de plataformas continentais em torno dos ncleos arqueanos estveis associadas magmatismo. De 2.300 a 1.800 milhes de anos ( Perodos Riaciano e Orosiriano) evidncias geolgicas, geofsicas e geocronolgicas sugerem processos de aglutinao de massas continentais, granitizao e colagens orognicas (Bley et al, 1996 e outros).Esses processos de colagem de terrenos deixaram registros em diversos locais do mundo e recebem vrias denominaes: Eburneano, Barramundi, Aravalli, Penoqueano, Hudsoniano, Rinkiano, Svecofeniano, etc. No Brazil essa sucesso de colagens chamada de Evento Transamaznico. Como resultado dessas colagens temos a formao dos continentes rtica (partes da Amrica do Norte + Groenlndia + Sibria) e Atlntica (partes da Amrica do Sul e frica).

Antnio Ado

100

Configurao proposta por Rogers, 1996 para os continentes Atlntica, rtica e Ur, A disposio correspode posio que esses continentes ocuparam no Supercontinente Pangea (~300 Ma). Modificado de Rogers, op. cit. Aps esse perodo em que os continentes s cresciam, no perodo Estateriano (1.800 1.600 milhes de anos) teve incio uma fase de extenso (tafrognese), que viria a resultar na quebra desses grandes continentes em vrios blocos menores. Ao longo do Mesoproterozico (1.600 1.000 milhes de anos) uma nova sucesso de colises entre placas e orogeneses denominada Colagem Grenville foi responsvel pela fuso de praticamente todas as reas continentais (Atlntica, Ur, Bltica e Antrtica) em um gigantesco continente chamado Rodnia (McMenamin & McMenamin, 1990 partir da palavra russa: Rodina = terra me, e Hoffman, 1991), com uma rea de 120 x 106km2. Segundo Rogers, 1996 entre 900 e 700 milhes de anos o supercontinente Rodnia aparentemente iniciou sua fase de quebras, e se fragmentou ao longo de dois grandes riftes, gerando tres blocos principais: Gondwana Leste, Laurentia e Gondwana Oeste.

Antnio Ado

101

Configurao provvel da distribuio dos blocos continentais aps a quebra do Supercontinente Rodnia. Modificada de Rogers, 1996. O Bloco Laurentia constituido de partes da Amrica do Norte e Europa, Groenlndia e Sibria). O bloco Gondwana Leste, compreendendo parte da frica e Antrtica (Craton Kalahari- Grunehogna), Madagascar, ndia e Austrlia permaneceu praticamente coeso at o Mesozico. J o bloco Gondwana Oeste foi precocemente dividido em diversas reas cratnicas: Amaznia, frica Leste, Rio de la Plata, e vrios blocos menores: Pampia, Central de Gois, Juiz de Fora, Luis Alves, entre outros (Unrug, 1996). Nos espaos entre esses blocos se desenvolveram riftes, aulacgenos e braos e/ou pequenos oceanos (Bley, 1999). Nesse contexto, uma feio que merece destaque no nosso continente o desenvolvimento do Oceano Adamastor (Hartdany et al., 1985) entre o sudeste da Amrica do Sul e o Sudoeste da frica, representado pelos sedimentos da Faixa Dom Feliciano e parte da Faixa Ribeira. J a separao entre Laurentia e Gondwana Leste a 720 milhes de anos (Powell et al., 1993) deu orgem ao Oceano Pacfico atual. Durante o Neoproterozico (1.000 a 545 milhes de anos), os blocos constituintes de Gondwana Leste e Oeste se movimentaram ao redor do globo e vieram estabelecer o megacontinente Gondwana ( = terra dos Gonds, antigo povo da ndia), durante um estgio de colagens chamado Evento Pan-Africano/ Brasiliano. Esse evento se iniciou a 750-730 milhes de anos e teve suas ltimas manifestaes a 490 -480 milhes de anos, durante o Perodo Ordoviciano. Como representantes dessas colagens no Brasil temos as faixas mveis Braslia (coliso entre o Craton Amaznico e o Crton do So Francisco - Pimentel & Fuck, 1992) e Ribeira (na sua poro central representando uma coliso entre a Microplaca Serra do Mar e o terreno Juiz de Fora com o Craton do So Francisco - Heilbron et al., 1998), dentre outras.

Antnio Ado

102

Mapa esquemtico do continente Gondwana. Modificado de Trompette, 1994. No incio da Era Paleozica nos deparamos com mais um processo de reorganizao das massas continentais, com um padro complexo de movimento que inclui at rotao de continentes. Tem inicio, ento, uma nova fase extensional, fragmentando Laurentia, Bltica, Sibria e Gondwana e gerando o Oceano Iapetus (entre Laurentia e Gondwana). No interior dos continentes os processos extensionais tambm atuaram, gerando subsidncia de vrias regies e permitindo o desenvolvimento de extensas bacias deposicionais, que no nosso continente podem ser exemplificadas pelas bacias do Parnaba, Amazonas e Paran. Com o decorrer da Era Paleozica, a acreo de pequenos blocos litosfricos e colises como a Orogenia Appalachiana (coliso entre Laurentia e Gondwana) e a Orogenia Uraliana (coliso do bloco da Sibria com Laurentia) resultaram em um grande continente chamado Pangea (do grego pan = toda + gea = terra). Esse continente tinha uma disposio alongada, se extendendo do polo norte ao polo sul. O restante da superficie da Terra era coberto por um grande oceano chamado Panthalassa (do grego pan = todo + thalassa = oceano), com excesso de um pequeno mar leste de Pangea, chamado Tethys (que hoje representado pelo Mar Mediterrneo). O mesmo processo fuso/fisso, que possibilitou a unio do Pangea, trata agora de rompe-lo e separa-lo em blocos novamente. A separao desses blocos durou aproximadamente 100 milhes de anos, se extendendo pelos perodos Jurssico e Cretceo. A primeira grande "quebra" separou Pangea em 2 blocos: Laursia (Amrica do Norte+Europa +sia) e Gondwana (Amrica do Sul, frica, Antrtica, Austrlia e ndia). Esses dois grandes continentes foram se subdividindo em blocos menores, e no final do Jurssico tinhamos quatro grandes blocos: Laursia, ndia, Amrica do Sul + frica e Austrlia + Antrtica.

Antnio Ado

103

Posio dos blocos continentais no supercontinente Pangea. Modificado de Rogers, 1996. Conforme os blocos continentais recm-partidos reiniciavam o processo de deriva continental, recomeavam as colises. No final do Perodo Cretceo tem incio as orogenias Alpina, na Europa (coliso entre frica e Europa), Laramide, na Amrica do Norte ( coliso entre a placa do Pacfico e a Amrica do Norte) e Mirano, na Amrica do Sul (coliso entre a placa de Nazca e a Amrica do Sul. Com relao aos estudos desses megaprocessos de formao e quebra de continentes no bloco que hoje constitui a Amrica do Sul, necessria uma meno especial aos artigos de Benjamin Bley de Brito Neves e colaboradores, inmeras vezes citado no presente trabalho. Esse autor vem trabalhando de forma sistemtica h pelo menos 10 anos nesse assunto, e sua pesquisa gerou diversos artigos, dentre eles: Brito Neves, 1990, 1992, 1993, 1998, 1999; Brito Neves & Cordani, 1991, Brito Neves & Sato, 1998 e Brito Neves et al., 1995, 1996, 1998.

Antnio Ado

104

Вам также может понравиться