Вы находитесь на странице: 1из 28

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 1 a 45

Questo 1

Questo 4

Em 2004, as comemoraes dos 450 anos da fundao de So Paulo ressaltaram a evoluo da pequena Vila de Piratininga para a megalpole em que se transformou a cidade. Considerando fatores socioeconmicos e crescimento demogrfico, aponte a afirmativa incorreta em relao ao fenmeno paulistano: a) O crescimento da populao da cidade de aproximadamente 31 mil habitantes, em 1872, para 300 mil habitantes, em 1905 relacionou-se expanso da lavoura cafeeira e imigrao estrangeira. b) A expanso do parque industrial urbano contribuiu para o aumento da populao, entre 1905 e 1930, de 300 mil para cerca de 1 milho de habitantes. c) Entre 1930 e 1970, a populao paulistana saltou para perto de 6 milhes de habitantes, tendo contribudo para isso o segundo ciclo industrial dos anos de 1950 e a expanso dos transportes urbanos para a periferia. d) De 1970 a 2000, o crescimento acelerado do setor industrial, estimulado pelo chamado Milagre Brasileiro, e do setor de servios transformou S. Paulo numa megalpole de 10,4 milhes de habitantes. e) Nos dias de hoje, a cidade procura restringir seu crescimento proibindo a ocupao de reas de proteo ambiental prximas periferia e diminui a excluso social por meio de polticas bem-sucedidas de combate ao desemprego.

A questo do fim da disponibilidade de petrleo uma falsa questo. O petrleo, apesar de finito, nunca se esgotar inteiramente, j que sempre haver algum p e t r l e o q u e p o r ra z e s p u r a m e n t e e c o n m i c a s n o ser extrado. O conceito de depleo da reserva de petrleo se aplicaria disponibilidade de petrleo a um preo vivel frente a seus sucedneos como energtico de largo uso.
(Fonte: Alvim, Carlos F. e Ferreira, Omar C. A depleo do petrleo.)

a) b) c) d) e)

Desse texto, podemos concluir corretamente que: o petrleo uma fonte de energia inesgotvel. o petrleo uma fonte de energia renovvel. o petrleo sempre estar disponvel; bastar ter dinheiro para pag-lo. o petrleo sofrer depleo se os custos de extrao se tornarem muito elevados. as reservas de petrleo so infinitas.

A democracia que queremos no uma oferenda dos Estados Unidos para o Iraque, mas um presente de Deus para os homens. A frase acima, pronunciada pelo presidente norteamericano George W. Bush (Discurso sobre o Estado da Unio, fevereiro de 2004), deixa subentendido que: a) a bondade de Deus abrange igualmente cristos e muulmanos, justificando uma poltica de paz e tolerncia. b) o nascimento da democracia na Grcia antiga ilusrio; seria mais correto procurar suas origens no texto bblico. c) a invaso do Iraque foi legtima por expressar a vontade divina, da qual os Estados Unidos foram apenas instrumentos. d) ao invs de impor a democracia atravs de uma guerra, seria mais prudente aguardar a manifestao da vontade de Deus. e) a invaso do Iraque no foi legtima, por contrariar a vontade divina, no cabendo a nenhum pas agir em nome de Deus.

Questo 2

Leia o texto: Relatrio das Naes Unidas revela que a qualidade de vida no Brasil melhorou entre 1995 e 1997. Mas o pas foi reclassificado pela ONU e saiu do grupo de pases com alto desenvolvimento humano (...). O Brasil o 79 entre 174 pases no ranking de desenvolvimento humano.
(Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de julho de 1999)

Questo 5

A energia eltrica necessria para alimentar uma cidade obtida, em ltima anlise, a partir da energia mecnica. A energia mecnica, por sua vez, pode estar disponvel em uma queda dgua (usina hidreltrica), nos ventos (usina elica) ou em vapor dgua a alta presso que, quando liberado, aciona a turbina acoplada ao gerador de energia eltrica (usina termeltrica). No caso de uma termeltrica, necessria a queima de algum combustvel (fonte de energia) para que ocorra o aquecimento da gua. As alternativas abaixo apresentam algumas fontes de energia que so usadas nesses processos. Assinale aquela que contm somente fontes renovveis de energia: a) leo diesel e bagao de cana-de-acar b) carvo mineral e carvo vegetal c) leo diesel e carvo mineral d) carvo vegetal e bagao de cana-de-acar e) carvo mineral e cana-de-acar

Questo 3

Vrios estudos sobre a sociedade brasileira no perodo colonial ressaltam que na regio aucareira, durante o sculo XVII, cerca de 30% da populao se apropriavam de 90% da renda social, enquanto os outros 70% dos habitantes viviam com cerca de 10% da renda. Esses dados, relativos a pocas to distanciadas no tempo, demonstram que: a) os processos de crescimento econmico e desenvolvimento social no Brasil tm sido contnuos e atrelados, desde a fase colonial at a atualidade. b) a distribuio da renda social era mais acentuada no perodo colonial, de caractersticas escravistas, do que na atualidade do Brasil republicano. c) a forte concentrao de renda tem sido uma caracterstica perene na evoluo socioeconmica da sociedade brasileira. d) o ndice de Desenvolvimento Humano da ONU, quando aplicado realidade brasileira, nada significa em termos da distribuio social da renda. e) se o ndice de Desenvolvimento Humano utilizado hoje fosse aplicado anlise das sociedades no sculo XVII, o Brasil seria classificado entre as naes mais desenvolvidas do continente.

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Os princpios estabelecidos pelo Consenso de Washington para a Amrica Latina tiveram como objetivo inicial a aplicao de medidas que visavam democratizao e economia de livre mercado. Atualmente, prope-se a sua integrao na rea de Livre Comrcio das Amricas (Alca). No entanto, essa proposta tem gerado desconfianas e at pessimismo. Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor retrata a causa dessas reaes: a) A integrao do comrcio e do sistema financeiro na Amrica Latina, como projeta a Alca, tem sido criticada pelos Estados Unidos, porque no final prejudicaria o processo de globalizao. b) Teme-se que a Amrica Latina fique submetida aos interesses das corporaes norte-americanas. Assim, no se v vantagem num acordo to amplo e com um parceiro to desigual. c) A integrao priorizaria a soluo de problemas sociais latino-americanos relativos a sade, educao e moradia, em detrimento das atividades econmicas. d) A Alca impossibilita a integrao de 34 pases latinoamericanos, que se uniram no Mercosul. e) Acredita-se que a economia norte-americana entraria em colapso, por no conseguir concorrer com o parque industrial latino-americano.

Questo 6

a) b) c) d)

e)

Pode-se concluir que houve: aumento nos gastos militares mundiais s vsperas da Segunda Guerra Mundial. diminuio nos gastos mundiais logo aps a assinatura do Tratado de Versalhes. aumento nos gastos militares durante a Primeira Guerra Mundial. manuteno de gastos elevados durante a Segunda Guerra Mundial e aumento ainda maior com o incio da Guerra Fria. cortes profundos nos gastos militares, gerado pelo violento impacto da Grande Depresso.

Questo 9
Observe o mapa e analise as afirmaes a seguir.

Leia com ateno: Nas duas ltimas dcadas, as organizaes criminosas vm estabelecendo, cada vez mais, suas operaes de uma forma transnacional, aproveitando-se da globalizao econmica e das novas tecnologias de comunicaes e transportes. A estratgia utilizada consiste em instalar suas funes de gerenciamento e produo em reas de baixo risco, nas quais detm relativo controle do meio institucional ().
(CASTELLS, Manuel. Fim do Milnio. So Paulo, Paz e Terra, p. 205)

Questo 7

a)

b) c) d) e)

Desse fragmento de texto, podemos entender que: as atividades criminosas internacionais, alm de estarem se utilizando de alta tecnologia, esto sendo favorecidas nos pases pouco desenvolvidos cujas instituies so frgeis e passveis de corrupo. as atividades criminais no se alteraram com a globalizao e no interferem nos pases pouco desenvolvidos. no h relao entre a economia globalizada e as atividades criminosas internacionais. com o desenvolvimento do capitalismo, a criminalidade internacional desaparece. no h relao entre criminalidade internacional e corrupo das instituies dos pases em desenvolvimento.

(Fonte: FUNDAO SOS MATA ATLNTICA/INPE/ISA Atlas de Evoluo das Remanescentes Florestais e Ecossistemas Associados da Mata Atlntica. www.desmatamentozero.ig.com.br/nav/manmenu6.htm) I. A rea ocupada originalmente pela Mata Atlntica no Brasil abriga, nos dias atuais, cerca de 70% da populao brasileira e tambm as grandes metrpoles do Pas. Entre as atividades agrcolas que se desenvolveram, ao longo da histria do Brasil, em reas que integravam o domnio da Mata Atlntica, pode-se citar o plantio da cana-de-acar e do caf. N o d o m n i o d a M a t a A t l n t i c a , e n c o n t ra m - s e o s mananciais de gua que abastecem as populaes que vivem nas metrpoles do Sudeste. A rea originalmente ocupada pela Mata Atlntica no Sudeste marcada pela existncia de extensas reas serranas. Em algumas reas do domnio original da Mata Atlntica, constatou-se a expanso do cultivo do cacau, isto , de um produto agrcola cujo plantio se desenvolve em reas de sombreamento.

II.

III.

IV. V.

Questo 8
Analise o grfico:

(Fonte: GRENET, Yves. Capitalismo, corrida armamentista e comrcio de armas. Em PERRAULT, G. (org.). O Livro Negro do Capitalismo. Rio de Janeiro, Record, 1999, p. 448.)

Com base no mapa e no que se sabe sobre o assunto, assinale a alternativa cujas afirmaes destaquem aspectos que, de alguma forma, contriburam para a preservao, at os dias atuais, do que resta da Mata Atlntica no Brasil: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) III e IV. e) IV e V.

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Escolha a alternativa que apresenta, respectivamente, possveis consequncias ambientais daquilo que est representado nas ilustraes I e II: I II

Questo 10

a) b) c) d) e)

Enchentes e contaminao de mananciais (I); enchentes e contaminao de mananciais (II). Contaminao das guas fluviais e dos solos (I); enchentes e contaminao de mananciais (II). Enchentes e contaminao das guas fluviais (I); contaminao das guas fluviais e dos solos (II). Eroso e assoreamento do leito fluvial (I); ressecamento das reas das nascentes (II). Ressecamento das reas das nascentes (I); eroso e assoreamento do leito fluvial (II).

Questo 11
Observe as informaes veiculadas pelos grficos que seguem, sobre a pena de morte no mundo de hoje.

a) b) c) d) e)

Sobre os dados apresnetados, podemos afirmar que: apesar da diminuio das execues de pena de morte nos Estados Unidos, o pas ainda lder mundial neste tipo de sentena. a reduo no nmero de penas de morte executadas nos Estados Unidos nos ltimos anos faz com que esse pas seja um dos que menos executam esse tipo de sentena em todo o mundo. a invaso do Iraque em 2003 levou a um aumento das execues de pena de morte nos Estados Unidos. os Estados Unidos so um dos pases que mais executam penas de morte, ao lado de pases com regime autoritrio. o regime autoritrio instalado por George W. Bush nos Estados Unidos, a partir de 2001 foi responsvel pela reduo drstica no nmero de penas de morte no pas.

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 12
Observe o grfico:

Fonte: US Census Bureaus, International Data Base 2005. Com base na observao das pirmides demogrficas apresentadas e no que se sabe sobre a realidade brasileira, pode-se dizer que as transformaes verificadas na estrutura etria das pirmides projetadas para 2025 e 2050 devero ocorrer, caso sejam mantidas as seguintes tendncias de ordem demogrfica no Brasil: a) elevao das taxas de fecundidade e declnio das taxas de natalidade. b) declnio das taxas de fertilidade e elevao da taxa de mortalidade infantil. c) elevao da esperana de vida e da taxa de fertilidade. d) declnio das taxas de fertilidade e elevao da expectativa de vida. e) elevao das taxas de mortalidade e de natalidade.

Questo 13

O projeto de aproveitamento das guas do Rio So Francisco, utilizando-se o processo de transposio, para atender s necessidades de estados que no fazem parte dessa bacia hidrogrfica, como Cear, Rio Grande do Norte e Paraba, um tema bastante polmico que vem ganhando espao nos noticirios. Sobre esse assunto, leia os seguintes textos: Texto I O que o So Francisco doar para o semi-rido setentrional apenas 1,4% da vazo mnima que ele hoje joga no mar. quase nada, se comparado aos mais de 60% que o rio Piracicaba manda para o abastecimento da cidade de So Paulo; aos cerca de 60% que o rio Paraba do Sul desvia para o abastecimento do Rio de Janeiro. O Projeto So Francisco um empreendimento economicamente vivel, socialmente justo e ambientalmente sustentvel. Sua concepo atual, fruto tambm da parte bem intencionada das crticas que recebeu, mudar a vida de 12 milhes de nordestinos, como regra, pobres, sem prejudicar um nico brasileiro.
(Ciro Gomes, ministro da Integrao Nacional)

Texto II No caso de projetos de transposio de guas, h de ter conscincia que o perodo de maior necessidade ser aquele que os rios sertanejos intermitentes perdem correnteza por cinco a sete meses. Trata-se, porm, do mesmo perodo que o rio So Francisco torna-se menos volumoso e mais esqulido...O risco final que, atravessando acidentes geogrficos considerveis, como a elevao da escarpa sul da chapada do Araripe, a transposio acabe por significar apenas um canal tmido de gua, de duvidosa validade econmica e interesse social, de grande custo, e que acabaria, sobretudo, por movimentar o mercado especulativo, da terra e da poltica.
(Aziz AbSaber, gegrafo, professor do Instituto de Estudos Avanados da USP)

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Indique qual das alternativas apresenta uma interpretao correta dos textos: a) Os dois textos defendem o processo de transposio das guas do rio, mas, por razes muito diferentes. b) Os dois textos condenam o processo de transposio das guas do rio, embora o texto I seja muito menos radical que o II. c) O texto I se posiciona favoravelmente implantao do projeto, porm argumenta que o seu custo ser muito elevado, ao contrrio do que afirma o texto II. d) O texto I se posiciona contrariamente implantao do projeto e seu maior argumento que o seu custo ser muito elevado. e) O texto II se posiciona contrariamente implantao do projeto e seu argumento que a retirada de gua se far quando o rio estiver menos volumoso.

Questo 15

Questo 14

(Adaptado de Lusa Brito. Mortalidade de negros maior do que a de brancos, Folha de S.Paulo, 3/8/2005)

Dentre os fatores que contribuem para explicar tal situao no esto os da alternativa: a) A maioria dos negros tem menor escolaridade, menor renda e mora na periferia urbana. b) D i v e r s o s c o m p o n e n t e s d e o r i g e m t n i c o - ra c i a l determinam formas de comportamento de risco entre as populaes negras, determinando suas maiores taxas de mortalidade e menores oportunidades no mercado de trabalho. c) Os negros tm tratamento diferente no sistema de sade, a p e s a r d e o g ov e r n o p r e g a r a s u a e q u i d a d e e universalidade. As campanhas pblicas de preveno a doenas tambm erram ao no incluir os negros em propagandas sobre a Aids. d) Os servios pblicos de atendimento ambulatorial e hospitalar comeam a dispor de dados sobre raa e cor da populao, o que poder permitir o planejamento de polticas pblicas adequadas sade da populao negra. e) A populao negra tem rendimento mdio mensal de 1,9 salrio mnimo, enquanto os brancos recebem 3,9 salrios mnimos. Em So Paulo, o rendimento mdio do negro de 2,5 salrios mnimos. J o branco ganha cerca de 4,7 salrios.

Com base nas informaes do grfico, aponte a alternativa que melhor interpreta o fenmeno natural descrito no texto: a) O volume de chuvas de cada regio ocorre de forma aleatria, o que se compro va pela variao das precipitaes, que se reduzem ou aumentam, sem nenhum padro, segundo a latitude. b) O menor volume das precipitaes, sempre slidas, ocorre na rea de alta latitude, o que se deve falta de correntes martimas na regio, que no recebe nenhum calor. c) Nas proximidades dos trpicos, entre 20 e 40 de latitude, ocorrem as menores precipitaes, devido presena dos desertos, que impedem a passagem das massas de ar midas. d) As precipitaes sobem nas reas de mdia latitude, entre 40 e 60 de latitude, graas s maiores taxas de evaporao de gua que essas regies apresentam. e) As maiores precipitaes lquidas se verificam nas reas de baixa latitude e esto relacionadas maior temperatura e alta evaporao que ali ocorrem.

SIMULADO ENEM 2011

Fonte: Pearce & Smith. World Weather Guide. Oxford: Helicon, 2003. (Traduzido e adaptado de http:// www.nesdis.noaa.gov/. Acesso em 08/04/08. )

Leia o texto que segue: A taxa de mortalidade de negros superior de brancos no estado de So Paulo. A Aids, por exemplo, mata duas vezes mais negros que brancos, segundo constatou pesquisa da Secretaria Estadual da Sade de So Paulo. O estudo aponta ainda que a taxa de mortalidade materna das gestantes negras representa mais de seis vezes a de grvidas de cor branca. Entre os homens negros, a ocorrncia de morte devido ao alcoolismo acontece duas vezes mais do que na populao branca. Os homens negros morrem mais por razes violentas como homicdio causado por arma de fogo. Tuberculose, diabetes e hipertenso tambm so causas de morte mais comuns entre negros do que entre brancos. Segundo o pesquisador da secretaria, Lus Eduardo Batista, a diferenciao nas causas de morte ocorre basicamente por questes sociais, no por diferena biolgica de etnia.

Leia o texto: Os raios solares aquecem entre 1,5 e 2 vezes mais (por unidade de rea) as regies prximas ao Equador do que as regies acima dos Crculos Polares. Essa diferena provoca um balano energtico em que ocorre transferncia de calor (ou energia) da regio equatorial para a polar, atravs da atmosfera e dos oceanos. Esse balano trmico um dos principais fatores de formao dos cintures de vento (na atmosfera) e das correntes martimas (nos oceanos). A atmosfera responsvel por mais de 80% da redistribuio do calor recebido pela Terra. Nas regies de baixas latitudes, a remoo de calor ocorre, principalmente, por meio da evaporao da gua dos oceanos, provocando muitas chuvas de conveco. Parte da gua evaporada transportada para regies de altas latitudes, onde se resfria, se condensa e se precipita. O b s e r ve o g r f i c o , q u e m o s t ra a v a r i a o d a s precipitaes anuais, segundo a latitude.

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 16

Texto para a questo 17 : Alan Greenspan afirmou que um elemento decisivo para a criao de oportunidades que possibilitaro aos americanos a efetiva participao na economia mundial o oferecimento de rigorosa educao e treinamento contnuo a todos os membros da sociedade. (...) Este um tema importante, especialmente neste momento, quando se fala sobre a urgente necessidade da gerao de empregos no Brasil. Para se ter uma idia da gravidade da situao, o nvel de desemprego no Brasil hoje igual ao que os americanos tiveram durante a crise de 1929, uma das maiores, seno a maior, de toda a histria mundial. I n f e l i z m e n t e , o s d a d o s r e l a t i vo s e d u c a o n o Brasil no so muito encorajadores (...). A informao mais impressionante [ que] 67% dos brasileiros foram considerados analfabetos funcionais em recente pesquisa realizada pelo Ibope. Outros 8% so analfabetos completos. Apenas 25% dos brasileiros entre 15 e 64 anos so capazes de ler, entender o que esto lendo e escrever corretamente. Isso assustador! De acordo com especialistas, este problema se deve ao imenso dficit educacional do Pas. Aproximadamente 60% da populao no chegou a receber oito anos de estudo. Estima-se que o baixo nvel educacional dos b ra s i l e i r o s c a u s e p e r d a s d e p r o d u t i v i d a d e d e U S $ 6 bilhes por ano ao Pas.
(Trecho extrado do artigo Educao e economia, de Emlio Carlos Dantas Costa, in Jornal da Tarde, 18.03.04)

Analise os dados dos dois grficos abaixo e indique qual das alternativas contm uma interpretao correta do fenmeno representado.

Fonte: 2001, Cuadro de la populacin mundial. Population Reference Bureau (edicin en folleto), Washington, 2001. http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/ fecundidade.html#anc1

Fonte: 2001, Cuadro de la populacin mundial. Population Reference Bureau (edicin en folleto), Washington, 2001. http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/ fecundidade.html#anc1 a) A frica apresenta a maior taxa de mortalidade geral e tambm a maior taxa de mortalidade infantil por ser o continente mais populoso do globo. A Amrica Latina apresenta taxa de mortalidade geral mais baixa que a dos outros continentes por ser uma rea cuja populao essencialmente rural. A taxa de mortalidade infantil da Amrica do Norte a mais baixa de todas porque nesse conjunto s esto includos os Estados Unidos. A Europa apresenta uma elevada taxa de mortalidade geral porque um continente cuja populao j bastante envelhecida. A taxa de mortalidade infantil do continente asitico retrata sua caracterstica de ser uma rea de populao homogeneamente subdesenvolvida.

Questo 17

b)

c)

Considere as seguintes proposies a respeito do texto acima: I. Segundo o texto, no Brasil, apenas cerca de 40% chegam a frequentar escola durante oito anos. II. Segundo o texto, possvel afirmar que apenas 25% dos brasileiros alcanam uma efetiva alfabetizao III. O texto oferece elementos para se entender o conceito de analfabeto funcional. IV. O texto faz meno a uma crise de desemprego que houve nos Estados Unidos no incio do sculo XIX. Pode-se afirmar que esto corretas: todas as proposies. apenas as proposies I, II e IV. apenas as proposies II, III e IV. apenas as proposies I, II e III. apenas as proposies III e IV.

d)

e)

a) b) c) d) e)

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 18

O amianto uma fibra mineral abundante na natureza e utilizada em diversos segmentos industriais, como a indstria automobilstica (pastilhas de freio, discos de embreagem), a da construo civil (telhas, caixas-dgua), a indstria txtil (tecidos isolantes trmicos), entre outras. Estudos recentes confirmaram que o contato com o amianto pode causar doenas graves ao sistema respiratrio dos trabalhadores dessas indstrias, o que levou muitos pases a encerrar a produo e o consumo de amianto em seu territrio.

Fonte: www.unesco.org/water/wwdr a) Na sia o problema da gua apenas qualitativo, j que mais de metade da populao no dispe de gua tratada e saneamento bsico. Na frica no h falta de gua, e o problema qualitativo est numa situao razovel, considerando-se o grau de subdesenvolvimento do continente. Na Amrica do Sul h gua em abundncia, mas o problema de sua qualidade pode ser grave em alguns pases. Na Europa a parcela de populao sem gua com qualidade mnima, e o problema da escassez no existe, j que todos os pases so desenvolvidos. A Oceania o nico continente onde h grande quantidade de gua, tanto de forma absoluta quanto em relao populao.

b)

c) Com base exclusivamente nas informaes apresentadas pelo texto e nos dados mostrados no quadro, correto afirmar-se que: a) com exceo da Europa, todos os continentes possuem grandes depsitos de amianto em seus territrios. b) pases como a Rssia e a China, pela grande extenso territorial que apresentam, so os que enfrentam maiores problemas de sade com a produo de amianto. c) o Zimbbue o nico pas africano com a produo de amianto, o que significa que a populao do continente no tem srios problemas de sade. d) o Brasil um dos pases que ainda mantm uma grande produo de amianto, o que certamente se reflete na sade de parte de seus trabalhadores. e) o quadro demonstra claramente que s os pases mais subdesenvolvidos do globo ainda utilizam amianto, na forma de matria-prima, em suas indstrias. d)

e)

Questo 19

A presena de gua em diferentes partes do mundo no tem um carter completamente aleatrio e natural, j que a ao humana sobre os espaos geogrficos afeta tanto a quantidade das fontes hdricas quanto, principalmente, a qualidade da gua. Compare os dados do mapa anterior com os grficos ao lado e aponte a alternativa que interpreta de forma correta esse conjunto de informaes.

Leia o texto abaixo e escolha a alternativa que apresenta a interpretao mais adequada do fenmeno descrito. No d mais para sair por a dizendo que os megavulces so privilgio do Pacfico. Bem no meio da Amaznia, um grupo de pesquisadores da USP acaba de achar um gigante do mundo vulcnico com 22 km de dimetro. Por sorte, trata-se deum inativo ancio de 1,85 bilho de anos... at difcil traar um retrato do que viria a ser a Amaznia no perodo remoto em que o vulco apareceu... uma poca em que nem os continentes existiam ainda, afirma Silva. Algumas placas tectnicas pr-continentais,mesmo assim, j estava m assumindo uma posio mais fixa, enquanto outras ainda flutuavam e colidiam pelo antigo oceano da Terra.
(Folha de S. Paulo, 27/04/02, p. A15)

Questo 20

a)

b)

c)

d)

e)

O fato de pesquisadores encontrarem um vulco gigantesco no territrio brasileiro uma comprovao efetiva de que, no passado geolgico, o nosso litoral foi banhado pelas guas do oceano Pacfico. Com base exclusivamente nas informaes apresentadas pelo texto, possvel afirmar-se que a Amaznia apresenta uma formao geolgica de origem essencialmente vulcnica, razo da presena de solos frteis na regio. A presena de um megavulco de idade muito avanada no interior da Amaznia permite afirmar-se que essa rea sofreu, no passado, a ao intensa de movimentos tectnicos, resultantes do choque entre diferentes placas. O texto de extrema importncia para os novos estudos da geologia planetria, pois pela primeira vez foram encontrados vestgios de formaes vulcnicas fora da regio denominada Crculo de Fogo do Pacfico. Segundo os dados fornecidos pelo texto, o megavulco encontrado no interior da Amaznia deve ser o maior do mundo, pois, se quisermos dar uma volta completa em torno dele, deveremos nos deslocar por exatos 22 km. SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 21

Leia o texto abaixo e responda a questo a seguir: () Aclamado como o pas de maior diversidade biolgica do mundo, o Brasil tem sua riqueza natural constantemente ameaada. Um exemplo dessa situao o desmatamento da Amaznia (). Na regio, a atividade agrcola de forma nosustentvel continua e a extrao madeireira tende a aumentar na medida em que os estoques da sia se esgotam. Relatrio elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratgicos, ligada Presidncia da Repblica, indica que 80% da produo madeireira da Amaznia provm da explorao ilegal. Existem 22 madeireiras estrangeiras conhecidas em operao na regio e h pouca fiscalizao sobre sua produo e rea de explorao. Esses dados refletem o descontrole da regio por parte das autoridades. O pior que o desperdcio da madeira gira entre 60% e 70%. Um outro agravante o fato de o Governo desenvolver megaprojetos de infra-estrutura para a Amaznia que causam degradao ambiental sem trazer benefcios para os habitantes da regio.
(Fonte: INPE. CPTEC 2003)

de 49%, sendo de 71% no Sudeste, 33% no Centro-Oeste, 18% no Sul, 13% no Nordeste e 2% no Norte. Por conta disso, j temos problemas de falta dgua at em regies da Amaznia, como em Rio Branco, onde os mananciais esto comprometidos por esgotos, lixo, minerao e expanso urbana.
(Adap. de gua para Todos, O Estado de S. Paulo 16/03/2003)

Com base no que foi exposto no texto, pode-se dizer que: a) apesar de o governo estar desenvolvendo uma poltica de ocupao econmica adequada s realidades da Amaznia, isso no est impedindo que haja devastao florestal naquela regio. b) a implantao, nas ltimas dcadas, com o apoio do governo, de estradas de ferro e hidroeltricas na Amaznia no provocou grandes desastres ecolgicos, mas sim grandes benefcios para sua populao. c) a atividade agrcola desenvolvida em Rondnia por migrantes provenientes da regio Sul no provocou grandes problemas ambientais no territrio desse estado, pois as tcnicas utilizadas para o plantio no apresentavam carter predatrio. d) os pases desenvolvidos, pressionados por organizaes internacionais de defesa do meio ambiente, deixaram de importar madeira, o que determinou que essa matriaprima tivesse queda de preo e, conseqentemente, deixasse de ser produzida, em larga escala, na Amaznia. e) possvel que a Amaznia seja objeto de uma ocupao econmica desprovida de carter predatrio, desde que esta seja desenvolvida de forma sustentvel, ou seja, de forma interativa com o quadro natural da regio.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao compatvel com os dados fornecidos pelo texto: a) As regies Centro-Oeste e Sul, embora contem com redes de coleta de esgotos relativamente eficientes, so as que enfrentam maiores dificuldades, pois no tm reservas hdricas como o restante do pas. b) O principal problema da regio Norte a contaminao dos mananciais hdricos; embora a rede de esgotos domsticos seja bem desenvolvida, os esgotos industriais contaminam a gua com metais pesados. c) A regio Sul possui mais recursos hdricos do que a Sudeste, mas a qualidade da gua prejudicada pela expanso de grandes centros urbanos, onde apenas uma entre dez famlias tem acesso a gua tratada e um nmero ainda menor est sob a cobertura dos servios de coleta de esgotos domiciliares. d) O Centro-Oeste do pas apresenta uma cobertura de servios de coleta de esgotos maior do que a da regio Nordeste, embora sua populao seja menor do que a do Nordeste. e) Ocorre um dficit permanente de gua no Sudeste, pois grande parte da gua destinada a servir como veculo para o esgoto industrial das grandes metrpoles da regio.

Questo 23

Questo 22

Leia o texto abaixo, que analisa a situao da gua no Brasil e os problemas ligados a sua distribuio, saneamento bsico e conservao dos recursos hdricos. O Brasil detm uma das maiores reservas hdricas do mundo, concentrando cerca de 15% da gua doce superficial disponvel no planeta. Mas o contraste na distribuio dessa gua enorme: a regio Norte, com 7% da populao, possui 68% da gua do pas, enquanto o Nordeste, com 29% da populao, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da populao, conta com 6%. Alm disso, problemas como o desmatamento das nascentes, o lanamento de esgotos em rios e crregos, a expanso desordenada dos centros urbanos e a gesto inadequada dos ecossistemas aquticos agravam a situao. Em consequncia, 45% da populao no tm acesso aos servios de gua tratada e 96 milhes de pessoas vivem sem esgoto sanitrio. A cobertura dos servios de coleta de esgotos

A escravido marcou quase quatro quintos da Histria do Brasil. Os cerca de sete milhes de indgenas aqui existentes no incio da colonizao foram reduzidos a menos de meio milho. As cidades convivem com altos ndices de violncia. Rebelies em presdios, agresses contra a mulher e a criana, conflitos entre torcidas esportivas tm ocupado as manchetes na imprensa. Ns pensamos que fosse um mendigo, declararam jovens que incendiaram o ndio Galdino em Braslia, em 1997. O socilogo Ary Dillon Soares declarou em entrevista revista Veja, em agosto de 2000: A relao entre pobreza e crime no automtica. Se assim fosse, Teresina, a capital mais pobre do pas, seria infinitamente mais violenta que So Paulo, a mais rica (). Tambm est provado que quanto mais educado, menos violento e menos vitimado o cidado. Uma reflexo sobre a histria da violncia no Brasil pode nos levar a concluir que: a) a natureza do povo brasileiro violenta, desde a colonizao, e somente a represso policial eficiente pode mudar, a longo prazo, esse quadro social. b) a criminalidade e a violncia decorrem de vrios fatores combinados, como desigualdades econmicas, discriminaes sociais, baixssimos nveis educacionais e facilidades do trfico de armas e drogas, restringindo a cidadania. c) a violncia atinge principalmente as camadas mais ricas da populao e as cidades grandes porque a idolatria do consumo expe aos pobres seus limites e incita-os reao criminosa. d) no h relao entre os nveis de criminalidade e pobreza, pois as camadas excludas no tm acesso aos espaos frequentados pela parcela mais rica da populao. e) o processo de urbanizao eliminou a violncia no campo, concentrando populaes pobres nas periferias das cidades industriais, mais expostas ao trfico e represso.

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 24

Questo 26

Estudando os primeiros anos do regime republicano brasileiro, durante os quais se destacou o problema da Guerra de Canudos no serto baiano, voc encontra o seguinte texto: ... Como construir uma democracia, se a nao escravocrata e imperial? Ao nvel das ideias, vamos por isso encontrar uma curiosa identificao, no autorizada pelo tempo nem pelos feitos, entre o advento da Repblica brasileira e a Revoluo Francesa. Tudo se passa como se o Imprio brasileiro fosse igual ao Ancien Rgime francs, sendo a proclamao da Repblica... igual Revoluo Francesa. (...) Nesse pano-de-fundo, no nos deve espantar que... o levante de Canudos tenha sido apresentado como uma frente de restaurao monarquista. (...) Assim, no nos deve surpreender quando... [no cerco de Canudos] uma data nacional saudada por uma salva oficial de 21 tiros... o dia vem a ser o da tomada da Bastilha, o 14 de julho. O Exrcito Brasileiro, que se postulava como o baluarte das classes oprimidas pelo Ancien Rgime, inocentemente salvava a datamarco da Revoluo Francesa, enquanto massacrava a plebe entrincheirada em Canudos. O equvoco no poderia ser mais trgico. Afinal, o povo estava do lado de l, e no do lado de c; do lado de c estava o aparelho de Estado.
(NOGUEIRA GALVO, Walnice. Introduo. Em CUNHA, Euclides da. Os Sertes . 35. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1991.)

Desde o trmino da Segunda Guerra Mundial, no contexto histrico-geogrfico da Guerra Fria, as relaes entre as antigas naes imperialistas e suas colnias se modificaram. Analise e interprete os dois fragmentos de textos abaixo, que remetem a esse fato: I. Discurso do primeiro-ministro britnico, Maurice Harold Mac Mill, ao Parlamento da frica do Sul, em 1960: Quero ser franco com vocs, queridos amigos: o que tem sido feito pelo governo britnico desde o fim da guerra, concedendo independncia para a ndia, Paquisto, Ceilo, Malsia e Gana, e preparando-se para conced-la para a Nigria e outros pases, foi feito dentro da crena de que esse o nico caminho vivel para encontrar uma base slida e saudvel na qual se possa basear o futuro da Commonwealth e do mundo livre.
(Em CARRERAS, J. L. Martinez. Historia de la descolonizacin. Barcelona, Istmo, 1986.)

II.

a)

b) c) d) e)

Da leitura do texto, pode-se concluir que: a autora concorda com a idia de que a Revoluo Francesa e a proclamao da Repblica brasileira fazem parte do mesmo contexto histrico. os militares, em Canudos, julgavam defender uma causa, quando na realidade defendiam outra. o mov i m e n t o d e C a n u d o s f o i u m a t e n t a t i va d o s monarquistas para retornarem ao poder. os militares brasileiros tinham uma posio antipopular, por isso massacraram o povo cercado em Canudos. a Guerra de Canudos ocorreu devido a um trgico engano dos grupos sociais que controlavam o Estado brasileiro.

Trecho da obra escrita pelo primeiro-ministro de Gana, Kwame NKrumah, em 1966: (...) normalmente o controle neocolonial exercido atravs de medidas econmicas ou monetrias. O Estado n e o c o l o n i a l f i c a o b r i g a d o a c o m p ra r p r o d u t o s manufaturados da potncia imperialista mediante a proibio de importar produtos competitivos de outros pases. O controle sobre a poltica governamental do Estado neocolonial assegurado mediante a ajuda para a manuteno da administrao estatal; pela nomeao de funcionrios civis que ocupem cargos de onde possam determinar polticas; e mediante o controle monetrio sobre o cmbio internacional atravs da imposio de um sistema bancrio controlado pelo poder imperialista (...).
(NKRUMAH, Kwame. Neocolonialismo. La ltima etapa del imperialismo. Madrid, Siglo XIX, 1966.)

Questo 25

No incio deste novo sculo, fala-se de novas ideologias. Tem-se concludo que tanto a social-democracia como o liberalismo esto procura de novos caminhos, exigidos pela realidade. Dessa maneira, acredita-se que o sculo XXI ser marcado pelo binmio: democracia e livre mercado. Aponte a afirmao correta sobre esse binmio: a) Democracia e livre mercado traduzem os mesmos ideais, que convergem na prioridade denominada justia social. b) L i v r e m e r c a d o e d e m o c ra c i a p o d e m s e r i d e a i s conflitantes. Isso porque, enquanto o primeiro tem como base a liberdade econmica, que estimula o individualismo, o segundo baseia-se nos ideais de liberdade poltica, estimulando o coletivismo. c) Esse binmio foi incorporado pelos governos ditatoriais, que eliminaram a liberdade poltica para preservarem o bem-estar social. d) O livre mercado e a democracia so ideais conflitantes porque o primeiro produz a especulao, e a segunda, a anarquia. e) Os dois ideais no so conflitantes, porque condenam a propriedade privada.

Escolha a alternativa que interpreta corretamente os textos: a) Apresentam posies semelhantes, j que no primeiro vemos uma sincera e correta posio do governo britnico defendendo a independncia das ex-colnias e a cooperao mtua, o que se evidencia no segundo texto, escrito por uma autoridade africana. b) Ambos revelam posies semelhantes e complementares, j que o primeiro-ministro britnico defende a cooperao no mbito da Commonwealth, e o primeiro-ministro africano acredita no livre comrcio. c) Os textos opem-se apenas no aspecto poltico, j que ambos defendem o livre comrcio e a cooperao mtua. No primeiro caso, o ministro britnico defende a manuteno dos laos coloniais; no segundo, embora defenda a independncia, o autor reconhece a necessidade dos laos neocoloniais. d) Eles defendem posies opostas, j que o primeiro quer criar um mercado comum, e o segundo defende o livre comrcio. e) Mostram ideologias opostas, pois, enquanto o lder africano denuncia a dependncia poltica e financeira entre as antigas colnias e suas ex-metrpoles, o primeiro-ministro britnico tenta convencer os sulafricanos das boas intenes da metrpole e das vantagens de pertencer Comunidade Britnica das Naes (Commonwealth).

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 27
E VOCS, PEREGRINOS, NOS CHAMAM DE IMIGRANTES? NO SOMOS CRIMINOSOS, SOMOS TRABALHADORES E QUEREMOS SER PARTE DESTE PAS.

Questo 29

O presidente George W. Bush, em seu segundo discurso de posse, afirmou o seguinte: poltica dos EUA buscar e apoiar o crescimento de movimentos e instituies democrticas em toda nao e cultura, com o objetivo ltimo de pr fim tirania em nosso mundo.

Essas frases estavam escritas em faixas carregadas por manifestantes, na marcha realizada no incio de abril em Washington pela legalizao dos imigrantes ilegais. Essa foi uma das mais de 60 manifestaes do tipo ealizadas em todo o pas. Pode-se dizer que esse movimento se assemelha aos ocorridos nos anos 1950 e 1960, quando: a) lutou-se pelo fim da discriminao e pelos direitos civis dos afro-americanos. b) ocorreram intensas manifestaes populares contrrias guerra da Coreia. c) surgiram reaes contrrias ao macartismo, que discriminava os imigrantes. d) a populao se ops s sanes contra Cuba impostas pela OEA. e) lutou-se pelos direitos civis em favor dos imigrantes de origem muulmana.

Questo 28

A irnica charge de Bob Thaves ao discurso do presidente Bush alusiva: a) ao respeito s decises da ONU e de outros organismos internacionais. b) p r e s e r va o d a a u t o d e t e r m i n a o d o s p ovo s , independente da forma de governo. c) interveno norte-americana em qualquer nao cujo governo ameace o seu domnio. d) ao desejo messinico norte-americano de apenas defender a democracia. e) manuteno da poltica isolacionista norte-americana nas crises internacionais.

Questo 30

O primeiro-ministro britnico Tony Blair expressou no dia 25 de maro de 2007, data do 200 aniversrio da lei que proibiu o trfico de escravos no Imprio Britnico, profundo pesar e tristeza pelo papel do Reino Unido no comrcio de escr avos: uma das mais vergonhosas empreitadas da histria.

O cartaz faz referncia msica degenerada, termo empregado na Alemanha nazista para se referir msica que no fosse clssica e de razes germnicas. Da mesma forma, empregava-se a expresso arte degenerada para referir-se aos movimentos artsticos modernistas e de vanguarda. Tal cartaz: a) utiliza uma linguagem de vanguarda (o pster) para criticar a msica clssica. b) identifica os judeus com os ritmos latinos e com o comunismo, todos condenveis. c) expressa a valorizao do jazz pelos nazistas, que o viam como a nica contribuio da raa negra para a cultura humana. d) refere-se ao ideal nazista de culto ao corpo, em harmonia com o desenvolvimento espiritual atravs da msica. e) revela um triplo preconceito: contra os negros, os judeus e o jazz.

10

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

De acordo com a organizao Anti-Slavery International, com sede em Londres, diversos setores da economia britnica ainda usam mo de obra escrava. A isso, acrescentam-se as estimativas da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) de que mais de um milho de mulheres trabalham como escravas sexuais. As imagens e os dados acima: a) denunciam a manuteno da escravido nas relaes de trabalho e no trfico internacional. b) confirmam que a escravido somente se manteve nas atividades produtivas do capitalismo. c) concluem que foi extinta toda relao de trabalho sem remunerao. d) concluem que a democracia liberal, tanto no passado como no presente, tem por princpio a escravido. e) atestam que a escravido ocorreu e ocorre somente nas economias emergentes.

Questo 32

Questo 31

Fonte: ROMANO, Ruggiero. Coyunturas Opuestas (la crisis del siglo XVII Europa yen Amrica), Mxico-DF. Fondo de Cultura Econmica, 1993, p. 39. Lembrando que a colonizao europeia da Amrica iniciou-se basicamente no sculo XVI, a leitura do grfico acima permite concluir que: a) a intensa imigrao europeia sempre foi fator de crescimento da populao no intervalo contemplado pelo grfico. b) o aperfeioamento dos procedimentos de contagem da populao introduzidos pelos espanhis resulta no maior realismo dos nmeros a partir do incio da colonizao. c) o grfico expressa principalmente o genocdio da populao indgena do continente e a lenta retomada da expanso demogrfica nos sculos seguintes. d) o trfico negreiro provocou acelerado crescimento da populao da Amrica a partir do incio da colonizao. e) as guerras constantes entre povos indgenas geravam mudanas radicais na evoluo da populao; aps o incio da colonizao, os padres de crescimento tornaram-se mais homogneos.

Questo 33
Leia atentamente os textos abaixo:

O dilogo travado entre os pais do garoto Hamlet denota um choque de vises culturais presentes em sociedades distintas. Identifique o referido choque. a) Enquanto sociedades antigas valorizavam as cincias, as contemporneas vm abandonando essa valorizao junto aos jovens. b) O interesse por artes e cincias era secundrio em comunidades guerreiras que valorizavam a formao dos jovens para os jogos e lutas. c) Mesmo comunidades guerreiras admitiam hbitos de asseio, como o banho dirio, mas reprimiam o incentivo s atividades culturais. d) O acesso educaco escolar prejudica as atividades voltadas para a guerra tanto em sociedades antigas como nas contemporneas. e) O interesse pela leitura incompatvel com a integrao de crianas e jovens ao meio social em que a famlia a unidade bsica de produo econmica.

Texto I Telogo diz que no vai rever suas ideias O telogo jesuta espanhol Jon Sobrino, um dos principais representantes da Teologia da Libertao na Amrica Latina, informou ao superior geral da Companhia de Jesus, padre Peter Hans Kolvenbach, que no est disposto a rever alguns pontos de seu pensamento condenados pela Congregao para a Doutrina da F, com aval do papa Bento XVI. () Se no corrigir os pontos de sua doutrina censurados (os principais so, segundo Roma, a nfase que ele d natureza humana de Cristo e a uma identificao exclusiva da Igreja com os pobres), Sobrino ser proibido de ensinar em qualquer instituio catlica.
(Jornal O Estado de S. Paulo, 16 de maro de 2007.)

Texto II Segundo o Directorium Inquisitorum (Manual dos Inquisidores), escrito por Nicolau Eymerich em 1376, hertica toda proposio que se oponha: 1. a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras; 2. a tudo que decorra necessariamente do sentido das Escrituras;

11

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

3. 4. 5. 6. 7.

ao contedo das palavras de Cristo, transmitidas aos apstolos, que, por sua vez, as transmitiram Igreja; a tudo o que tenha sido objeto de uma definio em algum dos conclios ecumnicos; a tudo o que a Igreja tenha proposto f dos fiis; a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja, no que diz respeito reputao da heresia; a tudo o que decorra, necessariamente, dos princpios estabelecidos nos itens 3, 4, 5, 6.
(In Prefcio do Manual de Leonardo Boff, prof. de tica e Teologia da UERJ)

Questo 35

Os textos demonstram a persistncia, ao longo dos sculos, de divergncias internas Igreja Catlica, sobretudo com relao : a) excessiva autonomia dos missionrios da Companhia de Jesus em relao ao Vaticano e aos cnones fundamentais da Igreja. b) atuao do Tribunal do Santo Ofcio catlico, ora em defesa dos defensores de novas idias sobre a religio de Cristo, ora em defesa dos cardeais mais conservadores. c) abertura dos mentores da Teologia da Libertao adoo das idias da Reforma Protestante do sculo XVI, combatida pela Inquisio com apoio dos papas. d) identificao da Companhia de Jesus com a Inquisio catlica tanto durante a Contra-Reforma como no combate atual Teologia da Libertao na Amrica Latina. e) postura da Igreja em relao aos pobres e cidadania na sociedade contempornea e ao debate sobre alguns dogmas fundamentais da religio estabelecidos h sculos.

A Casa do Bandeirante, do sculo 18, na Praa Monteiro Lobato, no Butant, uma casa-documento. () Na reconstituio, do lado direito da casa, ficava o quarto do casal e o quarto das filhas mulheres. Do lado esquerdo, o quarto dos filhos homens. No meio da casa, voltada para o alpendre de acesso ficava a sala de jantar, na qual as mulheres no tinham assento, quando houvesse visita, como observaram com espanto vrios viajantes dos sculos 18 e 19. (...) A casa paulista dos tempos coloniais era uma casa hierrquica e mstica. Externamente, constitua a fortaleza masculina da famlia e, internamente, o reduto de uma certa segregao da mulher. O homem estava voltado para fora e a mulher para dentro. Expresso de uma sociedade cujo ncleo mais consistente e sagrado era a intimidade do casal. (...). C o m o m o s t r o u C m a ra C a s c u d o , u m a c a s a simbolicamente uterina, baseada na pressuposio de que a morada a figurao do tero. (...). A tpica casa rural paulista uma casa sem ambiguidades. historicamente feminina, o avesso da morte. Mais do que uma casa, um rito permanente.
(Jos de Souza Martins, Feminino e masculino na Casa do Bandeirante, O Estado de S.Paulo, 4/2/2006)

Questo 34

(Jonathan Littel Les Bienveillantes. Paris: Gallimard, 2006, p. 365; trad. Gianpaolo Dorigo)

O texto acima foi extrado do romance Les Bienveillantes, de Jonathan Littel, no qual a personagem Ilia Pravdine faz uma comparao entre o nazismo e o comunismo. Sobre essa comparao, a personagem: a) afirma exclusivamente as diferenas entre os dois regimes, uma vez que pregavam a destruio mtua. b) julga impossvel uma comparao, uma vez que o comunismo prega mudanas socioeconmicas, enquanto o nazismo apenas um tipo de regime poltico ditatorial. c) afirma a semelhana entre os dois regimes, pois ambos defendiam a libertao para as minorias raciais. d) afirma a semelhana entre os dois regimes, fundada no determinismo, mas aponta diferentes grupos como objetos da violncia poltica. e) rejeita o materialismo nazista em nome de um ideal determinista de base darwiniana.

12

SIMULADO ENEM 2011

(Fonte: Organizao No-Governamental Iraq Body Count-IBC)

nossas ideologias tm isto de fundamental em comum, que elas so ambas essencialmente deterministas; determinismo racial para vocs, determinismo econmico para ns, mas determinismo mesmo assim. Ns dois acreditamos que o homem no escolhe livremente seu destino mas que este lhe imposto pela natureza ou pela histria. E da ns chegamos concluso de que existem inimigos objetivos, que existem certas categorias de seres humanos que podem e devem legitimamente ser eliminados no por causa daquilo que eles fizeram ou mesmo pensaram, mas por aquilo que eles so. Nisso no nos diferenciamos seno pela definio das categorias: para vocs, os judeus, os ciganos, os poloneses e creio tambm que os doentes mentais; para ns, os kulaks [camponeses enriquecidos], os burgueses, os traidores do Partido.

Algumas caractersticas da sociedade paulista do perodo colonial podem ser identificadas na descrio da Casa do Bandeirante que voc acabou de ler. Assinale a afirmao correta sobre essas caractersticas. a) A sociedade colonial era matriarcal, de base essencialmente agrcola. b) A sociedade colonial era patriarcal, conservadora e autoritria. c) A sociedade paulista no se baseava na escravido em sua fase colonial. d) O papel da mulher na organizao da casa refletia a organizao escravista da sociedade. e) Por ser bandeirante, o homem paulista atribua mulher a organizao da casa e da famlia.

Questo 36
Observe os grficos para responder questo:

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

a) b) c) d) e)

De acordo com os grficos, observa-se: que, sem exceo, o nmero de mortos nos ltimos anos cresceu. que depois da invaso norte-americana o nmero de mortos declinou. que o nmero de vtimas decresceu, mas cresceu o nmero de mortos por atentados com carros-bombas. que o nmero dirio de mortos por tortura maior que o de mortos em atentados com carros-bombas. que o nmero de mortos por semana, em todos os setores pesquisados, foi muito maior em 2007.

c)

d)

e)

Sendo a presena de um grande nmero de imigrantes ilegais um dos fatores que contribuem com o aumento da doena, obrig-los a se vacinarem quando chegam ao pas a nica soluo. Combater os focos da doena, impedindo que os moradores de rua possam se deslocar por todos os outros bairros da cidade, limitando sua rea de circulao. Proibir as indstrias de empregarem trabalhadores sem documentos, para estimular esse contingente de estrangeiros a procurar legalizar sua situao no pas.

I. II.

Questo 37
Considere os seguintes conceitos: Instrumento do Legislativo que destitui um governante acusado de crime de responsabilidade. Ato de fora, em geral caracterizado por uma revoluo, que destitui um governo legtimo. Pode-se deduzir que: em ambos os casos se trata de instrumentos da democracia. no primeiro caso se trata de impeachment, e no segundo, de golpe de Estado. ambos os conceitos se referem a procedimentos antidemocrticos, porque lesam a legitimidade governamental. o primeiro caso caracteriza um instrumento poltico totalitrio, e o segundo, uma ao revolucionria socialista. os dois conceitos se referem a procedimentos idnticos, porque possuem o mesmo fim.

Questo 39

a) b) c)

d)

e)

Questo 38

Para resolver a questo, leia o texto abaixo. Segundo a ONU, o nmero de favelados no mundo pode triplicar nos prximos 45 anos, chegando casa de trs bilhes de pessoas, caso no haja um significativo a u m e n t o d o s i nv e s t i m e n t o s p b l i c o s n e s s a r e a . A organizao aponta a migrao de reas rurais para a periferia dos centros urbanos como o principal fator responsvel pela exacerbao do crescimento populacional nas favelas, transformadas em aglomerados humanos sem infra-estrutura mnima. De acordo com o programa das Metas do Milnio, at 2020 seria preciso melhorar as condies de vida de 100 milhes de favelados. Desde 2003, esse nmero aumentou em 50 milhes, o equivalente a uma favela duas vezes m a i o r d o q u e a r e g i o m e t r o p o l i t a n a d e T q u i o. Tal crescimento, alm de acentuar o quadro de violncia urbana, favorece a disseminao da Aids, especialmente entre mulheres e crianas. Segundo o IBGE, cerca de 34,2% dos municpios brasileiros no tm acesso a gua potvel, 17 milhes de pessoas vivem em domiclios superlotados e 35 milhes em residncias sem tratamento de esgoto. Como consequncia, as famlias so levadas a morar beira de crregos, nas encostas de morros e em outras reas de proteo ambiental.
(Adaptado de http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia, acessado em 7/04/05)

Leia o texto abaixo: Estima-se que eles sejam 400 mil s em So Paulo, 240 mil deles indocumentados, nome dado queles que esto em situao irregular. Falam espanhol, guarani, quchua ou aimar, lngua dos Andes bolivianos e peruanos. Muitos vieram, em travessias clandestinas, direto para oficinas de costura da regio central de So Paulo. Num mesmo espao, eles comem, dormem e trabalham s vezes 16 horas por dia. Eles formam a comunidade latino-americana que vive em So Paulo, onde predominam os bolivianos, paraguaios, peruanos, colombianos, chilenos Trabalhando e dormindo em espaos apertados e no ventilados, comendo precariamente, eles formam o caldo de cultura para doenas como a tuberculose. A Pastoral do Migrante estima que 20 em cada mil deles possam estar com a doena, o dobro da incidncia da regio central de So Paulo.
Folha de S. Paulo, 16/03/03, p. C7

Escolha a alternativa que apresenta a soluo mais adequada para o problema descrito no texto: a) Legalizar a situao desse grande contingente de estrangeiros na cidade, a fim de que eles possam trabalhar regularmente e, assim, exigir seus direitos, para dispor de melhores condies de vida. b) Proibir a entrada de estrangeiros sem documentos, a fim de diminuir a explorao dessa mo de obra altamente desqualificada e poder eliminar os focos da doena.

O texto alerta para a existncia de uma projeo segundo a qual ocorrer no mundo, nos prximos 45 anos, um aumento acentuado no contingente de moradores de favelas. Se nada for feito para impedir tal crescimento, muitas sero as consequncias negativas, tanto para a populao como para os pases. Aponte, das afirmaes abaixo, a que no pode ser considerada consequncia desse processo: a) A migrao de reas rurais para a periferia dos centros urbanos tem sido o principal fator responsvel pelo acelerado crescimento populacional em favelas. b) O rpido crescimento no total de populao moradora em favela poder aumentar mais ainda o quadro de violncia urbana nas grandes metrpoles. c) O aumento da populao favelada no mundo, devido s pssimas condies de habitabilidade, poder favorecer a disseminao da Aids, especialmente entre mulheres e crianas. d) O agravamento do dficit habitacional far que muitas famlias sejam levadas a morar beira de crregos, sofrendo frequentemente o problemas das enchentes. e) A dificuldade de encontrar reas adequadas para morar far que aumente o nmero de pessoas vivendo nas encostas de morros e em reas de proteo ambiental.

13

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 40

Resoluo recente do Superior Tribunal Eleitoral, em Braslia, determinou que nas prximas eleies nacionais de 2002 as alianas estabelecidas entre os partidos polticos para a escolha do presidente da Repblica devem ser mantidas nas escolhas para os outros cargos polticos nos estados da Federao. A Constituio Imperial de 1824 estabelecia que os presidentes (governadores) das provncias do pas deveriam ser nomeados, e no votados pelos eleitores provinciais e isso gerou protestos e at rebelies sangrentas. Quando foi criado o sistema de Governo Geral do Brasil, em 1548, dizia-se que ele era mais adequado ao pensamento poltico europeu da poca do que o sistema de Capitanias Hereditrias, que dividia a colnia em regies politicamente autnomas. Essas passagens de nossa histria revelam uma polmica que est presente h muito em nossa sociedade e que se refere ao: a) monarquismo. b) absolutismo. c) parlamentarismo. d) republicanismo. e) federalismo.

Questo 41

Nos anos de 1970, o presidente Mdici declarou que o Brasil um pas rico, mas o povo pobre. Observe o grfico abaixo, que mostra a evoluo do ndice do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante e a do ndice do salrio mnimo real, entre 1940 e 1984 (base 100 = 1940):

(Fonte: adaptado de Retrato do Brasil, vrios autores. So Paulo, Poltica, 1984)

a) b) c) d) e)

De acordo com o grfico, qual das concluses est correta ? Durante o Regime Populista (1945-1964), o PIB por habitante cresceu na mesma proporo que o salrio mnimo real. No Regime Militar (1964-1985), o PIB por habitante foi duplicado, enquanto o salrio mnimo real se manteve estvel. Em relao a 1940, o governo Getlio Vargas conseguiu um aumento real tanto do salrio mnimo quanto do PIB por habitante. Durante o Regime Militar (1964-1985), o PIB por habitante cresceu acima de trs vezes em relao a 1940, enquanto o salrio mnimo caiu para menos da metade do valor de 1955. Foi durante os regimes populista e militar que os ndices, respectivamente, de maior alta do PIB por habitante e de maior baixa do salrio mnimo real foram atingidos.

14

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 42

Questo 44

As transformaes geradas pelo capitalismo motivaram estas duas consideraes: I. Ao buscar a satisfao do seu interesse particular, o indivduo atende freqentemente ao interesse da sociedade de modo muito mais eficaz do que se pretendesse realmente defend-lo. II. Depois de sofrer a explorao do fabricante e de receber o seu salrio em dinheiro, o operrio torna-se presa de outros membros da burguesia, do proprietrio, do varejista, do usurrio, etc. A respeito dessas consideraes, pode-se dizer que: so antagnicas, visto que o individualismo, de acordo com a primeira, produz uma riqueza espontnea para a sociedade e de acordo com a segunda, ao contrrio, faz parte de um sistema, que no final responsvel pela m distribuio da riqueza. se complementam. Tanto a primeira como a segunda confirmam o solidarismo social produzido pelo capitalismo. ambas denunciam os malefcios sociais produzidos pelo capitalismo. so antagnicas, visto que a primeira afirma que o individualismo o nico benefcio propiciado pelo capitalismo, enquanto a segunda afirma que a riqueza se distribui na sociedade. ambas apontam os benefcios sociais produzidos pelo individualismo.

a)

Leia com ateno: Efetivamente, a representao de Guernica no esprito de muita gente que no tem mais o cuidado de saber exatamente de onde isto surgiu um quadro de Picasso. Observei, em Paris, a forma como Picasso foi solicitado a dar explicaes sobre sua obra e, depois, vi o nome Guernica aparecendo seguidamente na imaginao das pessoas. Guernica tornou-se a representao de um fato preciso. O fato preciso est esquecido, a representao continua. Admito totalmente que isto tenha uma certa importncia, mas devemos estar atentos, pois esses jovens, que sabiam que Guernica um quadro de Picasso, no conheciam o fato poltico que o gerou. Ora, trata-se da primeira manifestao daquilo que foi o grande drama da Europa dos anos 30 e 40.
(VILAR, Pierre. Histria e representao. Em DALESSIO, Marcia Mansur. Reflexes sobre o saber histrico. So Paulo, UNESP, 1998, p. 30.)

b) c) d)

a) b) c) d) e)

e)

Pode se entender que o texto faz uma crtica: pretenso e incompetncia da arte em se dedicar a temas polticos. ao desconhecimento do local onde foi encontrado o quadro de Picasso aps a guerra. ao violento massacre de Guernica, ocorrido durante a Guerra Civil Espanhola. ignorncia das pessoas que nunca conseguiram entender o que Picasso pintou. maior importncia dada ao quadro Guernica do que ao episdio ocorrido em Guernica.

Questo 43

Questo 45

O jornal ingls The Guardian, em 23 de maro de 1883, publicou estas opinies: Considerados em seu conjunto, so a parte baixa da sociedade. Ocupam uma posio intermediria entre o trabalhador e o aristocrata: ao empregar o primeiro e ao ser empregados do segundo, insensivelmente contraem os vcios do tirano e do escravo. So os tiranos dos que esto abaixo deles, so os aduladores dos que esto acima deles: usurrios por necessidade e hbito, aproveitam a debilidade do trabalhador e exploram tudo o que podem da vaidade do aristocrata. Desde logo, esta camada tornou-se a destruidora da liberdade e da felicidade em todos os pases. A que camada social o jornal se referia? a) aristocracia, sempre perfeitamente adequada a todas as transformaes consequentes da industrializao. b) classe mdia alta surgida das transformaes sociais decorrentes do processo da industrializao. c) Aos assalariados, que, por formarem uma nova camada social, imitam valores da aristocracia. d) classe mdia, sempre defensora da extino de todas as discriminaes e preconceitos na sociedade. e) Aos aristocratas perfeitamente identificados com todas as classes sociais.

Sobre a ao dos casseurs (= quebradores), atuantes nas manifestaes populares ocorridas nos ltimos meses na Frana: So pequenos grupos de jovens, geis como lontras, violentos como lobos. Jogam pedras nos policiais, fogem, voltam, espancam e roubam estudantes retardatrios, batem e fazem sangrar. E desaparecem de repente na noite.
(Gilles Lapouge, O Estado de S.Paulo , 30/3/2006)

Sobre os jovens espartanos na Grcia Clssica: Os jovens viviam em pequenos grupos. Encorajados a roubar invadiam os jardins e os alojamentos dos homens, com muito jeito e muita cautela; quem fosse apanhado levava muitos aoites, por ser considerado ladro negligente e inbil. Roubavam quanto alimento podiam, aprendendo a atacar adestradamente a quem dormia ou afrouxava a vigilncia.
(Plutarco, Vida de Licurgo , pp. 28-9)

a) b) c) d) e)

A respeito dos textos, pode-se considerar que: ambos descrevem as mesmas circunstncias sociais. o primeiro mostra os efeitos da excluso social, e o segundo refere-se incluso. os dois descrevem os efeitos sociais da desestruturao da ordem pblica. o primeiro alusivo a uma ao organizada com cunho ideolgico; o segundo, a uma situao puramente anrquica. o primeiro alude manipulao poltica da juventude francesa; o segundo, excluso social em que viviam os jovens espartanos.

15

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 46 a 90

Questo 46

Questo 48

Em alguns mictrios masculinos, costuma-se manter uma certa quantidade de gelo nas cubas. Um estudante observou o fato e, ao perguntar o porqu, ficou sabendo que essa providncia visava a evitar a formao do cheiro de amnia, to comum em banheiros pblicos. Leia, agora, as afirmaes abaixo, todas corretas e relacionadas ao conhecimento biolgico atual: I. A maioria dos seres vivos tem estrutura celular eucaritica, isto , suas clulas possuem um ncleo diferenciado. II. O DNA o material gentico da maioria dos organismos, com a exceo de alguns vrus. III. Muitas bactrias da decomposio transformam a ureia, existente na urina humana, em amnia. IV. A atividade biolgica de um organismo traduz-se pelas reaes qumicas que nele ocorrem. V. O funcionamento das enzimas, catalisadores biolgicos, depende entre outros fatores, da temperatura e do pH do meio. Quais dessas afirmaes estariam mais diretamente relacionadas com a resposta obtida pelo estudante? a) I, III, IV e V. b) II, III, IV e V. c) I, II, III e IV. d) III, IV e V apenas. e) III e V apenas. Enunciado para as questes 47 e 48 . As margarinas, muito usadas como substitutos da manteiga, contm gorduras vegetais hidrogenadas. A diferena fundamental entre uma margarina light e outra normal est no contedo de gordura e de gua. Colocou-se em um tubo de ensaio uma certa quantidade de margarina normal e, num outro tubo de ensaio, idntico ao primeiro, colocou-se a mesma quantidade de margarina light. Aqueceram-se em banho-maria os dois tubos contendo as margarinas at que aparecessem duas fases, como esquematizado na figura.

Em relao ao mesmo texto da questo anterior, admitindo que as duas margarinas tenham o mesmo preo e considerando que esse preo diz respeito, apenas, ao teor da gordura de cada uma, em qual delas a gordura custa mais (para o consumidor) e quantas vezes (fator de multiplicao) esse preo maior do que na outra? Margarina na qual a gordura custa mais normal normal light light light Fator de multiplicao 2 4 6 4 2

a) b) c) d) e)

Questo 49

Acredita-se que, em termos mundiais, 30% dos recifes de coral j estejam seriamente danificados e que outros 30% devam se perder at 2030, devido alterao no delicado equilbrio desses ambientes marinhos, causada, entre outras coisas, pela pesca excessiva, a poluio e mudanas climticas do planeta. E m a l g u n s c a s o s , a e l e va o d e a p e n a s 1 C n a temperatura da gua pode causar a morte ou a expulso de algas microscpicas (zooxantelas) que vivem no interior dos corais, num sistema de interao com benefcios recprocos: os corais abrigam as algas, que, em troca, fornecem a eles nutrientes e oxignio. A expulso das algas tem causado o branqueamento dos recifes em vrios oceanos. Um grupo de pesquisadores brasileiros disps-se a comear, em abril de 2004, a reproduo em tanques de trs das quinze espcies de coral encontradas nas guas do Nordeste do pas, pretendendo recuperar recifes at o final do ano, por meio da implantao desses corais criados em laboratrio.
(Dados extrados e adaptados de Osis marinhos em perigo , Revista Pesquisa FAPESP, Janeiro 2004, n 95, p. 36 a 41.).

I.

II.

Questo 47

Lembrando que a gordura menos densa que a gua, assinale a alternativa na qual esto indicados corretamente o tubo em que est cada tipo de margarina e as fases aquosa e lipdica em cada tubo.

III.

Considere os itens seguintes: O aquecimento da gua dos oceanos pode ser consequncia do aumento da liberao por veculos automotores, indstrias e queimadas do gs carbnico, um dos gases envolvidos na acentuao do efeito estufa, responsvel pela elevao global da temperatura do planeta. Os recifes de coral servem de abrigo e local de reproduo para diversas espcies de peixes algumas delas utilizadas pelo homem como alimento, a exemplo da garoupa, do mero e do badejo cujas populaes sero seriamente ameaadas de reduo com a alterao drstica daqueles ambientes marinhos. Cientistas tentam recuperar alguns recifes por meio da implantao de colnias de corais criadas em laboratrio. Essa medida pode ser uma soluo para a recomposio desses ambientes marinhos, desde que as causas que levam alterao do seu delicado equilbrio citadas no texto sejam corrigidas. Em vista do exposto no texto da questo, aceitvel o se prope em: I e II, apenas b) II e III, apenas I e III, apenas d) I, apenas I, II e III

que a) c) e)

16

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 50

Questo 52

O Greenpeace uma organizao no-governamental que atua no sentido de preservar o meio ambiente. A recomendao a seguir foi extrada do site dessa ONG: Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de presso, coloque-as centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a base da panela. Essa recomendao tem como meta ajudar a populao a: melhorar o cozimento dos alimentos e com isso preservar a sade. preservar a camada de oznio, por meio da diminuio da quantidade de energia liberada no cozimento. utilizar melhor um recurso natural no-renovvel: o gs de cozinha. diminuir a quantidade de lixo, subproduto do cozimento. no aumentar a temperatura mdia da Terra.

a) b)

c) d) e)

Muitos animais invertebrados vivem fixos a um substrato (como uma rocha, por exemplo) e obtm seu alimento filtrando a gua do mar que fazem passar atravs de seus corpos. Nesse processo de filtrao, as brnquias desses animais retm partculas microscpicas de material orgnico, tais como bactrias, algas, larvas de outros animais, etc. O problema que esses invertebrados, quando vivem em guas poludas, tambm podem reter e acumular em seus corpos metais pesados (como, por exemplo, o mercrio) e outras substncias txicas, resultantes da poluio industrial e domstica de rios, lagos e mares. Dessa forma, convm no ingeri-los, caso provenham de reas poludas ou tenham origem desconhecida. Numa refeio beira-mar, voc deveria tomar esse cuidado se lhe servissem: a) ostras, mariscos e mexilhes. b) polvos, lulas e ostras. c) mexilhes, camares e lulas. d) lagostas, polvos e mariscos. e) camares, mariscos e lagostas.

Questo 51
Observe o grfico e responda questo.

Questo 53

Quanto distribuio da temporada ciclnica do Atlntico e Pacfico Norte tropical durante o ano, correto afirmar-se que: a) h uma distribuio relativamente equitativa desses fenmenos durante os doze meses do ano. b) a maior concentrao se d no final do vero e incio do outono do hemisfrio norte. c) a maior concentrao se d no final do inverno e incio da primavera do hemisfrio norte. d) a ocorrncia se d em setembro, quando as temperaturas se elevam no mundo todo. e) nada se pode afirmar, porque os dados so relativos a um nico ano e no a um longo perodo.

J se passaram 50 anos desde que Watson e Crick elucidaram a estrutura espacial da molcula de DNA,material gentico da maioria dos seres vivos. Desde ento, foram feitos incrveis progressos na compreenso da natureza dos genes e de seu mecanismo de ao. Assim, no dia 14/04/2003, os meios de comunicao noticiaram o encerramento do Projeto Genoma Humano, alguns anos antes da previso inicial. Esse projeto, no qual colaboraram cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, conseguiu desvendar: a) o fato de que os genes se localizam, realmente, nos cromossomos. b) a sequncia de todos os genes ao longo dos cromossomos do homem. c) toda a diversidade de protenas produzidas pelos genes humanos. d) a sequncia completa das quatro bases nitrogenadas do cdigo gentico (A, T, C e G), ao longo do material gentico. e) as doenas causadas por defeitos no material g e n t i c o, o q u e p e r m i t i r s u a p r e v e n o e s e u tratamento.

17

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 54

Os dois esquemas abaixo mostram um experimento em que larvas da mosca domstica foram colocadas em duas caixas cobertas com uma tela, junto com algumas vespas que as parasitam. Na caixa A, toda vez que uma vespa resistia ao parasitismo e gerava uma mosca adulta, esta era substituda por uma nova larva, de modo que o nmero de larvas permanecia sempre constante. Na caixa B, as moscas geradas pelas larvas resistentes eram mantidas no recipiente e acabavam por se reproduzir, gerando novas larvas.

Levando em considerao todas as informaes acima, alm de seus conhecimentos sobre os mecanismos de evoluo biolgica, voc aceitaria: a) a hiptese I, apenas. b) as hipteses I e II. c) as hipteses I e III. d) as hipteses II e III. e) as hipteses I, II e III.

Questo 55

O texto abaixo contm afirmaes que apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados evoluo humana. Leia-o com ateno. Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivncia de nmero cada vez maior de indivduos com constituies genticas que s permitem o bem-estar quando seus efeitos s o d e v i d a m e n t e c o n t r o l a d o s a t ra v s d e d r o g a s o u procedimentos teraputicos. So exemplos os diabticos e os hemoflicos, que s sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementao de insulina ou do fator VIII da coagulao sangunea.
(M. Francisco Salzano. Cincia Hoje . SBPC: 21(125), 1996)

Os dois grficos abaixo, a e b, mostram, respectivamente, os resultados do experimento nas caixas A e B:

De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre os mecanismos de evoluo, voc poderia afirmar que: a) os avanos da medicina minimizam os efeitos da seleo natural sobre as populaes. b) os usos da insulina e do fator VIII da coagulao sangunea funcionam como agentes modificadores do genoma humano. c) as drogas medicamentosas impedem a transferncia do material gentico defeituoso ao longo das geraes. d) os procedimentos teraputicos normalizam o gentipo dos hemoflicos e diabticos. e) as intervenes realizadas pela medicina interrompem a evoluo biolgica do ser humano. Para a resoluo da questo seguinte, leia o texto e examine o grfico e o mapa a seguir: Ento, houve gente tremendo, com os primeiros acessos da sezo. O mosquito fmea no ferroa de-dia; () somente as larvas, flor do charco, comem-se umas s outras, brincando com as dfnias e com as baratas-dgua (). o anofelino o passarinho que canta mais bonito, na terra bonita onde mora a maleita. () de-tardinha () que ele aparece, o pernilongo pampa, de ps de prata e asas de xadrez. () Enquanto as fmeas sugam, todos os machos montam guarda (). E, quando a febre toma conta do corpo todo, () () frio mesmo frio vai ser daqui a pouco. () Mas eles esto esperando a febre, mais o tremor. () Ai, Primo Argemiro, eu, numa hora dessas s queria era me deitar em beira de um fogueiro! Que frio Que frio! E o diabo do sol que no quenta coisa nenhuma () as coisas que Primo Ribeiro desanda a falar entre o tremor e o suor. I-v-v-v! O primeiro calafrio A maleita j chegou
(Joo Guimares Rosa. Sarapalha. In, Sagarana. 39 ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984)

Um estudante elaborou as seguintes hipteses para explicar os resultados expressos nos dois grficos: I. No experimento B, houve adaptao das larvas ao parasitismo das vespas. II. No experimento A, a substituio das moscas resistentes por larvas impediu que larvas resistentes permanecessem na populao. III. No experimento B, as larvas, em contato constante com as vespas, desenvolveram gradualmente resistncia ao parasitismo.

18

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 57

Considere o texto abaixo: A violacena, protena contida na Chromobacterium violaceum, microorganismo mapeado pelo Projeto Genoma Brasileiro, mostra ter forte atuao contra o Trypanosoma cruzi, causador da doena de Chagas. A Chromobacterium tambm capaz de sintetizar compostos antibiticos e levar ao desenvolvimento de plsticos biodegradveis. As concluses, obtidas a partir das pesquisas realizadas nos 25 laboratrios do CNPq, renderam o primeiro pedido de proteo intelectual sobre o uso de seqncias de DNA evidenciadas pelo programa. Com o mapeamento dos 4,2 milhes de pares de bases nitrogenadas (cada uma das letras qumicas que compem o DNA) da bactria, em 2001, os cerca de 200 pesquisadores e nvo l v i d o s n o p r o c e s s o d e t e c t a ra m p e l o m e n o s 1 1 sequenciamentos promissores para o uso na biotecnologia.
( Scientific American-Brasil maro de 2003)

A partir do texto e usando seus conhecimentos sobre os cidos nuclicos, indique a nica afirmao correta : a) A violacena uma protena formada por 4,2 milhes de bases nitrogenadas. b) A bactria sintetiza plsticos com sequncias teis para a biotecnologia. c) O Trypanosoma cruzi depende da ao da Chromobacterium para provocar a doena de Chagas. d) As bases nitrogenadas sequenciadas so adenina, guanina, citosina e uracila. e) A bactria poder ser utilizada como uma fbrica de drogas antimicrobianas.

Questo 56

Com base no texto, no grfico e no mapa, so feitas as seguintes afirmaes: I. Tanto o texto quanto o grfico referem-se a uma caracterstica apresentada pelos doentes de malria: perodos de febre muito alta intercalados com perodos de frio ou calafrios. II. Os acessos febris provocados pelo Plasmodium vivax ocorrem em intervalos regulares de, aproximadamente, 72 horas (1, 3, 5, dias). III. O transmissor da malria a fmea de um mosquito anofelino, em cujo desenvolvimento h estdios juvenis (larvrios) aquticos. IV. A malria (maleita ou sezo) predomina na regio tropical, onde h a maior concentrao de pases pobres. Est correto o que se afirma apenas em: I e II. II e III. III e IV. I, II e IV. I, III e IV.

O texto e a figura seguintes serviro de base para a questo 58: Peixe cru provoca surto de doena em SP So Paulo vive surto de uma verminose adquirida pelo consumo de peixes crus, defumados ou malcozidos. De maro de 2004 a maro deste ano, foram registrados 28 casos de difilobotrase, transmitida pelo parasita Diphyllobothrium sp. Recomenda-se o congelamento do peixe para consumo da carne crua. A principal suspeita recaiu sobre o salmo porque relatos na literatura o colocam, ao lado do robalo, como principais hospedeiros do parasita. Hoje, o salmo o nico peixe importado principalmente do Chile para a produo de sushi e sashimi. O verme fica na musculatura do peixe. Ao ser consumido cru, fixa-se no intestino delgado, onde pode viver at dez anos e atingir dez metros de comprimento. Alguns pacientes assintomticos souberam da infeco ao observar pedaos do parasita nas fezes. Assustados, fizeram o exame e comprovaram a doena. Em geral, o diagnstico difcil porque, como o parasita no brasileiro, costuma ser confundido com a tnia transmitida pelo porco.
(Adaptado de artigo de Cludia Collucci e Fernanda Bassette publicado no jornal Folha de S. Paulo, 5 abr. 2005, p. C3.)

a) b) c) d) e)

19

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 60

Ciclo de vida do Diphyllobothrium latum

Questo 58

Ao compararmos os dois empregos da palavra transmitida (no segundo e no ltimo pargrafos do texto), constatamos que um desses empregos expressa um conceito errado. Qual das alternativas abaixo contm uma explicao correta , que pode ser usada para reparar o erro cometido pela reportagem? a) O Diphyllobothrium sp um verme parasita causador da difilobotrase, doena transmitida por meio de fezes humanas contaminadas. b) A difilobotrase causada pelo Diphyllobothrium sp e transmitida por meio da ingesto de peixes crus, defumados ou malcozidos. c) O consumo de carne de porco malcozida pode ocasionar o desenvolvimento de um outro tipo de tnia no intestino humano. d) A tenase causada pelo porco transmitida por um verme parasita semelhante ao Diphyllobothrium sp . e) A tnia do porco transmitida por meio das fezes de sunos contaminados.

Genes so segmentos de DNA que contm a informao para formar RNA, o qual pode ser utilizado para a sntese de protenas. Organismos transgnicos so aqueles que receberam, incorporaram e expressaram genes de outro organismo, como bactrias que produzem a insulina humana, usada no tratamento da diabetes, ou plantas que recebem genes de peixes de guas polares, obtendo protenas que aumentam sua resistncia contra geadas. O que torna possvel a existncia de organismos transgnicos : a) a sntese de genes artificiais, diferentes daqueles que existem nas clulas. b) a diferena que existe entre os genes das bactrias, das plantas e dos animais. c) o fato de que a estrutura qumica do DNA universal, comum a todos os seres vivos. d) a semelhana da estrutura do ncleo das bactrias, das clulas das plantas e das clulas animais. e) a uniformidade das protenas, que so idnticas em todas as clulas dos seres vivos.

Questo 61

Questo 59

A determinao gentica do sexo estabelecida pela presena, na mulher, de dois cromossomos X e, no homem, por um cromossomo X e um cromossomo Y. Qualquer defeito nos genes do cromossomo X mais dramtico no homem, j que o Y no carrega cpias desses genes que pudessem para compensar a falha. Nas clulas femininas, uma das cpias do cromossomo X silenciada, mas a inativao ocorre ao acaso, de modo que em 50% das clulas funciona um X, e nas 50% restantes est ativo o outro X. Entre os 1098 genes do X, existem vrios que participam da produo de protenas importantes para o funcionamento do crebro. Defeitos nesses genes esto associados a 10% das 221 doenas genticas que apresentam retardo mental como caracterstica importante. A partir da leitura desse texto, podemos concluir corretamente que: a) as mulheres so mais inteligentes que os homens, j que possuem dois cromossomos X para controlar o funcionamento cerebral. b) nas clulas femininas ocorre uma inativao do cromossomo Y, que no funciona. c) todas as formas de retardo mental de origem gentica so causadas por defeitos dos genes do cromossomo X. d) devem existir mais homens afetados por retardo mental ligado ao cromossomo X do que mulheres afetadas. e) 50% das clulas femininas no possuem um cromossomo X funcionante.

Os ventos constituem uma fonte alternativa de obteno de energia eltrica, porque eles so capazes de movimentar geradores. G e ra d o r e s s o m o t o r e s e l t r i c o s q u e , a o g i ra r, produzem uma corrente eltrica, que pode ser do tipo contnua (DC) ou alternada (AC). Nos geradores de corrente contnua (DC), a energia eltrica pode ser acumulada em baterias, armazenandose nas ligaes qumicas entre os elementos, para uso posterior. Todavia, essa forma de converso requer um banco relativamente grande de baterias para que se obtenha uma quantidade razovel de energia. Alm disso, grande parte dos aparelhos eltricos/eletrnicos projetada para funcionar ligada corrente alternada. Assim, para utilizar diretamente aparelhos eltricos nos sistemas geradores de corrente contnua, necessrio ligar um dispositivo que converta a corrente contnua em corrente alternada. Suponha que a usina elica de uma certa cidade disponibiliza energia eltrica na forma DC, que acumulada em baterias e posteriormente usada para o funcionamento de uma torradeira. As transformaes de energia envolvidas nesse processo, desde sua gerao na usina at o momento de uso, so: a) energia mecnica energia eltrica energia qumica energia eltrica energia trmica. b) energia mecnica energia trmica. c) energia qumica energia eltrica energia trmica. d) energia qumica energia eltrica energia mecnica energia eltrica energia trmica. e) energia mecnica energia qumica energia trmica.

20

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 62

As marias-fumaas, que foram um meio de transporte bastante eficiente durante o sculo XIX e parte do sculo XX, atualmente so usadas como atraes tursticas em diversas cidades do mundo. Nas locomotivas desses trens possvel identificar a converso de parte da energia trmica fornecida pela queima de carvo em energia mecnica, que a energia til. Nos dispositivos de uso cotidiano, listados a seguir, tambm podemos identificar a relao entre a energia fornecida e a energia til: I. Ferro eltrico de passar roupa A. energia eltrica energia mecnica II. III. Motor eltrico de uma enceradeira Bateria solar de calculadora B. energia luminosa energia eltrica C. energia eltrica energia trmica

a) b) c) d) e)

A correta associao entre os dispositivos e as transformaes de energia : III-A, II-B, I-C I-A, II-B, III-C II-A, I-B, III-C II-A, III-B, I-C III-A, I-B, II-C

Questo 63

Leia o texto a seguir: Em condies normais, de no ocorrncia do fenmeno El Nino, os ventos sopram sobre o oceano Pacfico em direo ao oeste. Esses ventos foram as guas quentes superficiais em direo ao Pacfico Ocidental, de tal modo que a temperatura do mar cerca de 8C maior na regio ocidental, tornando-se mais fria prximo costa da Amrica do Sul, devido ascenso de guas mais frias oriundas das profundezas do oceano. Essa gua fria rica em nutrientes, permitindo altos nveis de produtividade primria, ecossistemas marinhos diversificados e grande piscosidade. O deslocamento da fonte de calor correspondente s guas mais quentes em direo ao leste resulta em grandes mudanas na circulao da atmosfera global. Isso provoca mudanas no clima em regies bem afastadas do Pacfico Tropical. Sabe-se que cada 1 grama de gua perde, aproximadamente, 4,2 J de energia trmica, ao esfriar de 1C. Considere que 1 tonelada de gua marinha seja empurrada pelos ventos ocenicos em direo ao Pacfico Ocidental. Suponha que, ao atingir essa regio, essa massa de gua seja resfriada at que sua temperatura atinja o mesmo valor referente s guas da poro oriental. Nesse processo, essa poro de gua transferiria ao ambiente uma quantidade de energia trmica aproximada de: a) 33,6 J b) 33,6 106 J c) 42,0 10 J d) 42,0 106 J e) 80,0 106 J

Questo 64

O mecanismo de transpirao essencial na regulagem de temperatura do nosso corpo, pois, na evaporao da gua, calor transferido do nosso corpo para as partculas de gua. pelo mecanismo da evaporao que a gua no interior das moringas de barro refrescada, pois uma parcela de gua evapora ao atravessar os poros da moringa. Existem determinadas variveis que influenciam as taxas de evaporao. Por exemplo: a temperatura elevada, a baixa umidade relativa do ar e a ao de ventos facilitam o mecanismo da evaporao. Por outro lado, altas presses atmosfricas e elevadas umidades relativas do ar dificultam a evaporao. Alm disso, a taxa de evaporao depende do lquido analisado (por exemplo, o lcool mais voltil do que a gua). Julgue estas afirmaes: I. Quando passamos lcool em uma regio do nosso corpo e sopramos, temos a sensao de resfriamento dessa regio, devido evaporao acentuada. II. Quando samos de uma piscina num dia muito seco (baixa umidade relativa do ar), sentimos mais frio do que sentiramos se o dia estivesse mido (mantidas as demais condies climticas). III. Para refrescar ainda mais a gua no interior de um jarro de barro, conveniente impermeabiliz-lo com algum verniz, a fim de que no penetre calor pelos seus poros. a) b) c) d) e) As afirmaes acima esto corretas. Nenhuma das afirmaes acima est correta. Apenas a afirmao I correta. Apenas as afirmaes I e II esto corretas. Apenas as afirmaes II e III esto corretas.

21

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

I. II.

Questo 65
Considere as informaes: A usina solar, atravs do uso de painis fotovoltaicos, transforma a energia luminosa em energia eltrica. No Brasil, com adequadas condies atmosfricas, a iluminao mxima aferida ao meio-dia num local situado ao nvel do mar tem intensidade por volta de 1 kW/m. O rendimento total do sistema da usina solar de aproximadamente 10%. Em nosso pas, apenas no setor residencial, em um nico dia, o consumo de energia eltrica da ordem de 2 105 kWh.

Questo 67

III. IV.

Suponha um caso ideal em que, numa determinada regio, a iluminao mdia durante o dia seja igual mxima e que haja iluminao do Sol durante, aproximadamente, 10 horas. Determine a mnima rea construda de painis fotovoltaicos que devem ser dispostos nesse local para que fornea a energia eltrica necessria para abastecer o consumo residencial brasileiro: a) 200 m b) 2000 m c) 20000 m d) 200000 m e) 2000000 m

O holands Mauritus Cornelis Escher (1898-1970) dedicou toda a vida s artes grficas. Um de seus impressionantes trabalhos a gravura Uma mo com a esfera, reproduzida ao lado, em que aparece uma esfera refletora que est na mo do artista. Tendo em vista os conceitos de ptica Geomtrica, correto afirmar que Escher: a) no foi fiel realidade, pois, como se trata de uma superfcie refletora convexa, a imagem no deveria apresentar a reverso. b) retratou uma imagem de natureza virtual, revertida e menor que o objeto, configurando que a superfcie refletora apresenta forma convexa. c) certamente levou em conta que a superfcie refletora apresenta formato cncavo. d) ignorou as leis da ptica, pois retratou uma imagem distorcida em relao ao objeto. e) retratou uma imagem de natureza real.

Questo 66

Quando morreu, em 1601, o astrnomo dinamarqus Tycho Brahe deixou as anotaes de suas observaes celestes para seu discpulo Johannes Kepler, que continuou a observar os cus por mais 20 anos. Uma das concluses de Kepler que, quanto mais longe do Sol est o planeta, maior o tempo que ele gasta para completar uma volta em torno do Sol. O tempo gasto para completar uma volta em torno do Sol denominado perodo. Admitindo que a rbita fosse circular, Kepler descobriu que o cubo do raio da rbita dividido pelo quadrado do perodo constante para todos os planetas. Essa relao entre raio da rbita e perodo conhecida como Terceira Lei de Kepler e pode ser escrita em smbolos, da seguinte forma:
12

Questo 68

1 3

22

1 = 3

1 3

23

O chuveiro de certa residncia apresenta um sistema de aquecimento a gs no qual uma parcela da gua aquecida pela energia trmica oriunda da combusto de um gs. O usurio desse chuveiro deve abrir os registros de gua quente e fria de forma a conseguir uma temperatura adequada para seu banho. Suponha que a gua fria apresente uma temperatura de 20C e que o usurio queira tomar um banho a 30C, a uma certa vazo constante, misturando 50% de gua fria e 50% de gua quente do aquecedor. Para essa situao, desconsidere as possveis perdas de energia trmica. Com relao ao texto acima, so feitas estas afirmaes: Caso o usurio desejasse um banho mais quente, a nica soluo seria mexer no registro de gua quente, aumentando a vazo de gua quente no banho. Para o banho desejado, o sistema a gs deve fornecer gua a uma temperatura certamente superior a 30C. O consumo de gs independe da temperatura desejada para a gua do banho. Pode-se apontar como correta(s): somente I. somente II. somente I e II. somente II e III. todas as afirmaes.

sendo: r1 o raio da rbita de um planeta 1 T 1 o perodo de um planeta 1 r2 o raio da rbita de um planeta 2 T 2 o perodo de um planeta 2 De acordo com essa lei, se o raio da rbita em torno do Sol de um planeta X 4 vezes o raio da rbita da Terra em torno do Sol, o perodo de seu movimento : a) 8 anos terrestres. b) 4 anos terrestres. c) 2 anos terrestres. d) meio ano terrestre. e) nenhum dos anteriores, pois, como se sabe, todos os planetas esto em rbita em torno da Terra, no do Sol.

I.

II. III.

a) b) c) d) e)

22

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 69

Questo 71

Leia o texto abaixo (baseado em matria publicada no jornal Folha de S. Paulo) para responder as duas questes a seguir. O cientista David Faiman, de uma universidade de Israel, a fim de melhorar a eficincia dos painis formados por clulas fotovoltaicas, resolveu concentrar a luz proveniente do Sol utilizando um enorme espelho cncavo. A luz refletida captada pelo painel, gerando, em seus terminais, corrente eltrica.

Em cada clula fotovoltaica que compe o painel ocorre a absoro da luz e a produo de uma pequena corrente eltrica, que pode ser aproveitada. Segundo Faiman, o uso do painel auxiliado pelo espelho cncavo reduz sensivelmente o custo da gerao do kWh. Pelos seus clculos, cada 1k Wh vindo da queima de combustveis fsseis custa US$ 0,10, enquanto o custo do kWh utilizando o espelho e o painel fotovoltaico por volta de US$ 0,07. Indique a alternativa que melhor indica a transformao de energia que ocorre nos painis fotovoltaicos: a) energia qumica em energia eltrica. b) energia cintica em energia luminosa. c) energia potencial eltrica em energia luminosa. d) energia nuclear em energia eltrica. e) energia luminosa em energia eltrica.

No teto de uma sala, est presa uma mola. Um experimentador pendura nela um corpo e observa que, atingido o equilbrio, a mola apresenta uma deformao x, causada pela fora vertical para cima aplicada ao corpo (fora elstica). A seguir, ele prende a mesma mola ao teto de um elevador e pendura nela o mesmo corpo. Nessas condies, faz as seguintes observaes: I. Enquanto o elevador est subindo e ganhando velocidade, a deformao da mola passa a ser maior do que x. O experimentador explicou o fato pelo Princpio da Inrcia: a tendncia do corpo em repouso continuar em repouso. Portanto, para o corpo ganhar velocidade para cima, precisa receber uma fora para cima de intensidade maior do que o peso. Essa fora maior do que o peso causa na mola uma deformao maior do que x. II. E n q u a n t o o e l e va d o r e s t d e s c e n d o e p e r d e n d o velocidade, a deformao da mola continua sendo maior do que x. O experimentador explicou esse fato pelo Princpio da Inrcia: a tendncia do corpo em movimento continuar em movimento. Se quisermos deter um corpo que est descendo, precisamos aplicar a ele uma fora para cima maior do que o peso. Essa fora maior do que o peso causa na mola uma deformao maior do que x. Seguindo o mesmo raciocnio que o experimentador, podemos prever que: a) enquanto o elevador est subindo com velocidade constante, a deformao da mola igual a x. b) enquanto o elevador est subindo com velocidade constante, a deformao da mola maior do que x. c) enquanto o elevador est subindo com velocidade constante, a deformao da mola menor do que x. d) enquanto o elevador est descendo com velocidade constante, a deformao da mola maior do que x. e) enquanto o elevador est descendo com velocidade constante, a deformao da mola menor do que x.

Questo 70

Jean-Baptiste Debret veio ao Brasil em 1816, como membro de uma misso de artistas franceses convidada por D. Joo VI, e aqui permaneceu at 1831. Alm de ter atuado como professor de pintura histrica na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, Debret retratou personagens da corteimperial, muitas paisagens brasileiras e cenas do cotidiano indgena, como a que est reproduzida a seguir.

Questo 72

A gravura mostra a iminncia de uma transformao de energia. Assinale a alternativa que indica corretamente essa transformao: a) Energia potencial elstica em energias cintica e potencial gravitacional. b) Energia trmica em energias cintica e qumica. c) Energia potencial gravitacional em energias cintica e trmica. d) Energia cintica em energias potencial gravitacional e elstica. e) Energia potencial elstica em energias trmica e cintica.

O Brasil possui 13,7% da gua doce do planeta. O estado de So Paulo possui apenas 1,6% da gua doce brasileira. O uso racional da gua uma necessidade e pode ser atingido por meio de medidas simples tomadas pelos cidados. Por exemplo, se todos os habitantes da regio metropolitana de So Paulo deixarem de usar o vaso sanitrio como lixeira, evitando acionar a vlvula de descarga uma vez por dia, a economia diria ser de aproximadamente 160 milhes de litros de gua. Certamente, parte dessa gua no ambiente ir passar ao estado de vapor, e sabe-se que, quando isso acontece, cada grama de gua necessita absorver cerca de 540 cal de energia trmica. Suponha que metade dessa gua economizada por dia pela populao da Grande So Paulo passe ao estado de vapor. Assinale a alternativa que indica, aproximadamente, a quantidade de energia trmica que a gua absorver do ambiente nesse processo.
(Dado: densidade da gua 1 kg/L)

a) b) c) d) e)

4 4 4 4 4

10 6 cal 10 9 cal 10 10 cal 10 13 cal 10 15 cal SIMULADO ENEM 2011

23

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 73

Segundo Einstein, a quantidade de energia potencial () (chamada de energia de repouso) contida em um corpo de massa m dada por: = m c, em que c corresponde ao valor da velocidade da luz no vcuo, que pode ser aproximada para 3 108 m/s. Em mdia, os Silva, uma famlia brasileira, consomem cerca de 200 kWh de energia eltrica por ms, proveniente das usinas hidreltricas. Suponha que a energia de repouso contida em um bago de uva de 1 g fosse convertida em energia eltrica. Considerando que 1 kWh corresponde a 3,6 106 J, assinale a alternativa que indica, aproximadamente, o intervalo de tempo que a famlia Silva levaria para consumir toda essa energia eltrica. a) 1 ano. b) 10 anos. c) 100 anos. d) 1.000 anos. e) 10.000 anos.

a) b) c) d) e)

Das 3 afirmaes, pode-se considerar verdadeira(s): I somente. II somente. III somente. I e II somente. I, II e III.

Questo 76

Questo 74

A evaporao de um lquido acontece devido ao escape, do lquido para a atmosfera, de molculas que apresentam maior estado de agitao (maior energia cintica). Sabe-se que a temperatura de um lquido se eleva quando a energia cintica mdia de suas molculas aumenta e, inversamente, quando a energia cintica mdia de suas molculas decresce. Uma senhora estende um lenol num varal para secar em um dia de pouco Sol e muito vento. Sobre essa situao, pode-se fazer a previso seguinte: a) o lenol no secar devido falta de Sol. b) o lenol no secar devido ao excesso de vento. c) o l e n o l s e c a r e , e n q u a n t o e s t i v e r m i d o, s u a temperatura ser constante. d) o l e n o l s e c a r e , e n q u a n t o e s t i v e r m i d o, s u a temperatura diminuir. e) o l e n o l s e c a r e , e n q u a n t o e s t i v e r m i d o, s u a temperatura aumentar.

Em cada um dos sistemas acima representados, a fase slida um bloco de gelo e a fase lquida pode ser gua ou lcool ou uma mistura de lcool e gua. Dadas as densidades em g/mL: gua = 1,0; lcool = 0,8; gelo = 0,92. Com relao a esses mesmos sistemas, podemos afirmar: A fuso parcial do gelo em A pode levar situao representada em C. A fuso parcial do gelo em B pode levar situao representada em C. A adio de gua ao sistema B pode levar situao representada em C. A adio de lcool ao sistema B pode levar situao representada em C.

I. II. III. IV.

Questo 75

Quando um lquido introduzido em um recipiente fechado no qual se fez vcuo, o equilbrio rpido atingido, em qualquer temperatura, entre o nmero de molculas que escapam do lquido e o nmero de molculas que voltam a ele, em um intervalo de tempo. O vapor confinado entre a superfcie do lquido e as paredes do recipiente chamado vapor saturado. Para que se consiga que a evaporao continue acontecendo, necessrio aumentar a temperatura do lquido. Quando nos encontramos em uma regio em que a umidade relativa do ar alta, o ar est praticamente saturado e fica mais difcil a evaporao acontecer, o que nos causa desconforto. Se a temperatura ambiente alta por exemplo, 35C e a umidade relativa do ar baixa, o suor evapora livremente, e o desconforto bem menor. Baseado no texto acima, julgue as afirmaes: I. No litoral, mesmo temperatura de 25C, sentimos calor, pois a umidade relativa alta. II. Sabe-se que em Braslia o ar seco; portanto, a baixas temperaturas, j sentiramos calor. III. Em locais de alta temperatura e alta umidade relativa, sentimo-nos sempre muito bem.

Quando dizemos pode levar situao representada em C, n o e s t a m o s l e va n d o e m c o n t a a s q u a n t i d a d e s d o s componentes representadas no sistema C, mas apenas a situao nele representada. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): a) I e IV, somente. b) II e III, somente. c) III e IV, somente. d) I, somente. d) II, somente.

Texto para a questo 77. Recentemente o Brasil atravessou uma crise de energia eltrica cuja superao exigiu participao ativa da populao, que mudou diversos hbitos com a finalidade de economizar. U m a g ra n d e q u a n t i d a d e d e e n e r g i a e l t r i c a economizada quando separamos, para reciclagem, as latas de alumnio usadas, j que se consome muita energia na produo desse metal. Em 2002 foram reciclados no Brasil 9 bilhes de latas, o que corresponde a 85% da produo nacional. Cada latinha reciclada economiza energia eltrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV durante 3 horas. Estima-se que no Brasil existam 60 milhes de aparelhos de TV.
(Dados obtidos junto ao CEMPRE Compromisso Empresarial Para a Reciclagem)

24

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 77
A obteno do alumnio feita a partir da bauxita (Al 2O3) e pode ser representada pela equao 2A l2O3 4Al + 3O2. Qual a massa, em toneladas, de bauxita que seria necessria para produzir os 9 bilhes de latas que foram reciclados? Dadas as informaes: 1 kg de alumnio corresponde a 83 latas 1 tonelada = 10 kg massas molares: A l2O3 = 102g mol 1 A l = 27g mol1

a) b) c) d) e)

108 10 6 204 10 6 108 10 204 10 9 106

Questo 78

Ao notar que o tanque de gasolina de seu carro, que tem capacidade para 50 litros, estava vazio, um motorista parou num posto e pediu a um frentista que o enchesse. Inadvertidamente, o frentista acionou a bomba injetora de lcool. J havia colocado no tanque 2,5 litros quando o motorista percebeu o engano e o fez parar. Ento ele consultou o Manual do proprietrio do carro e, usando seus conhecimentos de Qumica, fez alguns clculos e constatou que, mandando completar o tanque com gasolina comum (que contm 20% de lcool anidro), a composio do combustvel obtido no final estaria dentro dos limites recomendados pelo fabricante. Assim, o problema foi contornado. Considerando que o lcool inicialmente colocado no tanque fosse anidro, qual o teor de lcool em volume presente na mistura final? a) 18% b) 21% c) 22% d) 24% e) 26%

Questo 79
A gua que chega a nossa casa sofreu um tratamento. Observe o esquema a seguir:

25

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Ao sair do reservatrio, a gua passa por um tanque que contm carvo ativado e que retm, na sua superfcie (adsoro), substncias responsveis por odores e gostos desagradveis. Em seguida, j em outro tanque, a gua recebe sulfato de alumnio (A l 2(SO 4) 3), barrilha (Na 2CO3) ou cal virgem (CaO), que formam flocos. As impurezas que passaram pelo primeiro tanque aderem a esses flocos, resultando em estruturas maiores e de maior massa, as quais se decantam ao passarem pelo prximo tanque o de sedimentao. Antes de ser enviada s residncias, a gua passa por um outro tanque, no qual filtrada. Em seguida, recebe cloro, que elimina microorganismos (como as bactrias) e flor, importante na preveno de cries. Baseando-se no esquema e no texto, considere as seguintes afirmaes: I. A gua que chega a nossa casa uma substncia pura. II. Em sua casa, ao ingerir um copo dgua, voc estar ingerindo somente dois elementos qumicos. III. O nmero de elementos qumicos presentes na barrilha igual a 3. IV. O nmero de tomos presentes em uma nica frmula do sulfato de alumnio igual a 17. Dessas afirmaes, pode-se apontar como correta(s): todas. nenhuma. somente I e II. somente I e III. somente III e IV.

a) b) c) d) e)

I. II. III.

Questo 80
Para determinar o teor de lcool num galo de gasolina, utilizou-se o seguinte procedimento: Misturaram-se 50 mL da gasolina com 50 mL de gua. Agitou-se a mistura; todo o lcool passou para a fase aquosa. Aps a separao das duas fases, verificou-se que o volume da fase aquosa era igual a 62 mL. Qual o teor de lcool (em volume) na gasolina desse galo? 12% 24% 38% 18% 26%

a) b) c) d) e)

Questo 81

O presidente Lula inaugurou, em 25/03/05, em Cssia (MG), a primeira indstria de biodiesel do pas. A base para a produo, segundo o governo, ser a agricultura familiar. O biodiesel um combustvel substituto para o diesel, produzido a partir de fontes renovveis como: leos vegetais (mamona, soja, babau, girassol, etc.); gorduras animais; leos residuais de frituras. O biodiesel pode ser usado puro ou misturado com o diesel de petrleo. No Brasil ele produzido a partir da reao entre leos vegetais e etanol. Uma reao semelhante a essa pode ser representada genericamente por:

Uma das reaes que ocorre na produo do biodiesel pode ser representada por:

26

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

I. II. III. IV.

Com base nas informaes, analise as seguintes afirmaes: A frmula molecular do etanol C 2H6O. O biodiesel um ster. A frmula estrutural de X : .

I. II. III.

O coeficiente do etanol, indicado por (a), 3, para a reao devidamene balanceada. So corretas as afirmativas: somente I e II. somente I, II e IV. somente II e III. nenhuma. todas.

Podemos afirmar: A ordem decrescente das densidades dessas variedades alotrpicas : diamante > fulereno > grafite. Um cristal de diamante e um cristal de grafite de mesmo volume tm igual nmero de tomos de carbono. Um diamante de 6 quilates contm 0,1 mol de tomos de carbono. Esto corretas as afirmaes: I, II e III. I e II, somente. I e III, somente. II e III, somente. II, somente.

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

Questo 82

Questo 85

Combustveis orgnicos liberam CO2 em sua combusto. O aumento da concentrao de CO 2 na atmosfera provoca um aumento do efeito estufa, que contribui para o aquecimento do planeta. A tabela abaixo informa o valor aproximado da energia liberada na queima de alguns combustveis orgnicos.

Fo ra m r e a l i z a d o s d o i s e x p e r i m e n t o s c o m a finalidade de medir a velocidade da reao de d e c o m p o s i o d o H2O 2, u m n a p r e s e n a e o u t r o n a ausncia do catalisador MnO 2 .

2H 2 O2(aq) 2H 2O( l) + O2(g)

As demais condies de reao foram iguais nos dois experimentos. O grfico abaixo mostra a variao das concentraes em mol/L, [ ], em funo do tempo, para o H2O2 e para o O 2. Para produzir a mesma quantidade de energia, o impacto ambiental provocado unicamente no efeito estufa por esses combustveis cresce na seguinte ordem: a) metanol < metano < etanol < octano b) octano < etanol < metanol < metano c) metano = metanol < etanol < octano d) metano < metanol = etanol < octano e) metano < metanol < etanol = octano

Para massas iguais de combustvel queimado, a energia produzida cresce na seguinte ordem: a) CH 3OH < C2 H 5OH < C8 H 18 < CH4 b) CH 3OH < CH4 < C 2H 5OH < C8H18 c) CH 3OH < CH4 < C 2H 5OH = C8H18 d) CH 3OH = CH4 < C 2H 5OH < C8H18 e) C 8H 18 < C 2H 5OH < CH4 < CH3OH

Questo 83

Questo 84

Por meio de mtodos experimentais, foram medidas as distncias mdias entre os tomos de carbono em suas variedades alotrpicas, e os resultados obtidos foram: Diamante 0,178 109 m Grafite 0,226 109 m Fulereno 0,207 10 9 m Com base nessa informao e sabendo que: Massa molar do carbono = 12 g/mol 1 quilate = 200 mg

I. II. III. IV.

Chamando de: a variao da [H 2O 2] no experimento no catalisado a variaco da [O 2] no experimento no catalisado a variao da [H 2O 2] no experimento catalisado a variao da [O 2] no experimento catalisado

Assinale a alternativa na qual (I), (II), (III) e (IV) esto corretamente associados com as curvas 1, 2, 3 e 4 do grfico: a) I-2, II-4, III-1 e IV-3 b) I-4, II-2, III-3 e IV-1 c) I-1, II-3, III-2 e IV-4 d) I-3, II-1, III-4 e IV-2 e) I-1, II-2, III-3 e IV-4

27

SIMULADO ENEM 2011

SIMULADO ENEM 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEAR - SINTUFCE GESTO: RENOVAO SINDICAL

Questo 86

Foi realizado em laboratrio um experimento no qual foi determinada a quantidade (em mol) de um cido A necessria para reagir estequiometricamente com uma quantidade (em mol) conhecida de uma base B . Os resultados experimentais esto representados no grfico abaixo.

Um fato que tem preocupado a EPA ( Environment Protection Agency ) nos Estados Unidos que os gases resultantes das reaes, particularmente o CO2 e N2O, se tm a vantagem de serem no-venenosos, tm a desvantagem de agravarem o impacto ambiental causado: a) pelas chuvas cidas. b) pela destruio da camada de oznio. c) pela inverso trmica. d) pelo efeito estufa. e) pelo smog fotoqumico.

a) b) c) d) e) O cido A e a base B poderiam ser, respectivamente: H 2SO4 e NaOH H2SO4 e Ca(OH) 2 H 3PO4 e Ca(OH) 2 H 3PO4 e NaOH H2SO4 e Al (OH) 3

Questo 89

A tabela a seguir mostra o resultado de trs experimentos relativos reao de sntese de um composto Z a partir das substncias X e Y: X + Y Z

Questo 87
a) b) c) d) e) As lacunas I, II, III, IV e V so corretamente preenchidas com: I II III IV V 44 11 1 de Y 17,6 no h excesso 44 11 1 de X 17,6 no h excesso 56 12 no h excesso 16 1,6 de X 56 12 no h excesso 16 1,6 de Y 44 11 1 de Y 15,6 2 de X

Quantidades enormes de herbicidas so produzidas pela indstria qumica. Entre os componentes dos herbicidas temos as dioxinas, compostos altamente txicos, cuja contaminao produz srios danos sade. Recentemente, na Blgica, descobriu-se que frangos estavam contaminados com uma dioxina e apresentavam, por kg, 2,0 1013 mol desse composto. Sabendo que um adulto pode ingerir, por dia, sem perigo, no mximo 3,22 1011 g dessa dioxina, qual a massa, em kg, de frango que ele pode consumir diariamente? a) 1,0 b) 0,5 c) 1,5 d) 2,0 e) 0,25

Questo 90

Questo 88

O catalisador usado como antipoluente no escapamento dos automveis transforma gases venenosos, tais como CO, NO e NO2, em gases no-venenosos, tais como CO 2, N2 e N2O. Entre as reaes que a ocorrem, temos:

O soro fisiolgico vendido nas farmcias uma soluo aquosa de NaC l de concentrao aproximadamente igual a 1% em massa. Um farmacutico resolveu preparar 500 mL desse soro para utiliz-lo na limpeza de uma ferida no seu brao. Para isso, ele deveria dissolver 5 g de NaC l puro em 500 mL de gua. Por engano, dissolveu os 5 g de NaC l em 200mL de gua e s percebeu o erro aps haver utilizado metade do soro fisiolgico preparado. Para corrigir a concentrao do soro ainda no utilizado, o farmacutico deveria adicionar a ele: a) 100 mL de gua. b) 150 mL de gua. c) 250 mL de gua. d) 1,5g de NaCl . e) 0,5g de NaCl .

28

SIMULADO ENEM 2011

Вам также может понравиться